Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "10/2018"

19 Out 2018 - 15:30h

Dois ex-funcionários e o advogado e assessor do deputado estadual Roberto Carlos (PDT) foram presos, na noite desta quarta-feira (17), em Salvador, ao tentar extorquir o parlamentar. Conforme informações da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), André Paulo Soledade Dias, 24 anos, Felipe de Jesus Menezes, 25, ex-funcionários da vítima, e Idenilton José Nascimento dos Santos, 41, assessor e advogado, chegaram a fazer ameaças tanto ao político quanto a seus familiares. O trio exigia dinheiro. Em nota, a SSP-BA informou que André e Felipe foram presos em flagrante no momento em que tentavam receber o dinheiro de Roberto Carlos na área externa de um shopping, na Avenida Tancredo Neves. Já Idenilton foi surpreendido pela Polícia Civil na Avenida Paralela. Ainda segundo a pasta, as extorsões começaram na noite de segunda (15) e, após denúncia realizada pelo parlamentar, policiais iniciaram uma operação para prender o trio. André, Felipe e Idenilton vão passar por audiência de custódia na manhã dessa sexta (19). Enquanto isso, Idenilton aguarda na Polinter e André e Felipe seguem custodiados na 1ª Delegacia Territorial (Barris).

19 Out 2018 - 15:00h

Concebida pelo Instituto Federal do Sul de Minas, a Olimpíada Nacional de Matemática dos Institutos Federais reúne todos os campi do Brasil. Ao site Achei Sudoeste, a professora Cíntia Batista Nunes disse que o campus do Ifba, em Brumado, estará representado na segunda fase da olimpíada, que acontece entre os dias 19 e 21 deste mês, através da aluna Bruna Lorena, estudante do 1º ano do Ensino Médio. A professora destacou que a aluna conseguiu a aprovação concorrendo com estudantes do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio. O evento reunirá estudantes de institutos federais de todo país para uma ampla programação, que inclui, além da prova, palestras, oficinas e atividades culturais. "Vai ser um momento de grande aprendizado pra gente", disse. Surpresa com o resultado, a estudante selecionada afirmou que está muito feliz e que será uma experiência incrível participar de um evento tão grande.

19 Out 2018 - 14:30h

Nesta sexta-feira (19), a Academia de Letras e Artes de Brumado (Alab), irá realizar, a partir de 18h30, no anfiteatro da Praça Coronel Zeca Leite, o VI Concurso Estudantil de Poesias, com a participação das escolas públicas da rede estadual, municipal e particulares do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. O objetivo, segundo a Alab, é incentivar a leitura e estimular o gosto pela leitura. Ao final, os participantes receberão troféus e medalhas. O evento é aberto ao público e toda comunidade está convidada a prestigiar o concurso.

19 Out 2018 - 14:00h

Uma guarnição da polícia militar da cidade de Aracatu, a 36 km de Brumado, deteve dois indivíduos que brigavam em um bar da cidade. Segundo testemunhas, a briga teve início após um deles ter exigido dinheiro e desferido golpes. Os policiais encontraram os dois indivíduos lesionados, razão por que foram levados ao hospital local, onde receberam atendimento médico. Depois de serem atendidos, ambos foram conduzidos e apresentados ao preposto da Polícia Civil, na sede da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), em Brumado.

19 Out 2018 - 12:30h

O pagamento do 13º salário deve injetar mais de 211,2 bilhões de reais na economia brasileira. O dinheiro beneficiará 84,5 milhões de trabalhadores, que receberão um adicional de fim de ano de 2 320 reais em média, segundo cálculos do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Têm direito ao pagamento todos os trabalhadores com carteira assinada – inclusive domésticos, rurais, temporários e aposentados. Basta possuir 15 dias (ou mais) de serviço prestado. O pagamento do 13º salário pode ser dividido em duas parcelas: a primeira sai até 30 de novembro e a segunda, até 20 de dezembro. Algumas empresas oferecem ao funcionário a possibilidade de receber a primeira parcela junto com as férias. No caso dos aposentados do INSS, a primeira parcela saiu em agosto. Segundo o Dieese, o dinheiro adicional na economia representa cerca de 3% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. Do montante a ser pago, 66% será destinado aos trabalhadores formalizados. Outros 34% serão direcionados para aposentados e pensionistas do INSS. O número de pessoas que receberá o 13º salário em 2018 é 0,6% superior ao calculado no ano anterior, quando 83,3 milhões de brasileiros foram beneficiadas.

19 Out 2018 - 12:00h

Uma  guarnição de radiopatrulhamento deteve um indivíduo que ameaçou uma mulher em um bar, situado na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, no centro da cidade de Brumado. Na delegacia, a vítima, que é garota de programa, disse que o homem era um cliente que queria manter relação com ela e não aceitava uma resposta negativa. Ele também não queria pagar pelos serviços da garota de programa, bem como  queria levá-la para morar em Vitória  da Conquista. Por conta da ameaça, o homem foi conduzido e apresentado ao preposto da Polícia Civil, em Brumado.

19 Out 2018 - 11:30h

O Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) está atrasando a concessão do salário-maternidade para mulheres que têm direito a esse pagamento. Atualmente, 110.000 mães estão esperando há mais de 45 dias pelo benefício que poderia ser automático desde fevereiro. Ao todo, são 211.000 pedidos de salário-maternidade em espera para análise. Ou seja, mais da metade já está acima do prazo legal para avaliação. Historicamente, o INSS atrasa a concessão de benefícios. Para tentar zerar a fila de espera, o instituto assinou um convênio que permitiria que cartórios enviassem ao Dataprev, órgão que faz a organização dos dados previdenciários, os registros de nascimentos. A partir de fevereiro deste ano, mães de baixa renda poderiam entrar com o pedido de salário-maternidade assim que registrassem seus bebês e passariam a receber o benefício automaticamente. Agora, o INSS atribui os atrasos a duas liminares conseguidas pelo Partido Republicano Brasileiro (PRB), que estão impedindo a implementação do projeto. De acordo com a Vejan, o pedido de liminar foi feito pelo partido em dezembro de 2017 por meio de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) contra a lei 13.484/2017. Essa lei, que nasceu da Medida Provisória (MP) nº 776, de 2017, possibilita que cartórios prestem serviços que não estavam previstos em lei. O partido questionou na Justiça a adição de uma emenda à MP estranha ao texto original — os chamados “jabutis”.

19 Out 2018 - 11:00h

Um tucano raro foi registrado em uma propriedade nas proximidades da comunidade de Boi Morto, na zona rural de Palmas de Monte Alto, a 183 km de Brumado, na terça-feira (16). De acordo com Vilson Nunes, a ave apareceu em cima de uma caixa d’agua. O tucano permaneceu por alguns minutos em observação, bebeu água e ficou voando ao redor. Em seguida, voou para uma propriedade vizinha. Os moradores da localidade ficaram encantados com a presença da ave. Pelas imagens, especialistas disseram que o tucano é da espécie Ramphastos Toco, popularmente conhecido como tucanuçu, tucanaçu, tucano-grande ou tucano-boi. Apresenta 56 cm de comprimento e pesa cerca de 540 gramas, sendo o maior de todos os tucanos. A característica mais notável da espécie é o grande bico alaranjado, que pode medir 22 cm.

19 Out 2018 - 10:30h

O PT pediu nesta quinta-feira (18) ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para declarar o candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, inelegível por oito anos. O pedido foi apresentado em razão de reportagem do jornal Folha de S.Paulo que relata casos de empresas apoiadoras de Bolsonaro que supostamente compraram pacotes de disparo de mensagens contra o PT por meio do WhatsApp. Bolsonaro nega irregularidades. Essa prática, em tese, pode ser ilegal, caso seja considerada pela Justiça doação de campanha feita por empresas. Desde 2015, empresas estão proibidas de fazer doação eleitoral. Segundo o jornal, as empresas apoiadoras de Bolsonaro compram um serviço chamado “disparo em massa” usando a base de usuários do candidato do PSL ou bases vendidas por agências de estratégia digital. O uso de bases de terceiros pode ser considerado ilegal, já que a lei permite apenas o uso de listas de apoiadores do próprio candidato (nos casos de números cedidos de forma voluntária). Além da inelegibilidade de Bolsonaro, a coligação encabeçada pelo PT também pede a quebra dos sigilos bancário, telefônico e telemático das empresas e dos empresários mencionados na reportagem.

19 Out 2018 - 10:00h

O número de registro de ocorrências de arrombamentos a residências tem aumentado na Delegacia Territorial de Caetité, a 10 km de Brumado. Somente neste mês de outubro, 08 arrombamentos foram registrados, 05 somente no último final de semana. O foco principal dos bandidos, nesses casos, é o furto de dinheiro. De acordo com o Sudoeste Bahia, os criminosos arrombam o local, reviram o imóvel em busca de dinheiro e fogem sem levar nenhum objeto de valor. Em alguns casos, apenas aparelhos celulares são roubados, que possuem maior facilidade de venda no mercado paralelo, assim como motocicletas. Os casos estão sendo investigados pelo serviço de inteligência da 22ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin).

19 Out 2018 - 09:30h

Uma nova pesquisa divulgada pelo Datafolha nesta quinta-feira (18) mostrou que o candidato Jair Bolsonaro (PSL) segue liderando à corrida presidencial no segundo turno a 10 dias do segundo turno da eleição. Bolsonaro tem 59% dos votos válidos contra 41% do seu adversário, o petista Fernando Haddad. O deputado federal cresceu 1% em relação ao levantamento do instituto realizado na última semana. As oscilações observadas nas preferências dos dois candidatos estão dentro da margem de erro do estudo, que é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. De acordo com a análise do estudo feito pelo jornal Folha de S.Paulo, o candidato do PT só aparece à frente do adversário no Nordeste, o mais fiel reduto petista. Haddad tem 53% das intenções na região contra 31% das intenções de voto em Bolsonaro.  Em todas as outras regiões, o candidato do PSL vence o rival petista com ampla vantagem. No Sudeste, ele alcança 55% e Haddad tem 29%. Na região Sul, Bolsonaro está com 61% e o petista, 27%. O Datafolha entrevistou 9.137 eleitores em 341 municípios na quarta (17) e nesta quinta. A pesquisa foi contratada pela Folha e pela TV Globo. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-07528/2018.

19 Out 2018 - 09:00h

Um projeto de irrigação por capilaridade informatizada desenvolvido por alunas do Ifba, em Brumado, foi selecionado para representar a Bahia em um evento que acontece na Paraíba. Ao site Achei Sudoeste, o professor de informática robótica do campus, Marcos Pereira, explicou que o projeto propõe o aproveitamento otimizado de água tendo em vista o problema da seca vivenciado na região. Ele disse que o sistema, que funciona com sensores, viabiliza a irrigação das plantações dos pequenos e médios produtores com o mínimo de água possível.

“Estamos fazendo com que o sistema fique todo automatizado a fim de fornecer as informações para o agricultor e, em cima disso, ele usar a água com mais otimização”, destacou. Uma das alunas que participaram do desenvolvimento do sistema, Fabrícia Cotrim Pires, ressaltou que, através do projeto, pode aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula à prátia. Segundo ela, a iniciativa é em prol de algo muito útil, que impactará diretamente na agricultura e meio ambiente. “Me sinto muito feliz de ter sido escolhida pra participar desse projeto”, reforçou. A aluna Gabriela Porto, que também integra a equipe, acrescentou que a reutilização da água também trará resultados positivos no combate à dengue. Para ela, é a tecnologia sendo usada para favorecer a comunidade.

19 Out 2018 - 08:30h

Quer se alimentar bem em todas as refeições ao longo do dia? Na Praticook você encontra lanches, petiscos e refeições completas para todas as horas. Na loja, estão disponíveis kits com preços promocionais, além de um showroom com diversos itens diet, light, low carb, sem glúten, sem lactose e integral para contemplar todos os gostos. São pratos saudáveis que vão te ajudar a emagrecer com saúde e adquirir uma rotina de alimentação balanceada, porque caro é ficar doente. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Doutor Nelson Lula, 146, a Praça do Rotary. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

19 Out 2018 - 08:00h

Em Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, duas mulheres se passaram por agentes de saúde, entraram na residência da aposentada Ana Ramos, de 84 anos, e roubaram R$ 4 mil. Segundo o delegado titular Cláudio Oliveira, a idosa sacou a quantia no banco e foi seguida pelas golpistas. Na residência, uma das mulheres distraiu a vítima e a outra roubou a quantia. A idosa mora sozinha com uma irmã de 86 anos. O fato de as idosas não oferecerem resistência deve ter motivado a ação das golpistas.

19 Out 2018 - 00:00h

Representantes da empresa Ti Vic estiveram em Brumado realizando um estudo técnico a fim de embasar a possibilidade de instalação de radares na cidade. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Thiago Barros disse que o objetivo inicial é saber quais os pontos estratégicos onde haveria a necessidade de implantação dos equipamentos. Barros explicou que a grande vantagem dos radares refere-se ao tipo de penalização. “Se você implanta uma lombada, você acaba penalizando todos os condutores, inclusive a pessoa com mobilidade reduzida, o idoso, o cadeirante, a pessoa que empurra um carrinho de bebê. Com o radar, você penaliza apenas o motorista que passa acima do limite de velocidade”, destacou. Além disso, conforme acrescentou, a lombada torna o tráfego mais lento e gera mais despesas para o transporte público no município. Também representante da Ti Vik, a Engenheira de Tráfego Rafaela Castro informou que eficiência do radar para melhoria do trânsito e diminuição do número de acidentes é comprovada. O coordenador de educação da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes - SMTT, Jansen Ricardo, ressaltou que o órgão continuará intensificando as ações de controle de velocidade no município e que os radares representam um reforço nesse sentido, não substituindo os agentes. “Estamos preocupados com a questão da segurança viária”, finalizou.

18 Out 2018 - 17:30h

Neste sábado (20), acontece na AABB, em Brumado, a 3ª Seresta Vip com os cantores Canindé, Evandro Correia e Ed Rossi. O evento promete atrair os amantes de seresta para o clube, onde a festa terá início às 22h. O ingresso individual custa R$ 30 e as mesas custam R$ 100 (sócio) e R$ 120 (não sócio) - corre e garanta já a sua, pois restam apenas as últimas unidades. A compra pode ser feita diretamente na AABB ou pelo telefone (77) 9.9997-0764. Já os ingressos individuais podem ser adquiridos na Tiazinha Distribuidora. Não perca: é neste sábado, 3ª Seresta Vip.

18 Out 2018 - 17:00h

O folheto Guia Médico Sudoeste já existe na região há mais de oito anos, mas agora ganhou um formato eletrônico. Ao site Achei Sudoeste, o empresário Antônio Fênix explicou que, com vistas a atender a demanda da modernidade, o exemplar impresso foi transformado em aplicativo. A ferramenta está disponível para download na Play Store com o nome Guia Médico Saúde. Segundo Fênix, no aplicativo é possível escolher os guias conforme a cidade. Atualmente, os municípios contemplados são Brumado, Livramento de Nossa Senhora, Paramirim e Macaúbas. Futuramente, Vitória da Conquista e Guanambi também serão inseridos no Guia Médico Sudoeste. Através do aplicativo, o usuário consegue fazer  buscas por profissionais e especialidades médicas. “É tipo um catálogo: você tem os contatos telefônicos e também as informações dos serviços prestados e especialidades”, disse. Em breve, Fênix adiantou que será lançado o Guia Jurídico Sudoeste.

18 Out 2018 - 16:30h

O uso recreativo da maconha passou a ser legal no Canadá nesta quarta-feira. O país é o primeiro do G7 e o segundo do mundo a permitir o livre consumo da droga. A partir de hoje, o porte de até 30 gramas de maconha é permitido. Os canadenses também podem cultivar até quatro plantas de cannabis em suas casas. A medida foi uma promessa de campanha do primeiro-ministro Justin Trudeau. As leis aprovadas em junho regulam a produção, a comercialização e o consumo da droga. A posse de maconha se tornou crime no Canadá em 1923, mas o uso medicinal é legal desde 2001. O objetivo da legalização, segundo seus defensores, é acabar com o mercado negro e diminuir o consumo de maconha entre os jovens. Médicos e agentes de saúde pública do governo que se opuseram às novas leis, contudo, dizem que o consumo da droga pode ser tão prejudicial à saúde quanto o tabaco. Pelas normas, os canadenses precisam ter 18 anos para comprar maconha. Porém, há províncias que elevaram a exigência da idade para 21 anos, como Quebec. Não é autorizado fumar em lugares públicos. A maconha não será vendida nos mesmos locais onde hoje se pode comprar álcool ou tabaco. Espera-se que os consumidores comprem a droga de varejistas regulados pelas autoridades provinciais ou regionais, assim como de produtores licenciados pelo governo federal. Assim que as primeiras lojas autorizadas a comercializar a droga abriram suas portas nesta quarta, longas filas se formaram em várias cidades do Canadá. Algumas pessoas aplaudiram e usaram as buzinas dos carros para comemorar. O Canadá se tornou o segundo país do mundo a legalizar o uso da maconha para fins recreativos, depois do Uruguai, que adotou a medida em 2013.

18 Out 2018 - 16:00h

A Secretária de Agricultura e Comércio de Dom Basílio, Zorizete Oliveira, esteve em Brumado conhecendo a Sala do Empreendedor e os avanços para implantação da Cidade Empreendedora no município. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Oliveira reforçou que a visita teve a finalidade de estudar o trabalho que vem sendo feito no sentido de promover o empreendedor, além de ver, na prática, como funciona a Sala do Empreendedor para, futuramente, usar como modelo em Dom Basílio. A secretária informou que a Sala do Empreendedor já está sendo construída na cidade a fim de gerar desenvolvimento e oportunidades aos empreendedores locais. “Acredito que será um grande passo para levarmos e alavancarmos em Dom Basílio essa conquista”, disse.