Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

06/Jan/2015 - 14h00

Pernilongos fazem brumadenses pedirem retorno do carro fumacê

Pernilongos fazem brumadenses pedirem retorno do carro fumacê Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Tanto nas redes sociais quanto nas conversas do dia a dia dos brumadenses o tema do momento está sendo a quantidade de pernilongos, que vem incomodando e tirando o sono dos munícipes. A infestação do mosquito virou até piada e alguns têm levado o assunto com bom humor. Os populares estão fazendo de tudo para afastar os mosquitos, que, além de picar, ainda fazem barulhos que incomodam bastante. Quem mora nas proximidades do Rio do Antônio ou dos riachos que cortam o município sofre mais e costuma queimar chifre de boi para espantar os insetos; outros utilizam inseticidas, repelentes, mosquiteiros, ventiladores e raquetes elétricas. Mesmo assim, o inseto continua incomodando. Por conta da situação, os moradores cobram que o setor de endemias volte a utilizar o carro fumacê para diminuir a infestação do mosquito. 

Pernilongos fazem brumadenses pedirem retorno do carro fumacê Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O site Brumado Notícias ouviu o coordenador da Vigilância Epidemiológica (VIGEP) do município, Fábio Azevedo, que esclareceu que o produto usado pelo carro fumacê não pode ser utilizado para combater as muriçocas, pois poderia causar um desequilíbrio ecológico afetando outros insetos, como alguns que são predadores do mosquito transmissor da dengue. “O uso do fumacê agora colocaria a cidade em risco com o mosquito da dengue, pois o mesmo poderia criar resistência ao UBV e com isso sua proliferação poderia causar um grande surto da dengue e da Chikungunya na cidade”, explicou o coordenador. Azevedo disse ainda que é natural o aumento das muriçocas no período pós-chuva, vez que os rios, riachos e aguadas estão cheios e a vegetação verde, o que torna o ambiente propício para a procriação dos insetos.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo