Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
01/2020
Bebê é morto a socos e dentadas no interior de São Paulo; mãe e padrasto são presos Foto: Arquivo Pessoal

Duas pessoas foram presas em flagrante, na segunda-feira (6), suspeitas de matarem um bebê de um ano e três meses em Praia Grande, no litoral de São Paulo. Segundo laudo médico, o bebê apresentava diversas fraturas, mordidas no rosto e hematomas espalhados pelo corpo. A criança chegou a ser levada já morta, ao hospital, pelos suspeitos. De acordo com o G1, Anthony Daniel de Andrade Moraes foi levado pelo padrasto, Ronaldo Silvestrini Junior, de 22 anos, à Unidade de Pronto Atendimento Samambaia por volta das 23h40 de domingo (5), já sem vida. A polícia foi chamada depois que os enfermeiros de plantão encontraram hematomas, fraturas e mordidas no corpo da criança. De acordo com o relato das testemunhas à Polícia, a criança chegou à unidade de saúde com sangue na boca, sendo carregado pelo padrasto. O bebê tinha uma mordida no rosto que o padrasto afirmou ter sido feita por um filhote de cachorro da família. Contestado sobre ser dentição humana, ele respondeu que teria sido um outro filho do casal, de cinco anos, que mordeu o pequeno. Ainda de acordo com o depoimento dado à polícia, o padrasto relatou que colocou a criança para dormir às 19h de domingo após tomar mamadeira. Quando a mãe, Giulia de Andrade Candido, de 21 anos, chegou do trabalho, por volta das 20h, ela teria visto o filho de longe, enrolado no cobertor, e não quis acordar o bebê, saindo para comprar salgado para o outro filho, de cinco anos. Questionada sobre o motivo de não ter levado a criança ao hospital, a mãe disse à Polícia que não teve tempo, pois trabalha muito. Em exames, foi constatado que Anthony tinha fratura no crânio, tórax, clavícula, no nariz, mandíbula e presença de sangue no ouvido e diversos hematomas na testa e no rosto. O padrasto foi detido por homicídio triplamente qualificado e a mãe por falso testemunho, com fiança fixada em dez salários mínimos. O caso segue sendo investigado pelo DP Sede de Praia Grande.

Brumado: Secretaria de Educação envia técnicos para elaborar projeto de recuperação do muro do CEB Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No último domingo (05), parte do muro do Colégio Estadual de Brumado (CEB), localizado na Rua Dr. Guilherme Dias, desabou com a força da chuva registrada durante a madrugada. Em nota enviada ao site Achei Sudoeste, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia informou que enviou técnicos para isolar a área onde houve a queda e elaborar o projeto de recuperação do muro. Várias residências em frente da unidade de ensino foram invadidas pelas águas que saíram de dentro do colégio após o desabamento do muro.

Barreiras: Jovem é presa após ser flagrada com cerca de 15 kg de maconha em ônibus na BR-242 Foto: Divulgação/PRF

Uma Jovem de 19 anos foi presa e cerca de 15 kg de maconha foram apreendidos na BR-242, altura da cidade de Barreiras, na madrugada desta segunda-feira (6), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). De acordo com a polícia, a jovem seguia em um ônibus de transporte interestadual de passageiros, quando o veículo foi abordado e fiscalizado pelos agentes federais. A maconha foi achada dentro da mala da mulher. A PRF detalhou que o flagrante foi registrado por volta das 3h50, quando os PRFs realizavam fiscalização no Km-801 da rodovia e abordaram o ônibus que a mulher estava. O coletivo saiu de São Paulo (SP) com destino a Aracaju (SE). Segundo o G1, durante a abordagem, a equipe notou que a passageira ficou um pouco nervosa, e após os policiais verificarem a bagagem, encontraram 11 tabletes do entorpecente. A passageira foi detida e encaminhada juntamente com a droga apreendida à delegacia de Barreiras. Ele responderá por tráfico de drogas.

Brumado: Prefeito apresenta novo secretário de infraestrutura Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O prefeito de Brumado Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) apresentou o nome de Gilton Lélis para comandar a Secretaria Municipal de Infraestrutura. Gilton é funcionário da prefeitura há oito anos. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele disse que a infraestrutura é um dos pilares da administração e que assumirá o compromisso com confiança e responsabilidade. “Ao longo desses oito anos, tenho desenvolvido meu trabalho e, agora, recebi a oportunidade do professor Eduardo para gerenciar a pasta durante o restante do seu mandato. Vamos procurar administrar e trabalhar da melhor maneira possível”, declarou.

Brumado: Policiais passam bem e PM espera laudo pericial para esclarecer causas do acidente com viatura Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o comandante da 34ª CIPM, Major Mário Cabral, falou a respeito do acidente envolvendo dois policiais militares. Ambos colidiram a viatura em que estavam, na manhã desta segunda-feira (06), na parede de entrada de uma loja de peças automotivas, no centro da cidade de Brumado. O Major informou que as causas do acidente ainda estão sendo investigadas pelo Departamento de Perícia Técnica (DPT) a fim de identificar se houve falha mecânica ou humana. “O condutor da viatura informou que a viatura derrapou em cima dos trilhos da linha férrea e ele perdeu o controle. Estamos tentando verificar se houve alguma falha mecânica ou humana”, afirmou. O comandante ainda negou que tenha havido qualquer perseguição policial ou excesso de velocidade. Os soldados sofreram algumas pequenas escoriações, mas passam bem.

Homem é assassinado em bar nas proximidades da delegacia de Caculé Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na noite do último domingo (05), um homem de 33 anos morreu executado com vários tiros disparados por uma dupla na Rua Arlindo Alves Filho, nas proximidades da delegacia de Caculé, a 100 km de Brumado. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, Claudenilton Severino dos Santos participava de um churrasco em um bar quando foi surpreendido pelos suspeitos, que estavam em uma moto. A vítima chegou a ser socorrida com vida e levada ao Hospital e Maternidade Nossa Senhora Aparecida. Devido à gravidade dos ferimentos, ele teve de ser transferido ao Hospital Geral de Guanambi, mas morreu a caminho da unidade de saúde. O crime está sendo investigado pela polícia civil.

Começam a valer a partir desta segunda-feira (6) o limite de 8% para a taxa mensal de juros do cheque especial e também novas regras que permitem a cobrança de tarifa pelos bancos para disponibilizar esse crédito. De acordo com o G1, a cobrança de tarifa só será permitida nesse primeiro momento para novos contratos. Para quem já tem cheque especial, a mudança nas regras passará a valer a partir de 1º de junho. Essas alterações foram definidas em novembro do ano passado pelo Banco Central. Até então, não havia um limite para a taxa do cheque especial – uma das modalidades de crédito mais caras do país e utilizadas sobretudo pela população de menor renda –, e os bancos só eram remunerados quando os clientes de fato faziam uso da modalidade.

Embasa: Abastecimento é temporariamente interrompido em bairros de Brumado e Malhada de Pedras Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O abastecimento em bairros e localidades rurais de Brumado e na cidade de Malhada de Pedras, atendidos pela estação de tratamento (ETA-2), encontra-se, temporariamente, interrompido devido a danos em equipamentos elétricos causados pelas chuvas. Equipes da Embasa já estão trabalhando na substituição dos equipamentos danificados para restabelecer o mais breve possível a produção e distribuição de água tratada. Os locais afetados são: Avenida Coronel Santos, Praça Lauro Farani, Rua Dr. Otávio Perez; bairros: São Jorge, Brisas I, II, III e IV, Maria Nilza Azevedo Silva, São Felix, Cidade das Esmeraldas, Irmã Dulce (antigo Malhada Branca), Jardim de Alá, Urbis II, III e IV, Loteamento Malhada Branca, Loteamento Bom Jesus, Loteamento Umbuzeiros; localidades: Vila Presidente Vargas, Campo Seco Velho, Espinheiro, Campo Seco I e II, Barrinha, Jurema, Passagem de Pedra, Fundão, Cachoeira, Canudos, Tocassu, Lagoa Redonda, Queimada Grande, Rasta Pé, Arrecifinho, Boa Vista, Lagoa do Julião, Pebas, Frutuoso, Pompéia e a cidade de Malhada de Pedras.

Bandidos roubam R$ 200 mil de casa de câmbio no aeroporto de Belém Foto: Divulgação/PM

Uma casa de câmbio foi alvo de três assaltantes no domingo (5) no Aeroporto Internacional de Belém. Segundo a Polícia Militar, o assalto ocorreu por volta das 8h30. Imagens do circuito de segurança registraram a ação. De acordo com o G1, uma funcionária foi rendida por um dos suspeitos que estava armado. Segundo boletim registrado, foi levada a quantia de R$ 200 mil. Em seguida, os dois assaltantes fugiram em um carro branco, que estava do lado de fora do aeroporto. Segundo a Polícia Civil, os suspeitos estão sendo procurados pela Ronda Tática Ostensiva Metropolitana (Rotam). Em nota, a Polícia informou que analisa as imagens do circuito interno e que o caso foi registrado no posto da Polícia Civil do Aeroporto e será encaminhado à Delegacia de Furtos e Roubos. A administração do aeroporto ainda não se pronunciou.

Livramento de Nossa Senhora: Residências foram invadidas pelas águas das chuvas Foto: Rádio 88 FM

Em Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, moradores da Rua Zeferino de Paula Lima, no Bairro Estocada, fizeram uma série de vídeos mostrando que suas residências foram invadidas pelas águas das chuvas. Eles alegam que as obras de calçamento realizadas pela prefeitura alteraram a rede de esgoto de algumas ruas e, por isso, ao chover, a água que deveria escoar pela rede acaba retornando para o interior dos domicílios. Em contrapartida, a Secretaria Municipal de Infraestrutura informou que o problema hidráulico tem a ver com obras particulares contratadas pelos próprios moradores. De acordo com a Rádio 88 FM, sem noção técnica adequada, o mestre de obra responsável teria alterado o sistema de escoamento de água e modificado a sua capacidade de escoamento, ocasionando o efeito rebote.

Dois policiais são feridos após colisão de viatura contra casa comercial no centro de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na manhã desta segunda-feira (06), dois policiais militares ficaram feridos após baterem a viatura em uma loja de peças automotivas na Avenida Coronel Santos, no centro da cidade de Brumado. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, eles haviam acabado de atravessar uma passagem de nível no local quando perderam o controle da direção e colidiram contra a parede de entrada da loja.

Dois policiais são feridos após colisão de viatura contra casa comercial no centro de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Samu 192 prestou os primeiros socorros e encaminhou as vítimas ao Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. Um dos policiais teve um corte no supercílio. A viatura, que compõe o Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto), ficou bastante danificada. Por telefone, o Major Mário Cabral, comandante da 34ª CIPM, disse que não podia dar maiores detalhes sobre o ocorrido porque o acidente ainda estava sendo investigado. O Major esteve no hospital dando assistência aos policiais.

Cipe Sudoeste localiza e apreende armas na zona rural de Licínio de Almeida Foto: Divulgação/Cipe Sudoeste

Durante ronda na zona rural de Licínio de Almeida, a 148 km de Brumado, a Cipe Sudoeste esteve na localidade conhecida como Saco da Onça, onde uma denúncia apontou uma casa onde estariam sendo armazenadas armas de fogo. Em diligência no último sábado (04), os policiais encontraram no local indicado uma espingarda, cartuchos de mesmo calibre, e uma espingarda de fabricação artesanal. Segundo informações da polícia, o proprietário dos armamentos não foi localizado. Já o material foi apresentado na Delegacia Regional de Caetité.

Brumado: Lagarto lança promoção para camisas personalizadas

A Lagarto Informática e Brindes Personalizados está com uma promoção incrível: a cada três camisas personalizadas, a quarta sairá grátis. Isso mesmo! Passe na Rua Esther Trindade, 79, Ginásio Industrial, e converse com um atendente. Você pode personalizar as camisas para diversas comemorações especiais e ter uma lembrança divertida para vestir no dia a dia. Para maiores informações e conhecer as regras da promoção, ligue: (77) 3441-6984 ou (77) 99826-8420.

Indivíduo é preso com moto roubada na zona rural de Ibiassucê Foto: Divulgação/Cipe Sudoeste

No último sábado (04), seguindo denúncia anônima, a Cipe Sudoeste esteve no Distrito de Santo Antônio, na zona rural de Ibiassucê, a 79 km de Brumado, onde um indivíduo estaria circulando em uma moto com restrição de roubo. No local, na via principal, os policiais encontraram o veículo e o suspeito. Durante a abordagem, após consulta, foi confirmada a veracidade dos fatos. Em seguida, o condutor e a motocicleta foram conduzidos e apresentados na Delegacia Regional de Caetité para adoção das medidas cabíveis.

Malhada: Irmãos brigam e um arranca parte da orelha do outro com mordida Foto: Alerta Bahia

Durante uma briga, Hugo Jardel Neves Soares, de 35 anos, teve parte da orelha arrancada após uma mordida do irmão Fabiano Neves Soares. O fato ocorreu na cidade de Malhada, na região do São Francisco, na última quarta-feira (01). De acordo com o Alerta Bahia, a polícia foi acionada por populares, mas, ao chegar no local, Fabiano já havia fugido. A suspeita é de que os dois tinham bebido. A vítima deu entrada no Hospital Municipal São Geraldo, onde foi atendida e liberada.

Conheça os vasos e pedras decorativas da loja de decoração Brumas

Quer dar um toque de elegância e sofisticação ao seu ambiente? Conheça os vasos e pedras decorativas da Brumas, loja localizada na Avenida Centenário, 317, no Bairro Novo Brumado. Além dos vasos e pedras, a loja trabalha com revestimento de parede para áreas internas e externas, gesso 3D, PVC 3D e pedra natural. Para agendar um horário para conhecer as peças, basta ligar para o telefone (77) 99828-8085. Na Brumas, você vai encontrar a inspiração que faltava para decorar os mais diversos ambientes.

Caculé: Imóvel é destruído após pegar fogo em Conjunto Habitacional Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

No último sábado (04), um imóvel residencial localizado na Rua Deusdete Souza, no Conjunto Habitacional em Caculé, a 100 km de Brumado, ficou completamente destruído após pegar fogo. Não havia ninguém na casa no momento do incêndio. As chamas foram controladas com a ajuda de populares e o auxílio de um carro-pipa. As suspeitas são de que um curto-circuito possa ter provocado o incêndio.

Laboratório Exame: Especializado em análises clínicas em Brumado

O Laboratório Exame é especializado em análises clínicas em Brumado e região. No município, a unidade terá como bioquímico o experiente e competente Leonardo Borborema Neto. O laboratório oferece um atendimento humanizado e personalizado, proporcionando maior satisfação aos clientes e colaboradores. O laboratório dispõe de equipamentos de alta tecnologia para realização de exames de qualidade, com resultados confiáveis e seguros para um diagnóstico preciso e rápido a serviço da vida da população de Brumado e região. A missão é realizar exames laboratoriais com excelência e qualidade, atender com humanização, sustentabilidade e responsabilidade social, com uma visão de ser reconhecido como um laboratório de referência e manter a credibilidade junto à sociedade. O valor será em total compromisso com a vida; confiabilidade; melhoria contínua; ética e humanização. O laboratório Exame fica localizado na Avenida Cassemiro Pinheiro de Azevedo, 655, centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9286 / (77) 3441-5039 / (77) 99941-0068 (WhatsApp).

Guanambi: Mulher resgatada de cárcere privado diz que apanhava e passava fome Foto: Willian Silva/106 FM

No dia 29 de dezembro de 2019, policiais do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) resgataram mãe e filho de uma situação de cárcere privado em uma residência no Bairro Novo Horizonte, na cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado. Silvanira, de 50 anos, é cadeirante e deficiente visual, e seu filho Fabiano, de 18 anos, que também é deficiente, foram encaminhados para a Casa da Acolhida Madre Ippolita. No local, a vítima relatou a Rádio 106 FM, que o cárcere durou dois anos, período durante o qual ela e o filho eram mantidos em condições precárias. Segundo ela, uma mulher de nome Isabel a agredia e ainda acorrentou o seu filho em uma máquina de costura. “A gente passava fome. Quero meus documentos, minhas roupas, meu telefone e meu rádio. Tá tudo com ela”, completou.

Transforme o seu sorriso no Neo Odonto: Núcleo de Estética Oral em Brumado

Em Brumado, o Neo Odonto - Núcleo de Estética Oral possui convênio com vários planos de saúde a fim de oferecer as melhores condições de pagamento aos seus pacientes. O consultório trabalha com serviços de prótese dentária, limpeza, tratamento de canal, extração, clareamento dental, aparelho dental, lentes de contato e restauração. Faça a sua avaliação agora mesmo e agende o seu tratamento. O Neo Odonto fica localizado na Rua Coronel Paulino Chaves, 499, no centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9262 / (77) 99702-3049 (WhatsApp).

Jussiape: Mulher cai da garupa de moto, bate a cabeça e morre Foto: Gulliver Ribeiro

Uma mulher identificada como Eleneide Santos Chaves morreu depois de cair da garupa de uma moto no Distrito de Caraguataí, na cidade de Jussiape, a 121 km de Brumado. O veículo era pilotado pelo companheiro da vítima. Segundo informou a polícia militar ao site Achei Sudoeste, Eleneide bateu a cabeça e faleceu antes de chegar no hospital. Informações preliminares apontam que ela estaria sem capacete. Uma equipe do Departamento de Perícia Técnica (DPT) esteve no local realizando os procedimentos de praxe a fim de identificar as causas do acidente. O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado. Eleneide deixa dois filhos.

Livramento de Nossa Senhora: Pescadores pegam peixe com mais de 15 kg na lagoa do Bairro Estocada Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

No Bairro Estocada, em Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, os pescadores João Batista dos Santos e Edmilson Bispo conseguiram pescar um peixe com quase 16 kg. O fato inusitado foi registrado no último sábado (04), quando ambos pescavam na lagoa do bairro. Segundo os pescadores, o peixe, da espécie Tambaquí, é o maior já pescado no local. O peixe foi vendido por R$ 200.

Rui Costa é submetido a cirurgia no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, e passa bem Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Secretaria de Comunicação Social do Governo da Bahia informou que o governador do Estado, Rui Costa (PT), 57 anos, foi submetido a uma intervenção cirúrgica no fim da manhã deste domingo (5), no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde permanece internado em recuperação. De acordo com o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, que acompanha o governador em SP e é médico dele há 25 anos, a cirurgia foi realizada para a retirada de um nódulo mamário e ginecomastia, identificados durante investigação no mês de dezembro passado. Ainda segundo Vilas-Boas, embora não houvesse qualquer indicação de malignidade, os médicos optaram pela retirada bilateral das duas glândulas mamárias, procedimento que ocorreu com normalidade.  O cirurgião plástico do Hospital Sírio Libanês, Marcelo Sampaio, informou que Rui passa bem e está em plena recuperação. O governador está acompanhado da primeira-dama, Aline Peixoto, e da filha mais velha.

Parte do muro do Colégio Estadual de Brumado desaba com a chuva da madrugada deste domingo (05) Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A chuva que caiu durante toda a madrugada deste domingo (05) acabou causando o desabamento de parte do muro do Colégio Estadual de Brumado (CEB), localizado na Rua Dr. Guilherme Dias. O site Achei Sudoeste esteve no local para averiguar os fatos e identificou outros estragos. Com a queda do muro, a enxurrada que saiu de dentro do colégio invadiu algumas residências em frente. A via permanece obstruída com os escombros.

Parte do muro do Colégio Estadual de Brumado desaba com a chuva da madrugada deste domingo (05) Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A moradora Avani Santos acordou por volta de 2h30, juntamente com os outros vizinhos, assustada por conta do ocorrido. “Quando a gente acordou a água já estava dentro de casa. Minha família estava com a vassoura e o rodo puxando a água. Tomei um susto”, relatou. Uma equipe da prefeitura municipal de Brumado acaba de iniciar os trabalhados para liberar o tráfego de veículos no local.

Arquivo