Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

02/Fev/2015 - 15h30

Juiz de Brumado e presidente da OAB-BA questionam denúncias do Fantástico contra advogados de Guanambi

Juiz de Brumado e presidente da OAB-BA questionam denúncias do Fantástico contra advogados de Guanambi Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Segundo denúncia exibida no dia 25 de janeiro, no programa Fantástico, da Rede Globo, advogados estariam extorquindo trabalhadores rurais no interior da Bahia, cobrando além do devido em custas processuais sobre o valor da aposentadoria dos mesmos. De acordo com a denúncia, 28 advogados já foram denunciados na Justiça Federal pelas extorsões, dentre os quais advogados da cidade de Guanambi. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o juiz Genivaldo Alves Guimarães, da comarca de Brumado, questionou o conteúdo das denúncias. “Vejo que isso tem que ser analisado com muita cautela porque nem tudo que foi mostrado pode corresponder a verdade. Acredito que um ou outro possa ter violado o código de ética”, disse o magistrado, ressaltando que a denúncia do programa generalizou o serviço de advocacia no município. O juiz declarou ainda que é sabido que em muitos casos o lavrador, após a prestação dos serviços em que conseguem as aposentadorias, não quer honrar os compromissos com os advogados. Guimarães acredita nas medidas punitivas que serão tomadas pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), caso sejam comprovadas as denúncias. 

Juiz de Brumado e presidente da OAB-BA questionam denúncias do Fantástico contra advogados de Guanambi Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O presidente da OAB/Bahia, Luiz Viana Queiroz, também disse a nossa reportagem que as denúncias precisam ser melhor apuradas. “O presidente do tribunal de ética Dr. Durval de Santos determinou a instauração de ofício de processos para apuração, garantindo ampla defesa e a presunção de inocência. Portanto, não estamos presumindo a culpa de nenhum dos nossos colegas advogados, mas achamos que foram fatos que merecem ser apurados. Achamos que a matéria pecou na sua generalização, pois os advogados baianos seguem o código de ética, que é muito rigoroso”, destacou Viana. Para o presidente, um número pequeno de advogados acaba maculando os serviços prestados pela categoria. Por isso, segundo ele, a sua gestão tem sido pautada na ética e com medidas punitivas para aqueles que preferem violar os valores da profissão. Viana relatou que há mais de 40 mil advogados credenciados na OAB do estado e que, durante seus dois anos à frente do órgão, 285 foram suspensos por faltas éticas de naturezas diversas. O presidente da sucursal baiana saiu em defesa dos advogados da cidade de Guanambi, porém garantiu atuação enérgica caso as denúncias sejam comprovadas. “Os advogados de Guanambi são um exemplo de correção, de honradez e trabalho. Aqueles que se desviarem terão a apuração e o rigor da OAB da Bahia”, assegurou Viana. Ele resumiu o posicionamento da OAB diante da imprensa e da defesa dos advogados. “Vejo com preocupação os colegas que se desviam e a forma como isso pode ser divulgado. A OAB defende a liberdade de imprensa e a liberdade jornalística, mas estará ao lado do colega que for ou se sentir ofendido na sua honra”, concluiu.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo