Achei Sudoeste

29 Set 2013 - 10:20h

Um grave acidente ocorrido na BR-030, entre as cidades de Caetité e Igaporã, deixou dois mortos. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), por volta das 09h do último sábado (28), um veículo Jetta, de placa policial JKN-6464 (Brasília-DF), percorria a via sentido a Caetité quando o condutor teria perdido o controle da direção chocando-se de frente com um ônibus da empresa Gontijo, de placa policial HFM-5976 (Curvelo-MG), que vinha em sentido contrário. Francisco das Chagas Vieira de Lima, 56 anos, e Maria Luciene Freitas, 52 anos, ocupantes do veículo de passeio, morreram no momento da colisão. 

Já o motorista do ônibus, Janevan Fernandes da Costa, 42 anos, e demais passageiros saíram ilesos do acidente. O impacto foi tão violento que partes do carro foram arremessadas a mais de 20 metros de distância. De acordo com o Caetité Notícias, a pista ficou interditada nos dois sentidos por mais de duas horas. A Polícia Militar de Caetité e o Departamento de Trânsito do Município estiveram no local isolando a área, até a chegada dos peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Guanambi. Os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal de Guanambi. Ainda não se sabe as reais causas do acidente.

29 Set 2013 - 09:40h

A inauguração do novo centro cirúrgico do Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado, iria acontecer na última sexta-feira (27), mas o prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL) decidiu adiar a solenidade por conta da ausência do secretário estadual de Saúde Jorge Solla. Em entrevista ao site Brumado Notícias, Aguiberto explicou que a presença do secretário é de fundamental importância, tendo em vista o apoio dispensado por ele em prol do setor de saúde no município. “Até aproveitamos para realizar os últimos ajustes, mas o motivo principal do adiamento é que queremos ter a presença do secretário Sola, pois ele tem sido um apoiador na melhoria da saúde em nossa cidade. Como ele não poderia estar presente conosco nessa sexta, resolvemos adiar a inauguração para termos a presença do secretário”, disse o gestor. O novo centro cirúrgico terá cinco salas que já contam com os aparelhos instalados. Também está em andamento no Hospital as obras de construção da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e da UTI neonatal.

29 Set 2013 - 09:00h

Na tarde da última sexta-feira (27), uma guarnição do Pelotão Especial da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) apresentou na delegacia de Brumado uma motocicleta pertencente a um pedreiro. O veículo havia sido furtado enquanto o proprietário trabalhava em uma obra de esgotamento sanitário no Bairro São Félix. A motocicleta foi vista por populares no Loteamento Malhada Branca, onde estava sendo pilotada por um menor e outro comparsa. Em sua residência, o menor informou à polícia a localização da moto, que estava escondida em um matagal. Segundo os policiais, o parceiro do menor fugiu do local ao ver a aproximação da viatura. O adolescente foi levado à delegacia.

28 Set 2013 - 18:07h

O Ministério Público Federal (MPF) de Vitória da Conquista ingressou com uma Ação Civil Pública na Justiça Federal contra o município de Brumado, o Fundo Municipal de Saúde de Brumado e o Instituto da Visão da Bahia, após acatar a denúncia da vereadora Liu Vasconcelos (PCdoB). O procurador Mário Alves Medeiros pretende decretar a nulidade do processo de inexigibilidade 036/2013 e todos os atos posteriores dele logicamente dependentes, inclusive o contrato de prestação de serviços 081/2013, empenhos e pagamentos já realizados, condenando-se o Instituto da Visão da Bahia a devolver aos cofres públicos todos os valores recebidos. Segundo o MPF, a denúncia apresentada pela vereadora comunista contém gravíssimas irregularidades na contratação direta da sociedade empresária Instituto da Visão da Bahia, pelo município de Brumado, para execução do assim denominado “Projeto Glaucoma”. 

Sustenta o MPF a existência de contratação milionária, no montante de R$ 4.862.700,00, com direcionamento e sem devido e regular procedimento licitatório, uma vez que o fundamento alegado pelo município - a “inviabilidade de competição e notória especialização da empresa contratada” - não se aplica ao caso, em razão da existência de outras clínicas de Oftalmologia com igual aptidão, inclusive quanto aos equipamentos necessários. De acordo com o MPF, a Prefeitura de Brumado direcionou a execução do Projeto Glaucoma em favor do Instituto da Visão da Bahia, notadamente diante da ausência de publicidade conferida à pretendida contratação pelo município de clínicas/médicos oftalmologistas, bem como pela rapidez do trâmite administrativo da inexigibilidade, concentrando-se todos os atos administrativos em um único dia. A ação está sendo julgada pelo juiz João Batista de Castro Júnior, da 1ª Vara Federal de Vitória da Conquista. O município reafirma a legalidade do procedimento, pois, segundo a prefeitura, a contratação seguiu rigorosamente a Tabela SUS quanto aos valores especificados dos serviços. O município argumentou ainda a existência de perigo inverso em caso de suspensão do contrato, deixando ao desabrigo muitos portadores de glaucoma, doença com alto grau de incidência na região.

CONTINUE LENDO

28 Set 2013 - 17:30h

Um grave acidente ocorrido na tarde deste sábado (28), na BA-262, próximo à cidade de Aracatu, no sudoeste baiano, tirou a vida do comerciante Cícero Duarte Oliveira, conhecido com Cícero do Açougue, que dirigia um veículo Parati, com placa BIJ-1392. Segundo informou a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) ao site Brumado Notícias, houve uma colisão frontal que pode ter sido ocasionada por uma ultrapassagem mal sucedida, realizada em um trecho de reta. Um dos veículos envolvidos no acidente, um Hyundai IX 35, tem placa NZD-0849, da cidade de Vitória da Conquista. O motorista foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e encaminhado para o Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado. O carro do comerciante, que é natural de Aracatu, ficou totalmente destruído e o mesmo morreu no local preso às ferragens. A morte de Cícero causou grande comoção em Aracatu, onde ele era bastante popular.


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

CONTINUE LENDO

28 Set 2013 - 16:15h

Dezessete presos fugiram da cadeia de Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia, na tarde desta sexta-feira (27). De acordo com o delegado José Ribeiro, a fuga aconteceu após um preso ter criado uma chave artesanal, que abriu as portas das celas. O grupo fugiu pela porta da frente da unidade depois de render o único carcereiro que trabalhava no local em horário de almoço. O delegado afirmou que o detento que fabricou a chave é ladrão, especialista em furto de carro. Entre os fugitivos, está o suspeito de participar de três homicídios. Conhecido como Coca, o acusado é de altíssima periculosidade, segundo o delegado. “Ele tentou resgatar o irmão que estava preso em Caetité e matou um policial civil. Ele tem comprovadamente participação em três homicídios. Um dos juris dele estava marcado para acontecer no dia 3 de outubro", declarou José Ribeiro ao G1. A cadeia da cidade tem capacidade para abrigar 12 detentos, mas tinha cerca de 80 no momento da fuga. O prédio é antigo e, de acordo com o delegado, não oferece condições de segurança para a população e para os servidores. “Nós não temos agentes penitenciários, quem faz a segurança são policiais civis e servidores da prefeitura. Na semana passada houve um princípio de rebelião”, reforçou José Ribeiro. Ainda na sexta-feira, um dos fugitivos se apresentou à delegacia acompanhado de um advogado. Os outros dezesseis permanecem sendo procurados.

28 Set 2013 - 14:30h

O Ceep - Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Meio Ambiente informa aos alunos selecionados para o curso de Auxiliar Administrativo que as aulas terão início na próxima segunda-feira (30), às 13h15. O curso faz parte do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), tem duração de dois anos e meio e são ministradas pelo próprio Ceep. Para maiores informações, ligue (77) 3441-5066.

28 Set 2013 - 13:55h

Na última quinta-feira (26), foi realizada em Caculé a terceira certificação de violão, durante a qual 16 alunos foram certificados. O evento é realizado pelo Governo de Caculé, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e por meio do Projovem e do Espaço Jovem. A certificação aconteceu no Espaço Jovem e contou com um show musical dos alunos. “Estou orgulhosa do trabalho realizado, é muito gratificante acompanhar a evolução dos alunos”, disse Cynara Damasceno, coordenadora do Espaço Jovem e Projovem Adolescente. O professor de violão, Rafael Brito, também fez questão de parabenizar os alunos. Brito ainda lembrou a participação dos mesmos no Festival Anual da Canção Estudantil. Com apresentações musicais de autorias próprias, os jovens conquistaram as três primeiras colocações do festival. “A cada dia sentimos mais fortalecidos e sempre buscando novas conquistas, agradeço o Governo de Caculé, Secretaria Municipal de Assistência Social e CRAS pela acolhida”, concluiu Rafael.

28 Set 2013 - 13:10h

De acordo com pesquisa CNI-Ibope divulgada nesta sexta-feira (27), das nove áreas analisadas, em oito o governo federal teve avaliações consideradas negativas. Os dados deste mês de setembro foram comparados com os números de junho. A saúde foi o setor com o pior índice de reprovação - 77% dos entrevistados desaprovam o setor e 21% aprovam. Em junho, 66% desaprovavam as políticas nesta área e 32% aprovavam. Apenas as políticas e ações na área de combate à fome e à pobreza foram aprovadas por mais da metade da população - 51% aprovam o governo nessa área e 47% desaprovam, ante aos 60% de aprovação registrados em junho. Com o segundo pior índice de reprovação, a segurança pública foi desaprovada por 74% da população e aprovada por 24%. Em junho, 67% desaprovavam e 31% aprovavam. Os impostos foi a terceira área pior avaliada - 73% da população desaprova e 22% aprova. A desaprovação do brasileiro em relação ao combate à inflação aumentou 9 pontos percentuais, mas a maior variação foi a desaprovação das políticas voltadas à taxa de juros, que subiu de 54% para 71% no mesmo período. O economista e gerente de Pesquisa da CNI, Renato da Fonseca, disse que a pesquisa não considerou as possíveis melhorias advindas do Programa Mais Médicos. Informações da Agência Brasil.

28 Set 2013 - 12:00h

Durante a Operação Verruga, as Polícia Civil e Militar cumpriram neste sábado (28), em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, 49 mandados – 23 mandados de prisão preventiva, 01 mandado de busca e apreensão, 13 mandados de busca e apreensão de adolescentes e 12 mandados de prisão no Presídio Regional Nilton Gonçalves. Com a finalidade de repreender o tráfico de entorpecentes e os roubos a estabelecimentos comerciais, a operação terminou com a apreensão de dois menores e Teles Silva Alves. Além disso, foram apreendidas duas motocicletas roubadas no povoado do Capital, zona rural de Vitória da Conquista. Os veículos estavam em poder de Ademar Oliveira Rocha e Aelson de Jesus Brito. Em uma residência no Bairro Candeias, a polícia também localizou certa quantidade de maconha.

28 Set 2013 - 11:30h

Após os manifestos realizados pelos funcionários que prestam serviços para as empresas Contrate e Shalev, terceirizadas da Secretaria de Educação da Bahia providências vêm sendo tomadas no sentido de resguardar os direitos dos trabalhadores. Depois da oitava rodada de negociações, mais duas empresas assinaram acordos durante audiência realizada na última quinta-feira (26), no Ministério Público do Trabalho (MPT). Os acordos visam garantir os salários atrasados dos servidores. Por conta dos atrasos, parte dos servidores está paralisada em todo o estado, inclusive na cidade de Brumado, onde a greve deve durar até o pagamento dos salários. Segundo o MPT, durante a audiência, a empresa World apresentou documentos onde comprovou que as dívidas ultrapassam os valores que serão pagos pelo estado. O MPT estipulou que parte dos salários deve ser paga até a próxima semana. Na próxima audiência, marcada para o dia 8 de outubro, o Ministério irá estipular uma nova data para o restante dos pagamentos. Já a Shalev se comprometeu a quitar as dívidas até a próxima semana. Na audiência realizada na terça-feira (24), duas novas empresas assinaram os acordos. Na reunião, a LC informou que já havia quitados as dívidas. A partir disso, o Ministério solicitou que os comprovantes de pagamentos sejam apresentados. Já a Medial informou que irá quitar os atrasados até a próxima semana.

28 Set 2013 - 10:20h

Dois veículos de passeio, um Gol e um Fiesta, colidiram na manhã deste sábado (28), na BA-262, nas proximidades do município de Anagé, no sudoeste baiano. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, os veículos colidiram após um deles ter tentado ultrapassar perigosamente uma carreta. Sem tempo para completar a ultrapassagem, o veículo bateu de frente com o outro. O Fiesta, de propriedade de um taxista natural da cidade de Anagé, realizava o tráfego pela rodovia no sentido Vitória da Conquista/Anagé. Já o Gol da cidade de Barra da Estiva fazia o sentido inverso. Os dois motoristas foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e encaminhados para um hospital de Vitória da Conquista em estado grave. Os demais ocupantes de ambos os veículos tiveram apenas ferimentos leves e foram encaminhados para o Hospital de Anagé. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) esteve no local para registrar a ocorrência e controlar o trânsito na rodovia.


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

27 Set 2013 - 21:00h

Os números não negam, os brumadenses aderiram mais rapidamente à campanha de vacinação antirrábica que ocorreu no último sábado (21) do que às campanhas mais recentes de vacinação contra a gripe e contra a H1N1. Para se ter uma ideia, na última campanha contra a H1N1, demorou bastante para se alcançar pelo menos 50% das crianças a serem vacinadas no município. Já com relação à vacinação antirrábica esse percentual foi batido em apenas um dia de campanha, durante o qual mais de 60% da estimativa de cães e gatos foram vacinados nos 13 postos montados na cidade. De acordo com dados preliminares da vigilância epidemiológica, mais de 6,1 mil cães e mais de 1,1 mil gatos foram vacinados no dia D da campanha, que mobilizou 70 pessoas. Em entrevista ao site Brumado Notícias, a enfermeira Jozelma Cristiana informou que o lote de vacinas enviado para o município se esgotou rapidamente. Em breve, o setor de endemias irá receber um novo lote para que a campanha seja concluída na cidade. A meta é vacinar mais de 11 mil animais.

27 Set 2013 - 20:30h

Na madrugada desta sexta-feira (27), um veículo colidiu contra um poste, capotou em uma ribanceira e só parou próximo à linha férrea, na famosa curva dos cinco, na BA-262, em Brumado. No carro, havia dois ocupantes. O motorista declarou à polícia que ele sentiu sonolência ao volante, perdeu o controle da direção em uma curva e acabou colidindo contra o poste. A reportagem do site Brumado Notícias esteve no local e acompanhou o veículo sendo guinchado. Embora apresentasse várias escoriações, o motorista declarou que ele e o colega estão bem e que ele mesmo acionou o socorro durante a madrugada. O veículo e o poste ficaram totalmente destruídos.


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

27 Set 2013 - 19:56h

Na manhã desta sexta-feira (27), a solenidade de entrega de Certificado de Dispensa de Incorporação foi realizada pela 4ª Delegacia de Serviço Militar/18ª Junta do Serviço Militar, na sede do Tiro de Guerra, em Brumado. O evento contou com a presença do prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL), do delegado do serviço militar, Tenente Jorge Luiz de Cerqueira, do secretário da Junta do serviço militar, Aurelino Lima de Ataíde, do Subtenente Jean Carlo Takeyuki Kagawa, do chefe de instrução do Tiro de Guerra, vereadores e demais autoridades locais. Aproximadamente, 200 jovens participaram da solenidade, durante a qual firmaram compromisso com a bandeira nacional. Entre os 200 jovens, 10 foram escolhidos como representantes para receberem o certificado das mãos das autoridades. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o Subtenente Jean Carlo Takeyuki Kagawa falou sobre a importância do documento. “O documento recebido é de extrema importância para os jovens, pois comprova que eles estão em dia com o serviço militar. Sem ele, o cidadão fica impedido de obter passaporte, ingressar como funcionário público federal, estadual e municipal, além de não poder prestar exames ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino superior”, explicou. 

Segundo o delegado da junta militar, o Tenente Cerqueira, são alistados em média 600 jovens por ano no município, mas o TG 06/024 só pode formar 50 a cada turma. Por conta do excesso de contingente, há um grande número de dispensas do serviço militar. O delegado militar aproveitou para deixar um recado aos que foram dispensados e aos novos recrutas.  “Tenham honradez, respeito às autoridades e trilhem para serem homens dignos”, afirmou o Tenente. Orgulhoso, o prefeito Aguiberto declarou que os atiradores brumadenses são bem preparados para a defesa da nação. “Temos certeza de que esses novos que passarão pelos treinamentos de atirador sairão daqui prontos para defender a nossa pátria”, reforçou o gestor. Após a solenidade, Aguiberto participou de um café da manhã com os oficiais do TG.

27 Set 2013 - 16:25h

Com o objetivo de informar professores, alunos, artistas e intelectuais sobre o desenvolvimento das ações culturais no município, a Secretaria Municipal de Educação – Semec criou o blog da Biblioteca Municipal de Brumado. À frente da ação estão os diretores da Biblioteca Municipal Paulo Freire, que visam ainda desenvolver maior entrosamento do público alvo. No blog há informações sobre obras universais e brasileiras, dados biográficos de seus autores a importância dessas obras na formação da população brasileira e universal. Clique aqui e acesse o blog.

27 Set 2013 - 15:50h

Nesta sexta-feira (27), o vereador José Carlos dos Reis (PDT) garantiu que a obra de perfuração do poço artesiano da comunidade de Burro Morto saiu após o pleito da ex-vereadora Olindina Reis (PDT), quem encaminhou o pedido para o deputado estadual João Bonfim (PDT) e não por nenhuma intervenção da vereadora Liu Vasconcelos (PCdoB).  Segundo José Carlos, o parlamentar estadual viabilizou a perfuração por intermédio da Companhia de Engenharia e Recursos Hídricos da Bahia – Cerb. “A instalação do poço é fruto da continuidade das ações desenvolvidas por Olindina, agora por meio do seu mandato, em parceria com o Deputado João Bonfim”, declarou o vereador através de nota enviada ao site Brumado Notícias. José Carlos disse ainda que a essa conquista, somam-se ainda outras que já se concretizaram ou que estão em andamento. “Como exemplo tem a perfuração de poços nas localidades de Lagoa do Facão e Corredor, que em breve serão instalados, além da Comunidade de Mirante, onde já se realizou reunião para avaliação que dará início ao processo de instalação dos equipamentos”, contou.

27 Set 2013 - 15:20h

Preocupados com as consequências advindas do longo período de estiagem, os vereadores Agno Meira (PCdoB) e José Carlos de Jonas (PT) têm acompanhado de perto as ações que estão sendo realizadas pela administração municipal nas localidades rurais no sentido de amenizar o sofrimento do homem do campo. Os parlamentares vêm acompanhando principalmente as ações relativas à limpeza e desassoreamento de aguadas, que irão possibilitar um maior armazenamento de água no período de chuvas. Em função disso, ambos propuseram a criação de uma comissão para acompanhamento deste trabalho, pois, segundo estimativas, serão necessárias, pelo menos, 6.000 mil horas de máquinas para que sejam efetivadas todas as demandas relativas à limpeza e desassoreamento das aguadas do município e para que todos sejam contemplados seguindo as prioridades de cada comunidade. Os vereadores afirmaram que a finalidade principal da preposição é colaborar para que serviço seja realizado no menor espaço de tempo possível e a uma parcela maior de beneficiários. Também frisaram a importância de promover uma gestão participativa do Poder Publico e o exercício da cidadania participativa.

27 Set 2013 - 14:45h

A Polícia Civil de Encruzilhada, região da 10ª Coorpin, incinerou 400 Kg de drogas na tarde da última quinta-feira (26). Todo o entorpecente foi apreendido durante os meses de janeiro a agosto desse ano na região de Encruzilhada e Cândido Sales. Segundo a polícia, mais de um milhão de reais em tabletes de maconha, crack, cocaína e pasta base foi destruído. E para realizar a segurança e transporte da droga foi necessário o apoio de policiais do GAT – Grupo de Apoio Tático.