Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "08/2019"

31 Ago 2019 - 06:45h

O ministro Luiz Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), negou na quinta-feira (29) conceder uma liminar (decisão provisória) para soltar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A defesa citou como argumento a atuação dos procuradores da República no Paraná nos processos contra Lula. De acordo com o G1, o ministro considerou que, ao analisar em junho se Lula deveria ser solto por conta da suspeição do ex-juiz Sérgio Moro, a Segunda Turma já negou conceder decisão para libertar o ex-presidente. “Sendo assim, prima facie, sem prejuízo de ulterior reapreciação da matéria no julgamento final do presente habeas corpus, indefiro a liminar”, afirmou Fachin. A defesa do ex-presidente argumentou que os procuradores não cumpriram os deveres da impessoalidade e da legalidade, o que causa a nulidade do processo. Segundo os advogados, o integrante do MP não pode a qualquer custo buscar uma condenação porque isso fere o princípio do processo justo.

31 Ago 2019 - 06:40h

Os alunos da Escola em Tempo Integral Roberto Santos, no Bairro Dr. Juracy, em Brumado, receberam na última sexta-feira (30), novos uniformes no padrão militar. O ato de solenidade foi realizado pelo prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), acompanhado da secretária municipal de Educação, Edneia Ataíde e de policiais militares que compõe os quadros da 34ª CIPM. Pais e familiares dos alunos marcaram presença e aprovaram o nosso sistema de ensino implantado na escola. Para melhorar a estrutura da unidade, que contava com 7 salas de aula, o município construiu mais 13 e hoje conta com 20, todas devidamente climatizadas. Também foi construído um anexo, que contribuiu para o avanço das atividades paralelas que são ministradas no período vespertino.

31 Ago 2019 - 06:25h

Um homem de 43 anos, identificado como Eliezer dos Santos, foi preso por porte ilegal de arma de fogo, na última sexta-feira (30), em Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o Centro Integrado de Comunicações (Cicom), foi acionado pela equipe de segurança da RHI Magnesita, após o flagrante em uma área ambiental da empresa. De acordo com a polícia, uma espingarda calibre .32, 18 cartuchos, sendo 4 de metal e os demais de plástico marca CBC, uma faca, um celular, uma rede e uma lanterna foram apreendidos na ação. Ainda segundo a polícia, o indivíduo poderia estar praticando a caça ilegal de animais silvestres em área de preservação ambiental. Eleizer informou a guarnição da Polícia Militar que já havia sido conduzido em outra ocasião pela mesma prática criminosa. Santos e todo o material apreendido foram conduzidos para a apresentados na Delegacia Territorial de Brumado.

30 Ago 2019 - 12:00h

Na última quinta-feira (29), uma mulher foi presa e seu comparsa conseguiu fugir após tentarem aplicar golpes em clientes de uma agência bancária no centro de Paramirim, a 131 km de Brumado. Segundo informações da polícia, o casal entrou na agência e se aproximaram dos caixas eletrônicos, onde clientes, na sua maioria aposentados, com o objetivo de trocar ou furtar os cartões das vítimas. O gerente do banco percebeu a atitude suspeita e o casal tentou fugir, sendo a mulher detida pelo segurança. Com a suspeita, foram encontrados vários cartões, senhas e códigos de segurança. A estelionatária, identificada como Judith Dias da Silva Mota, foi presa em flagrante pelo crime de estelionato.

30 Ago 2019 - 11:30h

Há algum tempo a depressão está sendo considerada o “mal do século”. No Brasil, a doença atinge 5,8% da população – taxa que está acima da média global (4,4%), segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Apesar de o assunto ser cada vez mais abordado, ainda há muita desinformação a respeito da depressão e as pessoas sentem vergonha de falar sobre o assunto. A questão é tabu inclusive entre os mais jovens – população cuja taxa de suicídio vem aumentando nos últimos anos. Novos dados revelam que 23% dos adolescentes entre 13 e 17 anos enxergam o transtorno mental como um “momento de tristeza” e não uma doença grave, revela pesquisa realizada pelo Ibope. “Doenças psiquiátricas ainda são um tabu muito grande. Por isso as pessoas tentam ‘fugir’ da questão ao associá-la a problemas simples, pois são mais fáceis de encarar”, explica o psicólogo André Garcia. O levantamento ainda mostrou que, na mesma faixa etária, 39% dos adolescentes afirmaram que, caso recebessem o diagnóstico de depressão, não revelariam para familiares. O porcentual foi mais alto do que a taxa média verificada entre todas as idades (22%). Esse dado é ainda mais alarmante quando verifica-se a faixa etária entre 25 a 34 anos: 63% das pessoas disseram que não contariam para a família pela vergonha de admitir um quadro depressivo. No grupo jovem (18 a 24 anos), 56% declararam que não mencionariam o diagnóstico de depressão no ambiente de trabalho ou acadêmico (escola/faculdade). De todas as faixas etárias analisadas, a menor taxa ficou entre pessoas com 55 anos ou mais (28%). Eles também estão mais bem informados quando o assunto é antidepressivos: 58% acreditam que a medicação é eficiente. Esse resultado surpreende, já que o tabu sobre a depressão está fortemente associado a pessoas mais velhas. A medicação é um problema entre os mais jovens: 53% acreditam que os medicamentos para depressão não funcionam ou não têm certeza de sua eficiência. Outro dado problemático aponta que 29% deles não acreditam que a depressão possa ser tratada com sucesso. Entre a população mais velha, apenas 18% têm essa visão. A crença pode afetar a adesão ao tratamento: 23% dos jovens de 18 a 24 anos revelaram que não tomariam antidepressivos mesmo sob prescrição médica. Atitude semelhante foi notada em 34% dos adolescentes (13 a 17 anos). Nesse mesmo grupo, 12% afirmaram que não procurariam um psiquiatra, mesmo tendo recebido encaminhamento médico.

30 Ago 2019 - 11:00h

Em ação conjunta realizada na quarta-feira (28), a Secretária Municipal de Educação, Professora Ednéia Ataíde, a 34ª CIPM e o Conselho Tutelar visitaram algumas escolas na zona rural com o intuito de aproximar os alunos a Polícia Militar, reforçando a importância de manter a segurança nas escolas. A equipe conscientizou os alunos sobre os seus direitos e o dever de cumprir com o regimento escolar. O processo teve início nas escolas de Lagoa Funda, Itaquaraí, Ubiraçaba e Tamboril, mas será expandido para outras unidades da rede municipal nas próximas semanas. Segundo a secretária, a administração vem inovando a cada dia suas estratégias em prol da educação e a PM vem sendo grande parceira nessa área.

30 Ago 2019 - 10:30h

Faltam quatro meses para o verão. Parece que ainda está longe demais para fazer uma contagem regressiva. Algumas pessoas, contudo, já começam a cuidar mais da dieta e a aumentar a prática de atividade física para garantir a boa forma. Na busca pelo corpo perfeito, alguns recorrem a atalhos perigosos. O uso de anabolizantes é um exemplo. As substâncias têm o potencial de aumentar o metabolismo e garantir o crescimento muscular. Ao mesmo tempo, elas também provocam aumento da pressão arterial, da coagulação, da retenção de líquidos, além do maior risco de infarto e derrame. No programa Veja Saúde, a jornalista Natalia Cuminale, entrevista Marcelo Sampaio, cardiologista da BP – a Beneficência Portuguesa. Na conversa, o médico explica os riscos do uso de anabolizantes para a saúde. Além disso, Sampaio esclarece em quais casos os suplementos alimentares são necessários e quando não precisam ser indicados. Semanalmente, o programa Veja Saúde recebe médicos e especialistas das mais variadas áreas para falar sobre qualidade de vida e cuidados com o corpo e a mente. O programa também tem a versão curta, em pílulas, sobre vários temas.

30 Ago 2019 - 10:00h

Após denúncia de populares sobre intenso tráfico de drogas e indivíduo ostentando arma de fogo na Rua Virgílio Ataíde, a polícia deparou-se com dois indivíduos em atitude suspeita na porta da residência do conduzido. Ao dar voz de abordagem, os mesmos tentaram fugir, sendo alcançados no interior da casa. Ao realizar busca no quarto, foi encontrado 1 revólver, 1 balança de precisão, embalagem comumente usada para embalar entorpecentes, 2 cigarros de substância análoga à maconha e 5 cartuchos intactos. O indivíduo e todo material foram conduzidos até 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior, onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante.

30 Ago 2019 - 09:30h

O Brasil registrou crescimento econômico de 0,4% no segundo trimestre deste ano em comparação aos três meses imediatamente anteriores, segundo divulgou nesta quinta-feira, 29, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O desempenho é superior ao de países desenvolvidos como a Alemanha e a França, mas inferior aos vizinhos latino-americanos Colômbia e Chile. De acordo com a Veja, dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que compila as informações de Produto Interno Bruto (PIB) de mais de 40 países, revelam que o país está na 14ª colocação entre as 24 nações que já soltaram seus resultados referentes ao segundo trimestre.  O PIB é o principal indicador para medir o crescimento da economia de um país. O índice soma todos os bens e serviços finais produzidos em um determinado período de tempo na moeda corrente do local. Para Juliana Trece, pesquisadora do FGV IBRE, o resultado pode ser visto de um viés positivo ou negativo. Pensando no copo meio cheio, segundo ela, é destacável um crescimento de 0,4% em um cenário de global de desconfiança: a União Europeia viu suas maiores economias perderem fôlego, a exemplo de França, Alemanha e Reino Unido; China e Estados Unidos travam uma disputa comercial com forte interferências no comércio externo mundial; e a vizinha Argentina, uma das principais parceiras comerciais, passa por grave crise econômica e política. Analisando negativamente, Trece cita que o crescimento ainda está muito aquém do que poderia ser. Na visão da pesquisadora, o cenário externo delicado já reflete em setores do país e a tendência é que a situação piore. “É um resultado bom, mas pensando em uma questão de desaceleração mundial, não sei se isso vai ser sustentado”, analisa. No caso das exportações, por exemplo, já são duas quedas seguidas em comparação ao trimestre imediatamente anterior.  “É um dado que chama um pouco de atenção. Não estamos conseguindo que o mundo compre nossos produtos. E a importação está crescendo, isso mostra que a renda está sendo enviada para fora”, analisa ela.

30 Ago 2019 - 09:20h

Brumado é hoje um dos municípios com o maior número de zoneamento de área azul no estado da Bahia. Devido a isso e o modo operacional, o comércio local sentiu uma forte queda nas vendas, o que vem gerando prejuízos a economia da capital do minério. Os empresários e comerciantes preocupados com a situação e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) iniciaram uma rodada de negociações com a prefeitura e a empresa administradora da área azul para mudanças no setor, que são consideradas de extrema relevância para a população. Ainda sem posicionamento oficial, a CDL fez uma convocação durante toda da semana para uma campanha intitulada de #VamosMudaraZonaAzul com objetivo de a comunidade em geral abraçar a causa e marcar presença na sessão desta sexta-feira (30) na Câmara Municipal. Com a adesão do comércio, o plenário do legislativo está completamente lotado. Para CDL, é público e notório que, apesar de benéfica, da forma que foi implantada, a zona azul precisa de melhorias urgentes a fim de que a população pare de ter grandes prejuízos.

30 Ago 2019 - 09:12h

O comércio de Brumado fechou as portas na manhã desta sexta-feira (30) em protesto contra o modelo adotado na área azul. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a convocação foi realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e contou com a participação maciça dos comerciantes. 

O tema do maniesto é #VamosMudaraZonaAzul. O comércio ficará sem atividade até às 10h. Devido ao protesto, as ruas do centro comercial da capital do minério estão vazias.

30 Ago 2019 - 09:00h

O Ministério Público Estadual (MPE) firmou um Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Município de Guanambi e a Associação Benemérita de Caridade Lar dos Velhinhos para sanar irregularidades encontradas no abrigo. Segundo a promotora de Justiça Tatyane Miranda Caires de Mansine Castro, autora do TAC, a associação vem descumprindo as normas que regulamentam as instituições de longa permanência, apresentando escassez de profissionais específicos, alimentação inadequada, ausência de plano individual de acompanhamento e má administração financeira. Durante inspeção realizada pelo Departamento de Vigilância Sanitária Municipal de Guanambi foram detectadas diversas irregularidades, tais como licença sanitária com data de validade expirada desde janeiro de 2017, fluxo de limpeza inapropriado, ausência de carrinhos de suporte e higienização, ausência de identificação e excesso de lotação nos dormitórios e acondicionamento incorreto dos alimentos. No TAC, o Município de Guanambi comprometeu-se a repassar, através de convênio/termo de cooperação, à associação e demais instituições de longa permanência que vierem a ser constituídas, sem fins lucrativos, e que abriguem pessoas idosas e deficientes da cidade de Guanambi, o valor mensal de R$ 8 mil se contar com até 30 abrigados; R$ 10 mil se contar entre 31 a 45 abrigados; e R$ 16 mil para instituições que tenham acima de 45 abrigados. Além disso, o Município deverá elaborar um ato normativo criando e disciplinando a política municipal para abrigos/instituições de longa permanência em Guanambi, no prazo máximo de 12 meses. Já a associação irá, no prazo de 120 dias, sanar as irregularidades apontadas no relatório.

30 Ago 2019 - 08:30h

Uma baiana de Curaçá, no norte do estado, teve o pai assassinado em 1996, quando tinha 14 anos. Em 2012, ela se formou em Direito, virou advogada e, na última terça-feira (27), mais de 20 anos depois, atuou no julgamento que condenou o homem acusado pelo crime. Após a sentença, que condenou Adão Gonçalves da Silva a 16 anos e quatro meses de prisão em regime fechado, Janicleia de Souza Soares revelou que havia prometido diante do caixão do pai que iria em busca do homem apontado pelo homicídio. “A promessa que eu fiz no dia da morte dele, no caixão dele, de que a pessoa que cometeu aquele crime iria pagar, iria ser condenado... E ele foi condenado apesar do tempo. Mas a sensação não poderia ser melhor, uma das melhores noites que tive de sono. Botei a cabeça no travesseiro em paz”, disse a advogada ao G1, que no júri atuou como assistente de acusação. Jaime Barbosa Soares foi assassinado com um tiro no rosto. Ele tinha 44 anos. Adão Gonçalves da Silva era funcionário da vítima e suspeitava de um envolvimento de Jaime com a filha dele, uma adolescente, o que teria motivado do crime. Após a morte de Jaime, Adão fugiu e nunca mais foi visto em Curaçá. Após a condenação, Janicleia revelou sentir uma sensação de paz e dever cumprido. “Sentimento de paz, sentimento de Justiça, sentimento de satisfação, de visto o homem que matou meu pai condenado. Uma satisfação só dada por Deus mesmo, uma satisfação de consciência tranquila, de honradez”, afirmou.

30 Ago 2019 - 08:00h

Nesta quinta-feira (29), a segunda cirurgia para captação de órgãos será realizada no Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, informou que um jovem universitário faleceu após sofrer um acidente de moto e a família autorizou a doação dos órgãos. “Muita satisfação em mostrar, não só aos brumadenses, mas para toda Bahia o quanto conseguimos evoluir a saúde pública do município. Ter um hospital, hoje, de referência regional com esse potencial é motivo de muita alegria”, disse. O doador, de 32 anos, deu entrada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no último final de semana, onde foi constatada a morte encefálica. No mês de setembro, será promovida no município uma campanha para estimular a doação de órgãos, tendo em vista a sua importância para os pacientes que estão na fila de espera para transplantes. O secretário ressaltou, nesse sentido, que tem muito orgulho de que Brumado possa colaborar com a preservação de tantas vidas pelo país.

30 Ago 2019 - 07:00h

Residindo atualmente no estado do Tocantins, Roseane da Silva Souza, 20 anos, está à procura do pai, que é natural do município de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ela contou que os pais se separaram quando era ainda criança e acabaram perdendo o contato. Por conta disso, Roseane nunca conheceu o pai. Ela só tinha contato com o tio, identificado apenas como Mazinho, que se mudou para Bahia e eles também deixaram de se falar. “Na certidão de nascimento do meu pai consta que ele é de Ubiraçaba, em Brumado. O nome dele é Valmir dos Santos Souza. É meu maior sonho conhecer meu pai”, informou. Roseane apela para quem tiver notícias sobre o paradeiro de Valmir a fim de que ela possa enfim conhecê-lo. Seus avôs paternos são João Ferreira de Souza e Luísa Ferreira de Souza.

30 Ago 2019 - 06:30h

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) e o ministro da Justiça, Sérgio Moro, trocaram afagos nesta quinta-feira, 29, durante o anúncio de um projeto piloto para reduzir os índices de homicídios no Brasil, no Palácio do Planalto. Bolsonaro chamou Moro de “patrimônio nacional”, enfatizou que seus ministros “têm liberdade de buscar soluções” e fez um agradecimento especial a ele por ter deixado a carreira de juiz federal. “Obrigado, Sérgio Moro, você abriu mão de 22 anos de magistratura para não entrar numa aventura, mas sim na certeza de que todos nós juntos podemos, sim, fazer melhor pela nossa pátria”, disse o presidente. Alguns minutos antes, Moro elogiou o chefe, afirmando que partiu dele as orientações para o programa batizado de “Em Frente, Brasil”. “Esse projeto só é possível através da união do governo federal para enfrentamento dessa criminalidade”, acrescentou. De acordo com o G1, num claro aceno público antes da cerimônia, Bolsonaro e Moro desceram juntos a rampa do Planalto, se abraçaram no meio do trajeto e foram aplaudidos pelos convidados, a maioria parlamentares do PSL. Depois, sentaram-se um ao lado do outro. O programa anunciado nesta quinta visa unir forças de segurança municipal, estadual e federal para combater a violência urbana. Para isso, selecionadas na fase inicial cinco cidade de cada região do país. São elas: Ananindeua (PA), Paulista (PE), Cariacica (ES), São José dos Pinhais (PR) e Goiânia (GO).

30 Ago 2019 - 06:00h

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o superintendente municipal de trânsito e transportes, Castilho Viana, esclareceu que a proposta visa melhor adequar as condições de funcionamento da área azul no município e atender as demandas da sociedade. Viana ressaltou que o zoneamento tem pouco tempo de funcionamento e que, quando se trata da coisa pública, as mudanças não acontecem em um estalar de dedos. “Diante dos questionamentos, foram levantados alguns pontos e discutidos com a empresa. A empresa, por sua vez, também tem o seu corpo jurídico e as suas condições legais para lidar com essa situação. Acreditamos que, na próxima semana, vamos nos reunir novamente para poder ter uma resposta quanto a essas adequações que nós solicitamos”, informou. Para o superintendente, as alterações têm de observar os parâmetros legais e a demanda da população em geral a fim de serem concretizadas.

30 Ago 2019 - 00:00h

Um projeto de lei que modifica a lei que instituiu a zona azul no município de Brumado está sendo elaborado pela Câmara de Vereadores para ser submetido ao plenário. De acordo com o projeto, os logradouros residenciais deixarão de fazer parte da área de zoneamento. Apenas as referidas ruas do eixo comercial serão passivas de cobrança: Avenida Doutor Antônio Mourão Guimarães, Rua Coronel Tibério Meira, Rua Exupério Pinheiro Canguçu, Rua Euclides da Cunha, Praça Capitão Francisco de Sousa Meira, Praça Armindo Azevedo e Rua Marcolino Moura. Além disso, haverá um tempo de tolerância de 15 minutos para início da cobrança pelo uso da vaga. Objetivando a ocupação e rotatividade do sistema, o prazo máximo de estacionamento na mesma vaga será de 4 horas. A proposta prevê ainda que a lavratura de ato de infração só poderá ser feita por autoridade de trânsito, sendo vedado aos monitores a aplicação de multa de trânsito. O projeto de lei será assinado por todos os vereadores do município com a finalidade de propor uma solução para os prejuízos que a área azul causou para a população e à classe comerciária. O projeto de lei foi formulado com as referidas adequações após grande clamor popular gerado em razão da insatisfação com a forma como a zona azul foi implantada no município. Nesta sexta-feira (30), representantes do movimento #VamosMudaraZonaAzul, liderados pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), marcará presença na sessão da Câmara Municipal justamente para cobrar as adequações na área.

29 Ago 2019 - 16:00h

Na tarde desta quarta-feira (28), em rondas pelo Bairro Brisas, em Brumado, a polícia avistou dois indivíduos brigando. Segundo informações da polícia, um deles chegou a esfaquear o outro e, ao ver a aproximação da viatura, tentou fugir dispensando a faca logo em seguida. O mesmo foi capturado de imediato pela guarnição, que solicitou o apoio do Samu. A vítima foi encaminhada para o Hospital Professor Magalhães Neto, onde passou por cirurgia. O autor, a vítima e testemunha foram apresentados na Delegacia Territorial para que as medidas cabíveis sejam adotadas.