Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
04/2013
fechar

Muquém do São Francisco: Márcio Mariano será diplomado prefeito TRE-BA acatou o recurso impetrado pelo candidato eleito que será empossado nas próximas horas. (Foto: Divulgação).

O candidato eleito Márcio Mariano (PP), de Muquém do São Francisco, no Oeste Baiano, será diplomado prefeito da cidade nas próximas horas. Márcio impetrou uma ação no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), que acatou o recurso do pepista nesta terça-feira (16) e validou o seu registro de candidatura. Em contato telefônico com o Brumado Notícias, Mariano agradeceu à população pela confiança o elegendo duas vezes nas urnas como prefeito da cidade. “Só tenho a agradecer ao povo de minha terra e dizer que em gratidão a ele iremos fazer um grande governo para desenvolver o nosso município cada vez mais”, disse o gestor, classificando o caso como “a maior injustiça eleitoral já cometida na Bahia”. Márcio ainda fez questão de agradecer ao empenho do deputado estadual João Bonfim (PDT), que, segundo ele, foi um grande aliado para a conquista das suas duas vitórias nas urnas. “João Bonfim foi um grande guerreiro. Esteve conosco em todos os momentos e participou ativamente das duas eleições em que saímos vitoriosos das urnas”, finalizou.

Morreu nesta terça-feira (16) aos 78 anos na cidade de Vitória da Conquista o empresário brumadense Edson Meirelles, que há quatros anos lutava contra um câncer no pulmão. Seu Edson, como era popularmente conhecido, atuava no ramo farmacêutico em Brumado há quarenta anos, sendo um dos mais antigos empresários do município. O empresário era casado com Ana Maria e juntos tiveram quatro filhos.

Brumado: Quatro atletas do Ajax em testes no Vitória Mateus, Wanderson, Ian e Robson vão ficar quinze dias na Toca do Leão em Salvador para realizar os testes. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Quatros atletas brumadenses do Ajax embarcaram na noite da última segunda-feira (15) para Salvador, onde irão se apresentar na Toca do Leão, casa do Esporte Clube Vitória. Os garotos foram selecionados por olheiros do Clube da capital durante a Copinha do Brasil, que foi realizada na cidade de Prado, no sul do estado, no mês de janeiro. O bom desempenho dos atletas Mateus Cunha (15 anos), Wanderson Rodrigues (15 anos), Ian Patrick Coqueiro (14 anos) e Robson Carvalho (16 anos) despertou o interesse dos rubro-negros, que convidaram os jovens a fazerem testes nas divisões de base do Clube. Caso passem na peneira, os jogadores do Ajax irão fazer parte das categorias Infanto e Juvenil do Vitória. “A safra de Brumado é muito boa e muitas promessas do futebol irão surgir em nossa cidade, mas apelamos para o poder público e privado para que possamos dar atenção e aproveitar essas joias do esporte, visando à formação de boas equipes por aqui. Estamos fazendo a base para os grandes de fora por falta de incentivo em nosso município”, apelou o professor de futebol do Ajax, Lírio Barbosa, que seguiu viagem com os atletas que permanecerão na Toca do Leão por quinze dias.

Brumado: Câmara de Vereadores sem água O presidente havia autorizado a contratar um caminhão pipa para abastecer o legislativo, mas não foi necessário porque a rede da Embasa foi religada nesta terça. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A Câmara de Vereadores de Brumado passou a última segunda-feira (15) sem água, o que chamou a atenção do público presente na sessão legislativa que aconteceu à noite. Em entrevista ao Brumado Notícias, o presidente Alessandro Lôbo (PSL) explicou que a falta de água ocorreu porque o poço artesiano que abastece a Câmara está secando. Por conta disso, está faltando água em todos os setores e nos gabinetes dos parlamentares. O presidente havia autorizado o secretário geral a contratar um caminhão pipa para abastecer a Casa Legislativa, mas não foi necessário porque a rede da Embasa foi religada nesta terça-feira (16), normalizando o abastecimento no local.

“Eduardo deixou pepinos de herança para Aguiberto”, diz Édio Pereira O parlamentar ainda disparou que a bancada de situação tenta camuflar os problemas administrativos herdados da gestão anterior. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Na sessão legislativa da última segunda-feira (15), os parlamentares também debateram sobre as obras inacabadas em Brumado. Como líder do prefeito na Câmara, o vereador José Carlos Reis (PDT) justificou que as obras citadas pela bancada de oposição estão paradas porque são obras de convênio entre o município, a União e o governo estadual, que não repassaram as verbas necessárias para o seu andamento. A justificativa foi rebatida pelo vereador Édio Pereira (PCdoB), que negou que as obras sejam de convênio. “Essas obras tinham placa de todo o tamanho dizendo que estavam sendo construídas com recursos próprios”, destacou. Pereira ainda disparou que a bancada de situação tenta camuflar os problemas administrativos herdados da gestão anterior, atacando o governador Jaques Wagner (PT). “Respeitamos as opiniões dos colegas da base, mas não concordamos, pois nenhum governo investiu tanto em Brumado como o do governador Wagner. Não podemos descaracterizar e dizer que o governo não tem dado atenção a Brumado. Estão querendo tirar um pouco o foco da problemática pela qual passa o governo municipal por conta dos pepinos deixados pelo ex-prefeito e estão tentando desviar a atenção da opinião pública”, declarou o vereador Édio Pereira.

Brumado: Reforma do Estádio dos Prazeres em ritmo intenso Os postes de cinco toneladas, que servem como torres de iluminação, foram removidos das calçadas atendendo à Lei de Acessibilidade. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O Brumado Notícias acompanhou mais um dia de atividades na obra de reforma do Estádio dos Prazeres, onde os muros estão todos erguidos e 10% da área da arquibancada já foi executada. Durante a última segunda-feira (15), os postes de cinco toneladas, que servem como torres de iluminação, foram removidos das calçadas atendendo à Lei de Acessibilidade. O ritmo de trabalho é intenso para que a obra seja concluída no tempo estimado, como explicou Jair Leite, encarregado da empreiteira que realiza a reforma. “Se o governo federal continuar fazendo os repasses normalmente, a obra será concluída no prazo estipulado de 12 meses”, afirmou.

Castilho pede cancelamento de audiência e exorta secretário de segurança pedir exoneração O parlamentar não aceitou a justificativa, e solicitou à mesa diretora da Casa Legislativa o cancelamento da audiência até que o secretário possa atender ao pedido. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias)

Após meses apelando pela presença do secretário estadual de Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa, para uma audiência em que se debateria sobre a violência em Brumado e microrregião, o vereador Castilho Viana (PSB) recebeu nota do gabinete da secretaria assinada pelo subsecretário Ary Pereira Oliveira, justificando que não será possível a presença do secretário na audiência por falta de vaga na agenda. O parlamentar brumadense não aceitou a justificativa, e prontamente solicitou à mesa diretora da Casa Legislativa o cancelamento da audiência até que o secretário possa atender ao pedido. Em sua fala na sessão legislativa da última segunda-feira (15), Viana disparou contra o secretário, afirmando que o mesmo poderia pedir exoneração do cargo. “Temos que buscar apoio dos políticos que tenham contato com as esferas de lideranças maiores lá de cima para sensibilizar esse secretário de segurança, pois no mínimo o que Brumado merece é o respeito da presença dele aqui. Faz parte do trabalho dele, é uma obrigação, mas se ele não tem condições de dar atenção ao clamor da população, que ele peça exoneração”, criticou o vereador.

Castilho pede cancelamento de audiência e exorta secretário de segurança pedir exoneração Vereador mostra o ofício enviado pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia dizendo que o secretário não tem vaga em sua agenda. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).
A pé e armados, assaltantes roubam farmácia e comércio em Brumado Uma dupla, a pé e com uma arma de fogo, entrou nos estabelecimentos e anunciou o assalto. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Uma casa comercial localizada na Praça Teófilo Alves de Lima e uma farmácia, situada na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, foram assaltadas no início da noite da última segunda-feira (15). Nos dois casos, os bandidos agiram da mesma forma. Uma dupla, a pé e com uma arma de fogo, entrou nos estabelecimentos e anunciou o assalto. Em seguida, os marginais levaram o dinheiro dos caixas. Ainda não foi divulgada a quantia subtraída da farmácia, mas da casa comercial os assaltantes levaram R$ 400. A guarnição da polícia militar que registrou as duas ocorrências descreveu ao Brumado Notícias que analisando as imagens do circuito de segurança é possível perceber que não se trata dos mesmos assaltantes, mas todos podem fazer parte de uma mesma quadrilha.


O serviço de energia elétrica será temporariamente interrompido em algumas localidades do município de Brumado, entre as quais a Praça João Romão, Rua Aloísio de Castro Gomes, Rua Américo Silva, Rua Beira Rio, Rua Erotildes Santos Vasconcelos, Rua H, Rua José Manoel de Lima, Rua Lepoldino Lima, Rua Lindolfo Alves, Rua Manoel Leobino da Silva, Rua Marquesa de Santos, Rua Olegário José Santana, Rua Padre Anchieta, Rua Presidente Costa e Silva e Rua Princesa Leopoldina. A interrupção ocorrerá no dia 19 de abril, das 07h às 13h. A Coelba informa que o desligamento é indispensável para a realização de melhorias na rede elétrica da região. Além disso, a empresa recomenda que os serviços devem ser realizados com a chave geral desligada e com os aparelhos retirados das tomadas. A Coelba coloca-se à disposição para esclarecimento de eventuais dúvidas.

Já começaram as obras de pavimentação da estrada entre Malhada de Pedras e Guajeru Além dos tratores que limpam e nivelam a estrada, uma empresa também trabalha ao longo da via removendo os postes de eletrificação. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Desde o dia 06 março, foi publicado no Dário Oficial do Estado a contratação de uma empresa para a execução das obras de pavimentação no trecho de estrada que liga os municípios de Malhada de Pedras a Guajeru, no sudoeste baiano. Ao todo, são 22,80 km de extensão de estrada que, após as obras, passarão a ser da BA-148, conforme publicado no edital. A reportagem do Brumado Notícias trafegou pelo trecho e registrou que as obras já foram iniciadas com a desapropriação de várias propriedades que servirão para o alargamento da pista. Além dos tratores que limpam e nivelam as terras, a empresa que presta serviços terceirizados para Coelba também trabalha ao longo da via removendo os postes de eletrificação.

Venha curtir a Fan Page do Brumado Notícias no Facebook Faça parte você também dessa rede de informações e fique atualizado sobre tudo que acontece em Brumado e região.

Já são mais de cinco mil internautas curtindo e seguindo o perfil e a Fan Page do Brumado Notícias no Facebook, em busca de informações com credibilidade e seriedade. Os internautas curtem, compartilham e comentam as matérias que são publicadas diariamente e, o mais importante, enviam sugestões de reportagens por meio de um contato direto e instantâneo. Faça parte você também dessa rede de informações e fique atualizado sobre tudo que acontece em Brumado e região. Para receber as atualizações diárias em sua timeline, basta clicar no botão curtir na página do blog no Facebook através deste link www.facebook.com/brumadonoticia.

Brumado: Multa de Itapebi foi motivada por placa clonada, diz Diretor de Trânsito Uma motorista recebeu uma multa por está sem capacete dirigindo seu automóvel, mas a mesma nega conhecer a capital do minério. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em entrevista ao Brumado Notícias, o diretor do Departamento de Trânsito e Transportes Urbanos de Brumado (DTTU), Alcir Xavier, explicou que a multa indevida aplicada a uma motorista da cidade de Itapebi, por não estar usando capacete, ocorreu por conta de placas clonadas. Segundo o diretor, o Departamento e a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) estão apurando inúmeras denúncias de que alguns condutores de moto do município estariam adulterando as placas das motos com fita isolante preta. A mudança nas placas altera por completo as notificações de trânsito quando estes são multados. Xavier disse que um motociclista de Brumado foi multado por não estar usando capacete e, como a placa de seu veículo estava adulterada, a notificação coincidiu com a numeração da condutora de Itapebi. O Major Sílvio Berlink informou ao diretor do DTTU que irá intensificar as blitzs no município e, se por acaso forem descobertas placas adulteradas, os veículos serão apreendidos e o condutor poderá responder por diversos crimes, incluindo falsidade ideológica. Após publicação da matéria no Brumado Notícias, o assunto gerou repercussão em toda a cidade, o que moveu o Departamento a esclarecer os fatos que já estavam sendo investigados há 15 dias.

Vanderlito Júnior divulga foto do pai se recuperando O quadro clínico do empresário brumadense continua evoluindo. (Foto: Vanderlito Júnior/Facebook).

Em sua página no Facebook, Vanderlito Souza Júnior, publicou uma foto de seu pai, o empresário Vanderlito Alves de Souza, que está se recuperando no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, após receber uma pedrada na cabeça e ser diagnosticado com traumatismo craniano. O empresário, que já saiu da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), se alimenta com a ajuda de uma sonda e possui um tubo no pescoço, resultado de uma traqueostomia, procedimento cirúrgico no pescoço que estabelece um orifício artificial na traquéia, abaixo da laringe, indicado em emergências e nas intubações prolongadas. O objetivo é não prejudicar as cordas vocais do paciente ao passar o tubo de ar. Segundo Júnior, o quadro clínico do pai continuando evoluindo.

Brumado: Motorista de Itapebi é multada por dirigir sem usar o capacete Uma motorista foi multada por dirigir um automóvel sem capacete. (Foto: Itapebi Acontece).

De acordo com o site Itapebi Acontece, uma motorista da cidade recebeu em sua residência uma correspondência do Departamento de Trânsito e Transportes Urbanos (DTTU), do município de Brumado, notificando-a sobre uma multa que consistia em uso de veículo sem capacete. Apesar da aparente normalidade do processo, a motorista conduzia um automóvel e não uma motocicleta. Além do pagamento de multa no valor de R$ 191,54, a motorista Cleumaria Morais Emerentino perderá sete pontos na carteira pela suposta infração. Cleumaria compareceu à delegacia de Itapebi, onde registrou uma ocorrência, vez que, segundo ela, nunca esteve na cidade de Brumado. As autoridades locais estão intrigadas, pois este não é o primeiro caso do gênero registrado na delegacia. O motociclista Fábio Santos da Silva, que reside no município vizinho de Itagimirim, também foi surpreendido com uma multa, no valor de R$ 127,50, por trafegar sem o uso de cinto de segurança. A polícia chama a atenção nos casos o fato de as supostas infrações terem sido cometidas na Avenida Centenário, em frente à Cesta do Povo de Brumado.

A Prefeitura Municipal de Brumado, através da Secretaria Municipal de Saúde, abre edital em caráter de Regime Especial de Direito Administrativo (REDA) para atuação em programas na área da saúde pública e Hospital Professor Magalhães Neto. Ao todo, o processo seletivo abrange 23 funções, entre as quais Assistente Social, Enfermeiro e Farmacêutico. O concurso possui três etapas: redação, entrevista e análise curricular. A contratação é por tempo determinado e de acordo com o interesse da administração. São 316 vagas e os salários variam de R$ 678,00 a R$ 10.000,00. As inscrições podem ser realizadas nos dias 16, 17 e 18 de abril, das 08h às 12h, e das 14h às 18h, na Sala de Treinamento da Prefeitura. Para os cargos de nível superior, as inscrições custam R$ 50, e R$ 20 para os demais cargos. As redações serão aplicadas no dia 28 de abri; já as entrevistas acontecem entre os dias 13 a 17 de maio. Os candidatos convocados devem iniciar as atividades já em junho deste ano. (Veja o edital).

Eleições 2014: Mão Branca pode disputar o governo da Bahia Ivanilson Gomes, vice-presidente do PV baiano, aposta no nome do forrozeiro para disputar o Palácio de Ondina em 2014. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

De passagem por Brumado na última sexta-feira (12), Ivanilson Gomes, vice-presidente do Partido Verde na Bahia, esteve com o empresário Gilson Dias, presidente municipal da sigla, que foi convidado a assumir o Diretório Regional do partido e ainda avaliar a possibilidade de lançar candidatura para disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa do estado em 2014. Segundo Ivanilson, além de Gilson, o PV busca outros nomes para o pleito do próximo ano. “Buscamos uma candidatura do próprio partido. Temos uma aproximação não só com os setores da oposição, mas também da situação, mas o projeto do partido nenhum desses setores consegue inserir em seus programas. A tendência natural é que saiamos com candidatura própria, mas se isso não for possível, vamos avaliar possíveis alianças. Hoje, estamos mais próximos da oposição, pois entendemos que o governador não tem feito aquilo que a população espera”, disse Gomes. O vice-presidente do PV adiantou que Edgar Mão Branca poderá ser o nome do PV nas disputas eleitorais. “Temos vários nomes dentro do partido e vamos avaliar qual candidato ou candidata atenderá o perfil de necessidades da Bahia. Edgar Mão Branca é um dos nomes, pois ele tem a cara, o rosto e o jeito do povo da Bahia. Ele representa bem o sertanejo e seria uma satisfação muito grande se pudéssemos contar com Mão Branca como candidato a governador da Bahia. Mas, se por acaso ele não disputar o governo, sem dúvida entrará na disputa para deputado federal”, destacou Ivanilson.

Associação de Moradores do Bairro Jardim de Aláh tem novo presidente Fabiano Neves foi eleito como novo presidente da entidade. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Depois de diversas manifestações dos moradores, a Associação de Moradores do Bairro Jardim de Aláh realizou novas eleições no último domingo (14). O objetivo era eleger um novo presidente para a entidade, que era presidido por Marcelo Sena, que já estava com o seu mandato vencido há mais de três anos. Nas eleições de domingo (14), o próprio Marcelo Sena concorria à reeleição com seu adversário Fabiano Neves. Mais de 200 pessoas compareceram a Escola Idalina Azevedo Lôbo para escolher o novo representante da associação, mas apenas 117 pessoas conseguiram votar, vez que muitos se encontravam com o cadastro da associação desatualizado. Ao final da votação, às 13h, os votos foram apurados, sendo 06 anulados. A apuração contou com a presença do delegado de Direitos Humanos, João Mário, convocado pelas duas chapas concorrentes. Dos 111 votos válidos, Marcelo Sena obteve 46 e Fabiano Neves, 65.  Com 19 votos de diferença, Neves foi eleito e agora estará à frente dos trabalhos da Associação de Moradores do Bairro Jardim de Aláh.

Deputado João Bonfim busca recursos para o interior do Estado O parlamentar foi buscar o apoio do senador Walter Pinheiro (PT) para que sejam realizados novos investimentos nos municípios em que representa. (Foto: Divulgação).

O deputado estadual João Bonfim (PDT) esteve na semana passada com o senador Walter Pinheiro (PT), em Brasília. Na ocasião, acompanhado dos prefeitos Aguiberto Lima Dias (Brumado), Alfredo Magalhães (Sítio do Mato) e do prefeito eleito Márcio Mariano (Muquém do São Francisco), o parlamentar buscou recursos para os municípios do interior do Estado da Bahia. Para Brumado, os recursos solicitados objetivam a viabilização da implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário, já cadastrada no PAC 2, a execução da segunda etapa da Barragem de Cristalândia e a construção de uma Estação de Transbordo, no entroncamento da Ferrovia Oeste Leste (Fiol) com a Ferrovia Atlântico Sul, também solicitada ao Ministro dos Transportes. Para Sítio do Mato, foi solicitada a construção de uma Estação de Tratamento de Água no distrito de Gameleira e a liberação de recurso para a construção de um cais, uma vez que o rio vem avançando sobre o povoado. Além disso, Bonfim buscou apoio para a construção da estrada entre Sítio do Mato e Gameleira, e do distrito para a BR-342. Já os recursos para Muquém do São Francisco, dizem respeito à realização de obras para a construção da segunda fase da Adutora do Rio São Francisco, para atender o distrito de Javí, e à construção de cais na comunidade de Fazenda Grande. Com a intenção de melhorar a logística rodoviária de Caetité, onde existe a convergência de várias rodovias, e facilitar o tráfego na cidade, Bonfim também apontou a necessidade da construção de um anel viário. Preocupado com a questão aeroportuária, o parlamentar abordou a adequação do aeroporto de Guanambi às normas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a desinterdição dos aeroportos de Ibotirama, Carinhanha e Bom Jesus da Lapa, além da construção de um novo aeroporto para este município.

Brumadense irá participar do Mister Brasil 2013 representando o estado do Ceará Ricardo Lima, 22, anos, participará do evento no mês de setembro, em Minas Gerais. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O Mister Brasil é um evento original, com provas de esportes, talento, responsabilidade social, moda e beleza, que envia seus vencedores a concursos internacionais do “Grand Slam”, ou seja, é licenciados dos três grandes concursos internacionais que existem hoje, o Mister Mundo, o Manhunt e o Mister International.  É também responsável pelos representantes brasileiros no Beach Hunk, Best Model of the World e Mister Universe Model, grandes eventos de moda e beleza. O concurso abre portas para jovens de todo o Brasil no mundo da moda e da televisão. Seu objetivo é escolher o homem mais bonito do Brasil no ano de sua realização, similar ao que acontece nos concursos de beleza femininos, a exemplo do Miss Brasil, concurso bastante conhecido no país e que é veiculado em rede nacional, alcançando grande audiência. No Mister Brasil deste ano, o modelo Ricardo Lima Cassimiro, de 22 anos, que é natural de Brumado, irá participar do concurso representando o estado do Ceará. O evento acontece nos dias 27, 28 e 29 de setembro, em Minas Gerais.

Brumado: Carro foi roubado na Praça Heráclito Cardoso Um casal foi surpreendido ao sair de uma padaria por dois marginais armados. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Ao saírem de uma padaria localizada na Praça Heráclito Cardoso, no Bairro Santa Tereza, em Brumado, um casal foi surpreendido por dois marginais armados, que anunciaram um assalto, na noite do último domingo (14). Os bandidos, que estavam de moto, levaram o veículo, um corsa preto de placa JQQ-2162. A polícia segue as investigações na tentativa de recuperar o veículo e capturar a dupla que promoveu o roubo.

Operação Pipa: Prefeitura se reúne com Exército que cobra melhorias nas estradas vicinais Segundo o Exército, o valor liberado para o pagamento dos caminhões pipa é de R$ 260 mil/mês, porém, a verba está sendo reduzida, em razão do não cumprimento das viagens. (Foto: Divulgação).

Na última sexta-feira (12), o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Frederico Neves recebeu os sargentos do Exército Ueliton e Emanoel Santos para tratarem sobre a operação que está sendo realizada em Brumado. Segundo os sargentos, o valor liberado para o pagamento dos caminhões pipa é de R$ 260 mil reais por mês, porém, a verba está sendo reduzida, em razão do não cumprimento das viagens estipuladas para cada caminhão. De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) seria a responsável pela não realização das viagens porque, segundo os sargentos, a empresa não está liberando a água. Para eles, além de prejudicar a população, o entrave pode ocasionar a suspensão da operação em Brumado. O secretário informou que já está em contato com a Embasa e que também já foi discutida outra forma de captação de água, que seria a retirada direto da barragem, em estado bruto, para ser tratada nos caminhões com sistema desenvolvido pelo Exército, possibilidade que está sendo analisada pelos superiores da instituição. Na reunião, os sargentos também destacaram o estado das estradas vicinais, que está impossibilitando em algumas localidades a chegada do caminhão pipa. O secretário de administração Miguel Lima Dias explicou que a licitação para a realização do serviço já foi realizada e que nesta segunda-feira (15) o serviço de patrolamento das estradas já estaria sendo iniciado.

Relâmpagos causam apagões durante a madrugada em Brumado Técnicos da Coelba estiveram nos locais atingidos para religar os transformadores, que foram abertos por conta das descargas atmosféricas. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Vários bairros de Brumado ficaram às escuras durante a madrugada desta segunda-feira (15). Logo pela manhã, uma equipe técnica da Coelba esteve nos locais atingidos para religar os transformadores, que foram abertos por conta das descargas atmosféricas. Entre os pontos afetados estão a unidade do Centro Assistência Integral à Criança (CAIC), o Hospital Professor Magalhães Neto (HMN), e a delegacia da cidade, que também é a sede administrativa da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin). No local, houve uma pane nos computadores e, por isso, nesta manhã várias ocorrências deixaram de ser registradas. O Brumado Notícias acompanhou o trabalho dos operários da empresa de energia. Técnicos da equipe de iluminação pública da prefeitura suspeitam que alguns equipamentos do HMN tenham sido danificados por conta da queda de energia.

Relâmpagos causam apagões durante a madrugada em Brumado Equipe do setor de iluminação pública da prefeitura municipal suspeita que alguns equipamentos do hospital tenham disso danificados. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).
Brumado participa da Campanha Nacional de Vacinação contra gripe Na cidade, a meta é vacinar 12.576 pessoas. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Começa nesta segunda-feira (15), a Campanha Nacional de Vacinação contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B, que é a gripe sazonal e pandêmica. A campanha irá se estender até o dia 26 de abril e o dia 20, próximo sábado, é consideração o Dia D de vacinação. A estimativa é atingir 32,3 milhões de brasileiros, principalmente idosos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, crianças de seis meses a dois anos e portadores de doenças crônicas, que são o público alvo da campanha. Esses últimos devem comparecer aos postos de vacinação munidos de receita médica. Em Brumado, a meta é vacinar 12. 576 pessoas. Para isso, a Secretaria de Saúde está mobilizando cerca de 60 profissionais para atender a demanda, em especial no Dia D da campanha, durante o qual os 13 Postos de Saúde da Família estarão em plena atividade. Nas comunidades rurais, a vacinação seguirá um roteiro e começará na próxima segunda-feira (22). Neste primeiro dia de campanha, uma fila já se formava no Centro Municipal de Saúde. A coordenadora da campanha no município, Valéria Vieira, explicou ao Brumado Notícias que é muito importante a participação de todos, pois a vacina é programada para o período que antecede o inverno, só fazendo efeito duas semanas após a aplicação. Segundo a coordenadora, é durante o inverno que o vírus mais circula e afeta os homens. 

Guanambi: Bandidos invadem aeroporto e levam eletrônicos Meliantes reviraram todo o setor administrativo do aeroporto e furtaram diversos equipamentos. (Foto: Divulgação).

Bandidos invadiram o Aeroporto de Guanambi, no sudoeste baiano, no último final de semana. De acordo com a ocorrência registrada na delegacia da cidade, um funcionário chegou para trabalhar no último domingo (14) e encontrou o setor administrativo completamente revirado.  Os meliantes furtaram um computador completo com impressora e webcam, um ar condicionado, um joystick, um globo de balizamento noturno, presilhas e fusíveis. A energia do aeroporto foi desligada, o que levanta a suspeita de que os bandidos conhecem bem o funcionamento do local. A polícia já está investigando o caso na tentativa de capturar os ladrões. Segundo informações obtidas pelo Brumado Notícias, o aeroporto da cidade não tem operacionalização, pois está interditado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). No último mês de março, o deputado estadual João Bonfim (PDT) intermediou junto ao governo do estado e a prefeitura da cidade a operacionalização do aeroporto. Município e estado devem firmar parceria para serem feitas as intervenções necessárias para que haja a retomada dos voos regulares.

Brumado: Alunos da Escola Oscarlina recebem kit escovação Os alunos do ensino fundamental receberam o material e participaram de várias apresentações que tiveram como tema a importância da higiene bucal. (Foto: Divulgação).

A coordenação de saúde bucal da prefeitura de Brumado realizou, na última quinta-feira (11), um evento de entrega de kits de escovação na Escola Oscarlina Oliveira Silva. Os alunos do ensino fundamental receberam o material e participaram de várias apresentações que tiveram como tema a importância da higiene bucal. A diretora da escola e toda sua equipe destacaram a importância do evento, vez que as crianças foram despertadas para o assunto e a necessidade da escovação diária correta. Para a coordenadora, a experiência foi extraordinária e com o esforço e comprometimento de todos da equipe da escola, o objetivo do evento será alcançado.

Arquivo