Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "01/2021"

17 Jan 2021 - 15:20h

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso emergencial das vacinas contra a Covid-19 Coronavac e de Oxford. Os pedidos foram apresentados pelo Butantan e Fiocruz, respectivamente, para apreciação por parte do órgão. A reunião extraordinária ocorre neste domingo (17) desde às 10h. A relatora dos pedidos, Meiruze Freitas, deu parecer favorável à aprovação dos imunizantes neste domingo (17). Durante o voto ela fez ressalvas a alguns pontos dos dois estudos, mas por fim entendeu que as duas vacinas têm capacidade de seguir em processo de avaliação e aprovação pela Anvisa para uso emergencial. A Coronavac foi desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, que vai ser responsável pela fabricação do imunizante no Brasil. Já a vacina cujo pedido foi apresentado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), foi desenvolvida pela Universidade de Oxford, na Inglaterra, em parceria com o laboratório AstraZeneca. As duas vacinas foram submetidas à análise do corpo técnico da Anvisa e foram recomendadas por três áreas técnicas da agência, a Gerência Geral de Medicamentos, a coordenação de Inspeção e Fiscalização de Insumos Farmacêuticos e a Gerência Geral de Monitoramento de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária.

17 Jan 2021 - 07:20h

A 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, deflagrou no último sábado (16) a Operação Adsumus, tendo como linha de ação rondas noturnas, nas zonas rurais dos municípios de atuação da unidade operacional, no intuito de fiscalizar o cumprimento dos decretos que asseguram a prevenção contra a Covid-19, evitando festas, shows e aglomerações, assim como, abordagens a pessoas e veículos. Segundo informou a 46a CIPM ao site Achei Sudoeste, além das ações preventivas sanitárias, a PM objetiva também, conter o tráfico de drogas e outros crimes contra pessoas, veículos e estabelecimentos. A não divulgação dos horários e localidades visitadas pela Ronda policial é uma estratégia utilizada através do levantamento do Setor de Inteligência da 46ª CIPM e denúncias, via telefone, de moradores que desejam a manutenção da tranquilidade e paz social na zona rural.

17 Jan 2021 - 07:15h

Mais de 100 mil pés de maconha foram encontrados por policiais militares em duas ações distintas na região da cidade de Curaçá, no norte do estado, na quinta-feira (14). A informação é da Secretaria de segurança Pública da Bahia (SSP-BA). De acordo com a SSP-BA, após denúncias de cultivo de maconha em ilhas localizadas na cidade, agentes da 45ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) localizaram 100 mil pés de maconha, divididos em quatro roças e 20 kg da droga, prontos para consumo. Quatro homens fugiram após avistarem os policiais se aproximando. Ninguém foi preso. Na segunda ação, também na quinta-feira, as guarnições da PM localizaram cerca de 20,7 mil pés de maconha, em três roças, na Ilha de Araras, que também fica em Curaçá. As plantações foram erradicadas e a droga levada para a Delegacia Territorial de Juazeiro, a cerca de 90 km de Curaçá. O subcomandante da 45ª CIPM, capitão Fagner Castro Santos informou que os policiais continuam no combate ao tráfico e com atenção redobrada nesses locais, pois são terras férteis e alvos desse tipo de crime.

17 Jan 2021 - 07:10h

Um homem suspeito de estuprar o filho de quatro anos e a filha de oito foi preso na sexta-feira (15), na Avenida ACM, em Salvador. Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), uma das vítimas enviou mensagens de áudios para as mães de duas amigas, relatando os abusos, o que deu origem à denúncia. De acordo com a SSP-BA, familiares das vítimas fizeram a denúncia na polícia na tarde de quinta-feira (14). A titular da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra à Criança e o Adolescente (Dercca), Érica Guimarães, pediu à Justiça que decretasse a prisão preventiva do suspeito. O pedido foi acatado e, em menos de 24 horas após a denúncia, o mandado foi cumprido. Ainda segundo a SSP-BA, os abusos ocorriam há cerca de cinco anos, no Engenho Velho da Federação. Segundo a delegada Érica Guimarães, todo o material recolhido, incluindo as mensagens de áudio, e os depoimentos coletados contribuíram para a elucidação do caso. “As crianças passaram por exames periciais e os laudos vão complementar o inquérito”, detalhou ao G1. O homem passou por exames de lesões corporais e será encaminhado para uma unidade do sistema prisional.

17 Jan 2021 - 07:05h

Um homem suspeito de tráfico de drogas foi preso na sexta-feira (15), em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, após ser flagrado com pacotes de maconha dentro de uma caixa de papelão. Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), equipes do Esquadrão de Motociclistas Falcão viram o homem próximo da Ceasa, no centro da cidade, desconfiaram do material que estava sendo levado e pararam o suspeito. Ainda de acordo com a SSP-BA, após os policiais encontrarem os pacotes de maconha, o homem assumiu que entregava drogas e que possuía mais entorpecentes em uma residência. Os PMs foram até a casa indicada e apreenderam mais drogas. No total foram localizados 23 kg de maconha. O homem, de 26 anos, foi apresentado na Delegacia Territorial (DT) de Vitória da Conquista.

17 Jan 2021 - 07:00h

Vai fazer o Enem? Então pare no nosso Pit Stop e fale com nossos promotores e garanta seus descontos e brindes. A Unopar Brumado estará em seus locais de prova para sanar suas dúvidas. E lembre-se confie no seu potencial acima de tudo, você é capaz de alcançar seus objetivos. Para maiores informações: (77) 3441-7979 / (77) 99849-7900. Unopar Brumado, pra você virar o jogo.

 

16 Jan 2021 - 07:05h

Uma caixa com medicamentos e munições escondias dentro de uma meia foram apreendidas em um ônibus no município de Jequié, no sudoeste da Bahia, na quinta-feira (14). Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), responsável pela apreensão, os medicamentos e munições estavam no coletivo interestadual que saiu de São Paulo (SP) com destino a Chorrochó, norte da Bahia. Ainda segundo os policiais, o motorista responsável pelo ônibus, apresentou a documentação da mercadoria e informou que a caixa tinha sido despachada por um homem em São Paulo e possuía como destinatária uma mulher na cidade de Olindina, no nordeste baiano. O material apreendido foi encaminhado para uma delegacia da região. Ninguém foi preso.

16 Jan 2021 - 07:00h

O plano estadual de vacinação contra a Covid-19 prevê a imunização de 5,08 milhões de baianos nas quatro primeiras fases, compostas pelos grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde, até maio. Esta é a previsão da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), tendo como premissa o recebimento das vacinas do Ministério da Saúde ainda em janeiro, em quantitativo suficiente. Estão previstas 5.114 salas de vacina em todo o estado e serão necessárias 10,16 milhões de seringas e agulhas, considerando que os imunobiológicos possuem duas doses. De acordo com a Sesab, é possível que os idosos com mobilidade limitada ou que estejam acamados sejam vacinados em casa. Nos centros urbanos, o drive-thru será estimulado e, no caso dos profissionais de saúde que trabalham nos hospitais, a vacinação ocorrerá nas próprias unidades. Para executar esta operação, serão envolvidos mais de 50 mil profissionais de saúde, conforme anunciou o governador Rui Costa, por meio das redes sociais, nesta sexta-feira (15). O secretário estadual da saúde, Fábio Vilas-Boas, disse que os primeiros a receberem as doses serão os profissionais que atuam em unidades de saúde e os idosos acima de 75 anos, pessoas acima de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência, indígenas e moradores de comunidades tradicionais.

16 Jan 2021 - 06:55h

Uma operação realizada pela Embasa com apoio da Polícia Militar da Bahia na última quarta (13) retirou novas ligações clandestinas instaladas diretamente na adutora que transporta água bruta para a estação de tratamento de Lagoa Funda, em Brumado. Além de abastecer imóveis clandestinamente a água furtada estava sendo utilizada em pequenas produções agrícolas. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o volume furtado estava contribuindo para reduzir a oferta de água tratada distribuída em diversas localidades atendidas pelo sistema de Lagoa Funda, como Itaquaraí, Lagoa do Arroz, Pedra Preta, Furado dos Veados entre outras localidades rurais do município. Após a operação, a estação de tratamento registrou um aumento de cinco mil litros de água por hora. Segundo o gerente regional da Embasa, Manuel Mateus, a operação é uma ação continuada que a concessionária vem realizando em virtude dos problemas no abastecimento na região. “Demos prosseguimento à ação de combate às ligações clandestinas e com o apoio da Polícia Militar conseguimos identificar gatos que estavam desviando grande volume de água e afetando a regularidade do fornecimento de água tratada nas localidades atendidas pela ETA da Lagoa Funda. O desperdício praticado por algumas pessoas afeta diretamente o abastecimento de muitos”, comentou ao informar o registro do Boletim de Ocorrência na delegacia de polícia de Brumado. Qualquer intervenção na rede da Embasa com o intuito de furtar água é crime e o infrator está sujeito ao cumprimento das penalidades previstas na legislação vigente. A população pode denunciar sigilosamente as situações de fraude pelo teleatendimento 0800 0555 195.

15 Jan 2021 - 21:50h

Brumado será beneficiada com a implantação de uma unidade industrial, que vai investir R$ 8 milhões e gerar novos postos de trabalhos diretos e indiretos. A empresa MSR pretende fabricar chapas diversas, telas metálicas, estruturas metálicas, reservatórios e tanques de ferro ou aço na cidade de Brumado. O protocolo de intenção foi assinado com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), nesta sexta-feira (15). “Os investimentos e os empregos previstos vão fortalecer ainda mais o município e promover oportunidades na região”, destaca o vice-governador João Leão, secretário da SDE. A empresa MSR será instalada em Brumado e terá a capacidade de produção estimada em 125 mil toneladas por mês. O empreendimento estima gerar cerca de 90 empregos entre diretos e indiretos. De acordo com o sócio da empresa MSR, Marley Ataíde, as obras já foram iniciadas na BA-262, nas proximidades da Faculdade de Medicina e do Condomínio Euroville Londres, na saída para Vitória da Conquista, com previsão de início da operação em outubro deste ano. “Os investimentos que serão realizados irão proporcionar um aquecimento na economia da região, pois serão promovidos diversos empregos diretos e indiretos. Além disso, a maior parte das operações das compras de insumos e vendas dos produtos acabados serão realizadas com contribuintes baianos, o que irá, da mesma forma, gerar um maior aquecimento da economia regional”, explica o sócio da MSR.

15 Jan 2021 - 16:30h

Uma chuva forte causou alagamentos pelas ruas de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, na noite desta quinta-feira (14). Segundo o Corpo de Bombeiros, a chuva se intensificou por volta das 18h. O órgão atendeu muitas ocorrências de carros e pessoas presas em alagamentos. De acordo com o G1, até por volta das 22h, os bombeiros não registraram nenhuma pessoa ferida e não atendeu alagamentos em casas. De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura mínima registrada nesta quinta-feira em Luís Eduardo Magalhães foi de 18°C e a máxima de 26°C. Na sexta-feira (15), a previsão é de muitas nuvens com pancadas de chuva pela manhã e nuvens com possibilidade de chuva isolada pela tarde.

15 Jan 2021 - 16:00h

O prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão (MDB), que está internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, com Covid-19, apresentou melhora no estado de saúde e deixou a UTI. A informação foi divulgada na noite de quinta-feira (14), pelo filho do prefeito, Danilo Gusmão, que é médico. Ele usou as redes sociais para atualizar o estado de saúde o pai. Segundo Danilo, Herzem foi transferido para a Unidade de Terapia Semi-intensiva e está usando uma quantidade baixa de oxigênio. Ainda não há previsão de alta. Herzem, de 72 anos, foi diagnosticado com Covid-19 em 7 de dezembro. Pouco mais de sete dias depois, ele foi internado em Vitória da Conquista, no Hospital Samur, com complicações pulmonares causadas pela doença. A esposa do prefeito, Luci Gusmão, também teve diagnóstico positivo para Covid-19 mas já se recuperou da doença. Reeleito em segundo turno, com 54,71% dos votos válidos, Herzem Gusmão foi empossado para o cargo no dia 8 de janeiro, em cerimônia online, no leito de hospital. No momento, a cidade é comandada pela vice-prefeita eleita Sheila Lemos (DEM).

15 Jan 2021 - 15:30h

Quatro pessoas morreram e ao menos 21 pessoas ficaram feridas, após um ônibus tombar na madrugada desta sexta-feira (15), na BR-135, na altura da entrada de Barreiras, oeste da Bahia. Entre os mortos estão dois homens, uma mulher e uma criança. Dos feridos, 19 foram levados para o Hospital do Oeste, em Barreiras, e dois, que sofreram ferimentos leves, foram para a UPA da cidade. Segundo informações da assistência social do Hospital do Oeste, os feridos estão sendo avaliados, para saber quem precisará de cirurgia, mas que nenhum deles corre risco de morte. De acordo com o G1, outras pessoas que estavam no veículo foram encaminhadas a pousadas da cidade. O ônibus saiu de Valença (PI) e tinha o estado de São Paulo. A suspeita da polícia é de que o motorista teria dormido e perdido controle da direção. Um dos passageiros relembrou o momento do acidente. “Só vi quando ele bambeou, aí eu gritei logo. Aí se apavorou todo mundo. Eu tô achando que ele [motorista] cochilou, e a pista estava muito molhada”. O trânsito foi interditado no trecho e desviado para vias laterais. Um guincho foi encaminhado ao local e desvirou o ônibus.

15 Jan 2021 - 15:00h

Por volta de 22h desta quinta-feira (14), a Polícia Militar de Ibicoara, a 177 km de Brumado, foi acionada e localizou em um dos cômodos de uma residência no Bairro Alto do Cemitério o corpo do jovem Ramon Santos Souza, natural de Itaeté. Neguinho, como era conhecido, foi vítima de 04 disparos de arma de fogo. Segundo a polícia, ele não possuía antecedentes criminais. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o caso de homicídio está sendo investigado.

15 Jan 2021 - 14:35h

O Presidente da Câmara Municipal de Caculé, Jeovane Costa (PSB), foi transferido para o Hospital de Clínicas de Conquista (HCC), na noite da última quinta-feira (14). Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, o vereador testou positivo para a Covid-19, o novo coronavírus. Com pequena dificuldade respiratória e com saturação baixa, ele foi transferido para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A saúde do político é estável. Atualmente, Caculé tem 86 casos ativos e 29 pessoas estão aguardando resultados da coleta.

15 Jan 2021 - 14:30h

A Prefeitura de São Paulo autorizou o retorno das aulas presenciais na cidade a partir do dia 1° de fevereiro. As escolas de toda a rede de ensino poderão incialmente operar com 35% da capacidade. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (14) durante coletiva de imprensa virtual da gestão municipal.  “A Vigilância Sanitária do município recomenda o retorno seletivo para toda a rede de ensino no município privada e pública a partir de 1º de fevereiro, com a capacidade de 35% desses equipamentos a serem ocupados”, disse o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido. Na rede municipal, o retorno dos alunos será feito no 15 de fevereiro. Entretanto, as escolas particulares têm autorização para iniciar antes, se assim desejarem. “Na rede privada, cada escola vai definir a partir do dia 1º como será o seu retorno, se quer fazer igual a rede municipal, ter um planejamento e então retomar, ou se quer já começar imediatamente”, afirmou o secretário municipal de Educação, Fernando Padula. A secretária-adjunta de Educação, Minéia Fratelli, disse que os primeiros 15 dias serão usados para acolhimento dos professores e preparação das escolas, e destacou que a presença dos alunos não será obrigatória.

15 Jan 2021 - 14:00h

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente da 21ª Subseção da OAB/Brumado, Kleber Lima Dias, contou que, em seus 40 anos de vida, nunca viveu um período tão crítico e nebuloso como agora com a pandemia. Nesse sentido, ele destacou que a OAB sempre atuou para evitar aglomerações e defender o isolamento e distanciamento social a fim de evitar a propagação do vírus da Covid-19. Com relação à vacina, Dias criticou a politização em torno da imunização. “Infelizmente, essa politização só traz prejuízos para sociedade. A OAB-Brumado está pronta para, juntamente com o Conselho Federal da OAB e a Seccional em Salvador, ingressar com qualquer tipo de medida judicial”, afirmou. 

15 Jan 2021 - 12:00h

O ex-prefeito de Caetité, José Barreira de Alencar Filho (PSB), o Zé Barreira, é investigado pelo Ministério Público Federal (MPF) pela não finalização de um parque ecológico na cidade. De acordo com o MPF, a obra já tem 10 anos em andamento. O MPF argumenta que toda verba do empreendimento foi repassada pelo Ministério do Turismo. Segundo o Polícia Livra, conforme dados do Portal da Transparência, por meio de três convênios realizados entre a Prefeitura de Caetité e o Ministério do Turismo, foram feitos repasses de R$ 292.500,00 para a construção da primeira etapa do projeto, R$ 209.625,00 para a segunda etapa da obra e um terceiro no valor de R$ 292.500,00 para a terceira etapa da construção. Juntos, os valores acumulam o montante superior a R$ 794 mil. O MPF deu 10 dias para que o gestor se manifeste. 

15 Jan 2021 - 11:30h

Uma mulher de 56 anos foi encontrada morta em uma estrada na zona rural de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, na quarta-feira (13). De acordo com a Polícia Civil, que investiga o caso, a vítima identificada como Zenilda Ribeiro de Almeida tinha sido vista pela última vez na manhã de terça-feira (12), em um bar da região. Ainda segundo a polícia, a causa da morte será definida após a conclusão da perícia, feita pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT).