Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
11/Mai/2021 - 11h30

De cada 100 mulheres que tiveram filhos em 2020 na Bahia, uma tinha até 14 anos, diz pesquisa

De cada 100 mulheres que tiveram filhos em 2020 na Bahia, uma tinha até 14 anos, diz pesquisa Foto: Cassidy Rowell/Unsplash

A cada 100 mães na Bahia, uma delas tinha menos de 14 anos em 2020, segundo um estudo levantado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). Os partos das meninas com menos de 14 anos preocupam já que elas não estão ainda formadas nem fisicamente e nem mentalmente. O estudo da SEI aponta que elas não vão ter condições de cuidar dos filhos direito e que muitas dessas gestações podem ter ocorrido como resultado de estupro ou em condições de famílias desestruturadas. As Mulheres em Idade Fértil representam uma parcela significativa da população feminina e da população total, configurando-se em um segmento social relevante para as políticas públicas de saúde para mulheres. De acordo com a superintendência, na Bahia, no ano de 2020, são 4,8 milhões de Mulheres em Idade Fértil (MIF), de 10 a 49 anos. Esse contingente representava 62,2% da população de mulheres e 32,4% da população total do estado da Bahia. Além da participação significativa na composição populacional, em 2019, pouco mais de 197 mil mulheres se tornaram mães na Bahia. Esse número representava uma redução de 3,9% em comparação ao ano de 2018, quando, aproximadamente, 205 mil mulheres se tornaram mães na Bahia. Do total de partos em 2019, as cesarianas ocorreram em quase metade dos casos: 46,1%. E entre os nascidos vivos, os bebês do sexo masculino mantiveram a maioria dos nascimentos. A cada 100 nascidos vivos do sexo feminino, havia 104,5 do sexo masculino.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Hermírio Públio de Brito Viana
Maternidade implica em Maturidade, Renúncia e Resiliência. Trocar o horário do Recreio no Colégio pelas longas madrugadas insones pode ser uma Realidade, mas não é a Verdade. A Verdade é aproveitar os melhores anos da mocidade para se preparar para um futuro promissor para si e para seus filhos. Há uma distância abissal entre filhos do Amor responsável e filhos da desobediência. Na Bíblia Sagrada encontramos em Timóteo 2:22 – Foge igualmente das paixões malignas da juventude e segue a justiça, a fé, o amor e a paz em comunhão com os que invocam o Senhor de coração puro.

Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo