Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
21/Jun/2021 - 09h00

Brumado: Populares temem contaminação por radiação e protestam contra torre de telefonia

Brumado: Populares temem contaminação por radiação e protestam contra torre de telefonia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Moradores e comerciantes do entorno da Igreja São Cristóvão, na cidade de Brumado, estão insatisfeitos com a instalação de uma torre de telefonia móvel na região. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a moradora Marileide Leite disse a vizinhança está temerosa quanto aos efeitos nocivos da transmissão de radiação para saúde. “A gente não sabe até onde isso vai ser nocivo pra gente. Segundo a secretaria estadual de meio ambiente, para se construir uma torre dessas tem que ter pelo menos 30 metros de distância. É proibido se construir próximo de creches e hospitais justamente por causa da radiação. A empresa responsável teria que convocar a comunidade para uma palestra para falar sobre os impactos, mas nada disso aconteceu”, relatou. Além dos prejuízos à saúde, a moradora alega que a torre coloca em risco à vizinhança em caso de desabamento. “Tudo que o homem faz é imperfeito. Essa torre pode desabar a qualquer momento e atingir as casas”, completou. A moradora Chaiane Bonfim afirmou que o caso já foi levado ao conhecimento da secretaria municipal de meio ambiente para intervenção necessária. “Eles foram notificados, mas continuam construindo. Brumado é uma terra sem lei? Não aceitamos essa torre no nosso bairro”, manifestou. Os moradores também acionaram o Ministério Público para mediar o impasse.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Amaury
Para esclarecer o assunto e falar sobre antenas, temos que entender que há dois tipos de radiações eletromagnéticas: a ionizante e a não ionizante. A não ionizante é a radiofrequência, que possui radiação com baixa energia, como televisão, micro-ondas, transmissão de rádio e Torres de celulares. A ionizante, por sua vez, é proveniente, por exemplo, da radiação ultravioleta e dos raios X, que destrói as células de DNA e, como consequência, pode causar câncer. a radiação eletromagnética emitida pelas antenas de celulares é do tipo de onda não ionizante. Com isso, ela não pode causar nenhum tipo de tumor nas pessoas que vivem próximas aos locais de instalação. O único efeito é que, a radiação eletromagnética não ionizante, como a radiofrequência emitida por celulares, causa aumento na temperatura onde essas radiações têm contato. É daí que vem a radiação e o aumento do calor nos micro-ondas. Portanto, o celular aumenta a temperatura no local onde é usado. Até o momento não há nenhum estudo científico que comprove que as antenas das torres possam fazer mal à saúde humana. "Existem recomendações com relação ao local de instalação, altura da torre e posicionamento das antenas baseadas em normas brasileiras e internacionais. Se Torre transmissora de celular, radiodifusão ou teledifusão provocasse câncer cidades como Nova York, São Paulo, Cidade do México e etc, já teriam vitimados toda sua população com câncer, em 2018 a capital Paulista possuía 5.603 (cinco mil e seiscentos e três) torres de celular em funcionamento. Vale lembrar que estas torres são estaiadas com altura e localização que atendem as normas da Anatel, tendo custo elevado de instalação, nenhuma empresa do setor faz um investimento deste sem que atenda as normas de telecomunicações vigente.

Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo