Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "04/2016"

05 Abr 2016 - 08:30h

Nesta terça-feira, 5 de abril, a cidade de Caetité comemora 206 anos de emancipação política. Para comemorar a data, a Secretaria Municipal de Cultura organizou uma série de atividades que serão realizadas ao longo de todo mês de abril. Neste dia 5, será realizado um passeio ciclístico com concentração a partir de 15h30 na Praça Rodrigues Lima. Também serão promovidos em celebração à data corridas, campeonatos esportivos e feiras de artesanato. O site Brumado Notícias parabeniza a cidade por esse marco histórico.

05 Abr 2016 - 08:00h

Mesmo após o término do período das filiações partidárias para as eleições 2016, as negociações e reuniões políticas não param. Na manhã da última segunda-feira (4), aconteceu mais uma formação de parceria política para as próximas eleições em Brumado. Reunido com parte da cúpula do Partido Socialista Brasileiro (PSB) em Brumado, Ednaldo Pereira de Souza, mais conhecido como Naldo, declarou que pensando em uma política progressista e municipalista irá caminhar junto com os candidatos do PSB em Brumado no novo pleito. Ednaldo, que foi candidato a vereador pelo Partido dos Trabalhadores (PT) m 2012, obteve uma quantidade expressiva de 724 votos. Ele destacou que todo cidadão precisa dar sua contribuição para um convívio social melhor e cada vez mais evolutivo. “A pesar da diferença de idade, posso dizer que tanto Eduardo Vasconcelos quanto o jovem Castilho Viana possuem uma visão de gestão política que tanto buscamos para o nosso município e meu apoio a estes dois nomes retrata o reflexo das vozes emitidas por nosso povo nas ruas”, disse Ednaldo.

05 Abr 2016 - 07:00h

O presidente do Partido Social Democrático (PSD), o empresário Ricardo Bastos, confirmou na última segunda-feira (4) a pré-candidatura da deputada estadual Ivana Bastos à prefeitura de Guanambi, no sudoeste baiano. Em entrevista à imprensa, ele garantiu que o nome da deputada tem o aval do governador Rui Costa (PT) e de todo o grupo de situação na cidade. Em Guanambi, o PSD teve um crescimento expressivo em seu quadro de filiados e um fortalecimento significativo com o ingresso de novos quadros, como o vereador Hugo Costa, o ex-secretário de cultura, esporte e lazer, Victor Boa Sorte, e o médico Luiz Mariano.

05 Abr 2016 - 00:00h

O pré-candidato a prefeito de Brumado, Edmundo Pereira Santos, parece que não se movimentou na reta final das filiações. Isso porque, o ex-vice-governador da Bahia perdeu nomes importantes de sua legenda. Segundo apurou o site Brumado Notícias, os ex-candidatos a vereadores nas eleições 2012, Durval Soares de Amorim, Benício Gomes Pinto, o Cartucheira, Ednaldo Pereira de Souza, o Naldo, Gilberto Sobrinho Fernandes da Silva, o Pelé, e Ademilton Ricardo Barbosa, o Santo Reis, já deixaram a base eleitoral de Pereira. Durval e Pelé foram para o Partido Democrático Trabalhista (PDT). Já Cartucheira e Naldo foram para o Partido Socialista Brasileiro (PSB), ligados ao principal opositor de Edmundo, o ex-prefeito Eduardo Lima Vasconcelos. Santo Reis assinou ficha de filiação no Democratas (DEM) e, por fim, os ex-candidatos José Luiz Alves Ataíde e Luiz Frederico Leite Rêgo, o Fredinho, ambos do PT, não vão para a disputa nas eleições 2016. Um possível anúncio de desistência da pré-candidatura de Pereira é dado como certo no meio político da capital do minério.

04 Abr 2016 - 18:30h

A educadora e advogada Sara Fabiane Magalhães Santos, que já concorreu ao cargo de vereadora nas eleições 2004 em Brumado, está de volta a sua atuação política. No último final de semana, Fabiane acertou a sua filiação no Democratas (DEM) e é pré-candidata a uma das 13 vagas na Câmara Municipal. Ela também cravou a filiação de seu sogro, o advogado Edson Pereira Santos, no partido. Segundo apurou o site Brumado Notícias, Sara vai assumir a coordenação do DEM Mulher. De acordo com o vereador e líder do partido no legislativo, Weliton Lopes, a chegada da nova filiada vem sacramentar a grande reformulação do partido. “O nosso planejamento continua intenso e estou muito feliz em receber esta grande mulher em nosso partido. Com certeza, o Democratas em nossa cidade está vivenciando uma nova fase”, disse. Em 2004, a ex-candidata obteve 495 votos. Sara e Edson também declararam apoio à pré-candidatura de Alessandro Lôbo (PRB) ao executivo brumadense.

04 Abr 2016 - 18:00h

Na última sexta-feira (1º), a jovem Carolaine Laurinda da Silva faleceu em decorrência de Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), conhecido popularmente como lúpus, doença autoimune que pode afetar principalmente pele, articulações, rins e cérebro. A jovem estava internada no Hospital Regional de Guanambi, onde veio a óbito. Doenças autoimunes ocorrem quando o sistema imunológico ataca tecidos saudáveis do corpo. Carolaine morava na comunidade de Pau a Pique, em Livramento de Nossa Senhora.

04 Abr 2016 - 17:30h

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Teori Zavascki, rejeitou nesta segunda-feira (4) ações movidas pelo PSDB e pelo PSB contra a nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Casa Civil. A posse de Lula, contudo, continua suspensa em razão de uma decisão liminar (provisória) do ministro Gilmar Mendes, também do STF. Lula foi anunciado novo chefe da Casa Civil em 16 de março. Um dia depois, ele tomou posse no cargo, mas, desde então, uma batalha jurídica se iniciou com partidos de oposição alegando que houve desvio de finalidade na nomeação. PSB e PSDB, por exemplo, entraram com Arguições de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPFs), sob a argumentação de que a nomeação foi inconstitucional porque houve desvio de finalidade. Antes de analisar as ações movidas pelos partidos, Teori Zavascki pediu informações para a Presidência da República, Advocacia-Geral da União e Procuradoria Geral da República. Na argumentação, o ministro Teori Zavascki afirma que o tipo de ação apresentada por PSB e PSDB não seria o meio correto de se questionar, mas sim ações populares ou mandado de segurança coletivo, como o que foi apresentado também por partidos ao ministro Gilmar Mendes.

04 Abr 2016 - 17:00h

Os trabalhos estão sendo intensificados no Parque de Exposições Gilson Brito para receber a próxima edição da ExpoBrumado 2016, que acontece entre os dias 15 e 17 de abril. O site Brumado Notícias acompanhou parte dos trabalhos que estão sendo realizados no local, com limpeza e capina geral da área e instalação de divisória entre a área de eventos e o espaço para os expositores. Além da tradicional exposição, este ano o evento receberá a feira de agricultura familiar, que promete ser uma das grandes referências do projeto. A direção da Cooperativa Mista Agropecuária de Brumado (Coopmab) também está apostando nas exibições para atrair ainda mais a atenção do público e, portanto, está preparando a redoma para apresentação de marcha equina. Diante da proposta, foi firmada uma parceria com o Clube do Jeep, que já está realizando testes e melhorias na pista radical, com direito a gangorra do jeep e obstáculos de alto nível. 

Os visitantes da ExpoBrumado ainda vão poder se aventurar na carona dos jeepeiros, percorrendo a pista radical. Gigantes do Brasil e Fann Estourado serão as atrações deste ano no Parque Gilson Brito, que contará ainda com a apresentação de violeiros. Empolgado, o presidente da Coopmab, Tadeu Silva, disse a nossa reportagem que, mesmo diante da crise política e financeira e das chuvas de janeiro, está otimista e a direção da cooperativa e os próprios expositores esperam um público melhor do que nos anos anteriores. “A expectativa é maravilhosa, não estamos nos apegando à crise, mas estamos voltados a dar continuidade a nossa exposição para propor um melhor atrativo e entretenimento em nossa região. Tenho certeza de que teremos boa aprovação da nossa exposição esse ano, estamos dando o melhor na organização para agradar aos expositores e ao público em geral. As famílias terão uma oferta de lazer muito interessante. Com fé em Deus teremos uma grande feira agropecuária, belas exibições, novidades nas exposições dos animais, que agradarão principalmente as crianças, e muitos mais com essas parcerias que firmamos. Este ano promete ser o diferencial na historia da ExpoBrumado”, ressaltou o presidente cooperativista.

04 Abr 2016 - 16:30h

No último sábado (2), doze pessoas ficaram feridas em um acidente ocorrido na BR-365, próximo a Barra do Guaicuí, distrito de Várzea da Palma, na região Norte de Minas Gerais. O ônibus da ZS Turismo seguia da cidade de Guanambi com destino ao estado de São Paulo com aproximadamente 45 passageiros, quando colidiu na altura do quilômetro 140, por volta das 19h45, contra a lateral de uma carreta e acabou tombando. O Segundo Pelotão do Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Norte de Minas foram acionados e socorreram as vítimas, entre as quais um bebê de apenas 25 dias. Todos sofreram ferimentos leves e foram encaminhados para hospitais da região. As causas do acidente estão sendo apuradas pela polícia.

04 Abr 2016 - 16:00h

O Campeonato Brumadense de Futebol proporcionou um final de semana eletrizante e de tirar o fôlego no Estádio Gilberto Cardoso. Na categoria juvenil, o time da Vila Presidente Vargas goleou o Real São Félix com o placar de 4x1. Ainda pelo juvenil, o Bahia bateu o Vitória por 3x1. Na categoria adulto, os duelos foram mais acirrados com as equipes mostrando excelente nível técnico. A partida mais empolgante aconteceu entre o Vila e o Real São Félix, realizada no último sábado (2). Mesmo tendo conhecimento que seu adversário é apontado entre os favoritos ao título, o Real São Félix resolveu dar as cartas logo no início do jogo e, em uma jogada bem trabalhada com a colaboração do experiente goleiro Raí, abriu o marcador. O jogo seguiu dramático com as duas equipes se lançando ao ataque e o Vila só não arrancou o empate porque em uma tarde bastante inspirada o goleiro Nandinho operou defesas sensacionais. O primeiro tempo terminou com o Real vencendo por 2x1, mas, na etapa complementar, o time perdeu oportunidades incríveis de liquidar a partida e prevaleceu o ditado “quem não faz leva”. O Real teve dois jogadores expulsos e o Vila aproveitou para igualar o marcador e por pouco não conseguiu a virada. Na outra partida memorável, disputada no domingo (3), foi registrado o primeiro BaVi, Bahia x Vitória, do campeonato brumadense de futebol. O Bahia já é um time tradicional na cidade, enquanto o Vitória está entre os mais jovens e conseguiu esse ano seu ingresso na competição. Com a bola rolando, as duas equipes se estudaram muito e fizeram um jogo nervoso no meio de campo, porém, em uma cobrança de pênalti, o Bahia conseguiu tirar o zero do marcador e assinalar mais três pontos na tabela de classificação. “Foi um dos melhores finais de semana do nosso campeonato, bom público e jogos vibrantes. As equipes, os atletas, e os torcedores que estão abrilhantando a competição estão de parabéns”, elogiou Miguel Lima Dias, secretário municipal de esportes.

04 Abr 2016 - 15:30h

Nesta segunda-feira (4), a 2ª Companhia Independente de Policiamento Rodoviário (CIPR) apreendeu uma motocicleta Honda CG Titan 150 KS, de placa DOY 5220, que estava com chassi adulterado. Segundo informações da polícia, uma guarnição realizava rondas na BR-030, entre Brumado e Sussuarana, quando tentou abordar um motociclista. O mesmo fugiu por uma estrada vicinal, abandonado a moto no meio da pista. O condutor não foi localizado e o veículo está na Delegacia de Polícia Civil da cidade de Tanhaçu para as providências de praxe.

04 Abr 2016 - 15:00h

No último domingo (3), o deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB) esteve na casa do prefeito da cidade de Livramento de Nossa Senhora, Paulo César Cardoso de Azevedo (PMDB), a fim de selar a pré-candidatura do gestor, que busca a reeleição. O encontro contou com a presença de militantes de partidos políticos que se articular com o prefeito nas eleições 2016. Na ocasião, o deputado destacou que a pré-candidatura de Paulo César conta com o apoio da juventude do município. “O que o povo brasileiro está querendo é justamente uma renovação na política e Paulão abriu espaço, prestigiando o jovem e eu fico feliz porque é tudo isso que nós queremos. Então, eu tenho certeza que a juventude estará também engajada nessa pré-candidatura e quem conta com a juventude já é mais da metade do caminho andado”, disse. Após o encontro, o prefeito divulgou a adesão do vereador Uilton Nunes Dourado (PSD), filho do ex-vereador Lafaiete Nunes, que até então era oposicionista ao governo municipal, sendo do grupo liderado por Carlão. “Recebendo hoje a adesão do vereador Huga Nunes, que veio para somar e fortalecer o grupo do atual prefeito Dr. Paulo Azevedo. Outras lideranças importantes também irão se unir ao grupo do trabalho para disputarmos o próximo pleito eleitoral”, diz a prefeitura, em nota publicada em uma página na internet.

04 Abr 2016 - 14:30h

De acordo com denúncia da servidora pública Elciana Soares de Matos Genuíno, a prefeitura de Anagé, no sudoeste baiano, estaria descumprindo o Decreto Federal nº 6386, de 29 de fevereiro de 2008, que fixa em 30% o limite de desconto no salário do servidor referente a empréstimo consignado em folha. Segundo ela, o trabalhador tem o direito de manter 70% de sua renda disponível para sua sobrevivência digna, evitando o endividamento. Elciana relatou que, devido ao referido desconto salarial, ela recebeu de pagamento no mês de novembro o valor de R$ 160. “Estou claramente sendo perseguida pela gestão atual por conta de denúncias que fiz sobre a irregularidade no uso dos recursos do Fundeb no município. Tenho a carteira assinada com quase R$ 3.500 e estava recebendo R$ 1.176. Essa diminuição ocorreu por conta de eu ter denunciado a gestora por irregularidade no uso dos recursos do Fundeb, do Programa Mais Educação. No mês de novembro recebi o valor irrisório de R$ 160, sendo descontado quase 90% do que já estavam me pagando ilegalmente e, no mês de março, pago no dia 1º de abril, recebi R$ 85. Isso é uma atitude inconstitucional e uma afronta aos direitos trabalhistas e aos direitos do funcionário”, declarou a servidora. Segundo ela, a prefeitura estaria cometendo um crime e o caso precisa ser investigado.

04 Abr 2016 - 14:00h

Seguindo o exemplo do pai, Paulo Cézar Rocha Ribeiro, o Lim, que foi vereador em Brumado por dois mandados consecutivos, entre os anos de 1989 e 1996, o jovem empresário Cézar Paulo Ribeiro, também interessado na renovação da política local, filiou-se ao Partido Democrático Trabalhista (PDT) na última semana. Em seguida, ele se lançou pré-candidato a uma cadeira na casa legislativa. Cézar, que já presidiu o PSDB no município, declarou ao site Brumado Notícias que está motivado por ter sido recebido na nova sigla com carta branca para direcionar seus objetivos ligados principalmente ao lado social e ao empreendedorismo. O empresário foi bastante elogiado por Fátima Martins, presidente do PDT brumadense, que pessoalmente lhe deu as boas vindas. “Nosso partido está se fortalecendo e renovando nessa véspera de pleito eleitoral. Temos boas e inovadoras propostas para a comunidade brumadense e ficamos felizes de receber jovens como Cézar, que compactuam com o nosso ideal de fazer diferente no que tange ao modelo de gestão administrativa e pontualidade legislativa. Damos boas vindas a ele e a todos que desejarem ingressar conosco nessa proposta de fazer melhor por Brumado”, disse a presidente da agremiação.

04 Abr 2016 - 13:30h

A Petrobras vai anunciar a queda nos preços da gasolina e diesel, segundo informações do jornalista Lauro Jardim, do jornal O Globo. A novidade deve trazer um alívio ao bolso dos motoristas, irritados com os constantes aumentos no valor do combustível no ano passado. Os estudos feitos pela estatal estão prontos e baseiam-se nas quedas do consumo interno (9% em 2015 em comparação com 2014 e 11% em janeiro ante a janeiro do ano passado), do preço do barril de petróleo e do dólar nas últimas semanas. Ainda segundo a publicação, a redução ainda ajuda a criar uma agenda positiva para o governo num momento de extrema dificuldade política e econômica.

04 Abr 2016 - 13:00h

Em defesa dos interesses de Brumado, o vereador Édio Pereira (PCdoB) tem se notabilizado por viabilizar projetos e obras importantes para o município. Segundo o vereador, o seu mandato tem dado atenção especial ao esporte por entender que a prática esportiva é uma grande opção para a inclusão social. Nesse sentido, importantes obras foram viabilizadas, a exemplo da requalificação do Estádio Gilberto Cardoso, do Ginásio Poliesportivo da Urbis I, além da construção de quadras poliesportivas como a de Várzea de Areia, em Cristalândia, entregue em 2015, e duas outras em fase final de construção, em parceria com o município, sendo uma na comunidade do Jacaré e outra na comunidade de Queimada Grande, que serão entregues no próximo mês de maio. Por último, o vereador informa sobre a conquista de mais uma emenda parlamentar do deputado Daniel Almeida (PCdoB), no valor de R$ 250 mil, cujos recursos serão aplicados na requalificação do campo de futebol da Vila Presidente Vargas, onde serão construídos muro, arquibancadas, iluminação e vestiários. Pereira avisa que a luta não para e que nos próximos dias novos investimentos serão anunciados para o município.

04 Abr 2016 - 12:30h

A Secretaria de Obras e Saneamento de Caculé iniciou na última semana o serviço de pavimentação asfáltica no povoado de Várzea Grande. Além de vias mais adequadas para o fluxo de veículos e com melhor acesso, o povoado contará, em breve, com uma nova Unidade Básica de Saúde, ampla e mais adequada para o acolhimento dos pacientes. Para facilitar a mobilidade urbana, a prefeitura também irá investir na melhoria das ruas e avenidas da cidade, através da operação Tapa Buracos, que é realizada durante todo ano.

04 Abr 2016 - 12:00h

No último domingo (3), a equipe Team Ribeiro participou da 2° Liga Sudoeste de Jiu-jítsu em Vitória da Conquista.  Sete atletas representaram o CTe Brumado, obtendo resultados satisfatórios. Os atletas brumadenses ficaram em primeiro, segundo e terceiro lugar nas categorias que disputaram. Os competidores treinam constantemente com o objetivo de aprimorar a arte da luta e conquistar o topo do pódio.

04 Abr 2016 - 11:30h

O ensino superior à distância ainda não tem a confiança de grande parte dos potenciais estudantes. Um levantamento feito pelo Instituto Data Popular revela que 93% dos jovens com menos de 24 anos e 79% dos que têm mais de 24 anos não querem fazer cursos à distância, nem semipresenciais. Eles desconfiam da qualidade da formação e têm medo de o curso não ser valorizado pelo mercado de trabalho. Encomendado pelo Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp), o levantamento mostra que as instituições terão que fazer algumas adequações para atrair mais estudantes. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a educação à distância vem registrando crescimento de 18% ao ano em número de matrículas. O último Censo da Educação Superior, de 2014, mostra que 1,2 milhão de matrículas na modalidade à distância, o equivalente a 90% dos cursos de EaD, são em instituições privadas. Neste ano, o MEC homologou uma nova resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE) com diretrizes e normas para a educação superior à distância. Em até quatro meses, a modalidade deverá ter uma nova avaliação e novos parâmetros de qualidade.