Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "03/2021"

30 Mar 2021 - 19:20h

Nesta terça-feira, 30 de março, o município de Brumado registra 6973 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 17116. Entre os diagnósticos: 50 internações, 121 óbitos, 771 pacientes em tratamento e 6081 recuperados. No momento, 176 ainda aguardam resultado laboratorial e 8823 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

30 Mar 2021 - 18:20h

Um homem de 38 anos morreu e quatro pessoas ficaram feridas após batida entre um carro de passeio e uma van na segunda-feira (29) na BA-262, trecho entre Vitória da Conquista e Anagé, no sudoeste da Bahia. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o motorista do carro de passeio chegou a ser atendido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado para o Hospital Geral de Vitória da Conquista, mas não resistiu. Ainda de acordo com a PRE, as quatro pessoas que tiveram ferimentos leves estavam na van, no entanto, não foi detalhado se elas também precisaram ser encaminhadas ao hospital. O corpo do homem foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Vitória da Conquista para necropsia.

30 Mar 2021 - 18:16h

A Bahia registrou 3.924 novos casos de Covid-19 nas últimas 24h, segundo boletim da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), divulgado nesta terça-feira (30). A Sesab também registrou 120 mortes, que aconteceram em datas diversas, mas foram contabilizadas neste boletim. Com os novos dados, a Bahia tem 15.170 mortes em decorrência da Covid-19 no estado, o que representa letalidade de 1,90%. Além disso, 14.570 casos estão ativos. Desde o início da pandemia, a Bahia registrou 799.429 casos da doença. Ainda de acordo com a Sesab, no estado, 45.415 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. De acordo com o boletim, até às 15h desta terça, 144 solicitações de internação em UTI Adulto Covid-19 constavam no sistema da Central Estadual de Regulação da Bahia. Outros 53 pedidos para internação em leitos clínicos adultos Covid-19 estavam no sistema. Sobre a vacinação, a Bahia possui 1.515.655 pessoas vacinadas contra a Covid-19, dos quais 313.507 receberam também a segunda dose.

30 Mar 2021 - 18:15h

Mais de 331 mil jovens entre 20 e 39 anos contraíram o coronavírus (Covid-19) na Bahia desde o início da pandemia. Ao analisar o número de óbitos mensais nesta faixa etária, identifica-se um aumento de 447% no comparativo de março deste ano com novembro de 2020. “Em apenas quatro meses, o número de óbitos nesse grupo cresceu vertiginosamente. Por serem a base da pirâmide da força de trabalho, naturalmente estão mais expostos a infecção, porém ao não utilizarem a máscara, se recusarem a manter o distanciamento social e não higienizarem as mãos com frequência, agravam a situação”, afirma o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas. Seja na capital ou no interior, quem participa das festas do tipo “paredão”, quando são usados grandes aparelhos de som automotivos, tem o risco aumentado para a infecção em virtude da aglomeração de pessoas. “A Covid-19 é uma doença traiçoeira, pois não há um perfil definido de quem terá sintomas leves ou graves, ainda que as comorbidades como obesidade, diabetes e hipertensão sejam elementos para agravar a situação. Ainda assim, há jovens que não sentem nada e outros que são intubados e morrem, o mesmo ocorrendo com idosos”, destaca o titular da pasta estadual da Saúde. Sozinha, a faixa etária de 30 a 39 anos teve um incremento de 553% no comparativo das mortes ocorridas em novembro de 2020 e março de 2021. Já os jovens entre 20 e 29 anos tiveram um aumento de 250% no mesmo período.

30 Mar 2021 - 15:30h

A obrigatoriedade do uso de máscara em todos os espaços públicos enquanto durar a pandemia do Coronavírus foi aprovada pela Câmara Municipal de Feira de Santana, na sessão desta segunda-feira (29). De acordo com o Projeto de Lei nº 30/2021, em caso de descumprimento, a multa será de R$ 300. Se comprovada a reincidência, o valor da penalidade será multiplicado pelo número de vezes em que a infração for registrada. O projeto aprovado é de autoria do vereador Luiz da Feira (PROS), que recebeu 17 votos favoráveis e uma abstenção, creditada a Edvaldo Lima (MDB), por considerar que as pessoas não devem ser obrigadas a utilizar máscara, presumido que o seu uso já é feito por “uma questão de segurança”. O vereador Professor Ivamberg Lima (PT), por sua vez, alertou para a existência de pessoas que insistem em não utilizar a máscara em ambientes públicos, colocando a vida dos outros em risco. Jhonatas Monteiro (PSOL), por sua vez, defendeu que a iniciativa “não fere os direitos individuais dos cidadãos”, lembrando que a obrigatoriedade do uso da proteção é em espaços públicos e privados onde há circulação coletiva de pessoas. Os vereadores favoráveis à medida argumentaram, também, em cima da alta ocupação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) em Feira de Santana e pela possibilidade de esgotamento dos insumos e medicamentos necessários para a internação de pacientes com Covid-19.

30 Mar 2021 - 15:00h

Policiais da 78ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), encontraram mais de mil porções de maconha, na residência de um traficante, nesta segunda-feira, 29, no município de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Em rondas no bairro de Lagoa Azul, as guarnições avistaram um homem fugindo para um imóvel. Ele foi alcançado e flagrado com uma quantidade de maconha. O restante foi apreendido na residência. Na ação foram encontradas 1.368 porções da droga, três balanças e adesivos com a identificação de uma organização criminosa. O traficante e os materiais foram apresentados na 10ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Vitória da Conquista).

30 Mar 2021 - 14:30h

Uma economista baiana, Cremilda Carneiro, revelou ter adquirido uma doença no fígado, chamada colestase, após tomar três capsulas de ivermectina a cada 15 dias durante um ano. Hidroxicloroquina, ivermectina e azitromicina fazem parte de um chamado tratamento precoce difundido em redes sociais que, segundo cientistas e instituições de pesquisa renomados, não funciona. “Meus irmãos, que alguém disse para eles, que um médico, algum conhecido, que a ivermectina era a cura ou a preventiva. Todos eles tomaram a ivermectina e eu não poderia ficar de fora”, disse a baiana ao G1. A ivermectina é um vermífugo, usado para combater parasitas, como lombrigas e piolhos; a cloroquina é usada no tratamento de malária, lúpus e artrite reumatóide; e a azitromicina é um antibiótico. No Brasil, as vendas de hidroxicloroquina subiram 173% em fevereiro desse ano em relação ao ano passado e as de ivermectina, mais de 700%. Cremilda Carneiro revelou que a colestase adquirida por ela estava na fase moderada, muito próximo da situação mais grave. “E você acredita com força total que aquilo ali [medicamento] é seguro, que vai te proteger, uma das bobagens da vida que a gente faz. São três graus: o leve, o moderado e o grave né? Eu estava no moderado, quer dizer, um passo para chegar no mais sério”, contou a baiana. “Para com a ivermectina. Vai usar máscara, vai se cuidar, não vai aglomerar. Porque é a melhor coisa que você faz”, pediu.

30 Mar 2021 - 14:00h

Em nota enviada ao site Achei Sudoete, a Câmara Municipal de Tanhaçu, a 74 km de Brumado, esclareceu o aumento de diárias para vereadores e servidores em pleno período de crise provocado pela pandemia da Covid-19 (veja aqui). O presidente do legislativo, Miranildo Silva Santo (PSD), destacou que o Projeto nº 001/2021, aprovado pela Casa, não se trata de legislação criada neste momento. Além disso, pontuou que limita a emissão de diárias como uma das medidas de controlar despesas. “Tentam imputar a esta Casa a criação de despesas que, de fato, chocam a qualquer cidadão, porém queremos tranquilizar a sociedade tanhaçuense que, nos termos do Decreto Legislativo nº 001/2021, não foram solicitados, não foram pagos e nem pagaremos qualquer diária para a cidade de Salvador e Brasília até a cessação das medidas drásticas da pandemia”, garantiu.

30 Mar 2021 - 12:00h

Através de indicação, o vereador Beto Bonelly (PSB) solicitou ao prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), através da Secretaria Municipal de Saúde, que faça o teste de Covid-19 em todos funcionários dos supermercados do município, preferencialmente inloco (no local de seu trabalho). Em sua justificativa, o parlamentar destacou que, mesmo com o controle de entrada de pessoas nos estabelecimentos, os profissionais estão expostos ao risco de contaminação para manter o setor essencial em funcionamento. “São trabalhadores que precisamos reconhecer sua importância e, para isto, precisamos valoriza-los e fazer chegar aos mesmos exames de Covid-19 para que possamos auxiliar os mesmo a se manterem com saúde e ter continuidade de seu trabalho”, defendeu. O site Achei Sudoeste publicou uma reportagem com funcionários do setor cobrando imunização do coronavírus (veja aqui).

30 Mar 2021 - 11:30h

O governo confirmou na sexta-feira, 26, que os beneficiários do Bolsa Família começam a receber a nova rodada do auxílio emergencial em 16 de abril, seguindo o calendário próprio do programa. A previsão consta em portaria publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU). Os demais públicos, que são os integrantes do Cadastro Único de programas sociais que não recebem o Bolsa e os cadastrados pelo site ou aplicativo da Caixa, terão calendário específico. Segundo apurou o Estadão/Broadcast, a intenção é que o calendário desses grupos preveja o início dos pagamentos para antes de 16 de abril. O governo publicou também o decreto que regulamenta o pagamento da nova rodada do auxílio emergencial a vulneráveis. Além de reiterar os critérios de concessão do benefício, o ato reforça a proibição à realização de novos pedidos do benefício por quem estava empregado até julho de 2020, quando o cadastro foi encerrado, mas foi demitido recentemente. Apenas os elegíveis em dezembro de 2020 receberão a ajuda. “Os trabalhadores não elegíveis para o recebimento no mês de dezembro de 2020 não poderão solicitar, por qualquer meio, o auxílio emergencial 2021”, diz o decreto, também publicado em edição extra do DOU. Na nova rodada, apenas uma pessoa por família poderá receber o auxílio, que tem valores de R$ 150 para famílias de uma só pessoa, R$ 250 para famílias com mais de um integrante e R$ 375 para mães que são as únicas provedoras do lar, pagos em quatro parcelas mensais.

30 Mar 2021 - 11:00h

O veterinário e fiscal da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Clemente Fernandes Alves, denunciou que supermercados de Brumado e região estariam rotulando carnes como se fossem embaladas por grandes indústrias. A intenção, segundo explicou, é tentar burlar a fiscalização. “O que a gente vem observando nos supermercados, além da carne clandestina em alguns estabelecimentos, é que eles estão embalando e rotulando essa carne como se fossem industrializadas. E isso é crime, só quem pode rotular e embalar são as indústrias, em procedimento a vácuo. Além disso, o fabricante especifica o dia, mês e ano desse produto”, esclareceu. Fernandes detalhou que a peça original, mesmo depois de fatiada ou cortada, tem obrigação de manter o selo para fins de conferência durante uma fiscalização. Nesse final de semana, um leitor flagrou o momento em que um estabelecimento comercial de Brumado descartou do lado de fora, juntamente o lixo, adesivos que poderiam estar sendo usados para rotular carnes como se fossem “industrializadas”. Os adesivos são iguais aos que a empresa Friboi utiliza para cortes especiais.

30 Mar 2021 - 10:30h

Uma mulher de 62 anos foi encontrada morta no bairro Alegria, em Eunápolis, no sul da Bahia, com marca de estrangulamento e de facadas pelo corpo. O crime aconteceu no domingo (28), dentro da própria casa da vítima. De acordo com a Polícia Civil, Orlinda Luiza de Oliveira morava sozinha e vizinhos informaram que um homem foi visto saindo do imóvel carregando uma sucata de geladeira. Segundo o G1, ele é procurado pelos agentes e apontado como o principal suspeito do crime. De acordo com a polícia, ainda não é possível confirmar se foi um crime de feminicídio, mas a hipótese não é descartada. O caso está sendo investigado pela 1ª Delegacia de Homicídios de Eunápolis.

30 Mar 2021 - 10:00h

Estudantes de três unidades escolares da rede estadual de ensino foram premiadas com os seus respectivos projetos de iniciação científica, na 19ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), que teve a sua mostra realizada em formato virtual, entre os dias 15 e 27 de março, por conta da pandemia da Covid-19. A feira é considerada uma das mais importantes do país e, este ano, teve 345 projetos finalistas, desenvolvidos por 716 estudantes de 295 escolas dos ensinos Fundamental, Médio e Técnico de todo o país. Os projetos das estudantes premiadas foram desenvolvidos no âmbito do programa Ciência na Escola, promovido pela Secretaria da Educação do Estado, com o objetivo de estimular a iniciação científica na Educação Básica e a participação das Mulheres e das meninas nas Ciências. A estudante Renata Gondim Valença, 18, do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Vitória da Conquista, recebeu o Prêmio Science Champion, dado pela U.S. Agency for International Development (USAID), com o projeto “Aplicativo conexão cidade: informando e conectando pessoas aos espaços públicos da cidade”, orientado pela professora Elmara de Souza. “Foi uma grande surpresa este prêmio, pois não imaginei que poderíamos ganhar algo assim. Gritamos de tanta felicidade! Foi um reconhecimento não só para o nosso projeto, que é voltado para a comunidade, mas também para o Centro Juvenil e a educação pública”, comemorou Renata. A professora Rita de Cassia Malheiros Neto recebeu um certificado digital por ter sido selecionada como finalista do Prêmio Professor Destaque, juntamente com mais nove educadores. Ela orientou o projeto “Maniacu: história, cultura e tradição de um povo”, desenvolvido pelas estudantes Janaina Trindade, Joice Vitória Brito, Gislane Oliveira e Gisele Flávia Santos, do Colégio Estadual do Campo Pedro Atanásio Garcia, situado no distrito de Maniacu, em Caetité. “Foi uma experiência muito significativa para minha prática pedagógica, uma vez que compartilhar minha experiência educacional, bem como aprender com os outros professores finalistas de vários estados do Brasil, é muito relevante. Vivências, experiências positivas e trocas são de suma importância para nós, professores”, salientou.

30 Mar 2021 - 09:30h

Nove pessoas foram presas após furtarem fios de cobre da Ferrovia Oeste-Leste, no povoado de Santa Clara, no município de Jequié, sudoeste da Bahia, na tarde de sábado (27). As informações são da Polícia Militar. De acordo com a PM, os suspeitos estavam em dois veículos, no canteiro de obras que fica na estrada do povoado. Ao verificar a carroceria do caminhão foram encontradas seis barras de aço de tamanhos variados, utilizadas para construção de linha férrea. Foram apreendidas barras de aço, um carro e um caminhão. Ainda segundo a PM, todos foram conduzidos para delegacia, juntamente com o material apreendido. De acordo com o G1, os nove suspeitos foram autuados em flagrante por furto e estão à disposição da Justiça. O caso será investigado pela 1ª delegacia de Jequié.

30 Mar 2021 - 09:00h

Na última sexta-feira (26), a Companhia Independente de Policiamento Rodoviário (CIPRv), em Brumado, em ação na BA-263, lançou o projeto Pista não é Pasto, que visa prevenir acidentes envolvendo animais nas rodovias. Durante a apresentação do projeto, moradores da região e criadores de animais puderam ouvir as orientações passadas sobre como prevenir acidentes causados por animais que ficam soltos às margens da rodovia e, ao final, foi apresentada uma faixa refletiva que colocada no animal pode reduzir bastante os índices de acidentes, principalmente à noite, quando a visibilidade diminui. O projeto será continuado em outros municípios sempre aos finais de semana.

30 Mar 2021 - 08:30h

Um homem de 34 anos, foi preso na tarde desta segunda-feira, 29, durante operação da Polícia Civil em uma residência no centro do município de Eunápolis, na região sul do estado. De acordo com o Radar 64, os agentes apreenderam mais de 10 quilos de maconha na casa que fica localizada na rua José Bonifácio. O local havia sido alugado pelo suspeito e servia apenas como depósito de droga. Preso em flagrante, o homem já vinha sendo vigiado pelas equipes da Delegacia Territorial (DT) da cidade. Segundo a polícia, no dia da ocorrência, ele foi identificado no bairro Dinha Borges, com pequenas porções do entorpecente. Abordado pelos policiais civis, o suspeito acabou revelando que guardava mais drogas no outro imóvel, que ficava no centro.

30 Mar 2021 - 08:00h

A data de aplicação da prova do Processo Seletivo da Policlínica da Região de Saúde de Brumado foi alterada para o dia 16 de maio de 2021 pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Em comunicado, a Fundação de Apoio à Educação e Desenvolvimento Tecnológico informou que a alteração se deve ao disposto no decreto estadual nº 20.331, de 23 de março de 2021, que determina a suspensão dos transportes intermunicipais, públicos e privados, em todo território da Bahia, a partir do dia 01 de abril de 2021 até às 05h do dia 06 de abril de 2021. As provas serão aplicadas nas seguintes unidades: Escola Municipal Professora Nice Públio da Silva Leite, Centro Educacional Agamenan Santana, Escola Professora Clarice Moraias dos Santos, CEEP - Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Meio Ambiente e Colégio Estadual de Brumado (CEB).

30 Mar 2021 - 07:00h

A secretaria de saúde de Brumado divulgou mais um plano de vacinação contra a Covid-19, o novo coronavírus que será iniciado nesta terça-feira (30). De acordo divulgado pela pasta, a nova etapa de imunização vai contemplar os idosos com 66 anos e mais. As vacinas serão aplicadas no Centro Municipal de Educação Agamenon Santana (CMEAS), na Escola Graça Assis, Escola Zilda Neves e Escola Idalina Azevedo e de 8h às 11h30 e de 14h às 16h30. Os idosos devem apresentar cartão de vacinação, documento de identificação e CPF.

30 Mar 2021 - 00:00h

Ex-candidato a prefeito de Brumado, Fabrício Abrantes (DEM) lamentou em entrevista ao site Achei Sudoeste o número de óbitos registrados na cidade em decorrência da pandemia da Covid-19. São, no total, 120 mortes. Para Abrantes, os números da doença são um baque para um município do porte de Brumado e se devem à falta de atuação da administração. “Infelizmente, nosso município tem sofrido bastante com essa pandemia. Acredito que nossa cidade merece uma atenção melhor por parte da gestão, o devido cuidado com a nossa população. O diálogo não está acontecendo. Cidades menores adotaram medidas restritivas, tomaram providências no início da pandemia e têm conseguido, de certa forma, combater esse vírus. Falta participação da gestão”, pontuou. Fabrício explicou que decidiu se posicionar em razão do agravamento da pandemia no município. “Acredito que Brumado tem condições de melhorar e superar esses índices. A sociedade tem a cara da gestão”, completou. Por fim, Abrantes também se solidarizou com todas as famílias que perderam entes queridos durante a pandemia.