Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
04/2013
fechar

Brumado: Placa de identificação da BR-030 é arrancada Além da placa de identificação, algumas placas de sinalização também estão danificadas no mesmo local. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

 O início do trecho da BR-030, entre Brumado e Tanhaçu, perdeu sua placa de identificação. A placa, que identificava a rodovia federal já na saída da BA-262, foi arrancada e encontra-se escorada em uma árvore à margem da pista. Além da placa de identificação, algumas placas de sinalização também estão danificadas no mesmo local.

Prefeito Aguiberto Lima Dias visita presidente da Assembleia Legislativa da Bahia Acompanhando do deputado João Bonfim, o prefeito da capital minério esteve reunido com o deputado Marcelo Nilo (PDT). (Foto: Divulgação).

Em sua visita a Salvador, o prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL) participou de audiências na companhia do deputado estadual João Bonfim (PDT), no intuito de resolver questões importantes para o município, entre elas, o esgotamento sanitário e a ampliação da Barragem de Cristalândia. O gestor também esteve no gabinete do presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Marcelo Nilo (PDT), que se mostrou receptivo às solicitações apresentadas, além de bastante preocupado com a falta de uma rede de esgotamento sanitário municipal. Para ele, a ausência da rede pode ocasionar problemas de saúde e prejuízos na captação de recursos de outras esferas de governo. Aguiberto agradeceu ao presidente pela receptividade com que o recebeu e pela demonstração de carinho com os brumadenses.

Galeria de esgoto ameaça desabar na Rua Agenor Caetano em Brumado Os moradores esperam que a galeria seja consertada para que sejam evitados acidentes e o mau cheiro com a constante presença de ratos e insetos. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Moradores e comerciantes da Rua Agenor Caetano, no Bairro Novo Brumado, em Brumado, estão aborrecidos por conta da falta de atenção da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) e da prefeitura com o local, onde desde o último domingo (31) um caminhão provocou o afundamento de parte da galeria de esgoto. “Fomos reclamar da situação, mas fizeram da gente peteca. A prefeitura joga pra Embasa, que devolve para prefeitura”, disse André Meira, morador da localidade. Os moradores alegaram que com o buraco formado é constante a presença de ratos e insetos na região. Além disso, existe o risco de acidentes e o mau cheiro que exala do esgoto é muito forte. “Isso tem gerado um mal estar terrível para nós, pois náuseas e dores de cabeça têm afetado muitos por aqui, forçando algumas famílias a fazerem uso constante de medicamentos que antes não tomavam”, desabafou o morador.

Brumado: DTTU recebe material para sinalização horizontal O material já começou a ser utilizado na demarcação das sinalizações. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O Departamento de Trânsito e Transportes Urbanos de Brumado (DTTU) recebeu esta semana material para sinalização horizontal das vias públicas. Foram entregues tintas para as faixas de pedestre, calotas redutoras de velocidade, segregadores para canalização do trânsito, micro esfera de vidros reluzentes e mistura para tintas. O material já começou a ser utilizado na demarcação das sinalizações. Durante a semana, o Departamento realizou a troca de fixação de 60 novas placas verticais.

Piripá: Justiça cassa mandatos de prefeita e vice Sueli Bispo Gonçalves (PP) teve seu mandato cassado pelo juiz Léo André Cerveira da 60ª Zona Eleitoral de Condeúba. (Foto: Reprodução/TSE).

A prefeita de Piripá, no sudoeste baiano, Sueli Bispo Gonçalves (PP), e seu vice, Dácio Fortunato Bilac (PP), tiverem seus mandatos cassados pelo juiz Léo André Cerveira, da 60ª Zona Eleitoral de Condeúba.  Segundo informações obtidas pelo Brumado Notícias, Sueli e Dácio foram acusados de abuso de poder político e econômico durantes as eleições municipais de 2012. De acordo com a denúncia, eles teriam fretado cerca de oito ônibus com o intuito de fornecer transporte gratuito a eleitores da zona rural de Piripá, às segundas-feiras (dia de realização da feira livre no município), com objetivo de angariar votos. No documento, consta que o oferecimento do serviço teve início em julho de 2012 e que deveria funcionar até o dia das eleições, em outubro de 2012. Notificada para apresentação de defesa, a parte investigada alegou que o transporte de pessoas da zona rural com destino à feira livre não teria qualquer conotação eleitoral. Portanto, refutaram a tese sustentada, aduzindo que, em verdade, a Administração Municipal é que estaria usando ônibus escolares para o transporte de munícipes, com claro desvio de finalidade. Em sua decisão, o juiz relatou que “por tudo o quanto exposto e o que no mais dos autos se depreende, com fundamento no inciso XIV, art. 22, da Lei Complementar 64/90 e art. 269, I, do CPC, julgo procedente a presente demanda, para determinar a cassação dos diplomas dos investigados, Sueli Bispo Gonçalves e Dácio Fortunato Bilac, e consequente declaração de sua inelegibilidade pelo prazo de oito anos”, sentenciou. 

Ex-vereador Léo Vasconcelos se forma em Administração O Curso Superior de Administração foi pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). (Foto: Divulgação).

No último dia 23 de março, o ex-vereador Léo Vasconcelos (PMDB) formou-se no Curso Superior de Administração pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), através de uma parceria que se iniciou em 2007 entre a entidade de ensino, o Senado Federal e as Câmaras Municipais Brasileiras. A solenidade de diplomação aconteceu no Hotel Mercure, em Salvador. Na ocasião, estiveram presentes, além de seus filhos e sua esposa, a vereadora brumadense Liu Vasconcelos (PCdoB) e amigos.  Vasconcelos falou sobre sua alegria em estar se formando. “Estou muito satisfeito por mais esta conquista, pois espero dar um passo ainda maior, que é concluir o curso se Direito que iniciei em Ribeirão Preto (São Paulo) no ano de 1997, já que agora posso fazer uma segunda graduação de ensino na FIB em Salvador”, disse.

Seca tira o leite do Fome Zero em Brumado Mil crianças não estão recebendo mais o leite que era entregue nas escolas do município. Cooperativa ainda pode ser fechada na cidade. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Mil crianças assistidas pelo Programa Fome Zero em Brumado não estão recebendo mais o leite que era entregue nas escolas do município. O Brumado Notícias visitou a usina de beneficiamento da Cooperativa dos Produtores do Leite nesta sexta-feira (05) e o presidente Antônio Meira Leite explicou que em virtude da seca que se intensificou desde o ano passado a produção vem sendo reduzida, o que obrigou a cooperativa a cortar o fornecimento de 5 mil litros de leite por semana para o Fome Zero. A usina chegava a pasteurizar em média 4500 litros de leite por dia, mas com a seca prolongada a produção vem caindo gradativamente. Nesta sexta-feira (05), a produção foi de apenas 2800 litros. “Vai ser difícil voltar a entregar porque os produtores estão sem recursos para comprar a ração, e sem comer a vaca não produz. Os pastos só estão produzindo o suficiente para a sobrevivência do gado”, explicou Antônio Meira. Para o presidente, se não houver um melhoramento por parte do setor financeiro ou do próprio município a situação tende a piorar, com risco de corte da entrega do leite na cidade e até fechamento da cooperativa. A unidade emprega direta e indiretamente cerca de 500 pessoas. Antônio disse que já tentou comprar o leite em cidades vizinhas, mas a situação nos demais municípios também é a mesma. Além disso, por questão de transporte fica inviável a entrega do leite em tempo hábil. Segundo o presidente, em algumas comunidades rurais muitos animais já começaram a morrer de sede, vez que a água só é suficiente para consumo humano. Ao final da entrevista, o presidente da cooperativa mostrou o caminhão refrigerado que fazia a entrega do leite do Fome Zero nas escolas municipais, que há dias não sai da garagem. Na próxima quarta-feira (10), os produtores rurais se reunirão com o prefeito de Brumado, Aguiberto Lima Dias (PSL), a fim de buscar alternativas para remediar os efeitos da seca no município.

Por volta das 14h da última terça-feira (02), a Agência dos Correios de Caetité, no sudoeste baiano, foi assaltada por dois homens armados. De acordo com informações obtidas pelo Brumado Notícias, os meliantes chegaram em uma moto e, enquanto um deles rendia os funcionários e clientes, o outro vigiava a porta do local. Estima-se que os bandidos tenham roubado R$8 mil dos Correios, que também funciona como correspondente bancário do Banco do Brasil. O caso foi registrado na delegacia de polícia de Caetité e o está sendo investigado pela Polícia Civil. Ninguém ficou ferido.

Happy Hour com Nilzete Dias hoje (05) no Clube Social de Brumado Traga toda sua família e divirta-se para valer! (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O Clube Social de Brumado (CSB) convida a todos os associados para um happy hour que irá acontecer hoje (05), à beira da piscina. A cantora Nilzete Dias e o músico Chiquinho Amorim prometem um repertório variado com muita música boa. O evento terá início a partir das 19h. Traga toda sua família e divirta-se para valer! Clube Social de Brumado é a sua melhor opção!

Circuito de vôlei feminino de areia em Brumado O circuito de vôlei de areia será realizado dos dias 20 de abril a 1º de maio.

Dos dias 20 de abril ao dia 1º de maio será realizado o circuito de Vôlei Feminino de Areia na AABB em Brumado. Uma das idealizadoras do evento, Núbia Rocha disse em entrevista ao Brumado Notícias que a princípio o objetivo da competição é resgatar a prática da modalidade no município. Segundo Rocha, por conta disso, esse primeiro momento da competição será realizado só com atletas locais. “Após o circuito feminino, vamos realizar também o masculino e, em seguida, iremos elaborar o projeto para um circuito regional. Mas, de início nosso intuito é motivar o retorno do vôlei de areia em nossa cidade”, explicou Núbia. As inscrições já foram iniciadas. Para se inscrever, é preciso pagar uma taxa de R$ 40 por dupla. Esta, no ato da inscrição, recebe o uniforme da competição. Será pago os prêmios de R$ 600 aos campeões, R$ 400 aos vices e R$ 200 para quem ficar com a terceira colocação. Além disso, as três duplas melhores colocadas recebem troféus e medalhas.   

Brumado: Pepe Moreno no Sítio Paraíso neste sábado (06) O evento será realizado no Sítio Paraíso, na comunidade de Samambaia.

A tradicional festa do ‘Forró do Risca Faca’ acontece no próximo sábado, dia 06 de abril. O evento será realizado no Sítio Paraíso, em Samambaia, Distrito de Brumado. Pepe Moreno e Jorginho dos Teclados irão animar o arrasta pé, que tem início a partir da 21h30. O Forró do Risca Faca é uma realização de Jorginho Produções. Não perca esta grande festa! Compre já o seu ingresso!

Brumado: Obras da UTI, UPA, PSF´s e ampliação do centro cirúrgico em andamento No Hospital Magalhães Neto, está em andamento as obras de construção do novo Centro Cirúrgico e a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em Brumado, as obras de alguns Postos de Saúde da Família (PSF) e obras no Hospital Professor Magalhães Neto, a exemplo do novo Centro Cirúrgico, que contará com cinco salas para atendimento, e a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), estão em andamento. Em entrevista ao Brumado Notícias, o secretário de Saúde Cláudio Feres relatou que a obra da UTI receberá uma visita técnica do estado para que seja liberada a segunda etapa da verba para o prosseguimento da construção da unidade, que está bem adiantada, segundo o secretário. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada entre os Bairros Malhada Branca e São Félix, é outra obra de grande importância para o município. As obras no local estão paradas desde o mês de setembro de 2012. De acordo com relatos de moradores, o lugar foi invadido por usuários de drogas, que transformaram o local em ponto de consumo. O secretário garantiu que a empreiteira foi contratada novamente e já foram apresentadas novas planilhas de trabalho para o retorno das obras até o final deste mês.

Brumado: Obras da UTI, UPA, PSF´s e ampliação do centro cirúrgico em andamento A Unidade de Pronto Atendimento, localizada entre os Bairros Malhada Branca e São Félix, devem retornar as obras até o final deste mês. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).
Barra da Estiva: Ex-prefeita disse estar satisfeita com posse de César Borges Ana Lúcia Aguiar destacou a larga experiência do ex-governador da Bahia e disse ainda que ele é um engenheiro gabaritado. (Foto: Divulgação).

A ex-prefeita de Barra da Estiva, Ana Lúcia Aguiar (PR), manifestou satisfação com a posse do ex-governador da Bahia, César Borges (PR), no Ministério dos Transportes, parabenizando a presidente Dilma Rousseff (PT) e o governador Jaques Wagner (PT) pela escolha de um político que, segundo ela, tem perfil técnico adequado para a Pasta dos Transportes. Ela destacou o fato de que César Borges é um engenheiro gabaritado e tem larga experiência administrativa exercida quando foi Secretário de Saneamento e Governador da Bahia, e também como senador e vice-presidente do Banco do Brasil.

Brumado: Ex-vereador Osmar Moura em apelo ao homem do campo O ex-parlamentar disse que o município é o único da região em que a população urbana chega a mais de 80%, pois não está tendo ação emergencial para segurar o produtor em suas terras. (Foto: Lay Amorim

O ex-vereador Osmar Moura, que já exerceu o mandato em Brumado por quatro vezes, retornou à Casa legislativa na última segunda-feira (01), onde fez uso da tribuna livre solicitando ações emergenciais em prol das famílias assoladas pela seca nas comunidades rurais. O ex-parlamentar apontou que o êxodo rural tem sido grande, o que tem provocado um inchaço urbano. “Brumado é a única cidade de seu porte em nossa região em que a população urbana chega a mais de 80%. O crescimento vai continuar se não houver uma ação emergencial para segurar o produtor em suas terras”, alertou Moura, que destacou que o cenário em muitas comunidades é devastador. Para ele, também falta atenção dos agentes bancários em liberar os recursos de socorro dos programas federais. “A burocracia é que está matando o homem do campo que quer viver do seu trabalho”, finalizou.

Clínica Maná: Complicações do câncer amenizadas pela acupuntura O melhor da medicina tradicional chinesa para você. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-1269.
Baiano de Ciclismo: Brumadense pedalando forte para manter liderança Jocimar Novaes, o Jojó, quer manter a liderança na categoria Master A. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Após duas provas, o ciclista brumadense Jocimar Novaes, o Jojó, conquistou a liderança do Campeonato Baiano na categoria Master A. O atleta venceu a primeira corrida e ficou em sexto lugar na segunda prova. Na mesma categoria, dois conterrâneos auxiliaram Jojó em um competitivo jogo de equipes. O atleta volta às disputas no próximo fim de semana, no litoral sul do estado, em Guaibim (Valença). Na cidade, o atleta disputará no sábado (06) uma prova que é sua especialidade e no domingo (07) o desafio será completar os 110 km de prova. No geral, treze atletas de Brumado estão disputando o Campeonato Baiano de Ciclismo este ano. “Com a força de Deus estou conseguindo liderar o campeonato que é muito forte, mas ainda tem muito chão para pedalar. Tenho treinado muito para manter a regularidade dentro da competição”, disse Jojó.

Brumado: Secretário de saúde explica horários de funcionamento dos PSF’S Cláudio Feres condenou os boatos que são ventilados na mídia local. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em entrevista ao Brumado Notícias, o secretário de Saúde Cláudio Feres divulgou os horários de atendimento dos postos de saúde da família em Brumado. “Nas comunidades rurais, os postos funcionam em turnão. Os funcionários saem do município às 7h e retornam às 14h. Na sede, Vila Presidente Vargas e Lagoa Funda, os postos funcionam em horário administrativo”, disse. O secretário fez questão de explicar os horários por conta de boatos que surgiram na mídia local. “Tem gente na mídia tentando fazer sensacionalismo divulgando inverdades em blogs, colocando em cheque o trabalho que a administração municipal vem realizando através da Secretária de Saúde. Ontem tivemos sim um pequeno problema no PSF do Bairro Baraúnas, mas já foi sanado. Até pedimos a população que se sentir prejudicada que denuncie, pois estamos aqui para ouvir a população”, destacou Feres.

Marquinho Viana participa da posse de César Borges no Ministério dos Transportes O ministro dos transportes garantiu um canal aberto para as reivindicações dos prefeitos que o deputado representa. (Foto: Divulgação).

O deputado estadual Marquinho Viana (PV) esteve na solenidade de posse do ex-governador da Bahia, César Borges (PR), como ministro dos Transportes e a transmissão do cargo, em Brasília. O encontro resultou em uma troca de parabéns entre os dois políticos baianos, com César Borges parabenizando Marquinho Viana pela sua luta como deputado, na Assembleia Legislativa, e com o deputado destacando a carreira técnica e política de César Borges e a adequação do seu perfil ao novo cargo que ele assume. O novo ministro dos Transportes garantiu a Marquinho um canal aberto para as reivindicações dos prefeitos baianos que ele representa, afirmando que as portas do seu gabinete estarão sempre abertas para o deputado.

Brumado: Ministério Público investiga denúncia de fraude em cotas na UNEB A Uneb afirmou que abrirá procedimento administrativo para apurar a veracidade da denúncia. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Um morador da cidade de Brumado, que teve sua identidade preservada pela justiça, fez uma denúncia no Ministério Público contra a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), campus XX, vez que, segundo ele, o regulamento da Universidade no que se refere à política de cotas não está sendo cumprido. De acordo com a denúncia, sete alunos aprovados no curso de Direito da instituição não estariam em conformidade com o disposto no regulamento, que prevê reserva de vagas para alunos negros ou indígenas, que tenham cursado todo o ensino fundamental e médio em escola pública e que tenham renda bruta familiar inferior ou igual a quatro salários mínimos. O autor da denúncia se disse prejudicado com as aprovações irregulares, vez que ele, que se encaixa na política de cotas, não foi aprovado no referido processo seletivo. Através de ofício, a Uneb afirmou que abrirá procedimento administrativo para apurar a veracidade da denúncia. Além disso, colocou-se à disposição da Promotoria de Justiça para esclarecimento dos fatos.

Brumado: Bairro Dr. Juracy terá academia de saúde As obras já foram iniciadas tendo previsão de conclusão em aproximadamente três meses. (Foto: Divulgação).

O Ministério da Saúde lançou o Programa de Academias de Saúde, que tem como objetivo principal contribuir para a promoção da saúde da população a partir da implantação de pólos com infraestrutura, equipamentos e quadro de pessoal qualificado para a orientação de práticas corporais e atividades físicas e de lazer e modos de vida saudáveis. Seguindo essa orientação, a Secretaria de Saúde de Brumado encaminhou projeto para o Ministério para implantação de Academias de Saúde no município, em especial nos bairros mais afastados e de maior população, a exemplo dos Bairros São Félix e Dr. Juracy. O projeto do Bairro Dr. Juracy já foi aprovado e as obras foram iniciadas tendo previsão de conclusão em aproximadamente três meses, quando deverá ser equipada para utilização da população que é atendida pela Unidade Básica de Saúde. Segundo a Secretaria de Saúde, as academias deverão desenvolver atividades de orientação para a prática de atividade física, segurança alimentar e nutricional e educação alimentar, além de práticas artísticas.

Brumado: João Bonfim e Aguiberto asseguram manutenção da Defensoria Pública Estadual A Defensora Pública Geral, Vitória Beltrão Bandeira assegurou a manutenção da Defensoria no município. (Foto: Divulgação).

Na tarde da última quarta-feira (03), o deputado estadual João Bonfim (PDT) participou, juntamente com o prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL), de audiência com a Defensora Pública Geral, Vitória Beltrão Bandeira. A pauta do encontro foi a manutenção da unidade da Defensoria Pública Estadual de Brumado, devidamente assegurada. Segundo a Defensora, com o pedido de promoção para a capital, feito pela própria Angélica Coelho Oliveira, o município ficou sem um defensor público. No entanto, a falta do mesmo não caracteriza o fechamento da Defensoria Pública de Brumado. Ocorre que, no momento, não há disponibilidade de defensores. De acordo com Vitória, há a expectativa de convocação de novos defensores nos próximos dois meses e, atendendo à solicitação de Bonfim e Dias, Brumado será priorizado.

Alessandro Lôbo defende a climatização das salas de aula de todas as escolas do município O parlamentar justificou a indicação com base no intenso calor que faz na cidade e que causa mal estar em professores e alunos. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Na sessão da Câmara de Vereadores de Brumado, o presidente da Casa, vereador Alessandro Lôbo (PSL) indicou a climatização das salas de aula de todas as escolas do município, tanto da zona rural, como da zona urbana. O parlamentar justificou a indicação com base no intenso calor que faz na cidade e que causa mal estar em professores e alunos. “Não se pode ter um bom rendimento nos estudos em salas tão quentes. Nossas crianças e professores merecem ter um espaço adequado para trabalhar e estudar, afinal, estamos falando de educação, que reflete diretamente no desenvolvimento da nossa cidade”, alegou.

Lagoa Real: Prefeito requere 2ª via de RG no Centro de Atendimento ao Cidadão O Posto de Identificação há mais de um ano não expedia esse documento e os moradores comemoram o retorno do serviço. (Foto: Divulgação).

Na manhã de terça-feira (02), Francisco José Cardoso de Freitas (PSD), o Zezinho, prefeito de Lagoa Real, no sudoeste baiano, esteve no Posto de Identificação do Centro de Atendimento ao Cidadão (CEAC) requerendo a 2ª via do seu Registro de Identificação (RG). Junto com o gestor, outros munícipes também exerceram seu direito. O posto de identificação de Lagoa Real há mais de um ano não expedia esse documento e os moradores comemoram o retorno do serviço.

Brumado: Castilho Viana busca reformulação para Código de Obras O vereador alertou que o município mantém o código desde o ano de 1973, o qual não faz jus às mudanças estruturais e legislativas ocorridas atualmente. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O vereador Castilho Viana (PSB) apresentou indicação na Câmara de Vereadores de Brumado, onde solicitou o retorno das discussões sobre o Código de Obras e Urbanismo do município. Em entrevista ao Brumado Notícias, o parlamentar argumentou que o município mantém o mesmo código desde o ano de 1973, o qual não faz jus às mudanças estruturais e legislativas ocorridas desde então. “O nosso Código é obsoleto, pois já tem 40 anos e tudo se modificou nesse período. A nossa indicação é para que retornem as discussões na Casa Legislativa no intuito de o código ser atualizado”, explicou Viana. A indicação ocorreu no dia em que os parlamentares aprovaram em segunda votação a compensação mobiliária do empreendimento Parque das Palmeiras. Para Castilho, se o código estivesse atualizado entraria em choque com a compensação. “Iria gerar uma polêmica maior, o que nos dá mais embasamento para avaliar como se encontra o procedimento no município. Temos que reaver sim esse código de obras”, destacou o vereador.

Brumado: Câmara Municipal aprova projeto de regularização fundiária De autoria do vereador Márcio Moreira (PSB), projeto agora aguarda a sanção do prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL). (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O projeto de Lei nº 02/2013, de autoria do vereador Márcio Moreira (PSB), cria o Programa de Regularização Fundiária no município de Brumado, que visa estabelecer as diretrizes e os critérios para viabilizar ou regular parcelamento do solo urbano ocupado em áreas de interesse social ou específico, atribuindo título de direitos reais aos seus ocupantes foi aprovado por unanimidade pelo legislativo. O projeto também busca a eficácia do princípio constitucional das funções sociais da propriedade associadas ao equilíbrio ambiental e ao projeto urbanístico municipal. Segundo o documento, terão direito à legitimação da posse os moradores cadastrados pelo Poder Público, salvo quando já forem concessionários, foreiros ou proprietários de outro imóvel urbano ou rural, ou já tiverem sido contemplados com este direito anteriormente ou ainda quando os lotes ou frações ideais forem superiores a 250m². Com a legitimação da posse devidamente registrada, garante-se o exercício pleno do direito de posse direta sobre imóveis, respeitada a legislação vigente. Para o vereador Márcio Moreira, a regularização fundiária justiça-se pela melhoria da qualidade de vida dos pobres. “Urbanistas e gestores de programas sociais afirmam que, com o documento em mãos, o morador pobre amplia seu acesso a linhas de financiamento, já que a casa onde mora passa a valer como garantia. Com isso, consegue investir mais no imóvel, aumentar o consumo e começar um pequeno negócio”, disse. 

Arquivo