Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
01/2021
Homem de 53 anos é a 46ª vítima da Covid-19 em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta quinta-feira, 14 de janeiro, o município de Brumado registra 4120 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 11987. Entre os diagnósticos: 3 internações, 46 óbitos, 246 pacientes em tratamento e 3828 recuperados. No momento, 153 ainda aguardam resultado laboratorial e 7036 já foram descartados. A vítima fatal da doença, foi Edilson Avelar de Souza, 53 anos, morador da comunidade de Samambaia. Ele que estava internado na Central de Atendimento Covid-19, em Brumado, teve o seu quadro clínico muito agravado nos últimos dias ficando com cerca de 70% dos pulmões comprometidos. Souza aguardava a regulação para ser transferido para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas com o aumento dos casos da doença em toda a região, a superlotação foi o impedimento, pois, caso fosse internado a tempo, poderia ter sido salvo. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Homem é preso com plantação de maconha no Bairro Alto do Cruzeiro em Macaúbas Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Por volta das 16h desta quarta-feira (13), realizando rondas no Bairro Alto do Cruzeiro, em Macaúbas, a 199 km de Brumado, a polícia militar avistou um homem a bordo de uma moto, em atitude suspeita. Segundo informou a 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, foi realizada abordagem e com o mesmo foi encontrada substância análoga à maconha. Em seguimento à diligência, foram encontradas também plantas aparentando ser maconha, bem como sementes da mesma. Foi dada voz de prisão, sendo conduzindo o indivíduo à Polícia Judiciária de Macaúbas para a adoção das medidas cabíveis.

 Prefeito de Salvador anuncia data para início da vacinação contra o coronavírus Foto: Divulgação

Após reunião com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e outros prefeitos da Frente Nacional, o prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), afirmou nesta quinta-feira (14) que a capital baiana já está a postos para dar início a vacinação, assim que receber as doses da pasta chefiada pelo general do Exército. De acordo com o prefeito, as doses dos imunizantes da Astrazeneca e CoronaVac serão distribuídas aos estados na segunda-feira (18). No dia seguinte, o Ministério lança a campanha em um ato em Brasília. E, na quarta-feira (20), será dado início ao programa de imunização “de forma simultânea no Brasil”, a partir das 10h. As doses serão distribuídas mediante a proporção do público considerado prioritário de cada estado e, posteriormente, município. Bruno Reis destaca que Salvador tem 572 mil pessoas nesta categoria. “Foi apresentado cronograma de avaliação. No domingo, a Anvisa vai estar julgando a solicitação da CoronaVac e também da Oxford. Sendo aprovada pela Anvisa, essas vacinas que já estão no Brasil, serão distribuídas para os estados”, disse o prefeito. “Salvador, que tem como público prioritário um universo de 572 mil pessoas, receberia as doses nessa proporção, na divisão total. Salvador está preparada para iniciar a vacinação às 10h da manhã, já no dia 20, com as doses que forem disponibilizadas”, completou. O democrata advertiu que a depender da quantidade que seja destinada à capital baiana, as doses podem acabar no mesmo dia. “Dependendo da quantidade, no próprio dia 20, nós possamos aplicar o que for disponibilizado [...] temos capacidade para atender um universo de 100 mil pessoas por dia em nossa cidade. Dispomos dos freezers para armazenar vacinas, veículos para distribuição para as unidades de saúd, temos a logística montadada, e além disso, dispomos de seringas e agulhas para a aplicação”, assegura.

Usuários denunciam péssimas condições do banheiro no terminal rodoviário de Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

As péssimas condições dos banheiros do Terminal Rodoviário de Brumado têm impossibilitado os passageiros de utilizar os sanitários e os usuários cobram da prefeitura e da empresa que administra o local uma solução para o problema. Em um vídeo que circula na internet é possível ver que as privadas estão entupidas e as torneiras não possuem água. Além disso, os usuários criticam a falta de limpeza nos banheiros. Cansados, os passageiros cobram uma fiscalização mais efetiva da Vigilância Sanitária Municipal.

Homem é preso suspeito de matar e forjar suicídio da companheira no sudoeste da Bahia Foto: Divulgação/PM

Um homem foi preso suspeito de matar e forjar o suicídio da companheira, em Manoel Vitorino, cidade do sudoeste da Bahia. Segundo a Polícia Civil, o suspeito foi preso na terça-feira (12). Ainda de acordo com a polícia, após a morte da mulher, o suspeito registrou um boletim de ocorrência, informando que Lucimara teria cometido suicídio. As investigações, contudo, apontaram que ele teria matado Lucimara Leal Silva, de 40 anos. O crime aconteceu no último dia 10. Segundo o G1, o suspeito foi autuado em flagrante e está à disposição da Justiça. O crime está sendo investigado pela Delegacia Territorial de Manoel Vitorino.

Jovem é flagrado furtando bonés e acessórios dentro de loja no centro comercial de Brumado Foto: WhatsApp /Achei Sudoeste

Um jovem foi flagrado furtando bonés e acessórios em uma loja localizada na Avenida Antônio Mourão Guimarães, bem no centro de Brumado. O vídeo foi divulgado nas redes sociais nesta quarta-feira (13), mas o flagrante aconteceu na tarde de terça-feira (12). Nas imagens é possível ver que o jovem chega de bicicleta e entra na loja se passando por cliente. Ele entra sem nenhuma sacola, mas vai até uma das prateleiras e pega uma mochila, onde coloca os itens furtados. Mesmo com clientes e um atendente no balcão, o jovem não se intimida e promove um arrastão na loja. Após a ação, ele sai tranquilamente da loja e o dono só percebeu o furto horas depois. Um boletim de ocorrência foi registrado na Delegacia local.

Brumado recebe projeto sociocultural de música, dança e teatro

A produtora de eventos Lobo-guará Promoções abriu, no dia 11 de janeiro, as inscrições para o “Projeto Identid’Arte”, uma iniciativa sociocultural voltada para crianças e adolescentes, com o oferecimento de oficinas gratuitas de música (flauta doce, violino e viola clássica), dança e teatro. O conceito de arte é tão plural quanto as suas variadas formas de manifestação: música, dança, teatro, pintura, poesia, entre outras. Contudo, a arte presente em cada um de nós é única, como nós. Identificar a singularidade do nosso artista, valorizando-a, é a principal meta do projeto. No momento atual, onde o mundo inteiro tem passado por uma série de acontecimentos que transformaram o dia a dia do ser humano, é fundamental que a comunidade se una para formar novos cidadãos. Cultura e inclusão social podem ser alcançadas por meio da educação, preenchendo as lacunas sociais que afetam a população. Em Brumado, o projeto irá atender cerca de noventa alunos. Para maiores informações: (31) 98785-3533 / (31) 99800-2768.

Festas de carnaval serão proibidas e não terá feriado na Bahia, afirma Rui Costa Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O governador Rui Costa (PT) foi questionado nesta quarta-feira (13), sobre a manutenção dos feriados nos dias de carnaval, no próximo mês de fevereiro. De acordo com o chefe do executivo baiano, os dias seguirão normais, sem feriados, e que assim como foi feito no final de 2020, as festas serão coibidas e proibidas para evitar a aglomeração de pessoas e consequente disseminação da Covid-19, o novo coronavírus.

Com vacinação contra a Covid-19 à vista, Dom Basílio programa retomada das aulas presenciais em julho Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em meados do mês de fevereiro, a rede municipal de ensino de Dom Basílio concluirá o ano letivo de 2020 através da plataforma virtual. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito Roberval Meira (PL), popular Galego, informou que, de fevereiro a junho, a prefeitura irá realizar todos os preparativos necessários para retomada das aulas presenciais. “Iremos arrumar as escolas para o retorno provável das aulas presenciais em julho. As matrículas devem ser feitas em junho”, adiantou. O gestor garantiu que o Município está disponibilizando recursos para aquisição de todo material de segurança para viabilizar esse retorno, os chamados Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), bem como providenciando as medidas de logística para prevenir a proliferação do vírus no ambiente escolar. “Com a chegada da vacina e o avanço da imunização da população, a gente acredita que, no início de 2022, estaremos em plena normalidade do funcionamento das aulas no município”, completou. 

Foragido da Bahia suspeito de 200 homicídios pretendia abrir clínica de estética no Ceará Foto: Reprodução

O foragido da Justiça baiana preso nesta terça-feira (12) em uma casa de luxo no Bairro Planalto, na cidade de Iguatu, no interior do Ceará, pretendia abrir uma clínica de estética no município para lavar dinheiro. As informações são do G1. A captura do criminoso foi realizada em uma ação integrada das Polícias Civil e Militar do Ceará. De acordo com o delegado Marcos Sandro, titular da Delegacia Regional de Iguatu, Robson de Jesus, 36 anos, conhecido como Robson Luxúria, e a companheira dele, Rafaele Morgana da Silva de Jesus, 30 anos, tinham planos de montar uma clínica de estética na cidade, onde lavariam dinheiro oriundo do tráfico de drogas do grupo criminoso chefiado por Robson na Bahia. 

Foragido da Bahia suspeito de 200 homicídios pretendia abrir clínica de estética no Ceará Foto: Reprodução

Robson e a companheira viviam uma vida de luxo e ostentação. Eles foram capturados em uma mansão de alto luxo. Contra o criminoso, havia quatro mandados de prisão em aberto, todos oriundos do Poder Judiciário da Bahia, onde as investigações apontam que ele é envolvido em cerca de 200 homicídios. Na mansão onde a dupla foi capturada, policiais apreenderam dezenas de joias, 47 relógios de alto padrão, sete aparelhos celulares, 29 chips telefônicos, um documento falso, além de um punhal cravejado com pedras. Segundo a polícia, o veículo utilizado pelos suspeitos, uma Hilux cinza, foi comprada há 20 dias e o pagamento de R$ 210 mil foi feito à vista. Além disso, 29 chips foram apreendidos com o criminoso. Uma adaga que representa poder no grupo criminoso que ele chefia também foi apreendida. Após a prisão, Robson foi transferido de Iguatu, por meio de uma aeronave da Coordenadoria de Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) para um local – não divulgado por questão de segurança – onde permanecerá preso até que seja recambiado para a Bahia.

Jovem brumadense faz vaquinha virtual para tratar doença oftalmológica rara Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Familiares e amigos do brumadense Emanuel Santos Souza, de 19 anos, estão realizando uma vaquinha virtual para angariar fundos para um tratamento oftalmológico que custa em torno de R$ 5 mil. Desde os 17 anos, o jovem sofre com uma doença rara nos olhos chamada Uveíte. “Ele apresenta a uveíte posterior, que acomete o fundo do olho e não é visível a olho nu, como é o caso, por exemplo, da uveíte anterior, que é mais simples de ser tratada pois acomete a frente do olho”, explicou Edinaldo Lima, primo de Emanuel. Segundo ele, por conta da falta de recursos financeiros, a doença se agravou e 90% da visão foi perdida. “Os hospitais públicos não oferecem exames detalhados, por isso tivemos que buscar recursos nos particulares. E, pra isso, é necessário um recurso de R$ 5.500”, completou. O valor total inclui medicamentos e exames.

Secretários de saúde pedem ao MEC adiamento das provas do Enem

O Conselho Nacional dos Secretários de Saúde enviou uma carta ao Ministério da Educação (MEC) solicitando o adiamento das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que serão aplicadas a partir do próximo domingo (17) em todo o país. O secretário de saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, disse que o pedido foi motivado pelos riscos que as provas presenciais podem causar, com a aglomeração de pessoas e a disseminação do coronavírus, e pelos prejuízos que estudantes de regiões que estão em colapso por conta da pandemia da Covid-19 podem ter. “A carta expressa a nossa preocupação consensual pelo fato de haver importantes assimetrias no comportamento da pandemia em todo país. Estados entrando em colapso, outros com muitas dificuldades, hospitais lotados, transmissão em ascensão”, pontuou.

Dezenove tabletes de maconha são apreendidos em bairros de Vitória da Conquista Foto: Divulgação/SSP-BA

Na terça-feira (12), dezenove tabletes de maconha prensada foram apreendidos por equipes da 78ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). A droga foi localizada em duas ações, nos bairros de Patagônia e de Guanabara, em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Segundo informou a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) ao site Achei Sudoeste, policiais faziam rondas ostensivas na Rua V, no Bairro de Guanabara, quando um carro modelo Siena, placa OKR 8429, desrespeitou a ordem de parada e seguiu em direção ao Hospital de Base. O automóvel foi cercado e dentro dele foram encontrados 16 tabletes de maconha, quatro pedaços menores, três porções prontas para a venda e duas pedras de crack. Em outra ação, uma guarnição circulava na Rua dos Pampas, Bairro de Patagônia, quando percebeu um veículo em alta velocidade. Com o condutor foram achados dois tabletes de maconha e dois pedaços menores. Os dois motoristas foram apresentados no Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep).

Sistema de videomonitoramento será implantado em 70 cidades baianas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Será concluída nos próximos dias uma licitação estadual para levar a 70 cidades baianas um moderno sistema de monitoramento por câmeras de vídeo. De acordo com o governador Rui Costa, as principais vias dessas cidades serão completamente monitoradas, como forma de prevenção contra delitos e identificação de criminosos. O governador acredita que as provas geradas pelo sistema podem ser elementos importantes para que os juízes se convençam a manter os criminosos presos. “A tecnologia será nossa parceira. Esse ano será a materialização desse projeto”, salientou. 

Riacho de Santana: Cipe Sudoeste detém dois homens com arma de fogo e munições na zona rural Foto: Divulgação/Cipe Sudoeste

Na última terça-feira (12), dois homens foram detidos com munições e arma de fogo durante diligências realizadas pela Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe Sudoeste) no distrito de Vesperina, no município de Riacho de Santana, a 177 km de Brumado. A guarnição foi informada por denúncia anônima que um indivíduo se encontrava ostentando arma de fogo no distrito. Ao localizar a casa, o referido foi abordado e a polícia encontrou em seus pertences uma munição intacta de calibre 38. Ao ser indagado, o suspeito alegou ter vendido a arma para seu vizinho. Posteriormente, a guarnição deslocou-se até a outra residência, onde encontrou de posse do outro indivíduo uma arma de fogo calibre 38, com 9 cartuchos intactos. Todo material, bem como os indivíduos, foram conduzidos e apresentados na 24ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin).

CDL de Brumado realiza certificação digital através de agendamentos

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado está realizando a certificação digital, seguindo todas as recomendações do Ministério da Saúde. A CDL alerta que o serviço é considerado essencial e, portanto, não pode parar. Com o certificado digital SPC, você confirma sua identidade e assina documentos digitalmente com mais segurança. O agendamento deve ser feito através dos telefones: (77) 3441-1222 ou (77) 99976-2714.

Lagoa Real, Caculé, Ibiassucê e Licínio de Almeida devem perder agências do Banco do Brasil Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última segunda-feira (11), o Banco do Brasil anunciou a abertura de programas de demissão voluntária até fevereiro, com a previsão de desligar 5 mil funcionários. Também foi anunciado o fechamento de 361 unidades no primeiro semestre de 2021. Serão extintas 112 agências, 242 postos de atendimento e sete escritórios. Na Bahia, a previsão é que de 23 agências sejam fechadas. Em municípios como Caculé, Ibiassucê, Lagoa Real e Licínio de Almeida, as agências serão transformadas em postos de atendimento, funcionando com quantidade reduzida de funcionários, sem caixas e muitas vezes sem movimentação de dinheiro em espécie. As informações completas sobre as unidades que serão fechadas ou requalificadas ainda serão divulgadas pelo BB.

Conheça o campo de atuação do terapeuta ocupacional na Clínica Exame em Brumado

Quando o assunto é o desenvolvimento de uma criança e todos os aspectos que estão relacionados a ele, o campo da Terapia Ocupacional tende a ser um dos mais recomendados. Afinal, o papel desempenhado pelos profissionais da área, conhecidos como terapeutas ocupacionais, é fundamental durante todo o processo. Isso se deve a uma série de etapas que esses especialistas trabalham com o paciente a fim de corrigir, acompanhar ou aperfeiçoar habilidades que são essenciais para a autonomia do indivíduo. Este profissional desempenha suas atividades dentro de um conjunto de ações que são implementadas por um conselho. A médica Vanessa Veiga é especialista em psicomotricidade, atua no conceito neuro evolutivo Básico e baby - Uma abordagem terapêutica para a solução de problemas, avaliação e reabilitação de pacientes de todas as idades que apresentem distúrbios de controle postural, movimento e função, causados por fisiopatologia do Sistema Nervoso Central. Possuí capacitação em ABA, a mesma, envolve o estudo, desenvolvimento e implementação de estratégias para modificação comportamental. A aplicação dessa técnica enfatiza os Transtornos do desenvolvimento, principalmente o Transtorno do Espectro do Autismo. Atua nas áreas de integração sensorial, desenvolvimento neuroatípico, TEA, TDAH (Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade) e atende a demanda de paciêntes portadores de síndromes. O Laboratório e Policlínica Exame considera ter esse profissional nesse campo de atuação um verdadeiro privilégio a população Brumadense, visto que, é um campo de atuação necessário e muito procurado. Vanessa Veiga atende semanalmente, possuímos um espaço voltado para atender essa demanda e uma equipe interdisciplinar. Para maiores informações, entre em contato com os números (77) 34419286 ou (77) 99991-5757. Estamos localizados na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo n° 655 - Centro de Brumado.

Brumado: Com vazamento no hidrômetro, moradora reclama de falta de atendimento da Embasa Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A professora aposentada Celcides Nunes reclamou ao site Achei Sudoeste sobre a falta de atendimento da Embasa em Brumado. Segundo ela, o hidrômetro de sua residência está vazando, mas os técnicos da empresa ainda não realizaram a visita de inspeção para averiguar o problema. “Está derramando água. Não podemos abrir o registro porque o prejuízo é grande. Nesse mês a minha conta veio quase o dobro. Quem vai pagar essa conta?”, questionou. A moradora relatou que está fechando o registro para não desperdiçar água, só abrindo o mesmo para as necessidades do dia a dia. “Se não o prejuízo é maior. Numa pandemia dessas, com as dificuldades que estamos passando, jogando água fora por irresponsabilidade da Embasa. Desse jeito, não dá. Queremos que tomem as providências”, afirmou.

Do arroz ao gás de cozinha, população se desdobra para driblar a alta nos preços e manter a economia em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A inflação atingiu em cheio os itens da cesta básica e do dia a dia em todo país. Está tudo mais caro. Em Brumado, as donas de casa têm se desdobrado para economizar e adquirir produtos mais baratos. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a dona de casa Isabel Gomes reclamou que o salário mínimo está defasado diante da alta geral nos preços dos produtos alimentícios. “Uma lata de óleo custa R$ 8, o feijão todo dia sobe, arroz piorou, açúcar também está caro. Está um horror! O salário mínimo não sobe, só as coisas. Vamos ficar sem comer”, disse. O gás de cozinha está custando, em média, R$ 78. Para Isabel, é preciso fazer malabarismo em casa e buscar as promoções para dar conta de todas as despesas nesse período. “Não abaixa. Tudo subiu, não só a comida. Está muito difícil”, reiterou.

Mais de 7 mil casos de coronavírus já foram descartados em Brumado

Nesta quarta-feira, 13 de janeiro, o município de Brumado registra 4087 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 11987. Entre os diagnósticos: 5 internações, 45 óbitos, 252 pacientes em tratamento e 3790 recuperados. No momento, 157 ainda aguardam resultado laboratorial e 7033 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Ministério Público recomenda restrição nas atividades dos optometristas atuantes em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A 1º Promotoria de Justiça de Brumado expediu a recomendação aos optometristas atuantes em Brumado para que interrompam, caso estejam realizando-as, prescrição de lentes corretivas, exames de acuidade visual, diagnóstico de doenças, tratamentos, dentre outras, por serem atividades privativas de médico (especialmente, de oftalmologista). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a recomendação também se estende ao Coordenador da Vigilância Sanitária Municipal para que exerça o poder de polícia de forma constante para fiscalizar se há optometristas atuando em óticas ou lojas de vendas de artigo de visão na prescrição e elaboração de receitas destes itens, bem como se ocorre possível venda casada desses produtos em conjunto com o oferecimento de consulta por optometrista. O coordenador da Vigep deve ainda vedar a expedição de licença/alvará de funcionamento para clínicas ou consultório de optometristas, tendo em vista que a realização de exames oftalmológicos e a prescrição de lentes oculares são atividades exclusivas de médicos, nos termos da legislação.

Novo comandante-geral da PM, coronel Paulo Coutinho toma posse do cargo Foto: Andréa Silva/TV Bahia

O novo comandante-geral da Polícia Militar da Bahia (PMBA), coronel Paulo Coutinho, tomou posse do cargo em cerimônia realizada na manhã desta quarta-feira (13), em Salvador. Ele ocupa o cargo deixado pelo coronel Anselmo Brandão, que esteve à frente da corporação por seis anos. O anúncio da troca de comando foi feito pelo governador Rui Costa na segunda-feira (11), por meio das redes sociais (veja aqui). A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) de terça-feira (12). De acordo com o G1, natural de Recife, Paulo Coutinho atua na PM da Bahia desde 1986 e estava no posto de comandante de policiamento na Região Integrada de Segurança Pública Central, em Salvador. Ele já passou por diversas companhias e batalhões e já comandou o Batalhão de Operações Especiais (Bope). O coronel possui especialização e pós-graduação na área de Segurança Pública. O agora ex-comandante-geral da PM, o baiano de Juazeiro no Norte, Anselmo Brandão, entrou na polícia em 1986. Ele é o segundo militar que permaneceu no cargo por mais tempo na história da Polícia Militar baiana. Foram seis anos no comando, completados no sábado (9). Anselmo Brandão comandou batalhões da PM em cidades da região metropolitana de Salvador e na capital.

Dom Basílio: Prefeito diz que as restrições são em locais onde há possibilidade de aglomerações Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O prefeito da cidade de Dom Basílio, Roberval de Cássia Meira (PL), o popular Galego, publicou nesta quarta-feira (13) decreto restringindo novamente o funcionamento do comércio não essencial no município (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele destacou que a prefeitura, através da secretaria de saúde, tem realizado um amplo e rigoroso trabalho de prevenção e acompanhamento da pandemia, porém a segunda onda da Covid-19 foi determinante para que novas medidas de contenção fossem adotadas. “Em Dom Basílio, assim como em todo país, houve um aumento de casos. Nos próximos dez dias, precisamos endurecer um pouco mais de modo a conter esse avanço”, explicou. O gestor salientou que, nesse momento, as restrições se dão especificamente nos locais onde há possibilidade de aglomerações, como academias, restaurantes, lanchonetes, bares e feiras livres. Passado o pico dessa segunda onda, previsto para o dia 31 de janeiro na cidade, Meira espera que as restrições possam ser cessadas.

Grávida é enforcada e abandonada em matagal na cidade de Vitória da Conquista Foto: Reprodução/TV Sudoeste

Uma mulher grávida foi vítima de tentativa de feminicídio pelo companheiro na última sexta-feira (8), em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Após ser enforcada, a vítima acordou em um matagal sem nenhuma documentação. De acordo com a mulher, que não quis ser identificada, ela se negou fazer um aborto proposto pelo companheiro. Ela detalha que no dia em que foi atacada. o homem a buscou no trabalho e disse que eles iriam fazer um passeio com um amigo em um distrito próximo, que fica a 30 minutos de Vitória da Conquista. No local, o agressor enforcou a vítima e achou que ela havia morrido. No entanto, a mulher tinha apenas desmaiado. Ela foi deixada em um matagal sem nenhuma documentação. Mais tarde quando acordou, a mulher conseguiu pedir ajuda a dois ciclistas que passavam pelo local. “Foi Deus que colocou dois ciclistas passando na estrada, vindo na minha direção. Eu só tive força para levantar e acenar para eles me ajudarem”, comentou a mulher. A vítima tinha um relacionamento com um homem de 30 anos e, após descobrir a gravidez, ficou sabendo que o companheiro era casado. A partir daí o homem se tornou agressivo e obrigou a mulher a abortar. “Todo tempo ele me pressionava psicologicamente. Eu não tinha voz, porque ele me pressionava. Ele me buscava no trabalho, me procurava, falava que eu ia destruir a vida dele, que eu tinha que dar um jeito nisso”, relatou a vítima.

Arquivo