Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "12/2017"

31 Dez 2017 - 09:30h

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os horários de atendimento de cada especialista. Na Clínica Mais Vida você pode marcar exames de laboratório e ultrassom. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 ou (77) 99951-4755. A clínica está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265.

31 Dez 2017 - 09:00h

Um menino de sete anos morreu após ser atingido por um disparo acidental de uma espingarda na cidade de Itiruçu, sudoeste da Bahia, na noite de sexta-feira (29), de acordo com a Polícia Militar. Segundo a polícia, um adolescente que estava com o menino contou que a criança brincava com a arma quando disparou. A espingarda era de um familiar da vítima, conforme o relato do adolescente. A arma foi apreendida, mas o dono não foi localizado pela PM. De acordo com o G1, o menino foi identificado como Kauan Nascimento. A criança chegou a ser levada para o Hospital Municipal de Itiruçu e tranferida para o Hospital Prado Valadares, em Jequié, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. O sepultamento da criança está marcado para as 17h no cemitério municipal de Itiruçu.

31 Dez 2017 - 08:30h

Um erro estratégico de articulação política do governo federal fará União, Estados e municípios perderem R$ 9,3 bilhões em arrecadação de tributos em 2018. No mês passado, deputados e senadores derrubaram um veto presidencial na lei que validou incentivos fiscais estaduais concedidos por meio do ICMS às empresas. Sem alarde, o Congresso concedeu às empresas abatimento na cobrança de tributos federais sobre esses incentivos. Como consequência direta, haverá um impacto na arrecadação que não estava previsto no orçamento.  Apesar dos sucessivos alertas feitos por técnicos do Ministério da Fazenda, o Congresso derrubou – em meio a uma maratona de votações de vetos presidenciais, em novembro – a rejeição do presidente Michel Temer (PMDB) a um artigo da lei 160, sobre incentivos fiscais estaduais. De acordo com a Veja, justamente tentando impedir a perda de arrecadação, o presidente havia vetado o trecho da lei que equiparava o benefício fiscal dado pelos Estados a um incentivo para investimento. Com esse tratamento diferenciado, as empresas pagam menos tributos, inclusive o Imposto de Renda – que é compartilhado pela União com Estados e municípios. Historicamente, o governo arrecada impostos sobre esses benefícios fiscais.

31 Dez 2017 - 08:00h

O cartoleiro Rodrigo Queiroz Santos, de Vitória da Conquista, na Bahia, foi o grande contemplado com a promoção para ver Brasil x Alemanha em Berlim. Só quem é cartoleiro PRO teve o privilégio de participar do sorteio. Torcedor do Corinthians, Rodrigo terá a possibilidade de levar um acompanhante para a viagem e o jogão na capital alemã. A partida será realizada no próximo dia 27 de março e é tratada como “A Revanche do 7 a 1”. De acordo com o GloboEsporte.com, Rodrigo está muito animado com a premiação e também com a oportunidade de viajar de avião pela primeira vez na vida. A esposa Thainã Brito acompanhará o cartoleiro de 24 anos na “Missão Berlim”. Ela também terá a sua primeira experiência aérea. A previsão do cartoleiro é de troco canarinho mas sem um placar tão elástico quanto aquele da Copa do Mundo de 2014.

29 Dez 2017 - 17:00h

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), apresentou um balanço do que ele considerou terem sido as conquistas mais marcantes do primeiro ano de mandato. O gestor refletiu que o primeiro semestre do ano foi conturbado e com muitas dificuldades para a Administração conseguir fazer com que máquina pública saísse da inércia. Em sua avaliação, somente a partir do segundo semestre, o cenário começou a mudar. “Com a mobilização incansável da equipe administrativa e os investimentos das outras esferas de governo, além das emendas parlamentares, as engrenagens da máquina voltaram a operacionalizar, colocando nossa cidade de volta nos trilhos do desenvolvimento”, destacou. O prefeito apontou a inauguração da UTI e a possibilidade de Brumado receber uma Faculdade de Medicina como as principais conquistas do ano. “A UTI é um passaporte para a vida e a Faculdade de Medicina é um passaporte para o futuro”, classificou. 

Sobre as metas da gestão para 2018, o prefeito reforçou que a primeira batalha é pela consolidação da Faculdade de Medicina, bem pela busca do convencimento dos demais municípios da microrregião a aceitarem a instalação da Policlínica através do consórcio regional de saúde. Vasconcelos alistou também o direcionamento dos recursos da educação no intuito de elevar o patamar do município como referência estadual. Na infraestrutura, o foco será a urbanização de áreas que no momento estão servindo apenas para acumular mato e servir de ocupação desordenada. “A lista de metas é grande para o próximo ano. Esperamos poder alcançar e pontuar o máximo possível dos nossos projetos, pois nossa meta principal é direcionar Brumado para o futuro. Desejo a todos um bom encerramento de ano e um novo ano com muitas conquistas. Que cada um de nós, como munícipes e cidadãos, possa dar a nossa parcela de colaboração que mantenha a cidade no caminho do futuro e que Deus abençoe cada um de nós”, finalizou. 

29 Dez 2017 - 16:30h

Sua empresa precisa de um sistema sob medida? Entre em contato agora mesmo com a WSouza e faça um orçamento. Referência em desenvolvimento de sistemas, a WSouza já entregou mais de 850 sites e sistemas, atendendo a mais de 40 municípios em toda a Bahia. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (77) 99112-4059 (whatsapp) / (77) 99112-4059.

29 Dez 2017 - 16:00h

A última semana de 2017 tem sido de muito calor em Brumado, com temperatura na casa dos 32°C e sensação térmica oscilando entre 38°C e 41°C. De acordo com os serviços de meteorologia, o ano se encerrará bastante quente, com os termômetros registrando 34°C no domingo (31). No primeiro dia de 2018, o tempo promete esquentar um pouco mais, chegando aos 35°C. Para os três primeiros dias do próximo ano, as previsões apontam possíveis pancadas de chuva. Diante do calor elevado, a Secretaria Municipal de Saúde - Sesau reforça o conselho para que os munícipes mantenham a hidratação do corpo e bebam muito líquido. Outro alerta da Sesau diz respeito à vigilância dos reservatórios, calhas e qualquer item que possa armazenar e manter água parada nas residências, a qual pode ser um berço para o vetor da dengue, zika e chikungunya, já que o clima nessa época do ano é propício para a proliferação do mosquito. “Queremos entrar 2018 com boa saúde, mas para isso temos de dar nossa parcela de colaboração não permitindo que esse mosquito cause danos físicos e emocionais. Portanto, para a nossa boa saúde, vamos dar a devida atenção e combater o transmissor da tríplice endemia”, alertou o secretário Cláudio Feres.

29 Dez 2017 - 15:30h

A Cooperativa Mista Agropecuária Brumadense (Coopmab) realizará uma Assembleia Geral Ordinária nesta sexta-feira (29), no prédio da Biblioteca Municipal, com início às 18h. Entre as deliberações, estão previstos na ordem do dia: prestação de contas do órgão da administração referente ao exercício iniciado em 1º de fevereiro de 2015 a 28 de janeiro de 2018, acompanhado do parecer do conselho fiscal; relatório da gestão; eleição dos membros da diretoria e do conselho fiscal; entre outras. Todos os associados estão convidados a comparecer à assembleia.

29 Dez 2017 - 15:00h

De acordo com levantamento parcial de alguns gerentes de casas lotéricas, o número de apostas na mega da virada aumentaram cerca de 35% em comparação ao ano passado em Brumado. O site Achei Sudoeste ouviu alguns apostadores e os mesmos adiantaram algumas das coisas que pretendem fazer caso entrem 2018 como milionários. “Primeiro ajudar meus oito filhos, arrumar minha fazendinha e o troco a gente ver o que faz depois”, disse o lavrador aposentado Levi Ferreira Neves. “Quero fazer muitas coisas, ajudar familiares e amigos. Na verdade, nem tenho noção do montante que é esse dinheiro”, contou o aposentado Ruimar Lima e Silva. No próximo domingo (31), a Mega Sena da Virada poderá pagar até R$ 280 milhões, a maior premiação da história da loteria nacional.  

29 Dez 2017 - 12:00h

A BA-156, que corta o município de Boquira, sendo umas das principais vias que liga o Oeste Baiano e o Vale do São Francisco à Região Sudoeste do Estado e também do país, está tomada pelo mato em alguns pontos. De acordo com o Boquira em Ação, as poucas chuvas que caíram na região foram suficiente para fazer o mato crescer. Em alguns locais, o matagal está cobrindo as placas de sinalização e diminuindo a visibilidade dos motoristas que necessitam trafegar pela rodovia.  

29 Dez 2017 - 11:30h

Um homem foi preso suspeito de abusar sexualmente da enteada, de apenas 8 anos, em Barreiras, região oeste da Bahia, e causar ferimentos que levaram a criança a ser internada em um hospital da cidade. Segundo a polícia, o caso foi descoberto na quarta-feira (27) depois que a menina foi atendida na unidade médica sentindo dores e com sangramento. A partir dos relatos da criança, a polícia e uma equipe do Conselho Tutelar foram acionadas. Jociel Silva Gonçalves foi preso em flagrante, em casa, no Residencial São Francisco. Depois, a prisão preventiva dele foi solicitada e acatada pela Justiça. Ele foi indiciado por estupro de vulnerável. A polícia detalha que Jociel convivia na mesma casa com a mãe da menina, e duas filhas delas, há cerca de três anos. Segundo relatos da vítima, os abusos ocorriam há mais de um ano. A mãe da garota ainda não prestou depoimento porque está em casa se recuperando de um parto cesáreo. O filho é fruto do relacionamento com o suspeito. Nesta quinta-feira (28), o suspeito segue custodiado no complexo policial de Barreiras, em cela separada para não ser agredido por outros presos.

29 Dez 2017 - 11:00h

O Engenheiro Civil Gutemberg Carneiro de Souza, da Associação do Distrito Irrigado do Brumado (Adib), garantiu que a Barragem Luiz Vieira, localizada no município de Rio de Contas, não corre o risco de se romper. O engenheiro tranquilizou a população da cidade e de Livramento de Nossa Senhora, após a publicação de uma reportagem que falava sobre os riscos de rompimento na barragem. De acordo com o L12, ele visitou o local na terça-feira (26) a fim de realizar uma avaliação técnica. Gutemberg admitiu que o açude possui erosões causadas pelas águas das chuvas, porém não apresenta nenhuma fissura que poderia ocasionar um possível rompimento. Além disso, o profissional informou que, no momento, a barragem está apenas com 17,62% de sua capacidade total. Apesar de não oferecer risco, ele declarou que a barragem precisa de uma reforma, tendo em vista que a última foi realizada há 17 anos.

29 Dez 2017 - 10:30h

Na quarta-feira (27), um assalto foi registrado na Feira Livre da Praça João Marques, em Livramento de Nossa Senhora. De acordo com o Livramento Manchete, dois indivíduos encapuzados e armados chegaram ao local em uma motocicleta e anunciaram o assalto. A vítima, o feirante identificado como José Carlos, comercializa fumo de rolo em uma área do Mercado Municipal. Os bandidos subtraíram uma quantia no valor de R$ 1.440 em espécie. Após o roubo, eles fugiram sem deixar pistas.

29 Dez 2017 - 10:00h

Uma jovem de 28 anos morreu na última quarta-feira (27), depois de ingerir veneno na cidade de Guanambi. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, o fato teria acontecido na noite de terça-feira (26), no Residencial Massaranduba. Leidiane Guimarães Novaes chegou a ser socorrida e levada com vida ao Hospital Regional de Guanambi, mas não resistiu. Em seu perfil pessoal no Facebook, a jovem escreveu que estava se sentindo muito triste em sua última publicação. Ainda não se sabe os motivos que levaram a vítima a se matar. A polícia está investigando o caso.

29 Dez 2017 - 09:30h

A deputada estadual Ivana Bastos (PSD), o prefeito de Guanambi, Jairo Magalhães (PSB), e o ex-prefeito do município, Charles Fernandes (PSD), se reuniram com o superintendente do DNIT, Amauri Lima, para solicitar a autorização do órgão para construção de duas rotatórias em cruzamentos que dão acesso ao município, nos trechos das BR-030 e BR-122. A parlamentar destacou que os locais apresentam maiores índices de acidentes e a realização das obras irá garantir mais segurança e melhores condições de tráfego. Na oportunidade, o diretor informou que analisará o projeto para dar a autorização o mais breve possível. Ainda durante a reunião, foi discutida a possibilidade de implantar um escritório do DNIT no município a fim de atender a região.

29 Dez 2017 - 08:58h

Um jovem de 25 anos morreu eletrocutado na última quarta-feira (27), em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. Mateus Brito, natural da cidade de Mundo Novo, teria sofrido uma descarga elétrica no fio da bomba de água, na piscina do sítio do pai. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu. A vítima morava em São Paulo e estava visitando o pai em Vitória da Conquista.

29 Dez 2017 - 08:57h

Quer se alimentar bem, perder peso com saúde e de uma maneira gostosa e natural? Então conheça os kits de emagrecimento da Praticook. Tem para todos os gostos e necessidades: Kit de Lanches, Kit Detox Semilíquido, Kit Detox Convencional, Kit Hipocalórico, Kit Sopa Detox, Kit Semanal Light, Kit Low Carb e Kit de Lanches. Na loja, que é o maior showroom saudável da região, tem diversos produtos light, diet, sem glúten e sem lactose. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Doutor Nelson Lula, 146, a Praça do Rotary. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

29 Dez 2017 - 08:56h

Um acidente inusitado envolvendo duas bicicletas foi registrado na tarde desta quarta-feira (27), na Avenida João Paulo I, em Brumado. Conforme apurado pelo site Achei Sudoeste, dois operários trafegavam no mesmo sentido quando, por distração, se aproximaram demais e as bicicletas acabaram se enroscando, provocando a queda de ambos. Um dos operários sofreu varias lesões e reclamava de muitas dores em um dos braços, o que obrigou a equipe de socorristas do Samu 192 a imobilizar o mesmo diante da suspeita de fratura. Os socorristas alertaram os ciclistas a darem mais atenção à utilização dos equipamentos de segurança ao trafegarem pelas vias públicas. “Até porque não há ciclovias no município, o que obriga os ciclistas a transitarem entre os veículos motorizados, gerando mais riscos de acidentes que podem comprometer a integridade física de quem se encontra na bicicleta”.

29 Dez 2017 - 08:54h

Na Achei Tour você encontra as melhores opções para viagens, incluindo passagens aéreas (nacionais e internacionais), reservas de hospedagens (nacionais e internacionais), locações e fretamentos (veículos e aeronaves), cruzeiros marítimos, UTI aérea e muito mais. Além da garantia de viajar através de uma agência de viagens, na Achei Tour você recebe todo tipo de orientação, sobre emissão de passaporte, vistos e seguros de viagens. Em Brumado, a Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil. Em Vitória da Conquista, estamos no Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e confira todos os pacotes turísticos disponíveis para fazer a sua viagem dos sonhos. Acesse o nosso site e confira os nossos pacotes de viagens e compre a sua passagem aérea online: www.acheitour.com.br.

28 Dez 2017 - 17:30h

Os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) – homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte – totalizaram 6.200 casos este ano, na Bahia. Os números parciais das estatísticas policiais no estado até 25 de dezembro de 2017 foi divulgado em coletiva, nesta quarta-feira (27), pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). Comparado a 2016, os dados de 2017 reduziram em 363 casos, conforme apontou a pasta. No ano passado, foram contabilizadas 6.563 mortes. A secretaria informou que a maior queda de crimes violentos foi registrada no interior do estado, onde os crimes violentos tiveram baixa de 8,8%. A Região Metropolitana de Salvador também teve queda e o índice de redução foi de 1,3%. Em Salvador, que apresentou reduções consecutivas nos últimos anos, o índice de CVLI foi considerado estável, sendo registrado um acréscimo de 2,77%, com 37 casos a mais que o ano passado. Segundo o secretário da SSP-BA, Maurício Barbosa, que participou da coletiva, o grande desafio da pasta para reduzir os crimes violentos é no combate à atuação das quadrilhas de tráfico de drogas, responsáveis por cerca de 70% dos CVLIs cometidos no estado.

28 Dez 2017 - 17:00h

Na madrugada desta quinta-feira (28), dois homens armados invadiram a sede da Embasa no município de Boa Nova, no sudoeste baiano. No local, eles roubaram uma motocicleta e ainda atiraram no vigilante da empresa. De acordo com o Portal Boa Nova, o vigilante foi socorrido para o Hospital Prado Valadares de Jequié, mas ainda não há notícias sobre seu estado de saúde. A Polícia Militar segue à procura dos suspeitos.

28 Dez 2017 - 16:30h

A Bahia perdeu 1.146 postos de trabalho com carteira assinada em novembro de 2017. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), sistematizados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). De acordo com o Caged, o resultado negativo decorre da diferença entre 43.439 admissões e 44.585 desligamentos. Os dados foram divulgados pela SEI na quarta-feira (27). O saldo de novembro de 2017 totalizou mais demissões que o de outubro, que foi de - 36 postos de trabalho, sem as declarações fora do prazo. Em contrapartida, Comércio (+2.989 postos), Serviços (+878 postos) e Extrativa Mineral (+1 posto) admitiram trabalhadores celetistas. Nos últimos onze meses, a Bahia gerou 12.887 novos postos de trabalho, levando em conta a série ajustada, que incorpora as informações declaradas fora do prazo. Este resultado fez com que a Bahia ocupasse a oitava posição no país e a primeira no Nordeste quanto à geração de empregos em 2017.

28 Dez 2017 - 16:00h

A tradição que se mantém há 26 anos de servir acarajé aos servidores, investigadores, delegados e custodiados na delegacia de Brumado foi repetida na tarde desta quarta-feira (27) pela baiana Dona Dete do Acarajé, acompanhada de sua auxiliar, a também baiana Betânia. Como em todos os anos, logo após servir no setor administrativo do complexo policial, a baiana entrou pessoalmente na cadeia, onde fez a entrega dos quitutes aos custodiados. Este ano, além do acarajé, também foi servido o famoso cuscuz branco de tapioca com cobertura de coco e leite condensado. A cada entrega das iguarias uma mensagem de fé e esperança era passada aos detentos. Ao final, a baiana foi aplaudida pelos detentos como forma de agradecimento. Dona Dete também foi abraçada pelos servidores, que muito a elogiaram pela perseverança em manter a tradição. 

“Esse ano, meu ponto foi arrombado várias vezes e levaram várias mercadorias. Talvez até quem fez a ação esteja detido, mas aprendi com o nosso Senhor que temos de pagar o mal com o bem e tentar auxiliar aqueles que são fracos de espírito. Tenho consciência de que eu não sou dona da natureza humana, mas posso passar uma mensagem de conforto e um conselho que talvez possa tocar o coração de ao menos um deles e esse voltar com aceitação ao nosso convívio social. Considero que com essa ação venho lançando a semente, quem sabe um dia essa venha a dar bons frutos? O futuro a Deus pertence”, disse. Ao site Achei Sudoeste, a baiana deixou uma mensagem de ano novo à comunidade brumadense. “Vamos ter fé e confiança, vamos trabalhar, nos dar mais na busca das nossas metas. Vamos nos unir mais em família, amigos e sociedade. Vamos nos dar as mãos e acreditar que, mesmo diante das adversidades da vida, podemos comemorar alguns momentos de vitórias. Que Deus e o nosso Bom Jesus nos abençoem nesse novo ano que está nascendo. Um abençoado 2018 a todos!”.  

28 Dez 2017 - 15:30h

Publicada no Diário Oficial do Município nesta quarta-feira (27), a Lei 1.826 declara de utilidade pública a Academia de Letras e Artes de Brumado (Alab), fundada em 11 de junho de 2002. A instituição é uma entidade civil sem fins lucrativos, com duração por tempo indeterminado, regida por estatuto próprio. A sede administrativa da Alab localiza-se na Rua Dr. Mário Meira, no Prédio do Arquivo Público Municipal de Brumado.