Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "03/2019"

23 Mar 2019 - 13:20h

O governo acompanha atentamente as novas movimentações de caminhoneiros, que ameaçam dar início a uma paralisação. A classe entende que os principais compromissos assumidos pelo governo Michel Temer no ano passado não estão sendo cumpridos. De acordo com a Veja, os monitoramentos são feitos pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI), que tem por missão se antecipar aos fatos para evitar problemas para o governo. As investigações apontam que teve início uma articulação por meio de mensagens de WhatsApp, que já começam a falar em paralisações para o dia 30 de março. O governo quer evitar, a todo custo, que qualquer tipo de paralisação aconteça. Não quer, nem de longe, imaginar que pode enfrentar o mesmo problema que parou o país no ano passado. Os primeiros dados são de que, neste momento, o movimento não tem a mesma força percebida no ano passado, mas há temor de que os caminhoneiros possam se fortalecer e cheguem ao potencial explosivo da última greve. Dentro do Palácio, o objetivo é ser mais ágil e efetivo e não deixar a situação sair de controle por ficarem titubeando sobre o assunto, como aconteceu com o ex-presidente Michel Temer, em 2018. Na semana passada, Wallace Landim, o Chorão, presidente das associações Abrava e BrasCoop, que representam a classe de caminhoneiros, teve reunião com o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni. Chorão também se encontrou com a diretoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e, ontem, se reuniu com o secretário executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio. Segundo Landim, os ministros disseram que, até a próxima semana, o próprio presidente Jair Bolsonaro deve se manifestar sobre os pedidos dos caminhoneiros.

23 Mar 2019 - 13:15h

Uma ponte que fica na BA-148, no trecho entre os municípios de Brumado e Livramento de Nossa Senhora, está com sua estrutura comprometida após as fortes chuvas que caíram na região. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a ponte está cedendo, o que pode provocar tragédias na localidade. 

A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) orienta que os condutores de veículos redobrem a atenção no referido trecho da rodovia. Na lateral da ponte, um enorme buraco foi aberto, o que compromete a estrutura, que já estava danificada. Até o prezado momento, a secretaria de infraestrutura da Bahia (Seinfra) não se pronunciou sobre o caso.

23 Mar 2019 - 13:05h

A polícia civil, em Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, apreendeu um veículo com sinais de adulteração. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a apreensão aconteceu na última sexta-feira (22). O veículo, um Citroen C3 Aircross, da cor preta, de placa com licença de Lages/SC, está à disposição da justiça na delegacia de Livramento. De acordo com o delegado Antônio Cláudio Pereira Oliveira, um inquérito foi aberto para apurar os fatos. O condutor do veículo já foi ouvido e uma perícia já foi solicitada pela polícia. Após a perícia, caso constatado que se trata de um veículo furtado ou roubado, será realizada a devida restituição ao legítimo proprietário.

23 Mar 2019 - 12:55h

Um ônibus que realiza o transporte coletivo na cidade de Brumado foi alvo de tiros na noite da última sexta-feira (22), no Bairro Urbis II. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a locomotiva fazia a linha do referido bairro do centro da capital do minério. Testemunhas acionaram a polícia e o Centro Integrado de Comunicações (Cicom) encaminhou uma equipe do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) ao local. O motorista apresentou aos policiais o ônibus danificado com os disparos em uma das janelas. No registro do fato, o motorista ainda informou a polícia que no momento vários passageiros estavam a bordo do veículo, inclusive, uma criança de três anos. Um boletim de ocorrência foi registrado na delegacia de Brumado.

22 Mar 2019 - 19:15h

Em nota de esclarecimento enviada ao site Achei Sudoeste, a vereadora Ilka Abreu (PR), autora do projeto de lei nº 007/2019, que prevê  a construção de um monumento ao candomblé na cidade de Brumado, disse que a proposta é decorrência de pedido formulado pela comunidade do candomblé no município. Abreu afirmou que é vereadora do povo e atende aos anseios dos brumadenses independente de classe, etnia, orientação sexual, renda, cultura, nível educacional, idade e religião. Na nota, a parlamentar ainda destacou que o Brasil é oficialmente um Estado Laico, com previsão de liberdade de crença religiosa aos cidadãos, além de proteção e respeito às manifestações religiosas. A construção será custeada por doações de particulares e instituições privadas, não gerando qualquer gasto ao município.

22 Mar 2019 - 16:30h

O Secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, afirmou que o estado deve inaugurar sete policlínicas até o fim do primeiro semestre de 2019. Ao todo, foram investidos mais de R$160 milhões. Os sete municípios que receberão as policlínicas serão: Jacobina, Paulo Afonso, Juazeiro, Senhor do Bonfim, Vitória da Conquista, Itabuna e Simões Filho. Até o final do ano, são previstas outras cinco policlínicas, nos municípios de Escada, Narandiba, Ribeira do Pombal,  São Francisco do Conde e Barreiras. Atualmente, a Bahia possui oito policlínicas regionais em funcionamento que atendem cerca de 4 milhões de pessoas. O secretário afirma que o índice de satisfação está próximo de 100%. As Policlínicas Regionais oferecem atendimento para até 18 especialidades diferentes. Além disso, realizam diagnóstico por imagem, incluindo tomografia e ressonância.

22 Mar 2019 - 16:00h

Investigadores da Polícia Civil conduziram na manhã de quinta-feira (21) três homens suspeitos de praticarem furtos em Brumado. Após informações de que um galpão teria sido arrombado durante a madrugada, os investigadores chegaram até os indivíduos Élio Santos da Rocha, 30 anos, Fernando Sérgio Trindade, 23 anos, e Gileno Rodrigues Júnior, 21 anos. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, no momento da abordagem, foram encontrados com os suspeitos três mochilas contendo grande quantidade de fios de cobre, de alumínio e diversas ferramentas. Na delegacia, um dos suspeitos confessou os furtos e informou onde os objetos estariam escondidos. Os policiais se dirigiram ao local e encontraram uma grande quantidade de ferramentas, tais como alicates, chaves de fenda, escadas de fibra, acessórios de informática e materiais eletrônicos. Os suspeitos e os objetos foram apresentados na Delegacia Territorial de Brumado, onde foram ouvidos e liberados pela não configuração do estado flagrancial. Os bens serão restituídos aos proprietários e os indivíduos conduzidos responderão pelos crimes em liberdade até posterior deliberação judicial.

22 Mar 2019 - 15:30h

Na noite desta quinta-feira (21), a guarnição da polícia foi informada por populares de que um indivíduo estaria traficando drogas no Bairro Bela Vista, em Tanhaçu, a 74 km de Brumado. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, a guarnição deslocou-se para o local, onde o indivíduo tentou fugir para um terreno baldio ao avistar a viatura. Segundo a polícia, quando alcançado, ele jogou no chão um pacote com 22 petecas de substância análoga à maconha. O indivíduo foi preso e apresentado na delegacia de Brumado.

22 Mar 2019 - 15:00h

Na última quinta-feira (21), em patrulhamento na zona rural de Candiba, a 166 km de Brumado, a Cipe Sudoeste, foi informada de que um indivíduo identificado como Joelson de Souza Fernandes, conhecido como Jó, consertava e fabricava armas em sua residência, na região de Lagoa de Felipe. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, a guarnição deslocou-se imediatamente para o local, constatando que o indivíduo usava a tornearia do irmão, sem a sua permissão, para consertos e produção de armas. 

Nos fundos do cômodo, no qual funciona a oficina, foi encontrada uma espingarda e várias peças como canos e coronha. Com o auxílio do pai do indivíduo, a guarnição encontrou o paiol (um compartimento de cimento com tampa de concreto, debaixo do chão, rodeado de algarobas), onde estavam escondidas várias espingardas, impermeabilizadas com uma câmara de borracha. Joelson não foi localizado - ele já tem uma passagem por roubo à mão armada. Todo material apreendido foi apresentado na Delegacia Territorial de Candiba.

22 Mar 2019 - 14:30h

Na noite da última quinta-feira (21), uma guarnição da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foi acionada e diligenciou até a Avenida Mestre Eufrásio, em Brumado. No local, os policiais abordaram e detiveram um jovem de 19 anos que estava praticando roubo. Com ele, foram encontrados 01 aparelho celular, 01 bolsa preta, 01 blusão de moletom e 01 bateria de celular. O indivíduo e o material foram levados e apresentados na sede da delegacia territorial, onde o fato foi registrado.

22 Mar 2019 - 14:00h

Nesta sexta-feira (22), um homem morreu eletrocutado ao manusear uma bomba d’água na comunidade de Poderoso, na zona rural de Dom Basílio, a 54 km de Brumado. A vítima, identificada como João Fidelcino da Silva, morreu ainda no local, em sua residência. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, Fidelcino chegou a ser socorrido e encaminhado ao Hospital Dr. Marilton Matias, mas não resistiu e veio a óbito. O homem costumava manusear a bomba diariamente.

22 Mar 2019 - 12:30h

Através de denúncia, por volta de 8h45 da última quinta-feira (21), a Cipe Sudoeste/Caesg, deslocou-se para a Reserva Ecológica Serra dos Montes Alto, em Candiba, a 166 km de Brumado, no local conhecido como região dos Peixotos, onde moradores relataram que era possível ouvir diversos tiros. Após uma varredura, foram encontradas duas armas e munições escondidas dentro da vegetação, enroladas em câmara de ar de pneu. Nenhum indivíduo foi localizado e/ou identificado. Todo material apreendido foi encaminhado à Delegacia Territorial de Candiba para as providências cabíveis.

22 Mar 2019 - 12:00h

Na última quinta-feira (21), Alexmar Santana Souza, de 25 anos, foi transferido do Hospital Nossa Senhora Aparecida, em Caculé, a 100 km de Brumado, para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no Hospital de Base em Vitória da Conquista após ser diagnosticado com um aneurisma cerebral. Segundo familiares, o jovem se queixava constantemente de fortes dores de cabeça. Na noite da última quarta-feira (20), ele foi levado para o hospital depois de ter um mal súbito. De acordo com o Informe Cidade, o rapaz, que é natural da cidade de Jacaraci, mora em Caculé, onde trabalha em uma empresa de esquadrias de alumínio. Ele é casado e tem um filho.

22 Mar 2019 - 11:30h

Após três meses de queda, arrecadação do governo federal registrou alta real de 5,36% em fevereiro sobre igual período do ano passado, atingido patamar recorde de 115,062 bilhões de reais, segundo dados da Receita Federal divulgados nesta quinta-feira, 21. O desempenho é o mais forte para o mês desde 2007, quando tem início a nova  série da Receita, e foi influenciado pelo forte crescimento de impostos recolhidos de empresas no período. Em fevereiro, a arrecadação com Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ)/Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL) teve alta de 37,45% sobre o mesmo período de 2018, num acréscimo de 5,817 bilhões de reais. De acordo com a Veja, a Receita apontou que houve recolhimento atípico de 4,6 bilhões de reais de IRPJ/CSLL no mês, mas não deu explicações imediatas. “Uma análise completa do resultado das empresas só pode ser feita a partir do fechamento do trimestre, depois do mês de março”, afirmou o chefe do Centro de Estudos Tributários e Aduaneiros da Receita, Claudemir Malaquias. No recolhimento do IRPJ/CSLL das empresas por estimativa mensal, houve uma alta de 69,68% entre as empresas não financeiras em fevereiro sobre o mesmo mês de 2018, equivalente a um aumento de 5,292 bilhões de reais. Malaquias disse ainda não ser possível identificar o que causou esse movimento. Para 2019, a meta de déficit primário é de 139 bilhões de reais para o governo central (Tesouro, Banco Central e Previdência). O governo vem reiterando que irá cumpri-la e que buscará, inclusive, zerar o rombo neste ano. Para tanto, depende de receitas extraordinárias que seguem envoltas em incertezas. Até o dia 22 deste mês, o governo deverá atualizar as perspectivas para 2019 em seu relatório bimestral de receitas e despesas, e a expectativa é que faça contingenciamento de recursos para se precaver de eventuais frustrações de receita.

22 Mar 2019 - 11:20h

A vereadora Ilka Abreu (PR) apresentou nesta sexta-feira (22), um projeto de lei para a construção de um monumento do candomblé, na Avenida Lindolpho Azevedo de Brito, na BA-262, em Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o projeto de lei 07/2019 será votado na próxima sessão legislativa na Câmara Municipal. De acordo com a proposta, o monumento será construído e mantido exclusivamente através de doações de particulares e instituições privadas. Os interessados poderão apresentar o projeto de edificações para construção do monumento em prazo a ser determinado posteriormente pelo executivo. Em caso de mais de um projeto, o executivo escolherá o mais adequado e autorizará a sua execução.

22 Mar 2019 - 11:00h

Os vereadores que compõem a Câmara Municipal de Dom Basílio, a 54 km de Brumado, criticaram o funcionamento e o atendimento prestado pela agência do Banco do Brasil no município. Na próxima semana, o novo gerente da unidade chegará à cidade e os parlamentares sugeriram que o mesmo seja convidado a participar da sessão para ouvir as queixas da população e falar sobre as ações que serão realizadas para melhorar o atendimento.

22 Mar 2019 - 10:30h

Com a prisão de Michel Temer no início da tarde desta quinta-feira, 21, o Brasil vive uma situação inédita. Pela primeira vez na história da República, dois ex-presidentes — Temer e Lula — estão presos por crimes comuns. De acordo com a Veja, Temer, que passou a faixa para Jair Bolsonaro no último 1° de janeiro, foi preso preventivamente pela força-tarefa da Operação Lava Jato no Rio, por decisão do juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Criminal da Justiça Federal no estado. O emedebista foi acusado pelo Ministério Público Federal de ser o “líder de uma organização criminosa” que recebeu 1,8 bilhão de reais em propina envolvendo desvios em obras na usina nuclear de Angra 3. Já Luiz Inácio Lula da Silva, mandatário entre 2003 e 2011, foi preso em 7 de abril do ano passado depois de condenação em segunda instância por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex em Guarujá (SP). Lula tem ainda outra prisão em sua biografia, em 1980, acusado de “incitação à desordem” pelo regime militar quando era sindicalista e liderou greves no ABC paulista. O processo, claramente político, foi depois anulado.

22 Mar 2019 - 10:00h

De 1º de janeiro até a última quarta-feira (20), foram notificados mais de 300 casos de dengue na cidade de Paramirim, a 129 km de Brumado, - no total, foram 110 casos em janeiro, 181 em fevereiro e 23 em março (até o dia 18). No mesmo período, no ano passado, não foi registrado nenhum caso da doença. Para se ter uma ideia da gravidade da situação, no mesmo período, Vitória da Conquista (que tem mais de 300 mil habitantes) notificou apenas 29 casos. Uma reunião com representantes de vários setores do município aconteceu nesta semana para apresentação de um Plano de Ação Emergencial de Combate à Dengue.

22 Mar 2019 - 09:30h

O Ministério Público Federal (MPF) no Rio de Janeiro afirma que a soma dos valores de propinas recebidas ou prometidas ao suposto grupo criminoso chefiado pelo ex-presidente Michel Temer (MDB) ultrapassa R$ 1,8 bilhão. Além disso, os procuradores da República sustentam que os investigados monitoravam agentes da Polícia Federal. As declarações foram feitas em coletiva de imprensa na sede da Polícia Federal (PF) no Rio de Janeiro, na tarde desta quinta-feira (21), dia em que foi deflagrada “Operação Descontaminação”, no âmbito da Lava Jato, que prendeu o ex-presidente e o ex-ministro Moreira Franco. Na denúncia do MPF, há uma tabela que associa o pagamento de propinas – prometidas ou desviadas – às diferentes áreas de influência de que supostamente a organização criminosa tinha controle. Conforme informado pela PF mais cedo, a investigação decorreu de elementos colhidos nas operações Radioatividade, Pripyat e Irmandade, embasadas em colaboração premiada firmada polícia. Os mandados foram expedidos pela 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, cujo juiz titular é Marcelo Bretas.

22 Mar 2019 - 09:00h

Na noite da última quarta-feira (20), a ação da polícia resultou na morte de dois meliantes que receberam a guarnição com vários tiros. Ao Achei Sudoeste, o comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), Major Mário Cabral, disse que a polícia realizava patrulhamento no Bairro Irmã Dulce quando se deparou com os indivíduos traficando drogas. “Ao avistarem a viatura, tiveram um embate com a guarnição. Infelizmente, não seria o fim que nós queríamos, mas acabaram indo a óbito”, relatou. Dois indivíduos morreram na ação e um foi capturado pela polícia. O Major informou ainda que o grupo estava bem armado, inclusive com uma pistola .40, que tem um poder de impacto grande e com poucas chances de sobrevivência. “O grupo estava realmente com a intenção de promover o terror”, completou, afirmando que a comunidade estava bastante assustada, visto que os bandidos vinham fazendo ameaças aos moradores. Cabral ressaltou que, com a ação, a quadrilha de tráfico de drogas que atuava na região foi desarticulada. “Estamos aqui para responder à altura, caso nós sejamos recebidos de forma agressiva”, finalizou.