Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Prefeito de Dom Basílio anuncia candidatura à presidência do consórcio regional de saúde Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Atualmente, o prefeito da cidade de Dom Basílio, Roberval de Cássia Meira (PL), popular Galego, é o vice-presidente do Consórcio Regional de Saúde. Nas próximas eleições, o gestor deve se candidatar à presidência da entidade, atualmente sob o comando do prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Meira adiantou que dará continuidade ao brilhante trabalho feito até o momento. “Estou como pré-candidato para o pleito do próximo biênio”, pontuou. Na oportunidade, o prefeito salientou que a Policlínica Regional de Saúde de Brumado representa uma esperança muito grande para toda população da região. “Através da policlínica, que tem todos os exames especializados e toda estrutura de transporte, a população terá uma qualidade de vida muito melhor. Quero agradecer a todos os prefeitos da região que se prontificaram a participar desse consórcio e ao Governo do Estado, que possibilitou essa grande conquista”, declarou.

Brumado: Secretário de saúde exalta e esclarece atendimento da policlínica regional de saúde Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Policlínica Regional de Saúde de Brumado será inaugurada nesta segunda-feira (05) e atenderá a 21 municípios, com uma população estimada em 440 mil habitantes. O equipamento é a 18ª policlínica do estado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Soares Feres, salientou que a unidade irá suprir um vazio assistencial na saúde pública da região. “É sabido por todos a dificuldade da marcação de médicos especialistas. Todas as especialidades, procedimentos de baixa complexidade, serão assistidos na policlínica. Hoje, é motivo de muita alegria e satisfação. Agradeço a Deus estar como secretário vivendo esse dia histórico para a saúde de Brumado”, declarou. Aproveitando a oportunidade, o secretário explicou que os exames e consultas na policlínica serão previamente agendados. “As unidades básicas de saúde são a porta de entrada para a atenção básica. Lá, o paciente passará pelo médico e ele irá identificar se esse paciente precisa de um especialista. A partir daí, a nossa central de marcação fará o agendamento do exame ou consulta”, esclareceu. O local funcionará de segunda a sexta-feira, em horário administrativo.

15 pessoas continuam internadas em tratamento do novo coronavírus em Brumado

Neste domingo, 04 de julho, o município de Brumado registra 9171 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 15 internações, 184 óbitos, 294 pacientes em tratamento e 8693 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Brumado: Rui Costa vai entregar ônibus escolares e máquinas de manutenção de estradas vicinais Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Além de inaugurar a Policlínica Regional de Saúde, nesta segunda-feira (05), o governador da Bahia, Rui Costa (PT), vai entregar também ônibus escolares, máquinas motoniveladoras, rolo compactador para manutenção de estradas vicinais e anunciar outras ações que beneficiam os municípios da região. O governo do Estado investiu R$ 1,7 milhão na compra dos equipamentos para recuperar vias vicinais dos municípios. As máquinas motoniveladoras para manutenção de estradas vão beneficiar os municípios de Boquira, Botuporã, Paramirim, Brumado, Caturama, Dom Basílio, Érico Cardoso, Ibipitanga, Jussiape, Livramento de Nossa Senhora, Macaúbas, Novo Horizonte, Oliveira dos Brejinhos, Rio de Contas e Rio do Pires, Caculé, Caetité, Candiba, Guanambi,  Ibiassucê, Igaporã, Iuiú, Lagoa Real, Malhada, Matina, Palmas de Monte Alto, Pindaí, Riacho de Santana, Sebastião Laranjeiras, Tanque Novo, Rio do Antônio, Urandi, Anagé, Aracatu, Belo Campo, Caetanos, Cândido Sales, Caraíbas, Condeúba, Guajeru, Jacaraci, Licínio de Almeida,  Maetinga, Malhada de Pedras, Mirante, Mortugaba, Piripá, Presidente Jânio Quadros e Tremedal.

Ministério da Saúde libera vacina de gripe para toda a população Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Ministério da Saúde autorizou estados e municípios a ampliarem a vacinação contra a gripe para toda a população. Até o momento, a vacinação no SUS estava restrita aos grupos prioritários, como gestantes e idosos.  Os interessados devem ficar atentos aos cronogramas divulgados pelas prefeituras e/ou secretarias municipais de saúde. A campanha para os segmentos prioritários está prevista para continuar até o dia 9 de julho. “Campanhas de imunização são prioridade do Ministério da Saúde e resolvemos ampliar a vacinação contra a Influenza para todos os grupos. O nosso objetivo é reduzir os casos graves de gripe que também pressionam o nosso sistema de saúde”, afirma o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, na nota. Para se vacinar, basta consultar um local de votação próximo e comparecer portando a caderneta de vacinação e um documento com foto, para que os profissionais de saúde localizem o cadastro no sistema de informação. Caso a pessoa não possua ou não encontre sua caderneta de vacinação, os profissionais de saúde preencherão uma nova. Para quem está prestes a ser vacinado contra a Covid-19, a recomendação é tomar primeiro o imunizante contra o novo coronavírus. Após, no mínimo 14 dias, é possível tomar a vacina de gripe. A pasta reforça a importância da vacinação contra a gripe neste início de inverno, quando as temperaturas caem em boa parte do país, aumentando a incidência de doenças respiratórias.

Covid-19: Queda de mais de 90% do número de eventos gera perda de 100 mil postos de trabalho na Bahia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A queda de mais de 90% do número de eventos por causa da pandemia da Covid-19 gerou uma perda de 100 mil postos de trabalho na Bahia. Por causa do decreto estadual, a realização de shows e festas está proibida até o dia 8 de julho independentemente do número de participantes. Segundo o presidente da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape-BA), Marcelo Britto, a pandemia da Covid-19 impactou negativamente o setor de eventos. “Estima-se que em torno de 25% a 30% dessas empresas não irão mais voltar a trabalhar, cancelando seu CNPJ e as empresas, devido ao caos no setor do entretenimento”, diz. Os trabalhadores do setor de eventos estão há um ano e quatro meses na incerteza de quando poderão retornar às atividades paralisadas. A empresária Sinara Gouveia relata o prejuízo causado pela pandemia da Covid-19. “A gente vai ter que devolver esse dinheiro e a gente não tem mais condições de bancar isso. Estamos fazendo acordo com os clientes, mas vamos ter que pagar todos esses eventos que foram cancelados”, conta. O decreto estadual libera eventos profissionais ou científicos com até 50 pessoas. Isso foi o que permitiu a empresária Cecília Prazeres retornar parte das atividades há cerca de quatro meses. “A gente conseguiu fazer eventos para 15, 20 ou 30 pessoas, mas não bate a receita. Antes da pandemia, em 2019, por mês a gente fazia de 10 a 15 eventos, o que gerava mais de 300 pessoas trabalhando com a gente direta ou indiretamente. Desse ano, eu empreguei mais ou menos umas cinco pessoas”, relata.

Manifestantes protestam contra Bolsonaro e a favor da vacina em cidades baianas Foto: Divulgação/CSP-Conlutas

Manifestantes foram às ruas neste sábado (3) para protestar contra o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e em defesa da vacinação contra a Covid-19. Os atos aconteceram em Salvador, Alagoinhas, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Ilhéus, Juazeiro e Barreiras. A Bahia registra, desde o início da pandemia, 24.187 mortes por Covid-19. Já são 1.132.050 casos confirmados da doença no estado. De acordo com o G1, em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, a manifestação começou às 9h, no Centro Cultural Glauber Rocha, e foi finalizada ainda pela manhã, por volta das 11h30, na estação de transbordo Herzem Gusmão. Com cartazes e faixas, os manifestantes pediram o impeachment do presidente.

Livramento de Nossa Senhora: Em fuga, homem cai de motocicleta e é preso com drogas Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um homem foi preso na noite da última sexta-feira (02) com drogas dentro de uma pochete, no bairro Benito Gama, na cidade de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. A informação foi confirmada ao site Achei Sudoeste pela 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). Uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto), recebeu uma denúncia de que um homem estava entregando drogas próximo à rodoviária do município. Chegando ao local, o suspeito empreendeu fuga, se desequilibrou e caiu de uma motocicleta. A Polícia Militar socorreu o homem para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h). Após ser atendido na unidade de saúde, ele foi abordado e estava em posse de 17 petecas de substância análoga à maconha dentro de uma pochete. De acordo com a polícia, ele assumiu que venderia os entorpecentes e disse que tinha mais drogas em sua residência. No local, a guarnição adentrou o imóvel com a autorização do indivíduo e após uma varredura, foi localizado mais drogas. A polícia apresentou na Delegacia Territorial de Livramento de Nossa Senhora: 02 tabletes de substância análogas à maconha, 17 petecas de substância análogas à maconha, 11 petecas de substância análogas à cocaína, uma balança de precisão, R$ 182 em espécie, dois veículos e um celular. O acusado está detido à disposição da justiça.

Brumado registra seis novos casos de Covid-19 em 24h

Neste sábado, 03 de julho, o município de Brumado registra 9157 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 13 internações, 184 óbitos, 282 pacientes em tratamento e 8691 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Com um a menos, Brasil segura pressão, vence o Chile e avança na Copa América Foto: Lucas Figueiredo/CBF

A Seleção Brasileira está garantida nas semifinais da Copa América. Dentro do estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, o time canarinho superou o Chile por 1 a 0 na noite desta sexta-feira (2), pelas quartas de final da competição continental. O único gol foi marcado por Lucas Paquetá. O time comandado por Tite acabou sofrendo na parte final da partida, já que ficou com um jogador a menos por conta da expulsão de Gabriel Jesus no começo da segunda etapa. A equipe jogou com Ederson; Danilo, Marquinhos, Thiago Silva e Renan Lodi (Éder Militão); Casemiro, Fred e Neymar; Gabriel Jesus, Roberto Firmino (Lucas Paquetá) e Richarlison (Everton). Na próxima fase, o Brasil vai enfrentar o Peru na próxima segunda-feira (5), às 20h, novamente no Nilton Santos.

Brumado e Vitória da Conquista têm a gasolina mais cara da Bahia, diz ANP Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nova pesquisa da Agência Nacional do Petróleo, Biocombustíveis e Gás Natural (ANP) aponta que o preço do litro da gasolina comercializada em Brumado e em Vitória da Conquista são os maiores da Bahia entre os municípios pesquisados. Em Vitória da Conquista, o valor segue estável há duas semanas, quando a pesquisa voltar a ser aplicada no município. O litro do produto está custando em média R$ 6,23 nos postos da cidade. A pesquisa consultou preços em dez estabelecimentos, localizados nos bairros Candeias, Jurema, Recreio e no Centro. A gasolina mais barata foi encontrada a R$ 6,20 e a mais cara R$ 6,249. As coletas foram realizadas no dia 29 de junho. Enquanto a gasolina segue com preço estável, o gás de cozinha teve alta, passando o preço médio de R$ 80 para R$ 85 nas distribuidoras consultadas pela pesquisa. O valor pago pelos consumidores conquistense só é menor do que o praticado em Brumado, onde o produto custa em média R$ 6,284. No município vizinho, a gasolina é encontrada de R$ 6,249 a R$ 6,299 nos sete postos pesquisados. Em todo o Estado, a ANP consultou preços em treze municípios no decorrer da semana. Além de Brumado e Vitória da Conquista, mais dois municípios estão com a gasolina acima de R$ 6. Em Eunápolis, o produto custa R$ 6,163 em média e em Ilhéus está custando R$ 6,01. De acordo com a Agência Sertão, do outro lado, Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, tem a gasolina mais barata, custando em média R$ 5,684, seguido por Irecê, no Vale São-franciscano, com preço médio de R$ 5,732.

Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em Caetité Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Defesa Civil Nacional reconheceu a situação de emergência em 17 municípios brasileiros. O decreto do Governo Federal foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (2). Quatorze cidades de seis estados brasileiros registraram estiagem. São elas: Jaguaretama, Mombaça e Quixadá, no Ceará; Honório Serpa e São José das Palmeiras, no Paraná; Campo Redondo, Coronel Ezequiel e Jardim do Seridó, no Rio Grande do Norte; Rio dos Índios e Trindade do Sul, no Rio Grande do Sul; Entre Rios, Formosa do Sul e Galvão, em Santa Catarina; e Caetité, na Bahia. Além disso, as cidades de Beruri, Fonte Boa e Careiro da Várzea, no Amazonas, obtiveram reconhecimento federal de situação de emergência devido às inundações que atingem o estado. Segundo informou a Defesa Civil ao site Achei Sudoeste, após a publicação do reconhecimento federal por meio de Portaria no DOU, o estado ou o município pode solicitar recursos para atendimento à população atingida, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados pelo desastre. Com base nas informações enviadas por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do valor a ser liberado.

276 pacientes seguem em tratamento do novo coronavírus em Brumado

Nesta sexta-feira, 02 de julho, o município de Brumado registra 9151 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 12 internações, 184 óbitos, 276 pacientes em tratamento e 8691 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Alcoolizado, motociclista colide em viatura da PM e acaba preso em Livramento de Nossa Senhora Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um motociclista alcoolizado colidiu com uma viatura da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), na noite da última quinta-feira (01), na cidade de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto), realizava abordagens pela vicinal do Piçarrão, quando foi surpreendida por uma motocicleta que trafegava em alta velocidade. Os policiais deram voz de parada, mas o condutor não obedeceu e colidiu no fundo da viatura policial. Ao proceder a abordagem no condutor do veículo, foi encontrada uma sacola com substância análoga à maconha, bem como constatado que apresentava sinais de embriaguez. Em razão disso, ele foi conduzido para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) a fim de confirmar a condução de veículo sob a influência de álcool, momento em que foi dada a voz de prisão em flagrante. O homem foi conduzido para a Delegacia Territorial de Livramento de Nossa Senhora, bem como a motocicleta e a substância análoga à maconha encontrada durante a abordagem.

Jair Bolsonaro sanciona lei que protege consumidores do superendividamento Foto: Carolina Antunes/PR

Novas regras para prevenir o superendividamento dos consumidores foram sancionadas nesta sexta-feira (2), pelo presidente Jair Bolsonaro. O texto, resultado de um projeto de lei aprovado por deputados e senadores, recebeu alguns vetos e foi publicado na edição de hoje do Diário Oficial da União. A norma altera o Código de Defesa do Consumidor e o Estatuto do Idoso. O texto dá mais transparência aos contratos de empréstimos e tenta impedir condutas consideradas abusivas. A lei estabelece que qualquer compromisso financeiro assumido dentro das relações de consumo pode levar uma pessoa ao superendividamento. Nesse rol estão, por exemplo, operações de crédito, compras a prazo e serviços de prestação continuada. A lista inclui ainda dívidas contraídas por fraude, má-fé, celebradas propositalmente com a intenção de não pagamento ou relativas a bens e serviços de luxo não são contempladas na proposta. Pelo texto, os contratos de crédito e de venda a prazo devem informar dados envolvidos na negociação como taxa efetiva de juros, total de encargos e montante das prestações. O projeto também proíbe que ofertas de crédito ao consumidor usem os termos como “sem juros”, “gratuito”, “sem acréscimo” e “com taxa zero”, mesmo que de forma implícita. Apesar disso, esse ponto não se aplica à oferta para pagamentos feitos com cartão de crédito. Com o novo regramento, empresas ou instituições que oferecerem crédito também ficam proibidas de assediar ou pressionar o consumidor para contratá-la, inclusive por telefone, e principalmente se o consumidor for idoso, analfabeto ou vulnerável ou se a contratação envolver prêmio. Elas também não podem ocultar ou dificultar a compreensão sobre os riscos contratação do crédito ou da venda a prazo. Outra proibição diz respeito à indicação de que a operação de crédito pode ser concluída sem consulta a serviços de proteção ao crédito ou sem avaliação da situação financeira do consumidor.

Brumado: Panfletagem contra Jair Bolsonaro cobra imunização em massa da população brasileira Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Membros do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) realizou nesta sexta-feira (02) uma panfletagem contra o presidente da república, Jair Messias Bolsonaro (Sem Partido), na cidade de Brumado. O ato aconteceu nas proximidades da Policlínica Regional de Saúde de Brumado, que seria inaugura hoje, mas devido ao mau tempo na cidade, o evento foi adiado para a próxima segunda-feira (05) (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o militante do PSOL, André Caíres, ressaltou que o objetivo da panfletagem também visou conscientizar as pessoas de um ato “Fora Bolsonaro”, que vai acontecer neste sábado (03) em todo o país. Segundo Caíres, o objeto é pressionar o governo federal a comprar quantidade de vacina suficiente para imunizar toda a população contra a Covid-19. “Precisamos acabar com esse genocídio, pois já são mais de 500 mil mortos por conta do coronavírus, por conta da competência do governo”, disse. Para André, o governo Bolsonaro não está sendo satisfatório para o povo brasileiro. “Ele está se isentando da responsabilidade, tendo algumas atitudes deste o início da pandemia, de ir contra a vacina, de promover aglomeração, de atacar as instituições e tudo isso se refletiu em mais mortes”, argumentou.

Vacina da Johnson & Johnson é eficaz contra variante delta da Covid-19 Foto: Divulgação/Sesab

A Johnson & Johnson anunciou que a sua vacina contra a Covid, a Janssen, que começou a ser aplicada no Brasil em junho, é eficaz contra a variante delta da doença. O resultado dos estudos foram divulgados pela farmacêutica na última quinta-feira (1), porém ainda não foram avaliados por outros cientistas nem publicados em revistas. A empresa informou que após a vacina, os anticorpos e as células do sistema imunológico de 8 pessoas neutralizaram a variante, que foi encontrada pela primeira vez na Índia. “Acreditamos que nossa vacina oferece proteção duradoura contra a Covid-19 e provoca uma atividade neutralizante contra a variante delta”, afirmou o diretor científico da J&J, Paul Stoffels, em um comunicado da empresa. O Brasil adquiriu 38 milhões de doses da vacina para serem entregues até dezembro deste ano.

Projeto que visa dificultar ligação de água e energia continua distante da pauta na Câmara de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O projeto de lei nº 041/2021, que altera a lei que instituiu o Código de Obras e Urbanismo, continua distante da pauta legislativa na Câmara de Brumado. A proposta chegou a ser retirada da última sessão, no dia 30 de junho (veja aqui). Nesta sexta-feira (02), a Câmara Municipal, divulgou a pauta da próxima sessão que será realizada na segunda-feira (05) com a ausência do projeto de lei de autoria do poder executivo, encabeçado pelo prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB). Dentre as burocracias da proposta apresentada aos vereadores, estão: a ligação de água e energia a ser realizada pelas concessionárias em qualquer imóvel do município devesse ser precedida de consulta feita diretamente pelo contribuinte à Secretaria Municipal de Infraestrutura, somente com a apresentação por parte do requerente do parecer favorável à ligação emitida pelo Poder Público Municipal, poderá a concessionária proceder a ligação e construções com mais de uma unidade autônoma devem preservar pelo menos uma vaga de garagem por unidade e em qualquer cruzamento a concordância entre os alinhamentos deve suportar um raio maior ou igual a 7 metros, em relação ao meio-fio. O projeto de lei afeta em cheio os setores imobiliário e da construção civil, que fomentam a economia local, podendo ficar com uma lacuna e prejuízo incalculável, devido a uma proposta que não somaria para o progresso de Brumado

PGR pede ao STF para investigar Bolsonaro por prevaricação no caso Covaxin Foto: Adriano Machado/Reuters

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu nesta sexta-feira (2) a abertura de inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF) para o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) por uma eventual prevaricação após ter sido informado de possíveis irregularidades na compra da vacina Covaxin. A informação é do portal G1. Segundo a reportagem, o pedido acontece após a ministra Rosa Weber, da suprema Corte, cobrar um posicionamento da PGR a respeito da notícia-crime apresentada por três senadores ao STF pedindo a investigação de fatos apurados pela CPI da Covid. A Procuradoria havia pedido para aguardar a conclusão da comissão do Senado. Contudo, a ministra afirmou que a apuração da CPI não impede a atuação do Ministério Público Federal (MPF). No pedido, o vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques de Medeiros, afirma que é preciso esclarecer as circunstâncias do eventual aviso que teria sido dado ao presidente para ver se de fato configura o crime de prevaricação, se Bolsonaro teria mesmo que ter agido, já que o crime é cometido por funcionários públicos. Outra questão levantada é sobre se há indícios de que o delito teria sido cometido para satisfazer interesse próprio. “A despeito da dúvida acerca da titularidade do dever descrito pelo tipo penal do crime de prevaricação e da ausência de indícios que possam preencher o respectivo elemento subjetivo específico, isto e?, a satisfação de interesses ou sentimentos próprios dos apontados autores do fato, cumpre que se esclareça o que foi feito após o referido encontro em termos de adoção de providências”, escreveu. Medeiros quer os depoimentos de Bolsonaro e dos irmãos Miranda. O STF ainda discute se o depoimento do chefe de Estado pode ser presencial ou por escrito.

Brumado: Mau tempo impossibilita pouso de aeronave com governador e inauguração da policlínica é adiada Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A inauguração da Policlínica Regional de Saúde de Brumado que aconteceria nesta sexta-feira (02) foi adiada por conta do mau tempo na cidade. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a aeronave que trazia o governador Rui Costa (PT) não conseguiu pousar no Aeroporto Sócrates Mariani Bittencourt na capital do minério e a inauguração da policlínica foi cancelada. De acordo com o secretário de saúde de Brumado, Cláudio Soares Feres, o equipamento será inaugurado na próxima segunda-feira (05), às 10h. A secretaria de comunicação, informou que o cancelamento ocorreu por questões de segurança do voo que trazia o chefe do executivo baiano.

Jovem baiano que estudou em casa sem energia elétrica passa em medicina em universidade federal Foto: Arquivo Pessoal

O jovem morador de Feira de Santana, no interior baiano, que estudou em uma casa simples, emprestada da amiga, sem energia elétrica e internet, foi aprovado em medicina na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) após quatro anos de preparação. Matheus de Araújo Moreira Silva, de 25 anos, quase atingiu a nota máxima na prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020 com 980 pontos. As aulas do tão sonhado curso de medicina já começaram na segunda-feira (28), inicialmente de forma remota. “Para mim foi surreal, foram oito anos fazendo Enem. Há quatro anos que eu tento fazer medicina, então é um bom tempo estudando”, disse o jovem em entrevista ao G1. Matheus de Araújo Moreira Silva fez o processo seletivo da UFRB por quase um mês e agora, com o resultado positivo, o jovem vai realizar o maior sonho: vai ser o primeiro médico da família e da comunidade quilombola à qual faz parte. “Eu só vou acreditar quando passar essa pandemia e eu poder me mudar para Santo Antônio de Jesus, que é onde tem o polo que eu vou fazer medicina”, contou. “Minha família e minha comunidade quilombola de Antônio Cardoso estão super felizes, porque é o primeiro médico da família, então eles estão em êxtase, em festa, por isso tudo, porque eles viram o meu esforço durante esse período todo. Estão muito, muito alegres”.

Jovem baiano que estudou em casa sem energia elétrica passa em medicina em universidade federal Foto: Arquivo Pessoal

Com a aprovação desejada, Matheus Silva agora pensa em conseguir formas de se manter no curso e conseguir se formar. A primeira estratégia pensada foi a realização de uma “vaquinha” virtual. Ele também procura um estágio para conseguir uma fonte de renda. “Eu pretendo agora montar uma vaquinha para a manutenção do curso até eu conseguir uma residência universitária e, nesse momento que eu vou ter aulas remotas, quero achar um horário para eu conseguir um estágio, para conseguir um dinheiro e me manter”. Entretanto, os problemas futuros, embora pensados agora, ficam em segundo plano, quando o jovem lembra que vai lutar para salvar vidas. “Eu estou bastante honrado em poder fazer o curso que eu irei possibilitar mudanças de vida de várias pessoas. É um sonho se concretizando”, afirmou Matheus Silva. Estudante de escola pública, o jovem sempre desejou estudar medicina desde que concluiu o ensino médio, em 2013. Em 2015, ele foi aprovado no curso de enfermagem na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Mas, depois de dois anos, trancou a faculdade, o que ele considera uma “uma decisão da vida”, e desde 2018 se dedicou a estudar para passar em medicina. O jovem, morador de um bairro periférico de Feira de Santana, filho de pais analfabetos, sonhava cursar medicina.

Lázaro Barbosa é sepultado em Goiás sem a presença dos pais Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O corpo de Lázaro Barbosa Sousa, 32 anos, foi sepultado na tarde de quinta-feira (01) no Cemitério de Cocalzinho de Goiás. A cerimônia contou com nove pessoas, incluindo o cunhado de Lázaro, filha e outros parentes. “Em nome da família do Lázaro, nós agradecemos a todos que compareceram. Deus cuidou de nós até o último momento”, disse a mulher, segundo reportagem do Correio Braziliense. A mãe, o pai e o padrasto não compareceram ao enterro. O velório e o sepultamento foram custeados pelo advogado de defesa da família, Wesley Lacerda, e o diretor da funerária Bom Samaritano, Everton Sacci. “O doutor Wesley procurou a funerária e ajudou da forma como podia a família. Então, houve um acordo para ajudar os parentes. No IML de Goiânia, foi feita a remoção. Depois, passou por uma clínica, onde foi feita a preparação e o encaminhamento para o cemitério”, explicou a representante da funerária, Lívia Nunes. O corpo de Lázaro, que estava na funerária Bom Samaritano, no Guará, foi levado para a cidade. O carro foi escoltado por uma viatura da Polícia Militar de Goiás. Pouco antes do enterro, a viúva de Lázaro, filha, cunhados e sobrinhos vieram se despedir. Para evitar represálias, o local e o horário do sepultamento não foram divulgados. Apesar da pandemia de coronavírus, que exige a suspensão dos velórios para evitar contágios, a capela foi aberta a pedido da família. O momento em que ele desembarcou foi de grande comoção para a família. Reunidos por 30 minutos, eles deram adeus a Lázaro.

Livramento: Adolescente é apreendido com maconha escondida dentro de porta óculos Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um adolescente de 17 anos foi apreendido na última quarta-feira (30), na cidade de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, com maconha escondida dentro de um porta óculos. A informação foi confirmada ao site Achei Sudoeste pela 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). De acordo com a PM, a abordagem ao menor aconteceu na Rua Joaquim Manoel Alves, no Bairro Taquari, após uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto), perceber que ele estava em atitude suspeita na localidade. Durante a abordagem, o adolescente não estava com os documentos pessoais de identificação. Ele foi apreendido em flagrante e conduzido à Delegacia Territorial de Livramento de Nossa Senhora, onde foi adotada todas as medidas cabíveis.

PRF realizará leilão online com mais de 800 veículos retidos na Bahia Foto: Reprodução/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Bahia, realizará mais um leilão de veículos na modalidade online a partir das 9h do dia 15 de julho, através da internet. Com lances entre R$ 50 e R$ 28.726, o leilão será encerrado às 14h do dia 16 de julho. Os veículos que vão a leilão são classificados como documentáveis, conservados ou como sucatas, que foram retidos nas unidades da PRF Bahia localizadas nas cidades de Vitória da Conquista, Poções e Divisa. Dentre os 829 lotes que serão leiloados, muitos têm condições de rodar e poderão ser adquiridos por pessoas físicas ou jurídicas. Já os classificados como sucatas (reaproveitamento de peças e partes metálicas) só poderão participar pessoas jurídicas que deverão ter registro válido de empresa de desmontagem perante o órgão executivo de trânsito do estado ou Distrito Federal em que atuar. Os veículos poderão ser examinados pelos interessados nos dias 13 e 14 de julho, das 8h às 12h e de 13h às 17h.

Homem é preso suspeito de matar mulher a tiros e pedradas no sudoeste da Bahia Foto: Divulgação/Polícia Civil

Um homem de 45 anos foi preso na quarta-feira (30) suspeito de matar uma mulher a tiros e pedradas em Itambé, no sudoeste da Bahia. A informação é da Polícia Civil. Há outro suspeito de participação no homicídio, que também teria atacado a vítima com pedradas. Embora ele já tenha sido identificado, ainda não foi localizado, informou a polícia. As investigações apontam que homem preso e o segundo suspeito receberam R$ 1 mil para matar a vítima identificada como Jucilande Silva Morais. De acordo com a polícia, Jucilande foi encontrada com marcas de tiros e pedradas no interior de uma construção, no último domingo (27), no bairro Harrison Trancoso, em Itambé. Segundo as investigações, a mulher tinha ligação com o tráfico de drogas e passagens pela polícia pelo crime. A polícia investiga se o crime tem relação com o tráfico de drogas. O homem preso está à disposição da Justiça.

Arquivo