Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
03/2021
fechar

Guanambi: Adolescente de 15 anos morre por complicações do coronavírus Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um adolescente de 15 anos morreu na sexta-feira (26), em Guanambi, a 141 km de BRumad, em virtude de complicações provocadas pela Covid-19. Em nota enviada ao site Achei Sudoeste, a Secretaria Municipal de Saúde informou que Gustavo Santos era portador de doença renal crônica. Ele foi admitido no Hospital Santa Casa, em Montes Claros, no Norte de Minas, no dia 20 de fevereiro, onde seria submetido a um transplante renal. No dia 4 de março, apresentou problemas respiratórios e teve material coletado para exame RT/PCR, tendo confirmação para Covid-19. O paciente foi levado para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em uso de ventilação mecânica em estado grave, mas não resistiu às complicações da doença. Gu, como era carinhosamente chamado, cursava o 9° ano B na Escola Municipal Professora Enedina Costa de Macedo. A direção lamentou e se solidarizou com a morte do aluno. De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado no último domingo (28), Guanambi tem 5.135 casos, com 214 pacientes ainda ativos com a Covid-19.  45 pessoas já morreram em decorrência do vírus e 36 ainda estão hospitalizados.

Baiano, pesquisador de vacina brasileira da Covid-19, lutou contra a pobreza e ficou 5 anos sem estudar Foto: Globo Repórter

Aos 39 anos, o imunologista Gustavo Cabral de Miranda é coordenador de uma das pesquisas para desenvolver uma vacina brasileira contra a Covid. Mas a estrada até onde ele chegou foi tortuosa e cheia de desafios. Ao Globo Repórter, o pesquisador contou a história de superação e de resiliência de sua vida. Nascido em um pequeno povoado chamado Creguenhem, na cidade de Tucano, interior da Bahia, ele travou uma guerra contra a pobreza para conseguir chegar até a universidade. “Minha compreensão de morar em Creguenhem era ir para roça, ir para escola por obrigação. Não tem a cultura de qual a importância do estudo. Aos 7 anos, eu estava vendendo geladinho. Sempre fui muito hábil para sobreviver. Uma parte eu ajudava em casa, uma parte tirava e juntava, tirava e comprava uma galinha. Vendi as galinhas, comprei um porco. Depois vendi os porcos, comprei uma vaca”, relembra. Terceiro de quatro irmãos, Gustavo saiu de casa aos 15 anos e foi trabalhar em um açougue em Euclides da Cunha. Ganhou dinheiro, mas aos 20 decidiu retornar para a casa dos pais e voltar a estudar, quando passou a observar “as pessoas estudadas” e o que elas tinham. Ele fez faculdade na Uneb, em Senhor do Bonfim, depois mestrado em Salvador, doutorado na USP (São Paulo) e não parou mais. Já viajou como PHD para Portugal, Inglaterra e Suíça. “A gente não veio ao mundo perder a viagem. É muito trabalho para vir para cá. A gente tem que fazer alguma coisa que faz diferença nisso daqui. Minha personalidade não me permite baixar a cabeça. Vou dormir hoje chorando, mas no dia seguinte amanheço como um leão. Eu tenho que ir para guerra”, afirma.

Brumado: Omesb inicia projeto social em apoio às famílias em dificuldades provocadas pela pandemia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Ordem dos Ministros Evangélicos de Brumado (Osmeb) está se mobilizando para auxiliar famílias carentes nesse momento de agravamento da pandemia. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o pastor e presidente da Osmeb, João Mário, explicou que algumas equipes estão se deslocando aos bairros periféricos para fazer o cadastramento dessas famílias. O objetivo, segundo pontuou, é tentar amenizar o sofrimento dessas pessoas através da doação de cestas básicas. “Também vamos avaliar outros quadros de necessidades”, destacou. O pastor adiantou ainda que a Osmeb criará um grupo de psicólogos para prestar apoio as famílias que perderam entes queridos durante a pandemia. “Estamos desenvolvimento projetos dessa natureza para que possamos somar esforços no combate à Covid e ajudar nesse momento tão importante. Esses projetos já estão em andamento”, completou.

Serviços gráficos com qualidade é na Life Print em Brumado

Está precisando de serviços gráficos? A Life Print oferece uma ampla variedade de opções, como impressão digital, off set, placas e toldos e muito mais. Passe agora mesmo na gráfica e faça um orçamento. A loja fica localizada na Rua Dr. Gutemberg Leal, 192, no Bairro das Flores. O telefone é (77) 99969-3777 (WhatsApp).

Vitória da Conquista: Trabalhadores pedem respeito ao governador Rui Costa através de outdoors Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Com o apoio da Associação de Bares, Restaurantes e Atividades Conexas de Vitória da Conquista (Abraccon), os trabalhadores da cidade pediram respeito ao governador da Bahia, Rui Costa (PT). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, outdoors foram espalhados por toda o município, para buscar apoio da população, tendo em vista de uma possibilidade de fechamento do comércio por parte do governo baiano no próximo dia 06 de abril. “Governador, respeito meu trabalho. Ele é essencial para alimentar a minha família”, diz o cartaz. O outdoor ainda faz alusão ao toque recolher a partir das 18h, com alusão a proibição do consumo de bebidas alcoólicas. “Alimentação fora do lar não se resume a “bebedeira””. A Associação vem realizando diversas reuniões com a Prefeitura de Vitória da Conquista, alertando a situação de calamidade econômica para bares e restaurantes, numa conjuntura que envolve superendividamento, demissões em massa e fechamento definitivo de estabelecimentos. A entidade espera uma flexibilização para o funcionamento do segmento na joia do sertão baiano.

CDL realiza certificação digital através de agendamentos em Brumado

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado está realizando a certificação digital, seguindo todas as recomendações do Ministério da Saúde. A CDL alerta que o serviço é considerado essencial e, portanto, não pode parar. Com o certificado digital SPC, você confirma sua identidade e assina documentos digitalmente com mais segurança. O agendamento deve ser feito através dos telefones: (77) 3441-1222 ou (77) 99853-6601.

Brumado: Filho é preso após agredir o próprio pai e danificar Hospital Magalhães Neto Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na noite da última quinta-feira (25), um indivíduo foi detido nas dependências do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto por agredir fisicamente o próprio pai e ter ameaçado quebrar e bater nos servidores da unidade de pronto socorro. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, policiais da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) contiveram o agressor e o conduziram à Delegacia Territorial de Brumado para adoção das medidas cabíveis. O pai ficou hospitalizado em observação devido aos ferimentos provocados pelo próprio filho.

Clínica Exame na Campanha do Março Vermelho contra o câncer renal

A campanha do Março Vermelho tem como objetivo conscientizar a população dos riscos do câncer renal. Em março, nosso laço é vermelho pela conscientização e combate ao câncer renal. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a doença acomete cerca de seis mil pessoas ao ano no Brasil e atinge em sua maioria homens com idade entre 50 e 70 anos. O rim é um órgão que faz parte do sistema urinário e é responsável por filtrar os resíduos e fluidos excedentes do sangue e transformá-los em urina. Atualmente, já foram identificados diversos tipos de câncer renal, sendo o mais comum deles o Carcinoma de Células Renais Claras (CCR), que representa cerca de 70% dos casos. Separamos algumas dicas de cuidados que você deve ter com seus rins: Diminua o consumo excessivo de sal nos alimentos; Mantenha uma alimentação saudável; Beba água regulamente; Mantenha um peso adequado; Pratique atividade física; Evite alimentos industrializados; Controle os níveis de açúcar no sangue; Só use analgésico com a prescrição médica; Meça a sua pressão arterial; Evite o fumo. Fique atento e cuide bem da sua saúde. Agende sua consulta conosco pelo telefone: (77) 3441 - 9286 ou (77) 99991 - 5757. a prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde!

Malhada de Pedras: MP determina imediata exoneração de servidores por nepotismo Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Titular da 1ª Promotoria de Justiça de Brumado, Millen Castro Medeiros de Moura, em defesa da moralidade administrativa, instaurou Procedimento Preparatório Para Inquérito Civil a fim de apurar, em razão da transição de governo municipal, o cumprimento da Súmula Vinculante nº 13 do Supremo Tribunal Federal (STF) por parte do Poder Executivo de Malhada de Pedras, sob a gestão do prefeito Carlos Roberto Santos da Silva (PSD), o Beto de Preto Neto. O promotor recomendou ao Município que anule as contratações temporárias, no prazo de 20 dias, de pessoas ligadas ao prefeito, vice-prefeito, vereadores, secretários e servidores municipais, por casamento ou parentesco até o terceiro grau, bem como se abstenha de realizar novos contratos com tais restrições; que anule as nomeações, no prazo de 20 dias, dos servidores ocupantes de cargo comissionado ou função de confiança, parentes até o terceiro grau, afim, consanguíneo ou civil, do prefeito, vice-prefeito, secretários e vereadores, bem como se abstenha de realizar novas nomeações com as mencionadas limitações; que informe a esta Promotoria de Justiça, no prazo de 10 dias, a lista de eventuais servidores municipais que sejam cônjuge, companheiro ou parente (linha reta, colateral ou afinidade), até o terceiro grau, inclusive, do prefeito, do vice-prefeito, dos vereadores e dos secretários, comissionados ou contratados sem concurso público, relacionando-os com os respectivos parentes; que, no caso de agente político que possua o parentesco supramencionado, especifique a qualificação técnica ou experiência prévia, com o envio de prova documental, para tanto; e que comunique, em 20 dias, a esta Promotoria de Justiça as medidas adotadas em decorrência da recomendação.

Brumado: Cadeirante invade unidade de saúde sem máscara, causa tumulto e faz ameaça de morte a servidores Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta quinta-feira (25), um fato inusitado aconteceu no Posto de Saúde da Família – PSF do Bairro Dr. Juracy, em Brumado. Um cadeirante entrou no local em busca de atendimento, porém sem utilizar a máscara. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a coordenadora da unidade, enfermeira Michelle Leite, relatou que o guarda orientou que o paciente deveria colocar a máscara. “Ele começou a agredir Lázaro com palavras absurdas e ameaçando, inclusive, de morte. Ele também fez gestos de que iria sacar uma arma e exigindo atendimento”, contou. Segundo a coordenadora, ele gritava que queria ser atendido e não queria utilizar a máscara de forma alguma. “Não permitimos a entrada de nenhum paciente sem máscara aqui na unidade. Ele acabou fazendo esse estardalhaço. Ele ameaçou todo mundo. Também me ameaçou de morte na frente da polícia”, completou. Já o guarda Lázaro Santos disse que o paciente já chegou ao local bastante alterado. “Ele chegou a dizer que era do PCC, que iria chamar a sua galera para jogar uma bomba na unidade, que ele tem contatos. A todo momento, ele simulava que estaria com uma arma”, afirmou. A Polícia Militar foi acionada e conduziu o cadeirante ao hospital e, em seguida, para a delegacia. O caso foi registrado para ser investigado.

Brumado chega a 118 óbitos de coronavírus; 60 pessoas estão hospitalizadas

Neste domingo, 28 de março, o município de Brumado registra 6833 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 16823. Entre os diagnósticos: 60 internações, 118 óbitos, 791 pacientes em tratamento e 5924 recuperados. No momento, 83 ainda aguardam resultado laboratorial e 8677 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Adolescente de 17 anos é morto a tiros na cidade de Ibicoara Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um adolescente de 17 anos foi morto a tiros do Bairro Belo Planalto, no Distrito de Cascavel, na cidade de Ibicoara, a 177 km de Brumado, na região da Chapada Diamantina. Segundo informou a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, o homicídio foi registrado às 16h, do último sábado (27). De acordo com a polícia, a vítima jogava dominó em uma residência na localidade, quando saiu para comprar cigarro e no retorno foi interceptado por três indivíduos ainda desconhecidos, que estavam em um veículo vermelho, sendo alvejado por disparos de arma de fogo. Os disparos atingiram a cabeça e diversas partes do corpo do adolescente, que morreu na hora. Um idoso que estava dentro de sua residência, também foi atingido e foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado para a Unidade de Saúde Retaguarda. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia no local. O corpo do adolescente foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado para ser necropsiado. A Polícia Civil abriu um inquérito e investiga o caso.

Ituaçu: Ciclista de 58 anos morre após ser atropelado na BA-142 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um atropelamento foi registrado na noite da última sexta-feira (26), na BA-142, no trecho do município de Ituaçu, a 98 km de Brumado. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o acidente foi registrado por volta das 21h. Segundo informou a PRE ao site Achei Sudoeste, o ciclista Luís Antônio dos Santos, 58 anos, foi atropelado por uma motocicleta na rodovia. O serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) socorreu a vítima para o Hospital Municipal Rubens Costa Santos, em Ituaçu. Na unidade de saúde, Luís Antônio foi a óbito. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia no local do acidente. O corpo de Santos foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado para ser necropsiado. A Polícia Civil de Ituaçu instaurou um inquérito e investiga o caso.

Mãe do padre Fábio de Melo morre por complicações da Covid-19 Foto: Reprodução

Morreu neste sábado (27) a mãe do Padre Fábio de Melo. O religioso lamentou a perda com publicação em seu Instagram, em que mostra dona Ana Maria em vários momentos, em vídeo de um show antigo que ele fez. Ela estava intubada na UTI com Covid-19 desde o dia 15 de março, e não resistiu às complicações. “Minha mãe partiu hoje. Logo cedo, como quem tem pressa de viver a eternidade. A mim resta a dor térrea, o ferimento que rasga o corpo e a alma. Ela me deu a vida num Sábado de Ramos, como hoje. Nossa simbiose reuniu as regras do nascer e do morrer”, começou ele. Na sequência, ele agradeceu pelo tempo com Ana Maria. “Obrigado, minha dona Ana! Só Deus e nós sabemos o quanto fomos um do outro. Uma pertença que me fez sofrer, sorrir, amar, aprender, conjugar todos os verbos que tornaram válida a aventura de nossa existência. Seguirei hospedando sua memória, levando tudo o que couber dentro de mim. Um dia, quando eu estava em Fátima, Portugal, eu liguei para a senhora e disse: 'mãe, eu estou em Fátima!'. A senhora imediatamente me disse: 'Então, quando você estiver diante de Nossa Senhora, diga que eu mandei um beijo pra ela. Fala que é a Ana Maria, ela sabe quem é'. Sim, minha mãe, meu pedaço de mim. Na eternidade, onde a pureza e a bondade prevalecem, todos sabem quem a senhora é”, disse. O religioso ainda afirmou que tinha medo pelo dia da perda de sua mãe. “Leve de mim tudo o que quiser, tudo o que puder. O dia mais temido chegou. O dia de continuar neste mundo tão empobrecido, sem o precioso simbólico da filiação, sabendo que você não estará mais por aqui. Guarde meu coração com o seu. Até o dia que Deus voltar a me permitir deitar a cabeça no seu colo, enquanto você faz carinho nos meus cabelos, me chamando de Fabinho. Obrigado a todos vocês que rezaram, obrigado pelo amor com que vocês sempre nos trataram”, concluiu.

Brumado vai vacinar idosos de 68 anos e mais nesta segunda-feira (29) Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A secretaria de saúde de Brumado divulgou mais um plano de vacinação contra a Covid-19, o novo coronavírus que será iniciado na próxima segunda-feira (29). De acordo divulgado pela pasta, a nova etapa de imunização vai contemplar os idosos com 68 anos e mais. As vacinas serão aplicadas no Centro Municipal de Educação Agamenon Santana (CMEAS), na Escola Graça Assis, Escola Zilda Neves e Escola Idalina Azevedo e de 8h às 11h30 e de 14h às 16h30. Os idosos devem apresentar cartão de vacinação, documento de identificação e CPF.

787 brumadenses estão contaminados com a Covid-19

Neste sábado, 27 de março, o município de Brumado registra 6827 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 16823. Entre os diagnósticos: 59 internações, 116 óbitos, 787 pacientes em tratamento e 5924 recuperados. No momento, 106 ainda aguardam resultado laboratorial e 8677 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Jovem de 19 anos morre após ser confundida com esposa de criminoso em Ilhéus Foto: Reprodução/TV Bahia

Uma jovem de 19 anos foi morta e uma criança ficou ferida após uma facção criminosa invadir e atirar na mesma no bairro de Salobrinho, em Ilhéus, sul da Bahia, na noite de sexta-feira (26). As informações são do G1. A polícia suspeita que o ataque ao bairro tenha sido liderado por Elinaldo Souza dos Santos, conhecido como “Sebinho”. Segundo apurado pela polícia, ele queria matar rivais que moram no bairro de Salobrinho. Segundo informações da polícia, o caso ocorreu por volta das 18h40, na Rua Professora Terezinha. Gioavana dos Santos Vidal estava dentro de casa, quando foi atingida por tiros. Após o ataque, familiares da vítima foram para a porta da casa dela e, ao olharem por um vitrô, perceberam marcas de sangue. Eles então arrombaram a porta e encontraram Giovana caída ao chão. Uma criança em outra casa foi atingida na panturrilha esquerda por um tiro. Ela foi socorrida por uma equipe do serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levada para o pronto socorro infantil do Hospital Vida Memorial. Ela não corre risco de morte. Uma conhecida de Giovana, que não quis se identificar, contou que ela estava conversando com uma colega de trabalho, em aplicativo de mensagens, quando ouviu tiros. Giovana então teria aberto a porta, para ver o que estava acontecendo, e foi baleada. Giovana era casada e tinha uma filha de três anos. O corpo dela será velado em uma padaria do bairro de Salobrinho, cuja dona é tia dela, e pela tarde será enterrada no município de Jussari. A polícia ainda informou que uma segunda pessoa foi encontrada morta no Rio Salobrinho, e que a suspeita é de que o corpo seja de um dos criminosos que teria tentado atravessar o rio para atacar rivais, mas que acabou morrendo afogado.

97% das UTIs Covid estão ocupadas na cidade de Vitória da Conquista Foto: Divulgação/Sesab

Vitoria da Conquista, a 132 km de Brumado, é o quarto município da Bahia com mais casos confirmados de Covid-19, com 23.270 registros. Nesta sexta-feira (26), a taxa de ocupação das UTIs Covid no local chegou a 97%. Segundo a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), o município também é o quinto com mais casos ativos (297) e óbitos por residência (370). “Neste cenário, não é recomendado flexibilizar as medidas restritivas adotadas até o momento”, diz o órgão. Em nota, a Sesab afirmou que na região Sudoeste do estado há 197 leitos exclusivos para o atendimento de pacientes infectados pelo coronavírus, 90 deles de UTI. Já na região Sul, 350 leitos estão ativos até esta sexta-feira, sendo 146 de terapia intensiva. “Cabe esclarecer que a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) trabalha sempre no sentido de que qualquer paciente, independente do agravo, seja atendido em seu município/região. Há um esforço de regionalização e descentralização da assistência observado em toda a Bahia e na região Sudoeste, em específico, hoje encontram-se 197 leitos exclusivos para o atendimento de pacientes com o diagnótico de coronavírus (Covid-19), sendo 90 de UTI”, explicou o órgão. A Sesab também afirmou que a informação de plano deliberado de transferência de pacientes se trata de uma notícia falsa e caracterizou a disseminação do assunto como irresponsável. O órgão também lembrou que o SUS (Sistema Único de Saúde) é universal e oferece atendimento a todos os brasileiros de forma irrestrita e, caso necessário, qualquer paciente, independente do agravo, pode ser atendido em qualquer localidade.  “Aqueles que a difundem não possuem credibilidade e portanto devem ser desconsiderados”, criticou a secretaria.

Vitória da Conquista: Jovem cai em cisterna de 15 metros de profundidade em casa abandonada Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Um jovem caiu em uma cisterna de 15 metros de profundidade, em uma casa abandonada da cidade de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, e foi resgatado sem ferimentos graves. O caso aconteceu na noite de quinta-feira (25), na Avenida Presidente Dutra. De acordo com o Corpo de Bombeiros, moradores que passavam pelo local ouviram os gritos de socorro saindo de dentro do imóvel e acionaram a equipe do resgate pela central telefônica. Ainda segundo o órgão, o jovem, que disse ter 18 anos, estava sem documentos de identificação e “levemente desorientado psicologicamente”. “As pessoas passaram pela rua, ouviram vozes no imóvel abandonado, e despertou a curiosidade. Lá dentro, encontraram o rapaz. Ele disse ter 18 anos, mas parecia não estar bem orientado. Parecia ter tomado um remédio forte ou apresentar algum transtorno mental”, disse Sara Reis, do 7º Grupamento de Bombeiros Militar (7º GBM/Conquista). O rapaz foi socorrido por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que fez os primeiros atendimentos, e depois foi encaminhado a um hospital na cidade, somente com arranhões e leves escoriações.

Rui Costa prorroga até 5 de abril a proibição de venda de bebida alcoólica na região de Brumado Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste

O novo decreto do Governo do Estado que foi publicado no Diário Oficial deste sábado (27) prorrogou a restrição da comercialização de bebidas alcoólicas na região de Brumado, no sudoeste baiano. A medida, que estava em vigor até a última sexta-feira (26), agora tem validade até as 5h de 5 de abril. Está vedada a venda de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery). A ação visa conter aglomerações e o avanço da pandemia do coronavírus. Os estabelecimentos comerciais deverão isolar seções, corredores e prateleiras nos quais estejam expostas bebidas alcoólicas. A região de Brumado inclui os seguintes municípios: Aracatu, Barra da Estiva, Boquira, Botuporã, Brumado, Caturama, Contendas do Sincorá, Dom Basílio, Érico Cardoso, Guajeru, Ibicoara, Ibipitanga, Ituaçu, Jussiape, Livramento de Nossa Senhora, Macaúbas, Malhada de Pedras, Paramirim, Rio de Contas, Rio do Pires e Tanhaçu.

Homem com tornozeleira eletrônica morre em confronto com a polícia no oeste da Bahia Foto: Divulgação/SSP-BA

Um homem que utilizava tornozeleira eletrônica morreu na quinta-feira (25) após troca de tiros com policiais militares em Barreiras, no oeste da Bahia. A informação é da PM por meio da secretaria de Segurança Pública (SSP-BA). De acordo com a polícia, o homem foi localizado pela Rondesp Oeste, com uma pistola calibre 380 e drogas. A polícia não detalhou, no entanto, qual crime que o homem foi condenado. As equipes faziam o patrulhamento na rua Carlos Drummond de Andrade, bairro de Bandeirantes, quando notaram que um homem, que ao avistar as viaturas, tentou entrar em uma residência. Ao perceber que as guarnições se aproximavam, ele atirou contra os policiais. No revide, o homem foi atingido, socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu. Em um imóvel no bairro onde o homem foi achado, foram encontrados carregador para o armamento, munições, balança, e porções de cocaína, maconha e crack, além de R$ 704 em espécie. A ocorrência foi registrada na 1ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) de Barreiras.

Brumado registra uma morte de coronavírus nas últimas 24h e tem 750 pacientes ativos

Nesta sexta-feira, 26 de março, o município de Brumado registra 6790 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 16823. Entre os diagnósticos: 57 internações, 116 óbitos, 750 pacientes em tratamento e 5924 recuperados. No momento, 170 ainda aguardam resultado laboratorial e 8677 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Criminosos utilizam foto e nome de Rui Costa em golpe pelo WhatsApp Foto: Reprodução/Instagram

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), fez uma postagem nas redes sociais, na noite de quinta-feira (25), denunciando que alguém está se passando por ele no Whatsapp para aplicar golpes. Na mesma postagem, o governador relatou que, nos últimos dias, tem sido vítima de calúnias e fake news. “Atenção: estão praticando um golpe com meu nome, usando uma foto minha no Zap em um número que não é meu. Já denunciei à polícia, que vai investigar o caso. Tenho convicção que a autoria será identificada. Nos últimos dias, tenho sido vítima de várias calúnias e fakes news. Por que será?”, escreveu o governador. Na postagem, entretanto, o governador não detalhou como funciona o golpe que está sendo aplicado.

Nepotismo: MP determina imediata exoneração de servidores em Aracatu Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O titular da 1ª Promotoria de Justiça de Brumado, Millen Castro Medeiros de Moura, em defesa da moralidade administrativa, resolveu instaurar Procedimento Preparatório Para Inquérito Civil a fim de apurar, em razão da transição de governo municipal, o cumprimento da Súmula Vinculante nº 13 do Supremo Tribunal Federal (STF) por parte do Poder Executivo de Aracatu, sob a gestão da prefeita Braulina Lima Silva (Republicanos). Para tanto, expediu uma recomendação ao Município determinando que anule as contratações temporárias, no prazo de 20 dias, de pessoas ligadas à prefeita, ao vice-prefeito, aos vereadores, secretários e servidores municipais, por casamento ou parentesco até o terceiro grau, bem como se abstenha de realizar novos contratos com tais restrições; que anule as nomeações, no prazo de 20 dias, dos servidores ocupantes de cargo comissionado ou função de confiança, parentes até o terceiro grau, afim, consanguíneo ou civil, da prefeita, vice-prefeito, secretários e vereadores, bem como se abstenha de realizar novas nomeações com as mencionadas limitações; que informe a esta Promotoria de Justiça, no prazo de 10 dias, a lista de eventuais servidores municipais que sejam cônjuge, companheiro ou parente (linha reta, colateral ou afinidade), até o terceiro grau, inclusive, da prefeita, do vice-prefeito, dos vereadores e dos secretários, comissionados ou contratados sem concurso público, relacionando-os com os respectivos parentes; que, no caso de agente político que possua o parentesco supramencionado, especifique a qualificação técnica ou experiência prévia, com o envio de prova documental, para tanto; e que comunique, em 20 dias, as medidas adotadas em decorrência da recomendação.

Chapada Diamantina: Família desenterra criança após 'revelação' de pastor de que estaria viva Foto: Reprodução/Redes Sociais

O caso envolvendo uma criança de um ano e 10 meses provocou comoção entre os moradores da comunidade de Colônia, na cidade de Itaetê, na Chapada Diamantina. Tudo começou quando a criança foi levada ao Hospital Municipal da cidade e foi declarada morta pelo médico plantonista. Entretanto, após o enterro, um pastor evangélico, conhecido da família, informou que teve uma 'visão' de que a criança estaria viva, o que levou os pais a desenterrarem-na e perceberem o que seriam sinais vitais, como piscar de olhos e movimento das mãos. De acordo com o jornal A Tarde, na madrugada desta quinta-feira, 25, os pais procuraram a unidade hospitalar após a menina ter passado mal, e teriam sido informados pelo médico de plantão que ela teve uma crise convulsiva, resultado no óbito. Após o velório e enterro, no entanto, o pastor da igreja que a família faz parte teria ligado e informado que teve uma visão de que a menina estaria viva. A família acreditou e desenterrou o caixão da criança. Conforme moradores da cidade, a criança teria sido desenterrada sem sinais vitais, mas o corpo ainda estava quente e ela teria apertado a mão de alguém pouco tempo depois.

Arquivo