Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
02/2019
fechar

Curso de Medicina: UniFG segue cronograma da obra de construção da sede própria em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Universidade de Guanambi (UniFG) segue o cronograma para a construção de seu campi na cidade de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a área destinada para a obra, que está localizada na BA-262, ao lado do Condomínio Euroville/Londres, já teve o serviço de capina concluído na última sexta-feira (08). A universidade aguarda apenas a liberação ambiental e o alvará de obras da prefeitura de Brumado para que a construção inicie a todo vapor. 

Curso de Medicina: UniFG segue cronograma da obra de construção da sede própria em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

De acordo com o presidente da UniFG, Felipe Duarte, a programação da implantação do curso de medicina e a conclusão do campi não serão afetados, após uma decisão da justiça federal do Espirito Santo, que culminou na suspensão temporária da tramitação do processo no Ministério da Educação (MEC), em Brasília. A expectativa é que o município de Brumado possa ofertar o curso e realizar o primeiro vestibular ainda em 2019. A população da capital do minério terá cursos de qualidade com a garantia da UniFG, Centro Universitário com nota máxima de conceito no MEC.

Ar-condicionado no CT do Flamengo tinha 'gambiarra', diz sobrevivente Foto: Reprodução

Em reportagem veiculada na noite deste domingo pelo programa Fantástico, da TV Globo, um dos sobreviventes do incêndio que matou dez jogadores da base do Flamengo afirmou em seu depoimento aos investigadores da Polícia Civil que havia uma espécie de “gambiarra” em um dos aparelhos de ar-condicionado do alojamento em que viviam – seis contêineres transformados em dormitórios e que ficavam em uma parte do CT Ninho do Urubu que deveria ser um estacionamento. Ainda na noite deste domingo, o jornal O Globo noticiou que uma análise preliminar constatou que as chamas tiveram início a partir de um curto-circuito no ar-condicionado do alojamento seis – ainda não há a certeza de que os aparelhos citados pelo Fantástico e pelo site são os mesmos. De acordo com o sobrevivente da tragédia, o aparelho de ar-condicionado seria menor do que o buraco na parede. O espaço que sobrou teria sido preenchido com pedaços de madeira, plástico bolha e espuma. O programa procurou um especialista em segurança para comentar a reportagem. Moacyr Duarte afirmou que isso pode ter contribuído para que o ar entrasse por frestas na parede e alimentasse as chamas. “Esse tipo de ar-condicionado tem a parte do condensador fora do ambiente, ele passa exatamente sobre o sanduíche do material isolante. Temos um acabamento padrão de alumínio, que tem característica de resistência de passagem de calor. Se não houvesse isso ou se tiver a possibilidade da chama gerada entrar em contato com o material que está dentro do sanduíche, o que vai acontecer é que vai estabelecer uma queima semelhante a um forno de carvão. Ou seja, uma queima com muito pouco ar”, contou.

Brumado: Justiça do Espírito Santo suspende temporariamente prosseguimento do curso de medicina Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após decisão da 4ª Vara Cível Federal de Vitória, Seção Judiciária do Espírito Santo, o secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Marco Antônio Barroso Faria, baixou a portaria nº 47, em 08 de fevereiro de 2019, suspendendo temporariamente a chamada pública do prosseguimento do curso de medicina em Brumado. O processo foi impetrado na justiça por uma faculdade do estado do Espírito Santo, que perdeu a concorrência na primeira fase do processo. A suspensão de que trata o caput abrange, inclusive, os procedimentos administrativos em andamento, posteriores à publicação da Portaria SERES/MEC nº 924, de 27 de dezembro de 2018, publicada no Diário Oficial da União de 28 de dezembro de 2018, à adjudicação da proposta vencedora e assinatura do Termo de Compromisso correspondente. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente da Universidade de Guanambi (UniFG), Felipe Duarte, disse que já está em Brasília e irá recorrer da decisão. “Estamos tranquilos, pois estamos dentro da legalidade e ganhamos a concorrência de forma justa”, garantiu. Nesta segunda-feira (11), o MEC manifestou favorável a manutenção da UniFG como a instituição responsável pelo curso de medicina em Brumado.

Brumadenses cobram da prefeitura retorno de canais de televisão que estão fora do ar Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Vários brumadenses têm procurado o site Achei Sudoeste para cobrar da prefeitura municipal o retorno dos canais de televisão aberta. De acordo com eles, apenas a Rede Globo/TV Sudoeste está com o sinal na cidade. A população cobra o retorno dos canais: TVE, Record, Band, Rede TV e Rede Vida na capital do minério. “Mais uma vez venho em nome dos menos favorecidos, humildemente, pedir ao gestor que pelo menos dê um pouco de entretenimento aos pobres. Aliás, foi essa gente que te elegeu”, disse Ubiratã Cardoso em sua rede social, ao cobrar melhor assistência com os canais de tv. A comunidade aguarda que, no mais breve possível, o setor responsável solucione a questão.

Queda de helicóptero mata jornalista Ricardo Boechat

O jornalista, apresentador e radialista Ricardo Eugênio Boechat morreu no início da tarde desta segunda-feira (11), aos 66 anos, em São Paulo. O jornalista estava em helicóptero que caiu na Rodovia Anhanguera, em São Paulo, e bateu na parte dianteira de um caminhão que transitava pela via. O piloto Ronaldo Quattrucci também morreu no acidente. Boechat estava dando uma palestra em Campinas, no interior do estado, e retornava a São Paulo nesta segunda. Ele deveria pousar no heliponto da Band, no Morumbi, Zona Sul da capital paulista. O jornalista era apresentador do Jornal da Band e da rádio BandNews FM e colunista da revista IstoÉ. Ele também trabalhou nos jornais “O Globo”, “O Dia”, “O Estado de S. Paulo” e “Jornal do Brasil” e foi comentarista no Bom Dia Brasil, da TV Globo, na década de 1990. Ele ganhou três vezes o Prêmio Esso, um dos principais do jornalismo brasileiro. Filho de diplomata, Ricardo Eugênio Boechat nasceu em 13 de julho de 1952, em Buenos Aires. O pai estava a serviço do Ministério das Relações Exteriores na Argentina. O perfil de Boechat no site da Band News FM informa que ele era o recordista de vitórias no Prêmio Comunique-se – e o único a ganhar em três categorias diferentes (Âncora de Rádio, Colunista de Notícia e Âncora de TV). Em pesquisa do site Jornalistas & Cia em 2014, que listou cem profissionais do setor, Boechat foi eleito o jornalista mais admirado. Boechat lançou em 1998 o livro “Copacabana Palace – Um hotel e sua história” (DBA). De acordo com o G1, em pesquisa do site Jornalistas & Cia em 2014, que listou cem profissionais do setor, Boechat foi eleito o jornalista mais admirado.

Uma turista de Brasília foi estuprada e agredida por um homem não identificado, quando estava realizando um passeio em uma praia de Maraú, no sul da Bahia, região muito procurada por visitantes no verão. De acordo com informações da Polícia Civil, o caso ocorreu no domingo (10), na Praia da Ponta do Mutá. A vítima não teve identidade divulgada. A mulher prestou depoimento no domingo, na Delegacia de Turismo de Ilhéus, e foi submetida a exame. Segundo a 7ª Coordenadoria de Polícia Civil do Interior (Coorpin/Ilhéus), a turista foi surpreendida por um homem moreno e magro, de aproximadamente 25 anos, com cabelo raspado, e que estava usando camiseta vermelha. De acordo com o G1, a vítima, conforme a polícia, tentou se livrar do criminoso após ser atacada, mas foi agredida com socos e chutes, antes de ser violentada sexualmente. Policiais Militares de Barra Grande foram acionados para atender a ocorrência e fizeram buscas na região, mas não conseguiram localizar o suspeito.

De licença médica do cargo, Dudu Vasconcelos não recebeu salário, diz presidente da Câmara de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Durante todo o período de sua licença médica, o vereador eleito no município de Brumado, Eduardo Cunha Vasconcelos (PSDB), o Dudu Vasconcelos, não recebeu salário do poder legislativo. Segundo informou o presidente da Câmara de Vereadores, Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT), Dudu ficou sem os vencimentos devido a uma determinação do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Leonardo fez questão de rebater comentários publicados em redes sociais, os quais afirmavam que Cunha recebia os salários. “Esses comentários são maldosos, não condizem com a verdade”. Na última sexta-feira (09), o pai de Dudu Vasconcelos, o prefeito de Brumado, engenheiro Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), enviou um ofício à Câmara de Brumado relatando que seu filho não teria condições de continuar com o mandato parlamentar por conta do seu tratamento de saúde.

Saiba como conferir quanto tempo falta para se aposentar Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Com a reforma da Previdência no horizonte, contribuir quanto tempo falta para se aposentar é algo fundamental aos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Apesar de parecer complicado, é possível fazer isso sem sair de casa, pelo próprio site do instituto. No site Meu INSS, o segurado consegue tanto simular sua aposentadoria como conferir quanto tempo de contribuição a Previdência computa para ele. Isso é possível por meio do Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis), apontado por especialistas como o documento chave na hora do pedido da aposentadoria.  Para ter acesso ao Cnis é preciso cadastrar uma senha no site. Para isso, é preciso que o trabalhador tenha em mãos todas suas carteiras de trabalho, já que são feitas questões sobre sua vida laboral para liberação da senha. Caso não consiga responder as questões ou haja algum problema técnico, é necessário se dirigir a algum posto do INSS para liberar a senha. De acordo com a Veja, caso haja alguma falha no extrato previdenciário, o segurado deve pegar sua documentação e procurar um posto da Previdência para corrigir as falhas. Há uma orientação do INSS que esse tipo de correção só pode ser feito no momento do atendimento de concessão da aposentadoria, Porém, por lei, é permitido pedir a correção a qualquer tempo. O site do INSS também oferece uma calculadora para a aposentadoria. Lá, é preciso que o segurado preencha seus dados, como nome completo, idade e carregue os vínculos trabalhistas. Caso esteja logado no sistema do Meu INSS, os vínculos são carregados automaticamente com base no Cnis.

Há 59 anos, Guanambi sofria com rompimento da barragem do Gentio Foto: Dário Cotrim

No último dia 2 de fevereiro fez 59 anos que a barragem do Gentio se rompeu após fortes chuvas e alagou a cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado. A barragem ainda estava em construção quando aconteceu o rompimento em 1960. Seis anos depois, ela foi reconstruída e inaugurada, passando a ser chamada de barragem de Ceraíma. O rio Carnaíba de Dentro não suportou a vazão e a água invadiu algumas ruas da cidade. Segundo relatos históricos narrados no livro “Guanambi – Aspectos Históricos e Genealógicos”, do escritor Dário Cotrim, muitos moradores ficaram desabrigados ou desalojados, duas pessoas e muitos animais morreram. A foto histórica, extraída do mesmo autor, mostra a água invadindo a rua em frente à Casa de Dona Dedé, hoje “Memorial Casa de Dona Dedé”. O rompimento aconteceu pouco mais de um ano após a Vila do Gentio ficar submersa com a construção da barragem. As fortes chuvas atingiram a cabeceira dos rios e córregos que abastecem a barragem e o volume de água não foi suportado. Segundo o livro, o rompimento aconteceu às 17h30.

Há 59 anos, Guanambi sofria com rompimento da barragem do Gentio Foto: Teresinha Teixeira Cotrim

No livro “Gentio – uma Vila Submersa”, da escritora Terezinha Teixeira Santos, ela narra a história da construção da barragem e as memórias da vila histórica que existia no local. Segundo o livro, em 1948, o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs) decretou de utilidade pública a área onde existia a Vila do Gentio desde 1810 e iniciou a construção da barragem. A obra só foi concluída 18 anos após o seu início, em 1966, seis anos depois do rompimento. De acordo com a Agência Sertão, a barragem possui capacidade de armazenar 58 milhões de metros cúbicos de água. Atualmente ela está com 38,8 milhões de metros cúbicos de armazenamento, 75,9% de sua capacidade. Sua água complementa o sistema de abastecimento de água da Adutora do Algodão e em breve vai voltar a fornecer água para 112 agricultores do perímetro irrigado de Ceraíma. A barragem hoje é considerada segura pelos órgãos de controle, em 1992 ele atingiu sua cheia, resistindo à sua capacidade máxima.

Garanta seu ingresso promocional para o Forró do Sítio Novo 2019 em Brumado

Neste ano, o Forró do Sítio Novo promete ser uma das melhores edições já realizadas, com apresentações de Gabriel Diniz, o dono do hit “O nome dela é Jenifer”, muito forró com Dorgival Dantas, Edigar Mão Branca, Maike José e o romantismo da Banda Calcinha Preta.  A festa acontecerá no dia 15 de junho, com a qualidade que você já conhece. Até o dia 28 de fevereiro, os ingressos estão sendo vendidos por preço promocional nos pontos de vendas autorizados. Você compra à vista no valor de R$ 180,00 e, em até 6x no cartão, no valor de R$ 200,00. O Forró do Sítio Novo é uma realização Só Legal e Beto Bonelly produções.

Desacreditado, brumadense bicampeão do ranking pode não disputar o campeonato baiano de ciclismo Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O ciclista brumadense Ígor Neto, bicampeão baiano de ciclismo na categoria Speed, pode não participar da competição, cuja primeira etapa acontece neste final de semana, na cidade de Santo Antônio de Jesus. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o atleta disse que não dispõe do recurso para se deslocar até o município onde a prova de circuito será realizada. No ano passado, o ciclista também passou pelo mesmo drama. “Esse ano nem procurei a prefeitura e, caso eu não vá para a primeira etapa, não vou mais porque aí começa a somatória de pontos e já saio na desvantagem com relação aos concorrentes”, afirmou. Embora alguns empresários da iniciativa privada tenham se manifestado para ajudá-lo, Neto declarou que o custo para participação na competição é muito alto. Desacreditado, o atleta contou que pensa até em vender a sua bicicleta profissional de competição. “Acabo ficando desanimado. Você tem vontade de fazer aquilo que é a sua paixão, mas, sem ajuda, é complicado”, disse, cobrando do poder público uma ajuda de custo.

Milta Calçados e Confecções está com descontos imperdíveis em Brumado

A Milta Calçados e Confecções está com uma promoção imperdível. São descontos de 30%, 40% e 50% em diversos itens da loja. Tem calçados e vestuário para todos os gostos e estilos. Não perca essa chance e passe agora mesmo na Rua Barão de Vila Velha, 117, no Bairro das Flores, para conferir de perto todos os produtos em promoção.  Para maiores informações, ligue: (77) 3441-1758 / 99958-6929. Acesse o facebook e o instagram da loja e confira os nossos produtos.

Brumado: Junta de Serviço Militar informa sobre o alistamento militar 2019

A Prefeitura Municipal de Brumado e a 18ª Junta de Serviço Militar (JSM) informam que o prazo para o alistamento para o Serviço Militar que os jovens brasileiros do sexo masculino, que nasceram em 2001, já podem fazer o seu alistamento acessando o site https://www.alistamento.eb.mil.br. O alistamento termina no último dia útil do mês de junho e é necessário possuir um número de CPF para validar as informações. Quem ainda não tem CPF ou não tem acesso a internet, deve comparecer à JSM com certidão de nascimento, comprovante de residência e identidade para fazer o alistamento presencial. Os convocados passam por uma seleção entre julho e outubro e, em seguida, os selecionados para prestar o serviço militar serão incorporados em uma Organização Militar - os dispensados serão encaminhados à JSM para requerer o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI). Quem está irregular com o serviço militar fica impedido de assumir cargo público, emprego com carteira assinada, tirar passaporte, matricular em instituições de ensino, por exemplo. O horário de atendimento na Junta de Serviço Militar 018 - Brumado é de: 07:00 às 12:00 e de 14:00 às 17:00.

Conheça os vasos e pedras decorativas da loja de decoração Brumas

Quer dar um toque de elegância e sofisticação ao seu ambiente? Conheça os vasos e pedras decorativas da Brumas, loja localizada na Avenida Centenário, 317, no Bairro Novo Brumado. Além dos vasos e pedras, a loja trabalha com revestimento de parede para áreas internas e externas, gesso 3D, PVC 3D e pedra natural. Para agendar um horário para conhecer as peças, basta ligar para o telefone (77) 99828-8085. Na Brumas, você vai encontrar a inspiração que faltava para decorar os mais diversos ambientes.

Defensoria Pública e Conseg somam ações em prol da segurança em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Defensora Pública Ana Luísa Brito participou da reunião mensal do Conselho Municipal de Segurança de Brumado (Conseg). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ela destacou que considera o papel do órgão em prol da segurança pública do município extremamente importante. Brito ainda elogiou a evolução do conselho, que, no começo, segundo frisou, era uma instituição voltada mais a problemas muito específicos do mundo empresarial. “Hoje, vejo um conselho muito mais aberto porque o Conseg não é de um determinado segmento social, ele é de Brumado. Então, ele tem que contemplar todas as demandas, com relação à segurança pública, de toda a população. Inclusive, enxergar o que outras pessoas, de outras realidades, entendem por segurança pública aqui no município. No que a defensoria puder contribuir, vamos contribuir sim”, declarou. A defensora também falou sobre a precariedade da carceragem local, entre outras carências e problemas estruturais enfrentados na cidade, as quais, através de um trabalho conjunto, conforme salientou, poderão ser superadas.

Consultório Odontológico Dentes Claros transforma o seu sorriso

Quer cuidar do seu sorriso e ter dentes saudáveis e bonitos? O Consultório Odontológico Dentes Claros dispõe de equipamentos modernos e materiais de alta qualidade para lhe proporcionar o melhor tratamento especializado. Entre os procedimentos realizados na Dentes Claros, estão: clareamento dental, estética, limpeza, restauração, cirurgia, prótese dentária, raio-x, botox, tratamento de canal, além de aparelhos fixos e removíveis. Atendimento em crianças e adultos. Marque agora mesmo uma avaliação pelos telefones: (77) 3441-0099 ou (77) 99829-6326 e agende o seu atendimento. O consultório fica localizado na Rua Coronel Tibério Meira, 126-A, 1º Andar, em Brumado. Fernanda Cardoso - CRO-BA 12.430 é a dentista responsável.  Consultório odontológico Dentes Claros, seu sorriso faz a diferença!

Cejusc realizará mutirão do Projeto Pai Presente para reconhecimento de paternidade em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Funcionando em Brumado desde janeiro do ano passado, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc) oferece diversas ações, entre as quais a mediação de conflitos, círculo de construção de paz, justiça restaurativa, acolhimento social e atendimento psicológico. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Marília Brito disse que o Cejusc fez um pacto inclusivo de ação conjunta com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania a fim de mapear as crianças que estão sem o nome do pai na certidão de nascimento. Segundo ela, nos casos em que se identifica a vontade do pai de fazer esse reconhecimento, o centro concretiza a ação através do projeto Pai Presente. Irene Martins, que também faz parte do Cejusc, adiantou que está sendo organizado um mutirão para reconhecimento de paternidade, que deve ser realizado no mês de agosto, na cidade. “A gente tem uma lista que foi colhida com a Secretaria Municipal de Educação de todas as crianças matriculadas nas escolas que não contavam com o nome do pai no formulário”, afirmou Martins, frisando que o número é considerável. O mutirão, conforme destacou, visa suprir essa demanda.

Barragens de Livramento de Nossa Senhora, Rio de Contas e Paramirim serão recuperadas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

De acordo com anúncio do ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, as barragens de Riacho do Paulo, em Livramento de Nossa Senhora, Luiz Vieira, em Rio de Contas, e Zabumbão, em Paramirim, serão recuperadas pelo Governo Federal. Ao todo, 139 barragens serão recuperadas em todo país. Os diagnósticos apontam medidas e estratégias necessárias à reabilitação de barramentos que reservam água para diversos usos em 14 estados nas regiões Nordeste, Sul e Sudeste. Apesar de precisarem de manutenção, as estruturas não apresentam risco iminente de rompimento.

Vereador propõe cassar alvará de postos que comercializarem combustível adulterado em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um projeto de autoria do vereador Elias Pereira Gonçalves (PV), o Elias Piau, propõe cassar o alvará dos postos que comercializarem combustível adulterado em Brumado. Segundo ele, assim que a adulteração for constatada, o Poder Executivo vai viabilizar a cassação do alvará do estabelecimento irregular. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o vereador adiantou que, em breve, será criada na Câmara Municipal de Vereadores uma Comissão Parlamentar do Combustível, da qual fará parte, cujo objetivo, conforme explicou, é fiscalizar os preços dos combustíveis praticados na cidade, além da questão da qualidade e procedência do mesmo. “Não é justo uma cidade próxima a Brumado vender o combustível bem mais barato. Achei esse projeto interessante, é mais um alerta. Isso enriquece ainda mais as matérias na câmara”, afirmou.

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com as datas de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265, e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160.

Brumadinho: Vale apresenta proposta de indenização a parentes de vítimas Foto: Divulgação

A Vale apresentou na sexta-feira (08) ao Ministério Público do Trabalho (MPT), de Belo Horizonte, uma proposta de indenização aos familiares das vítimas do rompimento da barragem em Brumadinho (MG). Entre as medidas apresentadas está a garantia de emprego para os empregados que se salvaram e de salário às famílias daqueles que morreram até o fim deste ano. Além disso, a mineradora propõe um pagamento mensal correspondente a 2/3 do salário líquido da vítima até a data em que ela completaria 75 anos. Foi proposto também outros 300.000 reais a cônjuges ou companheiras(os), 300.000 reais para cada um dos filhos, 150.000 reais a cada pai e mãe e 75.000 reais para cada irmão por danos morais. De acordo com a Veja, a Vale assumiu o compromisso de arcar com plano médico para os familiares dos trabalhadores próprios e terceirizados, com abrangência em todo o Estado de Minas Gerais, de forma vitalícia para as viúvas(os) ou companheiras(os) e para os dependentes até 22 anos. Esses compromissos são independentes do valor de 100.000 reais que já está sendo pago pela Vale. As negociações ainda estão em andamento. De imediato, a empresa garantiu auxílio-creche de 920 reais para filhos dos trabalhadores com até três anos e auxílio-educação de 998 reais para filhos de trabalhadores até que completem 18 anos.

Governo deve anunciar ampliação na validade da carteira de motorista Foto: Reprodução/Pixabay

O presidente da República, Jair Bolsonaro, disse nas redes sociais que o governo deve ampliar a validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Segundo ele, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, vai anunciar essa e outras novidades para o trânsito, como o fim da obrigatoriedade de aulas com simulador. De acordo com ele, estariam no pacote de mudanças na “questão do emplacamento” e a revisão ou extinção de “medidas que afetam o caminhoneiro”. Ele completou criticando o Conselho Nacional de Trânsito. “O Contran emite cerca de 100 resoluções por ano atrapalhando a vida de quem transporta no Brasil”. Em outra postagem, no dia 28 de dezembro, Bolsonaro já tinha se colocado a favor da ampliação de validade da CNH. “Informo que faremos gestões no sentido de passar para 10 anos a validade da carteira nacional de habilitação”, disse ele na época, parabenizando o governo do Rio de Janeiro por extinguir a vistoria anual de veículos. Atualmente, a carteira tem validade de cinco anos para quem tem menos de 65 anos. A partir dessa idade, deve ser renovada a cada três anos.

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) assinou decreto de indulto para conceder liberdade a presos portadores de doenças graves e em estado terminal. Assinado nesta sexta-feira (8), o decreto será publicado na edição desta segunda-feira (11) do Diário Oficial da União. Segundo a Agência Brasil, o texto prevê indulto nos seguintes casos: paraplegia, tetraplegia ou cegueira adquirida posteriormente à prática do delito ou dele consequente. A condição precisa ser comprovada por laudo médico oficial ou por médico designado pelo juiz executor da pena. Também foram beneficiados os presos com doenças permanentes que imponham limitação de atividade e que exijam cuidados contínuos que não possam ser prestados no estabelecimento penal. Portadores de doença grave, de câncer ou de aids também receberão o indulto, desde que em estágio terminal. A partir da publicação do decreto, caberá ao juiz do processo conceder ou rejeitar o perdão da pena. A medida será aplicada após o juiz ouvir o Ministério Público (MP) e a defesa do condenado, na hipótese de condenado primário, desde que não haja recurso da sentença interposto pela acusação. O decreto tem restrições. Está proibido o indulto a condenados por corrupção (ativa e passiva), crimes hediondos, de tortura e tráfico de drogas. Também não serão libertados presos condenados por crimes cometidos com grave violência contra pessoa, por envolvimento com organizações criminosas, terrorismo, violação e assédio sexual. Outros crimes não contemplados no decreto são estupro de vulnerável, corrupção de menores, satisfação de lascívia mediante presença de criança ou adolescente e favorecimento da prostituição ou de outra forma de exploração sexual de criança ou adolescente ou de vulnerável.

Mulher do ex-prefeito de Iramaia morre em acidente na cidade de Mundo Novo Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Lídia Caíres, mulher do ex-prefeito do município de Iramaia, Antônio Rodrigues Caires (PSL), o Dodinha, morreu na sexta-feira (08), após o carro em que estava cair de uma ponte na cidade de Mundo Novo. A filha da ex-primeira-dama, de prenome Lívia, e o motorista ficaram feridos. Populares informaram que o condutor perdeu o controle da direção do veículo modelo caminhonete e caiu na ponte da Bucania. No acidente, Lídia Caíres teria sido arremessada para fora do carro. A ex-primeira-dama não resistiu os ferimentos e morreu a caminho do hospital de Vitória da Conquista. Os feridos foram levados para uma unidade de saúde em Barra da Estiva.

Arquivo