Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Tanhaçu: Homem tem moto tomada em assalto ao chegar em sua residência Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um homem teve sua motocicleta tomada em um assalto, na noite de quinta-feira (07), no bairro Jurema, na cidade de Tanhaçu, a 74 km de Brumado. A vítima informou ao site Achei Sudoeste, que ao chegar em sua residência foi surpreendido por dois bandidos a bordo de uma motocicleta. Armados, a dupla anunciou o assalto. Durante a ação, sua motocicleta Bros, de placa policial NZF-3043, foi levada, além de um aparelho de celular e carteira. Segundo a vítima, na sexta-feira (08), ao fazer uma busca pelo rastreador do aparelho celular, os meliantes já estavam no município de Curaçá, no norte da Bahia. A ocorrência foi registrada na Delegacia Territorial de Tanhaçu.

Macaco é resgatado em povoado de Muquém do São Francisco e surpreende pela calma Foto: Laécio Barreto/Gazeta 5

Um macaco foi resgatado, no sábado (09), por policiais militares no povoado do Javi, em Muquém do São Francisco, na região oeste da Bahia. O animal parece ser da espécie bugio e surpreendeu por ser extremamente calmo: “Ele chegou, comeu e ficou tranquilo no quartel”, comentou o tenente Virgílio Oliveira, da 28ª Companhia Independente de Polícia Militar (28ª CIPM) ao G1. O trabalho de resgate teve início quando moradores do povoado, que fica às margens da BR-240, acionaram a polícia. Ao chegar no local, encontraram o animal caminhando pela área urbana. Os policiais se aproximaram e, sem nenhum sinal de agressividade, o macaco entrou na caixa para ser transportado. “É uma espécie agressiva e que ataca pessoas, mas esse parece um animal domesticado que fugiu”. Depois da captura, os militares avaliaram o animal e o encaminharam até a sede da 28ª CIPM, no município de Ibotirama, cidade também no oeste da Bahia. Ele recebeu alimentos e ficou sob os cuidados dos policiais de plantão, sem sinais de ferimentos. Uma guarnição da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental de Lençóis (Cippa-Lençóis) foi acionada e levará o macaco até uma unidade do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) em Seabra, na região da Chapada Diamantina.

No desespero por falta de água para beber, brumadenses clamam pela Operação Pipa Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Brumado, inúmeras comunidades rurais estão passando por grandes dificuldades em razão da falta de água após a suspensão da Operação Pipa, do Exército Brasileiro. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a dona de casa Rita Rosa, da comunidade Caraibeiras, na região do Distrito de Itaquaraí, disse que os moradores não possuem alternativas de onde possam tirar o líquido. “Não temos açudes ou tanques ou qualquer lugar de onde tirar. Não temos mais nenhuma gota de água potável”, contou. A situação já dura três meses. O mais difícil, segundo Rosa, é conseguir água para beber nessas condições. A comunidade das Caraibeiras possui hoje cerca de 18 famílias. “Tá tudo muito difícil. Precisamos comprar água mineral pra preparar os alimentos e pra beber”, enfatizou. A moradora cobrou o encanamento da água até a comunidade rural, visto que o sofrimento de todos tem sido grande. “Temos prefeito pra isso, pra nos socorrer na hora da necessidade”, completou.

Brumado: Mãe denuncia que cuidadoras de creche são obrigadas a trabalhar com Covid-19 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Mãe de uma criança que é assistida na Creche Municipal Mariany Vitoria Pereira Santos, em Brumado, Larissa Vanessa denunciou ao site Achei Sudoeste que duas cuidadores diagnosticadas com a Covid-19 continuam trabalhando normalmente na unidade. Segundo ela, a própria Secretaria Municipal de Educação (Semec) teria obrigado as funcionárias a não se afastar de suas atividades. “Tive uma conversa com uma professora que não posso citar o nome pra preservá-la e ela me perguntou se eu não tinha medo de deixar minha filha na creche com duas cuidadoras com essa doença. Fiquei assustada”, falou. Vanessa contou ainda que as cuidadoras estão apresentando sintomas gripais e as crianças não usam máscara de proteção em razão da idade. Além disso, as crianças não são vacinadas contra a Covid-19, visto que são menores de 5 anos. A mãe exigiu uma posição da Semec acerca da denúncia. “Eles podem calar os professores, mas eu, como mãe, não vão calar”, disparou.

Flamengo de Guanambi denuncia ameaças e arma antes de jogo na Série B do Baiano

De acordo com nota oficial emitida pelo Flamengo de Guanambi, a delegação rubro-negra foi ameaçada por um diretor do Botafogo-BA antes do encontro entre os clubes, na tarde deste domingo, em Senhor do Bonfim. No texto, o clube de Guanambi afirma que o funcionário do Botafogo estava armado. Ainda segundo a nota divulgada pelo Flamengo-BA, as ameaças de morte foram proferidas por Idailton Jarle Santiago do Nascimento, vereador da cidade e diretor administrativo do Botafogo-BA. Além do ocorrido no hotel, a nota cita ameaças feitas pelo gerente de futebol Allandeiwisson no momento em que a delegação chegou ao estádio Pedro Amorim, em Senhor do Bonfim/BA. O diretor de futebol do Flamengo-BA, Armando Filho, que estava presente no local no momento do ocorrido, contou ao Globo Esporte detalhes da situação. “A gente estava no Hotel. Ele me chamou do lado de fora e me ameaçou. Falou que era o jogo da vida dele, que precisava ganhar. Aí ele fez ameaças e mostrou a arma. Suspendeu a camisa e mostrou a arma na cintura. Na hora os jogadores estavam entrando no ônibus e presenciaram tudo. Fomos orientados a fazer um Boletim de Ocorrência online para não precisar ficar na cidade, mas a polícia veio até o estádio e está fazendo a segurança do jogo”, relatou o diretor. A diretoria do Botafogo ainda não se posicionou sobre o assunto. Em campo, o jogo ficou em 1x1.

Jovem é assassinada pelo namorado no dia do seu aniversário em Uibaí Foto: Reprodução/Líder Notícias

Uma jovem de 22 anos foi assassinada, na manhã deste domingo (10), no município de Uibaí, no Norte da Bahia. De acordo com o site Líder Notícias, o principal suspeito do crime é o namorado da vítima, identificada como Beatriz de Jesus Loula, que estava aniversariando, quando acabou tendo sua vida retirada. Beatriz teria sido esfaqueada pelo homem com quem mantinha um relacionamento e acabou não resistindo aos ferimentos. O crime causou indignação à população do município. Após o ocorrido, a polícia chegou a comparecer no local do crime, onde foi possível identificar a vítima, já sem vida, debruçada sobre a própria cama. Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionada. Um tio da vítima teria informado que o autor do feminicídio, após cometer o crime, teria fugido do local sentido ao povoado de Canoão de Presidente Dutra. A polícia da região foi acionada para realizar as buscas pelo suspeito, que até o momento, não foi encontrado.

Tesoureiro do PT em Foz do Iguaçu é morto em festa com tema do partido Foto: Foto: Reprodução/G1

O guarda municipal e tesoureiro do PT Marcelo Aloizio de Arruda, de 50 anos, morreu na madrugada deste domingo (10) após ser baleado na própria festa de aniversário, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. De acordo com o G1, o servidor chegou a ser levado ao Hospital Municipal, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Ele deixa esposa e quatro filhos. A Polícia Civil informou que o homem que atirou contra Marcelo Arruda é o policial Penal Federal Jorge Jose da Rocha Guaranho, que também morreu. Ele se identifica em redes sociais como apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL). O boletim de ocorrências cita que o policial chegou ao local gritando “aqui é Bolsonaro!”. De acordo com a corporação, tratou-se uma discussão em uma festa de aniversário e mais detalhes serão divulgados em entrevista coletiva na tarde deste domingo. O caso é investigado pela Delegacia de Homicídios. À RPC, o secretário de Segurança Pública de Foz do Iguaçu, Marcos Antonio Jahnke, lamentou a morte e afirmou que a Polícia Civil investigará as motivações do crime. “Pelo que a gente percebeu foi uma intolerância política”, disse o secretário. A Prefeitura de Foz do Iguaçu disse, em nota, que Marcelo Arruda era da primeira turma da Guarda Municipal e estava na corporação há 28 anos. O guarda também era diretor do Sindicato dos Servidores Municipais de Foz do Iguaçu (Sismufi). “Agradecemos ao Marcelo Arruda por toda a sua dedicação e comprometimento com o Município, o qual nestes 28 anos de funcionalismo público defendeu bravamente, tanto atuando na segurança como na defesa dos servidores municipais. Desejamos à família, aos amigos e colegas de Marcelo força neste momento de dor”, afirmou o prefeito Chico Brasileiro.

Macaúbas: Enfermeira morre em acidente a caminho de aniversário do filho Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

A enfermeira Alda Novais, morreu neste sábado (09), em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), na cidade de Vitória da Conquista, após sofrer um acidente a caminho da cidade de Macaúbas, a 199 km de Brumado. Alda retornava de São Paulo, em 23 de junho, quando participaria do aniversário de seu filho e do São João em Macaúbas. Devido a gravidade do acidente, ela precisou ser transferida para uma UTI, onde foi a óbito. O velório foi realizado em sua residência e o sepultamento no cemitério municipal de Macaúbas. Novais trabalhou por décadas em Macaúbas.

Guanambi registra queda em casos ativos de Covid-19 e Caetité mantém índice elevado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado, após número elevado de casos ativos de Covid-19, tem registrado queda mesmo com o aumento de testagens. No último dia 2 de julho, Guanambi havia divulgado boletim epidemiológico com 719 pessoas infectadas pelo novo coronavírus. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, neste sábado (09), o munícipio teve queda de mais de 40% e confirmou 415 casos ativos. 15 pessoas estão internadas em unidades de saúde por conta do vírus. Já em Caetité, a 100 km de Brumado, de acordo com dados divulgados na madrugada deste domingo (10), aponta 655 pacientes ativos para a doença, com 9 internados. Na última quarta-feira (06), o boletim apontava 787 positivados, sendo o maior registro desde o início da pandemia de Covid-19 na cidade.

Cerca de 29,5 mil pés de maconha são destruídos no norte da Bahia Foto: Diuvlgação/PM

Cerca de 29,5 mil pés de maconha são destruídos durante operação da Polícia Militar, na sexta-feira (8), nas cidades de Curaçá e Sento Sé, no norte da Bahia. Em Curaçá, foram encontrados e destruídos 17,5 mil pés de maconha já em ponto de colheita. A ocorrência foi registrada por guarnições da 45ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) na delegacia da cidade. Já no município de Sento Sé, policiais da 96ª CIPM, em conjunto com equipes da Cipe Caatinga, localizaram 12 mil pés de maconha no povoado de Cumbre. Os agentes encontraram ainda duas armas de fabricação caseira em um acampamento. A plantação foi incinerada e uma amostra foi coletada para apresentação na delegacia. Intitulada como “Terra Limpa”, a operação tem como objetivo combater o tráfico de drogas no norte do estado. Após essas ações, o número de pés de maconha incinerados na região apenas neste ano chega a 707 mil.

Vítima de acidente na BA-148 em Brumado é identificada Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

A vítima fatal de um acidente registrado na BA-148, em Brumado, neste sábado (09), foi identificada pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE). Ivan da Silva, 44 anos, conduzia uma motocicleta na rodovia, quando colidiu em outro veículo lateralmente. Devido ao impacto, ele morreu na hora (veja aqui). O condutor do outro veículo, um homem de 27 anos, também uma motocicleta, foi encaminhado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital Professor Magalhães Neto em Brumado, com ferimentos leves. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a PRE controlou o trânsito no local. O corpo de Ivan que foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado passou por necroposia e liberado para a família. Os dados de velório de sepultamento não foram divulgados.

Acidente com vítima fatal é registrado na BA-148 em Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um acidente envolvendo duas motocicletas foi registrado na BA-148, na cidade de Brumado, na manhã deste sábado (09). O site Achei Sudoeste confirmou a informação com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE). Uma guarnição do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR) está no local registrando a ocorrência. A PRE já confirmou uma morte. As causas do acidente ainda são desconhecidas. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e socorreu vítimas. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) está realizando a perícia. O corpo da vítima fatal, ainda não identificado, será encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado. A Polícia Civil já instaurou um inquérito.

Jequié: Quase 21 kg de crack são achados em painel de carro na BR-116 Foto: Divulgação/PRF

Um homem foi preso e 20,95 kg de crack foram apreendidos nesta sexta-feira (8), na BR-116, em Jequié, sudoeste da Bahia. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a droga estava escondida no painel de um carro que era transportado em um caminhão cegonha. De acordo com o G1, a droga estava distribuída em 20 tabletes. Aos policiais, o motorista disse que desconhece a origem da droga e que pegou o caminhão cegonha em uma transportadora para realizar a viagem entre as cidades de São Bernardo do Campo (SP) e Caruaru (PE). A droga foi encontrada durante fiscalização de rotina na rodovia. O veículo, a droga e o motorista foram encaminhados à delegacia de Jequié para prestar os devidos esclarecimentos, onde foi constatada ocorrência de tráfico de drogas.

Endividamento das famílias é de 77,3% em junho, aponta CNC Foto: Agência Brasil

Em junho, a proporção de famílias com dívidas a vencer ficou em 77,3%, o que representa uma queda de 0,1 ponto percentual em relação a maio. Na comparação com junho de 2021, houve crescimento de 7,6 pontos percentuais. De acordo com a Agência Brasil, os dados da Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) foram divulgados nesta quinta-feira (7) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). De acordo com a CNC, esta é a segunda queda seguida no endividamento, após a alta recorde registrada em abril, quando o indicador ficou em 77,7%. As dívidas no cartão de crédito representam a maior fatia do endividamento, com 86,6% do total de famílias relatando este tipo de dívida. Em seguida vem os carnês, com 18,3%, e o financiamento de carro, com 10,8%. Em junho de 2021, essas proporções eram de 81,8%, 17,5% e 11,9%, respectivamente. Para o presidente da CNC, José Roberto Tadros, a queda no endividamento reflete a melhora no mercado de trabalho. “Com menos restrições impostas pela pandemia e as medidas temporárias de suporte à renda, como saques extraordinários do FGTS, antecipações do 13º salário, INSS e maior valor do Auxílio Brasil, a população precisou apelar menos para os gastos no cartão”.

Sessão solene de entrega do título de cidadão brumadense acontece na próxima sexta (15) Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na próxima sexta-feira (15), será realizada na Câmara de Vereadores de Brumado a sessão solene de entrega do título de cidadão brumadense. Vinte personalidades que atuam de maneira especial em prol do desenvolvimento da cidade serão homenageadas. O evento será realizado a partir de 18h, no Salão da Casa Legislativa Vereador Sinval Neves, no prédio sede da Câmara Municipal. A sessão solene de entrega será transmitida pelos canais oficiais do Legislativo no canal do YouTube e pela Rádio Câmara FM 103.3.

Bahia fecha semestre com recorde nas exportações Foto: Manu Dias/GOVBA

As exportações baianas terminaram o primeiro semestre com números recordes. As vendas externas do período atingiram US$ 6,58 bilhões, 48,4% a mais do que em igual período do ano anterior, além de alcançar o recorde para o período na série histórica iniciada em 1997. As informações foram analisadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria de Planejamento (Seplan). Os preços continuaram em junho como no semestre, comandando o desempenho do comércio exterior baiano com contribuição determinante para a alta do valor tanto das exportações como das importações. Em junho, nas exportações, o aumento médio dos preços chegou a 25% contra uma queda de 1,13% no volume embarcado. Por conta da alta de preços, as receitas totais do mês fecharam com crescimento de 23,4% na comparação interanual. Nas importações, os preços médios no mês passado subiram 32,4%, enquanto que o volume desembarcado caiu 22,8%. Ainda assim, no total das compras externas do mês de junho, houve crescimento de 2,24% comparado a igual mês de 2021. No semestre a alta das importações acumula 51,9%. Itens importantes exportados da pauta baiana, em função da desaceleração global, já começam a devolver parte da alta de preços observada no decorrer do ano passado. Na exportação baiana, o grande efeito nesse sentido veio da soja e derivados, cuja receita de exportação caiu 2,82% em junho contra igual mês do ano passado. Houve queda de 23,7% na quantidade embarcada, ainda que os preços médios do setor tenham sido positivos em 27,4% na comparação interanual, mas bem abaixo do aumento médio verificado em maio que foi de 43,6%. Isso contribuiu para a queda de 41,6% nas exportações para a China em junho contra igual mês de 2021. Com o desempenho, o país asiático absorveu 20,3% dos valores exportados pela Bahia em junho deste ano, muito abaixo da média dos últimos anos que fica entre 28% a 30% de participação. Em relação ao desempenho por setor, os valores totais das exportações agropecuárias ficaram estáveis em junho crescendo 0,30% em relação a mesmo mês de 2021, enquanto as vendas da indústria de transformação subiram 74,4%, puxadas principalmente pelo refino (derivados de petróleo) que registrou aumento das vendas em 650% na comparação interanual. As vendas da indústria extrativa, por sua vez, recuaram 51% no período.

Brumado: Prefeito se apega no esgotamento para desviar foco das denúncias de deputado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido), está se apegando à problemática antiga do esgotamento sanitário e sua insatisfação com a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) para desviar o foco das graves denúncias apresentadas pelo deputado federal João Carlos Bacelar (PL), o Jonga. O parlamentar iria participar da última sessão legislativa, na segunda-feira (04), mas não compareceu. Em contrapartida, a equipe política de Vasconcelos enviou funcionários de empresas terceirizadas para a Câmara Municipal para protestar contra Jonga (veja aqui). Eduardo também tem feito sucessivas críticas ao governador Rui Costa (PT), inclusive o associando ao narcotráfico, afirmando que o petista incentiva o delivery de drogas na Bahia. Diante das declarações, Costa já protocolou diversos processos conta Lima nas esferas cível e criminal. Costa ainda acusou Lima de levar a seu gabinete um membro de uma das empresas que participaria da licitação dos serviços de água e esgoto em Brumado, dizendo que seria um “assessor” (veja aqui). Vasconcelos ainda não se pronunciou sobre nenhuma das graves denúncias de Bacelar, que o acusa de diversos crimes na administração pública do município, como superfaturamento em licitações e utilização de “laranja”, o qual, segundo o deputado, será desvendado para toda a população brumadense. Como pregador da moralidade e austeridade, o alcaide da capital do minério deve muitas explicações e esclarecimentos para os munícipes.

Cinco pessoas da mesma família morrem em acidente na BR-324 em Tanquinho Foto: Reprodução/G1

Cinco pessoas da mesma família morreram, na noite de quinta-feira (7), em um acidente entre um carro e um caminhão no KM-10 da BR-324, em um trecho na cidade de Tanquinho, no interior da Bahia. Entre as vítimas está um bebê de dois meses. As informações são da Polícia Rodoviária Federal (PRF). No carro estavam o ex-candidato a vereador Adailton de Brito Lima, 38 anos, conhecido como Adailton Serralheiro, a esposa dele, Mariana Sacramento Gomes Lima, e o filho do casal, Moisés Sacramento Gomes Lima, que tinha apenas dois meses. Também estavam no veículo a irmã do ex-candidato a vereador, Maria Brito de Lima, 47 anos, e a mãe dele, Faustina Brito de Lima, 73 anos. Já o motorista do caminhão não ficou ferido. De acordo com a PRF, as vítimas que estavam no veículo são moradoras do município de Candeal. Elas saíram de Feira de Santana, e seguiam para casa. O veículo da família ficou destruído. Ainda não há informações sobre o que teria causado o acidente, nem se a pista foi interditada. Os corpos das vítimas foram retirados das ferragens por equipes da Brigada Voluntária Anjos Jacuipenses e do Corpo de Bombeiros. Em seguida, foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Feira de Santana.

Guanambi: PM prende homem suspeito de abusar sexualmente de criança de 5 anos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Por volta de 22h50 desta quinta-feira (08), a Polícia Militar foi chamada ao Hospital Geral de Guanambi (HGG) para averiguar uma acusação de estupro de vulnerável. Uma criança de 5 anos teria sido abusada por um vizinho. Na unidade, os policiais conversaram com a mãe da menor. Esta relatou que sua filha havia saído com dois irmãos para o projeto de capoeira do Bairro Gurungas e, logo em seguida, retornou para casa sozinha. Segundo informou o 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) ao site Achei Sudoeste, depois disso, uma vizinha a chamou com urgência para conversar, pois teria flagrado o crime. Segundo a mãe da criança, ela lhe contou que esteve na casa do acusado e viu a criança sentada no colo dele sem calcinha. O mesmo estava com a calça aberta. De acordo com a testemunha, quando a viu, a criança saiu correndo assustada. Diante das evidências, a mãe levou sua filha para o HGG, onde a pediatra de plantão disse que a criança havia confirmado que o autor teria abusado dela por quatro vezes. A médica fez um relatório com encaminhamento para o legista para que a criança seja submetida a um exame pericial e acompanhamento ambulatorial. De posse das informações, a guarnição realizou buscas no local da ocorrência, porém não conseguiu localizar o suspeito. Com o prosseguimento das diligências na manhã desta sexta-feira (08), a guarnição da Companhia de Emprego Tático Operacional (Ceto) tomou conhecimento do possível esconderijo do mesmo no Bairro José Humberto Nunes, onde ele foi preso. O homem de 40 anos assumiu o abuso e foi conduzido e apresentado na sede da 22ª Coorpin, onde foi autuado em flagrante delito pelo crime de estupro.

Quatro pessoas são presas por suspeita de arrombar lotérica em Vitória da Conquista Foto: Divulgação/Polícia Civil

Quatro pessoas foram presas por suspeita de arrombar uma casa lotérica em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. As prisões ocorreram na noite de quinta-feira (7), em Eunápolis, no extremo sul do estado. De acordo com a Polícia Civil de Vitória da Conquista, a investigação aponta que os suspeitos também teriam arrombado uma lotérica no bairro de Águas Claras, em Salvador, em abril deste ano. Os suspeitos foram localizados no subsolo de um imóvel e se preparavam para cometer o próximo crime, segundo a Polícia Civil. No local, foram apreendidos equipamentos utilizados nos arrombamentos. 

Quatro pessoas são presas por suspeita de arrombar lotérica em Vitória da Conquista Foto: Divulgação/Polícia Civil

De acordo com o G1, o grupo foi conduzido ao Distrito Integrado De Segurança Pública (Disep) de Vitória da Conquista e serão encaminhados ao conjunto penal, onde ficaram à disposição da Justiça. A lotérica foi arrombada no centro de Vitória da Conquista, no sudoeste do estado, em junho deste ano. Os ladrões fizeram um buraco de meio metro na parede para acessar o estabelecimento. No local, os funcionários encontraram os caixas eletrônicos e os dois cofres vazios. Os trabalhadores contabilizaram que R$ 120 mil em dinheiro foram roubados. Também foram encontradas uma furadeira, escada, pé de cabra, chave de fenda, marreta e um disco de corte. As ferramentas foram usadas para quebrar a parede e para fazer os arrombamentos.

Brumado: Após ser processado, Eduardo Vasconcelos chama Rui Costa de mentiroso Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em carta aberta, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido) rebateu recente declaração do governador Rui Costa (PT), que o acusou de cometer crime de direcionamento de licitação, se referindo ao processo licitatório para gestão dos serviços de água e esgoto em Brumado (veja aqui). Na carta divulgada após ser processado pelo governador, o prefeito disse que, não tendo como enfrentar os questionamentos acerca de sua posição sobre o tráfico de drogas, o governador saiu pela tangente e emendou uma “vergonhosa mentira”. “Em momento algum levamos representante de empresa licitante para reunião técnica marcada em seu gabinete. Compareceram conosco assessor jurídico e técnico da empresa, que realizou o Estudo de Viabilidade Técnica para a realização da licitação”, esclareceu. Segundo o gestor, a reunião marcada foi para discutir questões técnicas, bem como para demonstrar que a licitação em Brumado não somente era legítima/legal, mas que também era interessante para o Estado da Bahia e para a Embasa. “É mentira, senhor governador, que o senhor interrompeu o técnico dizendo que ele pertencia a qualquer empresa. Sua interrupção foi para, realmente, dizer que investiria recursos diretamente do Estado para viabilizar a implantação do sistema de esgotamento, tendo em vista a demonstração dos técnicos de que as planilhas da Embasa estavam “furadas” e que não tinham qualquer sustentação de viabilidade”, acrescentou, alegando, em seguida, que, na reunião, o governador admitiu a incapacidade financeira da Embasa. Por fim, o prefeito informou que já está propondo uma ação na Justiça contra o governador por crime de calúnia.

Brumado: Sesau aguarda normalizar aquisição de medicamentos para realizar novos mutirões Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Secretaria de Saúde de Brumado (Sesau) vai aguardar a normalização do abastecimento de medicamentos em todo país para realização de novos mutirões de saúde. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário de saúde Cláudio Soares Feres adiantou que, assim que a problemática for normalizada, mutirões de cirurgias de joelho, catarata e varizes serão promovidos no município. “Pretendemos fazer ainda esse ano um mutirão de cirurgia de joelho em Brumado. Ainda nesse semestre também faremos mais um mutirão de catarata e varizes”, garantiu.

Senado aprova projeto de IPVA zero para motos de até 170 cilindradas Foto Lay Amorim/Achei Sudoeste

O plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (6) um projeto de resolução que permite zerar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para motocicletas de até 170 cilindradas. Pela proposta, a redução a zero do IPVA não é impositiva, mas serve como uma sinalização para estados e para o Distrito Federal. De acordo com a Agência Brasil, o texto segue para promulgação. Segundo o relator, Mecias de Jesus (Republicanos-RR), o objetivo do projeto é contribuir para baratear as motocicletas de baixa cilindrada que são adquiridas pela população de baixa renda para prover o seu sustento. O relator também disse que não há impedimento em relação à responsabilidade fiscal, pois a proposta tem caráter autorizativo e não causará renúncia de receitas para a União, pois o IPVA não se trata de um imposto do âmbito federal.

Malhada de Pedras comemora 60 anos com feira de animais, copa de marcha e cavalgada Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Neste final de semana, serão iniciados os festejos em comemoração ao aniversário de 60 anos de Malhada de Pedras, a 39 km de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de agricultura, Fernando Ataíde, contou que uma Feira de Animais e da Agricultura Familiar será o pontapé das celebrações. O evento acontecerá a partir de 8h do próximo sábado (09). Ataíde frisou que o momento é importante para incentivo dos pecuaristas e agricultores familiares, visto que a cidade possui grande potencial na agricultura e pecuária. Cerca de 300 animais serão expostos no centro de comercialização de animais. No mesmo espaço, também será realizada uma Copa de Marcha, um campeonato para apresentação do Manga Larga Marchador. No domingo (10), a tradicional cavalgada de Malhada de Pedras promete movimentar o município e a região. “Os três eventos vão acontecer simultaneamente. Estamos trabalhando para serem grandes eventos. O prefeito Beto de Preto Neto tem dado todo apoio nesse processo importante de desenvolvimento, inclusive econômico do município”, afirmou. Diversas pessoas já confirmaram presença na cidade, neste final de semana, para prestigiar as ações.

Sobe para 142 o número de casos de varíola dos macacos no Brasil Foto: iStock

Os órgãos sanitários brasileiros confirmaram 36 novos casos de varíola dos macacos (monkeypox) nas últimas horas. No total, já foram registrados 142 casos da doença viral causada pelo vírus hMPXV (sigla para Human Monkeypox Vírus). Segundo o Ministério da Saúde, a maioria (98) dos casos foi confirmada no estado de São Paulo. Em seguida vem o Rio de Janeiro, com 28 ocorrências da doença, Minas Gerais (oito), Ceará (duas), Paraná (duas), Rio Grande do Sul (duas), Distrito Federal (uma) e Rio Grande do Norte (uma). Em nota divulgada à imprensa, a pasta reafirma que está em contato direto com as secretarias de Saúde estaduais, monitorando os casos e rastreando as pessoas com quem os pacientes tiveram contato. Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), tradicionalmente, a varíola dos macacos é transmitida principalmente por contato direto ou indireto com sangue, fluidos corporais, lesões na pele ou mucosas de animais infectados. A transmissão secundária ou de pessoa a pessoa pode acontecer por contato próximo com secreções infectadas das vias respiratórias ou lesões na pele de uma pessoa infectada, ou com objetos contaminados recentemente com fluidos do paciente ou materiais da lesão. A transmissão ocorre principalmente por gotículas respiratórias. Não há evidência de que o vírus seja transmitido por via sexual.

Arquivo