Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "01/2016"

26 Jan 2016 - 11:00h

Trabalhando em parceria com a secretaria de infraestrutura e a defesa civil municipal, a secretaria de desenvolvimento social de Brumado percorreu a cidade e fez um levantamento da real situação envolvendo as famílias que tiveram suas casas danificadas pelas chuvas. A secretária Thames Narvais disse por telefone ao site Brumado Noticias que a maiorias das casas que desabaram no município estava desocupada e, nos casos que foi necessária a desocupação, as famílias preferiram se hospedar nas casas de parentes ou providenciaram outras moradias. A secretária declarou que ainda há muitas casas com sérias avarias, mas os riscos reais estão sendo apurados por técnicos da defesa civil. Segundo ela, caso haja necessidade de interdição desses imóveis, a secretaria está pronta para atender aos desabrigados.

26 Jan 2016 - 10:30h

Nesta terça-feira (26), a partir de 13h30, a comunidade acadêmica do curso de Direito de Brumado e o professor e advogado Eunadson Donato de Barros vão realizar um manifesto contra o elevado valor do gás de cozinha. A concentração do manifesto ocorrerá na sede da Uneb, no extinto Shopping Áppio. Coordenados pelo professor, os estudantes vão entregar na oportunidade uma representação no Ministério Público para que o órgão possa averiguar os valores praticados no município. Em seguida, os estudantes irão distribuir panfletos pelas principais ruas e avenidas da cidade. Toda a comunidade está convidada a participar da manifestação.

26 Jan 2016 - 10:00h

A Associação dos Protetores de Animais de Brumado (ASPAB) resgatou no último sábado (23) um filhote de cachorro que sofria maus tratos em Brumado. A partir de uma denúncia, a associação chegou a uma residência no Bairro das Flores. No local, um morador mantinha um filhote preso em área externa descoberta. Segundo a denúncia, o animal era constantemente espancado. Depois de a associação prestar queixa de maus tratos na delegacia, o morador entregou o filhote, que estava visivelmente desnutrido e machucado, amarrado com um pedaço pequeno de varal. “Quando abrimos a porta do quintal, o filhote começou a gritar desesperadamente como se fosse apanhar. Provavelmente quando aquela porta se abria era o que acontecia. É um trauma difícil de superar”, disse um dos protetores da associação. O filhote está disponível para adoção e aguarda em um lar temporário. Os interessados devem ligar para (77) 99992-2367.

26 Jan 2016 - 09:30h

A Secretaria Municipal de Saúde de Brumado reforça o comunicado sobre o Mutirão da Catarata, que acontecerá no município de Caetité. Segundo a pasta, todas as pessoas que possuem diagnóstico de catarata ou que fizeram um pedido para a realização de um exame para averiguar uma suspeita da doença devem procurar a Central de Marcação e se dirigirem aos guichês 1 e 2 (não é necessária senha), munidos do Cartão SUS, Cartão da Família e a solicitação médica, seja de origem pública ou privada. No local, os pacientes serão devidamente encaminhados para o Mutirão da Catarata, do Projeto Saúde sem Fronteiras, que será realizado na cidade de Caetité.   

26 Jan 2016 - 09:00h

Na última semana, o Ministério Público do Estado da Bahia realizou reunião a fim de resolver o problema de animais soltos nas vias públicas da cidade de Brumado. Durante a reunião foram expostas todas as questões decorrentes da existência da problemática e a Promotoria definiu pela assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), através do qual o município deverá construir no prazo máximo de seis meses o canil e gatil municipal, administrado pela Associação AUAU. Após a construção, o município terá trinta dias para capturar e apreender todos os cães e gatos que estejam soltos nas vias públicas, dentro dos limites do canil, realizando identificação, registro, vacinação antirrábica, teste de leishmaniose e cuidados zoosanitários. Até que a obra seja efetivada, o município também está obrigado a realizar controle de leishmaniose nos cães soltos na zona urbana. Todo esse processo deverá ser efetivado através de convênio com consultórios e clínicas veterinárias. Deverá também efetivar programa de guarda responsável, esterilização em massa e vacinação dos cães nas vias públicas, apresentando relatório à Promotoria. Além disso, o município e a associação AUAU deverão realizar campanhas educativas que serão veiculadas em meios de comunicação e locais públicos. O Ministério Público definiu que, não sendo cumpridas as cláusulas constantes do TAC, o município pagará multa no valor de R$ 1.000,00 por cada dia de irregularidade.   

26 Jan 2016 - 08:00h

Em entrevista ao site Brumado Notícias, o vereador Castilho Viana (PSB) falou sobre a necessidade urgente que o poder executivo tem de criar uma equipe de assistência às pessoas que estão sofrendo com os danos causados pelas chuvas. Castilho disse que, por mais que existam alguns setores que precisam aguardar a estiagem para serem iniciados os reparos, há pontos críticos que necessitam de atendimento imediato, como dar assistência física e psicológica às pessoas que perderam suas casas. “Agora é a hora de priorizar o ser humano, mesmo que para isso precisemos paralisar outros serviços do município e direcionar nossos esforços para quem mais precisa no momento”, afirmou Viana.

26 Jan 2016 - 07:30h

A melhor liquidação da cidade teve início na Minas Calçados e Confecções. Toda a loja está em promoção. São roupas, calçados, acessórios, itens do guarda-roupa feminino, masculino e infantil com preços promocionais. Para conhecer, experimentar e comprar é só ir até a Rua Coronel Tibério Meira, 333. Além da garantia de fazer um ótimo investimento, você pode dividir as suas compras em até 10 pagamentos em um crediário super facilitado. O telefone da loja é (77) 3441-3319. A Minas Calçados e Confecções está esperando por você.

26 Jan 2016 - 00:00h

A ponte estreita no KM 3 da rodovia BA-142, que liga o município de Tanhaçu ao Distrito de Sussuarana, vem preocupando os moradores da região. Há quase nove anos a ponte já foi palco de uma tragédia. Na época, quinze pessoas morreram após um caminhão bater em uma van que transportava passageiros de Ituaçu para Vitória da Conquista. Na última segunda-feira (25), populares relataram ao site Brumado Notícias que, após as chuvas que vem caindo na região, a ponte está com sua estrutura comprometida, podendo acontecer uma nova tragédia a qualquer momento. Populares já pediram ajuda política ao prefeito de Tanhaçu, João Francisco Santos (PT), para que ele interceda junto ao governador da Bahia, Rui Costa (PT), para a construção de uma nova ponte no local devido ao péssimo estado de conservação da atual. O local é a principal ligação aos municípios de Brumado, Vitória da Conquista, Salvador, Anagé, Guanambi, Bom Jesus da Lapa, dentre outros. “Precisamos de uma intervenção urgente do governo do Estado. Se não tomarem nenhuma providência e realizarem uma reforma urgente, vamos presenciar mais um desastre sério e grave nessa ponte”, disseram os moradores, que aguardam um posicionamento do governo do estado.

25 Jan 2016 - 18:00h

O RB Brasil confirmou a permanência de Arthur Caculé, natural da cidade de Caculé, por mais uma temporada no elenco. Uma das apostas da comissão técnica para o futuro do clube, o meia acertou um novo contrato, agora válido até novembro de 2016. Ele disputará o Campeonato Paulista e talvez a Série D do Brasileiro, caso o Toro Loko consiga a classificação. O técnico Mauricio Barbieri aprovou a permanência do jogador mesmo sem tê-lo utilizado tanto no segundo semestre. De acordo com o Globoesporte.com, Caculé foi duas vezes a campo com a camisa do RB Brasil, contra Resende e Inter de Lages. Em 2016, a concorrência será maior por um lugar na equipe titular. O RB Brasil abre a campanha no Paulistão no dia 30, contra o São Paulo, em Campinas.

25 Jan 2016 - 17:30h

Os médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) voltaram ao trabalho hoje (25) após quatro meses em greve. Durante o período, pelo menos 30 mil perícias tiveram que ser remarcadas em Salvador e região, segundo Edriene Teixeira, diretora da seção regional da Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP). Apesar do retorno ao trabalho, Edirene destacou que será mantido o estado de greve, já que o INSS decidiu cortar os salários dos profissionais desde o início do movimento, em setembro de 2015. O INSS, por sua vez, alegou que os descontos dos dias não trabalhados passam a vigorar em 26 de novembro de 2015, após decisão do Superior Tribunal de Justiça considerar a greve ilegítima. Os peritos reivindicam itens como a reestruturação da carreira, regulamentação da jornada semanal de 30 horas, melhorias na segurança e saúde ocupacional e reajuste salarial de 27,3%.

25 Jan 2016 - 17:00h

Na última sexta-feira (22), a polícia civil de Livramento de Nossa Senhora prendeu um casal por suspeita de tráfico de drogas no Bairro Primeiro Gole. Segundo informações da polícia, os policiais monitoraram a dupla, identificada por Patrícia Souza da Conceição e Raimundo Alves Viana, o Mundinho. Com o casal foram apreendidos 170 papelotes de cocaína, um liquidificador para processar a pasta base da droga, uma tigela inox para mistura, 8 celulares, uma motocicleta, 5 relógios e R$ 707 em dinheiro. Eles foram autuados em flagrante delito pelos crimes de tráfico de entorpecentes e associação para o tráfico.

25 Jan 2016 - 16:30h

Diante mais de 30 mil pessoas no estádio do Pacaembu, o Flamengo desbancou o favoritismo do Corinthians e se sagrou campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior na manhã desta segunda-feira (25). Depois de começar perdendo por 2 a 0, o Flamengo conseguiu uma grande reação contra o Corinthians e chegou ao empate de 2 a 2. Nos pênaltis, a estrela do goleiro Thiago brilhou e o mengão venceu por 4 a 3. Este é o terceiro título do Flamengo, já foi campeão em 1990 e 2011.

25 Jan 2016 - 16:00h

No último sábado (23), um grave acidente registrado na BA-262, em um trecho conhecido como “Trevo de Anagé”, tirou a vida da professora Janilda Brandão dos Santos Brito, de 42 anos. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, ela retornava do Espírito Santo com o marido, quando o mesmo perdeu o controle da direção e o carro capotou. Jane, como era conhecida, morreu na hora. O seu esposo teve apenas ferimentos leves. O corpo foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica de Vitória da Conquista. O acidente causou comoção na cidade de Tanhaçu, onde a professora morava e era bastante conhecida por seu trabalho como educadora. A prefeitura de Tanhaçu emitiu nota de pesar lamentando o ocorrido e prestando solidariedade à família. A prefeitura ainda reconheceu o grande serviço prestado pela professora ao município.

25 Jan 2016 - 15:30h

Já conferiu a promoção desta segunda-feira (25) na Suprema Refrigerações? Só na loja você encontra ar-condicionado LG Smille 9.000 btus frio 220v por R$ 1.360,55 à vista (com instalação até 2 metros de tubulação). Na Suprema você também pode dividir em dez vezes por R$ 1.449,00 a prazo (com instalação até 2 metros tubulação). Confira agora mesmo e adquira o seu aparelho para refrigerar e tornar o clima na sua casa muito mais agradável. A Suprema Refrigerações fica localizada na Rua Teodoro Sampaio, 222, Centro. O telefone é (77) 3441-1786.

25 Jan 2016 - 15:00h

O motorista de um caminhão carregado com feijão foi sequestrado por bandidos na cidade de Cristopólis, próximo a Barreiras. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o condutor foi liberado na cidade de Javi e os bandidos seguiram com o veículo. A polícia encontrou o caminhão abandonado na Avenida Centenário, em Brumado. Toda a aparelhagem de som do veículo de carga havia sido furtada. Os responsáveis pelo caminhão foram informados sobre o paradeiro do mesmo, que se encontrada na delegacia local. Nenhum suspeito foi identificado até o momento.  O caminhão com a carga de feijão tinha como destino a cidade de Juazeiro.

25 Jan 2016 - 14:30h

Em Caetité, a estudante do Colégio Estadual Tereza Borges de Cerqueira, Renata Junqueira, de 17 anos, tirou a nota 980 na Redação do Enem e foi aprovada em Psicologia na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC). Segundo ela, a escola foi fundamental para sua formação. “As oficinas de Matemática, participação em projetos de iniciação científica e aulas de Atualidade e de Redação me ajudaram muito na realização das provas”, disse. Já Rafael Ferreira, de 18 anos, acabou de concluir o curso técnico em Gerência em Saúde, no Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde e Gestão, no município de Guanambi, e vai direto para a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) cursar Engenharia Elétrica. Ele conta que fazer o curso técnico foi um diferencial. “Na disciplina de Primeiros Socorros estudei muitos conteúdos de Biologia que foram essenciais para o Enem. Além disso, em Língua Portuguesa aprendi a construir textos dissertativos que me ajudaram a obter a nota 760 na Redação e que também contribui para a minha aprovação. Estou muito feliz com essa oportunidade”, destacou ele.

25 Jan 2016 - 14:00h

Uma guarnição da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em Brumado, identificou e deteve na última sexta-feira (22), no Mercado Municipal, um foragido da justiça. Trata-se de Pedro Carlos Oliveira, que estava com um mandado de prisão em aberto desde o dia 22 de dezembro de 2015. Pedro é acusado de tentativa de homicídio qualificado, praticado contra a companheira no mês de outubro do ano passado, no Bairro Olhos D’água. Na ocasião, o acusado teria esfaqueado a mulher, que precisou de socorro médico no Hospital Professor Magalhães. O acusado foi encaminhado à delegacia local, onde está detido à disposição da justiça.

25 Jan 2016 - 12:00h

Através da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes e da Secretaria de Infraestrutura, a prefeitura de Brumado, fazendo valer uma determinação do Ministério Público, está notificando os comerciantes da cidade quanto ao uso das calçadas. Por telefone ao site Brumado Notícias, o superintendente municipal de trânsito, Clidemar Amorim, informou que as notificações começaram na última quarta-feira (20) tendo como primeiro alvo os bares e lanchonetes no entorno da Praça Coronel Zeca Leite. Cumprindo a Lei Municipal nº 317, de dezembro de 1966, que dispõe sobre “a proibição de embargar ou impedir, por qualquer meio, o livre trânsito de pedestres ou veículos nas ruas, praças, passeios, estradas e caminhos públicos, exceto para efeito de obras públicas ou quando a exigência policial o determinar”, todos os comerciantes serão notificados quanto ao uso das calçadas. Amorim destacou que os comerciantes podem utilizar as calçadas desde que deixem no mínimo 1,5 metros livre para passagem dos pedestres. “A notificação é referente à obstrução total da calçada. Caso não haja um consenso, os desobedientes serão penalizados de acordo com a determinação da lei”, explicou o superintendente.