Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
03/2021
fechar

Brumado chega a 118 óbitos de coronavírus; 60 pessoas estão hospitalizadas

Neste domingo, 28 de março, o município de Brumado registra 6833 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 16823. Entre os diagnósticos: 60 internações, 118 óbitos, 791 pacientes em tratamento e 5924 recuperados. No momento, 83 ainda aguardam resultado laboratorial e 8677 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Adolescente de 17 anos é morto a tiros na cidade de Ibicoara Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um adolescente de 17 anos foi morto a tiros do Bairro Belo Planalto, no Distrito de Cascavel, na cidade de Ibicoara, a 177 km de Brumado, na região da Chapada Diamantina. Segundo informou a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, o homicídio foi registrado às 16h, do último sábado (27). De acordo com a polícia, a vítima jogava dominó em uma residência na localidade, quando saiu para comprar cigarro e no retorno foi interceptado por três indivíduos ainda desconhecidos, que estavam em um veículo vermelho, sendo alvejado por disparos de arma de fogo. Os disparos atingiram a cabeça e diversas partes do corpo do adolescente, que morreu na hora. Um idoso que estava dentro de sua residência, também foi atingido e foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado para a Unidade de Saúde Retaguarda. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia no local. O corpo do adolescente foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado para ser necropsiado. A Polícia Civil abriu um inquérito e investiga o caso.

Ituaçu: Ciclista de 58 anos morre após ser atropelado na BA-142 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um atropelamento foi registrado na noite da última sexta-feira (26), na BA-142, no trecho do município de Ituaçu, a 98 km de Brumado. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o acidente foi registrado por volta das 21h. Segundo informou a PRE ao site Achei Sudoeste, o ciclista Luís Antônio dos Santos, 58 anos, foi atropelado por uma motocicleta na rodovia. O serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) socorreu a vítima para o Hospital Municipal Rubens Costa Santos, em Ituaçu. Na unidade de saúde, Luís Antônio foi a óbito. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia no local do acidente. O corpo de Santos foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado para ser necropsiado. A Polícia Civil de Ituaçu instaurou um inquérito e investiga o caso.

Mãe do padre Fábio de Melo morre por complicações da Covid-19 Foto: Reprodução

Morreu neste sábado (27) a mãe do Padre Fábio de Melo. O religioso lamentou a perda com publicação em seu Instagram, em que mostra dona Ana Maria em vários momentos, em vídeo de um show antigo que ele fez. Ela estava intubada na UTI com Covid-19 desde o dia 15 de março, e não resistiu às complicações. “Minha mãe partiu hoje. Logo cedo, como quem tem pressa de viver a eternidade. A mim resta a dor térrea, o ferimento que rasga o corpo e a alma. Ela me deu a vida num Sábado de Ramos, como hoje. Nossa simbiose reuniu as regras do nascer e do morrer”, começou ele. Na sequência, ele agradeceu pelo tempo com Ana Maria. “Obrigado, minha dona Ana! Só Deus e nós sabemos o quanto fomos um do outro. Uma pertença que me fez sofrer, sorrir, amar, aprender, conjugar todos os verbos que tornaram válida a aventura de nossa existência. Seguirei hospedando sua memória, levando tudo o que couber dentro de mim. Um dia, quando eu estava em Fátima, Portugal, eu liguei para a senhora e disse: 'mãe, eu estou em Fátima!'. A senhora imediatamente me disse: 'Então, quando você estiver diante de Nossa Senhora, diga que eu mandei um beijo pra ela. Fala que é a Ana Maria, ela sabe quem é'. Sim, minha mãe, meu pedaço de mim. Na eternidade, onde a pureza e a bondade prevalecem, todos sabem quem a senhora é”, disse. O religioso ainda afirmou que tinha medo pelo dia da perda de sua mãe. “Leve de mim tudo o que quiser, tudo o que puder. O dia mais temido chegou. O dia de continuar neste mundo tão empobrecido, sem o precioso simbólico da filiação, sabendo que você não estará mais por aqui. Guarde meu coração com o seu. Até o dia que Deus voltar a me permitir deitar a cabeça no seu colo, enquanto você faz carinho nos meus cabelos, me chamando de Fabinho. Obrigado a todos vocês que rezaram, obrigado pelo amor com que vocês sempre nos trataram”, concluiu.

Brumado vai vacinar idosos de 68 anos e mais nesta segunda-feira (29) Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A secretaria de saúde de Brumado divulgou mais um plano de vacinação contra a Covid-19, o novo coronavírus que será iniciado na próxima segunda-feira (29). De acordo divulgado pela pasta, a nova etapa de imunização vai contemplar os idosos com 68 anos e mais. As vacinas serão aplicadas no Centro Municipal de Educação Agamenon Santana (CMEAS), na Escola Graça Assis, Escola Zilda Neves e Escola Idalina Azevedo e de 8h às 11h30 e de 14h às 16h30. Os idosos devem apresentar cartão de vacinação, documento de identificação e CPF.

787 brumadenses estão contaminados com a Covid-19

Neste sábado, 27 de março, o município de Brumado registra 6827 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 16823. Entre os diagnósticos: 59 internações, 116 óbitos, 787 pacientes em tratamento e 5924 recuperados. No momento, 106 ainda aguardam resultado laboratorial e 8677 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Jovem de 19 anos morre após ser confundida com esposa de criminoso em Ilhéus Foto: Reprodução/TV Bahia

Uma jovem de 19 anos foi morta e uma criança ficou ferida após uma facção criminosa invadir e atirar na mesma no bairro de Salobrinho, em Ilhéus, sul da Bahia, na noite de sexta-feira (26). As informações são do G1. A polícia suspeita que o ataque ao bairro tenha sido liderado por Elinaldo Souza dos Santos, conhecido como “Sebinho”. Segundo apurado pela polícia, ele queria matar rivais que moram no bairro de Salobrinho. Segundo informações da polícia, o caso ocorreu por volta das 18h40, na Rua Professora Terezinha. Gioavana dos Santos Vidal estava dentro de casa, quando foi atingida por tiros. Após o ataque, familiares da vítima foram para a porta da casa dela e, ao olharem por um vitrô, perceberam marcas de sangue. Eles então arrombaram a porta e encontraram Giovana caída ao chão. Uma criança em outra casa foi atingida na panturrilha esquerda por um tiro. Ela foi socorrida por uma equipe do serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levada para o pronto socorro infantil do Hospital Vida Memorial. Ela não corre risco de morte. Uma conhecida de Giovana, que não quis se identificar, contou que ela estava conversando com uma colega de trabalho, em aplicativo de mensagens, quando ouviu tiros. Giovana então teria aberto a porta, para ver o que estava acontecendo, e foi baleada. Giovana era casada e tinha uma filha de três anos. O corpo dela será velado em uma padaria do bairro de Salobrinho, cuja dona é tia dela, e pela tarde será enterrada no município de Jussari. A polícia ainda informou que uma segunda pessoa foi encontrada morta no Rio Salobrinho, e que a suspeita é de que o corpo seja de um dos criminosos que teria tentado atravessar o rio para atacar rivais, mas que acabou morrendo afogado.

97% das UTIs Covid estão ocupadas na cidade de Vitória da Conquista Foto: Divulgação/Sesab

Vitoria da Conquista, a 132 km de Brumado, é o quarto município da Bahia com mais casos confirmados de Covid-19, com 23.270 registros. Nesta sexta-feira (26), a taxa de ocupação das UTIs Covid no local chegou a 97%. Segundo a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), o município também é o quinto com mais casos ativos (297) e óbitos por residência (370). “Neste cenário, não é recomendado flexibilizar as medidas restritivas adotadas até o momento”, diz o órgão. Em nota, a Sesab afirmou que na região Sudoeste do estado há 197 leitos exclusivos para o atendimento de pacientes infectados pelo coronavírus, 90 deles de UTI. Já na região Sul, 350 leitos estão ativos até esta sexta-feira, sendo 146 de terapia intensiva. “Cabe esclarecer que a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) trabalha sempre no sentido de que qualquer paciente, independente do agravo, seja atendido em seu município/região. Há um esforço de regionalização e descentralização da assistência observado em toda a Bahia e na região Sudoeste, em específico, hoje encontram-se 197 leitos exclusivos para o atendimento de pacientes com o diagnótico de coronavírus (Covid-19), sendo 90 de UTI”, explicou o órgão. A Sesab também afirmou que a informação de plano deliberado de transferência de pacientes se trata de uma notícia falsa e caracterizou a disseminação do assunto como irresponsável. O órgão também lembrou que o SUS (Sistema Único de Saúde) é universal e oferece atendimento a todos os brasileiros de forma irrestrita e, caso necessário, qualquer paciente, independente do agravo, pode ser atendido em qualquer localidade.  “Aqueles que a difundem não possuem credibilidade e portanto devem ser desconsiderados”, criticou a secretaria.

Vitória da Conquista: Jovem cai em cisterna de 15 metros de profundidade em casa abandonada Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Um jovem caiu em uma cisterna de 15 metros de profundidade, em uma casa abandonada da cidade de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, e foi resgatado sem ferimentos graves. O caso aconteceu na noite de quinta-feira (25), na Avenida Presidente Dutra. De acordo com o Corpo de Bombeiros, moradores que passavam pelo local ouviram os gritos de socorro saindo de dentro do imóvel e acionaram a equipe do resgate pela central telefônica. Ainda segundo o órgão, o jovem, que disse ter 18 anos, estava sem documentos de identificação e “levemente desorientado psicologicamente”. “As pessoas passaram pela rua, ouviram vozes no imóvel abandonado, e despertou a curiosidade. Lá dentro, encontraram o rapaz. Ele disse ter 18 anos, mas parecia não estar bem orientado. Parecia ter tomado um remédio forte ou apresentar algum transtorno mental”, disse Sara Reis, do 7º Grupamento de Bombeiros Militar (7º GBM/Conquista). O rapaz foi socorrido por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que fez os primeiros atendimentos, e depois foi encaminhado a um hospital na cidade, somente com arranhões e leves escoriações.

Rui Costa prorroga até 5 de abril a proibição de venda de bebida alcoólica na região de Brumado Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste

O novo decreto do Governo do Estado que foi publicado no Diário Oficial deste sábado (27) prorrogou a restrição da comercialização de bebidas alcoólicas na região de Brumado, no sudoeste baiano. A medida, que estava em vigor até a última sexta-feira (26), agora tem validade até as 5h de 5 de abril. Está vedada a venda de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery). A ação visa conter aglomerações e o avanço da pandemia do coronavírus. Os estabelecimentos comerciais deverão isolar seções, corredores e prateleiras nos quais estejam expostas bebidas alcoólicas. A região de Brumado inclui os seguintes municípios: Aracatu, Barra da Estiva, Boquira, Botuporã, Brumado, Caturama, Contendas do Sincorá, Dom Basílio, Érico Cardoso, Guajeru, Ibicoara, Ibipitanga, Ituaçu, Jussiape, Livramento de Nossa Senhora, Macaúbas, Malhada de Pedras, Paramirim, Rio de Contas, Rio do Pires e Tanhaçu.

Homem com tornozeleira eletrônica morre em confronto com a polícia no oeste da Bahia Foto: Divulgação/SSP-BA

Um homem que utilizava tornozeleira eletrônica morreu na quinta-feira (25) após troca de tiros com policiais militares em Barreiras, no oeste da Bahia. A informação é da PM por meio da secretaria de Segurança Pública (SSP-BA). De acordo com a polícia, o homem foi localizado pela Rondesp Oeste, com uma pistola calibre 380 e drogas. A polícia não detalhou, no entanto, qual crime que o homem foi condenado. As equipes faziam o patrulhamento na rua Carlos Drummond de Andrade, bairro de Bandeirantes, quando notaram que um homem, que ao avistar as viaturas, tentou entrar em uma residência. Ao perceber que as guarnições se aproximavam, ele atirou contra os policiais. No revide, o homem foi atingido, socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu. Em um imóvel no bairro onde o homem foi achado, foram encontrados carregador para o armamento, munições, balança, e porções de cocaína, maconha e crack, além de R$ 704 em espécie. A ocorrência foi registrada na 1ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) de Barreiras.

Brumado registra uma morte de coronavírus nas últimas 24h e tem 750 pacientes ativos

Nesta sexta-feira, 26 de março, o município de Brumado registra 6790 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 16823. Entre os diagnósticos: 57 internações, 116 óbitos, 750 pacientes em tratamento e 5924 recuperados. No momento, 170 ainda aguardam resultado laboratorial e 8677 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Criminosos utilizam foto e nome de Rui Costa em golpe pelo WhatsApp Foto: Reprodução/Instagram

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), fez uma postagem nas redes sociais, na noite de quinta-feira (25), denunciando que alguém está se passando por ele no Whatsapp para aplicar golpes. Na mesma postagem, o governador relatou que, nos últimos dias, tem sido vítima de calúnias e fake news. “Atenção: estão praticando um golpe com meu nome, usando uma foto minha no Zap em um número que não é meu. Já denunciei à polícia, que vai investigar o caso. Tenho convicção que a autoria será identificada. Nos últimos dias, tenho sido vítima de várias calúnias e fakes news. Por que será?”, escreveu o governador. Na postagem, entretanto, o governador não detalhou como funciona o golpe que está sendo aplicado.

Nepotismo: MP determina imediata exoneração de servidores em Aracatu Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O titular da 1ª Promotoria de Justiça de Brumado, Millen Castro Medeiros de Moura, em defesa da moralidade administrativa, resolveu instaurar Procedimento Preparatório Para Inquérito Civil a fim de apurar, em razão da transição de governo municipal, o cumprimento da Súmula Vinculante nº 13 do Supremo Tribunal Federal (STF) por parte do Poder Executivo de Aracatu, sob a gestão da prefeita Braulina Lima Silva (Republicanos). Para tanto, expediu uma recomendação ao Município determinando que anule as contratações temporárias, no prazo de 20 dias, de pessoas ligadas à prefeita, ao vice-prefeito, aos vereadores, secretários e servidores municipais, por casamento ou parentesco até o terceiro grau, bem como se abstenha de realizar novos contratos com tais restrições; que anule as nomeações, no prazo de 20 dias, dos servidores ocupantes de cargo comissionado ou função de confiança, parentes até o terceiro grau, afim, consanguíneo ou civil, da prefeita, vice-prefeito, secretários e vereadores, bem como se abstenha de realizar novas nomeações com as mencionadas limitações; que informe a esta Promotoria de Justiça, no prazo de 10 dias, a lista de eventuais servidores municipais que sejam cônjuge, companheiro ou parente (linha reta, colateral ou afinidade), até o terceiro grau, inclusive, da prefeita, do vice-prefeito, dos vereadores e dos secretários, comissionados ou contratados sem concurso público, relacionando-os com os respectivos parentes; que, no caso de agente político que possua o parentesco supramencionado, especifique a qualificação técnica ou experiência prévia, com o envio de prova documental, para tanto; e que comunique, em 20 dias, as medidas adotadas em decorrência da recomendação.

Chapada Diamantina: Família desenterra criança após 'revelação' de pastor de que estaria viva Foto: Reprodução/Redes Sociais

O caso envolvendo uma criança de um ano e 10 meses provocou comoção entre os moradores da comunidade de Colônia, na cidade de Itaetê, na Chapada Diamantina. Tudo começou quando a criança foi levada ao Hospital Municipal da cidade e foi declarada morta pelo médico plantonista. Entretanto, após o enterro, um pastor evangélico, conhecido da família, informou que teve uma 'visão' de que a criança estaria viva, o que levou os pais a desenterrarem-na e perceberem o que seriam sinais vitais, como piscar de olhos e movimento das mãos. De acordo com o jornal A Tarde, na madrugada desta quinta-feira, 25, os pais procuraram a unidade hospitalar após a menina ter passado mal, e teriam sido informados pelo médico de plantão que ela teve uma crise convulsiva, resultado no óbito. Após o velório e enterro, no entanto, o pastor da igreja que a família faz parte teria ligado e informado que teve uma visão de que a menina estaria viva. A família acreditou e desenterrou o caixão da criança. Conforme moradores da cidade, a criança teria sido desenterrada sem sinais vitais, mas o corpo ainda estava quente e ela teria apertado a mão de alguém pouco tempo depois.

Vereador Beto Bonelly solicita criação de Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O vereador Beto Bonelly (PSB) requereu à Casa Legislativa que seja apresentado ofício à Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP-BA) solicitando a implantação de uma Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) no município de Brumado. Em sua justificativa, o parlamentar explicou que é preciso dar mais auxílio e atenção à mulher que sofre violência física ou mental. “Por isso, torna-se necessário o atendimento personalizado por meio das delegacias especializadas de atendimento à mulher, com estrutura própria para atendê-las de forma a não criar constrangimento nenhum”, destacou.

Ministro da saúde defende isolamento e diz a médicos ser contra tratamento precoce Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, se reuniu na última quinta-feira (25), com chefes do Hospital das Clínicas e do Incor (Instituto do Coração), em São Paulo, e disse aos médicos ser contra o chamado “tratamento precoce” para a covid-19, além de ter apoiado o uso de máscaras e o isolamento social como ferramenta principal no combate à pandemia no país. O ministro visitou a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), que reúne os dois complexos hospitalares, para pedir ajuda para alinhar um novo protocolo nacional de combate à doença nos hospitais do Brasil. Presente na reunião, o infectologista Esper Kallás disse que o ministro prometeu “seguir a ciência” em sua gestão na pasta. “O ministro é técnico, tem conhecimento médico e deixou claro a importância do isolamento social, do uso de máscaras e reconheceu a inexistência de um tratamento precoce para o vírus. Estamos no pior momento da pandemia. Se as coisas continuarem como estão, a previsão do futuro é ainda pior”, disse ao Uol o membro do Centro de Contingência ao Coronavírus em São Paulo. A reportagem confirmou as declarações de Queiroga com outro médico do Hospital das Clínicas que preferiu não se identificar. O encontro foi realizado de forma presencial e com participações virtuais de outros profissionais da saúde, e durou pouco mais de uma hora.

Rio do Pires: Técnica em enfermagem pede desculpas por não aplicar vacina em idosa e MP investiga o caso Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

A técnica em enfermagem, Danila Marques, da cidade de Rio do Pires, a 181 km de Brumado, gravou um vídeo para se desculpar pela não aplicação da vacina da Covid-19, em uma idosa na comunidade de Contagem (veja aqui). Ela contou que trabalha há sete anos na comunidade de Contagem e nunca cometeu erros semelhantes. “Não sei o que aconteceu no momento. Até agora não consigo entender”, declarou. Por conta da repercussão do fato, a profissional disse que passou a ser “crucificada” nas redes sociais. No relato, ela disse ainda que a seringa usada no caso foi encontrada no descarte com a dose. “Estou sendo julgada, crucificada. Não foi um golpe, jamais faria isso com ninguém. As pessoas me conhecem, e eu conheço cada pessoa da comunidade de Contagem. Elas sabem do meu trabalho. Venho há sete anos trabalhando nessa comunidade. Nunca ocorreu um erro desse”, afirmou. Danila Marques também pediu desculpas à idosa. Por conta do caso, a prefeitura de Rio do Pires afastou a técnica em enfermagem. Ao tomar conhecimento do fato, o Ministério Público do Estado (MP-BA) começou uma apuração. Por meio da promotora Karina Costa Freitas, o órgão já solicitou com urgência informações da prefeitura de Rio do Pires como parte do procedimento investigativo. Segundo o MP-BA, a promotora vai atuar de modo articulado com o delegado de Polícia Civil Márcio Andrei Tito Moreno Oliveira, titular da delegacia de Rio do Pires, e com outros promotores.

Brumado: OAB cobra instalação da 2ª vara cível; atualmente são 8 mil processos e apenas um juiz para julgar Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Brumado, a 21ª Subseção da OAB busca a instalação de uma Segunda Vara Cível. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente da OAB no município, Kléber Lima Dias, explicou que a Segunda Vara Cível já foi criada, porém não foi instalada. “De acordo com o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), são mais de 8 mil processos na Vara Cível e apenas 1 juiz para julgá-los. É humanamente impossível que apenas 1 juiz, por mais que trabalhe, dê conta de mais de 8 mil processos”, destacou. Os atrasos em muitos processos, conforme frisou, não se deve à conduta dos advogados, mas sim à grande demanda. Para Dias, a justiça é um direito da população e a segunda vara é uma necessidade urgente em Brumado. “A instalação está sendo estudada. Temos feito de tudo para que os processos sejam céleres. Pode ter certeza, a culpa não é do advogado”, adiantou.

Base Comunitária reforça alimentação de famílias em Vitória da Conquista Foto: Divulgação/SSP-BA

Quatorze famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social, no município de Vitória da Conquista, tiveram os estoques das suas dispensas reforçados, após apoio da Base Comunitária de Segurança (BCS) Nova Cidade. Cestas básicas com alimentos e produtos de higiene foram distribuídas, na tarde de terça-feira (24). Previamente cadastradas pela Patrulha Comunitária da unidade, as famílias receberam a visita dos PMs em suas casas, evitando aglomerações e a disseminação da covid-19. Os kits foram doados por integrantes da comunidade. Segundo a comandante da BCS, capitã Valdomira Santos da Silva Conceição, o apoio da polícia comunitária às famílias, nesse momento difícil da pandemia, é fundamental. “Percebemos que cada vez mais novas pessoas precisam do nosso apoio. São famílias numerosas e que, com bastante esforço e apoio da comunidade, conseguimos atender”, contou. As cestas foram destinadas aos moradores dos bairros Pedrinhas, Nova Cidade, Alto do Panorama, Nova Esperança e Veloso.

Familiares morando em Goiás encontram dombasiliense através do Achei Sudoeste Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Natural da cidade de Formosa, em Goiás, Jeferson Barbosa dos Santos entrou em contato com o site Achei Sudoeste por conta de uma matéria publicada em julho do ano passado, quando a irmã Alessandra Raimundo Santos, de Dom Basílio, estava à procura dos familiares (veja aqui). Segundo Jeferson, ele colocou o nome da irmã no Google e acabou encontrando a matéria. O seu pai, Axes Ribeiro dos Santos, ficou muito emocionado ao ver a foto da filha no site. “Ele também tinha o sonho de conhecer ela. Ele viu ela pela última vez quando era criancinha. Meu pai ficou muito emocionado ao ver as imagens. Ele reconheceu na hora”, relatou. Agora, a família busca uma reaproximação depois de tantos anos separados. “Achei que não iria encontrá-la mais”, completou.

Bicho preguiça é encontrado dentro de empresa em Vitória da Conquista Foto: Divulgação/CBMBA

Um bicho-preguiça foi achado dentro de uma empresa em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Segundo o Corpo de Bombeiros, funcionários do local se depararam com o “visitante” e acionaram os bombeiros do 7° Grupamento de Bombeiros Militar (7°GBM/Vitória da Conquista). Ao chegar no local, os militares usaram técnicas para que o animal não fosse machucado. Logo o bicho foi capturado. Ele foi também avaliado e levado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas). Em caso de alguém encontrar esse tipo de animal e não saber o que fazer, a orientação é que informe sobre o caso ao Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA). A partir de técnicas adequadas, os agentes conseguem evitar que o animal fique estressado ou se machuque durante o manuseio. O caso ocorreu na última terça-feira (23).

MP debate situação epidemiológica de Caturama, Érico Cardoso, Paramirim, Rio do Pires e Tanhaçu Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Ministério Público Estadual (MPE), por meio da promotora de Justiça Karina Costa Freitas, promoveu, em videoconferência, uma reunião nesta quarta-feira (24), com os cinco secretários municipais de saúde dos Municípios de Caturama, Érico Cardoso, Paramirim, Rio do Pires e Tanhaçu para debater a situação epidemiológica da região durante a pandemia da Covid-19. A promotora atua nas comarcas de Paramirim e Tanhaçu, que abarca todos os municípios reunidos. No encontro, foram avaliados, conjuntamente, aspectos e desafios no enfrentamento à pandemia. A promotora de Justiça destacou a existência de procedimentos administrativos para cada um dos municípios, pelos quais o Ministério Público acompanha e fiscaliza as políticas públicas de enfrentamento à pandemia.

Neto derrota Wagner nos cenários em 2022, diz pesquisa Foto: Reprodução/Correio

O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), lidera todos os cenários estimados em pesquisa eleitoral feita pelo Instituto Paraná Pesquisas, em parceria com o site Bahia Notícias. Cotado como principal concorrente do democrata, Jaques Wagner (PT) aparece em segundo lugar nas intenções de votos, mas acaba sendo derrotado em todos os cenários, inclusive na disputa direta. A primeira situação testada foi com as opções de voto pulverizadas, contando com nomes como o senador Otto Alencar (PSD) e o vice-governador João Leão (PP), que atualmente fazem parte da base do governador Rui Costa (PT). ACM Neto aparece nesse cenário com 49,3%, contra 21,4% de Wagner. Ficam empatados na terceira colocação a secretária de Saúde de Porto Seguro, Raíssa Soares, e Otto Alencar, com 3,9% cada. João Leão, o vereador Alexandre Aleluia e o ex-vereador Marcos Mendes não ultrapassam a casa dos 3% nestes cenários. 12,5% dos entrevistados foram brancos e nulos e 5,3% não sabe ou não respondeu. No segundo cenário, sem as candidaturas de Otto, Leão e Aleluia, Neto acumula um total de 51,9%, ante 24,2% de Wagner. Raissa Soares, possível nome do bolsonarismo na corrida ao governo estadual, aparece com 4,2%. Marcos Mendes tem 0,8% das intenções de voto. Brancos e nulos somam 13,8% e 5% dos entrevistados não sabem ou não responderam. Na disputa direta entre ACM Neto e Jaques Wagner, o ex-prefeito de Salvador soma 56,5%, contra 25,8% do ex-governador da Bahia. O número de brancos e nulos fica em 13,7% e 4% não souberam ou não responderam. A pesquisa ouviu 2002 eleitores em 186 municípios da Bahia entre os dias 20 e 24 de março de 2020. A margem de erro é de 2% e o levantamento foi realizado por telefone com baianos com mais de 16 anos.

Brumado: Polícia Militar detém irmãos que mantinham pé de maconha em casa Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na última quarta-feira (24), dois irmãos foram detidos por cultivar maconha dentro de casa no Bairro Dr. Juracy, em Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Major Mário Cabral, comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), relatou que a polícia localizou um deles em atitude suspeita durante ronda no bairro. Na abordagem, o mesmo informou que o irmão possuía um pé de maconha dentro de casa. Segundo o Major, na residência, os policiais constaram a veracidade do fato. “Ele tinha ciência do que se tratava. A legislação não fala em quantidade com relação ao plantio. Ele disse que era só pra consumo”, destacou. Os suspeitos foram levados até a delegacia, onde foram ouvidos e liberados. A planta e o material foram apreendidos.

Justiça autoriza importação de vacinas contra o coronavírus sem doação obrigatória ao SUS Foto: Shamil Zhumatov/Reuters

O juiz Rolando Spanholo, substituto da 21ª Vara Federal de Brasília, autorizou nesta quinta-feira (25) três entidades do Distrito Federal, de São Paulo e de Minas Gerais a importar vacinas contra a Covid-19. Pela decisão, essas entidades estão dispensadas de doar os imunizantes para a União, como prevê a lei. De acordo com o G1, a Advocacia-Geral da União (AGU) deve recorrer ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), com sede em Brasília. Na prática, o entendimento do juiz abre brecha para que outras entidades busquem a Justiça e tentem conseguir o mesmo aval.

Brumado: Hemoba relata queda de estoque durante a pandemia e convoca doadores voluntários Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Brumado, a unidade está realizando agendamentos para doações em grupo. Desde a última semana, têm sido recebidos no local grupos da Polícia Militar, da Polícia Rodoviária Federal, do Tiro de Guerra, da Guarda Municipal e da Polícia Civil. A mobilização tem o objetivo de melhorar os estoques de sangue no município, que está em níveis críticos para os grupos A+, O+, B-, AB- e em alerta para as demais tipagens. As doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h. Para garantir uma doação segura e a distribuição de sangue para os principais hospitais da cidade, a unidade adotou, desde o começo da pandemia, a doação por Hora Marcada como medida de prevenção. Os doadores que tiverem interesse em agendar seu atendimento devem entrar em contato através do número (77) 3441-1363. Para doar sangue, o voluntário deve estar de máscara, em boas condições de saúde, sem sintomas virais, pesar mais de 50 quilos, estar bem alimentado, ter dormido pelo menos 6h, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12h, não fumar por, pelo menos, duas horas, e ter entre 16 e 69 anos incompletos. 

MP aciona prefeito do Município de Wenceslau Guimarães que ‘furou a fila’ da vacinação da Covid-19 Foto: Reprodução/Redes Sociais

O Ministério Público Estadual (MPE), por meio do promotor de Justiça Rodrigo Pereira Anjo, ajuizou ação civil pública contra o prefeito de Wenceslau Guimarães, Carlos Alberto Lioterio dos Santos (Republicanos), que ‘furou a fila’ da vacinação do coronavírus. “Somadas todas as doses aplicadas (1ª e 2ª), no dia em que o prefeito foi vacinado, o município não tinha vacinado nem metade dos integrantes dos grupos previstos na primeira fase da imunização. No entanto, o prefeito e mais vinte casos suspeitos, sem nenhuma causa ou motivo, foram privilegiados na fila de vacinação, em detrimento de todos aqueles que mais necessitavam”, destacou o promotor de Justiça. O MP acionou também a coordenadora de Vigilância Epidemiológica do Município, Jucineide Ferreira Cordeiro. Na ação, o MP requer que a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, no exercício de suas prerrogativas, não permita ou convoque para a vacinação qualquer pessoa sem antes discriminar exatamente qual o cargo ocupado, mediante o recebimento e arquivamento da documentação pessoal, bem como da prova documental do nível de risco exigido para o cargo, ou a comprovação do seu pertencimento aos outros grupos prioritários da primeira fase e que ela também não autorize a aplicação da segunda dose, caso ainda não tenha ocorrido, de quaisquer das pessoas vacinadas irregularmente. Além disso, o MP requer que a Justiça determine que o prefeito municipal não receba a segunda dose da vacina até que chegue o momento de vacinação do grupo no qual se enquadra, bem como ele não aprove a aplicação em qualquer outra pessoa que não se enquadre nos critérios do grupo um, em especial parentes, amigos próximos ou servidores municipais. “Foram verificados também casos de servidores públicos municipais que apesar de executarem atividade sem qualquer conexão com a área da saúde e/ou risco de exposição exigido para a prioridade (risco alto), foram contemplados nessa primeira fase de vacinação”, afirmou o promotor de Justiça Rodrigo Anjo.

Livramento de Nossa Senhora: Policial da 46ª CIPM resgata cão abandonado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na última segunda-feira (22), a policial militar Keliane Nunes, lotada na 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, ao chegar ao portão do quartel para trabalhar, avistou um cachorro deitado sobre a via, aparentemente abandonado, pois portava uma coleira e sem forças para levantar. Ao redor do cão encontravam-se alguns cães de rua que latiam continuamente. Segundo informou a 46ª CIPM ao site Achei Sudoeste, ela alimentou o animal e o guiou para dentro do quartel a fim de salvaguardá-lo de um possível acidente de trânsito, enquanto aguardava a sua remoção para atendimento em uma clínica veterinária, também custeada pela policial. Durante o atendimento, na mesma manhã da segunda-feira, foram feitos exames laboratoriais e verificado um tumor. A Associação de Proteção Animal em Livramento (APA) visitou o animal no consultório, acompanhada de um casal de protetores que estavam ansiosos para adotá-lo. Agora, o cão, apelidado de Bolt, tem um lar.

Adab apreende 210 kg de carne clandestina na cidade de Caetité Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) apreendeu na última quinta-feira (25), 210 kg de carne clandestina na cidade de Caetité, a 100 km de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a operação contou com o apoio da Polícia Militar e da Vigilância Sanitária. A apreensão foi realizada no Distrito de Maniaçu. De acordo com a Adab, novas fiscalizações e operações serão realizadas em toda a cidade de Caetité e em toda a região de Guanambi. A Adab reforça que a carne de origem clandestina prejudica a saúde da população, pois não tem nenhuma condição para consumo. O órgão pontuou que as carnes precisam ter procedência, ou seja, vir de frigoríficos, bem como ser inspecionadas. Toda a carne apreendida foi incinerada.

Arquivo