Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
05/2020
Lacen confirma mais um caso de Covid-19 em Brumado

Em boletim epidemiológico divulgado na noite desta quinta-feira (21), a secretaria de saúde de Brumado (Sesau) confirmou mais um caso da Covid-19, o novo coronavírus. A cidade agora contabiliza doze casos da doença. Duas confirmações foram feitas através de teste rápido. Quatro pacientes estão com o vírus ativo na capital do minério. 161 pacientes testaram negativo. Trinta e cinco pessoas ainda aguardam resultado do Laboratório Central (Lacen). 870 casos suspeitos notificados foram notificados. Dez pacientes foram infectados com coronavírus, sendo que oito estão curados. Nenhum paciente está internado no Centro de Atendimento ao Covid-19 e nem no Hospital Professor Magalhães Neto. Até o momento, não foi registrado óbito. A secretaria pede a participação popular para continuar contendo o avanço do vírus, adotando medidas de higiene e mantendo o isolamento domiciliar. De acordo com a secretaria de saúde (Sesau), caso necessite sair de casa, use máscara.

Laboratório Exame realiza teste de sorologia para Covid-19 através de agendamento em Brumado

Com unidade em Brumado, o Laboratório Exame está realizando teste de sorologia para Covid-19. Vale salientar que a coleta é feita apenas por meio de agendamento através dos telefones (77) 3441-9286 e (77) 99991-5757. O exame detecta a presença de Anticorpos IgM e IgG em pessoas que foram expostas ao vírus SARS-CoV-2. A pesquisa deve ser realizada após o décimo dia de sintomas, quando o teste passa a ter uma sensibilidade maior. O exame é realizado pela metodologia de Quimioluminescência (CLIA), que são testes imunológicos capazes de detectar os níveis dos anticorpos IgM e IgG em amostras de sangue venoso do paciente e apresenta maior sensibilidade quando comparado a um teste rápido.

Urandi não tem recebido apoio do Governo do Estado no combate ao coronavírus, desabafa prefeito Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Após os inúmeros casos de coronavírus confirmados na cidade de Urandi, a 205 km de Brumado, o prefeito Dorival Barbosa do Carmo (PP), o doutor Dorival, retrocedeu e decretou novamente o fechamento do comércio a fim de evitar a propagação da doença. Também foram determinadas a suspensão da feira livre e a venda de bebidas alcoólicas para impedir a formação de aglomerações. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o gestor criticou o governador Riu Costa (PT) e o secretário de saúde da Bahia, Fábio Vilas Boas, pela falta de apoio ao município no enfrentamento à pandemia, principalmente após o surgimento de tantos casos. Férias coletivas equivocadas de empresa foi crucial para disseminação da Covid-19 na cidade, segundo o gestor local (veja aqui). “Até agora não recebi um telefonema da Secretaria do Estado da Bahia pra tomar as providências, junto com o Município, com relação a essa situação. Estamos nos sentindo órfãos do Estado”, declarou. No Hospital Municipal, a prefeitura já montou dois semileitos de UTI, além de um centro de referência para o tratamento de pacientes suspeitos. No entanto, o prefeito disse que ainda não contou com nenhum investimento do Governo do Estado para estruturação do município. “Estamos perdidos sem a interferência do Governo da Bahia”.

Férias coletivas equivocadas de empresa foi crucial para disseminação da Covid-19 em Urandi, diz prefeito Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

De acordo com a Secretaria de Saúde de Urandi, a 205 km de Brumado, dos 27 casos confirmados de coronavírus na cidade (veja aqui), 26 são de pacientes que trabalham na Planova, empresa do ramo de transmissão de energia cujo canteiro de obras está localizado no município. Parte dos funcionários da Planova são de Urandi e mais de 600 são de diversos estados do país. O prefeito do município, Dorival Barbosa do Carmo (PP), o doutor Dorival, acredita que a paralisação das atividades da empresa foi determinante para disseminação da doença na cidade. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele afirmou que a Administração foi contrária à concessão das férias coletivas aos funcionários, visto que a melhor maneira de evitar a propagação do vírus entre os munícipes era manter os inúmeros trabalhadores de outros estados atuando na cidade. “A empresa foi pressionada pela sociedade e pelos próprios funcionários e a única solução foram as férias coletivas. Estamos colhendo os frutos ruins de uma decisão que não foi acertada e que não contou com a concordância do Município”, asseverou. Nos próximos dias, a empresa realizará uma série de testagens nos funcionários e a previsão do gestor é de que mais casos deem positivo. “Entendemos que o vírus na nossa região foi importado por conta dessa empresa. Por enquanto, o vírus está restrito às pessoas que trabalham na Planova e às pessoas que tiveram contato com estas”.

Brumado: Farmácias Santo Antônio realiza campanha solidária de arrecadação de alimentos

Em Brumado, a rede de Farmácias Santo Antônio está promovendo uma campanha solidária para doação de alimentos não perecíveis. A cada 1 kg de alimento doado, você ganha uma máscara personalizada. As doações podem ser entregues nas farmácias da rede, localizadas na Rua Exupério Pinheiro Canguçu e na Avenida Antônio Mourão Guimarães. Posteriormente, cestas básicas serão montadas e distribuídas para famílias carentes.

Guajeru: Poder público e comunidade unem forças e seguem protocolo de ações no enfrentamento ao coronavírus Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Até o momento, a cidade de Guajeru, a 63 km de Brumado, não possui nenhum caso positivo de coronavírus, nem tampouco notificações suspeitas. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a secretária de saúde do município, Érica Leão, disse que as ações de enfrentamento à pandemia estão sendo voltadas para controle e prevenção. “Temos uma equipe trabalhando 24 horas, em escala, fazendo monitoramento e acompanhando, principalmente, as pessoas que chegam de outros estados. Temos as unidades preparadas, com toda equipe completa, para atender a população, especialmente em casos de síndromes gripais”, relatou. Leão frisou que a secretaria tem seguido todos os protocolos do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde. Desde o dia 17 de março, uma equipe da saúde foi montada para estudar e aperfeiçoar as ações e normativas estabelecidas pelo município no combate à doença. “Sempre ouvimos também as sugestões da população. Tudo no intuito de acertar e trabalhar evitando que esse vírus chegue e contamine alguém do município. Nossa preocupação é porque a cidade é pequena, não tem suporte. É de atenção básica, por isso, nossa ideia é mesmo controlar a chegada do vírus aqui”, completou. Em Guajeru, o comércio funciona de forma parcial, com diversas restrições e a fiscalização diária de uma equipe da Vigilância Sanitária.

Sem registro de casos de coronavírus, Malhada de Pedras adota medidas preventivas com barreiras sanitárias Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A cidade de Malhada de Pedras, a 39 km de Brumado, não possui nenhum caso confirmado de coronavírus. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário de saúde Felipe Galdeia frisou que o município está adotando todas as medidas de prevenção necessárias para enfrentamento à pandemia. “Desde o início, por volta do dia 23 de março, iniciamos a colocação das barreiras sanitárias nas três entradas da cidade. Equipes das diversas secretarias atuam nessas barreiras na intenção de triar as pessoas que chegam no município”, afirmou. Segundo o secretário, após esse trabalho inicial de triagem, os passageiros são notificados e devidamente acompanhados - em casos de pacientes sintomáticos e vindo de áreas de risco, recomenda-se o isolamento. Na cidade, também está sendo implementado um centro de atendimento ao paciente sintomático respiratório, o qual funcionará em uma escola ao lado do centro de saúde. O objetivo, conforme salientou Galdeia, é não deixar que os pacientes com sintomas respiratórios se misturem com pacientes com demais patologias. “São várias ações desenvolvidas no município com o intuito de evitar a propagação da doença. Estamos tendo bastante cautela”. Na cidade, o comércio está sendo retomado gradativamente, com todas as restrições necessárias.

XP Ipespe: Reprovação de Bolsonaro cresce; 50% consideram governo ruim ou péssimo Foto: Marcos Corrêa/PR

Levantamento XP Ipespe realizado entre 16 e 18 de maio, revela aumento na reprovação do presidente Jair Bolsonaro. Entre as pessoas que consideram o governo bom ou ótimo o índice foi de 25%, houve uma oscilação em comparação com a pesquisa anterior, do final de abril, em que esse número era de 27%. Os que avaliam a gestão como ruim ou péssima foram de 49% para 50%. No levantamento anterior, de 24 de abril, os números eram 31% e 42%, respectivamente. Quanto a expectativa para o restante do governo, 48% afirmou ser negativa e 27% positiva. Na pesquisa anterior os índices eram 46% e 30%. Foram realizadas mil entrevistas de abrangência nacional, nos dias 16, 17 e 18 de maio. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais.

TJ-BA nega recurso e vereador cassado segue fora da Câmara de Ibicoara Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O vereador Neilton Amorim Ferreira (PTB), o Neilton de Agdo, da cidade de Ibicoara, a 170 km de Brumado, teve o recurso negado pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). A decisão da desembargadora Rosita Falcão de Almeida Maia foi publicada nesta quarta-feira (20). Neilton tentava reverter a decisão que cassou o mandato dele em 28 de setembro de 2018 por tráfico de drogas (veja aqui). Em sua defesa, o parlamentar alegou que o processo seria ilegítimo e movido por interesses políticos. Segundo o Bahia Notícias, Almeida ainda declarou que a denúncia partiu de uma pessoa sem credibilidade e com relações com o prefeito. Eleito em 2016, Neilton de Agdo, como é conhecido, chegou a ser vice-presidente da Câmara Municipal.

Enem terá adiamento de 30 a 60 dias após enquete com inscritos

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será adiado “de 30 a 60 dias em relação ao que foi previsto nos editais”, de acordo com decisão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e do Ministério da Educação (MEC).  decisão ocorre depois de o governo enfrentar questionamentos judicias cobrando o adiamento da prova por causa dos efeitos da pandemia da Covid-19, que levaram escolas a suspender as aulas presenciais. O debate sobre o adiamento da prova chegou ao Congresso: na terça-feira (19), o Senado aprovou projeto que adia Enem, e o texto seguiu para avaliação da Câmara dos Deputados.

Caetité: MP acompanha execução das obras em hospital destinado ao tratamento exclusivo da Covid-19 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Município de Caetité, a 100 km de Brumado, recebeu ofícios do Ministério Público Estadual (MPE) nessa terça-feira (19) para que informe acerca da existência de convênios e consórcios celebrados com o Estado da Bahia para as obras de adaptação do hospital do câncer, o qual será destinado exclusivamente para pacientes com coronavírus. A unidade de saúde será adaptada para enfrentamento da pandemia da Covid-19. O MP, por meio da promotora de Justiça Daniele Chagas, instaurou procedimento administrativo para acompanhar a execução das obras na segunda-feira (18). O Município deve também prestar informações atualizadas sobre as condições da obra e previsão de conclusão, devendo encaminhar ainda documentação comprobatória, bem como quantidade de leitos com Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), indicação de profissionais que serão responsáveis pelos serviços e a forma de vínculo com a administração municipal.

Conect Sol é a solução para economia nas suas contas de energia

A empresa de engenharia e consultoria Conect Sol trabalha com projetos, estrutural e elétrico, para instalação de energia solar. A mudança garante uma grande economia no valor das contas de energia. Entre agora mesmo em contato com os representantes da empresa para saber mais sobre os benefícios da energia solar e encomendar um orçamento. Os telefones são: (77) 99907-9149 (suporte técnico) ou (71) 99402-1024 (comercial).

Boquira possui 05 casos positivos do novo coronavírus; 1 já se recuperou Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (20), a prefeitura municipal de Boquira, a 225 km de Brumado, registrou 5 casos positivos de coronavírus, além de 4 suspeitos, 50 em monitoramento e 5 negativos. Um dos casos já se recuperou e os demais continuam sendo acompanhados pela Secretaria Municipal de Saúde diariamente. De acordo com o boletim, o número de casos monitorados subiu desde a última contagem.

Laboratório Exame: Especializado em análises clínicas em Brumado

O Laboratório Exame é especializado em análises clínicas em Brumado e região. No município, a unidade terá como bioquímico o experiente e competente Leonardo Borborema Neto. O laboratório oferece um atendimento humanizado e personalizado, proporcionando maior satisfação aos clientes e colaboradores. O laboratório dispõe de equipamentos de alta tecnologia para realização de exames de qualidade, com resultados confiáveis e seguros para um diagnóstico preciso e rápido a serviço da vida da população de Brumado e região. A missão é realizar exames laboratoriais com excelência e qualidade, atender com humanização, sustentabilidade e responsabilidade social, com uma visão de ser reconhecido como um laboratório de referência e manter a credibilidade junto à sociedade. O valor será em total compromisso com a vida; confiabilidade; melhoria contínua; ética e humanização. O laboratório Exame fica localizado na Avenida Cassemiro Pinheiro de Azevedo, 655, centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9286 / (77) 3441-5039 / (77) 99991-5757 (WhatsApp).

Audiências da Vara do Trabalho de Brumado poderão ser realizadas virtualmente Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em reunião na terça-feira (19), por meio da plataforma Google Meet, a Juíza do Trabalho de Brumado, Viviane Maria Neves da Rocha Borges Costa, o Presidente da 21ª Subseção da OAB-BA, Kléber Lima Dias, a Conselheira Estadual da OAB-BA, Ingrid Freire, e o servidor da Justiça do Trabalho, Silvio Adriano Oliveira, discutiram acerca da possibilidade de realização de audiências telepresenciais na Vara do Trabalho de Brumado. O objetivo é dar maior celeridade aos processos, já que o fórum está fechado para atendimento externo por causa da pandemia do coronavírus. No encontro, a magistrada pontuou que, inicialmente, as audiências serão feitas nos processos em que as partes consentirem. As partes e os advogados já estão sendo notificados para apresentar anuência ou justificar a impossibilidade da realização de audiência de instrução. A Seccional OAB na Bahia, juntamente com as suas subseções, anunciou que fará uma reunião com o Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT-5) nesta quinta-feira (21), a qual será transmitida pelo YouTube do TRT.

Transforme o seu sorriso no Neo Odonto: Núcleo de Estética Oral em Brumado

Em Brumado, o Neo Odonto - Núcleo de Estética Oral possui convênio com vários planos de saúde a fim de oferecer as melhores condições de pagamento aos seus pacientes. O consultório trabalha com serviços de prótese dentária, limpeza, tratamento de canal, extração, clareamento dental, aparelho dental, lentes de contato e restauração. Faça a sua avaliação agora mesmo e agende o seu tratamento. O Neo Odonto fica localizado na Rua Coronel Paulino Chaves, 499, no centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9262 / (77) 99702-3049 (WhatsApp).

APLB mobiliza ações contra exigências da prefeitura para servidores atuarem nas escolas de Tanhaçu Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A APLB-Sindicato já está mobilizando algumas ações contra a prefeitura municipal de Tanhaçu, a 74 km de Brumado, tendo em vista que o Município estaria obrigando servidores da educação a comparecerem às escolas, mesmo com as aulas suspensas (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o diretor regional do órgão, César Nolasco, disse que a APLB já está cobrando uma ação do Conselho Municipal de Educação e da Câmara de Vereadores. “As autoridades locais, tanto sanitárias, quanto políticas, têm que perguntar ao prefeito: por que expor esses trabalhadores a esse risco desnecessariamente?”, argumentou. Além disso, o diretor sindical adiantou que a APLB também está formulando uma denúncia ao Ministério Público, haja vista que, segundo frisou, configura crime por parte de qualquer gestão municipal expor os cidadãos ao risco. “A prefeitura de Tanhaçu sabe que é um risco expor a população, tanto que baixou um decreto pedindo o isolamento social nesse momento de pandemia. O setor de educação não é essencial, inclusive está de recesso. A responsabilidade total é do governo. Estamos providenciando uma ação judicial para impedir que o prefeito encaminhe esses servidores ao trabalho sem necessidade alguma”.

Urandi confirma 27 pacientes com a Covid-19 Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

A cidade de Urandi, a 205 km de Brumado, anunciou na noite da última quarta-feira (20), 27 casos confirmados de Covid-19, o novo coronavírus. Os dados foram divulgados pela secretaria de saúde do município. De acordo com a pasta, todos os pacientes foram detectados através de teste rápido realizado na cidade. As amostras dos pacientes já foram coletadas e serão enviadas para o Laboratório Central (Lacen) para contraprova. 

Urandi confirma 27 pacientes com a Covid-19

O secretário de saúde Péricles Tiago, informou que 26 dos 27 pacientes confirmados, são de uma empresa que executa um serviço de linha de transmissão na cidade. O outro caso é de uma idosa que está internada no Hospital Municipal, aguardando transferência para uma unidade de saúde especializada de coronavírus. Ela é avó e sogra de dois funcionários da empresa de linha de transmissão. No momento, o município tem 94 pessoas em isolamento domiciliar; 699 monitoradas pela Vigilância Sanitária; 17 notificações com síndrome gripal; 217 casos descartados; 27 confirmados e 470 aguardando resultado.

Lacen confirma quatro casos de coronavírus em Guanambi Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A secretaria de saúde da Bahia (Sesab), através do Laboratório Central (Lacen), confirmou na noite da última quarta-feira (20), quatro casos de coronavírus, na cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado. De acordo com a prefeitura local, na última sexta-feira (13), treze casos positivos da doença, havia sido anunciado em teste rápido (veja aqui). Segundo boletim epidemiológico municipal, a cidade tem 223 casos notificados, 112 descartados e 1453 pessoas monitoradas. A secretaria de saúde de Guanambi informou que os quatro pacientes estão sendo monitorados e passam bem. Eles estão em isolamento domiciliar.

Tanhaçu: Prefeitura suspende aulas até 20 junho, porém obriga servidores da educação a irem trabalhar nas escolas Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste

O decreto nº 500, emitido pela prefeitura de Tanhaçu, a 74 km de Brumado, suspendeu as aulas na rede municipal até o dia 20 de junho. No entanto, segundo o diretor regional da APLB-Sindicato, César Nolasco, o prefeito Jorge Teixeira Rocha (DEM) estaria obrigando os servidores da educação a irem trabalhar nas escolas. “Mesmo com as aulas suspensas, desde o dia 20 de abril os servidores da educação estão indo às escolas se expondo ao vírus”, informou. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Nolasco afirmou que encaminhou ofício à administração pedindo esclarecimentos acerca da questão, porém não houve nenhuma resposta. Indignado, o diretor salientou que, no mesmo decreto, o prefeito determinou o fechamento do comércio, o funcionamento apenas dos serviços essenciais, bem como recomendou o isolamento social. “Ora, se a educação não é setor essencial, e o decreto suspendeu as aulas até o dia 20 de junho para proteger a comunidade escolar como um todo, por que os funcionários continuam indo para a escola? Fazer o que em um momento de recesso escolar? O prefeito é médico, ele sabe dos riscos”, denunciou.

Brumado: DPE recomenda suspensão de decretos que autorizam funcionamento de serviços não essenciais Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A reabertura do comércio e a oferta de serviços não essenciais em Brumado foram objeto de nota recomendatória expedida pela Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA) nesta quarta-feira, 20, à Prefeitura local. A Defensoria sugeriu a suspensão dos decretos municipais que autorizaram a flexibilização sob o argumento de que esta medida vai de encontro às recomendações de autoridades de saúde sanitárias, nacionais e internacionais, além de municípios e estados que discutem medidas como lockdown para conter o avanço da pandemia. “É de amplo conhecimento que ainda não existe tratamento eficaz para a Covid-19, bem como que o vírus tem uma alta velocidade de propagação. Atualmente a melhor medida de prevenção é o isolamento social. Assim, a abertura total do comércio permite a disseminação desenfreada do Coronavírus e, portanto, contribui para o colapso do sistema de saúde”, explica a defensora pública Maiara Pereira Lima Salles. 

Considerando tais questões, a Defensoria Pública recomendou que as autoridades mantenham os habitantes em isolamento social enquanto esta for a orientação das autoridades de saúde ou então até a elaboração de um estudo acerca segurança da abertura de estabelecimentos prestadores de serviços não essenciais. Será necessário observar os critérios das entidades internacionais e nacionais de saúde, especificando a viabilidade da adoção das medidas de segurança sanitária e de saúde em todos os estabelecimentos do tipo no município.

Antes de a prefeitura viabilizar o afrouxamento das medidas restritivas e a abertura gradual dos setores comerciais, também foi recomendada pela Defensoria a elaboração e divulgação de um plano estratégico alinhado às orientações da Organização Mundial de Saúde. Maiara Salles destaca que o principal objetivo da elaboração das estratégias é a prevenção da disseminação do vírus na comunidade.

“Isso impacta na preservação da saúde dos munícipes, impede que o sistema de saúde local entre em colapso e também traz reflexos para a manutenção da economia local, permitindo o funcionamento do comércio e a geração de riquezas de forma responsável e sem comprometer a saúde da população”, afirma.

Alguns critérios necessários para elaborar as estratégias foram elencados pela Defensoria: o controle da transmissão da Covid-19 na localidade; a capacidade de o sistema de saúde local detectar, testar, isolar e tratar todos os casos, além de traçar todos os contatos das pessoas infectadas.

Além destes, também há a necessidade minimização dos riscos de surtos por meio de condições especiais, como instalações de saúde e instituições de longa permanência para idosos. Medidas preventivas devem ser adotadas em locais de trabalho, escolas e outros lugares onde seja essencial as pessoas comparecerem. Os riscos de transmissão comunitária, quando há importação dos casos de infecção, devem ser administrados e, por último, que a comunidade deve estar completamente educada, engajada e empoderada para se ajustar às novas normas.

Outra recomendação da Defensoria Pública é a intensificação da fiscalização dos estabelecimentos autorizados a funcionar quanto ao uso de máscaras, luvas de proteção, álcool em gel 70%, além da fixação de número máximo de pessoa dentro dos espaços. Quanto a isso, foi proposto ainda um distanciamento mínimo de um metro de distância entre os munícipes.

CONTINUE LENDO
Teste Rápido: Mais um paciente é confirmado com Covid-19 em Brumado

Mais um paciente testou positivo para a Covid-19, o novo coronavírus, na cidade de Brumado, via teste rápido. Este já é o segundo caso pelo método. Uma nova coleta já foi enviada ao Laboratório Central (Lacen) para contraprova. No momento, três casos estão ativos na cidade. 15 pacientes testaram negativo, segundo resultados divulgados pelo Lacen. O número de casos descartados é de 159. Trinta pessoas ainda aguardam resultado. 859 casos suspeitos notificados foram notificados no município. Nove pacientes foram infectados com o vírus, sendo que oito estão curados. Nenhum paciente está internado no Centro de Atendimento ao Covid-19 e nem no Hospital Professor Magalhães Neto. Até o momento, não foi registrado óbito. A secretaria pede a participação popular para continuar contendo o avanço do vírus, adotando medidas de higiene e mantendo o isolamento domiciliar. De acordo com a secretaria de saúde (Sesau), caso necessite sair de casa, use máscara.

Regina Duarte deixa a Secretaria da Cultura para assumir a Cinemateca Foto: Isac Nóbrega/PR

A atriz Regina Duarte anunciou nesta quarta-feira, 20, que está de saída da Secretaria da Cultura do governo de Jair Bolsonaro. Em um vídeo ao lado do presidente e que foi postado por ele no Twitter, Regina disse que assumirá o controle da Cinemateca, em São Paulo, por sentir falta da família. De acordo com a Veja, no vídeo, Regina afirma que foi ao encontro de Bolsonaro no Palácio da Alvorada para perguntar se estava sendo “fritada” por ele. Desde o início de sua gestão, a atriz vinha sofrendo ataques da ala ideológica do governo que é ligada ao polemista Olavo de Carvalho, guru da família presidencial. “Toda semana tem um ou dois ministros que, segundo a mídia, estão sendo fritados. O objetivo é desestabilizar a gente e tentar jogar o governo no chão. Jamais vou fritar você”, disse Bolsonaro no vídeo. O presidente, no entanto, havia dado autorização para que integrantes de sua administração atacassem a agora ex-secretária. Foi por isso que desafetos de Regina como o presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, subiram o tom contra a gestão da atriz na pasta da Cultura. O favorito para assumir a Secretaria de Cultura é o ator Mário Frias, que almoçou na terça-feira, 19.

Rio do Antônio confirma novo caso do coronavírus no município Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em anúncio feito na madrugada desta quarta-feira (20), o município de Rio do Antônio, a 67 km de Brumado, confirmou mais um caso de coronavírus. Este é o segundo caso confirmado na cidade. Trata-se de um paciente que estava aguardando resultado do Laboratório Central de saúde Pública da Bahia (Lacen/BA), o qual saiu na terça-feira (19) como inconclusivo. A equipe da Secretaria Municipal de Saúde realizou teste rápido no paciente e o mesmo deu positivo. Em nota, a pasta salientou que considera o caso positivo levando em consideração o último resultado, bem como o histórico de contato do paciente com o primeiro caso registrado na cidade. O paciente está sendo monitorado e mantido em isolamento domiciliar.

Canudos: Homem e mulher grávida são presos transportando 100Kg de maconha na BR-116 Foto: Divulgação/PRF

Um homem e uma mulher grávida foram presos na noite de terça-feira (19), na BR-116, trecho da cidade de Canudos, no norte da Bahia, após serem flagrados transportando 100 quilos de maconha em um carro. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o caso ocorreu na altura do Km-154. No veículo, alugado, estavam apenas o motorista e a companheira dele, de 22 anos, que está grávida. A PRF informou que, para tentar escapar da fiscalização, o homem disse aos policiais que a mulher estava em trabalho de parto e precisava procurar um hospital com urgência. A equipe da PRF desconfiou da história e decidiu fazer uma fiscalização no veículo, quando a droga foi encontrada no compartimento de carga, dividida em quatro sacos de lixo, pronta para consumo. Os presos, o veículo e o entorpecente foram encaminhados para a Delegacia da Polícia Civil em Euclides da Cunha. O crime de tráfico de drogas tem pena prevista de cinco a 15 anos de prisão.

Arquivo