Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
05/Jun/2013 - 10h49

Brumado: Em dia de meio ambiente prefeitura derruba mandacaru

Brumado: Em dia de meio ambiente prefeitura derruba mandacaru A planta, um dos grandes símbolos do sertão, estava plantada na Praça Coronel Zeca Leite desde meados da década de 1990, época da sua reconstrução. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em pleno dia mundial do meio ambiente, 05 de junho, a Prefeitura Municipal de Brumado derrubou um mandacaru. A planta, um dos grandes símbolos do sertão, estava plantada na Praça Coronel Zeca Leite desde meados da década de 1990, época da sua reconstrução. O ato desta quarta-feira revoltou os ambientalistas da cidade. No momento em que realizavam uma caminhada ecológica, eles flagraram a empresa responsável pela reforma do local serrando o mandacaru. Pessoas ligadas à Prefeitura tentaram explicar a situação, dizendo que a planta poderia provocar acidentes em crianças por causa dos espinhos. “Esse mandacaru estava dentro do canteiro há quase 20 anos e nunca ouvimos nenhum relato sobre alguém ter se machucado com ele”, discordou um estudante que acompanhava o movimento ambientalista. Revoltado, o estudante ainda foi irônico: “O mandacaru nunca saiu do seu canteiro para ferir ninguém, mas irresponsavelmente a Prefeitura invadiu o canteiro e agrediu a planta. Um crime em praça pública, então chamem a polícia e os peritos, pois além de matar, eles ainda esquartejaram a vítima”. Além da Prefeitura, a Paróquia do Bom Jesus também derrubou um mandacaru que estava plantado ao lado da Igreja Matriz. “Um ato lamentável para quem diz atuar em defesa do meio ambiente”, completou o estudante.


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Bruno Lima
Não vejo contradição alguma. Estes que se dizem ambientalistas tem estado preocupados com o Rio do Antônio há muito tempo. Ou seja, preocupar-se com o mandacaru não implica que eles não estejam ocupados com o Rio do Antonio. A lógica é irrefutável.
Lázaro Sadrack
Olá, para esses que se dizem ambientalistas, acho muita hipocrisia se preocupar com um simples mandacaru enquanto temos um rio agonizando no centro de nossa querida cidade.
Ricardo Palmeira
Tanta coisa para se preocupar... Vão cobrar a revitalização o Rio do Antônio, vão cobrar do Estado o Esgotamento Sanitário para a cidade, vão conscientizar pessoas a selecionar o lixo, procurem os sites e denunciem as pessoas que ouvem som auto nos carros incomodando os outros, quando denunciarem o corte de um Mandacaru digam também quanto Ipês e novas Palmeiras entre outras plantas serão plantadas, torçam para que tenhamos uma praça maravilhosa porque isto também é meio ambiente e executem também campanhas efetivas pelo Meio Ambiente porque caminhada só serve para perder caloria. Depois que terminarem procurem um Mandacaru e aproveitem a Sombra e o Encosto dele.
Antônio Meira de Souza
Eu concordo com Ricardo Palmeiras, pois quem entende de acidente não aprova esta planta em área de lazer. Crianças corre um grande risco de ser furados nos espinhos.
Maria Helena Lima
O Mandacaru é fácil de ser substituído, mas um Coqueiro de mais de sessenta anos, acredito que não!
Wanessa Souza
Para uma cidade que matou um rio, o que é matar um 'simples' mandacaru, não é mesmo?

Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo