Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
07/2021
fechar

Brasil ultrapassa 520 mil mortos por Covid-19 Foto: Agência Brasil

O Brasil registrou 1.943 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando nesta quinta-feira (1º) 520.189 óbitos desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias chegou a 1.558 --o menor número desde o dia 8 de março (quando estava em 1.540). Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de -24% e aponta tendência de queda pelo quinto dia seguido, após 39 dias em estabilidade ou alta. Também em queda, a média móvel de casos da doença atingiu seu menor número desde fevereiro, abaixo de 55 mil por dia. Os números estão no novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil, consolidados às 20h desta quinta. O balanço é feito a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.

12 pessoas seguem internadas por conta do novo coronavírus em Brumado

Nesta quinta-feira, 01 de julho, o município de Brumado registra 9139 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 12 internações, 184 óbitos, 264 pacientes em tratamento e 8691 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

STJ revoga prisão de desembargadoras e três acusados em esquema de venda de sentenças na Bahia Foto: Reprodução/TJ-BA

As desembargadoras Maria do Socorro Barreto Santiago e Ilona Márcia Reis, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), tiveram prisão revogada nesta quarta-feira (30) pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Elas são investigadas na Operação Faroeste, que apura um esquema de vendas de sentenças relacionadas à grilagem de terras no oeste da Bahia. Outros três acusados também tiveram a revogação da prisão pelo Ministro Og Fernandes. São eles: o advogado Márcio Duarte Miranda; o ex-assessor do TJ-BA Antônio Roque Neves, e a empresária Geciane Maturino dos Santos. No entanto, Geciane segue presa por outro processo também relacionado à Faroeste. O advogado Adailton Maturino dos Santos e o juiz Sérgio Humberto de Quadros Sampaio permanecem presos, porque o STJ entendeu que eles não cumprem os requisitos para o relaxamento da medida cautelar mais extrema. A defesa de Geciane e Adailton Maturino preferiu não comentar a situação. O G1 entrou em contato com a defesa de Sérgio Humberto mas ainda não obteve retorno. Os investigados que tiveram prisão revogada terão que obedecer medidas cautelares determinadas pelo STJ, como: monitoramento por tornozeleira eletrônica, proibição de acessar as dependências do TJ-BA, e o impedimento de contato com outros acusados e com servidores ou terceirizados do TJ-BA. Também estão mantidas medidas como o afastamento cautelar das funções públicas dos servidores denunciados.

Tanque Novo: Quadrilha do tráfico de drogas é desarticulada com dois óbitos em confronto com a PM Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na última quarta-feira (30) após denúncias de tráfico de drogas no bairro Alto dos Coqueiros em Tanque Novo, a 176 km de Brumado, uma guarnição da Polícia Militar identificou e prendeu duas mulheres que estavam de posse de drogas. Enquanto era realizada a abordagem, dois indivíduos se aproximaram, em uma motocicleta, e ao perceber a ação da guarnição para intercepta-los, efetuaram disparos contra os policiais que, por sua vez, revidaram. No confronto, os dois homens, identificados pelas iniciais Carlos Roberto de Jesus Brito, 22 anos e Jackson William Mota da Silva, 21 anos, ambos de Guanambi – foram atingidos. Na ocasião, eles foram imediatamente socorridos ao Hospital Municipal, mas não resistiram. As mulheres, de 19 anos e 27 anos, foram conduzidas para a Delegacia Regional de Guanambi juntamente com todo o material encontrado. Estava sob a posse dos envolvidos: 88 porções de cocaína, 102 porções de maconha, uma pistola cal. 7.65 e um revólver cal. 38. Os feridos, identificados como Carlos Roberto de Jesus Brito, 22 anos e Jackson William Mota da Silva, 21 anos.

Brumado: Unopar inova e oferece curso superior de Podologia

Mais uma vez inovando, a Unopar de Brumado oferece o curso superior em Podologia. Agora, você tem a chance de fazer o seu curso de nível superior e ainda crescer profissionalmente. Com a graduação, o aluno adquire a formação necessária para atuar no tratamento de disfunções podológicas, de maneira ética, crítica e generalista, com adequada fundamentação teórica para uma ação competente nas áreas de atuação e em todos os níveis de atenção à saúde. Capacitado para a atuação profissional em podopatias e comorbidades que afetem os membros inferiores, tanto nos aspectos técnicos científicos, quanto da formulação de políticas de saúde. Toda essa oportunidade você tem na Unopar de Brumado. Faça logo a sua matrícula! A unidade de ensino fica localizada na Rua Eugênia Dantas de Araújo, nº 55, no Bairro do Hospital. Os telefones de contato são: (77) 3441-7979 ou (77) 99806-8684.

Brumado: PM, SMTT e governadoria ensaiam logística para inauguração da policlínica de saúde Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) e a equipe da governadoria estão preparando a logística para a inauguração da Policlínica Regional de Saúde de Brumado, que acontece nesta sexta-feira (02). Presente no local na manhã desta quinta-feira (01) fazendo os últimos ajustes, o superintendente Diego Evangelista informou que o objetivo é facilitar a chegada do governador Rui Costa ao local. “Vamos precisar do apoio da Polícia Militar para que algumas ruas sejam impossibilitadas de estacionar para não dificultar a passagem do comboio do governador”, destacou ao site Achei Sudoeste. 

Brumado: PM, SMTT e governadoria ensaiam logística para inauguração da policlínica de saúde Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Já o coordenador da SMTT, Jansen Ricardo, adiantou que a ideia é promover a gestão eficiente do trânsito na região, que contará com ponto de táxi e linha de ônibus para atender a demanda de passageiros com a inauguração do equipamento de saúde. “Estamos trabalhando não só para chegada do governador e inauguração da policlínica, mas para a gestão eficiente do trânsito como um todo”, pontuou. Na sexta-feira (02), agentes de trânsito e policiais militares estarão no local garantindo a segurança em todo entorno.

Drogas, armas e celulares são encontrados em celas do presídio de Jequié Foto: Divulgação/19º BPM

Policiais militares e agentes penitenciários encontraram telefones celulares, facas e drogas durante uma revista aos presos do Conjunto Penal de Jequié, no sudoeste da Bahia, na terça-feira (29). Cerca de 40 agentes participaram da operação, e flagraram os materiais nos módulos do presídio. Foram 20 aparelhos de telefone, além de baterias, carregadores e chips de operadoras de telefonia. Os policiais também apreenderam 13 facas, tesouras, correntes, fones de ouvido e uma balança de pesagem. Também foi encontrado pelos agentes um caderno com anotações que seriam de práticas criminosas que ocorriam dentro do presídio. Um preso foi identificado como o dono da droga e do material apreendido e foi apresentado na 9ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Jequié).

Rui Costa inaugura Policlínica Regional de Saúde em Brumado nesta sexta-feira (02) Foto: Camila Souza/GOVBA

Nesta sexta-feira (2), será inaugurada a unidade da região de Brumado, a 18ª entregue pelo Governo do Estado desde 2017. O governador Rui Costa (PT) disse que o equipamento contempla a estrutura de que está sendo feita ao longo dos anos. “O objetivo é dar suporte às pessoas que vão no posto de saúde e depois precisam fazer o exame para dar continuidade ao diagnóstico. Lá, como nas outras policlínicas já implantadas, a população será atendida com o que há de melhor e mais moderno para diagnóstico, com equipamentos de alta qualidade, encontrados nos melhores hospitais particulares”, afirmou Rui. O governador explicou que o Governo do Estado construiu as policlínicas e irá arcar com 40% dos custos de manutenção. “Os outros 60% são divididos entre os municípios consorciados, proporcionalmente à população de cada um deles. Sendo que cada município pagará de forma proporcional a sua população”. Para evitar aglomerações, por conta da pandemia, as entregas serão restritas à imprensa, aos prefeitos das regiões e autoridades. “Gostaríamos muito de convidar a população inteira para fazer um grande ato, como foram as inaugurações antes, mas o momento não permite. A população poderá acompanhar as entregas de casa. Nós vamos transmitir nas nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e YouTube”, concluiu Rui.

Rui Costa inaugura Policlínica Regional de Saúde em Brumado nesta sexta-feira (02) Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Com 3.200 metros quadrados de área construída, a policlínica em Brumado ofertará atendimento ambulatorial, apoio diagnóstico e terapia, por meio de exames como raio-X, ultrassonografia, tomografia, mamografia, ressonância magnética, endoscopia, ergometria, eletrocardiograma, ecocardiograma e eletroencefalograma. Ainda há espaços destinados ao tratamento do pé diabético, coletas laboratoriais e procedimentos ambulatoriais. Os municípios beneficiados integram o Consórcio Interfederativo de Saúde da Região de Brumado, formado, além da cidade que dá nome à entidade, por Barra da Estiva, Boquira, Botuporã, Caturama, Contendas do Sincorá, Dom Basílio, Érico Cardoso, Ibicoara, Ibipitanga, Ituaçu, Jussiape, Livramento de Nossa Senhora, Macaúbas, Paramirim, Rio de Contas, Rio do Pires e Tanhaçu.

Brumado: Semar descarta contágio por radiação e torre de telefonia móvel pode receber aval para funcionamento Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Embora os moradores das proximidades da Igreja São Cristóvão, em Brumado, estejam temerosos com relação à emissão de radiação de uma torre de telefonia móvel instalada no local, o secretário municipal de meio ambiente, Márcio Aguiar, descartou essa possibilidade. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele explicou que a radiação emitida pelo empreendimento é muito inferior ao limite estabelecido pela Agencia Nacional de Telecomunicações (Anatel) no que se refere ao risco de contágio. “É uma faixa segura porque é de baixa frequência”, enfatizou. No momento, o secretário informou que a empresa Brasil Torres foi multada por seguir a construção da torre sem obter a dispensa de licença da pasta. No entanto, caso sejam feitas as devidas correções pactuadas, Aguiar disse que a empresa poderá obter o aval para funcionamento. “A empresa também teria de ter feito uma campanha educativa entre os moradores no bairro, o que não foi feito. A secretaria tem tomada as devidas atribuições. Estamos atentos a essa situação”, assegurou. A Semar ainda aplicou multa na empresa que instalou torre de telefonia (veja aqui).

Pastor é preso suspeito de estuprar adolescentes na Bahia Foto: Divulgação/Polícia Civil

Um homem de 57 anos que atuava como pastor foi preso na tarde de terça-feira (29), no bairro do Comércio, em Salvador, suspeito de estuprar adolescentes, na cidade de Vera Cruz, localizada na Ilha de Itaparica, região metropolitana da capital baiana. As informações são da Polícia Civil. O líder religioso foi localizado por investigadores da 24ª Delegacia Territorial (DT/Vera Cruz). Segundo a polícia, o suspeito era conhecido por aproveitar-se de sua condição de líder religioso para cometer os crimes. De acordo o titular da DT/Vera Cruz, delegado Willian Achan, o homem, que não teve o nome divulgado, estuprava as adolescentes que frequentavam a igreja onde ele era pastor e ficou conhecido como o “pastor que abusava das ovelhas”. A polícia diz que as investigações foram iniciadas quando a mãe de uma garota, de 13 anos, registrou uma denúncia na unidade policial. Outras mulheres também foram vítimas do homem, informou a polícia sem detalhar a quantidade. A polícia disse ainda que há informações de que o homem também abusou sexualmente da enteada, há cerca de 18 anos, quando ela ainda era adolescente. De acordo com as investigações, o suspeito gravava e armazenava vídeos e outros materiais relacionados à pornografia infantil. A polícia ainda descobriu que ele destruiu provas e deixou a cidade para não ser preso. Entretanto, a polícia conseguiu localizá-lo e cumprir o mandado de prisão. Apresentado na unidade policial, o homem deve prestar depoimento e ser submetido ao exame de lesões corporais. Ele permanecerá custodiado, à disposição da Justiça.

Governador Rui Costa descarta possibilidade de construir hospital de base na região de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Durante uma live realizada no final da quarta-feira (30), o governador Rui Costa (PT) respondeu a questões da imprensa de Brumado e Ribeira do Pombal. Na oportunidade, o governador exaltou o atendimento prestado pelo Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, em Brumado, porém descartou a possibilidade de o Governo do Estado construir um hospital de base na cidade, conforme cobrança feita pelo secretário de saúde Cláudio Feres em entrevista ao Achei Sudoeste (veja aqui). “O Hospital de Brumado já tem um perfil regional, já atende a região inteira. O Estado apoia e ajuda a gestão municipal. Então, ele já cumpre essa função de ser hospital de atendimento à microrregião. Já temos os hospitais macrorregionais de Guanambi e Vitória da Conquista”, destacou. 

Itaberaba: Pai é preso após agredir filha adolescente com golpes de facão Foto: Haeckel Dias/Polícia Civil

Um homem de 34 anos foi preso na terça-feira (29) em Itaberaba, na região da Chapada Diamantina, após agredir a filha, de 16, com golpes de facão. A agressão aconteceu no dia 29 de maio, segundo informações da Polícia Civil. De acordo com a polícia, o suspeito já havia sido preso por sequestrar a adolescente e agredir a ex-companheira, mas também não deu detalhes sobre quando ocorreu. O titular da Delegacia Territorial (DT/Itaberaba), delegado Fábio Pereira da Encarnação, informou que o agressor ainda ameaçou uma amiga da vítima, que tentou defendê-la. A prisão aconteceu com o apoio de uma guarnição da Polícia Militar. Ainda segundo a polícia, a mãe da adolescente tinha medidas protetivas expedidas contra ele. O suspeito está custodiado na DT/Itaberaba, onde aguarda transferência para o sistema prisional.

Paramirim recebe concentradores de oxigênio para tratar pacientes com Covid-19 em domicílio Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O Ministério da Saúde enviou ao município de Paramirim, a 129 km de Brumado, cinco concentradores de oxigênio para tratar pacientes com Covid-19 em domicílio. Os equipamentos chegaram à cidade na última terça-feira (29). Os concentradores funcionam como mini usinas, podendo produzir, diariamente, o equivalente a mais de 7m³ de oxigênio com 93% de pureza, adequado ao consumo humano. Todos os equipamentos serão destinados ao programa Melhor em Casa, que conta com uma equipe multidisciplinar de profissionais de saúde. Para a secretaria de saúde de Paramirim, os equipamentos favorecerão a abreviação da hospitalização ou até mesmo evitar que o paciente necessite se hospitalizar e já inicie o tratamento em domicílio, otimizando a ocupação dos leitos de hospitais.

Vende-se fazenda com 400 hectares no Distrito de Cristalândia em Brumado Foto: Divulgação

Uma fazenda com 400 hectares está sendo vendida no Distrito de Cristalândia, às margens do Rio das Contas, na zona rural de Brumado. Toda cercada, a fazenda possui 33 hectares de irrigação automatizada: sendo 10 hectares de limão taiti, 06 hectares de tangerina, além de mais 17 hectares prontos para plantação.

Vende-se fazenda com 400 hectares no Distrito de Cristalândia em Brumado Foto: Divulgação

O local também dispõe de 02 galpões, 02 depósitos, escritório, casa de moradia, 02 tratores, 02 carretas, roçadeira, sulcador, tombador e pulverizador jacto. Com 3 mil metros margeando o Rio das Contas, a fazenda tem transformador próprio de dupla tarifação de energia (linha verde), outorga d’agua e demais licenças ambientais. A estrada de acesso 100% asfaltada. Os interessados podem entrar em contato com o proprietário do imóvel através do número (77) 99968-1111.

Vereador Beto Bonelly destaca indicações em benefício da comunidade brumadense Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na sessão legislativa desta quarta-feira (30), o vereador Beto Bonelly (PSB) requereu à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sesoc) a prestação de contas 2020/2021 do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Além disso, o parlamentar solicitou que a prefeitura realize os 20 metros de calçamento da Travessa Henrique Caldeira, na Urbis IV, bem como promova a construção de uma praça para prática de skate. “Brumado possui várias praças e, em nenhuma delas, tem uma pista de skate. Na cidade, há muitos jovens que praticam essa modalidade”, defendeu. Na oportunidade, Bonelly também indicou a conclusão da obra da ponte do Barreiro Branco, a construção de uma ponte na Fazenda Cachoeira, ligando o Lameirão e a comunidade do Jacaré, e a instalação de lâmpadas em frente ao Mercado Municipal para melhor iluminação do local, principalmente, tendo em vista, a comercialização de frutas e verduras durante a madrugada. “Estamos sempre fazendo o papel do vereador em prol da população”, destacou.

Brumado: CDL realiza certificação digital através de agendamentos

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado está realizando a certificação digital, seguindo todas as recomendações do Ministério da Saúde. A CDL alerta que o serviço é considerado essencial e, portanto, não pode parar. Com o certificado digital SPC, você confirma sua identidade e assina documentos digitalmente com mais segurança. O agendamento deve ser feito através dos telefones: (77) 3441-1222 ou (77) 99853-6601.

PRF apreende 126 mil maços de cigarros escondidos em carroceria de caminhão em Urandi Foto: Divulgação/PRF

Cento e vinte e seis mil maços de cigarros contrabandeados foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na quarta-feira (30), em Urandi, a 205 km de Brumado. Segundo a PRF, a mercadoria, avaliada em R$ 630 mil, era transportada de forma oculta, encoberta por uma carga de caixas de verduras. A apreensão aconteceu quando agentes realizavam ações de fiscalização e combate ao crime. Na ocasião, os policiais flagraram um caminhão transitando na rodovia com a lanterna traseira queimada. Durante a abordagem, foram solicitados os documentos do veículo e do condutor e, segundo a PRF, o motorista apresentou nervosismo e contradições durante a entrevista, o que levou a equipe a aprofundar a vistoria no veículo. Ao realizar vistoria no compartimento de carga, os policiais encontraram o material. O motorista foi preso e encaminhado à Polícia Judiciária local para os procedimentos cabíveis. Em 2021, a PRF na Bahia já retirou de circulação mais de 10 milhões de unidades de cigarros contrabandeados nas rodovias federais que cortam o estado. A PRF ainda informou que muitos dos contrabandistas utilizam os recursos obtidos com o cigarro para financiar organizações criminosas, ligadas muitas vezes ao tráfico de drogas e armas.

Pediatra Isabela Franco integra o quadro de especialistas da Clínica Exame em Brumado

A pediatria é a área da medicina destinada ao acompanhamento da criança desde o seu nascimento até a adolescência. Este acompanhamento pode ser iniciado ainda na gestação com o objetivo de avaliar o crescimento e desenvolvimento da criança em todas as fases da sua vida. A pediatra Isabela Franco, que integra o quadro de especialistas do Laboratório e Policlínica Exame, salienta que tirar as dúvidas e receber todas as informações e orientações para chegada do seu filho é de muita importância. Conheça um pouco do seu currículo: Graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Santa Cruz, residência médica pelo Hospital da Criança das Obras Sociais Irmã Dulce, título de especialista em pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria, qualificação em Suporte Avançado de Vida em Pediatria pela American Heart Association, especializando em Consultoria de Amamentação pela Unimaterna. Agende a sua consulta através dos telefones: (77) 3441-9286 e (77) 99991-5757 (WhatsApp).

Secretaria Meio Ambiente aplica multa a empresa que instalou torre de telefonia móvel irregular em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semar) aplicou uma multa à empresa Brasil Torres por instalar, irregularmente, uma torre de telefonia móvel nas proximidades da Igreja São Cristóvão, em Brumado (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário de meio ambiente Márcio Aguiar explicou que a empresa solicitou a dispensa de licença devido à baixa potência do empreendimento, porém iniciou o processo de instalação da torre sem as devidas deliberações da pasta, bem como das secretarias de infraestrutura e da fazenda. “A empresa foi notificada pela nossa secretaria no dia 31 de maio. Hoje, no dia 29 de junho, nós multamos a empresa, já que, em nenhum momento, houve a interrupção da construção dessa estação rádio base, mesmo com todas as notificações que fizemos. A construção continuou de forma irregular”, afirmou. O secretário informou ainda que o processo de licenciamento do empreendimento segue em análise na pasta e, por enquanto, não há nenhuma proibição legal para expedição dessa dispensa, caso a empresa realize as correções pactuadas.

Brumado: Nascimento de bebê com anticorpos contra a Covid-19 traz esperança a servidores da saúde Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nasceu no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, em Brumado, o primeiro bebê com anticorpos contra a Covid-19 (veja aqui). A enfermeira Fernanda Brito, que atua na área de controle de infecção hospitalar na unidade, falou sobre o assunto ao site Achei Sudoeste. Segunda ela, o bebê nasceu de 36 semanas e a mãe teve a doença pouco antes do parto. “O bebê nasceu bem, mas apresentou um pequeno desconforto respiratório, o que é natural pela idade gestacional com que ele nasceu. Nós encaminhamos ele pra UTI e fizemos a notificação dele como um caso assintomático, já que o quadro de desconforto respiratório já havia sido estabilizado”, relatou. Em seguida, Brito explicou que foi feito o exame sorológico no recém-nascido com resultado positivo para o IGG. “É o que chamamos de imunização transplacentária, que passa da mãe para o feto”, informou. Mãe e bebê já receberam alta e passam bem. Diante da notícia, os servidores da saúde se sentem aliviados e gratos. “Isso mostra que estamos mais perto que longe de vencer essa batalha. A equipe toda fica muita feliz e grata”, concluiu.

Arquivo