Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
04/2021
fechar

Brumado confirma dois óbitos de Covid-19 nas últimas 24h

Nesta segunda-feira, 19 de abril, o município de Brumado registra 7876 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 18405. Entre os diagnósticos: 48 internações, 153 óbitos, 677 pacientes em tratamento e 7046 recuperados. No momento, 53 ainda aguardam resultado laboratorial e 9800 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Justiça de Brumado decreta prisão preventiva de jovem acusado de espancar ex-namorada Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Acusado de tentativa de feminicídio, contra Gleici Helen de Oliveira Silva, o jovem Hemerson Matheus Lima Souza, 22 anos, foi novamente detido após ter sido beneficiado com um alvará de soltura (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o delegado coordenador da 20ª Coorpin, Arilano Botelho, explicou, no ato da prisão em flagrante, já havia sido feito o pedido de prisão preventiva. O Ministério Público Estadual (MPE), em Brumado, deu parecer pela aceitação do pedido. A sentença foi do juiz da Vara Crime, Genivaldo Alves Guimarães. “Essa preventiva foi decretada hoje. Nós fomos ao encontro dele e o estamos conduzindo agora pra delegacia. Ele está preso novamente, agora por preventiva”, informou. O delegado adiantou que o acusado deverá ser transferido para o Presídio de Vitória da Conquista assim que todos os trâmites forem concluídos. “Foram agressões graves, lesões gravíssimas. Foram muitas pancadas na cabeça. Pode ser que exista um trauma nessa região”, salientou. Botelho afirmou ainda que a delegacia especializada de atendimento à mulher também é um anseio da Polícia Civil.

Brumado: Desfigurada, Helen continua internada sob sedação após ser espancada pelo ex-namorado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Após ter sido brutalmente agredida pelo companheiro, a jovem Gleici Helen de Oliveira Silva, 22 anos, continua internada no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, em Brumado. O crime ocorreu no último sábado (17). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a irmã da vítima, Gileane de Oliveira, informou que Helen permanece sedada em razão das múltiplas lesões na face. “Ontem, ela estava totalmente sedada. Hoje, eles diminuíram um pouco a sedação. Já tiraram a fralda. Ela conseguiu levantar, com a ajuda da minha mãe e da minha prima, para ir ao banheiro. Está muito machucada, ainda sem conseguir conversar. Os olhos ainda não abrem”, relatou. 

Brumado: Desfigurada, Helen continua internada sob sedação após ser espancada pelo ex-namorado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Indignada, Gileane disse que Hemerson Matheus Lima Souza, acusado de cometer o crime, conseguiu estragar o rosto tão lindo da irmã. “Ele bateu muito no olho esquerdo dela. Ela vai ficar com problema nos olhos. Ele quebrou o nariz dela. No hospital mesmo eles vão fazer uma cirurgia no nariz e na face. Ela ainda está muito inchada e sedada. Não sabemos como vai ser quando ela acordar. Mas o que importa é que ela está viva”, resumiu. As fotos foram divulgadas com a autorização da família.

Brumado: Acusado de agressão contra ex-companheira responderá ao processo em liberdade Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O acusado de tentativa de feminicídio contra a ex-companheira Gleici Helen de Oliveira Silva, 22 anos, Hemerson Matheus Lima Souza, 22 anos, responderá ao processo em liberdade. Em decisão no domingo (18), o juiz plantonista Antônio Alberto Faiçal Júnior concedeu, um Habeas Corpus para o acusado após pedido de sua defesa, com parecer favorável do Ministério Público Estadual (MPE). Nele, o magistrado ainda determina que o acusado está proibido de se aproximar da vítima (limite mínimo de 200 metros), de ter contato com a ofendida por qualquer meio, bem como terá de comparecer a todos os atos processuais. Além disso, Hemerson não poderá se ausentar da Comarca sem prévia autorização Judicial e deverá manter o recolhimento domiciliar no período noturno e nos dias de folga, entre as 23 e as 5h. Ele chegou a ser preso em flagrante no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, onde teria ido buscar atendimento após ser linchado por populares (veja aqui). As agressões teriam ocorrido na noite do último sábado (17), na residência da vítima. Segundo laudo médico, Gleici fraturou os ossos do nariz e tem bastante coágulo de sangue no rosto em razão das múltiplas lesões.

Brumado: CDL adere campanha para arrecadação de alimentos e materiais de limpeza e higiene pessoal

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado também está participando da campanha “AJUDAÊ “, elaborada por alguns movimentos sociais com o principal objetivo de arrecadar alimentos, materiais de limpeza e de higiene pessoal. Todas as doações serão distribuídas para famílias carentes e em situação de vulnerabilidade social. A CDL está convocando comerciantes, colaboradores e a população para essa grande missão de ajudar o próximo. Segundo a diretoria da entidade, cada loja pode contribuir com a campanha promovendo um espaço para armazenamento das doações. “Esperamos arrecadar toneladas de alimentos”, destacou. A campanha não terá custo nenhum para o lojista. O lançamento da campanha “AJUDAÊ” aconteceu no domingo nas redes sociais, com grande adesão.

Brumado: PM encontrou acusado de espancar ex-namorada em hospital após ter sido linchado por populares Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Neste domingo (18), policiais da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) atenderam a uma ocorrência de violência doméstica no Bairro Malhada Branca. A vítima de 23 anos foi brutalmente agredida pelo ex-companheiro, identificado como Hemerson Matheus Lima Souza, de 22 anos (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o comandante da 34ª CIPM, Major Mário Cabral, informou que, ao levar a vítima para atendimento no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, visto que a mesma estava bastante machucada, os policiais localizaram o suspeito na própria unidade de saúde. “Quando chegaram no hospital, verificaram que o autor se encontrava lá sendo medicado. O mesmo alegou que populares o teriam agredido após a agressão a sua ex-companheira”, relatou.

'Prescrever kit covid não é autonomia, é erro', diz cardiologista e professor da USP Foto: Divulgação/Estadão

Bruno Caramelli, cardiologista e professor da USP, entrou com representação no Ministério Público Federal (MPF) contra o Conselho Federal de Medicina (CFM) por ainda permitir a prescrição de medicamentos para tratamento precoce da covid-19. Ao Estadão, ele explica por que decidiu bater de frente com a entidade. 

Como a crença no tratamento precoce está prejudicando a resposta à pandemia no Brasil?
Primeiramente, porque você está tirando as pessoas do foco daquilo que funciona. Isso é o mais cruel. Quando aquilo que funciona exige sacrifício, exige ficar em casa, exige álcool em gel, máscara e, ao mesmo tempo, você tem ao alcance das mãos um medicamento vendido sem receita que supostamente vai te proteger, a pessoa prefere não fazer o isolamento. É muito tentador. Segundo, existem efeitos colaterais dessas medicações. Eu não sou contra a autonomia, mas isso não é autonomia, é erro médico. Autonomia é eu, por exemplo, escolher um determinado tratamento quando eu tenho três ou quatro opções comprovadas cientificamente. No caso do tratamento precoce, não há eficácia e o CFM lava as mãos. Ele deveria, além de não apoiar, condenar. É isso que a gente pede. Eu posso até dar o benefício da dúvida de que, no começo do ano passado (quando o parecer do CFM foi feito), até daria pra pensar nisso, mas hoje não. Você tem um monte de estudos porcaria, com poucos pacientes, estudos mal desenhados, que foram publicados sobre cloroquina e ivermectina. Dependendo da sua maldade - não é nem ignorância, é maldade -, você pega e faz um método escolhendo só os estudos que dizem o que você quer dizer.

Por que o senhor decidiu entrar com a representação?
Eu estava muito incomodado e continuo muito incomodado. Passei a ver um monte de manifestações nos jornais e nas mídias sociais (contra a postura do CFM), mas percebi que só essas manifestações não iam adiantar. A gente precisa ir atrás de uma punição ou de uma ameaça de punição, de que as pessoas tenham medo, porque só com medo elas vão parar. Não dá para ficar parado. Nós estamos numa tragédia. Esta suposta bala de prata está tirando a concentração das pessoas em fazer o isolamento e seguir outras medidas.

O senhor ficou com medo de represálias da categoria ou de ser alvo de sindicância?
Eu tenho mais medo da covid. Perdi um dos meus melhores amigos, colegas. Essa história vai muito longe ainda e acho que só essas coisas por escrito não são suficientes, precisa de algo mais pungente, agressivo. Uma das razões que faz os médicos ainda prescreverem o kit covid é a certeza de que não vai acontecer nada. É o discurso de que ninguém vai me proibir, me punir.

CONTINUE LENDO
Governo da Bahia amplia horário do toque de recolher em 208 cidades Foto: Foto: Alberto Maraux/SSP-BA

Em 208 municípios baianos, o toque de recolher passa a vigorar das 20h às 5h de 18 a 26 de abril. As cidades das regionais de Brumado, Guanambi e Vitória da Conquista estão na lista (veja abaixo). Nos demais municípios, fica restrita a locomoção noturna, vedados a qualquer indivíduo a permanência e o trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas, das 21h às 05h, de 18 de abril até 26 de abril. A medida foi publicada neste domingo (18), na versão on-line do Diário Oficial do Estado (DOE). Os estabelecimentos comerciais que funcionem como restaurantes, bares e congêneres, localizados nos municípios do Anexo I deverão encerrar o atendimento presencial às 19h, permitidos os serviços de entrega em domicílio (delivery) de alimentação até as 24h. Fica vedada em todo o estado a venda de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos, inclusive por delivery, no período das 18h do dia 23 até as 5h de 26 de abril. Excepcionalmente, essa medida não se aplicará aos municípios listados no Anexo 2 abaixo em que a taxa de ocupação de leitos de UTI se mantenha, por cinco dias consecutivos, igual ou inferior a 75%.

Abaíra, Acajutiba, Adustina, Alagoinhas, Alcobaça, América Dourada, Anagé,Andaraí, Angical, Antas, Aporá, Araçás, Aracatu, Aramari, Baianópolis, Banzaê, Barra, Barra do Mendes, Barreiras, Barro Alto, Belmonte, Belo Campo, Boa Vista do Tupim, Bom Jesus da Lapa, Bom Jesus da Serra, Boninal, Bonito, Boquira, Botuporã, Brejolândia, Brotas de Macaúbas, Brumado, Buritirama, Caatiba, Caculé, Caetanos, Caetité, Cafarnaum, Canápolis, Canarana, Candiba, Cândido Sales, Caraíbas, Caravelas, Cardeal da Silva, Carinhanha, Catolândia, Catu, Caturama, Central, Cícero Dantas, Cipó, Cocos, Condeúba, Contendas do Sincorá, Cordeiros, Coribe, Coronel João Sá, Correntina, Cotegipe, Crisópolis, Cristópolis, Dom Basílio, Encruzilhada, Entre Rios, Érico Cardoso, Esplanada, Eunápolis, Fátima, Feira da Mata, Firmino Alves, Formosa do Rio Preto, Gentio do Ouro, Guajeru, Guanambi, Guaratinga , Heliópolis, Iaçu, Ibiassucê, Ibicoara, Ibicuí, Ibipeba, Ibipitanga, Ibiquera, Ibirapuã, Ibitiara, Ibititá, Ibotirama, Igaporã, Iguaí, Inhambupe, Ipupiara, Iraquara, Irecê, Itabela, Itaberaba, Itaetê, Itagimirim, Itaguaçu da Bahia, Itamaraju, Itambé, Itanagra, Itanhém, Itapebi, Itapetinga, Itapicuru, Itarantim, Itororó, Ituaçu, Iuiu, Jaborandi, Jacaraci, Jandaíra, João Dourado, Jucuruçu, Jussara, Jussiape, Lagoa Real, Lajedão, Lajedinho, Lapão, Lençóis, Licínio de Almeida, Livramento de Nossa Senhora, Luís Eduardo Magalhães, Macajuba, Macarani, Macaúbas, Maetinga, Maiquinique, Malhada, Malhada de Pedras, Mansidão, Marcionílio Souza, Matina, Medeiros Neto, Mirante, Morpará, Mortugaba, Mucugê, Mucuri, Mulungu do Morro, Muquém do São Francisco, Nova Canaã, Nova Redenção, Nova Soure, Nova Viçosa, Novo Horizonte Novo Triunfo, Olindina, Oliveira dos Brejinhos, Ouriçangas, Palmas de Monte Alto, Palmeiras, Paramirim, Paratinga, Paripiranga, Pedrão, Piatã, Pindaí, Piripá, Planalto, Poções, Porto Seguro, Potiraguá, Prado, Presidente Dutra, Presidente Jânio Quadros, Riachão das Neves, Riacho de Santana, Ribeira do Amparo, Ribeira do Pombal, Ribeirão do Largo, Rio de Contas, Rio do Antônio, Rio do Pires, Rio Real, Ruy Barbosa, Santa Cruz Cabrália, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cássia, Santana, São Desidério, São Félix do Coribe, São Gabriel, Sátiro Dias, Seabra, Sebastião Laranjeiras, Serra do Ramalho, Serra Dourada, Sítio do Mato, Sítio do Quinto, Souto Soares, Tabocas do Brejo Velho, Tanhaçu, Tanque Novo, Teixeira de Freitas, Tremedal, Uibaí, Urandi, Utinga, Vereda, Vitória da Conquista, Wagner, Wanderley e Xique-Xique.

CONTINUE LENDO
Brumado: Fazendo praça da prefeitura de pastagem, equinos quase provocam acidente de trânsito Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Novamente, a problemática dos animais soltos nas vias da cidade de Brumado voltou à tona. Na última sexta-feira (16), dois cavalos pastando livremente na Praça Coronel Zeca Leite quase provocaram um acidente de trânsito. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o motorista Geraldo Gomes teve que frear o carro bruscamente para não atingir o animal. “Isso acontece pela cidade toda, por onde você anda. Quando não é cavalo é cachorro. É um risco enorme”, protestou. Para o motorista, alguém tem que se responsabilizar por esse tipo de situação, especialmente quando se trata de locais de maior circulação de veículos, onde o risco de acidentes é maior. “É um absurdo”, reiterou.

Homem é preso em festa clandestina com aglomeração, som e bebidas alcoólicas no sudoeste da Bahia Foto: Divulgação/PM

Um homem foi preso na noite de sexta-feira (16), após ser flagrado realizando uma festa com cerca de 30 pessoas aglomeradas, som e bebidas alcoólicas em Barra do Choça, no sudoeste da Bahia. A informação da 79ª Companhia Independente de Polícia (CIPM/Poções), que realizou a prisão. Os militares também encerraram o evento e apreenderam um aparelho de som. Shows, festas e atividades esportivas coletivas estão proibidas na Bahia neste período de pandemia, como forma de evitar a disseminação do coronavírus. Os policiais que participaram da ação, detalharam que realizavam o patrulhamento de rotina quando foram acionados para averiguar uma denúncia de aglomeração de pessoas e perturbação do sossego em uma região conhecida como Alto da Barra. No local indicado, a guarnição visualizou as 30 pessoas aglomeradas em torno de um aparelho de som, consumindo bebidas alcoólicas, sem o uso de máscara de proteção e em flagrante desacordo às medidas sanitárias que a atual situação de pandemia nos impõe. De acordo com o G1, além da violação contra medida sanitária preventiva, foi constatada também a contravenção penal de perturbação do sossego. O organizador do evento e todo aparelho sonoro foram encaminhados à presença da autoridade policial competente para que as medidas judiciais fossem adotadas.

Centro de Atendimento Covid apresenta demanda menor de atendimentos após período crítico Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o coordenador do Centro de Atendimento Covid, em Brumado, Anderson Cardoso, disse que, hoje, após um período bastante conturbado, a demanda na unidade está bem menor. Para ele, o início da vacinação e a inauguração da UTI Covid no Hospital Professor Magalhães Neto são fatores que contribuíram para diminuição da demanda. Nesse aspecto, Cardoso também destacou que a vacinação dos profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, possibilitou ganhos. “Já tivemos aqui até 4 profissionais afastados ao mesmo tempo, o que dificultava bastante a logística de trabalho. Hoje, é muito mais fácil trabalhar porque tenho a equipe completa”, afirmou. O coordenador também relatou que os 20 leitos Covid inaugurados no Hospital Municipal permitiu que os pacientes mais graves internados no Centro Covid fossem regulados para o local. “Diminuiu o fluxo de pacientes graves intubados. Também levou 10 pacientes para a clínica médica. Hoje, estamos com 06 pacientes na unidade. Conseguimos dar um tratamento muito melhor para esses pacientes. Facilitou demais”, ponderou.

Covid-19: STF dá 10 dias para que Bahia forneça informações sobre toque de recolher Foto: Alberto Maraux/SSP-BA

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, determinou na quinta-feira (15) que o governo da Bahia e de outros seis estados forneçam informações sobre medidas restritivas adotadas para conter a disseminação da Covid-19. Os estados terão 10 dias para prestarem as informações conforme descrito na decisão. Além da Bahia, os estados do Acre, Amapá, Piauí, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe devem seguir as solicitações do STF. As informações requisitadas pelo Supremo Tribunal Federal não foram detalhadas. A medida foi publicada no processo eletrônico na sexta-feira (16), em que Gilmar Mendes ainda determinou que, após passar as informações, os estados “remetam-se os autos, sucessivamente, ao Advogado-Geral da União e ao Procurador-Geral da República, para que se manifestem no prazo de 5 dias”. O G1 tentou, mas não conseguiu contato com o governo estadual para um posicionamento sobre a ação. Conforme consta no processo eletrônico, a decisão foi adotada após uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) movida pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), que argumenta que normas como lockdown ou toque de recolher violam direitos fundamentais, como à liberdade de locomoção e ao trabalho.

Brumado: Ferro de proteção de ponte atravessa veículo após acidente na BA-148 Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na madrugada desta segunda-feira (19), um grave acidente de carro foi registrado na BA-148, nas proximidades do Distrito de Itaquaraí, em Brumado. No local, de acordo com testemunhas, o motorista perdeu o controle da direção e bateu em uma ponte na região. Com o impacto, o ferro de proteção da ponte atravessou o carro e atingiu a passageira. Ela foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Brumado: Ferro de proteção de ponte atravessa veículo após acidente na BA-148 Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, a vítima encontra-se internada em estado grave no Hospital Professor Magalhães Neto aguardando transferência para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com suporte neurológico. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) esteve no local e registrou a ocorrência.

Serviços gráficos com qualidade é na Life Print em Brumado

Está precisando de serviços gráficos? A Life Print oferece uma ampla variedade de opções, como impressão digital, off set, placas e toldos e muito mais. Passe agora mesmo na gráfica e faça um orçamento. A loja fica localizada na Rua Dr. Gutemberg Leal, 192, no Bairro das Flores. O telefone é (77) 99969-3777 (WhatsApp).

Agricultores familiares de Ibiassucê e Pindaí devem receber auxílio Garantia-safra Foto: Wenderson Araujo

Agricultores familiares das cidades de Ibiassucê e Pindaí, ambas no Sertão Produtivo, que aderiram ao programa Garantia-safra entre 2019 e 2020, irão receber o pagamento do benefício de R$ 850 em parcela única. De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a quantia começará a ser paga ainda este mês.  Podem receber o benefício os agricultores com renda mensal de até um salário mínimo e meio e se tiverem perdas de produção em seus municípios iguais ou superiores a 50%. De acordo com o Mapa, mais de 25 mil produtores de 27 municípios nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco e Sergipe, serão contemplados.  O pagamento do Garantia-safra, que garante ao agricultor familiar o recebimento de um auxílio financeiro por tempo determinado em caso de perda da produção, foi autorizado pelo ministério nesta sexta-feira (16). Conforme divulgou a Agência Brasil, o Mapa deve notificar os agricultores que aderiram ao programa e que tiveram a concessão do benefício bloqueado por não atender ou comprovar as exigências legais. Para que o agricultor consulte sua situação, é preciso acessar o cadastro através do sistema do benefício.

CDL realiza certificação digital através de agendamentos em Brumado

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado está realizando a certificação digital, seguindo todas as recomendações do Ministério da Saúde. A CDL alerta que o serviço é considerado essencial e, portanto, não pode parar. Com o certificado digital SPC, você confirma sua identidade e assina documentos digitalmente com mais segurança. O agendamento deve ser feito através dos telefones: (77) 3441-1222 ou (77) 99853-6601.

Primeira semana de vacinação contra H1N1 atinge meta em Brumado; pandemia ajudou a conscientizar público alvo Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O site Achei Sudoeste esteve na Unidade Básica de Saúde (UBS) Ivaneide das Neves, no Bairro Olhos D’água, em Brumado, a fim de acompanhar a vacinação contra a H1N1. No local, a vacinadora Luzinete Lima explicou que, neste ano, em virtude da pandemia da Covid-19, a companha foi dividida por etapas com o objetivo de evitar aglomerações. Nessa primeira fase, estão sendo vacinadas crianças de 6 meses a menores de 2 anos, gestantes e puérperas. “O pessoal está aderindo bastante. Estão procurando bastante a vacina, inclusive pessoas que não são do público alvo. A demanda tem sido boa”, destacou. Para a vacinadora, a grande procura também está relacionada ao medo da pandemia, visto que as pessoas querem uma proteção a mais contra os sintomas de gripe. Na próxima semana, o público de vacinação contra H1N1 deverá ser expandido para demais faixas etárias.

Saiba quando consultar um urologista na Clínica Exame em Brumado

O urologista é responsável, por cuidar do trato urinário, de homens, mulheres e crianças. O especialista Marcos Moura, urologista do Laboratório e Policlínica Exame, é o especialista responsável por tratar e diagnosticar as doenças do trato urinário, trata a saúde da bexiga, rins, uretra e ureteres, também, diagnostica e trata doenças relativas às adrenais ou glândulas suprarrenais. Essas glândulas estão localizadas acima dos rins e são responsáveis por produzir os hormônios cortisol e adrenalina. Além disso, o médico cuida do sistema reprodutor masculino, que compreende o pênis, testículos, próstata, vesículas seminais, ductos deferentes e epidídimos. Embora seja fundamental visitar regularmente um urologista, alguns sinais indicam que essa consulta deve ser antecipada. Conheça alguns sinais que sugerem que você deve procurar imediatamente um urologista: dores; sintomas urinários e sintomas dos órgãos reprodutores masculinos. Os hábitos preventivos são importantes para tratar doenças e, até mesmo, evitá-las. Por isso, ao identificar qualquer um desses sintomas, procure imediatamente um urologista e faça uma investigação com o profissional para compreender de onde vem o desconforto. Agende sua consulta conosco pelo telefone: (77) 34419286 / (77) 999915757.

Governador diz que Embasa investirá R$ 60 milhões no projeto de esgotamento sanitário de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O governado da Bahia, Rui Costa (PT) garantiu que a Embasa investirá cerca de R$ 60 milhões no esgotamento sanitário em Brumado. A cidade não possui rede para tratamento do esgoto e 90% dos dejetos são descartados no Rio do Antônio. Na quinta-feira (15), durante uma live com a imprensa brumadense, o governador informou que o projeto já está pronto e que a empresa dispõe do dinheiro para aplicação no município. “A Embasa tem recursos pra isso. Nessa primeira fase são mais de R$ 60 milhões para investir no esgotamento sanitário de Brumado”, declarou. Costa adiantou que ainda neste mês se reunirá com o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) para discutir detalhes acerca da regularização do contrato de concessão do serviço com a Embasa, o qual não foi renovado. “Esperamos resolver isso na próxima reunião com o prefeito Eduardo para darmos início à licitação e, de imediato, começar as obras”, afirmou.

Centro de Atendimento Covid registra quase 10 mil atendimentos no primeiro ano de atuação em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No último sábado (17), o Centro de Atendimento Covid completará um ano de funcionamento na cidade de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o coordenador da unidade, Anderson Cardoso, destacou que a instalação da unidade foi um ganho imenso para o município, visto que há um local separado para tratamento dos pacientes diagnosticados com a doença. “Por mais que, hoje, Brumado tenha um dos maiores números de casos ativos da Bahia, a cidade se tornou referência no atendimento à Covid na região”, defendeu. Segundo o coordenador, ao longo do período, foram registrados 46 óbitos no centro em um universo de 9.736 atendimentos. “Transferimos 500 pacientes, ficamos com 610 pacientes internados. Estes tiveram alta daqui mesmo da unidade. É um número expressivo para uma cidade do porte de Brumado”, pontuou. Para Cardoso, se os gestores não tivessem transformado a UPA em um centro de atendimento específico para atendimento de casos da Covid, a população teria ficado desassistida. A estrutura, conforme argumentou, só trouxe benefícios para qualidade no atendimento aos pacientes de toda região, apesar de alguns períodos de maior dificuldade no fluxo. “Tivemos um período bem conturbado por conta de muitas pessoas acometidas ao mesmo tempo. Foram 25 dias com a unidade superlotada, com mais de 30 pacientes internados. Isso dificultou bastante, mas hoje estamos com uma demanda bem menor”, avaliou.

Brumado registra uma morte de coronavírus nas últimas 24h e tem 46 hospitalizados

Neste domingo, 18 de abril, o município de Brumado registra 7812 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 18270. Entre os diagnósticos: 46 internações, 151 óbitos, 707 pacientes em tratamento e 6954 recuperados. No momento, 61 ainda aguardam resultado laboratorial e 9633 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Brumado: Homem invade residência, agride e ameaça ex-mulher de morte Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um homem foi preso no último sábado (17) acusado de invadir a residência, agredir e ameaçar a ex-mulher de morte em Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a vítima se dirigiu à sede da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) e pediu socorro. De acordo com a PM, a mulher disse que seu ex havia impedido de sair de sua residência, sob ameaça de morte. Ela ainda relatou ter sido agredida durante a madrugada. No início da manhã ela aproveitou que o agressor havia dormido e foi até a 34ª CIPM solicitar ajuda. O Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) foi até a residência da vítima e prendeu o acusado. A mulher foi levada para o Hospital Municipal Professor Magalhães Neto para ser medicada. O agressor foi conduzido para a Delegacia Territorial de Brumado.

Em 24h, Bahia registra mais 75 mortes e 2.574 casos de Covid-19

A Bahia registrou mais 2.574 casos da covid-19 nas últimas 24h, com 75 mortes pela doença, segundo boletim divulgado neste domingo (18). Apesar de terem ocorrido em várias datas, os óbitos foram confirmados hoje. O estado tem 16.425 casos ativos da doença. Até agora, foram 17.303 mortes em todo estado pelo coronavírus. O boletim contabiliza também mais 2.445 recuperados da doença, totalizando 828.606 desde o início da pandemia. Há 191.531 casos sob investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste domingo. Em todo estado, até agora 46.580 profissionais de saúde tiveram a covid-19 desde o começo da pandemia. Dentre os óbitos pela doença na Bahia, 55,46% ocorreram no sexo masculino e 44,54% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,64% corresponderam a parda, seguidos por branca com 21,90%, preta com 15,33%, amarela com 0,47%, indígena com 0,13% e não há informação em 7,52% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 65,60%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (73,66%).

Polícia prende homem acusado de espancar jovem de 23 anos em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma jovem de 23 anos foi espancada neste domingo (18) por seu namorado no Bairro Malhada Branca em Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a vítima está internada no Hospital Professor Magalhães Neto com lesões na cabeça e em várias partes de seu corpo. De acordo com a polícia, a jovem chegou a ficar desacordada após as agressões. Ela foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O suspeito do crime já está preso à disposição da justiça. Segundo a polícia, ele já responde a um processo com base na lei Maria da Penha. A jovem já tinha requerido uma medida protetiva, mas aguardava uma decisão da justiça. Ainda segundo a polícia, ela vinha sofrendo ameaças e foi instaurado um inquérito policial que foi remetido ao judiciário no dia 17 de março do corrente ano. Um mês depois, o agressor praticou uma tentativa de feminicídio. O delegado Cláudio Marques já solicitou a prisão preventiva do acusado. O caso ganhou grande repercussão nas redes sociais.

Guanambi: Deputado federal Igor Kanário é condenado a indenizar policiais militares por ofensas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nove Policiais Militares do 17º Batalhão da Polícia Militar (BPM)na cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado, ajuizaram ação por reparação de danos morais contra o deputado federal Igor Kanário (DEM)) pelas ofensas dirigidas a todos os policiais militares da PMBA, chamando-os de “Bunda moles” e afirmando que se algo acontecesse com a vida dele seria responsabilidade de policiais militares. As ofensas foram feitas durante a passagem do trio elétrico no circuito do carnaval de Salvador no ano passado, quando o cantor Igor Kanário parou de cantar e começou a proferir ofensas aos policiais militares, inclusive incitando os foliões contra os integrantes da corporação (veja aqui). Os militares integrantes do 17º BPM de Guanambi decidiram ajuizar a ação perante o Juizado Especial Cível para reparação de danos morais, por terem se sentido ofendidos em sua honra. Na audiência de conciliação em ambiente virtual, o deputado compareceu sem camisa, sendo advertido pelo juiz conciliador para que respeitasse o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), no que foi atendido. Na sua sentença, o juiz Ronaldo Alves Neves Filho julgou procedente o pedido de indenização por danos morais, e estabeleceu o valor de R$ 4 mil para cada um dos nove policiais militares autores da ação.

Arquivo