O Ministério Público Estadual (MPE) recomendou ao Município de Caetité e aos secretários municipais de Meio Ambiente, Cultura e Serviços Públicos que não autorizem a realização de intervenções de qualquer natureza em bens imóveis protegidos ou em imóveis localizados no interior ou no entorno da área da poligonal de tombamento definida pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac). Em sua recomendação, o promotor de Justiça Jailson Trindade Neves ainda salientou que o Município não deve autorizar a demolição e suspender todas as autorizações de construção de imóveis na referida área, com base na competência constitucionalmente imposta aos municípios de proteger os documentos, as obras e outros bens de valor histórico, artístico e cultural. O Ipac deverá estabelecer um protocolo de fiscalização periódica para monitoramento e inspeção dos bens e imóveis. Além disso, deve firmar parcerias com a Prefeitura Municipal de Caetité para coordenação e desenvolvimento das atividades relativas à proteção do patrimônio histórico e artístico caetiteense.
Lesões na pele como púrpura, necrose e lesões vasculares podem ser indicativo de Covid-19. É o que aponta a revisão sistemática de estudos científicos feita pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). O estudo mostra que manifestações cutâneas podem ser tanto indicativos como consequências da doença. “Algumas são como se fossem manifestações do vírus, com os outros sintomas gerais, como febre, por exemplo, e outras, principalmente as mais tardias, são consequência. São problemas da vascularização, da coagulação, e acabam acarretando sequelas na pele”, disse à Agência Brasil a assessora do Departamento de Medicina Interna da SBD, Camila Seque, responsável pela pesquisa. Segundo os estudos, esses sintomas aparecem em 6% a 10% dos casos. De acordo com o documento, as lesões de pele podem surgir em até quatro semanas após o início dos sintomas gerais da doença mas, principalmente, no primeiros 15 dias. Os quadros de exantema (manchas vermelhas) e urticária costumam ser mais precoces, com início concomitante aos sintomas gerais ou nos dois primeiros dias. As manifestações vasculares, como pseudo-eritema pérnio (manchas roxas nas extremidades de mãos e pés), púrpura e necrose são tardias, ocorrendo em geral após a segunda semana de infecção. “Não tem um quadro único, específico. São [manifestações] muito polimorfas”, informou Camila. Segundo ela, embora as lesões melhorem com a melhoria do quadro da infecção, em alguns casos, elas podem se agravar. As manifestações vasculares com necrose das extremidades podem gerar, inclusive, amputação de membros. O pior quadro inclui as manifestações vasculares tardias, que ocorrem em pacientes também em estado mais grave, internados em UTI, intubados, idosos com comorbidades e que tomam muitos remédios. “É todo um contexto já bem mais complicado”. A especialista diz que lesões mais leves, como urticárias e erupções cutâneas podem aparecer em pacientes assintomáticos, do ponto de vista sistêmico. “Elas podem ser uma manifestação única da Covid-19”, revela. Em relação ao tratamento das lesões associadas à covid-19, Camila Seque afirma que, em geral, quando se trata a doença com as medicações para o quadro sistêmico, as lesões de pele acabam melhorando, acompanhando a melhora do quadro do paciente. Caso as manifestações cutâneas se tornem mais resistentes, isso pode exigir tratamento específico. “Mas, em geral, isso não é necessário”, tranquiliza a médica.
Dois buracos com esgotos estourados estão localizados na Avenida Mestre Eufrásio, na cidade de Brumado, causando uma série de transtornos aos moradores. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o morador Maxuel Santos relatou que já procurou os órgãos competentes, mas nada foi feito para o conserto do esgoto na via. O problema já perdura há 1 ano. “Nem a Embasa, nem a prefeitura solucionou nada. Um jogou para o outro, mas nada foi feito. Espero que com essa notificação o caso seja solucionado”, criticou. Maxuel se sente lesado diante da falta de providências do poder público e da concessionária em fazer a devida manutenção da via. “É dever deles manter a rua devido aos impostos que pagamos”, afirmou. O morador disse que o buraco está crescendo e, em breve, não conseguirá retirar o carro da garagem devido à proporção que a cratera está tomando. “Daqui uns dias não vou mais poder utilizar a entrada e saída da minha residência. Creio eu que toda estrutura de esgoto daqui está comprometida devido à falta de manutenção. Não estão dando atenção à população”, cobrou.
Um projeto para regulamentação dos serviços de mototáxi em Brumado está sendo discutido pela 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) e pela Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Major Mário Cabral, comandante da 34ª CIPM, disse que, pelo porte do município, a questão já deveria ter sido resolvida. Para ele, a regulamentação favorece a estruturação da classe, bem como garante maior segurança aos usuários dos serviços. “Hoje, há muitos condutores que não são habilitados, veículos que não tem condições de trafegar, colocando em risco a vida das pessoas. Também teremos o controle da frota. De forma positiva, temos a questão da qualidade do serviço que venha ser implementado”, defendeu. O Major argumentou também que todos, mototaxistas e usuários, irão ganhar com a regulamentação. “Tem de haver uma regulamentação para que as coisas funcionem como tem que ser. Em colaboração com a SMTT, vamos tentar viabilizar essa regulamentação aqui”, destacou.
Em nota publicada na última quarta-feira (02), uma família da cidade de Candiba, a 168 km de Brumado, se diz surpreendida com a decisão da prefeitura local de remover corpo de um ente querido no Cemitério Municipal em frente ao túmulo do pai do prefeito Reginaldo Martins Prado (PSD). O caso foi divulgado no site Achei Sudoeste, no último sábado (29) e causou muita revolta nos moradores de Candiba (veja aqui). Na ocasião, a prefeitura teria alegado que todo o procedimento foi realizado de forma correta e com a autorização das famílias, já que três corpos foram removidos dos túmulos. A população negou a que o cemitério fica alegado em período chuvoso e as obras seriam necessárias, de acordo com a administração municipal. “Se as obras já estavam planejadas, por que permitiram enterrar três corpos naquele local? Por que somente os três corpos foram removidos, mas a sepultura do pai do prefeito (já bastante antiga), estabelecida praticamente na mesma área, ficou intacta?”, questionou a irmã de um homem que morreu no último dia 23 de maio, vítima da Covid-19 e teve o corpo removido pela prefeitura. A família ainda acusou a prefeitura de crime de vilipêndio. “Restamos nove irmãos, e nenhum de nós foi notificado acerca da medida tomada pela prefeitura, mais precisamente pela pessoa do prefeito Reginaldo Martins Prado. Meu irmão deixou a esposa e dois filhos, sendo o mais velho quem o acompanhou afetuosa e dedicadamente durante todo o período da doença”, disse. Ao finalizar a nota, a família alegou o sofrimento pela perda do ente querido e a falta de respeito ao cadáver. “Todos estamos abalados, e muitos de nós tementes de represálias e mais humilhações (visto que já fomos chacoteados pelas redes sociais, com justificação publicada pela prefeitura de que os familiares autorizaram o evento). Nosso relacionamento com nosso irmão sempre foi frequente e amoroso, unindo-nos – mesmo os que moram distante – para dar suporte tanto a ele quanto à família em todo o período de sua convalescência. Resta-nos, então, trazer o caso a público, para que atitudes como esta não sejam uma constante na nossa cidade”.
Nesta quinta-feira, 03 de junho, o município de Brumado registra 8649 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 15 internações, 174 óbitos, 192 pacientes em tratamento e 8283 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.
Um líder comunitário da cidade de Jequié, no sudoeste da Bahia, foi morto a tiros no quintal de casa, na terça-feira (1º). Até esta quarta-feira (2), ninguém havia sido preso pelo crime. O caso aconteceu na Avenida Senhor do Bomfim, no bairro da Baixa do Bomfim. Testemunhas contaram à polícia que Gilmar Santos Pereira estava no quintal de casa, quando dois homens armados entraram pelo fundo da residência e dispararam contra ele. Os suspeitos fugiram logo em seguida. Equipes da delegacia e do Departamento de Polícia Técnica (DPT) estiveram no local e já encontraram a vítima morta. O caso está sendo investigado e, por enquanto, ainda não há informações sobre o que motivou o ataque. Não há detalhes sobre o sepultamento da vítima.
Nesta sexta-feira (4), o governador Rui Costa (PT) viajará para os municípios de Tanhaçu e Ituaçu. Sua agenda tem início às 9h, em Tanhaçu, com a entrega da pavimentação da Rodovia BA-142, no trecho que liga o município a Ituaçu. A obra foi coordenada pela Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra). A partir das 11h, o governador estará em Ituaçu para inaugurar o novo Sistema Integrado de Abastecimento de Água que vai atender as localidades de Baraúnas, Várzea da Pedra, Jurema, Abóbora, Lagoa dos Patos, Várzea Comprida, Olhos D`Água do Meio,Pè da Ladeira, Lagoa da Laje e Tróia. O trabalho foi coordenado pela Companhia de Engenharia Hídrica e Saneamento da Bahia (Cerb), vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS). Também em Ituaçu, será entregue a pavimentação em paralelepípedo com drenagem superficial das ruas João Pereira da Cruz, Rita de Cássia dos Santos Pereira, Artur Oscar Santos, João Honório dos Santos, Anísio da Silva Pirese Avenida Gonçalo Santos Pereira. O trabalho foi realizado pela Conder, companhia que integra a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur), em parceria com a Prefeitura. Rui ainda vai assinar ordem de serviço para a Secretaria de Educação do Estado construir uma unidade escolar, com dez salas de aula, para sediar o Colégio Estadual Frei Pedro Tomas Margallo.
Em pronunciamento de cinco minutos transmitido na noite desta quarta-feira (2), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) exaltou a própria gestão, celebrou a marca de 100 milhões de vacinados contra a Covid-19, mas voltou a se colocar contra as medidas restritivas adotadas por governadores e prefeitos. “Sinto profundamente cada vida perdida em nosso país. Alcançamos a marca de 100 milhões de doses para estados e municípios. Neste ano todos, os brasileiros que quiserem serão vacinados. Assinamos ontem o acordo de cooperação. Nosso governo não obrigou ninguém a ficar em casa. Sempre dissemos que existia o vírus e o desemprego. O montante destinado ao auxílio emergencial foi correspondente a 10 anos de Bolsa Família. Sancionou hoje a lei do Pronamp. O PIB projetado para 2022 terá aumento de 4%. No Congresso Nacional estamos avançando”, disse. Mesmo com a crise social agravada por conta da pandemia da Covid-19, o presidente exaltou o que considerou como feitos econômicos do seu governo – ele ainda fez uma correlação do governo com a Copa América, que vai ser realizada no país. “A Bolsa tem batido recordes. A moeda brasileira se fortalece. Estamos avançando no processo difícil de privatizações. As estatais no passado davam bilhões de prejuízo, por conta da corrupção. Hoje são lucrativas. Estamos avançando na transposição do Rio São Francisco. Na infraestrutura, estamos duplicando vias. Ainda neste ano será concluída a Rodovia Norte-Sul, é a retomada do modal ferroviário. Seguindo o mesmo padrão da Libertadores aceitamos a realização da Copa América. Todos nossos 22 ministros consideram o bem maior do nosso povo a liberdade”, complementou Bolsonaro.
Um adolescente de 15 anos, em surto psicótico, agrediu familiares e quebrou diversos objetos de sua residência, na zona rural da cidade de Brumado, na última terça-feira (01). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) solicitou apoio da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar para atender a ocorrência. Ao chegarem ao local do fato, os familiares confirmaram o surto e informaram que o adolescente havia se trancado dentro de seu quarto na residência. A guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) iniciou uma negociação e convenceu o adolescente a se destrancar do quarto. Após êxito na ação, o jovem foi atendido pela equipe médica do Samu e foi encaminhado para o Hospital Professor Magalhães Neto em Brumado. O garoto deve seguir tratamento na unidade do Centro de Atenção Psicossocial (Caps).
A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta quarta-feira (2) a abertura de um inquérito para investigar o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Cármen Lúcia atendeu a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR). Segundo o G1, o pedido da PGR foi feito no dia 31 de maio e tem como base a notícia-crime apresentada em abril contra o ministro por suposta atuação para atrapalhar a apuração da maior apreensão de madeira do Brasil, feita na Operação Handroanthus. A notícia-crime tinha sido protocolada pelo delegado da Polícia Federal Alexandre Saraiva, que era superintendente da PF no Amazonas no momento do envio. O Ministério Público informou quer apurar se o ministro cometeu delitos como: advocacia administrativa; obstar ou dificultar a fiscalização ambiental; impedir ou embaraçar a investigação de infração penal que envolva organização criminosa. A PGR pediu autorização para que sejam realizadas as seguintes diligências: depoimento do ministro; depoimento de proprietários rurais e agentes de fiscalização do Ibama e do Departamento de Polícia Federal relacionados à Operação Handroanthus; cópia digitalizada da integralidade dos procedimentos de fiscalização e investigação relativos aos ilícitos ambientais.
A Embasa anunciou que, até o final de 2021, investirá mais R$ 1 milhão na aquisição de novos equipamentos utilizados na manutenção da rede coletora e serviços específicos de limpeza de tubulações no Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) de Guanambi, a 141 km de Brumado. Segundo o projeto de monitoramento das Bacias Hidrográficas “Atlas Esgotos”, desenvolvido pela Agência Nacional de Águas (ANA), Guanambi está acima da média nacional do índice de cobertura em esgotamento sanitário, que é de 43%. O SES do município é composto, hoje, por cerca de 300 km de redes coletoras, 12 estações de bombeamento e uma estação de tratamento (ETE). Tem capacidade para tratar em torno de 12 mil litros de esgoto por dia e 141 litros por segundo. Atualmente, o sistema trata 5.956 metros cúbicos por dia, o que significa 69 litros por segundo. De acordo com o gerente regional da Embasa, Manuel Mateus, a empresa continua investindo em Guanambi e o percentual de cobertura tende a crescer. Um estudo publicado pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Goiás, em 2019, apontou que a implantação deste serviço impactou positivamente na redução da mortalidade infantil na cidade.
Um jovem de 27 anos, identificado como Carlos Caíque, foi encontrado morto na última quarta-feira (02), no bairro Santa Tereza, em Brumado. A informação foi confirmada ao site Achei Sudoeste pela 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) solicitou o apoio de uma guarnição da Polícia Militar para atender a ocorrência. Ao chegarem ao local, as equipes do Samu e da PM encontraram Caíque sem sinais vitais. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia. O corpo de Carlos foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado.
Estudo publicado na revista Nature revelou, pela primeira vez, que pessoas que contraíram a doença de forma ligeira ou moderada desenvolvem uma célula imunológica capaz de produzir anticorpos contra o SARS-CoV-2 para o resto da vida. Uma das observações em pessoas infectadas pelo SARS-CoV-2 mostra que o nível de anticorpos – proteínas capazes de impedir o vírus de infectar as células – começa a diminuir após quatro meses. O importante é perceber se, apesar da queda de anticorpos, o doente desenvolveu também uma resposta imunológica completa, que inclui a criação de glóbulos brancos capazes de eliminar o vírus, muitos meses e até anos após a primeira infecção. Vários estudos têm indicado que as pessoas que passam pela infecção e aquelas que são vacinadas geram uma resposta celular imune que as protege de reinfecções. O estudo publicado pela Nature traz boas notícias. Os especialistas analisaram 77 doentes que tiveram a doença de forma ligeira ou moderada (grupo sobre o qual existiam dúvidas). Na maioria, eles notaram que os anticorpos diminuem acentuadamente após quatro meses, mas a redução é mais lenta e essas moléculas ainda estão presentes no sangue 11 meses após a doença. O estudo foi o primeiro a analisar a presença de células plasmáticas de longa vida na medula óssea. As células plasmáticas são geradas quando um patógeno entra no organismo. No caso da covid-19 é, por exemplo, a proteína S que o vírus usa para infectar as células humanas. Após a infecção, essas células imunes viajam pela medula óssea, onde permanecem em estado latente. Se o vírus reaparecer, as células regressam à corrente sanguínea e começam novamente a produzir anticorpos. O estudo mostra que a grande maioria dos doentes que conseguiram recolher amostras de medula óssea – 15 de 18 – gerou células plasmáticas no sistema imunológico. Ali Ellebedy, imunologista da Escola de Medicina da Universidade de Washington e pesquisador principal do estudo, destaca, em declarações ao jornal espanhol El País: “As células plasmáticas podem durar a vida inteira. Essas células vão continuar e produzir anticorpos para sempre”.
O vereador Amarildo Bomfim (PSB) apresentou a Indicação nº 431/2021 solicitando ao Executivo Municipal a implantação de um novo canil/gatil municipal. Em sua justificativa, o parlamentar explicou que o canil municipal, construído a 13 km da sede da cidade, não possui condições de abrigar os animais, mesmo após várias adequações feitas, inclusive diante de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado pelo Município com o Ministério Público. O local, segundo frisou, está abandonado e depredado. “Dada a total inviabilidade do projeto, a começar pelo local escolhido, a presente indicação visa sugerir ao Executivo Municipal, com urgência, a mudança de local do canil/gatil para mais próximo da cidade, com instalação logística e sanitária adequada para o acolhimento dos animais”, destacou. Para Bomfim, a construção de um novo canil/gatil é uma questão de saúde pública urgente. Ademais, o vereador ainda indicou dar outra destinação ao local da obra inviabilizada e destruída para atender a algo de interesse público, visto que foi investida verba pública para construção do espaço.
O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) negou o mandado de segurança impetrado pelo Ministério Público do Estado (MPE) que tentava proibir a vacinação dos profissionais da imprensa aprovada na Comissão Intergestores Bipartite (CIB). O desembargador José Cícero Landin Neto indeferiu o pedido de liminar do MP, que tentou cassar um artigo da Resolução da CIB nº 085/2021 que incluiria os jornalistas na lista dos imunizados. No despacho, o desembargador desconsiderou todas as alegações do MP-BA. O magistrado considera que a hostilização apresentada pelo MP “não esteja fundamentada em critérios técnicos e científicos”. O desembargador diz que “priorizar os profissionais de comunicação não significa deixar de vacinar grupos prioritários que seguem no calendário de vacinação pois verifica-se escalonamento da vacinação obedecendo o Plano Nacional de Operacionalização da vacina contra a covid-19”. O desembargador diz ainda que “a definição de grupos prioritários para a vacinação é uma decisão que está na esfera do mérito administrativo do ente estatal, restringindo-se a intervenção do Poder Judiciário neste caso somente em caso de violação da legalidade e razoabilidade”. Em seu mandado de segurança, o Ministério Público faz uma série de críticas à CIB e considerou o ato do colegiado como ilegal, dizendo que os jornalistas não são considerados como grupo prioritário, chegando a escrever que tal decisão seria um desarranjo da política de saúde e uma afronta às orientações do SUS.
A prefeitura de Cândido Sales, município no sudoeste da Bahia, confirmou a existência de um caso de Covid-19 relacionado a variante do Reino Unido na cidade. A descoberta foi feita através de um exame laboratorial de sequenciamento genético que apontou a contaminação pela nova cepa. De acordo com a Secretaria da Saúde do Município, o caso ocorreu no início de maio e o paciente já recebeu alta médica. Em nota publicada nas redes sociais, a prefeitura do município reforçou a necessidade de medidas de distanciamento para evitar a proliferação do vírus. “Alertamos e reforçamos a população para o uso de máscaras, etiqueta respiratória, higienização das mãos, evitar aglomerações e em caso de sintomas, procurar o Centro de Triagem da Covid-19 para realizar a testagem e realizar isolamento”.
Uma fazenda com 400 hectares está sendo vendida no Distrito de Cristalândia, às margens do Rio das Contas, na zona rural de Brumado. Toda cercada, a fazenda possui 33 hectares de irrigação automatizada: sendo 10 hectares de limão taiti, 06 hectares de tangerina, além de mais 17 hectares prontos para plantação.
O local também dispõe de 02 galpões, 02 depósitos, escritório, casa de moradia, 02 tratores, 02 carretas, roçadeira, sulcador, tombador e pulverizador jacto. Com 3 mil metros margeando o Rio das Contas, a fazenda tem transformador próprio de dupla tarifação de energia (linha verde), outorga d’agua e demais licenças ambientais. A estrada de acesso 100% asfaltada. Os interessados podem entrar em contato com o proprietário do imóvel através do número (77) 99968-1111.
Motoristas por aplicativo criaram um grupo para ajudar a diminuir a sensação de insegurança durante corridas realizadas em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. “Quem está nele se sente seguro, porque todo mundo rastreado se comunica o tempo todo”, disse o motorista Paulo Pereira. O grupo funciona como um aplicativo de rádio, onde os motoristas se comunicam e enviam a localização da corrida. Segundo Genilson Apolinário, eles têm contato em tempo real com os condutores que estão online. “Se acontecer qualquer coisa suspeita com algum colega do grupo, todo mundo está ouvindo e acompanhando a corrida para tomar a decisão cabível e oferecer segurança ao colega”, comentou Genilson. A dificuldade para encontrar uma vaga de emprego fez Roberta Santos trabalhar como motorista de aplicativo. Antes de começar a atuar, ela disse que teve medo. “Por ser mulher e também devido a muita violência, tive muito medo, sim”, relatou Roberta ao G1. Durante o trabalho, ela passou algumas situações de risco e teve que ligar para a família acompanhar a localização da viagem. “Graças a Deus foi só um susto mesmo”, disse Roberta Santos.
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado está realizando a certificação digital, seguindo todas as recomendações do Ministério da Saúde. A CDL alerta que o serviço é considerado essencial e, portanto, não pode parar. Com o certificado digital SPC, você confirma sua identidade e assina documentos digitalmente com mais segurança. O agendamento deve ser feito através dos telefones: (77) 3441-1222 ou (77) 99853-6601.
A ordem de serviço para o início de mais uma obra de ampliação da Adutora do Algodão foi autorizada pelo governador Rui Costa (PT), na quarta-feira (2), durante visita ao município de Lagoa Real, a 80 km de Brumado. Esta é a terceira etapa de ampliação, na qual serão investidos R$ 29 milhões. Além de Lagoa Real, o distrito de Ibitira, pertencente à cidade de Rio do Antônio, também será beneficiado. “Esta é a última etapa dessa obra que traz água do Rio São Francisco para abastecer a região. Com isso, várias comunidades passarão a ser atendidas com água potável e mais qualidade de vida”, destacou Rui. A intervenção será coordenada pela Embasa, entidade vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento do Estado da Bahia (SIHS). O projeto prevê a implantação de mais de 74 mil metros de adutora e beneficiará mais de 23 mil habitantes da região. O prazo previsto para a conclusão da obra é de 24 meses. Ainda durante a agenda em Lagoa Real, o governador visitou a ala de enfrentamento à Covid-19 da Unidade de Saúde de Retaguarda Dr. Jairo Pontes. Rui Costa ainda foi até o Colégio Estadual Luís Prisco Viana e à Cooperativa de Produtores de Leite e Cereais de Lagoa Real.
O especialista Dimitri Ferreira é o profissional que atua na área da reumatologia e tem como função pesquisar, diagnosticar e tratar diversas doenças que atacam as articulações, os ossos, os músculos, os tendões e, eventualmente, outros órgãos internos. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, existem cerca de 120 doenças reumáticas. Dentre essas doenças, as consideradas mais comuns são: Osteoartrose, artrite reumatoide, osteoporose, tendinite, gota, espondiloartrites, fibromialgia. As doenças reumáticas não afetam apenas os idosos, podendo atingir também as crianças e os jovens. Há alguns fatores que predispõem uma pessoa a desenvolver reumatismos: excesso de peso; herança genética; traumatismos; sedentarismo; distúrbios psicológicos, como ansiedade e depressão. Os sintomas das doenças reumáticas incluem dificuldade para se movimentar ao acordar, dor no corpo, inchaço nas articulações e diminuição da flexibilidade. Tudo isso causa limitações em tarefas simples do dia a dia, como escovar os dentes ou pentear os cabelos. Assim, se você apresenta alguns desses sintomas, deve procurar a ajuda de um médico reumatologista. Quanto antes a doença for diagnosticada, melhor será o prognóstico. Com o tratamento adequado, é possível levar uma vida sem dor e diminuir os riscos de incapacidade física. Para agendamento de consultas, entre em contato com os números (77) 3441-9286 / (77) 99991-5757. Estamos localizados na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo n° 655.
Uma advogada denunciou que foi agredida com cabo de vassoura e empurrões pelo filho de uma cliente, na cidade de Condeúba, a 107 km de Brumado. O caso foi divulgado nesta quarta-feira (2) pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção de Vitória da Conquista, por meio da Comissão de Defesa das Prerrogativas. Segundo informações da OAB de Vitória da Conquista, o caso aconteceu após a advogada Rennê Cássia Pereira descobrir que a cliente dela, de 65 anos, se encontrava em cárcere privado, na casa do próprio filho, que tem 36 anos. À OAB de Vitória da Conquista, advogada relatou que procurou apoio da Polícia Militar e Civil para que ambas pudessem assisti-la, mas não recebeu respostas no primeiro momento. Após a negativa, de acordo com a OAB de Vitória da Conquista, Rennê Cássia e o esposo da cliente dela foram até a casa do filho da mulher e ao chegar no local, ela foi agredida. A Ordem dos Advogados do Brasil de Vitória da Conquista informou que após o ocorrido, o homem foi levado à delegacia da Polícia Civil para ser ouvido e depois foi liberado. Em nota, a OAB-Conquista informou que fará a apuração do caso de forma detalhada, para averiguar todos os procedimentos, já que a lesão corporal foi comprovada por meio de laudo médico. A Ordem dos Advogados do Brasil Subseção de Vitória da Conquista também lamentou o caso, no qual considerou como “inaceitável e intolerável ato de violência contra a advogada em exercício laboral”. A Subseção de Vitória da Conquista também repudiou o fato, se solidarizou com a profissional e expressou que continuará combatente no exercício de sua função social, da defesa da população, da Democracia, dos Direitos Humanos, da Justiça e das Prerrogativas. Além disso, informou que buscará junto aos órgãos competentes, a aplicação da Justiça como punição ao suspeito das agressões praticadas contra a advogada Rennê Cássia Pereira.
Em Brumado, são frequentes as queixas da população com relação ao funcionamento de bares e restaurantes até de madrugada, em clara afronta ao toque de recolher estabelecido pelo Governo do Estado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Major Mário Cabral, comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), garantiu que não haverá mais bom senso e que a PM atuará com rigor para atender o pleno atendimento do decreto estadual. “As pessoas confundiram bom senso com liberalidade e os estabelecimentos funcionaram até de madrugada, o que não ocorrerá nesse final de semana. No último decreto, está clara a proibição de venda de bebida alcoólica a partir das 18h de sexta-feira até segunda-feira”, disse. O Major destacou que os índices da Covid-19 no município estavam em linha decrescente, porém houve uma retomada de crescimento e, diante disso, a postura da PM vai mudar. “Usamos muito a questão do bom sendo, mas vamos mudar a postura. Se não endurecermos a situação, os índices voltarão a aumentar. Vamos aplicar a lei”, reiterou.
Eram 14 horas quando o ônibus que faz a linha entre os bairros Cidade Maravilhosa e Centro entrou, pela primeira vez, na Estação Herzem Gusmão, na Avenida Lauro de Freitas, que entrou em operação nesta quarta-feira (2) naquele horário. Um equipamento moderno, a estação foi construída no lugar do antigo terminal de ônibus, com o objetivo de maior comodidade e acessibilidade aos usuários que diariamente fazem uso do transporte coletivo de Vitória da Conquista. Sem solenidade, em decorrência da pandemia, a entrega aconteceu no dia em que o prefeito Herzem Gusmão completaria 73 anos de idade, sendo, também, uma homenagem ao ex-gestor, que idealizou a obra e iniciou a sua construção. O funcionamento a partir de hoje foi uma determinação da prefeita Sheila Lemos (DEM). “Como dizia o próprio Herzem, o que inaugura asfalto é carro, então o que inaugurou a estação foram os ônibus e o povo usando a obra”, falou a prefeita. As equipes das secretarias de Mobilidade Urbana, Infraestrutura Urbana, Serviços Públicos, Meio Ambiente, Defesa Civil, além da recém implantada Guarda Municipal, estiveram no local para assegurar o cumprimento das medidas e prestar apoio e orientar os motoristas e passageiros em relação aos pontos de embarque e desembarque de cada linha. Aberta ao público desde as primeiras horas da manhã, a Estação Herzem Gusmão atraiu as atenções da população. A nova Estação possui cobertura nos pontos de embarque e desembarque, proteção lateral, calçadas com acessibilidade e iluminação moderna. A área central é descoberta para a melhor circulação do ar, devido ao tráfego de veículos que liberam dióxido de carbono. Melhorias na pavimentação asfáltica, na rede de drenagem, paisagismo também foram feitas e a grande novidade é a construção de um calçadão em uma das vias adjacentes, enfatizando o conceito urbanístico de cidade para pessoas.
Nesta quarta-feira (02), a secretaria de saúde de Brumado, simplificou os dados divulgados em relação a Covid-19, o novo coronavírus. O boletim deixa de apresentar dados como as notificações suspeitas, pacientes aguardando resultados e casos descartados. De acordo com a divulgação, a cidade registra 8629 casos confirmados da doença. Entre os diagnósticos: 13 internações, 174 óbitos, 192 pacientes em recuperação e 8263 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.