Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

20/Dez/2022 - 09h00

O formulário ESTA é obrigatório para uma viagem aos Estados Unidos?

Fazer uma viagem para os Estados Unidos está entre os maiores objetivos de muitos brasileiros. Mas com a necessidade de um visto, muita gente acaba deixando esse sonho de lado. Neste sentido, o formulário ESTA vem como algo capaz de facilitar a sua entrada no país. O formulário ESTA é uma autorização online que permite a entrada de viajantes de determinadas nacionalidades. Em outras palavras, os Estados Unidos aceitam dupla cidadania ao invés do visto tradicional. Mas antes de organizar sua viagem com destino à América do Norte, é importante entender o que é o formulário ESTA e para quem ele se aplica. Assim, se você tiver as condições certas, pode pular a etapa burocrática de emissão de visto, e ter mais praticidade para fazer a sua viagem. 

O que é o formulário ESTA?
Não é novidade para ninguém: os Estados Unidos têm uma política bastante restrita e controlada de entrada de visitantes, seja por motivos de turismo, estudos ou trabalho. Pensando em tornar a chegada dos turistas mais simples, o governo americano criou o formulário ESTA. Trata-se de uma autorização de viagem, que permite que cidadãos de países selecionados preencham um formulário online e recebam aprovação (ou não) da entrada nos Estados Unidos. Por ser totalmente online, o processo é muito mais rápido e prático. Além de preencher o formulário, o viajante precisa pagar uma taxa e aguardar para ter o resultado do pedido de autorização. Os órgãos responsáveis vão analisar o seu histórico e, entendendo que você não representa um risco, podem autorizar a entrada. Uma vez que você tenha a aprovação no formulário ESTA, pode entrar nos Estados Unidos sem um visto específico. O ESTA tem validade de 3 anos. Essa facilidade foi muito bem-vinda para algumas pessoas durante a crise do Covid-19. Isso porque, muitos cidadãos de países variados, inclusive brasileiros, conseguiram se vacinar antes mesmo dos grupos de risco serem imunizados por aqui.

Facilidade, mas somente para alguns
Apesar do formulário ESTA representar uma grande facilidade, essa vantagem não se aplica à todas as pessoas. Isso porque, somente cidadãos de países que fazem parte do Programa de Isenção de Vistos podem solicitar a entrada nos Estados Unidos com o ESTA. Infelizmente, o Brasil não é um desses países. Atualmente, cerca de 40 países podem se beneficiar do ESTA. Da América do Sul, o único que conseguiu essa vantagem foi o Chile, até então considerado por muitos especialistas como o maior sucesso econômico do nosso continente. Se o ESTA não está disponível para os brasileiros de modo geral, quem possui dupla cidadania em um dos países do Programa de Isenção de Vistos americano pode utilizar o recurso a seu favor. Assim, se você for brasileiro, mas tiver documentação de dupla cidadania de países como Itália, Alemanha, Espanha, Irlanda, Portugal, Reino Unido, Austrália e outros, consegue solicitar a autorização de viagem ESTA a partir do passaporte dessa cidadania secundária.

O formulário ESTA é obrigatório para uma viagem aos EUA?
O formulário ESTA não é obrigatório para viajar para os Estados Unidos porque ele não é disponibilizado para todos os viajantes. Dessa forma, quem tem dupla cidadania, pode buscar pela autorização ESTA para entrar nos Estados Unidos. E, uma vez conseguindo esse “visto”, precisará apresentar na imigração – ou seja, somente neste cenário ele se torna obrigatório. Quem não tem dupla cidadania, tem a obrigação de conseguir um visto tradicional para entrar nos Estados Unidos. Na prática, para entrar na América do Norte, você é obrigado a apresentar uma documentação: o ESTA para quem tem cidadania de países selecionados, e o visto de turismo, trabalho ou estudo para quem o possui.

Com conseguir emitir um ESTA?
Caso você perceba que tem a possibilidade de usar o ESTA com a sua dupla cidadania, precisa seguir algumas etapas para conseguir a autorização de viagem. Primeiro, acesse e preencha o formulário online do ESTA. Você vai precisar inserir dados pessoais, com as suas informações do Brasil. Entretanto, no campo Nacionalidade, você precisa selecionar o país da dupla cidadania. Ali, você vai informar o número do seu passaporte secundário, já que o ESTA será emitido para este documento. Depois de preencher todos os campos, siga para a etapa de pagamento. O processo de autorização pode levar mais de 24 horas, por isso, é importante fazer o formulário ESTA com alguma antecedência da sua viagem. Mas atenção: o ESTA pode ser negado! Caso você tenha alguma pendência com a justiça ou se os Estados Unidos entenderem algum risco com a sua entrada, você poderá acabar sem a autorização de viagem. Erros no preenchimento do formulário também podem resultar em uma negativa. Nesse caso, você pode tentar novamente a candidatura, corrigindo áreas do formulário que possam estar incorretas. Uma vez que o seu formulário ESTA esteja pronto, é só imprimir e se preocupar com outros tópicos da viagem, como o roteiro ou as vacinas obrigatórias.

Para quem não tem dupla cidadania
E quem não tem dupla cidadania de países isentos de visto? Neste cenário, não há o que fazer – você não poderá utilizar essa ferramenta para ter facilidade na entrada dos Estados Unidos. Cidadãos brasileiros, assim como de outras dezenas de nacionalidades, precisam recorrer à emissão de visto tradicional. Esse processo é mais longo e burocrático do que o formulário ESTA. Exige uma série de etapas, incluindo a visita a uma das Embaixadas Americanas no Brasil. E como existe uma fila de espera, é interessante que você solicite o visto com um bom tempo de antecedência da sua viagem. Há quem prefira comprar a passagem somente depois da chegada do visto, especialmente porque hoje as filas dos consulados estão durando mais de um ano. A verdade é que, seja com o formulário ESTA ou com o visto tradicional, os Estados Unidos representam uma viagem que vale a pena ser feita! Planeje com cuidado, busque informações consulares, e aproveite ao máximo a sua estadia.

Metadescription: Não é obrigatório, mas pode tornar a sua entrada no país muito mais simples. Entenda tudo sobre o formulário ESTA e veja se você tem direito a essa facilidade.

 

 

 

 

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo