Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
04/2022
Sucesso de feira de animais serve de laboratório para retorno da ExpoBrumado em 2023 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Neste final de semana, uma Feira de Animais foi realizada no Parque de Exposições de Brumado. O evento foi promovido pela Cooperativa Mista Agropecuária de Brumado (Coopmab). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente da entidade, Ivan Caires, disse que a iniciativa foi um sucesso de vendas e os pecuaristas da região ficaram bastante satisfeitos. “Os pecuaristas, tanto compradores quanto vendedores, se sentiram com mais ânimo”, pontuou. Segundo Caires, a feira pode ser considerada o pontapé inicial para retomada da Exposição Agropecuária de Brumado (ExpoBrumado). “A expectativa é muito boa para o próximo ano. Com certeza, vamos fazer a ExpoBrumado 2023 com uma nova visão”, adiantou.

Mulher é esfaqueada em motel no oeste da Bahia Foto: Marlon Ferraz/Blog Braga

Uma mulher foi esfaqueada em um motel, na cidade de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, no domingo (24). De acordo com o G1, o suspeito fugiu após o crime. De acordo com a Polícia Militar, a vítima foi socorrida por funcionários do estabelecimento para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município. Não há detalhes sobre o estado de saúde da mulher, qual a relação que ela tem com o suspeito e o que teria motivado o ataque. Uma equipe da 85ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) foi acionada para atender a ocorrência e deslocou até a UPA. No local, os policiais conversaram com a vítima e a orientaram a fazer o registro da ocorrência na delegacia para que o caso seja investigado. A Polícia Civil de Luís Eduardo Magalhães informou, por telefone, que a vítima ainda não tinha registrado a ocorrência até a segunda-feira (25).

Médico diz ser parente de major da PM é preso em Malhada de Pedras Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Neste domingo (24), um médico que executava manobras perigosas de moto nas imediações, na cidade de Malhada de Pedras, a 39 km de Brumado, foi preso pela Polícia Militar. Segundo informou a PM ao site Achei Sudoeste, ele estava colocando em risco a vida de frequentadores de um bar e transeuntes. Segundo informações da polícia, o cidadão apresentava sinais de embriaguez. Ao ser abordado pela PM, o mesmo resistiu à prisão e ainda exerceu tráfico de influência, visto que alegou ser parente da comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). Após fazer ameaças aos policiais, ele foi conduzido à delegacia de Brumado, onde permaneceu à disposição da justiça.

Deputado apresenta projeto que dificulta perda de mandato Foto: Najara Araújo/Câmara dos Deputados

Líder da bancada evangélica, o deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) apresentou nesta segunda-feira um projeto de resolução que busca dificultar a perda de mandato parlamentar. A proposta foi elaborada após o Supremo Tribunal Federal (STF) condenar o deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) a oito anos e nove meses de prisão em regime fechado por estímulo a atos antidemocráticos, além da perda do mandato. De acordo com o jornal o Globo, um dia depois, no entanto, o presidente Jair Bolsonaro determinou o perdão da pena. “A perda de mandato será decidida pela Câmara dos Deputados, em votação ostensiva e presencial, devendo obter, para sua consecução, obrigatoriamente, 340 votos ou 2/3 de votos favoráveis do total de membros da Casa”, diz trecho da proposta de Sóstenes. O texto trata de possíveis ações do parlamentar que infringir qualquer uma das proibições previstas para o exercício da função, como ser proprietário de empresa que goze de favor decorrente de contrato com pessoa jurídica de direito público; cujo procedimento for declarado incompatível com o decoro parlamentar; e que sofrer condenação criminal em sentença transitada em julgado. Para o parlamentar, a Câmara não deve “ater-se a um mero papel homologatório da decisão emanada de outro Poder, mas aprecia-la, dentro da função fiscalizatória que lhe é inerente, prevenindo e impedindo abusos e extravagâncias legais e constitucionais, à luz da lei, da Constituição, dos Princípios Gerais do Direito e do Estado Democrático”. Atualmente, a Constituição Federal estabelece que “a perda do mandato será decidida pela Câmara dos Deputados ou pelo Senado Federal, por maioria absoluta, mediante provocação da respectiva Mesa ou de partido político representado no Congresso Nacional, assegurada ampla defesa”. Na Câmara, que possui 513 deputados, a maioria absoluta é atingida com pelo menos 257 votos. Por se tratar de uma mudança constitucional, existe a avaliação de que o formato do projeto apresentado por Sóstenes está equivocado, já que ele altera somente o regimento interno da Câmara. Por isso, o texto teria que ser substituído por uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC). Segundo Sóstenes, o relator da matéria deve ser o vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos (PSD-AM), que já informou a ele considerar necessária a apresentação de uma PEC.

Vereador cobra realização de concursos com cotas raciais em Vitória da Conquista Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O vereador Alexandre Xandó (PT) tem se destacado por fazer uma oposição aguerrida à gestão da prefeita Sheila Lemos (União Brasil), em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Desde o primeiro dia do seu mandato, o parlamentar vem cobrando a realização de concurso público na cidade. O último concurso municipal foi realizado em 2013 e, hoje, a gestão está abarrotada de servidores contratados e cargos comissionados. Além disso, Xandó cobra que a prefeita encaminhe para a Câmara de Vereadores um projeto que institua cotas raciais nos concursos municipais. “Mesmo sendo vereador, não posso apresentar esse projeto na Câmara por se tratar de matéria de competência privativa do Poder Executivo. Por isso, estamos mobilizando o movimento negro, estudantes cotistas e todos aqueles que lutam contra o racismo estrutural para que seja criada essa política de ação afirmativa de reparação histórica ao povo negro de nossa cidade”, destacou.

Ingressos para o Forró do Sítio Novo já estão à venda em Brumado

Vem aí o Forró do Sítio Novo 2022. Com shows de Edgar Mão Branca, Walquíria Santos, Michele Andrade Kevi Jhony e Donas do Bar, a festa acontecerá no dia 4 de junho, em Brumado. Os ingressos já estão à venda no Point dos Ingressos, que fica localizado na Avenida Otávio Mangabeira. Os tickets custam R$ 210 à vista ou 3 vezes de R$ 76,00 no cartão de crédito. O evento é uma iniciativa de sucesso da Só Legal e Edy Show. O Forró do Sítio Novo promete agitar a galera de Brumado e região com o esquenta para as tradicionais festas juninas.

Advogado Maurício Vasconcelos ministrará palestra para lançamento de livro em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O renomado advogado brumadense Maurício Vasconcelos, com atuação em destaque na capital, em diversos municípios baianos e em Brasília, estará em seu terral natal ministrando uma palestra para lançamento de seu livro. O evento será realizado no auditório da Ordem dos Advogados da Bahia (OAB), na 21ª subseção/Brumado, na próxima sexta-feira (29), às 16h. A palestra terá como tema “A prisão cautelar no Brasil de hoje”. Na oportunidade, com atuação de destaque na advocacia penal, Vasconcelos fará o lançamento de seu novo livro, intitulado “Prova no Sistema Acusatório”.

ACM Neto cumprirá agenda em Brumado no dia 20 de maio, diz Fabrício Abrantes Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O presidente do União Brasil (UB), empresário Fabrício Abrantes, anunciou nesta segunda-feira (25) a vinda do pré-candidato ao governo da Bahia, ACM Neto (UB), para a cidade de Brumado no próximo dia 20 de maio. De acordo com Abrantes, Neto estará na cidade ao lado do pré-candidato ao senado federal e vice-governador da Bahia, João Leão (PP), além de diversas lideranças políticas. Fabrício ainda confirmou a vinda do deputado federal José Rocha (UB), candidato à reeleição, que conta com o seu apoio na capital do minério, e do pré-candidato a deputado estadual, Luciano Ribeiro (UB). “Em breve, divulgaremos detalhes deste importante evento. Vamos, todos, fazer uma grande recepção em Brumado”, convocou.

Brumado: Prefeitura desrespeita servidores ao defender privatização do hospital, diz Sindsemb Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em recente entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário de saúde de Brumado, Cláudio Soares Feres, disse que a terceirização é o caminho para a qualificação e melhoria dos trabalhos no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto (veja aqui). Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Brumado (Sindsemb), Jerry Adriano, vê como contraditória a afirmação do secretário, visto que o próprio está sempre na mídia elogiando a saúde pública no município. “Mesmo sem condições, aqueles guerreiros e guerreiras estão lá prestando um bom serviço. No hospital falta soro e muito medicamento, mas os guerreiros estão lá trabalhando. Por que agora querem terceirizar?”, questionou. Adriano apontou que a terceirização pode implicar no apadrinhamento dos funcionários e, por isso, é a favor da realização do concurso público. “Sou a favor do concurso público. Os terceirizados estão à mercê do gestor”, reiterou. Por fim, o presidente do sindicato mandou um recado ao prefeito Eduardo Lima Vasconcelos. “Prefeito, terceiriza esse secretário porque ele que não atende o cidadão que paga o seu salário. Ele humilha os servidores. O Sindsemb tem várias reclamações contra ele. Se é pra ter um bom atendimento, vamos terceirizar o secretário”, ironizou.

Brasil tem a terceira gasolina mais cara do mundo, aponta estudo Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Brasil ocupa a terceira posição no ranking que lista os países com a gasolina mais cara do mundo. A lista é composta por 29 países mais a zona do euro, segundo cálculos da Oxford Economics divulgados pelo jornal Valor. A pesquisa leva em consideração o poder de compra dos cidadãos e o valor do litro do combustível. Segundo os economistas, em seis anos o preço da gasolina disparou 57% e tende a subir ainda mais se a Petrobras decidir seguir com a política de paridade internacional. O preço de um litro de gasolina comum equivale a 9% do salário médio diário no Brasil, empatando com o Paquistão e atrás apenas de Filipinas (19%) e Indonésia (13%), de acordo com Marcos Casarin, economista-chefe para América Latina, e Felipe Camargo, economista-sênior para a região. O custo do combustível no Brasil é maior do que em outros pares latino-americanos e emergentes, como México (7%), Turquia (5%), Chile (3%), Rússia (3%), África do Sul (2%) e Colômbia (1%), e também do que na China (6%) e na zona do euro (2%). Desde outubro de 2016, a Petrobras adota a política de Preços de Paridade de Importação (PPI), que vincula o preço dos derivados de petróleo ao mercado internacional. Após cinco anos da mudança, o combustível no Brasil concentra a maior alta da história, superando a inflação em mais de 30%. O estudo estima que as eleições atrasem novos reajustes, e, com isso, a gasolina deve se manter no patamar atual de R$ 7.219, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP). Segundo o último relatório da Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom), a gasolina não está defasada do preço internacional, mas o diesel acumula 10% de diferença, ou seja, R$ 0,50 mais barato do que deveria, se seguisse os parâmetros internacionais.

Polícia Militar recupera caminhão furtado na cidade de Bom Jesus da Lapa Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Por volta de 20h deste sábado (23), a Polícia Militar foi informada de que um caminhão, roubado durante a madrugada, estaria às margens da BA-156, trecho da cidade de Tanque Novo. No local, os policiais constataram se tratar do caminhão VW/ 24. 280 CRM 6X2, cor branca, roubado na madrugada de sábado. Segundo informou a 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, o condutor relatou que foi abordado por três homens armados próximo à Bom Jesus da Lapa, sendo feito refém por 14 horas. A carga do caminhão, avaliada em R$ 116 mil, foi levada juntamente com os objetos pessoais do condutor. O veículo foi apresentado na delegacia local, juntamente com o motorista, para as medidas cabíveis.

Eleições 2022: ACM Neto mantém liderança para vencer o governo da Bahia Foto: Divulgação

Em levantamento realizado pelo Instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta segunda-feira (25), o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (UB) mantém boa margem em relação aos demais postulantes ao Palácio de Ondina. No entanto, Jerônimo Rodrigues e João Roma apresentam crescimento. Em um cenário estimulado para governador da Bahia, Neto aparece com 55,4% das intenções de voto e é seguido por Jerônimo Rodrigues (PT) com 16,1% e João Roma (PL) com 10,1%. No levantamento aparecem ainda Kleber Rosa (PSOL) e Giovani Damico, que somaram respectivamente 1,2% e 0,5%. Os que não sabem ou não responderam somaram 7,2%. Brancos e nulo representam 9,5%. Em uma situação espontânea, a pesquisa aponta ACM Neto com 20,9% das intenções de voto. Ele é seguido por Jerônimo, que apresentou 5,8% e João Roma, que somou 3,8%. Não sabe ou não respondeu corresponde a 59%. Para a realização desta pesquisa foi utilizada uma amostra de 1.820 eleitores. O trabalho de levantamento de dados foi feito através de entrevistas pessoais com eleitores com 16 anos ou mais em 80 municípios entre os dias 19 a 24 de abril de 2022. Tal amostra representativa do Estado da Bahia atinge um nível de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,3% para os resultados gerais. Essa pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º BA-06739/2022. Também foi divulgado pelo instituto, nesta segunda-feira (25), a pesquisa para o Senado. Em busca da reeleição, Otto Alencar (PSD) segue com a preferência do eleitorado baiano para a disputa. Segundo o levantamento, o social democrata tem quase o dobro de intenções de voto que o segundo colocado, o vice-governador João Leão (PP).

Sebastião Laranjeiras: PM prende jovem após descumprir medida protetiva e incendiar a casa da mãe Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Neste domingo (24), uma guarnição do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), sediada na cidade de Sebastião Laranjeiras, na região sudoeste da Bahia, foi acionada para atender uma ocorrência em que o jovem Daniel Arruda da Silva, 26 anos, teria descumprido medida protetiva de não se aproximar da mãe Maria Zenaide, 59 anos. Segundo informou o 17º BPM ao site Achei Sudoeste, no local, os policiais constataram que Daniel quebrou a porta da casa e, em seguida, utilizou gasolina para incendiar o imóvel. Três cômodos foram completamente queimados. A casa só não foi totalmente destruída graças à intervenção dos vizinhos, que apagaram as chamas. Daniel fugiu antes da chegada da PM, porém foi alcançado minutos depois. Ao ser abordado, reagiu, sendo necessária a utilização da força para contê-lo e colocá-lo na viatura. O autor e a vítima foram conduzidos para a delegacia de Guanambi para adoção das medidas cabíveis.

Pedrão: Quatro pessoas da mesma família morrem em acidente na BR-101 Foto: Reprodução/G1

Quatro pessoas de uma mesma família morreram após um grave acidente na BR-101, na entrada da cidade de Pedrão, no interior da Bahia. O acidente aconteceu na manhã de domingo (24), e os corpos serão enterrados no final da tarde desta segunda-feira (25). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o carro em que as vítimas estavam bateu contra uma van. A causa do acidente será apurada pela Polícia Civil. As vítimas são um homem e uma mulher, que eram casados, a filha mais nova deles e a sogra do rapaz. De acordo com o G1, os nomes e idades ainda não foram divulgadas. A filha mais velha do casal sobreviveu à batida e foi socorrida para um hospital da cidade. O estado de saúde dela não foi divulgado. A família morava na cidade de Teodoro Sampaio, onde o velório será feito, na manhã desta segunda.

Carinhanha: PM recupera carga roubada de farinha de trigo avaliada em R$ 220 mil Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

No último sábado (23), policiais militares do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) tomaram conhecimento que um caminhão bitrem, que seguia com uma carga de farinha de trigo para Bezerras/PB, havia desaparecido junto com o motorista no dia 21/04, na cidade de Francisco Sá/MG. Pelo rastreador, o veículo encontrava-se na Rua Porto Alegre, no Bairro São Francisco, em Carinhanha, na região sudoeste baiano. De imediato, as guarnições compareceram ao local, porém o veículo não se encontrava mais no endereço apontado. Os policiais continuaram diligenciando e conseguiram localizar na mesma rua o depósito, onde parte da carga foi descarregada, encontrando cerca de 600 sacos de farinha de trigo. Segundo informações, o referido depósito havia sido alugado dias antes pelo proprietário de uma panificadora da cidade de Carinhanha. Segundo informou o 17º BPM ao site Achei Sudoeste, em seguida, após receberem informações de que o vendedor da carga de trigo estaria numa pousada na Avenida Santo Antônio, no Bairro Alto da Colina, os militares foram até o estabelecimento e localizaram um caminhão azul carregado com aproximadamente 400 sacos de trigo. Todo material foi apreendido e apresentado na Delegacia de Polícia Civil, que deverá prosseguir com as investigações sobre a autoria do furto/roubo e da receptação da carga avaliada em R$ 220 mil. Nenhum suspeito foi encontrado.

Novo surto de ebola atinge a República Democrática do Congo Foto: Reprodução/Cynthia Goldsmith

Um novo caso de ebola registrado na República Democrática do Congo motivou as autoridades sanitárias do país a declararem no sábado (23) novo surto da doença. É o terceiro surto de ebola no país desde 2018. O último havia sido encerrado em dezembro do ano passado. A diretora regional da Organização Mundial de Saúde (OMS) na África, Matshidiso Moeti, expressou preocupação com o caso. “O tempo não está do nosso lado. A doença iniciou há duas semanas e agora nós estamos correndo atrás. A notícia positiva é que as autoridades da República Democrática do Congo têm mais experiência que quaisquer outras no mundo em controlar rapidamente surtos de ebola”. O novo caso de ebola foi registrado na cidade de Mbandaka. O paciente, um homem de 31 anos, começou a ter os sintomas em 5 de abril e depois de mais de uma semana tratando em casa, buscou tratamento no hospital. No dia 21 de abril, ele foi levado a um centro de tratamento intensivo de ebola, mas morreu mais tarde, ainda no mesmo dia. Todos que tiveram contato com o paciente passaram a ser monitorados. Espera-se que uma campanha de vacinação tenha início nos próximos dias. O país já tem estoques do imunizante rVSV-ZEBOV nas cidades de Goma e Kinshasa. Vacinas serão enviadas para Mbandaka, segundo a OMS. A vacinação deverá começar por quem teve contato com a vítima, ampliando para os que tiveram contato com esse primeiro grupo. A estratégia, chamada “vacinação em anel”, em tradução livre, é usada para conter a propagação do vírus. O último surto teve duração de 42 dias. Na ocasião, foram notificados 11 casos (oito confirmados e três prováveis) e seis mortes na província do Kivu Norte. Foi nessa mesma província que ocorreu o surto de 2018, que durou dois anos.

Sebrae promove palestras gratuitas sobre vendas em Caetité e Livramento de Nossa Senhora Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Para incentivar e colaborar com o desenvolvimento dos pequenos negócios da região Sudoeste da Bahia, o Sebrae promove, de 3 a 5 e de 10 a 12 de maio, dois circuitos de palestras com a temática “Vendendo até em pensamento”. O objetivo é compartilhar estratégias de vendas e motivação de equipes. Seis municípios recebem o evento gratuito, que está com inscrições abertas. As palestras serão realizadas de forma presencial, nos dias 3,4 e 5 de maio em Caetité, Livramento de Nossa Senhora e Poções e, nos dias 10, 11 e 12 de maio, em Ipiaú, Jaguaquara e Barra do Choça, respectivamente. Os eventos acontecerão à noite, das 20h às 22h. Os dois circuitos contarão com a presença de Cláudio Luvizzotti, palestrante especialista em vendas e motivação de equipes, autor e pesquisador de Sistemas Facilitadores de Aprendizagem e especialista em Gestão de Pessoas. As inscrições podem ser realizadas pela internet, de acordo com a cidade escolhida.

Empresa de assessor do deputado Arthur Maia vence licitação milionária em Guanambi Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A empresa Gaspe Serviços Especializados Ltda, de propriedade do assessor parlamentar do deputado federal Arthur Maia (UB), Edilvande Vieira de Aquino e sua esposa, foi a única participante e vencedora da licitação para videomonitoramento e alarmes das repartições e espaços públicos, no município de Guanambi, a 141 km de Brumado. De acordo com o Bocão News, o contrato, de R$ 1.438.564,00, já foi homologado pelo prefeito Nilo Coelho (UB). O alto valor do contrato e as especificidades do edital deixaram outras empresas de fora do certame. Estas inviabilizaram a concorrência dentro do mercado da cidade, formado, em sua maioria, por microempresas. Além do videomonitoramento e do sistema de alarme, a prefeitura também está investindo na formação da Guarda Civil Municipal. O gasto com o serviço de vigilância patrimonial vai aumentar cerca de 20 vezes com o novo contrato.

Mais de 11,5 bilhões de doses de vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas no mundo Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Mais de 11,5 bilhões de doses de vacinas contra a Covid-19 já foram administradas em pessoas de pelo menos 184 países, segundo um levantamento realizado pela Bloomberg. O desafio é ampliar ainda mais rapidamente, já que, para a imunização, algumas vacinas requerem a aplicação de mais de uma dose. No Brasil, o número de unidades aplicadas é de 426.574.607. A China é o país com mais doses aplicadas. Até o momento, são 3,32 bilhões de vacinas administradas no gigante asiático – ao todo, 88,2% da população do país está imunizada com duas doses. No fim de junho de 2021, a Índia assumiu a segunda colocação no ranking de unidades totais aplicadas. Atualmente, o número é de 1,87 bilhão de doses, o equivalente a 62,8% dos habitantes protegidos. Já nos Estados Unidos, a vacinação começou em 14 de dezembro de 2020 e até agora foram aplicadas 571,7 milhões de doses. Isso foi suficiente para imunizar com duas injeções 65,4% dos norte-americanos. Também se destacam no mapa os Emirados Árabes Unidos (104% dos habitantes vacinados), Portugal, com 91,3%, a Coreia do Sul, com 86%, Espanha, que aplicou duas doses (ou a dose única) em 85,6% dos adultos, a França, que já inoculou 80,6% das pessoas, a Itália, que tem 80,3% da população totalmente protegida, a Bélgica (79,3%) e o Reino Unido (74%), primeiro país do Ocidente a vacinar. Na América Latina, o Chile é a nação melhor colocada em relação à proporção de doses de vacina aplicadas e sua população, com 89,6% dos chilenos totalmente protegidos com as duas injeções. Na sequência aparece Cuba, com 87,7%, a Argentina, com 81,9%, o Uruguai, com 81% e o Equador, com 79,1,6% da população imunizada.

Após repercussão negativa, Câmara de Paramirim arquiva projeto de 13º salário de vereadores Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após a repercussão negativa, a Câmara Municipal de Paramirim, a 129 km de Brumado, arquivou nesta sexta-feira (22), o Projeto de Emenda à Lei Orgânica nº 001/2022, que criava o 13º salário para vereadores. De autoria do vereador Orlando Flor e Silva (PSD), o texto havia sido aprovado em primeira votação do poder legislativo, em 08 de abril (veja aqui). Na ocasião, os vereadores Agnaldo Oliveira da Silva (PCdoB), Antônio Maria Sousa Ramos Vianna (PSD), o Tõe de Geralda, Cleuziomar Lima dos Santos (PSD), a Márcia de Cecéu, Eduilson Leão Moraes (PSD), o Pom, Francisco Carlos Castro Teixeira (PSB), o Chico do Samu, João Batista Rodrigues Silva (PP), o João de Jorge, José Inácio de Souza (PSD), o Tiziu e Orlando Flor e Silva (PSD) votaram a favor do projeto. Na última sessão legislativa, os parlamentares articularam a retira do projeto, bem como o seu arquivamento.

 

Mais de 700 kg de explosivos sem nota fiscal são apreendidos pela PRF na BR-101 Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu uma quantidade expressiva de fogos de artifício. A ação foi registrada durante a Operação Tiradentes, no km 170 da BR 101, no município de Feira de Santana. Uma equipe PRF, durante fiscalização, deu sinal de parada ao condutor de um RENAULT/MASTER MBUS L3H2, com placas de Nazaré/BA, que desobedeceu a ordem, tendo sido interceptado pelos policiais após acompanhamento tático. O veículo foi abordado e a equipe encontrou, no compartimento de carga, várias caixas de fogos artifícios, produto perigoso classificação da ONU 0336, sem documento fiscal e qualquer outra indicação ou cuidados relativos ao transporte rodoviário de produto perigoso. Foram constatadas 234 caixas de traque de massa, 02 caixas de foguetinho e 4 caixas de bomba número 1. O volume apreendido somou-se 720 quilos. O uso desses artefatos é tradição nos festejos juninos, mas requer cuidados e autorização dos órgãos competentes, porque pode causar acidentes de consequências desastrosas. Acidentes envolvendo produtos perigosos têm potencial para afetar não só os seus usuários, mas também o meio ambiente e a saúde pública. Diante dos fatos, o material apreendido foi encaminhado à Polícia Civil local para adoção dos procedimentos cabíveis. O condutor responderá, a princípio, pelos crimes do Art. 330, Lei: 2.848/1940 (Código Penal – Desobedecer a ordem legal de funcionário público), e pelo Art. 56 da LEI Nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais).

Pátio para veículos apreendidos começa a funcionar em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última quarta-feira (20), o pátio destinado à guarda de veículos apreendidos em Brumado começou a operar. Até então, de acordo com a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), o órgão estava impossibilitado de recolher os veículos que transitavam de forma irregular no município por conta da falta de espaço adequado. Coordenador na SMTT, Jansen Ricardo disse que os veículos apreendidos pelo departamento eram acondicionados em frente à delegacia e dentro da 18ª Ciretran, porém, com o pátio, todos os veículos em condições irregulares serão abrigados no local. O pátio foi viabilizado através de um convênio firmado entre uma empresa terceirizada e o Estado. Ainda na quarta-feira, os veículos que estavam dentro e em frente à sede da 20ª Coorpin foram guinchados e transferidos para o pátio.

Homem compra iPhone de R$ 9 mil pela internet e recebe creme de leite Foto: Divulgação

Um bancário, que não quis se identificar, teve uma surpresa bem inusitada ao receber uma encomenda feita pela internet. Na hora que abriu a caixa, ao invés de encontrar um dos últimos lançamentos do iPhone - que pagou quase R$ 9 mil -, recebeu duas caixas de creme de leite. O bancário, de 51 anos, disse que estava esperando pelo aparelho e que a data da entrega nada tinha chegado. “Falaram que iam entregar em um determinado dia, não chegou. Eles me entregaram, nesta quarta-feira (20), peguei a caixa e achei estranho, estava pesado. Quando abri, vi que eram duas caixas de creme de leite”. O bancário, que teve que pedir um celular emprestado a um amigo, disse que o site onde realizou a compra resolveu o problema e que vai enviar o celular corretamente. “A empresa percebeu o erro, culpou a transportadora, e disse que vai enviar o aparelho correto. Eles se manifestaram rápido e disseram que vão dar outro aparelho”. A compra foi feita pelo site do Extra, que segundo o bancário, é de confiança. Em conversa, a vítima disse que já havia feito outras compras no mesmo local e que os produtos sempre chegaram como descritos. Antes de decidir pelo mais recém lançamento do iPhone, o bancário diz ter feito inúmeras pesquisas.

Lagoa Real: Atleta de 16 anos é classificada para a final do Campeonato Brasileiro de Karatê Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Uma karateca de apenas 16 anos, natural da cidade de Lagoa Real, a 80 km de Brumado, foi classificada para a final do Campeonato Brasileiro de Karatê, no Belém do Pará. Eduarda Vitória foi consagrada campeã na 2ª etapa brasileira de karatê, promovida pela Confederação Brasileira de Karatê no dia 08 de abril de 2022. Vitória venceu a etapa classificatória que a levará para a etapa final do campeonato, que acontecerá em outubro. “Foi graças ao apoio da Prefeitura Municipal e de todos os apoiadores de Lagoa Real e amigos que eu pude trazer esse título para minha cidade e estado”, disse.

Arquivo