Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "05/2020"

28 Mai 2020 - 18:50h

A secretaria de saúde de Brumado confirmou na noite desta quinta-feira (28), 24 casos positivos da Covid-19, o novo coronavírus. 13 pessoas estão curadas e 11 em tratamento com o vírus ativo. De acordo com o boletim epidemiológico, 1001 notificações suspeitas foram registradas na cidade. 219 pacientes testaram negativo para a doença. 33 aguardam resultado de exames do Laboratório Central (Lacen). Dois pacientes estão hospitalizados, sendo uma paciente de 39 anos, natural da cidade de Ituaçu (veja aqui). Nenhum óbito foi confirmado no município. A secretaria pede a participação popular para continuar contendo o avanço do vírus, adotando medidas de higiene e mantendo o isolamento domiciliar. De acordo com a Sesau, caso necessite sair de casa, use máscara.

28 Mai 2020 - 16:25h

Uma mulher, de 39 anos, natural de Ituaçu, está entubada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Municipal de Brumado com Covid-19, o novo coronavírus. A informação foi confirmada pelo site Achei Sudoeste na tarde desta quinta-feira (28). Segundo apurou a nossa reportagem, a paciente que tem histórico de problemas renais, já estava internada na UTI, quando fez o exame para o vírus. Ela faz hemodiálise na capital do minério. Este é o primeiro caso de paciente testado positivo com a doença que precisou de internação em Brumado. A secretaria de saúde ainda não se pronunciou sobre o caso.

28 Mai 2020 - 15:30h

A lentidão na economia e o aumento dos gastos públicos do coronavírus fez com que o governo registrasse déficit mensal recorde nas contas públicas – de 92,902 bilhões de reais no mês de abril, informou nesta quinta-feira, 28, o Tesouro Nacional. Esse foi o pior resultado mensal da série histórica da instituição, iniciada em 1997. O rombo fiscal quase atingiu o valor registrado em todo o ano passado – que foi de 95 bilhões de reais. Se somados os quatro primeiros meses do ano, o déficit já é maior que em 2019: 95,7 bilhões de reais. De acordo com a Veja, o governo registra déficit primário quando as despesas superaram as receitas, mas não inclui os gastos com juros da dívida pública. Segundo o Tesouro, o déficit recorde de abril foi motivado por perda de arrecadação de 43 bilhões de reais diretamente relacionadas à pandemia do coronavírus, como redução do nível de atividade e adiamento no pagamento de tributos, além da redução de alguns impostos sobre produtos médicos. A pandemia também aumentou em 60 bilhões de reais os gastos públicos devido o pagamento de despesas com auxílio emergencial e linha de crédito para financiar a folha de salários das empresas, que começaram a ser pagas em abril.

28 Mai 2020 - 15:00h

No último dia 23 de maio, dando continuidade às ações de solidariedade do Sindicato dos Bancários da região sudoeste da Bahia, Vanessa Bianca, diretora da Federação e Gabriel Caires, delegado Sindical, realizaram a doação 60 cestas básicas a Sociedade Espírita Albino Viana (SEAV), em Brumado. A instituição que recebeu as doações desenvolve trabalhos na cidade desde 2003, com cunho religioso, beneficente, educacional, cultural e de assistência social, com fins filantrópicos e sem fins lucrativos. Neste momento de pandemia, em que se agrava as contradições sociais, as ações de solidariedade tem sido fundamentais para a manutenção da vida. “O momento é de isolamento, mas a solidariedade não pode entrar na quarentena. É por isso que estamos promovendo essas ações, para levar a quem mais precisa o alimento na mesa e no coração a esperança de dias melhores”, destaca Vanessa Bianca.

28 Mai 2020 - 14:30h

A Bahia perdeu mais de 32 mil postos de trabalho com carteira assinada em abril. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), 23.170 pessoas foram admitidas no estado no último mês, enquanto 55.652 trabalhadores foram desligados. O saldo negativo é de 32.482, o maior na região Nordeste, que registrou no período o fechamento de mais de 126 mil postos de trabalho. Com exceção dos serviços domésticos, todos os outros segmentos contabilizaram saldos negativos no estado em abril. O comércio teve a maior taxa de demissões, com o encerramento de 9.582 postos, seguido por alojamento e alimentação (-7.362 postos) e construção (-5.585 postos). Os números do Caged são os primeiros a trazer o retrato do impacto da pandemia do novo coronavírus no mercado de trabalho brasileiro. A pandemia foi decretada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) no dia 11 de março. Na Bahia, o primeiro caso foi notificado no dia 6 de março, com a primeira morte ocorrendo no dia 29 do mesmo mês.

28 Mai 2020 - 14:00h

Em Vitória da Conquista, o Comitê Gestor de Crise apresentou, na manhã de ontem (27), o protocolo preliminar para a retomada das atividades econômicas, de forma coordenada, a partir do dia 1º de junho. Segundo o secretário municipal de administração, Kairan Rocha, as atividades vão ser retomadas de forma gradual, organizada e coordenada, seguindo critérios de segurança máxima. Ele destacou que a manutenção do funcionamento do comércio está vinculada diretamente ao monitoramento do crescimento dos casos de coronavírus no município. A reabertura avança ou retrocede de acordo a taxa de incidência/crescimento de novos casos de coronavírus e a taxa de Ocupação de UTI e/ou Leito Clínico. Além disso, o coordenador explicou que medidas sanitárias rigorosas deverão ser cumpridas por todos os estabelecimentos. A retomada das atividades acontece em cinco fases, conforme o segmento: 1ª Fase – 01/06/2020; 2ª Fase – 08/06/2020; 3ª Fase – 15/06/2020; 4ª Fase – 22/06/2020; e 5ª Fase – indeterminado. A primeira fase contempla estabelecimentos comerciais que funcionarão de segunda a sexta com revezamento de turno, e shoppings centers, também de segunda a sexta, mas no horário habitual – 10h às 22h – sem funcionamento da praça de alimentação. O sábado e domingo ficam reservados para as feiras livres e os serviços essenciais.

28 Mai 2020 - 13:10h

Na tarde da última quarta-feira (27), a morte precoce de Larissa Emanuelle Ferreira, de apenas 09 anos, abalou a comunidade brumadense. A menina estava em casa, na Lapinha, próximo ao Arrecifinho, quando o botijão de gás explodiu (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o pai da criança, Ednaldo de Jesus Silva, popular Galego, relatou que estava trabalhando na serra, capinando, quando recebeu a notícia.

“Escutei a explosão e, na mesma hora, a minha cunhada ligou dando a notícia. Quando cheguei em casa, já tinha ocorrido. Um colega nosso conseguiu apagar as chamas, mas a vida dela já tinha sido ceifada. Não tinha mais o que fazer”, contou. Bastante emocionado, ele viveu a experiência mais triste de sua vida ao ver a filha morta e deixou um recado aos pais. “É triste demais. Não deixa o filho de vocês mexer com fogo não. É uma coisa muito feia você ver seu filho queimando e não poder ajudar. Ela queria aprender a cozinhar, eu dizia que não, que ainda estava nova. Não deixem mexer com fogão não. Não dá certo”, alertou.

Seu Ednaldo falou que, agora, só restam as boas lembranças de uma menina inteligente, alegre e meiga. O velório, cercado de muita comoção, aconteceu na manhã desta quinta-feira (28), seguido do sepultamento realizado no cemitério da Vila Presidente Vargas, onde parentes, vizinhos e amigos prestaram as condolências à família e o último adeus à criança.

28 Mai 2020 - 12:00h

De acordo com a enfermeira Fernanda Brito, que faz parte da comissão de controle de infecção hospitalar no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, em Brumado, cresceu, nas últimas semanas, o número de pacientes da zona rural que deram entrada na unidade de saúde com sintomas característicos das arboviroses. “As pessoas acreditam que se trata de um problema só da zona urbana, mas não é. Tem sido observado também na zona rural. É um sinal de alerta. Vamos ficar mais atentos a tudo que possa acumular água e que possa ser uma fonte de disseminação do mosquito”, destacou ao site Achei Sudoeste. Também aumentou, segundo ela, o número de pacientes com sinais graves da dengue. Estes precisam de internação para reforço da hidratação. “Todas as pessoas que apresentarem sintomas das arboviroses precisam procurar os serviços de saúde para serem notificadas. A notificação dará respaldo para identificar o bairro aonde esses casos vêm acontecendo. Só dessa forma conseguiremos fazer o bloqueio da área”.

28 Mai 2020 - 11:30h

Um homem identificado como Genilson Souza da Silva, 27 anos, morreu na noite da última terça-feira (26), no Hospital Geral de Guanambi (HGG). Ele havia sido atingido com diversos tiros, na noite do último domingo (24), no Bairro Beija-Flor II, em Guanambi, a 141 km de Brumado. Por volta de 20h, dois homens não identificados chegaram ao local em uma motocicleta e o carona efetuou três disparos de arma de fogo, atingindo a vítima no abdômen, na coxa direita e na mão esquerda. Em seguida, Genilson foi socorrido pelo Samu 192 e encaminhado ao HGG, mas não resistiu aos ferimentos. Segundo a polícia, o crime está relacionado ao tráfico de drogas, mas a autoria ainda é desconhecida. Genilson era ex-detento. A Polícia Civil já instaurou inquérito para apurar o caso.

28 Mai 2020 - 11:00h

O governador Rui Costa (PT) afirmou na última quarta-feira (27) que a Bahia atingiu um platô de contaminação do coronavírus, que é um nível estável precedente do declínio da curva de contágio. Segundo o petista, se o dado se mantiver por mais quatro dias, há um indicativo de convergência das curvas de contágio e curados.  “Estamos hoje com 9.379 casos ativos. Significa que são as pessoas que estão com o vírus em menos de 14 dias ou estão internadas no hospital, ambulatório ou UTI, com capacidade de transmitir para os outros. Nosso foco e atenção é atuar em cima desses ativos e não necessariamente no estoque total, que é de 14.576 casos. Quem já foi curado não é motivo de preocupação, não demanda mais leito de UTI ou enfermaria para o coronavírus. Estamos há três dias num platô. A curva é ascendente. Se continuarmos assim, mais três ou quatro dias, a curva de curados sobe e há um encontro e é a porta de saída para que a gente inicie o retorno à normalidade”, indicou, em entrevista a Mário Kertész, na Rádio Metrópole.  Rui afirmou ainda que o isolamento social durante o feriado antecipado, que começou na segunda e vai até hoje – mas tem quinta e sexta com restrição mais dura na mobilidade social – é fundamental para que o governo possa rascunhar um plano de saída da quarentena. “Vi muita brincadeira das pessoas de que não deu tempo de comprar a roupa nova, os fogos e fazer canjica, mas deu resultado. Espero que hoje a gente possa comemorar, ao final do dia, o mesmo platô, sem crescimento de casos ativos, para que a gente possa iniciar a saída o mais rápido possível”, afirmou.

28 Mai 2020 - 10:30h

Usar máscara ao sair de casa pode fazer toda a diferença na luta contra o coronavírus, pois, além de proteger você, ela protege também quem está ao seu redor. Para que seu uso seja eficaz, fique atento a alguns detalhes: a máscara deve cobrir totalmente boca, nariz e queixo e não pode ficar folgada no rosto. Para retirá-la, não toque no tecido da frente, e sim segure apenas nos elásticos ou cordinhas de amarrar. Após o uso, é preciso descartá-la apropriadamente ou, então, lavá-la para poder usar novamente, caso ela não seja descartável. E atenção: o uso da máscara é individual. Lembre-se: para que a máscara caseira funcione, ela deve ser feita de algodão e ter duas camadas de um tecido não muito fino. Faça sua parte! RHI Magnesita #JuntosSomosMaisFortes

28 Mai 2020 - 10:00h

De acordo com o último Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde de Paramirim, a cidade possui cinco casos confirmados da Covid-19, do quais quatro já estão curados e 1 veio a óbito. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito Gilberto Brito (PSB) frisou que o Município vem fazendo o controle diário da doença apostando, sobretudo, na conscientização popular para evitar a propagação do vírus. A administração, segundo informou, já distribuiu, gratuitamente, até o momento, mais de 20 mil máscaras protetivas. Os itens foram confeccionados por costureiras contratadas pela atual gestão. “A máscara é, sem dúvida nenhuma, um grande fator para prevenção da alastração do vírus. Estamos tranquilos dentro do que concerne ao surgimento de novos casos”, afirmou. Também reduziu, substancialmente, a vinda de pessoas de fora para Paramirim. Em sua avaliação, as ações de enfrentamento à doença, proposta pela sua gestão, têm surtido efeito no controle da pandemia no município. “Por ora, vivemos um ambiente de tranquilidade”.

28 Mai 2020 - 09:30h

A empresa de engenharia e consultoria Conect Sol trabalha com projetos, estrutural e elétrico, para instalação de energia solar. A mudança garante uma grande economia no valor das contas de energia. Entre agora mesmo em contato com os representantes da empresa para saber mais sobre os benefícios da energia solar e encomendar um orçamento. Os telefones são: (77) 99907-9149 (suporte técnico) ou (71) 99402-1024 (comercial).

28 Mai 2020 - 09:00h

Em nova publicação no Diário Oficial, o Governo do Estadual proibiu novamente o transporte intermunicipal na cidade de Brumado (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o coordenador da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Jansen Ricardo, esclareceu que o transporte de passageiros dentro do município está autorizado desde que seguido o protocolo estabelecido pela SMTT em conformidade com as determinações do Ministério da Saúde. “Existem algumas pessoas nas comunidades que não têm como se deslocar até a sede do município e precisam dessa locomoção. Estamos credenciando os motoristas e os veículos de transporte de passageiros. Tem que ter alvará, seguir um protocolo de higienização diária do veículo, tem que disponibilizar álcool 70 na entrada e na saída do passageiro de dentro do veículo, o número de passageiros não pode ultrapassar 50% da capacidade do carro, o veículo tem que ter ventilação externa. E, o mais, importante: todos têm que usar máscara protetiva”, afirmou. O coordenador frisou que a autorização visa facilitar o acesso do cidadão da zona rural, bem como garantir o seu direito de ir e vir.

28 Mai 2020 - 08:30h

Com unidade em Brumado, o Laboratório Exame está realizando teste de sorologia para Covid-19. Vale salientar que a coleta é feita apenas por meio de agendamento através dos telefones (77) 3441-9286 e (77) 99991-5757. O exame detecta a presença de Anticorpos IgM e IgG em pessoas que foram expostas ao vírus SARS-CoV-2. A pesquisa deve ser realizada após o décimo dia de sintomas, quando o teste passa a ter uma sensibilidade maior. O exame é realizado pela metodologia de Quimioluminescência (CLIA), que são testes imunológicos capazes de detectar os níveis dos anticorpos IgM e IgG em amostras de sangue venoso do paciente e apresenta maior sensibilidade quando comparado a um teste rápido.

28 Mai 2020 - 08:00h

Na última terça-feira-feira (26), assaltantes tentaram explodir o caixa eletrônico de uma agência bancária no município de Jacaraci, a 172 km de Brumado. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, os ladrões invadiram o banco e instalaram explosivos em um terminal de autoatendimento do Bradesco. Porém, o equipamento falhou e não explodiu. Com a tentativa frustrada, os ladrões fugiram deixando uma Hilux no município de Caculé, com dinamites e demais materiais.

O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) foi deslocado de Salvador até na quarta-feira (27), através de um helicóptero do Grupamento Aéreo (Graer), para capturar os criminosos e desarmar as dinamites. Durante todo dia, guarnições da Policia Militar de Caculé e Cipe Sudoeste fizeram buscas na cidade e zona rural. Durante a ação, três bandidos morreram em confronto com a polícia.

28 Mai 2020 - 07:30h

Ter um sorriso perfeito já é uma realidade para a maioria das pessoas. Os tratamentos se tornam mais acessíveis, e as técnicas cada vez mais impressionantes e menos invasivas. Um grande resultado de todos estes avanços dentro da Odontologia é a Lente de Contato Dental. Com esta técnica individualizada, o paciente consegue mudar completamente o sorriso sem precisar passar necessariamente pelo processo de colocar um aparelho ortodôntico, através de pequenos ajustes no dente, alinhando-o com o do lado por exemplo, e o melhor, conservando ou devolvendo o formato natural do dente. A Clínica Neo Odonto é referência na região quando se fala em Lentes de contato dental. Agende já sua avaliação: (77) 3441-9262 / (77) 99702-3049. A clínica fica localizada na Rua Coronel Paulino Chaves, 499 - (Rua do Jurema).

28 Mai 2020 - 07:00h

Nas últimas semanas, aumentou bastante o número de pessoas que deram entrada no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, em Brumado, com sintomas característicos das arboviroses. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a enfermeira Fernanda Brito, que faz parte da comissão de controle de infecção hospitalar no hospital, explicou que não há uma incidência maior de determinada idade no que se refere a esses pacientes. “Tem acometido crianças, adultos e idosos na mesma proporção”, afirmou. A enfermeira ressaltou que um surto de arboviroses pode sobrecarregar o sistema de saúde, o que é preocupante em um momento de pandemia mundial. Ela alertou que a população deve aproveitar o momento de isolamento social para cuidar da casa, fiscalizando todo e qualquer recipiente que possa servir de local para proliferação do mosquito aedes aegypti. “A vigilância doméstica é muito importante. É uma cadeia e todos precisam estar alinhados. Estaremos cuidando de nós mesmos e da nossa família”, finalizou.

28 Mai 2020 - 06:15h

A prefeitura de Rio do Antônio, através da secretaria municipal de saúde, confirmou na noite da última quarta-feira (27), o quarto caso positivo da Covid-19, o novo coronavírus. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, trata-se de um paciente que estava internado em Brumado para tratamento de saúde, quando teve complicações, vindo a ser transferido para Vitória da Conquista, onde passou a apresentar possíveis sintomas de Covid-19. Nesta ocasião, a Secretaria Municipal, de imediato, realizou toda investigação epidemiológica, a fim de identificar possíveis contactantes e evitar que haja disseminação da doença, assim como iniciou o monitoramento destes, obedecendo assim o que é preconizado pelos órgãos competentes da Saúde. Informamos que todos os contactantes foram testados, através de testo rápido, em tempo hábil para utilização deste e todos tiveram resultados negativos para o vírus. Até o momento, Rio do Antônio registou 90 pessoas que chegaram de viagem em monitoramento; 05 casos monitorados com isolamento; nenhum caso suspeito notificado com isolamento ou aguardando resultado de exame; nove descartados; três confirmados com teste rápido e um confirmado com exame realizado pelo Laboratório Central (Lacen); um paciente curado e nenhum óbito.

28 Mai 2020 - 00:00h

Na última quarta-feira (27), a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) realizou uma reunião com as equipes da Vigilância Sanitária de Brumado a fim de compor uma força-tarefa para endurecer a fiscalização no comércio. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, explicou que, devido a inúmeras denúncias de descumprimento às exigências contidas nos decretos municipais de flexibilizações, a secretaria decidiu ampliar a fiscalização. Segundo ele, alguns estabelecimentos não estão respeitando a quantidade mínima de pessoas por metro quadrado, não estão disponibilizando álcool gel e estariam aceitando clientes sem o uso obrigatório das máscaras protetivas. “Buscamos o apoio de toda a sociedade, dos comerciantes e empresários para fazer valer os decretos e que a gente possa continuar com o nosso comércio aberto, com segurança para toda população. O coronavírus está aí e ainda há um risco muito grande para o município. Pode acontecer de o município retroagir nos decretos. Espero que não”, afirmou. A reunião também aconteceu após audiências com a Defensoria Pública Estadual e o Ministério Público, que solicitaram da prefeitura maior rigor nas fiscalizações. O secretário adiantou que a pasta está criando um fluxo de trabalho para que as equipes possam atuar de domingo a domingo. “A nossa intenção é fazer valer o decreto porque, quem faz o seu trabalho corretamente, não pode pagar por quem está desrespeitando. O nosso objetivo é manter uma economia forte e uma saúde de qualidade”, reiterou. Além dos agentes públicos, as fiscalizações também irão contar com o apoio da polícia militar.