Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Bahia Notícias/Paraná Pesquisas: Otto oscila para baixo, mas mantém vantagem para reeleição no senado Foto: Reprodução/Bahia Notícias

Candidato à reeleição, Otto Alencar (PSD) mantém ampla vantagem em relação aos adversários na corrida eleitoral de 2022. O senador oscilou 1,7% para baixo, dentro da margem de erro, no levantamento realizado pelo Instituto Paraná Pesquisas, em parceria com o Bahia Notícias, em comparação com os índices de julho. Na pesquisa divulgada nesta terça-feira (15), Otto tem 32,2% das intenções de voto, mais que o dobro dos dois adversários mais bem colocados: Cacá Leão (PP) e Dra. Raíssa Soares (PL). Cacá e Raíssa empatam tecnicamente – por apenas 0,2% o empate entre os dois não é número. Enquanto o candidato da chapa de ACM Neto (União) tem 13,7%, a candidata da chapa de João Roma (PL) fica com 13,5%. O progressista oscilou positivamente dentro da margem de erro na comparação com o levantamento de julho. Cacá, à época, marcava 12,8%. Já Dra. Raíssa cresceu 6,1% quando comparadas as duas pesquisas. Tâmara Azevedo (PSOL) marca 2,7%, Marcelo Barreto Luz para Todos (PMN) 0,9% e Cícero Ribeiro de Araújo (PCO) 0,5%. Brancos e nulos somam 21,5% e 15% não souberam ou não responderam. A pesquisa também verificou a intenção de votos espontânea para o Senado. Otto foi citado por 7,3% dos 1.640 entrevistados, Raíssa por 3,2% e Cacá por 1,8%. O senador Jaques Wagner (PT), que está no meio do mandato, seria opção para 0,4%. Outros nomes citados ficam em 0,1%. A briga pelo Senado está com um percentual alto de pessoas que não decidiram o voto. Mais de 77% dos eleitores indicaram não saber ou não responderam em quem devem votar, enquanto 10,2% indicam votar em branco ou nulo. O levantamento foi realizado entre os dias 11 e 15 de agosto, em 70 municípios baianos, através de entrevistas pessoais. A margem de erro é de 2,5% e intervalo de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob número BA-05896/2022.

Brumado proíbe entrada de alimentos e bebidas nos espaços de eventos esportivos e de lazer Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Publicado no Diário Oficial do Município nesta terça-feira (16), o Decreto nº 5.752 proíbe a entrada de alimentos e bebidas no âmbito dos espaços destinados aos eventos esportivos e de lazer nos ginásios de esportes e campos de futebol de Brumado. O decreto levou em consideração a obrigatoriedade de garantir a ordem pública nas respectivas áreas e a necessidade de zelar pela transparência dos procedimentos quanto à concessão de autorização para exploração de atividades comerciais durante eventos esportivos e de lazer. Segundo o documento assinado pelo prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido) e o secretário de Educação, Esporte, Cultura e Lazer, João Nolasco da Costa, fica proibida a entrada de pessoas portanto gêneros alimentos e bebidas em geral no âmbito dos espaços destinados aos eventos esportivos e de lazer nos ginásios de esportes e campos de futebol.

Bahia Notícias/Paraná Pesquisas: ACM Neto venceria no 1º turno; Jerônimo chega a 18,2% Foto: Reprodução/Bahia Notícias

Uma nova rodada do levantamento Paraná Pesquisas, em parceria com o Bahia Notícias, aponta que o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União), mantém a liderança na disputa pelo governo da Bahia e venceria o pleito em primeiro turno. O ex-gestor aparece com 53,5% das intenções de voto, contra 18,2% do candidato Jerônimo Rodrigues (PT). O ex-ministro da Cidadania, João Roma (PL), fica na terceira posição com 11,1%. Na comparação com a última pesquisa, divulgada no dia 5 de julho, a distância entre ambos diminuiu. À época, a diferença era 42,2%, enquanto a nova rodada mostra uma redução desse percentual para 35,3%. O levantamento mostra uma queda de 4,5% das intenções de voto de ACM Neto e uma oscilação positiva de Jerônimo de 2,4% - dentro da margem de erro de 2,5%. Roma também oscilou positivamente 2%. Completam a lista Marcelo Millet (PCO), com 0,9%, Giovani Damico (PCB), com 0,4%, e Kleber Rosa (PSOL), com 0,2%. Brancos e nulos marcam 9,1%, enquanto apenas 6,6% disseram não saber ou não responderam. A pesquisa também fez um levantamento espontâneo, quando o ex-prefeito de Salvador lidera com 24,2%. Jerônimo Rodrigues tem 9,6% e João Roma fica com 6,3%. O governador Rui Costa, que não pode ser candidato à reeleição, foi citado por 0,8% e outros nomes citados somam 0,2%. Mais da metade dos 1.640 entrevistados ainda não decidiram em quem votar: 52,6% disseram não saber ou optaram por não responder. O número de votos brancos e nulos chega a 6,3%. O levantamento foi realizado entre os dias 11 e 15 de agosto, em 70 municípios baianos, através de entrevistas pessoais. A margem de erro é de 2,5% e intervalo de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob número BA-05896/2022.

Mesmo com paralisação, Sindae assegura abastecimento de água na Bahia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No próximo dia 18, os servidores da Embasa promoverão uma paralisação com forte indicativo de greve. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Gregório Rocha, coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente no estado da Bahia (Sindae), explicou que a paralisação faz parte da campanha salarial dos servidores. “Estamos com fortes discussões com a empresa. A disputa é em relação à reposição da inflação. A inflação está muito alta. A empresa não tem conseguido fazer as reposições salariais. Esse é o ponto principal”, afirmou. As perdas dizem respeito apenas a este ano devido à inflação fora da curva. Mesmo com a paralisação, Rocha garantiu que o abastecimento de água no Estado não será prejudicado, visto que o direito à água e ao saneamento é uma das bandeiras do Sindae. “Sempre que fazemos um movimento de paralisação não paralisamos as estações de tratamento de água, nem de saneamento. Os serviços funcionam 24 horas. Essas áreas operacionais não serão paralisadas, apenas as áreas administrativas”, enfatizou. Caso a Embasa não aceite as reivindicações da categoria, o coordenador adiantou que a greve é uma possibilidade.

Pax Nacional agora dispõe de atendimento psicológico em Brumado; agende já sua consulta

Em Brumado, a Pax Nacional agora dispõe de atendimento psicológico. O grupo firmou uma importante parceria com a psicóloga Tatiane Ora Ataíde, que trabalha com diversos tipos de abordagens terapêuticas, dentre as quais a psicoterapia. Segundo a profissional, o principal objetivo da psicoterapia é identificar padrões de comportamentos, crenças e pensamentos, que, muitas vezes, são distorcidos e geram conflitos. Para agendar uma consulta, os telefones são: (77) 3441-3028 ou 0800 073 3066. A Pax Nacional fica localizada na Avenida Antônio Mourão Guimarães, nº 341 - Centro.

Agosto Lilás: Câmara de Vereadores debaterá violência doméstica em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Agosto Lilás é uma campanha de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. Ela faz referência ao aniversário da Lei Maria da Penha, instituída pela Lei nº 11.340 (de 07 de agosto de 2006), que neste ano completou 16 anos. Por ocasião da data, a presidente da Câmara Municipal de Brumado, vereadora Verimar Dias da Silva Meira (PT), disse ao site Achei Sudoeste que a casa está preparando uma plenária para debater a violência doméstica no município. “A violência doméstica acontece muito nas famílias, principalmente por causa do alcoolismo e nós precisamos abordar esse tema juntamente com a sociedade”, pontuou. Várias autoridades da área serão convidadas para participação na plenária, quando serão tratados os índices da violência doméstica na cidade, as formas de prevenção e os meios de denúncia.

Brumado inicia patrolamento nas estradas vicinais, mas zona rural padece com a seca Foto: Rita Rosa/Achei Sudoeste

O Município de Brumado iniciou o patrolamento das estradas vicinais nas comunidades rurais. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a controladora da caixa de distribuição da Operação Pipa na comunidade da Caraibira, Rita Rosa, disse que as estradas de acesso à localidade estão uma pista. “Está uma maravilha, estamos muito agradecidos”, afirmou. Antes do serviço, segundo Rosa, as estradas estavam praticamente intransitáveis. “Precisávamos criar asas pra voar para chegarmos até Brumado”, apontou. Com a melhoria, a controladora pediu pelo retorno da Operação Pipa, visto que a comunidade tem padecido com a falta d’água. “Que o Exército venha logo atender a gente porque estamos passando por muita dificuldade. Estamos pegando água sem condições para poder beber”, intercedeu.

Crianças e funcionárias de creche se jogam no chão durante tiroteio em Salvador Foto: Reprodução/TV Bahia

Um tiroteio, nesta segunda-feira (15), assustou crianças e funcionárias de uma creche no bairro Nordeste de Amaralina, em Salvador. Assim que os tiros começaram do lado de fora da unidade, todos se jogaram no chão. De acordo com o G1, o caso aconteceu no Centro Municipal de Educação Infantil Dália de Menezes, onde estudam crianças entre dois e cinco anos de idade. Uma imagem registrada dentro da unidade mostra as crianças aglomeradas em um corredor com funcionárias. A Secretaria Municipal da Educação (SMED) informou que, por causa da insegurança, as aulas foram suspensas. Na unidade, estão matriculadas 179 crianças e não há detalhes sobre quantas estavam na creche no momento do tiroteio. Moradores da região coletaram ao menos 12 cápsulas. Os tiros atingiram também paredes das casas na Avenida Nova República, além de uma igreja evangélica que teve a porta de vidro estilhaçada. Os relatos na comunidade indicam que há pelo menos seis dias a comunidade vive clima de insegurança por causa de trocas de tiros. O líder da igreja atingida pelos disparos, Armando Pereira, disse que o templo religioso não estava em funcionamento na hora da troca de tiros. Ele comentou que a violência é constante e teme pela segurança das pessoas que moram na região. Armando diz estar “indignado” com a insegurança no bairro. “Isso está acontecendo aqui, que é uma avenida movimentada onde passa promotor de Justiça, desembargador e deputados. Se meu porteiro, que é cadeirante, estivesse aqui, seria alvejado”, comentou. Moradores de vários pontos do bairro disseram que, por causa do medo, precisam alterar a rotina de trabalho para pegar os filhos nas escolas para evitar que crianças retornem sozinhas para casa após o fim das aulas.

Coordenador da Operação Pipa garante retorno das ações em Brumado, garante Amarildo Foto: José Bento/Achei Sudoeste

Na última semana, o vereador Amarildo Bomfim (PSB) esteve na capital baiana a fim de viabilizar o retorno imediato da Operação Pipa junto ao Exército Brasileiro. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o vereador disse que, na oportunidade, se reuniu com o Coronel Davi, coordenador geral da operação no Estado, com quem conversou a respeito da situação de calamidade em que estão vivendo os moradores da zona rural no município de Brumado. Durante o encontro, Bomfim relatou que o coordenador explicou que a suspensão da Operação Pipa no município não foi responsabilidade ou falha do Exército. “Segundo o que nos foi passado, houve uma falha da administração. Inclusive, ele falou que notificou o Município e que o Município acabou atrasando no envio da documentação”, destacou. Sabendo da realidade de Brumado, Amarildo informou que o Exército adiantou todo trâmite e garantiu o retorno da operação na cidade, no dia 1º de setembro. Uma equipe já está na região fazendo um levantamento das localidades mais atingidas pela seca. “No dia 1º de setembro, já começa a distribuição de água na zona rural”, reiterou.

Santa Terezinha: Grávida de gêmeos é submetida a trabalho análogo à escravidão por 12 anos Foto: Divulgação/MPT-BA

Uma grávida de gêmeos, de 39 anos, foi submetida a trabalho análogo à escravidão por 12 anos, na cidade de Santa Teresinha, no recôncavo baiano. Conforme o Ministério Público do Trabalho (MPT), o caso foi identificado na semana passada e teve desfecho na sexta-feira (12), em uma casa situada na zona rural, que abrigava um bar e servia também como abrigo para idosos. De acordo com o MPT-BA, muito conhecida na cidade como Renata do Taperi, a empregadora Maria Antonieta Batista se beneficiava do trabalho da doméstica e nunca pagou qualquer valor a ela, além de submetê-la a jornadas exaustivas. Segundo o órgão, a vítima tem uma gestação de risco e foi resgatada do local para viver em ambiente seguro e acolhedor, onde está sendo acompanhada por equipe multidisciplinar e realizará o pré-natal adequado. A Comissão Estadual para Erradicação do Trabalho Escravo é a responsável pelas ações de pós-resgate. Com a formalização do resgate, ela terá direito a três parcelas do seguro-desemprego especial e contará com assistência jurídica para obter seus direitos trabalhistas. A equipe de fiscalização, formada por dois auditores-fiscais do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP) e por uma procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT), teve acesso à casa localizada no povoado do Taperi após autorização concedida pela Vara do Trabalho de Cruz das Almas. A autorização para a fiscalização na residência foi obtida em ação cautelar ajuizada pela procuradora do MPT, a partir de denúncia encaminhada pela Promotoria de Justiça de Santa Teresinha.

Foragido da justiça de Brumado é preso em Minas Gerais Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um brumadense foi preso neste domingo (14) pela polícia militar na cidade mineira de Nepomuceno. De acordo com a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) o detido possui um mandado de prisão em aberto expedido pela justiça criminal de Brumado. O nome do peso não foi divulgado. Ele é acusado de vários roubos na zona rural da cidade. A prisão foi efetuada após investigação do Setor de Inteligência da 34ª CIPM. O homem está detido na delegacia de Nepomuceno e será transferido para Brumado nos próximos dias.

Homem é preso com cerca de 130 quilos de maconha em Jequié Foto: Divulgação/SSP-BA

Um homem foi preso com 128 quilos de maconha, na noite de domingo (14), na Avenida Otávio Mangabeira, no município de Jequié, no sudoeste da Bahia. Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), o veículo saiu de São Paulo e tinha Vitória da Conquista como destino. Segundo a SSP-BA, o flagrante foi feito por equipes do 19º Batalhão de Polícia Militar (BPM/Jequié) com o apoio da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Central. O comandante da Cipe Central, tenente-coronel Ricardo Silva, explicou que as equipes faziam uma abordagem de rotina e prevenção à criminalidade, quando abordaram o veículo. A droga foi encontrada dentro de uma mala, no bagageiro. De acordo com o órgão de segurança, um dos passageiros assumiu ser dono da droga. O suspeito e droga foram encaminhados à 9ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Jequié).

Brumado: PM encontra 500 g de cocaína em casa de idosa; material foi escondido pelo filho Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Nesta segunda-feira (15), policiais do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) encontraram 500 gramas de cocaína na casa de uma idosa de 77 anos. Os entorpecentes haviam sido escondidos no local pelo próprio filho, que costumava armazenar a droga no imóvel. Segundo informou a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, a abordagem no Bairro Malhada Branca, em Brumado, aconteceu depois de uma denúncia anônima sobre tráfico de drogas na localidade. O suspeito, um indivíduo de 31 anos, foi preso. Ele possui várias passagens pela polícia. De acordo com informações da PM, o homem estava na companhia de outro indivíduo, que também tem passagens por roubo de motos. Além da droga, os agentes localizaram na residência uma balança de precisão. Os dois elementos, juntamente com o material, foram encaminhados à delegacia da cidade para adoção das medidas cabíveis.

Mãe e filha são mortas a facadas dentro de casa em Maragogipe Foto: Reprodução/Jornal Correio

Uma mulher e a filha de 17 anos foram mortas a facadas em Maragogipe, no Recôncavo baiano, neste final de semana. De acordo com o jornal Correio, o suspeito de praticar o crime é companheiro da mãe e está sendo procurado pela polícia. Segundo a Polícia Civil, o crime aconteceu no sábado (13), no distrito de São Roque do Paraguaçu. As duas foram atacadas com os golpes pelo homem, que não teve nome divulgado e fugiu depois. Vanessa Mônica Ribeiro de Jesus, 17 anos, foi achada morta dentro da casa. Já Mônica de Jesus Ribeiro, 40 anos, chegou a ser socorrida com vida à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, mas também morreu. Uma equipe da 27ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foi até o local e fez buscas na região, mas não achou o suspeito. Não se sabe as circunstâncias do crime. A delegacia da cidade investiga o caso.

Hospital Geral de Guanambi recebe nova maternidade e centro de parto natural Foto: Fernando Vivas/GOVBA

Uma maternidade de referência no atendimento à gestação e um centro de parto natural foram inaugurados pelo Estado da Bahia no Hospital Geral de Guanambi (HGG), nesta segunda-feira (15). As novas instalações dão seguimento ao projeto de regionalização do tratamento da saúde no estado e as obras foram realizadas por meio da Secretaria da Saúde (Sesab), com um investimento de R$ 14,5 milhões. O ato de entrega contou com a participação do governador Rui Costa (PT). A nova maternidade tem 57 leitos, sendo dez na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, dez na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Convencional, cinco na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Canguru, 22 de obstetrícia clínica e cirúrgica e outros dez em alojamento conjunto para mãe e bebê. Além destes, estão disponíveis quatro Leitos Pré Parto, Parto e Pós (PPP). 

Hospital Geral de Guanambi recebe nova maternidade e centro de parto natural Foto: Fernando Vivas/GOVBA

A unidade conta também com um Banco de Leite Humano. São leitos clínicos e cirúrgicos destinados ao atendimento do parto de risco habitual e de alto risco, tratamento das intercorrências clínicas da gestação, do puerpério e às situações de abortamento, com garantia do acesso e cuidado organizado por critérios de classificação de risco e atendendo às diretrizes da Rede Cegonha, estratégia nacional de saúde. Já o centro de parto natural promoverá um serviço voltado para as necessidades e segurança da gestante e do bebê, incentivando a integração familiar em volta do nascimento, a amamentação e o vínculo de afeto entre mãe, pai e bebê.

Brumado: Suspensão da Operação Pipa foi estratégia errada da prefeitura, diz vereador Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Operação Pipa foi suspensa no município de Brumado após a publicação de um decreto de emergência por conta das fortes chuvas do final do ano passado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o vereador Amarildo Bomfim Oliveira (PSB) culpou o Município por não ter feito a matemática correta. “Geralmente, por conta desse decreto, o Município recebe um recurso. Mas será que esse recurso compensou ou pagou o sofrimento de quase 1 ano dessas pessoas que ficaram sem receber água potável em suas casas?”, questionou. Para o parlamentar, a decisão da Administração Municipal de publicar o referido decreto prejudicou muito a população da zona rural. “Quem pagou o preço foi a população da zona rural. O prejuízo foi muito grande. É preciso pensar antes, pois cada ação tem uma reação. Estamos tratando de vidas. É uma questão de saúde pública”, afirmou.

Brumado: Pragas da mosca minadora e tripés comprometem produção de hortaliças Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Além da seca, as pragas da mosca minadora e tripés têm sido um problema para a agricultura em Brumado. Proprietário de uma fazenda de hidroponia, Ronaldo Leite explicou ao site Achei Sudoeste que a mosca minadora cava uma espécie de mina nas hortaliças, destruindo as plantações. Já a praga tripés é um vírus que entra na planta e amarela parte das folhas. Segundo o produtor, embora seja uma época boa para produção, o solo que não foi bem preparado contribui para o aparecimento e proliferação das pragas. 

Brumado: Pragas da mosca minadora e tripés comprometem produção de hortaliças Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Com a finalidade de economizar na aquisição de insumos, Leite relatou que os produtores acabam utilizando apenas esterco no plantio e não preparando o solo adequadamente. “Temos que combater essas pragas no início, quando a muda ainda está novinha. Temos que usar os inseticidas de forma preventiva”, orientou.

Jequié: Caminhão-cegonha tomba e pega fogo BR-116 Foto: Reprodução/TV Sudoeste

Um caminhão-cegonha que transportava veículos novos tombou e pegou fogo, no domingo (14), no KM-669 da BR-116, trecho da cidade de Jequié, no sudoeste da Bahia. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o motorista ficou ferido e foi encaminhado para o Hospital Geral Prado Valadares (HGPV). Segundo o G1, não há detalhes sobre o estado de saúde dele. Ainda de acordo com a PRE, o condutor perdeu o controle da direção do veículo quando passava pela rodovia, bateu na cabeceira da ponte sobre o rio Jequiezinho e tombou. O momento após o acidente foi registrado por imagens de câmeras de celular. No vídeo, é possível ver o veículo tombado na pista enquanto pega fogo. Alguns veículos que eram transportados também pegaram fogo. Uma fumaça densa e preta tomou conta do local. A via foi interditada nos dois sentidos por cerca de três horas, das 13h30 às 16h30.

Incêndio destrói residência no Conjunto Habitacional Esmeralda em Caetité Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Por volta das 15h30 deste domingo (14), a Polícia Militar foi informada sobre um incêndio ocorrido em uma casa no Conjunto Habitacional Esmeralda, na cidade de Caetité, a 100 km de Brumado. Segundo os proprietários, eles deixaram os filhos sob os cuidados de uma vizinha e, ao retornarem, encontraram a casa em chamas. Segundo informou a 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, uma das crianças estava em poder de uma caixa de fósforo, a qual teria iniciado o incêndio. O fogo destruiu totalmente o local. Após a guarnição identificar que não havia feridos e nem risco iminente de um novo incêndio, orientou as vítimas a registrar um boletim de ocorrência e, posteriormente, manterem contato com a Caixa Econômica Federal (CEF). A família ficou sob os cuidados do conselheiro tutelar para adoção das medidas cabíveis.

Vice-prefeito de Alcobaça é preso por posse ilegal de arma Foto: Divulgação/PM

O vice-prefeito de Alcobaça, no sul da Bahia, foi preso por posse ilegal de arma de fogo, na noite de sábado (13), na cidade de Teixeira de Freitas. O político foi liberado após pagar uma fiança de R$ 20 mil, de acordo com a Polícia Civil da região. A reportagem da TV Santa Cruz, afiliada da TV Bahia no sul do estado, tentou contato com o vice-prefeito e com a prefeitura de Alcobaça para pedir um posicionamento sobre o caso, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem. Segundo a Polícia Militar, agentes da Companhia Independente de Polícia Especializado (CIPE/Mata Atlântica) abordaram um veículo que trafegava de forma perigosa na Avenida Presidente Vargas, na cidade Teixeira de Freitas. Durante a abordagem, os militares identificaram que o condutor aparentava um visível estado de embriaguez. No entanto, se negou a realizar teste do bafômetro. Em seguida, os PMs realizaram uma busca no veículo e encontraram um frasco vazio, um revólver calibre 38, R$ 1.221,00 e cinco munições intactas. O vice-prefeito e todo o material apreendido foram apresentados na delegacia da cidade para adoção das medidas cabíveis.

Cultura da hidroponia busca recuperação no pós-pandemia em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na região do Baixão, comunidade rural de Brumado, os irmãos Ronaldo Leite e Gleidison Leite abandonaram a construção civil, onde trabalhavam como pedreiros, para investir na cultura da hidroponia. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Ronaldo relatou que, durante a pandemia, teve de buscar meios para se adaptar frente a algumas dificuldades encontradas. “Os custos dos produtos aumentaram demais e a gente teve que se adaptar”, pontuou. Apesar da realidade, Leite destacou que a produção não parou, visto que o setor da alimentação não foi tão afetado ao longo do período pandêmico. “A produção não parou, as vendas saíram, mas o lucro diminuiu porque os insumos ficaram bem mais caros”, explicou. Na propriedade, são cultivadas alfaces através da hidroponia. Ainda se recuperando nesse pós-pandemia, Ronaldo falou das vantagens da produção, em que há uma economia de mais de 90% de água. “Temos um reservatório de 5 mil litros. Com ele, conseguimos plantar 4 mil plantas. A gente fica com essa água de quinze a vinte dias. Nossa economia é de 90% de água. É uma alternativa segura”, enfatizou.

CDL informa sobre vagas de estágio em vários segmentos em Brumado

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) acaba de divulgar novas vagas de estágio na cidade de Brumado. Para Pedagogia (Nível Superior), a bolsa estágio varia de R$ 520,00 a R$ 660,00. Já as atividades consistem em: auxiliar de sala, auxiliar de disciplina, aplicação de provas, atendimento geral. O período de estágio é de segunda à sexta, de 07 às 12h (flexibilidade de horário). Para auxiliar de informática (Nível Técnico), a bolsa estágio é de R$ 600,00. Já as atividades consistem em: auxiliar na resolução de problemas na área de informática (redes, sistemas, acesso à internet), elaboração e atualização de banco de dados em excel e word, e utilização de sistemas informatizados. O período de estágio é de segunda à sexta, de 07h às 12h e de 14h às 18h. Para atendimento/recepção (Nível Médio), o salário é de R$ 550,00 e as atividades consistem em: atendimento e utilização de sistemas informatizados. O período é de segunda à sexta, de 07h às 12h e de 14h às 18h. Por fim, para estoquista/repositor (Nível Médio), o salário é de: R$ 550,00 e as atividades são controle de estoque, atendimento, e reposição de mercadorias. O período é de segunda à sexta, de 07h às 12h e de 14h às 18h. Os interessados devem encaminhar currículo para o e-mail [email protected] com o assunto “nome da vaga”. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone: (77) 9.9864-5069.

Caetité: Júri absolve homem acusado de homicídio que estava preso há mais de 3 anos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um júri popular que aconteceu na cidade de Caetité, a 100 km de Brumado, na última quarta-feira (10), absolveu o homem que era acusado de um homicídio ocorrido em 2019. Na época, o réu foi acusado de matar Fransmaike Xavier Oliveira, de 22 anos, por motivo fútil e com recursos que dificultaram a defesa da vítima. Este foi achado sem vida em uma área de mata, nas proximidades do aeródromo de Caetité (veja aqui). O acusado confessou a prática do crime durante depoimento à polícia, porém, ao juiz, negou ser o autor do homicídio. O suspeito ainda chegou a confessar a polícia que a arma utilizada por ele no crime e a moto de Fransmaike foram vendidas na cidade de Brumado. Após os debates, na sala secreta, os sete jurados foram na esteira do entendimento da defesa e não reconheceram a autoria por parte do réu. O acusado chegou a ficar preso pelo período de 3 anos e cinco meses.

Feira de Santana: Criança de 2 anos morre com suspeita de abuso sexual Foto: Divulgação/Sesab

Uma menina de 2 anos e 11 meses, com indícios de agressão sexual, morreu na tarde deste sábado (13), por volta das 14h, após dar entrada na emergência do Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana. A criança foi levada à unidade hospitalar pela mãe por volta das 10h. A garota apresentava sangramento nas narinas e na boca, além de desconforto respiratório. De acordo com a Polícia Civil, também foi constatado pelos médicos que havia ferimentos na região da vagina e do ânus da criança. Segundo a polícia, será colhido o material para averiguar a presença de semên no corpo da menina. Em entrevista ao Acorda Cidade, a delegada Dorean dos Reis informou que, após realizar o levantamento cadavérico da criança, ouviu a mãe, que é menor de 18 anos, e os padrinhos da menina. “A mãe da criança foi ouvida em termos de declarações. Ela é menor e estava devidamente acompanhada de um representante legal. Ouvimos também os padrinhos da criança, aonde ela estava hospedada, em virtude de que tanto a mãe quanto a criança não são de Feira de Santana. São de outro estado”, informou a delegada. A mãe relatou à delegada que ontem a filha brincou normalmente na piscina do condomínio onde estavam hospedadas, à noite jantou e foi dormir. Hoje ao acordar percebeu que a menina passava mal e a levou para o hospital. “Ela deu entrada no hospital hoje por volta das 10h e veio a falecer por volta das 14h. Segundo a mãe da criança, brincou normalmente ontem na piscina do condomínio onde estavam hospedadas, jantou normalmente, e na casa onde estavam havia apenas uma criança de cinco anos, a prima dela e disse que ela dormiu normalmente, e ao acordar hoje, a mãe notou que ela estava espumando e desfalecida. E segundo ela levaram imediatamente para o HEC”. Dorean Soares destacou que a polícia irá aguardar o laudo da necropsia para confirmar as causas da morte. “Num primeiro momento, não pudemos apontar ninguém como suspeito, porque em primeiro lugar nós temos que ter a confirmação através do laudo da necropsia se essa criança foi abusada, se foi espancada, ou se houve outro motivo da causa da morte. Já foi encaminhado para a delegacia de área, em virtude de que é uma morte a esclarecer. Existe uma suspeita e temos que confirmar se houve os crimes”.

Brumado: Jovens mortos em acidente na BR-030 são identificados Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

As duas vítimas fatais do acidente registado na noite deste domingo (14) na entrada da comunidade Junco, na BR-030, em Brumado, foram identificadas. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, Davi Sena Meira, de 18 anos e Hellen Lorrana Santos da Rocha, 14 anos, não resistiram a colisão entre a motocicleta que estavam e um veículo de passeio (veja aqui). Um terceiro ocupante de moto, identificado como Alexandre Nunes dos Santos sofreu ferimentos e foi encaminhado para o Hospital Municipal Professor Magalhães Neto (HMPMN). Ele foi atendido na unidade e seu estado de saúde é estável. De acordo com a polícia civil, o veículo de passeio que envolveu no acidente, ainda não foi identificado. O carro acabou colidindo com a motocicleta, pilotada por Alexandre Nunes. O caso está sendo investigado.

Arquivo