Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
07/2017
Deputado Zé Raimundo lamenta encerramento das atividades da Farmácia Popular em Vitória da Conquista Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A partir desta quinta-feira (6), os moradores de Vitória da Conquista não poderão mais contar com a unidade da Rede Própria do Programa Farmácia Popular do Brasil, que funcionava na Praça Vitor Brito. O encerramento das atividades foi divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde. A unidade foi implantada em 2004, na gestão do então prefeito Zé Raimundo Fontes (PT). O deputado Zé Raimundo lamentou a decisão da prefeitura e do Governo Federal. “Estão destruindo todas as conquistas que o povo conseguiu com os governos do PT”, disse. Criado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o programa Farmácia Popular completou 13 anos em 2017. Pela primeira vez, a população teve acesso a 125 medicamentos oferecidos gratuitamente ou com desconto de 90% nos preços em uma rede própria de farmácias. 43 milhões de brasileiros foram beneficiados durante este período. Em junho deste ano, o governo Temer anunciou o fechamento de todas as unidades do programa até o final de agosto de 2017. As unidades da rede privada conveniadas ao “Aqui tem Farmácia Popular”, um braço do programa, no entanto, continuarão funcionando. Elas oferecem um número menor de medicamentos.

Indefinições entre LBF e diretoria de esportes podem deixar Brumado de fora do Intermunicipal 2017 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Embora a Liga Brumadense de Futebol (LBF) tenha inscrito a seleção local na disputa do Campeonato Intermunicipal de Futebol 2017, o selecionado pode não participar da competição por conta de indefinições entre os dirigentes da LBF e a Diretoria Municipal de Esportes. Por telefone ao site Achei Sudoeste, o presidente da LBF, Emanoel Araújo Lima, o Manelão, declarou que a Liga já fez a escalação dos 18 jogadores que vão representar o município na maior competição de futebol amador do país, porém depende da confirmação da prefeitura para convocar um treinador e iniciar os preparativos da equipe. Também por telefone a nossa reportagem, o diretor municipal de esportes, Jobson Cruz, respondeu que há cerca de 20 dias cobrou do presidente da LBF um orçamento envolvendo os custos da participação do selecionado brumadense na competição. 

Indefinições entre LBF e diretoria de esportes podem deixar Brumado de fora do Intermunicipal 2017 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Segundo ele, o documento servirá para a prefeitura realizar um levantamento com a contrapartida que será oferecida pela entidade. O diretor informou, porém, que a Liga ainda não encaminhou o orçamento e o prefeito não poderá declarar apoio sem ter conhecimento prévio dos custos a serem inseridos para garantir a participação do time na competição. Outro agravante que pode atrapalhar o selecionado é a combinação de datas dentro do calendário atual com o campeonato local, que este ano é mais longo e que ainda está em andamento e com previsão de terminar apenas no mês de agosto. A situação pode sobrecarregar o gramado do Estádio Gilberto Cardoso com o excesso de jogos, além da disponibilidade dos atletas que defendem os clubes na fase de mata-mata do campeonato brumadense. 

Guajeru realiza festa de São Pedro e supera expectativas do público Foto: Aloísio Costa

Nos dias 1º e 2 de julho foi realizada a festa de São Pedro na cidade de Guajeru. O evento, organizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, superou as expectativas do público e dos organizadores. Com uma variada grade de atrações, os dois dias de festa foram marcados por muito xote, baião, forró e arrasta-pé com as bandas Caviar com Rapadura, Gigantes da Bahia, Forró Aceso, Kara Nova, Amantes do Forró e Kangaia Suada. Um público recorde marcou presença no evento, que vem sendo realizado no município desde o ano de 2013. Nesta edição, a festa recebeu visitantes de várias cidades da região. 

Guajeru realiza festa de São Pedro e supera expectativas do público Foto: Aloísio Costa

Em nota, o prefeito Gil Rocha (PDT) se disse bastante satisfeito com o resultado da festa e com a sensação de dever cumprido. “Conseguimos realizar um dos melhores São Pedro que nosso município já teve. Foi tudo um sucesso. Uma festa linda, de paz, divertimento e muita alegria, sem nenhum tipo de ocorrência ou incidente. Meu muito obrigado a todos vocês e espero que estejamos juntos novamente em 2018”, escreveu. Durante a festa, também foi promovida a 10ª Cavalgada de Guajeru, evento marcado mais uma vez pelo número recorde de cavaleiros e amazonas. 

Sesab realiza vistoria no ginásio de esportes para instalação do mutirão de cirurgias em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Acompanhado pelo secretário municipal de planejamento e infraestrutura, André Cardoso, e por uma representante da secretaria municipal de saúde, um técnico da Secretaria Estadual de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) esteve no Ginásio de Esportes Antônio Alves Ribeiro, em Brumado, na manhã desta quarta-feira (05), para inspecionar a área onde serão montada a estrutura do Mutirão de Cirurgias. O programa acontecerá entre os dias 12 e 14 deste mês. A estrutura que será montada no estacionamento do ginásio contará com unidades móveis com capacidade para realizar 180 consultas médicas por dia. Após esta etapa inicial, os pacientes serão encaminhados gradativamente ao Hospital Professor Magalhães Neto, onde passarão por procedimentos cirúrgicos a partir dos dia 17 de julho. Na unidade, serão realizadas cirurgias de hérnia (umbilical, inguinal, epigástrica), histerectomia e colecistectomia. Pacientes de 21 municípios da microrregião de Brumado serão atendidos pelo programa.  

Prefeitura de Caculé inicia construção de Praça de Esportes no Bairro Lagoa das Pedras Foto: Marcílio Neves/Achei Sudoeste

Em mais uma etapa de urbanização do Bairro Lagoa das Pedras, a Prefeitura Municipal de Caculé, em parceria com o Ministério dos Esportes e o Governo Federal, deu início a construção de Praça de Esportes no local. A obra será de grande utilidade para os moradores do bairro e para toda sociedade caculeense, que poderá praticar diferentes modalidades em um só lugar. A Infraestrutura Esportiva contará com campo society, quadra poliesportiva, quadra de areia, pista de skate, ciclovia, pista para caminhada e academia de saúde. Além disso, o bairro receberá obra de drenagem, solucionando um antigo problema no local, principalmente em épocas de chuva. A expectativa é que a obra fique pronta no final deste ano.

Sem uniformes, moradores rejeitam visitas dos servidores de endemias de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O primeiro semestre do ano acabou e a coordenação do setor de endemias na Vigilância Epidemiológica de Brumado continua vaga, pois a administração municipal ainda não apresentou um nome para assumir a função. O setor de endemias tem a função de controlar e prevenir o surgimento de patologias que podem acometer a comunidade, como o calazar, a dengue e a zika. Além da falta de um nome na coordenação, os poucos agentes de endemias estão trabalhando sem o uso de uniformes, já que a prefeitura não renovou o fardamento da categoria nos últimos três anos. “Fui obrigado a comprar roupas novas, pois estou usando as peças que comprei para o cotidiano para ir trabalhar”, disse um servidor. Por conta da situação, os agentes vão a campo com roupas pessoais e as mochilas para transportar os produtores que serão aplicados nos imóveis, o que tem implicado em rejeição por parte de alguns moradores. “Já fui barrado de entrar em muitas residências por não estar devidamente uniformizado. Os moradores falaram que não iriam confiar em uma pessoa que se diz servidor público de endemias sem o uniforme da função. Até ameaçaram ir até a delegacia prestar queixa da minha pessoa, sob a acusação de eu estar tentando dar golpes em suas residências”, relatou outro agente de endemias ao site Achei Sudoeste. Outro item obrigatório que não tem sido distribuído pela secretaria de saúde são os protetores solares. “Está uma precariedade o nosso setor de endemias e não vemos nenhuma reação por parte do governo municipal e da secretaria de saúde para resolver o problema. E olha que estamos falando do setor que cuida preventivamente da saúde pública no município”, pontuou um agente a nossa reportagem.

Clínica Luíza Feres trabalha com o que há de mais moderno em tratamento estético e emagrecimento em Brumado

A Clínica Luiza Feres oferece o que há de mais moderno em tratamento estético e emagrecimento, com o objetivo de atender às necessidades e particularidades em tudo o que se refere à beleza. A clínica trabalha com inovação e alta capacitação, sempre aliando conhecimento e tecnologia para obter os melhores resultados. As avaliações são gratuitas e os protocolos são individualizados, respeitando os objetivos de cada paciente. A Clínica Luiza Feres fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254, em Brumado. Os telefones são (77) 3441-3298 - (77) 99962-3010 - (77) 99997-3200. Luiza Soares Feres é especialista em Método 5S de Emagrecimento, Terapia Ortomolecular, Dermato Funcional, Peelings e Criolipólise.

Estado inicia operação tapa buracos na BA-148 em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) deu início à operação tapa buracos na BA-148, rodovia que liga os municípios de Brumado e Livramento de Nossa Senhora. Os trabalhos foram iniciados na quarta-feira (05), na Avenida Lindolpho Azevedo de Brito, via de entrada da rodovia em Brumado, e estão sendo executados pela terceirizada Paviservice, Serviços de Pavimentação Ltda. O trecho foi alvo de muitas reclamações na imprensa local por parte dos usuários que apontavam as irregularidades que vinham causando transtornos na trafegabilidade, além de causar danos aumentando o custo de manutenção nos veículos. A operação também será executada na BA-262, que liga Brumado a Vitoria da Conquista. O encarregado da obra adiantou ao site Achei Sudoeste que outra empresa já começou a operação na BR-030, sentido Brumado a Guanambi. Na rodovia federal, a obra foi iniciada nas imediações do acesso à cidade de Lagoa Real, sentido Brumado, depois seguirá para o trecho de Lagoa Real a Guanambi.

TJ-BA aprova proposta para desativação das Comarcas de Boquira e Rio de Contas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em sessão plenária realizada ontem (5), os desembargadores do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) aprovaram a Resolução para desativação de varas e comarcas de entrância inicial. A medida está alinhada ao que dispõe a Resolução nº 184/2013, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que estabelece que os tribunais devem adotar providências necessárias para extinção, transformação ou transferência das unidades judiciárias ou comarcas com distribuição processual inferior a 50% da média de casos novos por magistrado do respectivo Tribunal, no último triênio. Também são observados critérios e questões técnicas como a arrecadação judicial e a despesa da comarca, bem como a distância entres as comarcas que recepcionarão o acervo processual e o número de servidores da comarca desativada. Na decisão, foi aprovada a desativação das comarcas de Boquira e Rio de Contas. A Comarca de Macaúbas irá recepcionar os processos da Comarca de Boquira e a Comarca de Livramento de Nossa Senhora irá recepcionar os processos da Comarca de Rio de Contas. As comarcas desativadas poderão voltar a funcionar a qualquer tempo, também por resolução do Tribunal Pleno.

Temperatura cai a 10° em oito cidades na Chapada Diamantina Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A temperatura tem caído nos últimos dias em toda a Bahia e, na manhã desta quarta-feira (5), a mínima fica em 10° nos dez municípios mais altos do estado. Oito deles estão situados na Chapada Diamantina. Segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas seguem baixas em Piatã, Rio de Contas, Barra da Estiva, Ibicoara, Bonito, Mucugê, Maracás, Vitória da Conquista, Novo Horizonte e Seabra. Em todas as cidades citadas, a máxima pode chegar a 25° ao longo do dia.  

Projeto autoriza transporte de animais em ônibus para toda a Bahia Foto: Reprodução/ABC do ABC

De autoria do deputado estadual Marcell Moraes (PV), o projeto de lei nº 21.303/2015 foi aprovado na Assembleia Legislativa da Bahia. A proposta autoriza o transporte de animais domésticos em coletivos na Bahia. “Hoje em dia os animais estão cada vez mais inseridos nas famílias brasileiras e com mais direitos. São criados como verdadeiros filhos. Muitas pessoas deixam de sair de casa por não ter como levar os seus animais e não querem deixá-los sozinhos. Esse projeto tem como objetivo dar melhores condições de viagem para os animais e seus tutores”, explicou Marcell. Para realização da viagem, o passageiro deverá apresentar certificado de vacina em dia. Além disso, os animais deverão ser transportados em contêiner de fibra de vidro ou material similar resistente, à prova de vazamentos. O transporte dos animais será proibido nos dias úteis, entre 6h e 10h, e entre 16h e 19h. Para viagens interestaduais será cobrada a carteira de vacinação do animal com a aplicação das vacinas antirrábica e polivalente.  

Ituaçu: Funcionários demitidos de fábrica de cimento fazem protesto na BA-142 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Ituaçu, um grupo de funcionários demitidos pela fábrica de cimento Itaguarana realizou um protesto na manhã desta quarta-feira (05), na BA-142. Com faixas e cartazes, eles queimaram pneus para chamar a atenção da empresa, pois alegam terem sido vítimas de crime trabalhista. Um dos idealizadores do movimento informou que, em julho de 2016, mais de 200 trabalhadores foram demitidos da fábrica sem aviso prévio e com os salários atrasados. Além disso, segundo ele, os funcionários demitidos não receberam o FGTS, nem tiveram direito a rescisão e seguro desemprego. Os funcionários buscam um acordo com a fábrica para receber os direitos trabalhistas e os salários atrasados. 

Praticook: O maior showroom saudável em Brumado

Quer perder peso com saúde e de uma maneira gostosa e natural? Então conheça os kits de emagrecimento da Praticook. Tem para todos os gostos e necessidades: Kit de Lanches, Kit Detox Semilíquido, Kit Detox Convencional, Kit Hipocalórico, Kit Sopa Detox, Kit Semanal Light, Kit Low Carb e Kit de Lanches. Na loja, que é o maior showroom saudável da região, tem diversos produtos light, diet, sem glúten e sem lactose. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Coronel Zeca Leite, 08-A. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

Voluntários doa agasalhos e alimentos para moradores de Rua em Brumado Foto: Reprodução/Facebook

Em Brumado, grupos de voluntários doam cobertores, agasalhos e alimentos para moradores de rua. As ações de solidariedade foram intensificadas nesse período de frio na cidade. Moradores de rua que costumam dormir nos fundos da loja da Cesta do Povo receberam as doações. A empresária Iara Lôbo é coordenadora e fomentadora de um desses grupos de solidariedade fundado na cidade. Segundo ela, a única recompensa esperada pelos voluntários é a satisfação e alegria no rosto das pessoas. O promotor de eventos Marcos Antônio Cardoso também falou sobre a iniciativa nas redes sociais. “Hoje à noite foi a vez de levar café com leite quentinho, pão com manteiga, além de cobertores para os moradores de rua no fundo da Cesta do Povo. Hoje foi o primeiro passo para aquecer quem precisa. Amanhã continuaremos com outras doações”, escreveu.   

Achei Tour oferece pacote de viagem de quatro dias para Aparecida e Canção Nova

A Achei Tour preparou um pacote especial para os interessados em visitar a Aparecida e Canção Nova entre os dias 3 e 6 de outubro deste ano. O pacote inclui transporte em ônibus leito com ar-condicionado, 03 (três) diárias com café da manhã, almoço e jantar; quartos com ventilador de teto ou ar-condicionado, telefone e wi-fi, 02 (dois) dias em Aparecida com direito a city tour, 01 (um) dia de Canção Nova em Cachoeira Paulista, assistência viagem e uma camisa padronizada. O pacote completo de viagem custa apenas R$ 880,00, sendo à vista, no boleto ou parcelado em 07x sem juros no cartão de crédito. Não perca a chance de conhecer um dos pontos de turismo religioso mais visitado do país pelo melhor preço. A Achei Tour pensou em todos os detalhes para que você tenha a experiência mais completa e marcante. A Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil, em Brumado. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e feche a sua viagem. Acesse o site www.acheitour.com.br e confira os nossos pacotes de viagens.

Governo da Bahia vai recuperar trechos da BA-262 e da BA-148 em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O cronograma de obras da Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) para o segundo semestre prevê serviços de recuperação e pavimentação em mais de 25 trechos, somando mais de 400 quilômetros de rodovia. No primeiro semestre, foram executadas obras em mais de 250 quilômetros de estradas. Entre aos trechos que passarão por obras até setembro está a BA-262, de Brumado a Vitória da Conquista, e a BA-148, de Brumado até Livramento de Nossa Senhora. As obras fazem parte do Programa de Recuperação de Estradas II (Preamar), que vai recuperar mais de 2 mil quilômetros de rodovias - as obras incluem a manutenção dos trechos por cinco anos.

Por falta de verba, PRF reduz o policiamento nas estradas federais Foto: Reprodução/Governo Federal

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) anunciou redução no policiamento das estradas federais por falta de verbas. Em nota divulgada na noite de terça-feira (4), a corporação informou que haverá diminuição do patrulhamento com viaturas, suspensão de resgates aéreos e fechamento de unidades pelo país. As restrições devem afetar todas as atividades da PRF em território nacional e entram em vigor imediatamente. O G1 aguarda retorno do Ministério da Justiça, do Ministério do Planejamento e da PRF com detalhes sobre os cortes e o impacto que terá nos serviços prestados pela corporação.

Prefeito de Brumado pede autorização da câmara para remanejamento de recursos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Através do projeto de lei nº 021/2017, o prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), está solicitando autorização do parlamento local para efetuar remanejamentos, transposições e transferências de saldo entre categoria de programação. A proposta, embasada na fonte de recursos e órgãos, é previsto legalmente na Lei Orçamentária nº 1.786, de 29 de dezembro de 2016. O projeto foi apresentado e lido durante a sessão legislativa da última segunda-feira (03), porém o líder do PT, José Ribeiro Neves, que faz oposição ao governo municipal, e o presidente da mesa diretora da câmara, Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT), que é aliado do prefeito, solicitaram mais clareza quanto à natureza do projeto, apontando que o mesmo não apresenta detalhes sobre a real natureza das remoções. A câmara enviará ofício ao executivo a fim buscar tais esclarecimentos e o projeto retornará ao parlamento para votação.

Brumado: Ilka Abreu fala sobre a importância do 2 de julho para a Bahia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na sessão legislativa de segunda-feira (3), a vereadora Ilka Abreu (PR) falou sobre a importância dos festejos do 02 de julho para a Bahia, destacando a festa ocorrida em Caetité. O 2 julho é a data cívica mais importante para a Bahia, dia em que se comemora a independência do estado. A independência da Bahia aconteceu pouco depois da independência do Brasil e, desde 2012, o 2 de julho está incluído como data histórica no calendário nacional. Os baianos festejam a data até hoje, com um cortejo que reproduz o trajeto feito pela tropa libertadora brasileira ao entrar em Salvador após vencer o conflito em 1823. Este cortejo é, hoje, reconhecido pelo IPAC como Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia. Em Caetité, a mais de um século celebra-se a festa da Independência da Bahia. Na época da proclamação da Independência, o município teve participação ativa no processo de desmembramento do estado da Bahia de Portugal, quando ainda era Vila de Caetité. A festa do 2 de julho é uma das mais tradicionais da cidade.

Seis homens são denunciados por matar líder do MST em Iguaí

Seis homens foram denunciados pelo Ministério Público Estadual (MPE) pelo homicídio de Fábio dos Santos Silva, líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) na cidade de Iguaí, no sudoeste baiano. O crime aconteceu no dia 2 de abril de 2013, nas imediações da Fazenda Providência, em uma rodovia rural que liga a cidade ao Distrito de Palmeirinha. Segundo a denúncia, a vítima foi atingida em uma emboscada por diversos tiros de armas fogo disparados pelo proprietário rural Délcio Nunes Santos e pelo vaqueiro Ricardo Neves de Oliveira. Os dois teriam sido contratados pelo fazendeiro Welder Leonardo Gusmão Amaral, pelo comerciante Márcio Fabiano Cunha Borges e pelos vaqueiros Arenaldo Novais da Silva e Neuton Muniz da Silva pelo valor de R$ 10 mil. Um dos motivos do crime foi a atuação da vítima em prol da reforma agrária, o que prejudicava os “interesses dos denunciados”.

No Senado, Aécio se diz indignado com 'injustiça' Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) subiu à tribuna do Senado na terça-feira (3) para se defender das acusações do Ministério Público Federal. Durante o pronunciamento, o tucano afirmou que não cometeu crimes, se disse indignado com o que chamou de “injustiça” e afirmou que foi condenado previamente sem chance de defesa. Aécio retornou ao Senado após mais de um mês afastado das atividades parlamentares por ordem do Supremo Tribunal Federal. “Inicio este pronunciamento dizendo que retorno à tribuna com um conjunto de sentimentos que podem parecer contraditórios, mas retratam a profundidade das marcas que o episódio de afastamento do mandato deixou, não apenas em mim, mas em minha família e em todos aqueles que acompanham meus mais de 30 anos de vida pública”, disse Aécio. “Dentre todos esses sentimentos, está a indignação com a injustiça”, complementou. Segundo o Ministério Público, Aécio solicitou e recebeu do empresário Joesley Batista R$ 2 milhões que seriam utilizados para pagar seus advogados em inquéritos da Lava Jato. Em troca, Aécio atuaria em favor da JBS no Congresso Nacional. “Fui condenado previamente sem nenhuma chance de defesa. Tentaram execrar-me junto à opinião pública. Fui vitima da manipulação de alguns, da má-fé de muitos e, sobretudo, de julgamentos apressados, alguns feitos aqui mesmo nesta Casa. Por alguns poucos que parecem não se preocupar com a preservação dos direitos constitucionais e com o primado de nossa Constituição”, afirmou.

Estudantes desenvolvem projeto de ponto de ônibus sustentável em Jequié Foto: Divulgação

Os estudantes Valdir Moraes Junior e Débora Souza Oliveira, do curso técnico em Edificações, do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Tecnologia da Informação Régis Pacheco (CEEP), em Jequié, desenvolveram um projeto de ponto de ônibus sustentável. Para a instalação do ponto, o projeto propõe uma estrutura de aço galvanizado, policarbonato no teto, kit de placas solar com inversor de energia, controlador de carga, bateria estacionária, vidros temperados e umidificador. Os assentos dos pontos são puffs de pneus e o piso feito com pneus reciclados. Já a iluminação, à noite, tem como base lâmpadas de LED. A estrutura também possui acessibilidade para cadeirantes, além de pisos táteis de alerta para deficientes visuais. A ideia do projeto partiu dos próprios estudantes, que realizaram pesquisas nas ruas da cidade para saber a opinião das pessoas sobre as estruturas dos pontos de ônibus.

Rio Energy entrega veículo para uso da secretaria de cultura em Caetité Foto: Thayná Lima

Na última semana, representantes das Eólicas Caetité, pertencente ao grupo Rio Energy, estiveram na Prefeitura Municipal de Caetité para efetivar a entrega de um veículo para uso da Secretaria de Cultura. Dono de uma malha viária com cerca de dez mil quilômetros, o veículo permitirá uma maior mobilidade das ações culturais da secretaria, a começar pelo Censo Cultural que está sendo realizado. O Gerente de Meio Ambiente e Responsabilidade Social da Rio Energy, Eduardo Cruz, salientou que este é um trabalho importante e que demonstra a vontade que a prefeitura tem para efetivar ações na área cultural. No ato, os representantes da Rio Energy realizaram a entrega dos documentos e das chaves do veículo ao Secretário de Relações Institucionais, Herbert Castro.

Dnit renova sinalização no trecho da BR-030 entre Brumado e Tanhaçu Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnti) está renovando a sinalização do trecho da BR-030 que interliga os municípios de Brumado e Tanhaçu. No local, já foram instaladas placas refletivas verticais e sinalizadores horizontais refletivos, conhecidos popularmente como tartaruguinhas. Além das placas de sinalização, foram instaladas várias placas informativas de segurança, que sinalizam para passagem de animais, movimentação de veículos de empresas no trecho, tráfego mais intenso nos perímetros de comunidades rurais, além de dicas do mapa rodoviário da região. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, mesmo com toda a sinalização na entrada do município de Brumado, os condutores ainda cobram iluminação, principalmente na região da rótula de entroncamento com a BA-262.

Arquivo