Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
02/2019
fechar

Brumado: Câmara aprova permuta de imóvel entre prefeitura e família que teve casa invadida pelas chuvas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na sessão ordinária da última sexta-feira (22), a Câmara de Vereadores de Brumado aprovou o projeto de permuta de imóvel entre a prefeitura e a família que ficou desabrigada após a enxurrada de lama provocada pelo temporal ocorrido na madrugada do início da última semana ter invadido a residência onde moravam, no Bairro São José. O acordo já havia sido acertado por escrito acerca de um ano entre as partes, porém o projeto precisava de uma aprovação na casa legislativa para ser definitivamente concretizado. Neste intervalo de tempo, a prefeitura iniciou as obras de canalização do riacho, com a pavimentação das vias margeando o canal. 

Brumado: Câmara aprova permuta de imóvel entre prefeitura e família que teve casa invadida pelas chuvas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A casa invadida fica exatamente no caminho da obra, que foi realizada até o referido imóvel, mas a prefeitura não se adiantou em enviar o projeto no intuito de realocar a família para uma nova moradia, o que culminou no incidente que por pouco não terminou em tragédia. Com a permuta, a casa será demolida para dar lugar à rua e a família será ressarcida com uma nova moradia no Bairro Santa Tereza. O contrato reza que a prefeitura tem um prazo de 365 dias para ressarcir a família com a nova moradia fixa. A princípio, a proposta da administração é realocar a família para uma casa de aluguel até que o imóvel da permuta fique pronto. O músico Vânius Santos, chefe da família, cobra também o ressarcimento dos móveis perdidos na lama, o que até então não foi sinalizado positivamente pela prefeitura.

Veterinários formados a distância são proibidos de exercer profissão Foto: Russ Rohde/Getty Images

Uma resolução do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) proibiu a inscrição de formados nos cursos realizados na modalidade de ensino a distância. A medida impacta 2.020 alunos de três instituições de ensino: Universidade Brasil, Centro Universitário Sociesc e Centro Universitário Una de Bom Despacho. Na prática, sem a inscrição no Conselho, o aluno fica impedido de exercer sua profissão em todo o país. Segundo o CFMV, os profissionais que ministrarem disciplinas ou estiverem envolvidos na gestão dos cursos a distância estão sujeitos à responsabilização ético-disciplinar. De acordo com a Veja, a autorização dos cursos a distância é uma atribuição do Ministério da Educação (MEC). Em um curso de graduação convencional, as diretrizes curriculares do MEC permitem que 20% da carga horária da graduação seja realizada em aulas online, desde que restritas a conteúdos meramente teóricos. Nos casos vetados pela resolução do Conselho, porém, todo o curso seria feito a distância. Em nota, o CFMV afirma que o curso a distância “impede a realização de aulas práticas essenciais para preparar o bom profissional”. O Conselho também defende que os outros 80% das aulas sejam ministradas exclusivamente sob a modalidade presencial, inclusive, com estágio profissional.  Segundo o Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior (e-MEC), há 13 cursos a distância autorizados pelo MEC, mas somente nas três instituições as atividades foram iniciadas – em nenhuma das três as atividades foram concluídas, ou seja, até o momento não há médicos veterinários formados na modalidade a distância. Dos 2.020 alunos registrados, 1.500 pertencem à Universidade Brasil. Somadas, as outras dez instituições autorizadas podem oferecer 45.830 vagas anuais. Procurados, o MEC e a Universidade Brasil não comentaram a decisão do Conselho Federal de Medicina Veterinária até o momento da publicação desta reportagem.

Multinacional fecha as portas em Brumado após três décadas de funcionamento Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Neste final de semana, a multinacional Insinuante/Ricardo Eletro fechou as portas em Brumado. A unidade da loja no ramo de móveis e eletrodomésticos foi instalada há cerca de trinta anos na cidade, quando ainda era apenas Insinuante. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a fusão com a Ricardo Eletro aconteceu no ano de 2010 e a proposta, na época, era dobrar as operações em todo país. No entanto, desde 2018, a multinacional tem fechado várias unidades e, desta vez, o corte chegou ao município de Brumado, onde as portas foram baixadas e a logomarca de identidade retirada da fachada. Na calçada, foi depositado todo o lixo recolhido do interior do estabelecimento, inclusive aparelhos eletrodomésticos com defeito e outros itens, que foram recolhidos por populares. Um dos momentos marcantes da loja no município ocorreu no mês de abril de 2014. Naquele ano, estourou uma greve geral da polícia militar no estado, o que desencadeou uma série de saques ao comércio. Na ocasião, uma turba arrombou e invadiu a loja, subtraindo do seu interior vários itens expostos no showroom. Nos últimos meses, a empresa mantinha 08 funcionários em atividade na cidade, os quais agora estão à disposição do mercado de trabalho.

MP vai permitir pente-fino em 3 milhões de benefícios do INSS Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Medida Provisória 871, conhecida como MP do pente-fino, vai permitir a análise de cerca de 3 milhões de benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social. De acordo com o INSS, a MP, publicada na sexta-feira, 22, no Diário Oficial da União, impacta cerca de dois milhões de benefícios que aguardam análise há mais de 45 dias e aproximadamente um milhão de pagamentos com indícios de fraudes e irregularidades. Segundo a Veja, as análises serão feitas pelo Programa Especial para Análise de Benefícios com Indícios de Irregularidade, com casos indicados por órgãos como o Tribunal de Contas da União (TCU) e Controladoria-Geral da União (CGU) e por uma força-tarefa formada pelo Ministério Público Federal, Polícia Federal e Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia. Além disso, o texto prevê a criação de um grupo para fiscalizar a atuação do próprio Programa Especial. O Grupo de Trabalho para Acompanhamento e Avaliação do Programa Especial (GTAPE) seria responsável também pelo levantamento de possíveis benefícios irregulares e da prioridade na hora da análise. Benefícios mantidos há mais tempo e com potencial de acúmulo indevido, por exemplo, serão examinados primeiramente. Podem se candidatar para o Programa Especial analistas e técnicos de Seguro Social do INSS. Os escolhidos vão receber 57,50 reais para cada caso examinado. Os interessados possuem um prazo de 30 dias a partir da data de publicação da regulamentação para se candidatar. Existe também outra possibilidade de bonificação, por um sistema de pontuação previsto no texto. A conclusão de processo administrativo de requerimento inicial de benefícios assistenciais e de aposentadorias, por exemplo, vale um ponto. O analista ou técnico que atingir 90 pontos recebe uma gratificação. A regulamentação vale até o dia 31 de dezembro de 2020, mas pode ser prorrogada. O pente-fino só vai começar efetivamente após a autorização do processo nas leis orçamentárias.

Embasa: Abastecimento será suspenso em Brumado e Malhada de Pedras Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

De acordo com comunicado da Embasa, o fornecimento de água será suspenso em Brumado e Malhada de Pedras, na próxima quarta (27), a fim de ser realizada a manutenção programada visando melhorias e segurança operacional do sistema integrado de abastecimento. O funcionamento do sistema de abastecimento será retomado gradativamente após a conclusão dos trabalhos, prevista para o início da noite do mesmo dia. A empresa informa que os moradores que possuem reservatório com capacidade de armazenamento suficiente para o atendimento das necessidades diárias não sentirão os efeitos da interrupção, mas é recomendável que a população utilize criteriosamente a água armazenada.

MEC pede para escolas filmarem crianças cantando o Hino Nacional Foto: Renato Chaui/Veja

O Ministério da Educação (MEC) enviou nesta segunda-feira, 25, uma carta a todas as escolas do país pedindo que as crianças sejam perfiladas para cantar o Hino Nacional e que um representante da instituição filme o momento e encaminhe o vídeo para o governo federal. A informação foi revelada pelo blog de Renata Cafardo, do jornal O Estado de S. Paulo. Segundo a publicação, a pasta também enviou uma carta, assinada pelo ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, que, segundo a recomendação, deveria ser lida aos estudantes no primeiro dia de aula. Vélez Rodríguez pede ao aluno para saudar “o Brasil dos novos tempos e celebrar a educação responsável e de qualidade a ser desenvolvida na nossa escola pelos professores, em benefício de vocês, alunos, que constituem a nova geração”. “Prezados diretores, pedimos que, no primeiro dia da volta às aulas, seja lida a carta que segue em anexo nesta mensagem, de autoria do ministro da Educação, professor Ricardo Vélez Rodríguez, para professores, alunos e demais funcionários da escola, com todos perfilados diante da bandeira do Brasil (se houver) e que seja executado o Hino Nacional”, diz o documento.  “Solicita-se, por último, que um representante da escola filme (pode ser com celular) trechos curtos da leitura da carta e da execução do Hino Nacional. E que, em seguida, envie o arquivo de vídeo (em tamanho menor do que 25 MB) com os dados da escola”, diz o texto do e-mail.

Tanhaçu: Obras de construção de ponte sobre o Rio De Contas devem começar nesta semana Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta semana, as obras de construção de uma ponte sobre o Rio de Contas, no trecho da BA-142 que liga o distrito de Sussuarana ao município de Tanhaçu, devem ter início. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a informação foi divulgada pelo Superintendente de Infraestrutura Terrestre da Secretaria de Infraestrutura da Bahia, Saulo Pontes. De acordo com o projeto, a ponte terá 140 metros de comprimento e largura de 10 metros, adequada a um fluxo de 150 veículos por dia. A obra, orçada em quase R$ 6 milhões, beneficiará diretamente 62 mil habitantes dos municípios de Tanhaçu, Ituaçu, Contendas do Sincorá e Barra da Estiva. A ponte também é a principal ligação aos municípios de Brumado, Guanambi e Vitória da Conquista.

Câmara de Brumado decreta ponto facultativo durante o Carnaval; Prefeitura terá expediente normal Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

De acordo com a portaria Nº 42/2019, de 25 de fevereiro de 2019, a Câmara Municipal de Brumado não terá expediente durante o Carnaval. Considerando o caráter nacional das festividades do carnaval, no período de 04 a 06 de março; que o habitualmente na quarta-feira de cinzas o expediente comercial limita-se ao turno vespertino e ainda, que o expediente da Casa Legislativa restringe-se ao período de 08 às 14h , o presidente Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT), estabeleceu ponto facultativo nos dias 4,5 e 6 de março. Ainda de acordo o decreto, a sessão legislativa do dia 1º de março foi antecipada para a próxima quinta-feira (28). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, na prefeitura de Brumado, até o prezado momento, o expediente será normal durante o carnaval 2019. O Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Brumado (Sindsemb), até encaminhou um ofício ao prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), solicitando que o mesmo reconsiderasse o calendário de compensação, mas a resposta foi negativa.

Gasolina volta a subir para R$ 4,89 em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A gasolina voltou a subir na cidade de Brumado. Os preços foram reajustados em R$ 0,10 nas bombas dos postos de revenda desde a quarta-feira da semana passada, após aumento concedido pela Petrobras - o litro do combustível, que até então era vendido a R$ 4,79, passou para R$ 4,89 na maioria dos postos autorizados da cidade. “É sempre assim, quando fala que é pra subir, o pessoal aqui sai na frente de todo mundo, mas, quando se fala em reduzir, aí eles dão a desculpa de que tem que esperar reabastecer os tanques”, disse o motorista de táxi Tião Lima ao site Achei Sudoeste. “O cartel do combustível não dorme no ponto em Brumado. A Petrobras termina de emitir a nota e eles interceptam no meio do caminho e já atualizam aqui antes do anúncio chegar em escala nacional. Mas falou que é pra baixar o preço aí eles seguram por quase 15 dias, até secar a última gota do estoque”, ironizou o motoboy Hebert Lula.

Guanambi: MP ajuíza ação e denuncia ex-prefeito por doações irregulares de bens públicos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Ministério Público Estadual (MPE), por meio da promotora de Justiça Tatyane Miranda Caires de Mansine Castro, denunciou à Justiça o ex-prefeito de Guanambi, Charles Fernandes Silveira Santana (PSD), por doações irregulares de bens públicos, conduta tipificada no Decreto-Lei nº 201/67. A promotora de Justiça também ajuizou uma ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra o ex-prefeito por ter doado diversos imóveis públicos a particulares. Entre os imóveis doados constam uma área de 1.200m², no Loteamento Caiçara, que foi destinado inicialmente à empresa Cardoso Fernandes Santana Construções. “Posteriormente, por meio da Lei Municipal nº 707, de dezembro de 2012, o referido imóvel foi retomado ao patrimônio do Município de Guanambi”, explicou a promotora de Justiça Tatyane Castro. Ela complementou que, em seguida, sem que houvesse procedimento licitatório, prévia avaliação do bem imóvel e justificativa plausível, o acionado na condição de prefeito doou o mesmo imóvel à empresa Articasa. “Há uma completa ausência de interesse público na referida doação. Primeiro porque a área doada funciona, até a presente data, como mero depósito de mercadoria de uma empresa sediada no centro da cidade, que funciona num imóvel locado. Segundo porque, conforme declarado pelo próprio beneficiário, sua empresa gera pagamento de ICMS inferior ao valor de R$ 10 mil mensais. Terceiro porque, em três anos, a referida empresa gerou apenas três empregos, uma média de um por ano”, explicou a promotora de Justiça. Na ação, o MP requer a concessão de medida cautelar de indisponibilidade de bens, a fim de determinar o imediato bloqueio dos bens do ex-prefeito e da empresa Articasa Artigos Domésticos e seus sócios até o valor de R$ 300 mil, mais juros e correção monetária, relativos ao prejuízo causado, mais a multa de duas vezes o referido valor do imóvel. O MP também ajuizou ação civil contra o Município de Guanambi e a empresa Articasa para declaração de nulidade de doação de bem público. No documento, a promotora de Justiça requer a devolução da propriedade da área pública citada no artigo 1º da Lei Municipal nº 721/2013, e a sua transferência formal ao Município de Guanambi, com os registros, anotações e averbações cabíveis; e a incorporação ao acervo público municipal, sem custo algum para o erário, e de todas as construções e levantamentos porventura ali realizados pela empresa Articasa. 

Brumado: Unicorp realiza curso de mediação e conciliação em parceria com o Cejusc Foto: Divulgação

Durante os dias 11, 12 e 13 deste mês, a Universidade Corporativa (Unicorp), do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), em parceria com o Cejusc, realizou um curso de  mediação e conciliação em Brumado. As aulas foram ministradas pela psicóloga Marília de Azevedo Alves Brito, na Universidade do Estado da Bahia. O intuito foi o de capacitar os conciliadores da Vara Cível e Juizado Especial, os servidores da justiça e da universidade, assim como estagiários, para que possam atuar em atividades pedagógicas, na prevenção dos conflitos, na aplicabilidade das técnicas de mediação e conciliação em suas atividades cotidianas e seus efetivos junto à comunidade como forma de aprendizagem integradora.

Vingativo pela não votação do reajuste do IPTU, prefeito está prestes a perder bancada na Câmara de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Os primeiros debates desse início de ano legislativo já apontam que a harmonia com o executivo está à beira do abismo. Nos corredores da Câmara de Vereadores de Brumado, muito se fala sobre a insatisfação de boa parte dos vereadores aliados diante do modo como estão sendo tratados ou cobrados pelo prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) e seu secretariado. Um dos principais causadores dessa quebra de harmonia, conforme apurado pelo site Achei Sudoeste, é a maneira áspera como o prefeito tem tratado os vereadores após os mesmos não votarem a favor do projeto de atualização do IPTU. Ao ser procurado para atender as indicações quanto a melhorias estruturais na cidade, o prefeito tem dito que o município está sem dinheiro e lança que a câmara vetou ao administrativo o aumento na arrecadação. “Ele está sendo vingativo”, é o que dizem alguns parlamentares, que ainda afirmam que o prefeito tenta manter as aparências de união da base, porém com um pé já fora do grupo. Os discursos têm sido mais acirrados no parlamento com as cobranças mais ácidas aos secretários administrativos, que, segundo esbravejam alguns vereadores, pouca importância estão dando as suas reivindicações ou indicações para tais melhorias ao bem da comunidade. Uma demonstração que tem ficado cada vez mais transparente é o posicionamento do vereador José da Silva Santos (Sem Partido), o Santinho, cogitado para assumir a liderança do prefeito na câmara. Em seus pronunciamentos, o mesmo cobra que não está se sentindo à vontade com o corpo administrativo, pedindo até mesmo a renovação no quadro, que, do seu ponto de vista, está desgastado. O cenário que se desenha é de uma debandada de bancada, o que enfraqueceria os planos da atual gestão e muito poderia influenciar para alternância de poder nas próximas eleições municipais.

'Não quero mais dar aulas', diz professor agredido por aluno de 14 anos Foto: Reprodução/G1

Após 20 anos de magistério, o professor de História e Geografia, Paulo Rafael Procópio, de 62 anos, vai abandonar a profissão. A decisão não foi espontânea. Na sexta-feira (22), ele foi agredido por um aluno de 14 anos, na Escola Estadual Otacílio Sant’anna, no Parque Alto de Fátima, na cidade de Lins, no interior de São Paulo. Ao G1, Procópio revelou medo de continuar a exercer a profissão: “Estou horrorizado. A gente sempre ouvia falar em casos de violência dentro de salas de aula, mas confesso que nunca imaginei passar por isso. Já estava decepcionado com a falta de respeito dos alunos, mas essa agressão foi demais”. Ele recebeu seis pontos no rosto e dois no supercílio. “Tem muitos professores que, até pela questão financeira, continuam trabalhando após se aposentar. Mas agora vou me aposentar e procurar outra coisa pra fazer. Não quero mais dar aulas”, afirmou. Ainda conforme o G1, o professor contou que o aluno de 14 anos, de outra turma, tentou entrar na sala de aula para conversar com uma menina. Diante da negativa do professor, que desenvolvia uma atividade, o menor teria forçado a entrada, e foi novamente impedido. Segundo o boletim de ocorrência, o menino jogou um caderno no professor e o agrediu com vários socos. No mesmo dia, em outra escola da cidade, um professor e um cuidador também foram alvo de agressões de um aluno, de 12 anos. Segundo a Polícia Civil, os casos serão encaminhados para a Vara da Infância e Juventude.

Brumado: Ilka Abreu cobra monitores nos ônibus escolares da frota municipal Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma das principais temáticas debatidas pelos vereadores na sessão da última sexta-feira (22) foi o acidente ocorrido no início da semana, na Fazenda Gameleirinha, nas proximidades do distrito de Itaquaraí, em Brumado. No local, o pequeno Vítor Maciel, de três anos e meio, aluno de uma creche, foi atropelado por um ônibus escolar da frota municipal. De acordo com a família, o garoto teria sido atingido na lateral pelo ônibus ao tentar subir o mesmo. Os debates não fizeram juízo de valor sobre culpados, mas os vereadores foram unânimes em concordar que faltam monitores nos ônibus para auxiliar os motoristas a cuidar das crianças durante o trajeto. Diante disso, a vereadora Ilka Abreu (PR) apresentou um projeto para suprir a carência cobrando a implantação de monitores no transporte escolar público de Brumado. Para o parlamento, a presença de monitores poderia ter evitado o acidente.

Uma bebê de 8 meses foi socorrida por policiais militares rodoviários após se afogar em um balde, na cidade de Camaçari, região metropolitana de Salvador. O atendimento ocorreu no Batalhão Rodoviário (BPRv) do distrito de Arembepe. Os pais da menina procuraram o posto porque a família é de Minas Gerais e não conhecia a região. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), a bebê chegou no local desfalecida e com a face roxeada. A menina tinha se afogado na casa onde a família, que passa férias na Bahia, estava, no distrito de Monte Gordo. Os pais levaram a garota ao batalhão de carro. Não há detalhes de como ocorreu o afogamento. Ao chegar na unidade, a menina recebeu primeiros socorros de três soldados, identificados como Robson Azevedo, Francisco Santa Rita e Fábio Sena. Em seguida, a família foi levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Arembepe. Segundo o G1, após ser atendida na unidade, a bebê foi transferida para o Hospital Geral de Camaçari (HGC), onde recebeu mais cuidados médicos e, conforme a SSP, já está fora de perigo. “Graças a Deus e ao trabalho de nossos policiais conseguimos reanimá-la e estabilizá-la até que chegasse a UPA. O pai da menina está lá no hospital com ela, que está fazendo alguns exames, e deixamos uma viatura de prontidão para apoiá-los”, explicou o tenente Rafael Nabuco, comandante do 2º Pelotão da 1ª Companhia.

Dupla é presa com arma e drogas na zona rural de Caetité Foto: Divulgação/PM

Na sexta-feira (22), a partir de denúncia anônima, a polícia se deslocou até o distrito de Brejinho das Ametistas, na zona rural de Caetité, a 100 km de Brumado, onde dois elementos estariam armados com intenção de praticar roubos na região. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, em uma estrada vicinal próximo à ponte da ferrovia, foram encontrados os indivíduos com uma motocicleta. Durante a abordagem, foi encontrado com os elementos um revólver calibre 32, sem numeração, e ainda uma pequena quantidade de drogas. Ambos, identificados como Dermeval Brito de Aguiar, vulgo “Kichute”, e Caique Xavier Ribeiro, bem como todos os objetos encontrados com os mesmos, foram apresentados na delegacia.

Um evento realizado na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB) orientou gestores sobre a administração da saúde. Itens como contratação de organizações sociais, Oscip e cooperativas, fizeram parte do UPB Debate cujo tema foi “Terceirização e Contratação dos Serviços de Saúde”. Participaram do evento gestores, representantes dos órgãos de controle, do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde (Cosems-BA) e a assessoria jurídica da UPB. “O município, lá na ponta, sente a necessidade deste auxílio. Tivemos mais de 400 inscritos, o que demonstra a importância em tratar esse tema, esclarecer dúvidas e buscar soluções no fortalecimento do municipalismo”, disse o superintendente da UPB, Leornardo Minho, na abertura do debate. Na mesa, a prefeita de Itaparica, Marlylda Barbuda, aconselhou que os gestores “se apoiem na UPB, buscando o atendimento da legalidade para que lá na frente não sejamos punidos”. De acordo com o Bahia Notícias, já a presidente do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde (Cosems-BA), Stela Souza declarou que o evento é “um passo extremamente importante para esclarecer essa resolução do TCM sobre terceirização, que deixou vago algumas questões”. Ao logo das palestras, a plateia tomou conhecimento sobre o modelo de contratação do terceiro setor, a necessidade de legislação municipal, chamamento público, concurso, credenciamento de entidades e aspectos relevantes da Instrução Normativa 02 e 03/2018 do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-BA).

Arthur Caculé é artilheiro musical do Fantástico e dedica música ao pai, prefeito da cidade natal Foto: Reprodução/TV Globo

Arthur Caculé, atacante do Vitória da Conquista, ganhou destaque em rede nacional durante o programa Fantástico, da Rede Globo, neste domingo (24), ao marcar três gols na vitória por 3x1 sobre o Fluminense de Feira de Santana, em partida válida pelo Campeonato Baiano de Futebol 2019. O apresentador do quadro, Tadeu Schmidt, teceu elogios ao único artilheiro musical do domingo. Arthur ofereceu a música ao seu pai, o prefeito de Caculé, José Roberto Neves (DEM), o Beto Maradona. A exibição repercutiu nas redes sociais com muitas curtidas e compartilhamentos.

Rio de Contas: Moradores permanecem sem sinal de TV aberta Foto: Rio de Contas FM

Na última semana, ventos fortes provocaram a queda do sinal de transmissão de TV na cidade de Rio de Contas, a 78 km de Brumado. A ventania derrubou a torre responsável pelo sinal da TV Sudoeste e da TVE, que permanece interrompido na cidade. De acordo com a Rio de Contas FM, técnicos já estão trabalhando para reestabelecer o sinal. Nas redes sociais, os moradores da cidade e região pedem providências e aguardam pela solução imediata do problema.

TCM acolhe pedido de reconsideração e reduz multa de presidente da Câmara de Carinhanha

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), na quarta-feira (20), o concedeu provimento ao pedido de reconsideração formulado pela presidente da Câmara de Carinhanha, Evania da Silva Neves (DEM), a Evania de Jadinha, e emitiu novo decisório reduzindo a multa imposta de R$1.500,00 para R$1 mil. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o relator do parecer, conselheiro Raimundo Moreira, manteve a aprovação com ressalvas das contas relativas a 2017. Na reconsideração, a gestora comprovou o cumprimento do disposto no art. 48-A da Lei Complementar nº 101/00, que trata da transparência pública e descaracterizou a irregularidade sobre despesas efetivamente pagas com pessoal, decorrentes de contratação de pessoa física ou terceirização de mão de obra através de sociedades e empresas para consultoria ou atividades permanentes e pertinentes ao funcionamento da administração pública.

Livramento de Nossa Senhora: Filha é agredida pelo próprio pai durante briga no Povoado de Barrinha Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma guarnição da 46ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) atendeu a uma ocorrência de agressão na última sexta-feira (22), no Povoado de Barrinha, em Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. No local, os policiais constataram que uma jovem estava sendo agredida pelo próprio pai, que foi preso. Segundo informações da polícia, o acusado bateu na filha durante uma confusão familiar. A vítima foi conduzida à Unidade de Pronto Atendimento e o acusado para Delegacia Territorial, onde foi lavrado o flagrante de violência doméstica. Ele permanece à disposição da justiça.

Câncer de vesícula biliar: Doença silenciosa; previna-se na Clínica Mais Vida

O câncer de vesícula afeta a vesícula biliar, um órgão pequeno ligado ao lado direito do fígado. Tem em média de 7 a 10 cm de comprimento e é nela que fica armazenada a bile, substância produzida pelo fígado que ajuda a digerir a gordura que consumimos pela alimentação. Quando a vesícula é afetada por alguma condição, problemas intestinais, cólicas e intolerâncias alimentares começam a surgir. Outros sintomas são dores abdominais no lado direito do abdômen, logo abaixo das costelas, inchaço, enjoos e vômitos frequentes, peles e olhos amarelados, perda de peso, falta de apetite e febre. Os exames de imagem são extremamente úteis na determinação da doença e estágios, possibilitando um diagnóstico preciso e o estadiamento da doença. No caso do câncer de vesícula biliar o exame é ainda mais importante por ser essa doença bastante silenciosa e de difícil diagnóstico. Assim como na maioria dos cânceres a chance de cura total é maior quando menos avançado o estágio. A prevenção é fundamental, cuide de sua saúde, visite o médico regularmente. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868.

Ex-prefeitos de Ibiassucê devem devolver recursos aos cofres municipais Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na sessão da última quinta-feira (21), o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) determinou que os ex-prefeitos de Ibiassucê, Heliton Alves Cardoso (MDB), o Tom, e Manoel Adelino de Andrade (PT), o Neto, restituam aos cofres municipais, com recursos pessoais, as quantias de R$737,98 e R$ 1.200,15, respectivamente. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o débito é relativo a omissão dos gestores na cobrança de multa aplicada pelo TCM, o que acarretou na sua prescrição. De acordo com o relator do processo, conselheiro Fernando Vita, os gestores não adotaram medidas administrativas ou judiciais de modo a promover a cobrança da multa imputada pelo TCM a Fernando Rebouças Prates, em razão de irregularidades constatadas no processo n° 06287-04, antes de vencido o prazo prescricional – o que caracteriza renúncia ilegal de receita, e por conseguinte, dano ao erário municipal. Cabe recurso da decisão.

Conheça os vasos e pedras decorativas da loja de decoração Brumas

Quer dar um toque de elegância e sofisticação ao seu ambiente? Conheça os vasos e pedras decorativas da Brumas, loja localizada na Avenida Centenário, 317, no Bairro Novo Brumado. Além dos vasos e pedras, a loja trabalha com revestimento de parede para áreas internas e externas, gesso 3D, PVC 3D e pedra natural. Para agendar um horário para conhecer as peças, basta ligar para o telefone (77) 99828-8085. Na Brumas, você vai encontrar a inspiração que faltava para decorar os mais diversos ambientes.

Governador Rui Costa inaugura escola e licita trecho de acesso em Rio do Antônio Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta segunda-feira (25), o governador Rui Costa (PT) viaja para o município de Rio do Antônio, a 66 km de Brumado, onde, às 10h, inaugura unidade escolar com oito salas de aula no distrito de Ibitira. No local, Rui também anuncia a licitação para pavimentação no trecho de acesso ao distrito de Ibitira, no entroncamento da BR-030, que dá acesso à escola que será inaugurada, e autoriza a Secretaria de Desenvolvimento Rural a celebrar convênio no âmbito do projeto Bahia Produtiva, relativo ao Edital de Qualificação de Agroindústrias.

Arquivo