Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Agnaldo Timóteo morre de Covid-19 aos 84 anos Foto: Sesc Piracicaba/Divulgação

O cantor Agnaldo Timóteo, uma das vozes mais conhecidas da música romântica brasileira, morreu de Covid, após 18 dias de internação, neste sábado (3) no Rio. Ele tinha 84 anos. O cantor iniciou a carreira na década de 1960 e se consolidou com canções românticas. Na política, teve mandatos como deputado federal e vereador em São Paulo e no Rio de Janeiro. Agnaldo estava internado desde o dia 17 de março na UTI do Hospital Casa São Bernardo, na Zona Oeste do Rio. Médicos acreditam que o artista de 84 anos contraiu o coronavírus no intervalo entre a primeira e a segunda dose da vacina. Ele chegou a tomar a segunda dose, no dia 15, dois dias antes da internação. No último dia 27, Agnaldo precisou ser intubado para “ser tratado de forma mais segura” contra a doença, segundo a família. O sepultamento ocorrerá neste domingo (04).

Brumado registra um óbito de coronavírus nas últimas 24h

Neste sábado, 03 de abril, o município de Brumado registra 7149 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 17264. Entre os diagnósticos: 45 internações, 127 óbitos, 795 pacientes em tratamento e 6227 recuperados. No momento, 82 ainda aguardam resultado laboratorial e 8955 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Polícia Militar acaba 'Festa Covid' com 16 pessoas em bar no centro de Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste/PM

A Polícia Militar encerrou uma “Festa Covid” com 16 pessoas, na noite da última sexta-feira (02), na Avenida Doutor Guilherme Dias, no centro da cidade de Brumado. Segundo informou a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) chegou ao local às 19h, após denúncias anônimas. Ainda de acordo com a polícia, a festa era realizada de forma clandestina em um bar.

Polícia Militar acaba 'Festa Covid' com 16 pessoas em bar no centro de Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste/PM

No local, os militares encontraram dois comprimidos de droga ilícita, com um dos indivíduos presentes. De acordo com a PM, nenhum dos participantes fazia uso de máscara de proteção, além de uma grande aglomeração de pessoas, infringido o Decreto Estadual, do toque de recolher e proibição da comercialização de bebidas alcoólicas, na tentativa de frear a disseminação da Covid-19, o novo coronavírus. A PM ainda apreendeu duas caixas de som JBL, dois cadernos de livro de caixa. 16 pessoas foram conduzidas para a Delegacia Territorial de Brumado.

03/Abr/2021 - 07h58

X

Jovem de 22 anos morre após ser alvejado na cabeça em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Mais um homicídio foi registrado na cidade de Brumado, na noite da última sexta-feira (02). Desta vez, um jovem de 22 anos, identificado como Isac Gabriel Sá, foi morto na Travessa Alto Pereira, no Bairro São Félix. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, Isac foi executado com três tiros na cabeça e morreu na hora. A causa do crime ainda é desconhecida. A 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) esteve no local para registrar a ocorrência. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia. O corpo de Gabriel foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) para ser necropsiado. Até o momento, ninguém foi preso. A Polícia Civil instaurou um inquérito e investiga o caso.

Brumado: Secretaria de saúde resolve pendências de válvulas de respiradores e UTI Covid já recebe pacientes Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após inauguração, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid de Brumado recebeu os primeiros pacientes ainda na sexta-feira (02). O site Achei Sudoeste apurou que três pacientes estão internados nos leitos já disponibilizados pela unidade intensiva. De acordo com o que foi apurado por nossa reportagem, vários pacientes foram regulados para a UTI brumadense, mas haviam alguns respiradores sem válvulas (veja aqui), não sendo possível recebê-los. Já noite desta sexta-feira, o secretário de saúde local, Cláudio Soares Feres, garantiu que a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) cumpriu sua parte em enviar todos os aparelhos para equipar a unidade intensiva, porém ficaram pendentes algumas válvulas de respiradores, o que não impediu o início da operação da UTI. Ainda de acordo com Feres, o município conseguiu válvulas emprestadas no Hospital de Base de Vitória da Conquista e já estão sendo instaladas no local. Feres ainda assegurou que a secretaria de saúde de Brumado já abriu um processo para adquirir as peças. Otimista, o secretário frisou que neste final de semana, a UTI de Brumado estará recebendo os demais pacientes já regulados, reafirmando que o equipamento será um grande auxílio na recuperação de diagnosticados com o novo coronavírus.

Dois óbitos de Covid-19 são registrados nas últimas 24h em Brumado

Nesta sexta-feira, 02 de abril, o município de Brumado registra 7149 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 17264. Entre os diagnósticos: 46 internações, 126 óbitos, 796 pacientes em tratamento e 6227 recuperados. No momento, 82 ainda aguardam resultado laboratorial e 8955 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Brumado: Após inauguração, UTI Covid ainda não recebeu pacientes por falta de válvulas dos respiradores Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Inaugurada no final da tarde da última quinta-feira (01), a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid, no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, em Brumado, ainda não recebeu pacientes, por falta de válvulas dos respiradores. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, na tarde desta sexta-feira (02), os equipamentos ainda não foram enviados pela Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab). A unidade de UTI Covid tem 10 leitos (veja aqui). Já a ala de retaguarda, dos dez leitos disponíveis, nove estão ocupados, com pacientes de várias regiões da Bahia, regulados pela Sesab. De acordo com o diretor clínico do Hospital Municipal, Coulibaly Abdoulaye, os pacientes dos leitos de retaguarda não precisam de respiradores e por isso, a unidade segue normalmente com seu atendimento semi-intensivo.

'Cofre do crime' no interior de São Paulo tinha R$ 2,7 milhões em dinheiro vivo Foto: Reprodução/EPTV

A Polícia Civil informou, na quinta-feira (1º), que chega a R$ 2.703.500,00 a quantia em dinheiro vivo apreendida em um apartamento na zona Sul de Ribeirão Preto (SP). A apreensão foi realizada, durante uma operação da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic). Segundo o delegado Cézar Augusto de França, titular da Delegacia de Investigações Gerais (DIG), o valor será depositado em uma conta judicial. França afirma que o imóvel era usado como uma espécie de cofre do crime. Dois mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça foram cumpridos no endereço após o setor de inteligência identificar dois suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas. Nesta quinta-feira, os agentes estiveram no local e foi preciso arrombar o apartamento. Um dos cômodos guardava o dinheiro dividido em malas, sacolas e bolsas. Nenhum dos suspeitos estava no imóvel na hora da operação. “Pelo serviço de inteligência, é dinheiro oriundo de crime. Por ser notas diversas, com certeza é tráfico de drogas. Agora daremos sequência às investigações”, disse o delegado. A polícia ainda apreendeu um telefone via satélite, celulares, rádios comunicadores e até pneus de avião. Os suspeitos são investigados por organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Governo da Bahia faz campanha emocionante sobre Covid-19 Foto: Reprodução/Redes Sociais

O Governo da Bahia divulgou um vídeo impactante sobre o perigo da Covid-19. Ao som da música Naquela Mesa, de Nelson Gonçalves, a campanha mostra famílias preparando refeições, em clima alegre. De acordo com o Metrópoles, no entanto, com os pratos servidos, a câmera foca nas cadeiras vazias e retrata a dor da perda de um familiar. O vídeo ainda segue com a narração: “Não deixe que o coronavírus tire alguém da sua família. Evite aglomerações e faça a sua parte para que juntos a gente possa vencer essa doença”.

Homem é preso suspeito de estuprar menina de 10 anos em Tremedal Foto: Karlos Produções

Um homem suspeito de estuprar uma menina de 10 anos foi preso em Tremedal, município da região sudoeste da Bahia. Segundo a Polícia Civil, a prisão foi feita nesta quinta-feira (1º). De acordo com a polícia, a vítima era vizinha do suspeito e vivia em situação de vulnerabilidade social. A polícia, porém, não deu detalhes sobre quando o crime aconteceu. Policiais da delegacia da cidade solicitaram medidas protetivas para a criança. Um mandado de prisão preventiva foi expedido contra o suspeito e cumprido por policiais da delegacia do município. Ele será encaminhado para o sistema prisional da região.

Prefeito exalta parceria com o Estado na inauguração da UTI Covid de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) destacou que a inauguração dos 10 leitos de UTI Covid no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto (veja aqui) contou com a importante colaboração do Governo do Estado para sua viabilização. Segundo o gestor, a inauguração é fruto de muito esforço e trabalho em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). O contrato de prestação do serviço possui caráter emergencial de seis meses. Muito antes do período, o prefeito espera que o equipamento de saúde fique subutilizado em razão da diminuição expressiva de pacientes infectados que necessitem de terapia intensiva.

Prefeito de Curitiba cria projeto de lei para multar quem distribuir comida a sem-teto sem autorização Foto: Divulgação

O prefeito de Curitiba, capital do Paraná, Rafael Greca (DEM), encaminhou à Câmara Municipal da cidade um projeto que prevê multa para quem distribuir comida aos sem-teto sem autorização do Executivo Municipal. De acordo com informações do portal G1, a proposta sugere que o “distribuir alimentos em desacordo com os horários, datas e locais autorizados pelo Município de Curitiba”, poderá ser multado de R$ 150 a R$ 550, após advertência. O projeto entrou entre as votações do Legislativo municipal na última segunda-feira (29), junto com um requerimento pedindo que fosse votado em regime de urgência na última quarta-feira (31). Contudo, os vereadores decidiram que a matéria terá tramitação habitual. Ao saber do projeto de lei, organizações não governamentais e grupos de voluntários que distribuem os alimentos aos sem-teto fizeram uma carta aberta. “Em meio a tantos problemas, tantas demandas não cumpridas, tantas possibilidades efetivas de resolver de forma eficaz o problema, a atitude é esta: proibir e penalizar quem faz”, lamentam através do documento. A prefeitura justifica que a iniciativa busca acabar com o “descompasso” no fornecimento de marmitas aos quase três mil sem-tetos da cidade. A administração alega que em alguns momentos os alimentos são oferecidos em exagero e, em outros, faltam alimentos. A prefeitura defende que a distribuição dos alimentos sem controle é arriscada. Assim, a ideia é que também seja instituído um cadastro dos grupos e ONGs de voluntários, para que haja controle sanitário e distribuição em locais específicos. Para a gestão, quando há o fornecimento exacerbado, os resíduos deixados pelos sem-teto acabam atraindo vetores urbanos e pragas.

Guajeru: Menino diz que teve sonho realizado por dentista quase 5 anos após tratamento Foto: Reprodução/G1

O sonho simples de sorrir e a transformação de duas vidas: Ryan Coutinho, hoje com 10 anos, e Amanda Mattos, dentista que ficou sensibilizada com a história do garotinho da zona rural de Guajeru, a 63 km de Brumado, que queria apenas ser igual aos coleguinhas (veja aqui). Após quase cinco anos do início do tratamento, Ryan já é dono de um sorriso próprio, sem o auxílio das próteses que usou durante esse período. “Estou me sentindo muito feliz, porque eu tenho os meus dentes hoje. E hoje eu não sou mais 'banguelo' que nem antigamente não. Hoje eu sou outra pessoa”, contou Ryan ao G1. “Eu brinco, eu 'rio', antes eu não tinha dente, eu não ria, eu só fazia fechar a boca, que eu não podia rir, né, porque só saía a gengiva. Mas agora não. Agora eu posso rir porque eu tenho meus dentes”, completa o garotinho. Em 2016, a história dele foi compartilhada pela dentista Amanda Mattos e emocionou milhares de pessoas pelo gesto simples da dentista, mas transformador para a vida de Ryan. “Ele sofre um processo de agenesia [anomalia caracterizada pela ausência congênita de dentes]. Tem uns dentes que ele não vai ter. Não sabemos se é questão genética, ou se foi arrancado precocemente”, conta Amanda. A história ganhou repercussão nacional através do programa Encontro com Fátima Bernardes, da Rede Globo de Televisão (veja aqui).

Guajeru: Menino diz que teve sonho realizado por dentista quase 5 anos após tratamento Foto: Reprodução/G1

À época que a dentista começou a fazer o tratamento de Ryan, ele tinha 6 anos. No dia em que colocou a primeira prótese, ele emocionou a equipe ao se levantar da cadeira de assistência odontológica e começar a chorar. Ainda hoje, quando lembra desse momento, Amanda vai às lágrimas. “Eu me emociono sempre com essa história porque foi uma atitude que não imaginava que iria fazer tão bem na vida dele como foi. Para mim foi um simples trabalho de uma prótese, mas pra ele foi uma mudança de vida”. “Não era só dente, era muito além daquilo. Hoje ele conversa com todo mundo, brinca, a fala melhorou, uma mudança de vida no geral. Hoje ele entra sorrindo. Antes, ele vivia com blusa com capuz, para se esconder”, lembra. Amanda conta também que o tratamento deve seguir até a fase adulta. “Estamos preparando ele para correção ortodôntica para os dentes que ele tem. Preparação de espaços, estímulo ósseo. 18 anos é uma previsão que a gente tem para fazer o implante definitivo dele”, conta. A dentista revela que o sucesso da história de Ryan foi um divisor de águas na vida pessoal e profissional. Para ela, o grande ensinamento é o poder da multiplicação. “É ver o outro com solidariedade e compaixão. Eu não fiz nada mais do que aprendi na faculdade, na rede pública. E um simples ato teve uma repercussão na vida dele”.

Guajeru: Menino diz que teve sonho realizado por dentista quase 5 anos após tratamento Foto: Reprodução/G1

Amanda ainda conta que estabeleceu um laço de amizade com Ryan e também não deixa de acompanhar o tratamento. “Ele tem 12 dentes, faltam 3 dos que ele terá. Para a idade, ele deveria estar em dentição mista (dentes de leite e permanente), com 24 dentes. A troca de dentes vai em média até os 13 anos. Hoje ele está sem prótese porque ele vai começar a usar aparelho”, conta Amanda. Apesar da pandemia do novo coronavírus ter reduzido a frequência das idas de Ryan ao consultório, o tratamento não foi interrompido e ele vai até Caculé, onde a dentista mora e atende em uma clínica particular, ao menos uma vez a cada três meses, com o carro da “feira”, que segue para a cidade aos sábados. “Ele gosta bastante de ir ao consultório. Quando a prótese desadaptou, ele ficou dois dias sem a prótese, mas quando ele veio no consultório, falou: agora estou bonito”. Mesmo com dificuldades financeiras, a mãe de Ryan, Fátima Coutinho, conta que faz questão de levar o filho para seguir com as consultas e acompanhamento. O esforço dela e do companheiro, que trabalham na roça e sobrevivem do que plantam, é recompensado com a transformação que o filho passou. “Ryan sorri, brinca, mudou bastante. Agora ele conversa mais, mesmo tímido. Antes, ele tinha vergonha, e agora ele se abriu mais, tem mais liberdade. Mudou muito mesmo”, diz Fátima.

Guajeru: Menino diz que teve sonho realizado por dentista quase 5 anos após tratamento Foto: Reprodução/G1

Com a pandemia, Ryan se divide em ajudar a mãe na roça, que dá o sustento da família, e fazer as tarefas da escola, que ele faz a cada 15 dias religiosamente. “Eu pego lá na escola, trago pra casa, ajudo ele a fazer, o que sei, o que a gente não sabe, a gente pesquisa no celular. E, com 15 dias, a gente leva para o professor corrigir e traz outra de novo. Ele tem feito as tarefas sempre”, conta. “Estou feliz. Amanda está acompanhando o tratamento do meu dente, e eu estou indo bem na escola. Já estou no quarto ano”, conta orgulhoso o garoto Ryan. Para a dentista, todos têm o poder de multiplicar e transformar o outro, depende de cada um. “Brotou uma sementinha nas pessoas, com poucas coisas a gente consegue fazer o bem ao outro”, afirma.

Matina: 400 kg de carne clandestina são apreendidos no Mercado Municipal e em supermercado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Com o apoio da Polícia Militar, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) apreendeu, no último domingo (28), 400 kg de carne de abate clandestino na cidade de Matina, a 179 km de Brumado. As carnes foram localizadas no Mercado Municipal e em um supermercado local. No mercado, a carne estava em péssimas condições de armazenamento, em um ambiente insalubre e com refrigeração imprópria. Diante das irregularidades, o funcionamento do local foi suspenso. Já no supermercado, a mercadoria não apresentava selo de fiscalização e a refrigeração era inadequada. O dono do supermercado foi autuado em flagrante pelos fiscais e pagará uma multa. Toda a carne foi incinerada. O fiscal agropecuário da agência fiscalizadora, Clemente Fernandes, disse que a ação faz parte de uma série de operações realizadas pela Adab na região.

Polícia prende 31 pessoas de família que pode ter matado mais de 100 em Rondônia Foto: William Andrade/Rede Amazônica

A Polícia Civil de Rondônia prendeu, nesta quinta-feira (1°), 31 pessoas suspeitas de fazerem parte de uma organização criminosa conhecida como “Mato Grosso”, que pode ter matado 100 pessoas em um período de dez anos. Todos os integrantes desse grupo são da mesma família. Segundo aponta a investigação da Operação Xeque-Mate, ao menos 30 assassinatos já estão confirmados e relacionados com a “Família Mato Grosso”, moradora de Monte Negro (RO). Ao todo, 35 mandados de prisões foram autorizados pela Justiça, e os agentes conseguiram cumprir 31 nas cidades de Ariquemes (RO), Monte Negro, Ouro Preto (RO), Jaru (RO), Porto Velho, Guajará-Mirim (RO), Costa Marques (RO), Paranatinga (MT) e Sapezal (MT). “Temos quatro suspeitos foragidos ainda, inclusive o líder da organização criminosa, que havia se evadido do presídio de Ariquemes no dia 21 de março, mas a polícia segue fazendo diligências”, afirma o delegado regional Rodrigo Camargo. Segundo o delegado, na operação desta quinta-feira foram apreendidas três armas de fogo com o grupo, além de cartuchos, munições e aproximadamente R$ 120 mil em espécie. Os policiais cumpriram ainda 21 mandados de busca e apreensão e 21 ordens de afastamento/quebra de sigilo telefônico contra os investigados.

Homem invade churrascaria no centro de Brumado e ameaça clientes e o dono do estabelecimento Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Bastante alterado e com uma faca na mão, um homem invadiu uma churrascaria localizada na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, bem no centro de Brumado. Anunciando um assalto, ele ameaçou clientes e o dono do estabelecimento. O fato aconteceu na quarta-feira (31). Os próprios clientes tentaram acalmar o homem, que gritava a todo o momento e intimidava o dono do local. Um dos clientes conseguiu acionar a polícia e, já na churrascaria, os policiais contornaram a situação e conduziram o indivíduo à delegacia. O caso está sendo investigado.

Colapso: Corpo de vítima da Covid-19 fica exposto em porta de UPA em Belo Horizonte Foto: Sindibel

Cinco pessoas morreram, com Covid-19, na Unidade de Pronto atendimento (UPA) do bairro Pampulha, desde quarta-feira (31). Por falta de espaço no necrotério da unidade, dois corpos foram deixados em frente à sala de emergência que fica na portaria da UPA na manhã desta quinta-feira (1º), aguardando remoção. A denúncia foi feita ao G1 pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belo Horizonte (Sindibel). Inicialmente, a informação dada era de que teria sido deixado um corpo na entrada da unidade, por falta de espaço no necrotério. Mais tarde, o Sindibel informou que eram dois. Segundo o Sindibel, desde a última sexta-feira (26), as UPAs da capital registraram 59 mortes por causa do coronavírus e dessas, 17 aguardavam uma vaga em leito de UTI. O sindicato afirma que na manhã desta quinta-feira (1º), 41 pacientes estão entubados nas unidades e relata que as UPAs não têm estrutura para atender pacientes graves. “As UPAs nunca vão deixar de atender pacientes, mas, com esse volume, o atendimento é feito de forma precária”, declarou Israel Arimar de Moura, presidente do sindicato. Israel afirma ainda que a UPA Pampulha, onde o corpo ficou exposto, “é uma das que mais está tendo problemas”. Ele relata que os profissionais da unidade estão exaustos. “Conversei com um médico intensivista da unidade nesta madrugada, e ele relatou que estão fazendo medicina de guerra”. A prefeitura de Belo Horizonte lamentou as mortes ocorridas na UPA Pampulha e esclareceu que “essas pessoas estavam sendo assistidas por profissionais na sala de emergência”. A prefeitura reforçou que “na Pampulha foi aberto o Centro de Saúde Santa Terezinha, onde está sendo feito o atendimento de pessoas que não apresentam sintomas respiratórios e são classificados como baixa e média complexidade. Além de casos de pediatria”.

UTI Covid de Brumado é inaugurada e já recebe primeiros pacientes Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No final da tarde desta quinta-feira (01), o Governo da Bahia e a Prefeitura de Brumado inauguraram, 10 leitos de UTI Covid - Unidade de Terapia Intensiva e 10 leitos de pós-intensivo no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) declarou que o projeto foi viabilizado muito rapidamente, tendo em vista o momento crítico vivido na cidade e em toda região em virtude do avanço da pandemia da Covid-19. Imediatamente após a inauguração, a UTI já recebeu os primeiros pacientes acometidos com a doença. “A regulação já foi iniciada pela Secretaria de Saúde do Estado. A gente estima que o equipamento terá uma demanda muito grande neste momento”, informou o gestor. Vasconcelos acredita que, apesar do grande número de infectados em toda região, a curva de progressão da Covid-19 começará a declinar muito antes de julho.

Produção industrial cai 0,7% em fevereiro, após 9 meses de alta Foto: Edvaldo de Souza/ EPTV

A produção industrial brasileira caiu 0,9% em fevereiro, na comparação com janeiro, interrompendo uma sequência de 9 altas consecutivas, segundo divulgou nesta quinta-feira (1º) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com fevereiro de 2020, porém, houve avanço de 0,4% – sexta taxa positiva consecutiva nessa base de análise. Em 12 meses, o setor acumula uma queda de 4,2%. No ano, ainda tem alta de 1,3%. O resultado veio pior que o esperado. As expectativas em pesquisa da Reuters com economistas eram de alta de 0,4% na variação mensal e de 1,5% na base anual. “Nos últimos meses nós já vínhamos observando uma mudança de comportamento nos índices da indústria, que, embora ainda estivessem positivos, já apresentavam uma curva decrescente, demonstrando um arrefecimento”, afirmou o gerente da pesquisa, André Macedo. Segundo o IBGE, com a interrupção da sequência de altas, o setor se encontra agora 13,6% abaixo do patamar recorde alcançado em maio de 2011 e 2,8% acima do nível pré-pandemia (fevereiro de 2020). A média móvel trimestral para o total da indústria mostrou variação positiva de 0,2% no trimestre encerrado em fevereiro, depois de registrar alta de 0,7% em janeiro e de 0,9% em dezembro (0,9%).

Secretário de saúde diz que Bahia está se preparando para possível terceira onda da Covid-19 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Governo da Bahia está se preparando para uma possível terceira onda da Covid-19. A informação foi confirmada pelo secretário estadual da saúde, Fábio Vilas-Boas. “Torço para que não seja, mas estamos nos preparando para que, se isso vier a acontecer, nós estejamos preparados”, afirmou. Segundo o secretário, o Estado está estocando materiais e medicamentos, bem como se estruturando em termos de equipamentos e leitos, para que os pacientes possam dispor da devida assistência. Vilas-Boas contou ainda que a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) também está mudando algumas abordagens terapêuticas e assistenciais. “Estamos conclamando as pessoas de alto risco, com comorbidades e mais de 60 anos, que aceitem serem internadas. Temos passado por situações hoje de famílias recusarem a oferta de um leito de internação clínica porque a pessoa será retirada de sua cidade. Peço aos secretários de saúde e aos prefeitos que convençam essas pessoas. Estamos diuturnamente trabalhando para domar a pandemia”, garantiu.

Preço do gás de cozinha sobe 5% a partir de hoje Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Petrobras vai aumentar o preço médio de venda do gás liquefeito de petróleo (GLP) em 5% para as distribuidoras hoje. O quilo do gás liquefeito de petróleo (GLP) produzido nas refinarias da Petrobras vai ficar, em média, R$ 0,15 mais caro. O quilo do produto passa a ser vendido a R$ 3,21 e o botijão de 13 kg, a R$ 41,68. Segundo a empresa, a alta reflete as movimentações da cotação internacional do petróleo, utilizado como insumo na produção do produto, além do câmbio. Este é o quarto aumento do ano. Em 2021, o número de reajuste e os percentuais de alta têm sido menores do que os praticados no comércio de gasolina e óleo diesel. Em nota, a empresa afirma que os valores praticados nas refinarias pela Petrobras são diferentes dos percebidos pelo consumidor final no varejo. A petroleira ressalta que até chegar ao consumidor são acrescidos tributos federais e estaduais, custos para envase pelas distribuidoras, além dos custos e margens das companhias distribuidoras e dos revendedores. O último reajuste realizado pela Petrobras foi em 1º de março, o que deixou o preço do botijão de gás de cozinha praticamente estável em R$ 83,25, frente à média de R$ 83,18 uma semana antes. No Rio, o preço médio está em R$ 75,99. O valor mais alto do combustível está na região Centro-Oeste, a R$ 120,00, mesmo após os impostos federais serem zerados para o botijão de 13 quilos de GLP.

Secretaria da Saúde da Bahia detecta variantes da Covid-19 de Manaus e do Reino Unido em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A secretaria da saúde da Bahia (Sesab) divulgou nesta quinta-feira (01), a detecção da circulação SARS-CoV-2 P.1, da linhagem B.1.1.28 (“variante de Manaus”) e SARS-CoV-2 B.1, da linhagem B.1.1.7 (“variante do Reino Unido) em amostras de pacientes do município de Brumado. De acordo com a Sesab, os resultados foram obtidos após a instalação de três novos termocicladores, que são equipamentos utilizados para detectar o Sars-CoV-2 (Covid-19) utilizando a técnica de biologia molecular do tipo RT-PCR, no Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA), que dobrou a velocidade de análise. Atualmente, a unidade já realizou mais de 950 mil exames do tipo RT-PCR desde o início da pandemia e deve chegar a 1 milhão nos próximos 15 dias. De acordo com o Lacen, a Bahia já sequenciou 176 amostras. “As variantes de maior atenção estão relacionadas as cepas do Reino Unido (B.1.1.7) e de Manaus (P1), que são consideradas mais contagiosas. Além de Brumado, juntas, elas foram detectadas nos municípios de Amargosa, Anguera, Cipó, Cruz das Almas, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Itabuna, Itapetinga, Irecê, João Dourado, Lauro de Freitas, Luís Eduardo Magalhães, Mutuípe, Salvador, Santa Luz, São Sebastião do Passé e Serra Preta”, destaca Arabela Leal, diretora geral do Lacen-BA. Além das variantes de Manaus e do Reino Unido, já foram detectadas na Bahia cepas do Peru e Rio de Janeiro.

OMS recomenda que ivermectina não seja usada em pacientes com Covid-19 Foto: Reprodução/TV Vanguarda

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, nesta quarta-feira (31), que não recomenda o uso da ivermectina no tratamento de pacientes diagnosticados com a Covid-19. A recomendação foi divulgada em um comunicado em que a agência internacional afirma que o uso do medicamento em infectados pelo Sars-CoV-2 deve ser feito somente em ensaios clínicos, dentro de protocolos de pesquisa. O órgão orienta que o antiparasitário não seja administrado “independentemente do nível de gravidade ou de duração dos sintomas” da Covid-19. É importante lembrar que o uso indiscriminado de remédios pode causar problemas sérios de saúde. O Brasil já registra casos de pessoas que entraram na fila do transplante em São Paulo por problemas hepáticos devido ao uso de medicamentos do “kit Covid”. O consumo exagerado da ivermectina, por exemplo, vem resultando em casos de hepatite medicamentosa, uma grave inflamação do fígado.

Macaúbas: Líder do tráfico é preso na capital paulista Foto: Divulgação/SSP-BA

Um dos líderes do tráfico na cidade de Macaúbas, a 199 km de Brumado, foi preso na quarta-feira (31), em São Paulo, em operação conjunta deflagrado pelo Núcleo de Inteligência da 24ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin/Bom Jesus da Lapa) e o 43º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano. O criminoso também é investigado pelo crime de homicídio e já havia mandado de prisão expedido contra ele. Segundo o delegado coordenador da 24ª Coorpin, Jackson Trindade Neves, o traficante foi capturado após dois meses de intensa investigação com o apoio da polícia paulista. “No momento da prisão, ele nos apresentou uma Carteira Nacional de Habilitação falsa e também responderá pelo crime de documento falso”, relatou.

Arquivo