Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "10/2018"

31 Out 2018 - 18:00h

Um morador de um condomínio do “Minha Casa, Minha Vida”, em Juazeiro, no norte da Bahia, encontrou um jacaré no residencial, na madrugada desta terça-feira (30). Antes da chegada do Corpo de Bombeiros, o morador, não identificado, conseguiu amarrar o animal em um poste. De acordo com os bombeiros, o réptil foi achado por volta das 3h da manhã, no Residencial Juazeiro III. No sábado, também em juazeiro, outro jacaré, de 1,5 metro de comprimento, apareceu no pátio da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Foi um animal da espécie jacaré-açu, que está ameaçado de extinção. Segundo o Ibama, construções perto das margens do Rio São Francisco estão fazendo com que os jacarés invadam a cidade. Os dois animais resgatados foram soltos no rio.

31 Out 2018 - 17:30h

A Justiça determinou o afastamento do vereador Francisco Carlos Barbosa Silva (PP), conhecido como Chico do Hotel, em Itamaraju, no extremo sul da Bahia. A informação foi divulgada nesta terça-feira (30). A determinação atendeu o pedido do Ministério Público da Bahia (MP-BA), que denunciou Francisco por utilizar o patrimônio do município em proveito dele e falsificar documentos públicos. A decisão foi assinada pelo juiz Rodrigo Quadros de Carvalho e publicada no Diário Oficial da Justiça na segunda-feira (29). Segundo o juiz, a conduta de Francisco Carlos causou irregulares e graves prejuízos ao município de Itamaraju, “em absoluta afronta aos princípios constitucionais da moralidade, probidade, honestidade e eficiência administrativa”. O G1 tentou localizar a defesa de Francisco Carlos Barbosa Silva, mas, até a publicação desta reportagem, não conseguiu contato.

31 Out 2018 - 17:00h

O horário de verão de 2018 começa na primeira hora deste domingo (4). À meia-noite, os moradores de 10 estados e do Distrito Federal devem adiantar o relógio em uma hora. O ajuste vale para as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal) e irá vigorar até o terceiro domingo de fevereiro de 2019 (dia 17). Neste ano, o horário de verão foi encurtado. Até o ano passado, o horário de verão se iniciava no terceiro domingo do mês de outubro. Em dezembro de 2017, o presidente Michel Temer assinou decreto que encurtou o período de duração do horário de verão, atendendo a pedido do Tribunal Superior Eleitoral, para que o início do horário de verão não ocorresse entre o primeiro e o segundo turno da eleição. O Palácio do Planalto chegou a informar no início do mês que, a pedido do Ministério da Educação, a entrada em vigor do horário seria adiada para dia 18 de novembro, a fim de não prejudicar provas do Enem, mas acabou decidindo manter a data de 4 de novembro.

31 Out 2018 - 16:40h

Na tarde desta quarta-feira (31), um capotamento foi registrado na Avenida João Paulo I, em Brumado. Testemunha do ocorrido, Eliane Silva disse ao site Achei Sudoeste que o motorista do veículo se distraiu ao atender o celular, acabou batendo no calçadão da avenida e o carro virou na pista. O motorista teve apenas ferimentos leves e saiu andando de dentro do veículo. Não havia mais ocupantes no carro, que ficou bastante danificado. Segundo Elaine, os próprios populares desviraram o veículo e desobstruíram a via. “O acidente só não foi pior porque ele vinha devagar”, disse.

31 Out 2018 - 16:15h

Investigadores da polícia civil de Brumado, lotados na 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), realizaram uma batida em uma mercearia na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, na manhã desta quarta-feira (31), no intuito de apurar denúncias de tráfico de drogas na região. Os investigadores não encontraram nada ligado ao tráfico de entorpecentes, porém a batida revelou várias irregularidades que culminaram em apreensões e condução do proprietário do estabelecimento à delegacia local. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, os policiais descobriram que no recinto eram comercializadas ilegalmente munições para armas de fogo de caça, cigarros oriundos do Paraguai, produto de contrabando e botijas de GLP, o gás de cozinha. Todo o material foi recolhido à delegacia. O proprietário do estabelecimento foi indiciado e, após pagar fiança, foi solto, porém ainda responderá pelos delitos flagranteados durante a operação policial.

31 Out 2018 - 15:00h

Depois de 17 meses no comando da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em Brumado, o Major Adriano Souza Dias foi promovido ao cargo de comandante da Companhia Independente de Policiamento Especializado - Cipe Caatinga. A portaria foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (31). Segundo o Major, foi um período intenso de grandes realizações pessoais e profissionais. “Agradeço a comunidade brumadense e região pela acolhida. Em especial, reverencio os policiais militares que convivi neste período, que aderiram ao projeto de segurança pública, norteados pelo mapa estratégico da quase bicentenária milícia de bravos, com resultados expressivos no combate a criminalidade e defesa social”, disse.

O Major informou que, nesse período, foram 288 prisões em flagrante, 66 adolescentes apreendidos, 174 termos circunstanciados de ocorrência lavrados, 58 mandados de prisões cumpridos, 67 armas de fogo e 45 armas brancas apreendidas e 157 veículos recuperados. Devido aos resultados, a unidade recebeu, por três semestres consecutivos, o Prêmio por Desempenho Policial (PDP). Houve ainda o empenho do comando no treinamento e capacitação do efetivo, aquisição de viaturas, renovação de material bélico, melhoria na comunicação e gestão integrada, a requalificação do pátio e resoluções das demandas correcionais existentes. No social, foram quase 1500 alunos formados no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, além de diversas palestras em empresas e escolas. “A 34ª CIPM foi membro ativo do Conselho de Segurança Municipal, encampando projetos como a estruturação do videomonitoramento da cidade. Ao meu sucessor, sabedoria e sucesso na missão”, destacou.

31 Out 2018 - 14:30h

Enquanto o número total de número de casamentos no Brasil caiu 2,3% em 2017 sobre o ano anterior, entre pessoas do mesmo sexo houve aumento de 10%. É o que apontam as Estatísticas do Registro Civil divulgadas nesta quarta-feira (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE). Esse aumento foi puxado especialmente pela alta de 15% do número de casamentos entre mulheres, maior que o de 3,7% entre homens. Ao todo, foram registrados no ano passado 2.500 casamentos entre homens e 3.387 entre mulheres. Além da queda do número total de casamentos, a pesquisa apontou ainda um aumento da taxa de divórcios entre 2016 e 2017, de 2,38‰ (por mil casamentos) para 2,48‰. E, se em um ano a taxa de divórcios aumentou, em dez a durabilidade média do casamento diminuiu. Foi de 17 anos em 2007 para 14 em 2017. De acordo com o G1, a pesquisa mostra ainda que, na maioria dos casos (45,8%), os casais que se divorciam têm somente filhos menores de 18 anos. Outros 28,7% não têm filhos, 16,9% têm somente filhos maiores e 7,8% têm filhos maiores e menores.

31 Out 2018 - 14:00h

Na madrugada da última terça-feira (30), um bom volume de chuvas foi registrado na cidade de Dom Basílio, a 54 km de Brumado. Morador do Povoado Alto do Rosário, Anderson Caires, o popular Anderson General, disse ao site Achei Sudoeste que, na localidade, a chuva intensa veio acompanhada de relâmpagos e trovões. “No município todo choveu bastante, tanto na sede, como em toda região”. Na tarde de segunda-feira (29), segundo o morador, chegou a ser registrado 41 mm de precipitação. “A chuva chegou no momento certo. Esperamos que continue assim para encher os reservatórios e melhorar a agricultura”, completou. As estações meteorológicas preveem mais chuvas para a cidade e região.

31 Out 2018 - 13:30h

O corpo de um homem de 41 anos foi encontrado em estado de decomposição nesta terça-feira (30), no Riacho do Belém, na cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado. De acordo com Vilson Nunes, o corpo de José Francisco Paixão estava debaixo de uma ponte, situada na Rua Sete, no Bairro Sandoval Moraes. As polícias militar e técnica estiveram no local e encaminharam o corpo para o Instituto Médico Legal (IML). A polícia informou que não há nenhum registro na delegacia de pessoa desaparecida com as características do corpo localizado. O caso está sendo investigado.

31 Out 2018 - 13:00h

Choveu bastante na cidade de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, nesta semana. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Emanoel Fernandes, repórter e âncora no Jornal da 88, na 88 FM, disse que o volume de precipitação foi de 70 mm no centro do município. Segundo ele, algumas ruas ficaram alagadas devido à forte chuva. Fernandes ainda destacou que a Embasa cortou o abastecimento em função de que a estação de tratamento não tem capacidade para tratar o volume de água obtido com as chuvas. O líquido está muito barrento e a empresa teve de fechar a entrada dessa água para a estação de tratamento a fim de que a vazão possa ser devidamente controlada e distribuída para a cidade. “Isso está causando um transtorno em toda cidade porque muitas pessoas, por terem o reservatório pequeno, já estão sem água”, afirmou. Conforme explicou, a Embasa alega que está envidando todos os esforços para normalizar o abastecimento o mais rápido possível. Em contrapartida, os moradores cobram que a empresa deveria ter se antecipado e ampliado a estação de tratamento de água para evitar que o abastecimento fosse comprometido.

31 Out 2018 - 12:30h

A taxa de desemprego no Brasil caiu para 11,9% no trimestre encerrado em setembro, mas ainda atinge 12,5 milhões de brasileiros, segundo dados divulgados na terça-feira (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi a sexta queda mensal seguida e trata-se da menor taxa de desemprego registrada no ano. O contingente de desempregados é 3,7% menor que o registrado no trimestre encerrado em junho (474 mil pessoas a menos). Já na comparação com o mesmo trimestre do ano passado, quando havia 13 milhões de desempregados no país, a população desocupada caiu 3,6% (menos 469 mil pessoas). O número de pessoas desalentadas (que desistiram de procurar emprego) ficou estável em relação ao trimestre anterior, se mantendo no patamar recorde (4,8 milhões). Na comparação com o mesmo trimestre de 2017, porém, houve alta de 12,6%.

31 Out 2018 - 12:00h

Na última terça-feira (30), na sede do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em Brasília, foi divulgado o resultado do Prêmio Jovem Cientista, que, em sua 29ª edição, abordou o tema “Inovações para Conservação da Natureza e Transformação Social”. Mais de 1550 estudantes e pesquisadores de todo o país participaram do concurso. O aluno Sandro Lúcio Nascimento, do Ensino Médio do Colégio Estadual Norberto Fernandes (CENF), em Caculé, a 100 km de Brumado, conquistou o 2º lugar em sua categoria, com o projeto: “Captação e uso da água da chuva no ambiente escolar, através de caixa feita a partir de garrafas pet e cimento ecológico da cinza da fibra do coco”. O projeto visa economizar água potável, evitando o descarte de resíduos plásticos na natureza. A entrega das premiações será realizada em dezembro, em solenidade no Palácio do Planalto.

31 Out 2018 - 11:30h

Um baiano de 48 anos luta na Justiça há 13 anos para comprovar que está vivo. Ele foi dado como morto após ter sido roubado na cidade de Minas Gerais, no ano de 2003, quando saiu de Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia, onde nasceu, para ir morar em Goiânia. O corpo de um desconhecido foi enterrado no lugar dele pela família na Bahia. A família de Alailson Santos Lima recebeu a notícia de que ele teria sido atropelado e morto ainda em 2003. Na ocasião, a funerária procurou os parentes para mandar o corpo para Bom Jesus da Lapa. A tia de Alailson, Cecília Lima de Matos, foi quem recebeu a ligação. Quando o suposto corpo de Alailson chegou em Bom Jesus Lapa, a família dele organizou tudo para o funeral. Como eles não pediram para abrir o caixão, enterraram o corpo que seria de Alailson. Em 2015, ele reapareceu na cidade, mas a família não fazia ideia de quem eles enterraram. Muitas pessoas acharam que estavam vendo uma assombração. O problema é que, além do susto, agora, o trabalhador rural não consegue provar que está vivo. Ele está com uma certidão de nascimento onde está escrito que ele morreu. Essa luta para ter nova documentação já dura 13 anos. O Ministério Público da Bahia (MP-BA) disse que já tomou as medidas necessárias para resolver o caso do Alailson, e que agora aguarda a Justiça. Enquanto espera uma solução, Alailson está recebendo apoio do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) de Bom Jesus da Lapa.

31 Out 2018 - 11:00h

Em sessão realizada na última sexta-feira (26), a Câmara Municipal de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, aprovou as contas do exercício financeiro de 2016, de responsabilidade do prefeito Paulo César Cardoso de Azevedo (MDB), o Dr. Paulo. Foram 8 votos favoráveis, 2 contrários e 1 abstenção. O legislativo seguiu o parecer emitido pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) pela aprovação das contas com ressalvas. A Comissão de Finanças da Casa também já havia apreciado e aprovado o parecer do TCM.

31 Out 2018 - 10:30h

Uma criança de 5 anos foi estuprada na madrugada desta terça-feira (30) na cidade de Sena Madureira, no interior do Acre, após ser levada por um homem como forma de pagamento de dívida de droga. O homem e a mãe da menina foram presos e indiciados por estupro de vulnerável. Segundo o delegado responsável pelo caso, Marcos Frank, o homem, de 24 anos, teria ido até a casa da mãe da menina para cobrar uma dívida de R$ 2 mil e como a mulher não tinha o dinheiro, levou a criança para “pressioná-la”. A mãe deve responder por estupro na modalidade comissivo por omissão. A polícia foi acionada pela tia da criança. “Esse homem teria levado a criança para poder pressionar a mãe para pagar essa dívida de droga, mas em seguida voltou e deixou a menina em casa. Ela estava sangrando bastante, uma tia viu e chamou a polícia. Na delegacia, a menina contou que o que o homem fez com ela”, contou o delegado ao G1. A criança está no abrigo da cidade. De acordo com o delegado, o suspeito negou que tenha estuprado a menina, mas foi feito exame, que confirmou a denúncia. “A mãe também vai ser indiciada por estupro porque viu a criança sendo levada e não chamou a polícia. Inicialmente, ela se fez de demente, como se não tivesse noção do que tinha acontecido, mas contou que estava consumindo droga por volta das 3h e que a garotinha estava lá e que, em um dado momento, o rapaz pegou e levou”, afirmou Frank.

31 Out 2018 - 10:00h

Na última terça-feira (30), voltou na cidade de Paramirim, a 130 km de Brumado, localizada no polígono da seca da Bahia. Os moradores comemoram a precipitação após longo período de seca. Diversos municípios da região registraram chuva forte e os agricultores e pecuaristas estão animados com a possibilidade de mais chuvas. A névoa que cobre a serra é um indicativo de que mais chuvas podem cair no decorrer da semana. Somente a chuva desta terça-feira já modificou o cenário da caatinga e as folhas começaram a brotar nos galhos.  De volta também a esperança de rever água nos rios que tinham evaporado.

31 Out 2018 - 09:30h

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu quase 600 quilos de cocaína nesta terça-feira (30) na Via Dutra, em Seropédica, na Região Metropolitana do Rio. De acordo com o G1, policiais tiveram que usar uma serra elétrica para cortar a carroceria do caminhão. Os pacotes da droga estavam escondidos na parte de baixo. Ao levantar a caçamba, descobriram mais de meia tonelada de cocaína. A polícia disse que o carregamento veio de Bom Jardim, em Minas Gerais, e seria levado para uma empresa em Bonsucesso. De lá, iria para o Complexo da Maré, segundo a PRF. Um homem de 31 anos foi preso e levado para a Polícia Federal na Praça Mauá, Zona Portuária. Segundo a polícia, ele confessou que receberia R$ 1,5 mil para fazer o transporte e foi indiciado por tráfico de drogas.

31 Out 2018 - 09:00h

Na última terça-feira (30), uma mulher identificada apenas como Magda teria se jogado contra um trem que atravessava a cidade de Licínio de Almeida, a 140 km de Brumado. Segundo familiares, ela sofria com problemas psicológicos. No boletim de ocorrência registrado, o motorista do trem disse que acionou os freios de emergência e a buzina quando percebeu que havia uma pessoa sobre os trilhos, mas não conseguiu evitar o atropelamento. O Departamento de Polícia Técnica realizou os procedimentos de remoção do corpo do local e um inquérito foi instaurado para apurar o caso.

31 Out 2018 - 08:30h

Quer se alimentar bem em todas as refeições ao longo do dia? Na Praticook você encontra lanches, petiscos e refeições completas para todas as horas. Na loja, estão disponíveis kits com preços promocionais, além de um showroom com diversos itens diet, light, low carb, sem glúten, sem lactose e integral para contemplar todos os gostos. São pratos saudáveis que vão te ajudar a emagrecer com saúde e adquirir uma rotina de alimentação balanceada, porque caro é ficar doente. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Doutor Nelson Lula, 146, a Praça do Rotary. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

31 Out 2018 - 08:00h

Na última segunda-feira (29), caiu cerca de 70 mm de chuva na sede da cidade de Condeúba, a 123 km de Brumado. Segundo os moradores, há mais de dez anos, não tinha se registrado uma chuva tão intensa no município. A Barragem do Baixão não suportou o volume de água e acabou quebrando toda a banca, causando grandes estragos rio abaixo. A água invadiu casas, derrubou os muros do cemitério e causou prejuízos materiais.

Todas as localidades estão sem comunicação devido à falta de energia. As barragens do Tamboril, do Riacho Seco de Gerosino e da Cerquinha já estão sangrando. O próximo a receber esse volume de água será o Açude do Champrão, o que deve ocorrer em algumas horas, pois o Rio do Morro está descendo com um grande volume de água.

31 Out 2018 - 07:20h

O major Mário Augusto dos Santos Cabral é o novo comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) em Brumado. 

Segundo apurou o site Achei Sudoeste, ele assume o cargo após a promoção do major Adriano Souza Dias, para a Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Caatinga. As portarias foram publicadas nesta quinta-feira (31) no Diário Oficial da Bahia e assinadas pelo governador Rui Costa (PT). Cabral já aturou como subcomandante da 34ª CIPM durante a gestão do então major Mucyo de Almeida Vasconcelos, hoje tenente coronel da polícia militar da Bahia. O novo comandante da PM brumadense já é experiente e gabaritado, pois já comandou diversas companhias estratégicas da polícia baiana.

Na cidade de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, o major Raimundo Nonato de Almeida Júnior, deixa o comando da 46ª CIPM. Para o seu lugar foi nomeado o capitão Vandilson Santos Araújo.

31 Out 2018 - 07:00h

Depois de um longo período de estiagem, os moradores das cidades de Caculé e Rio do Antônio comemoram a volta da chuva. Apesar de estar longe de acabarem os problemas gerados pela maior seca dos últimos anos, as chuvas em várias áreas do semiárido amenizaram os efeitos da estiagem e garantiram, por enquanto, o abastecimento e a alimentação do animal. Além disso, deram esperança de que as plantações possam voltar a serem feitas nas próximas semanas. De acordo com os pluviômetros, as chuvas desta segunda e terça-feira chegaram a atingir 100 mm em Caculé. Já no município de Rio do Antônio, a chuva alcançou até o momento um acumulado de 102,5 mm.

31 Out 2018 - 00:00h

Alunos do Centro Educacional Rui Barbosa, na cidade de Malhada de Pedras, a 39 km de Brumado, registraram imagens de merendeiras e até professoras levando a merenda escolar em sacolas para casa. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, uma aluna, que preferiu não se identificar temendo represálias, disse que a situação é constrangedora e acontece há bastante tempo sem que nenhuma providência seja tomada. Segundo ela, muitos alunos não têm o que comer dentro de casa e necessitam da merenda, a qual está sendo roubada.

“A gente tem presenciado cenas muito fortes. Desvio de merenda é crime. É um direito nosso, a merenda é nossa. A gente precisa ser tratado com respeito”, destacou. A aluna informou ainda que a direção já foi comunicada sobre o desvio, mas tem sido conivente com os erros. Diante da situação, os alunos cobram que a prefeitura municipal intervenha a fim de punir os responsáveis e assegurar o seu direito. “Isso é revoltante”, resumiu a aluna. A nossa reportagem tentou contato com a secretaria de educação da cidade, mas os telefonemas não foram atendidos.

30 Out 2018 - 20:15h

A Câmara Municipal de Brumado, presidida pelo vereador Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT), requereu no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), a suspensão da liminar proferida pela juíza Adriana Pastorele Silva Quirino Couto, em favor de Girson Ledo Silva (Sem Partido), na qual assegurou a posse do suplente ao cargo legislativo em decorrência da licença para tratamento de saúde pelo prazo de cento e vinte dias concedida ao filho do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), Eduardo Cunha Vasconcelos (PSDB).  De acordo com a decisão do presidente do TJ-BA, desembargador Gesivaldo Nascimento Britto, foi concedida a suspensão dos efeitos da liminar concedida nos autos do Mandado de Segurança em favor de Ledo, retornando ao cargo o vereador Eduardo Cunha Vasconcelos (PSDB). Na decisão o magistrado assegurou a garantia do mandato com base no Regimento Interno do Poder Legislativo, bem como da Lei Orgânica Municipal. “Desse modo, a ordem emanada pelo julgador de convocação do suplente a quo revela indevida interferência do Judiciário em matéria administrativa e interna da Câmara Municipal de Brumado, violando os princípios da separação, harmonia e independência dos Poderes e, por conseguinte, a ordem Pública”, sentenciou.