Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
06/2020
fechar

Bandidos roubam veículo na BA-152 na cidade de Livramento de Nossa Senhora Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na noite da última sexta-feira (27), um assalto à mão armada foi registrado na BA-152, na saída de Livramento de Nossa Senhora que dá acesso à Paramirim. Segundo a vítima, três homens a bordo de uma Hilux, de cor preta, obrigaram o mesmo a parar na rodovia e, de armas longas, anunciaram assalto. Os criminosos subtraíram o veículo da vítima, que seguia para a cidade de Barreiras. O veículo roubado trata-se de um Chevrolet S10, de placa JSLE64 (Mercosul). Após o delito, os criminosos fugiram sentido Paramirim. A ocorrência chegou ao conhecimento da 46ª CIPM, além de terem sido repassadas as informações aos Centros Integrados de Comunicação - Cicoms da região, mas, até o momento, os bandidos não foram localizados.

Memorial da Paz é inaugurado pela Pax Nacional em Brumado Foto: Patrícia Luz

No último sábado (27), o Grupo Pax Nacional de Brumado inaugurou o Memorial da Paz. Um espaço amplo, seguro e confortável para que parentes e amigos possam dar último adeus aos entes queridos. O empreendimento está localizado na Avenida Lindolfo Azevedo Brito (saída para Livramento). Emocionada, a presidente do Grupo Pax Nacional, Perinalva Dias, acompanhada dos empresários Polliana Pitombo e Dermival Júnior, cortou a fita vermelha dando início a cerimônia de inauguração. Para a presidente da Pax Nacional, o cuidado humanizado e a inovação são marcas da empresa. “É o primeiro memorial da cidade. Ao longo desses mais de 30 anos atuando em Brumado e região temos certeza de que nossa missão é sempre inovar. Estamos empenhados no cuidado com o outro. Quero agradecer a Deus e ao povo de Brumado por mais essa conquista”, afirmou. Por causa da pandemia do novo coronavírus a cerimônia foi restrita à família e alguns funcionários que representaram a equipe Pax Nacional. O Memorial da Paz conta com uma estrutura que comporta até dois velórios por vez. O espaço é composto por um salão (que pode ser dividido em dois), copa, área de alimentação e sanitários. Todo ambiente é climatizado, sonorizado e conta com um circuito interno de câmeras de segurança e alarme. 

Memorial da Paz é inaugurado pela Pax Nacional em Brumado Foto: Patrícia Luz

A empresária do Grupo Pax, Polliana Pitombo, destaca que “o Memorial é um espaço para amparar a família e homenagear o ente querido com conforto e segurança. Hoje a cidade de Brumado conta com um ambiente próprio para o momento de despedida. Prezamos pelo respeito e cuidado com nossos clientes para preservar memórias”, conta. O Memorial da Paz já está disponível para locação.  Os interessados devem entrar em contato com a empresa através dos telefones (77) 3441-3594 / (77) 99926-1098 (whatsapp).

MP vai investigar possíveis irregularidades envolvendo verbas da educação em Ituaçu Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Promotor de Justiça Millen Castro instaurou Procedimento Preparatório para Inquérito Civil para investigar possíveis irregularidades na aplicação de recursos públicos no âmbito da rede municipal de ensino de Ituaçu, a 98 km de Brumado. O Município será investigado por exigir dos pais a aquisição de material escolar para impressão das atividades escolares e devido à falta de distribuição de merenda escolar durante o período de suspensão das aulas por conta da pandemia. O Promotor de Justiça chamou a atenção para o fato de que a alimentação escolar é vinculada ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), cujas verbas são destinadas aos municípios pelo governo federal e estadual e tem direcionamento aos alunos da rede pública municipal. A merenda escolar já adquirida com verbas da educação deve ser distribuída para os alunos durante o período de isolamento social e, de igual maneira, a gestão municipal não pode exigir material escolar dos pais desses alunos.

Abertura de bares e restaurantes de Vitória da Conquista será em julho, diz prefeitura Foto: Reprodução/TV Sudoeste

A prefeitura de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, anunciou, que a previsão de reabertura de bares e restaurantes da cidade é 2 de julho. De acordo com a prefeitura, membros do Comitê de Representação Civil e Institucional participaram, neste domingo, de uma reunião com o objetivo de discutir os últimos dados epidemiológicos de Vitória da Conquista e sobre o Plano de Retomada Gradual das atividades econômicas. Ainda durante o encontro foi apresentada a previsão para abertura do segmento de academias para 13 de julho, após avaliações dos dados epidemiológicas que serão colhidos durante essa terceira fase. A prefeitura já adiou, duas vezes, a terceira fase de reabertura do comércio da cidade, em que bares, restaurantes, lanchonetes e também academias voltariam a funcionar. O comércio reabriu na cidade no dia 1º de junho. A segunda etapa começou no dia 8 de junho. A suspensão da reabertura ocorreu, pois segundo a prefeitura, a taxa de ocupação de UTIs, o número de casos na cidade, e também o número de óbitos levaram a gestão municipal à recuar.

 IBRAM pede ao TCU para liberar licitação da Fiol Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) solicitou apoio do Tribunal de Contas da União (TCU) na análise do processo referente à Ferrovia Oeste-Leste (Fiol). O pedido se deu por ofício, encaminhado no último dia 24 de junho, ao ministro Aroldo Cedraz, relator do processo que é pré-requisito para a conclusão das obras do trecho 1, entre Ilhéus e Caetité. Para o presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Antônio Carlos Tramm, a ferrovia será fundamental para o desenvolvimento da Bahia. “A Fiol é uma obra que vai fazer com o interior da Bahia aquilo que o Polo Petroquímico fez com a Região Metropolitana de Salvador. Esta é uma obra que precisa ser compreendida de maneira mais ampla, é um projeto estruturante. Não é uma chuva no sertão, é um rio perene que vai continuar passando”. Além do IBRAM, o ministro Cedraz já recebeu ofícios do vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, João Leão, dos presidentes das federações baianas das Indústrias (Ricardo Alban), Agricultura (Humberto Miranda) e Comércio (Carlos Andrade). A CBPM também tem trabalhado para mostrar à opinião pública os impactos positivos que a Fiol poderá trazer para o estado.

Brumado: Carro adulterado é apreendido na Avenida Coronel Santos Foto: Divulgação/PM

Na sexta-feira (26), em rondas ostensivas pela Avenida Coronel Santos, em Brumado, uma guarnição da Polícia Militar se deparou com um veículo com placa de São Paulo. Durante a abordagem, os policiais identificaram que o carro possuía sinais de adulteração. A guarnição localizou o proprietário do veículo, o qual relatou ter comprado o carro bem abaixo do valor do mercado. O veículo e o homem foram conduzidos para a Delegacia Territorial para adoção das medidas cabíveis.

Brumado: Urologia é no Centro Médico São Gabriel com médico Ricardo Ferraz

O urologista é o especialista responsável pelo tratamento dos problemas urinário de homens e mulheres, e sistema reprodutor dos homens. Essa especialidade trata dos problemas nos rins, ureteres, bexiga, uretra, próstata, adrenais, testículos, epidídimos e pênis. Engana-se quem acredita que o Urologista é um médico apenas de homens, Mulheres também devem procurar esse profissional quando necessitarem de tratamento para doenças relacionadas ao trato urinário. Agende sua consulta: (77) 3441-1502 / (77) 99925-8807 (WhatsApp). O Centro Médico São Gabriel fica localizado na Praça dos Meiras, em Brumado.

Brumado: Polícia apreende drogas e detém duas pessoas em bar no Bairro São Jorge Foto: Divulgação/PM

Na quinta-feira (25), as guarnições da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) abordaram diversas pessoas que se aglomeravam em um bar no Bairro São Jorge, em Brumado. Entre os abordados, uma mulher estava de posse de uma considerável quantidade de substâncias análoga à maconha, cocaína e crack. Colaborando com a polícia, a mulher conduziu os policiais até sua residência, onde foram encontradas mais drogas. O proprietário do bar, a mulher e mais três testemunhas foram levados para a delegacia para adoção das medidas cabíveis.

Conect Sol é a solução para economia nas suas contas de energia

A empresa de engenharia e consultoria Conect Sol trabalha com projetos, estrutural e elétrico, para instalação de energia solar. A mudança garante uma grande economia no valor das contas de energia. Entre agora mesmo em contato com os representantes da empresa para saber mais sobre os benefícios da energia solar e encomendar um orçamento. Os telefones são: (77) 99907-9149 (suporte técnico) ou (71) 99402-1024 (comercial).

Brumado: RHI Magnesita doa três mil fraldas para a Associação Luíza de Marillac Foto: Divulgação

A RHI Magnesita realizou, nesta sexta-feira (26), uma ação de solidariedade e cuidado junto aos idosos acolhidos pela Associação Luiza Marillac, em Brumado. O espaço recebeu da empresa a doação de 3 mil fraldas geriátricas, itens essenciais para garantir o conforto, higiene e saúde dos 26 idosos que lá vivem. A iniciativa é fruto de um amplo trabalho de apoio a projetos sociais realizado pela empresa na cidade e vai de encontro à uma campanha lançada recentemente pela Associação para arrecadação de materiais de limpeza, higiene pessoal, fraldas descartáveis, lençóis em bom estado de conversação e alimentos.

Brumado: Laboratório Exame realiza teste de sorologia para Covid-19

Com unidade em Brumado, o Laboratório Exame está realizando teste de sorologia para Covid-19. Vale salientar que a coleta é feita apenas por meio de agendamento através dos telefones (77) 3441-9286 e (77) 99991-5757. O exame detecta a presença de Anticorpos IgM e IgG em pessoas que foram expostas ao vírus SARS-CoV-2. A pesquisa deve ser realizada após o décimo dia de sintomas, quando o teste passa a ter uma sensibilidade maior. O exame é realizado pela metodologia de Quimioluminescência (CLIA), que são testes imunológicos capazes de detectar os níveis dos anticorpos IgM e IgG em amostras de sangue venoso do paciente e apresenta maior sensibilidade quando comparado a um teste rápido.

ANTT apreende quatro veículos clandestinos na cidade de Guanambi Foto: Divulgação/PM

Fiscais da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) apreenderam quatro veículos fazendo transporte interestadual clandestino de passageiros. As apreensões foram feitas no município de Guanambi, a 141 km de Brumado, na sexta-feira (26), em ação conjunta com a Polícia Militar e a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba). Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, dois dos veículos vinham de São Paulo e dois se dirigiam àquele estado. No total, 111 passageiros foram transbordados para ônibus regulares. Foram constatadas diversas irregularidades nos veículos, como ausência de itens obrigatórios de segurança e itens com defeitos, como pneus carecas e para-brisas trincados. A fiscalização da agência segue mobilizada e intensificando o trabalho na região.

Transforme o seu sorriso no Neo Odonto: Núcleo de Estética Oral em Brumado

Em Brumado, o Neo Odonto - Núcleo de Estética Oral possui convênio com vários planos de saúde a fim de oferecer as melhores condições de pagamento aos seus pacientes. O consultório trabalha com serviços de prótese dentária, limpeza, tratamento de canal, extração, clareamento dental, aparelho dental, lentes de contato e restauração. Faça a sua avaliação agora mesmo e agende o seu tratamento. O Neo Odonto fica localizado na Rua Coronel Paulino Chaves, 499, no centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9262 / (77) 99702-3049 (WhatsApp).

Ituaçu registra primeira morte por coronavírus Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Localizada na região da Chapada Diamantina, a cidade de Ituaçu, a 98 km de Brumado, registrou a primeira morte por coronavírus. Trata-se de uma mulher de 40 anos. Em nota, a prefeitura informou ao site Achei Sudoeste, que a paciente chegou a ser internada no Centro de Atendimento da Covid-19, em Brumado, sendo, posteriormente, transferida para o Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC). Na unidade, ela veio a óbito na quinta-feira (25). A mulher era portadora de doença renal crônica.

PM registra redução de 80% nas ocorrências durante o São João na microrregião de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), Major Mário Cabral, informou que houve uma diminuição de cerca de 80% no número de ocorrências durante o período de São João na microrregião. “Graças a Deus, não tivemos ocorrências relevantes neste ano. As cidades passaram o São João de forma mais familiar”, afirmou. A redução significativa se deve, segundo o Major, ao fato de que as cidades onde, tradicionalmente, se realizavam festas não fizeram qualquer tipo de festejo em virtude da pandemia.

Mais nove pacientes estão curados da Covid-19 em Brumado

Em boletim epidemiológico divulgado na noite deste domingo (28) a secretaria de saúde confirmou mais nove pacientes curados da Covid-19, o novo coronavírus em Brumado e o número chegou a 124. Ainda de acordo com a publicação, 1884 casos suspeitos notificados foram registrados no município. 45 pacientes aguardam resultado do Laboratório Central (Lacen). 586 testaram negativo para a doença. 41 pacientes seguem ativos com o vírus. Dois pacientes estão hospitalizados. Até o momento, três óbitos foram registrados. A secretaria pede a participação popular para continuar contendo o avanço do vírus, adotando medidas de higiene e mantendo o isolamento domiciliar. De acordo com a secretaria de saúde (Sesau), caso necessite sair de casa, use máscara.

Iguana é resgatada após aparecer em calçada de rua em Barreias Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Uma iguana foi resgatada após aparecer em calçada nas proximidades da Praça do Abraço, em Barreias, no oeste da Bahia. A informação foi divulgada pelo Corpo de Bombeiros. De acordo com o G1, o caso aconteceu no sábado (27), após o réptil ter sido visto por moradores na rua Marcos Freire. De acordo com os bombeiros, foi utilizado um puçá, uma espécie de rede própria para a captura de animais. Os militares conseguiram alcançar a iguana e impedir que ela fosse para a rua, onde poderia ser atropelada. Após o resgate, eles fizeram a avaliação do animal e o levaram de volta à natureza. O réptil não tinha sinais de ferimentos.

Coronavírus expõe grande avanço da medicina da China Foto: Divulgação

Criticada, com razão, por tratar o novo coronavírus como problema menor e demorar a tomar providências para contê-lo, a China, quando enfim resolveu agir, causou espanto pela eficiência com que montou hospitais da noite para o dia, fechou totalmente cidades inteiras e dividiu draconianamente a população entre infectados e sãos. Menos evidentes, mas até mais impactantes, foram as inovações na medicina que fizeram sua estreia para o público em geral no combate à pandemia – muitas delas ancoradas na robótica em rede 5G, que ainda engatinha no resto do mundo, mas já é amplamente usada na China. De acordo com a Veja, enquanto o vírus se espalhava, impressoras 3D foram ativamente utilizadas na construção de unidades de atendimento e robôs eram vistos cruzando avenidas para reabastecer os postos com material hospitalar. Nas UTIs, pacientes graves eram conectados à “membrana de respiração extracorpórea”, aparelho com ares de ficção científica que aspira o sangue e o oxigena antes de devolvê-lo ao corpo quando os pulmões estão falhando. Agora, com o relaxamento das restrições, vê-se nas ruas robôs capazes de escanear a temperatura de até trinta pessoas ao mesmo tempo. Em pontos de aglomeração, como metrôs, câmeras de extrema sensibilidade, capazes de detectar a temperatura corporal num raio de 30 metros, varrem a multidão. Tudo isso faz parte de um tremendo esforço do governo chinês para passar à frente de todos – Estados Unidos, principalmente – na área científica em geral, uma estratégia que tem tido efeito de contágio pandêmico no setor da saúde.

Licínio de Almeida: Homem morre após ser atropelado por veículo que fazia manutenção Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na última sexta-feira (26), o lavrador Juraci Gonçalves de Souza, 42 anos, morreu vítima de um grave acidente ocorrido enquanto fazia a manutenção em seu veículo de trabalho, um Ford F-1000, na fazenda Varginha, município de Licínio de Almeida, a 148 km de Brumado. O carro era usado para o transporte de passageiros e carga no trajeto entre a comunidade que morava e a sede do município. De acordo com família da vítima, Souza estava retirando a caixa de marcha num local íngreme quando o caminhão começou a descer, arrastando a vítima por alguns metros e atropelando-o em seguida. Imediatamente, parentes e populares socorreram o motorista e o levaram até o hospital Municipal de Licínio de Almeida. Por conta da gravidade dos ferimentos, o médico plantonista autorizou transferência urgente para o Hospital Geral de Guanambi (HGG), mas não resistiu e veio a óbito. Juraci deixa esposa e duas filhas.

Rui Costa reconhece situação de emergência por conta da seca em Licínio de Almeida Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O governador Rui Costa (PT) reconheceu situação de emergência decretara pela prefeitura de Licínio de Almeida, a 148 km de Brumado, por conta da estiagem. A informação consta na edição deste sábado (27) do diário oficial do estado. De acordo com o Bahia Notícias, o decreto municipal foi assinado pela prefeitura local no dia 10 de junho e é válido por 180 dias a partir desta data.

Com 115 curados, Brumado tem nova queda no número de pacientes ativos com o novo coronavírus

Neste sábado (27), o município de Brumado registra 164 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O número representa 8,75% do total de 1.873 notificações. Entre os diagnósticos: 2 internações, 3 óbitos, 46 pacientes em tratamento e 115 recuperados. No momento, 46 ainda aguardam resultado laboratorial e 576 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Brasil anuncia parceria com Oxford para produção de vacina contra a Covid-19 Foto: CDC/Unsplash

O Ministério da Saúde anunciou neste sábado (27) uma parceria para a pesquisa e produção nacional da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford, do Reino Unido, e a farmacêutica AstraZeneca. O acordo prevê? a transferência de tecnologia e a compra de lotes da vacina – que, se comprovada a eficácia, serão distribuídas 30 milhões de doses entregues em dois lotes: 15 milhões em dezembro de 2020, e 15 milhões em janeiro de 2021, com prioridade para o grupo de risco e para profissionais de saúde. De acordo com o G1, após as primeiras duas entregas, segundo o ministério, ainda poderão ser produzidas mais 70 milhões de doses para distribuição a partir do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ministro Edson Fachin nega pedido de prisão domiciliar a Geddel Vieira Lima Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, negou nesta sexta-feira (26), em julgamento realizado por sessão virtual, o pedido da defesa do ex-ministro Geddel Vieira Lima para a progressão de pena para a prisão domiciliar. A defesa do ex-ministro usou como justificativa para o pedido a pandemia de coronavírus. Relator do processo, Fachin solicitou, em maio, informações sobre as atuais condições e as medidas de controle da Covid-19 adotados no Complexo Penitenciário da Mata Escura, local em que Geddel está custodiado desde dezembro do ano passado. A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia (Seap) respondeu a solicitação de Fachin no início deste mês. O documento apresentado ao ministro do STF informa que Geddel está em cela individual, em bloco com capacidade para abrigar 16 internos, mas que atualmente possui nove. Na época, a Seap afirmou também que apenas um interno do Complexo da Mata Escura havia sido diagnosticado com coronavírus, enquanto seis policiais penais, dois vigilantes e cinco funcionários do corpo administrativo estavam com a doença, porém todos estavam afastados. “Do teor das informações prestadas, nota-se que, a despeito da testagem positiva para o contágio pelo vírus causador da COVID-19 em pessoas de alguma forma vinculadas ao Centro de Observação Penal, estabelecimento no qual o agravante se encontra recluso, as autoridades responsáveis pela gestão do sistema prisional do Estado da Bahia permanecem envidando esforços na adoção de medidas voltadas à evitação da propagação do vírus e do consequente contágio por parte da população carcerária”, diz a decisão.

Bahia teve maiores quedas percentuais no número de estabelecimentos comerciais, diz IBGE

A Bahia registrou a maior queda percentual no Brasil no número de estabelecimentos comerciais e de trabalhadores empregados no setor no ano de 2018, na comparação com 2017. A informação faz parte de estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado nesta sexta-feira (26). Segundo o IBGE, em 2018, a Bahia contabilizava 88.851 estabelecimentos comerciais ativos. Esse número representou uma redução de 7,9% em relação a 2017, quando o estado tinha 96.479 empreendimentos do ramo. Isso significou um saldo de menos 7.628 unidades comerciais, o que deixou o estado com a maior queda percentual e a segunda maior redução, em números absolutos, dentre todas as unidades da federação - São Paulo teve redução de 14.119 estabelecimentos comerciais em um ano. O estudo revela que os 88.851 estabelecimentos comerciais ativos na Bahia em 2018 integram o menor número registrado pelo estado em seis anos, desde 2012, quando contabilizou 87.939. Contudo, o IBGE informou que, apesar do recuo, a Bahia se manteve, em 2018, como o sexto estado do país em número de estabelecimentos comerciais e o líder do Norte-Nordeste nesse indicador.

Mais de 30 idosos testam positivo para Covid-19 em abrigo de Itapetinga Foto: Reprodução/Instagram

Ao menos 31 idosos do Abrigo Lar Laura Carvalho, em Itapetinga, na região sudoeste da Bahia, testaram positivo para a Covid-19. A informação foi confirmada pela vigilância epidemiológica do município na sexta-feira (26). Além desses, houve confirmação de um caso em funcionário. Segundo informações da prefeitura de Itapetinga, foi recomendada a suspensão de visitas no local. A vigilância epidemiológica vai manter os pacientes em monitoramento. De acordo com o órgão, o número de casos de Covid-19 chegou a 186, nove pessoas morreram e 38 estão recuperadas da doença.

Arquivo