Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Jair Bolsonaro anuncia sanção de MP sobre redução de jornada e salário na pandemia Foto: Marcos Corrêa/PR

O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta segunda-feira (6) em uma rede social a sanção da medida provisória (MP) que permite a redução da jornada de trabalho e do salário em razão da pandemia do novo coronavírus. Bolsonaro não informou se houve vetos a trechos da proposta aprovada pelo Congresso Nacional. O texto foi aprovado pelo Senado em 16 de junho. O objetivo da medida, editada pelo governo federal em abril, é preservar empregos e renda neste período de pandemia, em que a crise econômica foi agravada. O texto permitiu às empresas reduzirem a jornada de trabalho com a diminuição proporcional de salários. A MP também autorizou a suspensão temporária de contratos de trabalho. As regras estavam em vigência desde a edição da medida. Com a aprovação da proposta pelo Congresso e com a sanção presidencial, o texto da MP foi transformado em lei. De acordo com o Ministério da Economia, até meados de junho, o chamado Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda – criado pela MP – já preservou mais de 10 milhões de postos de trabalho.

Vigilância Sanitária interdita festa clandestina em sítio na zona rural de Caetité Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma festa de aniversário clandestina, que acontecia em um sítio na zona rural de Caetité, a 100 km de Brumado, foi interditada pela vigilância sanitária da cidade. O órgão recebeu denúncia de que jovens estariam se aglomerando no local, sem qualquer tipo de prevenção contra o coronavírus. Na última quinta-feira (02), uma equipe da vigilância municipal se deslocou à localidade de Tábua, onde encontrou dezenas de jovens e adolescentes fazendo uso de bebidas alcoólicas. De acordo com o Radar 030, a operação resultou na suspensão da festa, que acontecia desde o início da tarde. Os nomes dos envolvidos não foram divulgados. Ninguém foi detido ou levado à delegacia.

Reforma tributária está pronta para ir ao Congresso, diz ministro Paulo Guedes Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A proposta de reforma tributária está “absolutamente pronta” e deve enviada nos próximos dias ao Congresso, disse o ministro da Economia, Paulo Guedes. Ele participou de uma transmissão ao vivo com empresários e também disse esperar que os parlamentares aprovem, nos próximos 90 dias, projetos para atrair investimentos privados ao país. “[O modelo de reforma tributária] já está pronto. Está absolutamente pronto para ser disparado. Primeiro de janeiro deste ano já estava tudo combinado”, disse Guedes. No início do ano, o Congresso criou uma comissão mista especial para fundir as duas propostas de reforma tributária da Câmara e do Senado sobre o tema, mas a pandemia do novo coronavírus adiou os trabalhos. O Ministério da Economia apresentaria uma emenda, por meio de um deputado da base aliada, para incluir as sugestões do governo ao texto. O ministro também prometeu dar prioridade a projetos para estimular investimentos privados, como a proposta que reformula o mercado de gás e a nova regulamentação da navegação de cabotagem. Segundo ele, a aprovação do novo marco legal do saneamento mostra que o Congresso pode aprovar projetos de interesse do governo durante a pandemia e as propostas podem ser votadas em até três meses. “Tudo isso [projetos para atrair investimentos] pode ser aprovado em 60 a 90 dias. E isso significa destravar os investimentos. Daqui a dois, três meses, se já mudamos o marco regulatório agora, os investimentos já estão sendo disparados”, declarou o ministro.

Casos de embriaguez ao volante aumentam na cidade de Livramento de Nossa Senhora Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Aos finais de semana, policiais da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) recebem inúmeras denúncias de motoristas e motociclistas que trafegam pelas ruas de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, em visível estado de embriaguez. Segundo informou a 46ª CIPM ao site Achei Sudoeste, as ocorrências acontecem de dia e de noite, aumentando a insegurança da população no trânsito local. De acordo com a polícia, todos os condutores abordados são conduzidos a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde os médicos plantonistas constataram que os denunciados estavam sob a influência de álcool. Em seguida, os mesmos são apresentados pelos policiais militares à Delegacia Territorial. A 46ª CIPM lamenta a situação.

Polícia incinera mais de 16 mil pés de maconha em roça na cidade de Jaguarari Foto: Divulgação/SSP-BA

A Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Caatinga incinerou, neste domingo (5), mais de 16 mil pés de maconha em uma roça encontrada no distrito de Pilar, município de Jaguarari, no norte de Bahia. As informações são da Secretaria de Segurança Pública (SSP). A roça estava dividida em quatro cultivos, com mudas de diferentes tamanhos, em uma região de difícil acesso. De acordo com o subcomandante da Cipe Caatinga, capitão Mário Baeta, os criminosos usavam baldes para irrigar o cultivo. “Também desmontamos um rancho utilizado como acampamento e apreendemos pás e enxadas no local”, falou. Na operação, também foram apreendidos 15 kg de maconha seca, dois litros de sementes e mudas frescas da erva. Todo o material foi encaminhado para a Delegacia Territorial (DT) de Senhor do Bonfim, onde o caso foi registrado.

Cerca de 70 pessoas participam de Corona Fest em Riacho de Santana Foto: Divulgação/PM

Após denúncia anônima, policiais da 38ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) interromperam uma festa que acontecia na noite deste domingo (05), no Bairro Mato Verde, em Riacho de Santana, a 177 km de Brumado. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, cerca de 70 pessoas participavam do evento divulgado como Covid Fest. No local, a PM prendeu o suposto organizador do evento por descumprimento de medida sanitária e desacato. Na operação também foram apreendidos 11 veículos automotivos por descumprimento do Código de Trânsito Brasileiro.

Boletim Bahia registra mais de 1.231 novos casos de Covid-19 em 24 horas Foto: Mateus Pereira/GOVBA

A Bahia registrou, nas últimas 24 horas, 1.231 novos casos de Covid-19, segundo informações divulgadas no último boletim da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), na tarde desta segunda-feira (6). Conforme o órgão, em um dia, foram registradas 61 novas mortes em decorrência da doença. Com isso, a Bahia chega a 88.279 casos confirmados de Covid-19 e 2.168 mortes, desde o início da pandemia. De acordo com a Sesab, a taxa de crescimento no número de casos, nas últimas 24 horas, foi de +1,4% e +2,9% no número de mortes. Até o momento, segundo a Sesab, 59.779 pessoas que foram contaminadas pelo novo coronavírus no estado já se recuperaram. Outras 26.332 estão com o vírus ativo, ou seja, podem transmitir para outras pessoas. O boletim também contabiliza 182.555 casos descartados e 87.239 em investigação. Estes dados, segundo a Sesab, representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17h desta segunda. Na Bahia, 9.983 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

Prefeitura de Anagé decreta lockdown para conter avanço da Covid-19 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A prefeitura de Anagé, a 80 km de Brumado, decretou a proibição das atividades não-essenciais, formais e informais, o chamado lockdown, desde a última segunda-feira (6). Segundo o G1, a medida valerá durante oito dias. “Lockdown” é uma expressão em inglês que, na tradução literal, significa confinamento ou fechamento total. Anagé é o primeiro município da região a decretar a medida como forma de conter o avanço da Covid-19. De acordo com a prefeitura, os serviços essenciais como farmácias, serviços de saúde de urgência e emergência, postos de combustíveis, funerárias, distribuidoras de gás e água em sistema de delivery, órgãos públicos encarregados da realização de atividades essenciais e provedores de internet, funcionarão cumprindo as regras sanitárias de uso de máscaras, higienização e não aglomeração. Conforme a prefeitura, os supermercados, mercados, açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros, quitandas, restaurantes e lanchonetes funcionarão apenas em sistema de delivery.

Coronavírus: Cientistas reforçam chance de transmissão pelo ar

Desde que o novo coronavírus começou a dar sinais de que não era, afinal, só uma “gripezinha”, grupos de cientistas e a Organização Mundial da Saúde (OMS) entraram em conflitos de ideias com o intuito de buscar entender as formas de transmissão da Covid-19. No começo da pandemia, o órgão foi criticado por demorar a oficializar o uso de máscaras. Mais recentemente, um membro da OMS afirmou que a transmissão por pessoas assintomáticas é rara, mas, diante de críticas de alguns infectologistas, voltou atrás e tratou o caso com um “mal-entendido”. Na próxima semana, um novo desacordo pode acontecer. Cerca de 239 especialistas de 32 países assinaram uma carta aberta que será veiculada na revista americana Clinical Infectious Diseases afirmando que o novo coronavírus está no ar, e que pode infectar as pessoas. O texto ainda pede que a OMS tenha um maior reconhecimento do papel da propagação aérea do Covid-19 e a necessidade de os governos implementarem medidas de controle. Entre elas estão: o uso de máscaras em lugares fechados e socialmente distantes, a minimização do ar de recirculação e a adição de filtros mais poderosos em sistemas de ventilações em escolas, residências, empresas e lares de idosos, além de luzes ultravioletas para matar partículas virais flutuando em pequenas gotas dentro de casa. Na atualização mais recente lançada sobre o coronavírus, no dia 29 de junho, a OMS, afirma que a transmissão aérea do vírus só é possível após procedimentos médicos que produzem aerossóis ou gotículas menores que 5 mícrons (Um mícron é igual a um milionésimo de metro) e que a transmissão entre pessoas acontece principalmente por meio de gotículas respiratórias e contato. Em entrevista ao jornal americano The New York Times, cientistas e consultores da OMS disseram que a OMS, apesar das boas intenções, está fora de sintonia com a ciência e que, principalmente, seu comitê de prevenção e controle de infecções é lento na atualização de orientações e está vinculado a uma visão rígida e excessivamente médica das evidências científicas.

Brumado: Volta às aulas deve ocorrer até o final de julho através de sistema online Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O retorno às aulas na cidade de Brumado deve acontecer no final deste mês de julho através de plataforma online. O projeto está sendo discutido entre a Secretaria Municipal de Educação e o Sistema de Gestão Escolar. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o professor Adriano Santos adiantou que a volta às aulas na cidade deve mesclar encontros presenciais com o ensino à distância a fim de garantir a segurança de toda comunidade escolar nesse momento de pandemia. “O Ministério da Educação definiu como não obrigatório os 200 dias letivos, mas obrigatório o cumprimento das 800 horas. Toda a plataforma já está estruturada. Estamos aguardando apenas o start da Secretaria de Educação no que diz respeito à liberação do Conselho Municipal pra podermos fazer o treinamento com os professores e darmos início à utilização da plataforma de educação à distância”, explicou. O professor frisou que, mesmo com o retorno das aulas presenciais, a plataforma à distância será mantida devido ao fato de que alguns alunos permanecerão afastados em razão de alguma comorbidade ou mesmo pela insegurança dos pais em mandá-los para a escola nesse período. “Não podemos obrigar ninguém a retornar nesse momento. O que podemos é criar possibilidades para que os alunos tenham acesso ao conhecimento. Esse retorno se dará com a maior tranquilidade possível e nós estamos dando o suporte tecnológico”, garantiu.

Jair Bolsonaro faz exame de coronavírus e já toma hidroxicloroquina Foto: Isac Nóbrega/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro está com suspeita de Covid-19. Com febre de 38°C, o presidente vem sentido mal-estar desde sábado e foi ao Hospital das Forças Armadas (HFA) na noite desta segunda-feira para fazer uma ressonância do pulmão. Ao retornar ao Palácio da Alvorada, ele fez um teste para saber se está com coronavírus. Mesmo sem saber o diagnóstico, o presidente já começou a tomar hidroxicloroquina com azitromicina. De acordo com o jornal o Globo, não há comprovação científica da eficácia do uso destes medicamentos. O resultado do exame deve ficar pronto nesta terça-feira (07).

Tanhaçu confirma os dois primeiros casos da Covid-19 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O município de Tanhaçu, a 74 km de Brumado, confirmou na noite da última segunda-feira (06), os dois primeiros casos da Covid-19, o novo coronavírus. Segundo informou a secretaria de saúde ao site Achei Sudoeste, os resultados dos exames Rt PCR onde foram diagnosticados como positivos pelo Laboratório Central (Lacen). De acordo com a pasta, tratam-se de dois colaboradores que residem em outros municípios e que prestam serviços em uma empresa em Tanhaçu. Esses colaboradores apresentaram quadros de síndrome gripais nos últimos dias, foram isolados do convívio social e permanecerão por mais 14 dias em isolamento domiciliar e sobre o monitoramento da equipe de saúde da cidade. Todos os colaboradores da referida empresa foram testados negativo e permanecem sob monitoramento pela equipe de saúde. “Pedimos a todos que mantenham o isolamento social e o uso da máscara”, disse a secretaria de saúde do município.

Vitória da Conquista: Herzem Gusmão defende uso da cloroquina contra o coronavírus Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Médicos infectologistas da cidade de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, estão realizando estudos a fim de desenvolver um protocolo de combate à Covid-19. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito Herzem Gusmão (MDB) disse que há uma tendência real que aponta para a eficiência do uso da Cloroquina nos pacientes infectados. Ele informou, inclusive, que já encaminhou ao Governo Federal um pedido para recebimento de lotes do medicamento para a cidade. Questionado se usaria a Cloroquina caso fosse necessário, o gestor garantiu que sim. “Em um país onde já morreu mais do que a lotação do Mineirão, precisamos ter muito cuidado. Estou extremamente preocupado com o quadro da Bahia. Todos nós precisamos aceitar essa realidade, precisamos conviver com essa doença com o uso da máscara, do álcool gel, com o distanciamento social e com todas as medidas necessárias”, defendeu.

Câmara de Brumado vota pela admissibilidade do processo de impeachment de Eduardo Vasconcelos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Aconteceu na noite desta segunda-feira (06), na Câmara Municipal de Brumado, a votação que definiu pelo acatamento do processo de impeachment contra o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB). As denúncias foram apresentadas pela Auditoria Pública Cidadã da Bahia (Aucib), que viu irregularidades na utilização de precatórios do Fundef. 

Câmara de Brumado vota pela admissibilidade do processo de impeachment de Eduardo Vasconcelos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Apesar das recomendações da casa legislativa, muitas pessoas se aglomeram do lado de fora do local. Dentro da plenária, as cadeiras estão ocupadas de forma a manter o distanciamento social. A Polícia Militar faz vigilância na região a fim de garantir a segurança de todos os presentes. Por 9 votos a 4 a proposta foi aprovada. 

Câmara de Brumado vota pela admissibilidade do processo de impeachment de Eduardo Vasconcelos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Votaram a favor pelo acatamento os vereadores: Ilka Abreu, Leonardo Vasconcelos, Edmilson Aguiar, Girson Lêdo, Elias Piau, Reinaldo Brito, Zé Ribeiro, Luiz Carlos Palito e Wanderley Amorim. Foram contra os parlamentares: Lia Teixeira, Gláudson Dias, Zé Carlos de Jonas e José Santos.

Covid-19: Testes da vacina chinesa em São Paulo começam no dia 20

O governador do estado de São Paulo, João Doria (PSBD), anunciou que os testes da CoronaVac, vacina desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac Biotech Co., Ltda em parceria com o Instituto Butantan, serão iniciados no dia 20 deste mês. A inscrição de interessados, que devem ser obrigatoriamente profissionais da saúde trabalhando no atendimento de pacientes com Covid-19, começam na próxima segunda-feira, 13. O cadastramento ocorrerá via aplicativo para celular a ser divulgado na próxima semana. Os participantes devem ter mais de 18 anos, não ter histórico de infecções pelo novo coronavírus, não participar de outros estudos do tipo, não estar grávida ou planejando engravidar nos primeiros três meses de estudo, não ter doenças que afetem a resposta imune nem outras alterações que impeçam o cumprimento dos procedimentos do estudo, como transtornos mentais e distúrbios de coagulação. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou os testes na sexta-feira, 3. As análises devem ocorrer com 9.000 voluntários em São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná, além do Distrito Federal. De acordo com o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, a empresa farmacêutica tem capacidade de produzir 100 milhões doses até setembro.  Até o fim do ano, diz Covas, a empresa poderá chegar até 500 milhões de doses. O acordo preliminar prevê 60 milhões de doses para o Brasil, caso a vacina prove sua efetividade.

Brumado: Mais 11 pacientes estão curados da Covid-19

Neste segunda-feira (06) o município de Brumado registra 219 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O número representa 10,61% do total de 2.066 notificações. Entre os diagnósticos: 0 internação, 3 óbitos, 46 pacientes em tratamento e 170 recuperados. No momento, 49 ainda aguardam resultado laboratorial e 686 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Iuiú confirma primeiro caso do novo coronavírus

O município de Iuiú, a 237 km de Brumado, registrou o primeiro caso de coronavírus nesta segunda-feira (6). A informação foi confirmada pelo prefeito Reinaldo Góes (PSD) através de suas redes sociais. Trata-se de um paciente de 40 anos, do sexo masculino, residente no distrito de Pindorama. Ele está em isolamento domiciliar e assintomático. Segundo o prefeito, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, está tomando todas as medidas necessárias visando garantir o isolamento do paciente, de familiares e possíveis contatos.

Covid-19: Rui Costa prorroga suspensão de aulas, transporte e atividades na Bahia Foto: Reprodução

O governador Rui Costa (PT) prorrogou as medidas restritivas de combate à propagação da Covid-19, cujo decreto venceria nesta segunda-feira (6). Entre as determinações, estão mantidas a suspensão das aulas nas redes públicas e privadas e do transporte intermunicipal em 356 cidades baianas. A prorrogação prevê também que atividades que envolvem aglomeração de pessoas, como eventos esportivos, religiosos, shows, feiras, passeatas, aulas em academia de danças e ginástica, abertura e funcionamento de zoológicos, museus, teatros e outros também seguem suspensas.

Rio do Antônio: Jovem de 27 anos morre após sofrer acidente de moto Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O jovem Fernando Pinheiro, conhecido como Peixe, de 27 anos, morreu neste domingo (05), após sofrer um acidente de moto quando seguia de Caculé para Ibiassucê. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, Fernando foi encontrado gravemente ferido na manhã do domingo. O Samu 192 foi acionado e prestou o socorro. O jovem seria transferido para Guanambi, mas veio a óbito durante o percurso até o hospital. Natural de Rio do Antônio, Fernando morava em Ibiassucê. Não há informações sobre as causas do acidente.

Brumado: Líder do prefeito apresenta defesa contra denúncias e reafirma que Aucib atua com motivação politiqueira Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Câmara de Vereadores de Brumado vota nesta segunda-feira (06) se dará ou não andamento ao pedido de impeachment, apresentado pela Auditoria Pública Cidadã da Bahia (Aucib), contra o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos. Líder do prefeito na Câmara, o vereador José da Silva Santos (PSB), popular Santinho, argumentou que a Justiça Federal autorizou o uso da verba de precatórios do Fundef nas obras de construção e melhorias das estradas utilizadas no transporte dos alunos às escolas. “Nós temos fundamento para que não seja aceito o pedido de impeachment. A denúncia feita pela Aucib, esse órgão que tem tentado diuturnamente destruir a gestão do governo de Eduardo, é mais uma forma política de trabalhar tentando não dar continuidade a essa gestão. Eles são oposição ferrenha a essa gestão. Tem jogo de interesse político no meio”, destacou. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o parlamentar afirmou que a Câmara não vai ser conivente com uma ação maléfica que quer prejudicar o desenvolvimento do município.

Um evento virtual assistido por milhões de pessoas! Trata-se do Congresso Anual das Testemunhas de Jeová, que, em 2020 terá o tema: “Não perca a alegria!”. Diferente dos anos anteriores, quando grandes reuniões foram realizadas em estádios, ginásios e outros auditórios, o programa do congresso deste ano será postado no site jw.org. Assim, pessoas do mundo todo poderão assistir, de suas próprias casas, aos discursos, entrevistas, vídeos e a um filme de duas partes, baseado em uma história da Bíblia. O início dos posts se dará em 11 de julho. A cada semana, serão divulgadas no site as diversas sessões do congresso. Para assistir, acesse o site jw.org, procure por Congressos 2020 e veja o vídeo de cada sessão.

BR-030: Homem para no acostamento para checar problema em veículo, é atropelado e morre Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na noite do último sábado (04), um caetiteense identificado como Ledivaldo José dos Santos, de 39 anos, morreu ao ser atropelado por uma carreta na BR-030, no trecho entre Brumado e o Distrito de Ibitira, em Rio do Antônio. Segundo informou a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) ao site Achei Sudoeste, ele teria parado no acostamento e descido para verificar um problema em seu veículo. Com o impacto, a vítima sofreu múltiplas fraturas e morreu no local. O motorista da carreta fugiu sem prestar socorro. O corpo de Ledivaldo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado e as circunstâncias envolvendo o acidente estão sendo apuradas pela polícia.

Motorista é detido por transportar madeira ilegal e mostrar documentos falsos no norte da Bahia Foto: Divulgação/PRF

Um motorista de 43 anos foi detido após 35,16 m³ de madeira serrada, sem licença ambiental, ser flagrada dentro do caminhão que ele dirigia, na BR 407, em Senhor do Bonfim, cidade do norte da Bahia, no domingo (5). Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), ele chegou a apresentar um guia florestal com indícios de falsificação. Conforme a PRF, durante a abordagem ao veículo, foi solicitado ao motorista os documentos de porte obrigatório e toda a documentação ambiental do carregamento. Os agentes então verificaram no sistema, e foi detectado que os documentos tinham indícios de falsificação, conforme pesquisa no site do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Ainda de acordo com a PRF, os pranchões de angelim, sapucaia, jarana e outras espécies saíram do estado do Pará e seguiam para a cidade de Capim Grosso, também no norte da Bahia. O motorista assinou o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), no qual se comprometeu a comparecer perante o Juizado Especial Criminal. Ele também foi apresentado na Delegacia de Polícia Judiciária e poderá responder por uso de documento falso.

Sessão da Câmara de Brumado será somente para votação do andamento ou não do impeachment do prefeito Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em nota enviada ao site Achei Sudoeste, a Câmara de Vereadores de Brumado informou que, na sessão desta segunda-feira (06), será apenas votado o andamento ou não do processo de impeachment apresentado contra o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB). Segundo o presidente, a votação não irá determinar a retirada imediata do prefeito do cargo em face das supostas irregularidades, não havendo, portanto, necessidade de aglomeração na casa legislativa.

Plantação com 4.5 mil pés de maconha é destruída em Muquém do São Francisco Foto: Divulgação/SSP-BA

Uma plantação com cerca de 4.500 pés de maconha foi encontrada no último sábado (4), município de Muquém do São Francisco, na região oeste da Bahia. Policiais da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Cerrado incineraram a droga. A descoberta ocorreu após a denúncia do plantio da droga na zona rural do município. Os policiais realizaram varreduras pela região e localizaram os pés de maconha em uma fazenda. Os policiais realizaram buscas pela propriedade, porém não localizaram o responsável por cuidar da droga. Quatro amostras dos pés de maconha foram recolhidas e apresentadas na Delegacia de Ibotirama, responsável por investigar o caso.

Arquivo