Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "06/2021"

30 Jun 2021 - 18:35h

Uma festa clandestina de aniversário com cerca de 100 participantes foi encerrada por equipes da 8ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Itapetinga), na madrugada da terça-feira (29). Após denúncias anônimas, as equipes chegaram no local e conduziram para a delegacia o aniversariante e organizador do evento. O levantamento de informações levou os policiais até a avenida das Palmeiras, no bairro Morumbi. Em uma associação privada, nas instalações do antigo clube BNB, as equipes encontraram homens, mulheres e crianças aglomerados e sem máscara de proteção. “Chegamos lá e o som estava bem mais alto do que o permitido. Os participantes ainda faziam o uso de bebidas alcoólicas em excesso”, contou o comandante da unidade, major Vandilson Santos Araújo. O dono da festa e aniversariante foi conduzido para a sede da 21ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) de Itapetinga, onde, segundo o coordenador regional, delegado Antônio Roberto Gomes, “assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência por infringir o descumprimento do decreto estadual e foi liberado”, disse. A festa foi encerrada e os participantes dispersados. 

30 Jun 2021 - 18:30h

Nesta quarta-feira, 30 de junho, o município de Brumado registra 9107 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 14 internações, 184 óbitos, 264 pacientes em tratamento e 8659 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

30 Jun 2021 - 14:30h

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) denunciou o prefeito de Casa Nova, no norte do estado, por fraude em licitação e alienação ilegal para apropriação de um terreno público de 2.868 m², por R$ 1,5 milhão. Uma moradora da cidade, amiga do prefeito, intermediou a transação fraudulenta e também foi denunciada. A denúncia foi feita no dia 16 de junho e confirmada ao G1 pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) nesta terça-feira (29). O TJ-BA deu prazo de 15 dias para os citados oferecerem respostas, mas eles ainda não o fizeram. O G1 tentou contato com a prefeitura de Casa Nova, mas não conseguiu falar até a última atualização desta reportagem. Segundo o TJ-BA, o prefeito Wilker Oliveira Torres (PSB) e a amiga dele, Mary Rodrigues Figueiredo, devem responder pelas leis de “lavagem” ou ocultação de bens, direitos e valores; e de fraudes em licitações e contratos administrativos, como o caso da denúncia.

30 Jun 2021 - 14:00h

Vinte e cinco veículos irregulares foram abordados, até a segunda-feira (28), durante operação de combate à poluição sonora realizada pela 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/ Caetité), em apoio à Vigilância Sanitária Municipal. Os flagrantes ocorreram no distrito de Várzea Grande e na cidade de Caculé, a 100 km de Brumado. Segundo o comandante da unidade, major Osvaldo Veloso Vidal, denúncias de poluição sonora levaram os policiais até os locais, onde automóveis com aparelhos sonoros irregulares e motocicletas adulteradas foram achados. Quatorze motocicletas e 16 aparelhos sonoros foram apreendidos. “Além de desrespeitarem o decreto estadual, os automóveis emitem níveis sonoros altos e causam desconforto a idosos, doentes e população em geral”, argumentou o oficial.

30 Jun 2021 - 13:30h

O músico Klériston Gomes Cosme Ribeiro Silva, 39 anos, morreu nesta quarta-feira (30), vítima da Covid-19, o novo coronavírus. Kéu Ribeiro, como era conhecido o guitarrista, estava em tratamento da doença na cidade de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ele não resistiu as complicações do vírus e foi a óbito. A morte de Kéu abalou a comunidade brumadense, que prestou diversas homenagens nas redes sociais. Silva deixa esposa e três filhos.

30 Jun 2021 - 13:10h

A Polícia Civil de Brumado confirmou que o corpo encontrado nesta terça-feira (29), dentro do Rio do Antônio, próximo ao Residencial Brisas IV, é do jovem Natal Batista Lima, 26 anos, que estava desaparecido há 8 dias. A vítima estava apenas de sunga e com pedras amarradas nos pés e nas mãos (veja aqui). O corpo tem as mesmas características do jovem desaparecido. No Instituto Médico Legal (IML), a família reconheceu os brincos e o cabelo da vítima como sendo de Natal Batista. O corpo já estava em estado avançado de decomposição. A polícia civil abriu uma linha de investigação para apurar o crime.

30 Jun 2021 - 12:00h

Em Brumado, a agência do Banco do Brasil suspendeu os atendimentos após um surto de contaminação pelo novo coronavírus. Três funcionários testaram positivo para a doença e dois ainda aguardam resultado (veja aqui). Ainda não há previsão de retomada das atividades na agência. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Leonardo Viana, presidente do sindicato dos bancários na região sudoeste da Bahia, frisou que a entidade tem denunciado o alto risco de exposição dos funcionários das agências bancárias ao vírus desde que a pandemia teve início. Por isso mesmo, segundo destacou, há a necessidade urgente de imunização dos bancários. “As agências são vetores de contaminação da Covid. Quero fazer um apelo à prefeitura de Brumado para que tenha sensibilidade de fazer a imunização da categoria. Foi aprovado na Câmara de Vereadores um requerimento para inclusão dos bancários como categoria prioritária para vacinação contra a Covid. Vários municípios já têm vacinados os bancários”, salientou. Recentemente, também houve um surto de Covid-19 entre os funcionários da agência do Bradesco na cidade e Viana chamou a atenção, novamente, para urgente necessidade de vacinar a categoria a fim de evitar a contaminação em massa, visto que 1 funcionário contaminado tem contato com vários clientes. Vale lembrar que a Secretaria de Saúde do Estado suspendeu a imunização dos grupos prioritários, seguindo agora apenas o critério etário para vacinação da população. Entretanto, para o sindicalista, o secretário municipal teria autonomia para incluir determinados grupos prioritariamente no plano de imunização local, tendo em vista o alto nível de exposição dos bancários ao vírus e o risco que isso oferece para a cidade como um todo.

30 Jun 2021 - 11:30h

A prefeita de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, Sheila Lemos (DEM), se vacinou contra Covid-19, na segunda-feira (28). A gestora recebeu a primeira dose um dia antes completar 49 anos, nesta terça (29). Sheila Lemos foi vacinada no drive thru do campus da Universidade Federal da Bahia (Ufba), pela secretária de saúde do município, Ramona Siqueira. De acordo com o G1, a atual prefeita de Vitória da Conquista se vacinou mais de três meses após Herzem Gusmão, morrer por complicações da Covid-19. Sheila Lemos era vice-prefeita dele e tomou posse no dia 22 de março. Herzem Gusmão foi reeleito prefeito no 2º turno das eleições em novembro de 2020, com Sheila Lemos como vice-prefeita. Por causa da internação dele devido à Covid-19, em 1º de janeiro ela tomou posse do cargo de prefeita de Vitória da Conquista. Uma semana depois, Herzem tomou posse do cargo em cerimônia virtual.

30 Jun 2021 - 11:00h

O município de Malhada de Pedras, a 39 km de Brumado, concluiu a primeira etapa de vacinação dos profissionais da educação. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a secretária municipal de educação, Elisângela Ventura, falou que o prefeito decidiu priorizar a educação e incluiu os servidores da área nos grupos prioritários de imunização. “Fez-se um cronograma e, em tempo recorde, culminando no final de junho, todos os nossos profissionais, professores, servidores da educação, já estão vacinados com a primeira dose contra a Covid-19”, declarou. Em meados do mês de setembro, a categoria estará completamente imunizada com a aplicação da segunda dose da vacina. Após esse período, a prefeitura prevê que as aulas presenciais serão retomadas de forma híbrida. A secretária fez questão de reforçar que se trata de uma previsão, visto que a vacinação é apenas um dos critérios para retomada das aulas presenciais. Também devem ser observados critérios como a adequação das escolas e a capacitação dos profissionais da educação em biossegurança. “A vacinação é apenas o primeiro passo. Estamos fazendo tudo de forma dialogada. Estamos fazendo um levantamento junto aos pais e responsáveis pra ter a dimensão do nosso público quando do retorno presencial. Prezamos sempre pela vida e pela saúde”, pontuou.  

30 Jun 2021 - 10:30h

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) confirmou nesta terça-feira (29) que produtores baianos ganharam um prazo ainda maior para imunizar o rebanho de bovinos e bubalinos, de todas as faixas etárias. De acordo com o governo da Bahia, a segunda prorrogação aconteceu por causa do desabastecimento de vacinas registrado em 14 estados brasileiros, desde a primeira semana de maio, quando foi iniciada a Campanha da 1ª Etapa de Vacinação anual. A agência baiana enviou ofício ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) - órgão regulador para abastecer as revendas - solicitando urgência no repasse das doses restantes para imunizar cerca de 11 milhões de animais, após detectar o problema. Em seguida, a Adab prorrogou o prazo inicial da campanha em um mês, alterando a data final de 31 de maio para 30 de junho. Na semana passada, a Bahia recebeu cerca de 1,2 milhão de doses, quantitativo já disponibilizado nas revendas e suficiente para atender a demanda de animais ainda não vacinados. “O reabastecimento e a ampliação do prazo trazem mais tranquilidade para os produtores e também ao sistema veterinário oficial que monitora os índices vacinais para preservar o estado livre da Febre Aftosa, desde 1997”, comemorou o diretor de Defesa Sanitária Animal da ADAB, Carlos Augusto Spínola. A Bahia segue em curva crescente nos índices de imunização e almeja retirar a obrigatoriedade da vacina em 2023, status que deverá impulsionar o agronegócio.

30 Jun 2021 - 10:30h

“Brumado agradece”, foi assim que os vereadores da capital do minério definiram após o projeto de lei complementar nº 041/2021, que visava alterar a lei que instituiu o Código de Obras e Urbanismo de Brumado, de autoria do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), ter sido retirado de pauta da sessão legislativa desta quarta-feira (30). Enviada para a Câmara Municipal durante o recesso de São João, a proposta estava silenciosa até a última sexta-feira (25), quando o site Achei Sudoeste publicou uma matéria para apontar a gravidade que o projeto poderia causar para a população brumadense (veja aqui). Reascendemos a fogueira junina, já que o governo municipal tinha como certa a aprovação na sessão da última segunda-feira (28), que não ocorreu devido a problemas técnicos (veja aqui). A bancada de oposição foi até o Ministério Público Estadual (MPE) para denunciar os prejuízos que o projeto poderia causar para a comunidade (veja aqui).

Dentre toda a burocratização do PL 041/2021, de acordo com o vereador Amarildo Bomfim (PSB), Eduardo queria o poder para que toda a ligação de água e energia a ser realizada pelas concessionárias em qualquer imóvel do município devesse ser precedida de consulta feita diretamente pelo contribuinte à Secretaria Municipal de Infraestrutura. A premissa está explícita no parágrafo único: “somente com a apresentação por parte do requerente do parecer favorável à ligação emitida pelo Poder Público Municipal, poderá a concessionária proceder a ligação”. Segundo Bomfim, a proposta já havia sido derrubada no dia 15 de fevereiro de 2021 (veja aqui). O vereador ainda condenou o artigo que previa que as construções com mais de uma unidade autônoma devem preservar pelo menos uma vaga de garagem por unidade e em qualquer cruzamento a concordância entre os alinhamentos deve suportar um raio maior ou igual a 7 metros, em relação ao meio-fio. 

O tamanho do prejuízo para o município seria grande, tendo em vista que os setores imobiliário e da construção civil, que fomentam a economia local, poderiam ficar com uma lacuna e prejuízo incalculável devido a um projeto de lei que não somaria para o progresso de Brumado. A nossa reportagem apurou que membros do primeiro escalão da administração municipal e empreiteiros foram até Vasconcelos na terça-feira (29) para tentar convencê-lo a abortar o projeto de lei, que foi retirado de pauta na sessão de hoje. A cidade espera que a Câmara de Vereadores preserve a sua independência e vote projetos que, de fato, vão beneficiar a população. Ao prefeito, fica a mensagem de que Brumado não vai aceitar e nem acatar mais nada “goela abaixo”.

30 Jun 2021 - 10:00h

O advogado e professor do curso de Direito da Unopar/Brumado, Jorge Malaquias Filho, falou ao site Achei Sudoeste sobre as diversas oportunidades que a graduação na área da advocacia oferece. Segundo Malaquias, o que mais atrai no curso de Direito é a diversidade da carreira jurídica, visto que, além de advogado, o Bacharel em Direito também pode fazer concurso público na área ou seguir na parte acadêmica. “Quando falamos nas oportunidades de cursar Direito, estamos falando de uma amplitude muito grande, tratando, inclusive, do âmbito social, considerando o conhecimento pra si e para o outro, da legislação de modo amplo”, afirmou. Seja para uso pessoal ou profissional, Malaquias assegurou que o curso oferece oportunidades amplas e úteis para a sociedade. “Pra todo bom profissional, o mercado estará sempre de portas abertas. A expectativa do comércio e do mercado, de modo geral, em receber especialistas é muito boa. O mercado de trabalho é competitivo, mas tem espaço para todo bom profissional”, argumentou. Entre as novidades da Unopar para a graduação em Direito está a disciplina Direito Digital, a qual possibilita uma especialidade na área virtual. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-7979.

30 Jun 2021 - 09:30h

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (29) o reajuste na bandeira tarifária vermelha patamar 2 - cobrança adicional aplicada às contas de luz realizada quando aumenta o custo de produção de energia. A cobrança extra passou de R$ 6,24 para R$ 9,49 a cada 100 kWh consumidos – alta de 52%. Nesta segunda-feira (28) o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, fez um pronunciamento na televisão em que afirmou que o país passa por um momento de crise hídrica e pediu uso “consciente e responsável” de água e energia por parte da população. O Brasil vive a pior crise hídrica dos últimos 91 anos. O reajuste contrariou a área técnica da agência, que havia recomendado uma alta maior na bandeira vermelha 2, de R$ 11,50 a cada 100 kWh consumidos, de forma a equilibrar a alta de custo da geração de energia. O novo valor para a bandeira tarifária vermelha patamar 2 começa a valer em julho. A previsão é a de que a bandeira permaneça acionada até novembro, segundo a Aneel.

30 Jun 2021 - 09:00h

Na última terça-feira (29), o comando da 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) iniciou o Projeto “Redes Comunitárias” na localidade de Maniaçu, distrito de Caetité, a 100 km de Brumado. O major Osvaldo Vidal, Comandante da Companhia de Caetité, e diversos oficiais, Comandante do Pelotão do município, saíram às ruas de Maniaçu conversando com os moradores a fim de ouvir as suas queixas, anseios e sugestões na área da segurança pública. Segundo o Major Vidal, esse primeiro momento será de conversas constantes com a comunidade, de forma que a companhia possa direcionar melhor o policiamento no distrito e, consequentemente, aprimorar a qualidade da prestação do serviço à comunidade. A efetiva concretização do projeto se dará de forma lenta para atender as normas sanitárias e aos decretos municipal e estadual da pandemia da Covid-19. Entretanto, o Vidal ressaltou que isso não irá impedir a polícia de atuar em favor da comunidade.

30 Jun 2021 - 08:30h

O Ministério da Saúde decidiu suspender nesta terça-feira o contrato para aquisição de 20 milhões de doses da vacina Covaxin. A medida foi uma recomendação feita pela Controladoria Geral da União (CGU). O pedido do órgão chegou nesta tarde e, no momento, a Consultoria Jurídica da pasta analisa como formalizar a suspensão. O órgão pediu extensão de prazo para apurar supostas irregularidades no contrato. A medida é uma decisão cautelar. Ao final da análise da CGU, será definido se o contrato será encerrado. O contrato com a Precisa virou alvo de suspeitas de irregularidades após denúncia de um servidor da pasta, que diz ter sido pressionado para dar celeridade ao processo. De acordo com o jornal o Globo, a pasta alega, no entanto, que buscas internas da CGU não teriam encontrado irregularidades. Os argumentos discutidos internamente para cancelar o contrato eram que a empresa não havia cumprido o cronograma de entrega das doses e tampouco obtido autorização da Anvisa. O valor total do contrato é de R$ 1,6 bilhão. O montante foi empenhado, isto é, reservado pela Saúde, mas ainda não foi pago. “De acordo com a análise preliminar da CGU, não há irregularidades no contrato, mas, por compliance, o Ministério da Saúde optou por suspender o contrato para uma análise mais aprofundada do órgão de controle. Vale ressaltar que o Governo federal não pagou nenhum centavo pela vacina Covaxin”, informou a pasta, em nota.

30 Jun 2021 - 08:00h

Na última terça-feira (29), foi instalada no município a Segunda Vara Cível da Comarca de Brumado com o objetivo de agilizar a prestação jurisdicional à comunidade (veja aqui). Presente na cerimônia, o presidente da 21ª Subseção da OAB/Brumado, Kléber Lima Dias, destacou ao site Achei Sudoeste que a instalação foi um pleito amplamente defendido pela entidade. “É um sonho que se realiza. A OAB se empenhou e se dedicou para instalação dessa segunda vara. Não só a advocacia deve comemorar, mas toda comunidade. É um grande avanço para maior celeridade dos processos”, afirmou. Agora, o presidente informou que a luta será em prol da instalação da Segunda Vara de Execuções Penas na cidade, em função da inauguração do presídio. “Havendo a efetiva instalação do presídio, com a ampla necessidade da Vara de Execuções Penais, a gente também vai tratar com o presidente do Tribunal de Justiça da Bahia sobre a melhor forma como iremos fazer para que estes processos dos presos possam vir para Brumado e ter uma maior celeridade”, destacou.

30 Jun 2021 - 07:00h

Na última segunda-feira (28), uma mulher, identificada como Maria de Lourdes Pereira dos Santos, de 43 anos, foi atropelada na BA-262, entre as cidades de Brumado e Aracatu, na região sudoeste da Bahia. A ocorrência foi divulgada nesta quarta-feira (30) pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE). No KM 441, um carro de passeio atropelou a vítima e o motorista fugiu sem prestar socorro. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a mulher foi conduzida pelo Samu 192 ao Hospital Municipal de Brumado. Ainda não há informações sobre o seu estado de saúde.

30 Jun 2021 - 06:25h

Um bebê nasceu no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, em Brumado, com anticorpos contra a Covid-19, após a mãe dele ter contraído a doença durante a gestação. A informação foi confirmada ao site Achei Sudoeste nesta terça-feira (29) pela equipe da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Esse é o primeiro registro de recém-nascido com a imunidade na capital do minério. Não foi divulgado se a mãe da criança, Michele Silva Correia, tomou a vacina contra o novo coronavírus. O bebê foi testado e comprovado a presença de anticorpos aos sete dias de vida.

30 Jun 2021 - 00:00h

Na última terça-feira (29, um acidente foi registrado na BA-148, entre o Distrito de Marcolino Moura, na cidade de Rio de Contas, a 78 km de Brumado, na região da Chapada Diamantina. No local, um caminhão tombou. Segundo informou a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) ao site Achei Sudoeste, o motorista do veículo, identificado como Marivaldo da Silva Lopes, de 48 anos, e o passageiro Paulo Souza Carvalho, de 48 anos, sofreram apenas ferimentos leves. Ambos foram encaminhados para o Hospital Municipal de Rio de Contas para atendimento.