Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
02/2017
Michel Temer escolhe deputado Osmar Serraglio para o Ministério da Justiça Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Michel Temer anunciou, na quinta-feira (23), o deputado federal do Paraná Osmar Serraglio (PMDB) como novo ministro da Justiça, em substituição a Alexandre de Moraes, que assume uma vaga Supremo Tribunal Federal (STF). De acordo com informações da Folha de S. Paulo, o novo titular do Ministério da Justiça, que nasceu em Erechim, no Rio Grande do Sul, é advogado e professor de direito.  Em 2016 Serraglio foi eleito presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), durante o processo que levou à cassação do mandato de Eduardo Cunha, com quem tinha proximidade dentro do PMDB. Neste período em que esteve à frente da CCJ, no entanto, os recursos de Cunha sobre o processo de quebra de decoro no Conselho de Ética foram rejeitados, culminando no seu afastamento. Serraglio assumiu também a relatoria da CPI dos Correios, na época do escândalo do mensalão.  Este ano ele concorreu à vice-presidência da Câmara, sendo superado no segundo turno por Fábio Ramalho (PMDB­MG). Segundo a Folha, Serraglio tem a simpatia de nomes ligados a outros partidos, como o PSDB, que o vê como um homem moderado e “de respeito”. 

Vereador doa salário e beneficia 300 famílias em Guanambi Foto: Bonny Silva

Em Guanambi, o vereador Arnaldo Pereira de Azevedo (PSDB), o Nal, abriu mão do subsídio do seu segundo mês de mandato para fazer doações de alimentos para o Grupo de Caridade da Igreja Católica. Na quarta feira (22), o parlamentar apresentou o destino do subsídio e declarou que, ao decidir doar o próprio salário, resolveu beneficiar entidades, ao invés de algumas pessoas individualmente. Integrantes do Grupo de Caridade agradeceram o gesto do vereador. De acordo com o radialista Bonny Silva, o grupo é responsável por assistir 300 famílias carentes em onze bairros da cidade e zona rural distribuindo cestas básicas. Preocupado com a situação de vulnerabilidade social no município, o vereador estuda projetos que possam amparar a população mais carente.

Brumado: Coelba restabelece energia na sede da 18ª Ciretran Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A gerência geral do Detran na Bahia conseguiu rever o problema que ocasionou o desligamento de energia na sede da 18ª Ciretran, em Brumado, e a concessionária já promoveu o restabelecimento do fornecimento para o órgão. Em contato com a redação do site Brumado Notícias, a coordenação da 18ª Ciretran tranquilizou os usuários afirmando que as atividades serão retomadas dentro da normalidade após o recesso de carnaval, na quinta-feira (2). Além do restabelecimento da energia, a Coelba ainda atendeu ao pleito do órgão e efetuou a ligação em seu padrão efetivo, o que também solucionará o problema das constantes quedas de energia que afetavam e atrasavam os serviços no setor. 

Brumadense é contratada como correspondente de revista eletrônica internacional Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A brumadense Luciana Reis tornou-se correspondente da revista eletrônica internacional Blasting News, que é publicada em onze países, incluindo o Brasil. Luciana possui graduação em comportamento organizacional, é servidora pública e atua como técnica de habitação do programa Minha Casa, Minha Vida, lotada na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Ela já teve quatro de seus artigos publicados pela revista, os dois últimos com temas bastante acessados pelo público: Racismo institucional nas organizações e 10 empregos que poderão desaparecer até 2022. Em entrevista ao site Brumado Notícias, a correspondente internacional disse que busca novas graduações. “Estudar é a majestosa chave que abre as portas do saber e promove a evolução do ser humano”, defendeu. A servidora pública detalhou que se surpreendeu ao ter seus artigos aceitos pela revista Blasting News, já que os critérios de avaliação passam por uma sondagem rigorosa dos editores. Embora seja autora de várias poesias não publicadas e dona de um blog pessoal intitulado “Falando Sério”, Luciana não se considera uma escritora. “Eu não planejo a escrita, a inspiração vem como uma espécie de surto, mas ainda não estabeleço uma rotina para escrever propriamente dita. Por isso, ainda não me considero uma escritora”, justificou. Ela planeja se dedicar à escrita de livros nos próximos anos, quando alcançar a aposentadoria. Luciana defende que os gestores municipais deveriam depositar mais atenção na proposta da educação como base das comunidades, valorizando educadores e educandos.

24,3 milhões estão desocupados no país ou querem trabalhar mais Foto: Murillo Gomes/G1

O número de trabalhadores desempregados e subocupados atingiu 24,3 milhões de pessoas no ano passado, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com esse montante, o país registrou uma taxa de subutilização de 20,6% da sua força de trabalho em 2016. No quarto trimestre, o índice de subutilização da força de trabalho foi ainda pior e chegou a 22,2%. A quantidade de trabalhadores nessa condição indica um aumento de 6% em relação ao 3º trimestre de 2016 e de 31,4% frente ao quarto trimestre de 2015. De acordo com o G1, entre as regiões analisadas pelo IBGE, a Nordeste registrou a maior taxa, de 33% no último trimestre de 2016, enquanto a menor partiu do Sul do país (13,4%). Entre os estados, a taxa de subutilização bateu 36,2% na Bahia, a maior registrada no país. A menor taxa foi registrada em Santa Catarina, de 9,4%.

Brumado: Polícia Civil impede fuga e apreende drogas na carceragem Foto: Divulgação/Polícia Civil

Na tarde desta quinta-feira (23), investigadores da Polícia Civil apreenderam na carceragem da delegacia de Brumado três telefones celulares e razoável quantidade de maconha. 

Brumado: Polícia Civil impede fuga e apreende drogas na carceragem Foto: Divulgação/Polícia Civil

Segundo o delegado coordenador da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), Leonardo Rabelo, os presos estavam tentando fugir, visto que já haviam serrado a grade de uma das celas e se encontravam de posse de uma espécie de corda feita com tecidos, quando os investigadores realizaram a apreensão do material e frustraram a fuga.

Advogados de Lula pedem ao STJ afastamento do juiz Sérgio Moro na Lava Jato Foto: Agência Estado

A defesa do ex-presidente Lula ingressou no Superior Tribunal de Justiça (STJ) com pedido de habeas corpus para anular a ação a que responde por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, em Curitiba, e o afastamento de Sérgio Moro do caso por “total ausência de imparcialidade”. De acordo com Lauro Jardim, do jornal O Globo, a defesa alega que a 13ª Vara Federal Criminal, onde tramita a ação penal contra Lula, não teria competência territorial. Para sustentar a falta de imparcialidade de Moro, a defesa cita a condução coercitiva de Lula, na 24ª fase da operação, em março do ano passado, como indício de supostos excessos na condução dos processos da Lava Jato. O ministro Felix Fischer é relator do pedido.

Presidente da Câmara de Brumado recebe guardas municipais para discutir Projeto de Lei 05/2017 Foto: Eliana Costa/CMB

Na manhã de hoje (23), o presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, Léo Vasconcelos (PDT), recebeu em seu gabinete uma comissão de guardas municipais para discussão do Projeto de Lei 05/2017, de origem do Executivo, que dispõe sobre a extinção de cargos de provimento efetivo, incluindo o de guarda municipal. De acordo com a assessoria de comunicação do legislativo, o presidente explicou à comissão do que se trata o projeto e disse que o mesmo estará na pauta da próxima sessão para primeira votação. Vasconcelos esclareceu aos guardas que, ao contrário do que entenderam, não se trata da extinção da guarda municipal, mas sim da extinção dos cargos ociosos existentes no quadro de funcionários da administração municipal relativos às funções citadas na proposta. A comissão solicitou uma reunião com os treze vereadores anteriormente à votação e também a concessão da Tribuna Livre para falar sobre o projeto.

PF investiga propinas de US$ 40 mi e mira dupla ligada ao PMDB Foto: Wikimedia

A 38ª fase da Operação Lava Jato, que tem como alvos dois operadores financeiros ligados ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), apura o pagamento de US$ 40 milhões de propinas durante 10 anos. Segundo as investigações, entre os beneficiários, há senadores e outros políticos, além de diretores e gerentes da Petrobras. Os operadores financeiros investigados nesta fase da operação, deflagrada na manhã desta quinta-feira (23), são Jorge Luz e o filho dele, Bruno Luz. De acordo com o G1, em referência ao sobrenome deles, a nova etapa foi batizada de “Blackout”, que significa “apagão” em inglês. Conforme o Ministério Público Federal (MPF), os dois operadores financeiros faziam o meio-de-campo entre quem queria pagar e quem queria receber propina envolvendo contratos com a Petrobras. Para tanto, utilizavam contas na Suíça e nas Bahamas. Pai e filho atuavam, principalmente, na Área Internacional da Petrobras, que tem indicação política do PMDB. No entanto, em um dado momento, ambos passaram a solicitar propina para o PMDB também na diretoria de Abastecimento, setor de atuação do Partido Progressista (PP). Além disso, ainda segundo informações do MPF, os operadores também atuaram na diretoria de Serviços, que era área do Partido dos Trabalhadores (PT).

Coelba suspende fornecimento de energia da 18ª Ciretran de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Uma equipe de uma empresa terceirizada que presta serviços para a Coelba na cidade de Brumado efetuou a suspensão do fornecimento de energia na sede da 18ª Ciretran, localizada na Praça Wenceslau Araújo, no Bairro Santa Tereza. O corte foi realizado durante o expediente do órgão, por volta de 11h20 desta quinta-feira (23), quando ainda havia usuários sendo atendidos na repartição. Informações não oficiais dão conta de que o órgão deve mais de R$ 6 mil para a concessionária, o equivalente a dois meses de atraso no pagamento. Outra informação aponta que o problema seria de ordem técnica, uma vez que, quando o órgão passou a funcionar em suas novas instalações, em julho de 2016, a energia era fornecida através de um padrão provisório, que foi instalado no local para atender a empresa que prestou os serviços durante a construção do prédio. Com isso, os boletos de energia ainda estariam em nome da empresa, sem terem sido quitados nem pela empreiteira e nem pelo estado. 

Coelba suspende fornecimento de energia da 18ª Ciretran de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Vale salientar que nenhum das informações foi confirmada pela coordenação da 18ª Ciretran, que disse desconhecer se há realmente atrasos, visto que todo o pagamento das contas é efetuado diretamente pela gerência geral na capital. Nossa reportagem também buscou esclarecimentos junto ao escritório regional da Coelba. Segundo o gestor do escritório, o motivo do corte não pode ser divulgado pela empresa por questões legais. Sem uma informação plausível quanto ao real motivo do corte, a coordenação da 18ª Ciretran emendou que já era prevista uma pausa nas atividades do setor a partir de hoje (23) devido ao feriado de carnaval. As atividades serão retomadas na quinta-feira (2). Nesse período, o órgão garantiu que buscará a solução do problema a fim de que seja restabelecido o fornecimento de energia no prédio.  

Duas mulheres foram presas após deixarem três filhos, de 3, 4 e 7 anos, sozinhos em casa para curtir festa em Paulo Afonso, cidade no norte da Bahia. Uma equipe da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) chegou até as suspeitas após denúncia de abandono de incapaz, lesão corporal, maus-tratos e suposto abuso sexual, verificada pelo Conselho Tutelar. O caso ocorreu na quarta-feira (22). Ainda de acordo com a polícia, uma das crianças foi encontrada na rua, de madrugada, e teria dito onde as mulheres estavam. As mães foram localizadas pelo Conselho Tutelar e Deam em uma festa, e autuadas em flagrante. Exames de lesões corporais foram realizados nas vítimas e nas duas mulheres. Segundo o G1, foram identificadas lesões e suposta prática de abuso sexual na menina de 3 anos. De acordo com a polícia, as mães estão em audiência de custódia na manhã desta quinta-feira. Já as vítimas foram levadas para o Abrigo Menina Flor. Até a publicação desta reportagem, a audiência não havia terminado.

Macaubense Neto Nunes lança clipe de sua nova música Foto: Reprodução/Youtube

O macaubense Neto Nunes, filho do empresário Róbinson Nunes, lançou na última quarta-feira (22) o clipe da canção “Inveja”. A composição é de Nunes em parceria com Lucas Led e Lucas Gonçalves. A canção traz no enredo a história de casais que sentem inveja da felicidade de outros. O clipe foi gravado em Goiânia e Pirenópolis (Goiás). A canção faz parte do projeto de seu primeiro CD que será lançado em breve.

Policiais federais realizaram nesta quinta-feira (23) a 38ª fase da Operação Lava Jato. Foram expedidos 15 mandados de busca e apreensão e dois de prisão preventiva no Rio de Janeiro. A operação foi batizada de Blackout. De acordo com as investigações, a ação tem como alvo principal a atuação de operadores financeiros ligados ao PMDB e identificados como facilitadores na movimentação de recursos indevidos pagos a integrantes das diretorias da Petrobras. De acordo com o G1, os dois operadores financeiros são Jorge Luz e o filho dele Bruno Luz. Jorge Luz é um dos principais e mais antigos operadores financeiros ligados ao PMDB. Segundo o Ministério Público Federal (MPF), a dupla é suspeita de utilizar contas no exterior para fazer repasse de propinas a agentes públicos. Até a última atualização desta reportagem a PF não tinha confirmado se eles já tinham sido presos. Pai e filho são investigados pelos crimes de corrupção, fraude em licitações, evasão de divisas, lavagem de dinheiro dentre outros, ainda de acordo com a PF. 

Brumado: Prefeitura reúne comerciantes para ampliar participação em licitações públicas Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Dando continuidade ao programa de austeridade econômica que busca enxugar os gastos públicos e dar maior dinamismo às ações prioritárias do município, o prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB) vem realizando uma série de encontros e reuniões com vários setores da sociedade organizada brumadense. Seguindo cronograma, na manhã de quarta-feira (23) foi realizada no Salão de Treinamento da Prefeitura uma importante reunião com os comerciantes locais. O encontro teve por objetivo convocar os comerciantes para que eles participem de forma mais ampla das licitações públicas e que, principalmente, os preços praticados estejam em sintonia com o atual momento econômico, sem onerar os cofres públicos. Os comerciantes se prontificaram a atender a convocação feita pelo Executivo Municipal.  

Câmara aprova criação de novo documento único de identidade Foto: Divulgação

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira um projeto de lei que cria o Documento de Identificação Nacional (DIN), que reúne todos os dados dos brasileiros em um só documento de tecnologia de chip. Agora, projeto será enviado ao Senado e, se aprovado, deverá passar pela sanção do presidente Michel Temer (PMDB). De acordo com a agência Câmara, o DIN dispensará a apresentação dos documentos que lhe deram origem ou nele mencionados e será emitido pela Justiça Eleitoral, ou por delegação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a outros órgãos, podendo substituir o título de eleitor. O documento será impresso pela Casa da Moeda e o CPF será usado como base para a identificação do cidadão.

Prefeitura de Condeúba cancela festa de carnaval após assassinato do Diretor de Tributos

Em seu perfil no Facebook, a Prefeitura Municipal de Condeúba anunciou o cancelamento da festa de carnaval na cidade. No texto, a prefeitura diz que o clima ainda é de comoção no município após a morte do servidor Roberto Alves Moreira, ex-diretor do Departamento de Tributos, que foi assassinado. “Em respeito aos familiares, amigos e em repúdio ao ato de crueldade cometido contra a vida de Roberto Alves Moreira, fica cancelado os eventos carnavalescos programados através da Diretoria de Cultura desse município”, diz um trecho da nota. Segundo o diretor de cultura do município, Ygor Roberto, a cidade está de luto e não há o que comemorar. “Fizemos uma consulta ao corpo da gestão e todos foram unânimes pelo cancelamento do evento”, completou.

José Serra pede demissão como ministro das Relações Exteriores por problema de saúde Foto: Reprodução

O ministro das Relações Exteriores, José Serra (PSDB-SP), pediu demissão do cargo na noite desta quarta-feira (22). Na carta enviada ao presidente Michel Temer (PMDB), Serra disse que decidiu deixar a pasta “em razão de problemas de saúde”. Serra estava no cargo desde maio do ano passado, quando Temer assumiu como presidente em exercício. O tucano é senador por São Paulo e tem mandato até 2022. Ele havia se licenciado para assumir o Itamaraty. Segundo a assessoria do Palácio do Planalto, Serra entregou pessoalmente a carta de demissão a Temer. Conforme informou o colunista do G1 e da GloboNews Gerson Camarotti, desde dezembro do ano passado Serra já dava sinais a aliados de que poderia deixar o ministério. Com a saída de Serra, o secretário-geral do Itamaraty, Marcos Galvão, deverá responder pela pasta até que um novo ministro seja nomeado.

Federação repudia Eduardo Vasconcelos contra extinção da Guarda Municipal em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A Federação Baiana das Associações de Guardas Municipais (FEBAGUAM) publicou uma nota de repúdio contra o prefeito da cidade de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB). O Projeto de Lei nº 05/2017, encaminhado pelo gestor para o legislativo, propõe a extinção de cargos do quadro efetivo da Prefeitura Municipal, inclusive o cargo de guarda municipal. A Federação recebeu com grande surpresa o projeto, visto que a corporação vem desempenhando um ótimo papel no desenvolvimento de suas atividades. Na nota, a Federação citou que a CGM realiza ações sociais que beneficiam a comunidade, como a doação voluntária de sangue e a doação de brinquedos e alimentos para famílias carentes. Além disso, segundo a FEBAGUAM, a Ronda Escolar promovida pela Guarda Municipal na cidade é um exemplo regional e para o todo o estado. O projeto foi todo implantado pela Federação, sem custos para o município. “Lamentamos a atitude errônea e impensada da gestão pública municipal em apresentar tal projeto, decretando a extinção dessa corporação. No segundo semestre de 2016, conseguimos uma verba parlamentar no valor de R$ 100 mil para investimentos na sua estruturação (...). Esperamos que a Câmara Municipal de Vereadores não apoie uma atitude nociva, destrutiva e impensada como essa, pois, além de prejudicar diversos pais de família que atuam honrosamente vestindo a farda desta corporação, quem perderá com isso será toda a população de Brumado”, disse Alan Braga, secretário do Conselho Deliberativo da FEBAGUAM.

Brumado: Polícia apreende caminhão com restrição de roubo; veículo pode ter sido usado em furto de tijolos Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional da Polícia Militar apreendeu um caminhão no final da manhã desta quarta-feira (22), sob suspeita de o mesmo ter sido utilizado para furtar tijolos em uma construção no Bairro Alto da Boa Vista, em Brumado. O veículo foi levado para a delegacia juntamente com o condutor e mais dois acusados. No local, ao fazerem um levantamento, os policiais constataram que o caminhão se encontra com restrição de roubo. O proprietário do terreno onde estava sendo executada a obra disse à polícia que foram levados cerca de 700 tijolos do local. Os suspeitos foram apresentados diante do delegado para prestarem esclarecimentos sobre o caso.

Achei Tour monta pacote para realização de High School nos Estados Unidos

A Achei Tour, em parceria com a Get Up Intercâmbios, montou um pacote para os interessados em fazer High School nos Estados Unidos. O pacote custa 7 vezes sem juros de R$ 800 e equivale a um ano acadêmico - de agosto a junho. Aproveite a oportunidade de vivenciar essa grande experiência e faça já esse investimento. As matrículas serão abertas em agosto deste ano. A Achei Tour fica localizada na Rua Coronel Tibério Meira, 206, 1º Andar, Sala 104, em Brumado. O telefone é (77) 3441-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Você também pode acessar o site www.acheitour.com.br e conferir todas as novidades.

Brumado: Delegado solicita apoio do setor de endemias contra o aedes-aegypti na 20ª Coorpin Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O delegado regional Leonardo Rabelo, coordenador da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), encaminhou ofício ao setor de endemias, na Vigilância Epidemiológica, solicitando apoio dos agentes no combate ao mosquito aedes-aegypti. No documento, o delegado relata sobre a necessidade de aplicação de larvicida nos veículos que estão retidos no pátio do complexo. Isso porque os mesmos acumularam água das últimas chuvas que caíram na cidade. A frota de veículos é grande no pátio administrativo da 20ª Coorpin e muitos são mantidos do lado de fora da unidade por falta de espaço no interior. A vizinhança também se preocupa com a questão.

O comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central reduziu a taxa básica de juros da economia brasileira pela quarta vez seguida nesta quarta-feira (22), de 13% para 12,25% ao ano. O corte, de 0,75 ponto percentual, levou a Selic ao menor patamar desde o início de 2015, quando estava em 11,75% ao ano. De acordo com o G1, a redução de 0,75 ponto percentual também confirmou a expectativa da maior parte dos economistas do mercado financeiro. No fim de janeiro, o presidente do BC, Ilan Goldfajn, havia indicado que esse ritmo de corte de juros, implementado na reunião do Copom de janeiro, deveria ser mantido neste mês. Os analistas preveem que o Copom continuará a reduzir a Selic nos próximos meses e que a taxa chegará a 9,5% ao fim de 2017, ou seja, em um dígito - algo que não acontece desde o fim de 2013, quatro anos atrás.

Vereadora Ilka Abreu solicita iluminação e construção de praça em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na sessão da última segunda-feira (20), a vereadora Ilka Abreu apresentou indicações requerendo da administração municipal, através dos órgãos competentes, a substituição de lâmpadas queimadas e instalação de braços de iluminação pública na Avenida Centenário, a fim de oferecer maior segurança aos transeuntes. A parlamentar também solicitou a instalação de refletores de iluminação pública no campo de futebol da Fazenda São Felipe, próximo a Piabanha, na região de Arrecife. O objetivo é que possam ser realizados no local eventos no período noturno. Em outras duas indicações, Abreu ainda indicou a necessidade de construção de uma praça no Bairro Malhada Branca e o calçamento da Rua Francisco Ribeiro da Silva, localizada no mesmo bairro.

Arquivo