Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
07/2022
Lula tem 47% contra 29% de Bolsonaro no 1º turno, diz pesquisa Datafolha Foto: Instituto Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as intenções de voto para as eleições presidenciais de 2022. O petista aparece, no levantamento do instituto Datafolha divulgado na noite desta quinta-feira (28), com 47% da preferência dos eleitores, contra 29% do atual presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) aparece bem abaixo, com 8% das intenções de voto, seguido da senadora Simone Tebet (MDB), com 2% da preferência. André Janones (Avante), Pablo Marçal (Pros) e Vera Lúcia (PSTU) alcançaram apenas 1%. Brancos e nulos somam 6%, enquanto 3% dizem não saber quem escolher. Luciano Bivar (UB), General Santos Cruz (Podemos), Leonardo Péricles (UP), Felipe D’Ávila (Novo), Eymael (DC) e Sofia Manzano (PCB) não pontuaram. De acordo com o levantamento, se as eleições fossem hoje, Lula venceria no primeiro turno, já que a soma dos percentuais registrados pelos adversários (43%) não supera as intenções de voto do petista. Poucas mudanças foram observadas em comparação à pesquisa anterior do mesmo instituto, com variações apenas dentro da margem de erro. Lula manteve as intenções de voto, enquanto Bolsonaro oscilou positivamente 1%. Ciro, Marçal e Vera também mantiveram os mesmos percentuais do levantamento de junho. Simone Tebet avançou 1%, enquanto Janones perdeu 1%. O Datafolha entrevistou presencialmente 2.556 eleitores em 183 municípios brasileiros, entre os dias 27 e 28 de julho. A margem de erro é de 2% para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa, encomendada pelo jornal Folha de S. Paulo, foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01192/2022.

Brumado: Prefeitura embarga obras em terrenos da União após liminar judicial Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Cumprindo decisão judicial (veja aqui), a prefeitura de Brumado instalou as placas de embargo de obras em terras da União localizadas na Fazenda Santa Inês. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o sacerdote de matriz africana Dionata de Xangô disse que a decisão da Justiça foi cumprida em partes, visto que ainda há todo um movimento no local. “Foi pedido para não ter movimento de máquinas e uma série de petições pedidas pelo Ministério Público Federal (MPF), mas a comunidade de terreiro está aguardando o cumprimento da liminar. As placas foram instaladas e aguardamos os próximos passos a serem tomados”, afirmou. Segundo o sacerdote, com a decisão, ninguém pode mais construir ou lotear a área, que é de propriedade da União, porém a Sociedade Floresta Sagrada Alto de Xangô e o Centro Cultural Candomblé Alto de Xangô detêm a sua posse mansa e pacífica. A fiscalização será de responsabilidade conjunta do Município e dos demais órgãos responsáveis, como o Incra e o Ministério da Agricultura.

Vereador denuncia lixão a céu aberto no Bairro Vila Bem Querer em Vitória da Conquista Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O vereador Alexandre Xandó (PT) esteve no Bairro Vila Bem Querer, em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, para ouvir as demandas dos moradores, que denunciaram a situação de abandono no espaço que fica às margens do Rio Verruga, onde o lixão a céu aberto é um problema ignorado pela prefeitura desde que o contêiner utilizado para o descarte foi retirado por ela. De acordo com a líder comunitária Mãe Paloma, um abaixo assinado já foi feito pelos moradores na tentativa de resolver o caso, porém sem sucesso. “Crianças jogam bola aqui onde é cheio de urubus e lixo, o cheiro é insuportável”, disse. A representante afirmou ainda que se o bairro não fosse periférico, o problema já teria sido resolvido, assim como resolvem com rapidez nas áreas nobres da cidade. “A prefeitura acha que a gente é lixo! A gente é humano!”, protestou. Xandó compartilhou a denúncia por meio de suas redes sociais. “Prefeita, cadê o dinheiro da Taxa de Lixo para resolver essa situação?”, cobrou.

'Policlínica se tornou um divisor de águas para saúde na região', avalia prefeito de Boquira Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Durante a reunião que marcou 1 ano de funcionamento da Policlínica Regional de Saúde em Brumado, o prefeito da cidade de Boquira, Luciano de Oliveira e Silva (PSB), o Luciano da Farmácia, avaliou que o empreendimento foi um divisor de águas para a saúde na região. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele contou que aumentou a qualidade na prestação do serviço em saúde na cidade, tendo em vista que o empreendimento é de excelência, com equipamentos modernos. “Nosso município vem utilizando o serviço, a população vem sendo atendida com qualidade. Facilita muito para nossa secretaria de saúde de trabalhar com esse equipamento. Só temos a agradecer o Governo do Estado e aos municípios consorciados. Foi positivo demais a instalação dessa policlínica”, salientou.

Brumado: Mais Top fecha suas portas, não paga funcionários e deixa de assistir 600 clientes Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Atuando há mais de um ano em Brumado, a clínica de estética Mais Top fechou as portas sem realizar o pagamento dos seus funcionários, nem tampouco dar qualquer satisfação aos clientes. O site Achei Sudoeste conversou com algumas clientes que não quiserem se identificar. Uma delas realizava tratamento de depilação a laser no local. Segundo relatou, o tratamento foi parcelado em um pacote de 12 vezes. As sessões, no entanto, ficaram sem serem concluídas. “Estava indo lá e eles sempre estavam remarcando porque a máquina estava quebrada. Recentemente, quando fui lá encontrei a clínica fechada, sem nenhum comunicado”, disse. Ela tentou entrar em contato com os proprietários, que são do estado de São Paulo, mas ninguém retorna as chamadas ou responde aos e-mails. Até agora, de acordo com a cliente, não houve qualquer ressarcimento. “Estamos sem saber o que fazer”, completou. Outra cliente contou que também comprou um pacote de depilação no local no valor de R$ 640, mas só chegou a fazer uma sessão. No total, eram 10. Segundo ela, a mesma franquia de estética aplicou diversos golpes semelhantes em outras cidades. “São várias reclamações. Tem muita gente sendo prejudicada Brasil afora. É caso de polícia”, acrescentou. Uma funcionária do setor de limpeza, que trabalhou durante um mês e 2 dois na clínica, denunciou que não recebeu o salário devido pelo período. “O sonho virou pesadelo”, declarou.

Brumado: MP denuncia dois homens por intolerância e discriminação religiosa Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Valdenir Cardoso da Silva e Fabiano Silva Vieira foram denunciados, nesta quinta-feira (28), em Brumado, pelo crime de praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. As informações são do Ministério Público Estadual (MPE). Apresentada pelo promotor de Justiça Alex Bezerra Bacellar, a denúncia levou em conta que, no dia 27 de março de 2019, os denunciados, por meio de seus perfis pessoais na rede social Facebook, publicaram comentários em uma publicação de um vereador municipal que criticava a aprovação de um projeto de lei sobre a construção de um monumento em homenagem ao Candomblé, no município de Brumado. Conforme apurado pelo MP, Valdenir publicou o comentário “chuta que é macumba” e Fabiano postou “pode mandar exorcizar que estar endemoniada (sic)”. “Os comentários configuram ofensa com cunho de intolerância e discriminação religiosa relativa ao Candomblé”, afirmou o promotor de Justiça. Alex Bezerra Bacellar destacou que o MP tentou firmar um acordo de não persecução penal, porém nenhum dos denunciados deu retorno quanto à proposta. Fabiano teria relatado que o perfil na rede social Facebook, indicado pelo MP como responsável pela postagem, lhe pertenceria, “mas não se lembrava de ter feito esse comentário”. Já Valdenir, negou ter feito a referida postagem. Apesar disso, diante das provas da materialidade e dos indícios suficientes de autoria apurados, o MP ofereceu a denúncia.

Médico é encontrado morto em sala de descanso em hospital de Caém Foto: Reprodução/G1

Um médico foi encontrado morto na sala de descanso do Hospital Municipal Josefa Monteiro, em Caém, cidade ao norte da Bahia, na noite de quarta-feira (27). Nesta quinta (28), as causas da morte ainda são desconhecidas. José Mauro Badaró Cardoso, de 37 anos, estava de plantão quando morreu. Segundo a delegacia da cidade, não havia marcas de violência no corpo dele, que será periciado pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT). O procedimento poderá identificar o que provocou o óbito. O caso é investigado e a polícia detalhou que analisa detalhes e circunstâncias da vida pessoal e social de José Mauro, que podem ajudar a entender o que aconteceu. Os detalhes sobre o sepultamento ainda não foram divulgados. O G1 tentou contato com a direção do hospital por telefone, mas não conseguiu falar. A reportagem também buscou a Prefeitura de Caém, mas não foi atendida.

Policlínica: Prefeito diz que 'menina dos olhos' do governador não tem eficácia em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Ao lado do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido), o secretário de saúde de Brumado, Cláudio Soares Feres, disse, durante live nesta quarta-feira (27), que se reunirá nesta semana com todos os prefeitos e secretários que fazem parte do Consórcio Regional de Saúde para tratar da ampliação da oferta de serviços na Policlínica Regional de Saúde. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a reunião já aconteceu na sede da unidade de saúde nesta quinta-feira (28). “Felizmente, a policlínica chegou, tem nos atendido, mas não no quantitativo suficiente. É um problema de todos os municípios consorciados”, explicou. Na reunião, segundo adiantou, serão definidas estratégias para aumentar o número de atendimentos para todos os municípios. De sua parte, o prefeito salientou que há uma grande eficiência estrutural e organizacional, porém baixa eficácia em termos práticos. Na oportunidade, Vasconcelos ainda criticou o modelo de sistema implantado pelo governador. “O governador cria um negócio que é a menina dos olhos dele e deixa as contas pra gente pagar. A gente paga um valor que não usamos. Mas uma vez Brumado onerado, carregando a região nas costas. É uma obra estrutural fantástica em termos políticos, mas não em termos práticos”, declarou.

Dívida Pública sobe 2,51% em junho e fica em R$ 5,84 trilhões Foto: Reprodução/Jornal O Globo

O baixo volume de vencimentos e a alta dos juros e do dólar fizeram a Dívida Pública Federal (DPF) subir em junho. Segundo números divulgados hoje (27) pelo Tesouro Nacional, a DPF passou de R$ 5,702 trilhões em maio para R$ 5,846 trilhões no mês passado, alta de 2,51%. O Tesouro prevê que a DPF subirá nos próximos meses. De acordo com o Plano Anual de Financiamento (PAF), apresentado no fim de janeiro, o estoque da DPF deve encerrar 2022 entre R$ 6 trilhões e R$ 6,4 trilhões. A Dívida Pública Mobiliária (em títulos) interna (DPMFi) subiu 2,18%, passando de R$ 5,476 trilhões em maio para R$ 5,595 trilhões em junho. No mês passado, o Tesouro emitiu R$ 67,33 bilhões em títulos a mais do que resgatou, principalmente em papéis prefixados (com juros fixos) e em papéis corrigidos pela taxa Selic (juros básicos da economia). Além da emissão líquida, houve a apropriação de R$ 52,09 bilhões em juros. Por meio da apropriação de juros, o governo reconhece, mês a mês, a correção dos juros que incide sobre os títulos e incorpora o valor ao estoque da dívida pública. Com a taxa Selic (juros básicos da economia) subindo desde agosto do ano passado, a apropriação de juros aumenta. No mês passado, o Tesouro emitiu R$ 71,33 bilhões em títulos da DPMFi. Com o baixo volume de vencimentos em junho, os resgates somaram apenas R$ 4 bilhões. A disparada do dólar em junho também contribuiu para aumentar o endividamento do governo. A Dívida Pública Federal externa (DPFe) subiu 10,56%, passando de R$ 226,27 bilhões em maio para R$ 250,17 bilhões em junho. O principal fator foi a alta de 10,77% do dólar no mês passado. Os juros altos começam a ter impacto na dívida pública. O custo médio de emissão – quanto o Tesouro paga para botar os títulos no mercado – atingiu 12,03% ao ano em junho. Esse é o maior nível desde maio de 2017. Custos mais altos indicam maior desconfiança dos investidores para comprarem títulos do Tesouro.

PM prende bandidos com armas falsas depois de causa pânico na zona rural de Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na noite da última terça-feira (27), dois indivíduos foram presos no Distrito de Itaquaraí, na zona rural de Brumado, com simulacros de armas de fogo. Uma guarnição da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) esteve no local após denúncia anônima de que a dupla estava causando pânico nos moradores e comerciantes. No distrito, os policiais foram informados de que os indivíduos chegavam a consumir produtos em alguns bares e saíam sem pagar. Durante as buscas, a dupla foi localizada em um comércio. Ambos foram detidos e encaminhados à delegacia para adoção das medidas cabíveis.

Petrobras reduz em R$ 0,15 o litro da gasolina para distribuidoras Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Petrobras anunciou redução no preço da gasolina a partir de amanhã, sexta-feira. De acordo com a estatal, o preço médio de venda para as distribuidoras passará de R$ 3,86 para R$ 3,71 por litro. É uma redução de R$ 0,15 por litro - ou de 3,88%. A redução no preço ocorre no dia seguinte à Petrobras anunciar que o Conselho de Administração vai “supervisionar” as decisões sobre reajustes de gasolina, diesel e outros combustíveis. A última redução da gasolina foi no dia 19 de julho, quando a estatal anunciou queda de 4,9% para as distribuidoras. Na ocasião, o diesel não teve alteração de preço. A última vez que o diesel foi reajustado foi no dia 17 de junho, quando avançou 14,25%, motivo de queixa de caminhoneiros. A queda da gasolina impacta diretamente a inflação. O novo corte pouco influencia o índice de julho, já que estamos no fim do mês, mas deve contribuir para a queda do indicador em agosto. A redução do ICMS sobre combustíveis já vinha levando a quedas nos preços na bomba, ou seja, para o consumidor final.

Brumado: Vanderlan Barbosa, do Palmeiras, curte primeiro momento de brilho na carreira Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras

Aos 19 anos, Vanderlan Barbosa viveu no último domingo (24) o seu primeiro momento de protagonista com a camisa do Palmeiras. Formado na base do Verdão, o lateral-esquerdo aproveitou a chance no time titular e deu assistência para Gabriel Menino marcar o gol da vitória por 2 a 1 contra o Internacional. A repercussão foi imediata. Além do carinho dos membros da comissão técnica e dos companheiros de time ainda no vestiário do Allianz Parque, o lateral recebeu o carinho da torcida em casa. “Foi um momento muito feliz. Não esperava, todo mundo me aplaudiu, me abraçou. Isso é muito bom, se sente mais confiante para tomar as decisões dentro de campo. É um grupo muito bom de se trabalhar”, disse o lateral, em entrevista ao GE. “Cheguei aqui no prédio e encontrei uns torcedores no elevador. Eles me agradeceram, me deram parabéns, tiraram foto... Muito legal ser reconhecido. Meus dias têm sido tranquilos, jogando Playstation, mexendo no computador, só descansando porque amanhã é dia de treino e tenho que dar o melhor”. Hoje “número dois” e reserva imediato de Piquerez para a lateral esquerda, de acordo com Abel Ferreira, o jovem palmeirense reconhece admiração pelo uruguaio, mas fora de campo estuda outro atleta que marcou época no clube.

Brumado: Vanderlan Barbosa, do Palmeiras, curte primeiro momento de brilho na carreira Foto: Divulgação

“Gosto muito do jogo do Piquerez. De fora eu assisto muitos vídeos do Roberto Carlos. Achava um grande lateral”, revelou. No Verdão desde 2017, Vanderlan colecionou títulos na base, incluindo a Copinha no início desta temporada. Lateral de origem, ele já atuou na zaga, no ataque e brinca que não se fecha para novas experiências no profissional se houver necessidade. “Na base eu já joguei de ponta, de zagueiro, mas minha posição é a lateral. Gosto de jogar como lateral. Mas não tem essa, se for para ajudar o Palmeiras eu jogo até de goleiro (risos)”, brincou. Nascido em Brumado, na Bahia, Vanderlan começou no futebol ainda aos quatro anos, em uma escolinha da sua cidade. A primeira experiência longe de casa foi aos 13 anos, quando atuou pela Jacuipense e chamou a atenção de olheiros do Palmeiras. Com a camisa alviverde, o lateral conquistou três vezes o Paulistão Sub-20 e venceu o Mundial de Clubes Sub-17, além da Copa do Brasil e da Supercopa da categoria. No ano passado, participou de um jogo da campanha palmeirense na Libertadores. Novato no grupo profissional alviverde, ele ouve os conselhos dos mais experientes do grupo. Um em especial: o técnico Abel Ferreira.

Brumado: Vanderlan Barbosa, do Palmeiras, curte primeiro momento de brilho na carreira Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras

“Escuto os conselhos dos meus pais, procuro conversar com os mais experientes do grupo, que já passaram por essa fase. Eu procuro seguir no dia a dia os conselhos do Abel, ele bate muito na tecla de além de sermos melhores atletas sermos melhores homens.... Procuro seguir os conselhos que o Abel dá, e ele confia no processo. Quando vi que o Palmeiras foi buscar atletas da minha posição (no mercado) eu não desanimei, fiquei tranquilo. Sabia que chegaria uma oportunidade e me preocupei em estar pronto para quando essa oportunidade chegasse. Eu trabalhei duro no dia a dia, sempre feliz e confiante, e a oportunidade surgiu e estou conseguindo corresponder. Estou muito feliz”. Os pais de Barbosa concederam entrevista ao site Achei Sudoeste (veja aqui). A primeira sequência como titular já rendeu elogios públicos de Abel Ferreira. O treinador, inclusive, admitiu que o lateral hoje é a segunda opção para o setor, em vantagem em relação ao experiente Jorge – o uruguaio Piquerez é o dono da vaga, mas se recupera de dores musculares. Em alta, o atleta já esteve na mira da Europa nesta temporada. O empresário Paulo Pitombeira levou ao clube uma proposta do Monaco, da França, mas a diretoria não aceitou abrir negociação. “Ainda não tive uma conversa com o Abel, mas como ele mesmo deixou claro: eu fui o número dois naquele dia. Não sabemos amanhã, na próxima semana. A disputa é muito sadia entre eu, Jorge e Piquerez. São grandes jogadores, me ajudam bastante e me dão dicas dentro e fora de campo. Naquele dia eu fui o número dois. Vamos ver daqui pra frente”, afirmou Vanderlan.

Vitória da Conquista: Batida entre caminhão, carro e caminhonete deixa uma pessoa morta na BR-116 Foto: Reprodução/TV Bahia

Uma pessoa morreu em um acidente na manhã desta quarta-feira (27), na BR-116, no trecho conhecido como “Tabuleiro da Baiana”, próxima a Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Segundo o G1, a batida envolveu um caminhão, um carro de passeio e uma caminhonete. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista do carro, que não teve o nome divulgado, não resistiu e morreu no local. O tráfego ficou lento na estrada. Ainda não há informações sobre as causas do acidente.

Supostos agentes de saúde são acusados de aplicar golpes na zona rural de Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Moradores das comunidades de Lajedão, Tamboril, Umburanas, Cristalândia e Vila Presidente Vargas denunciaram que criminosos estão se passando por agentes de saúde para aplicar golpes em diversas localidades rurais de Brumado. Os falsos agentes utilizam um veículo Gol branco para prática dos crimes. Segundo uma moradora da Vila Presidente Vargas, os agentes não possuem crachá e nem apresentam nenhuma identificação. Em áudio que circula nas redes sociais, um morador da comunidade de Lajedão afirmou que os suspeitos visitaram a sua residência no fim da tarde. “Eles passaram aqui por volta de 16h e queriam ver se tinha mosquitos. Quando minha esposa disse que iria me chamar, eles mudaram de assunto e disseram que não era aquela casa que eles queriam visitar”, denunciou ao site Achei Sudoeste. A dupla tem agido de modo semelhante, sempre perguntando se tem mais alguém na residência. Os moradores cobram que a Polícia Militar faça rondas na região rural a fim de proteger as comunidades.

Brumado: SMTT orienta caminhoneiros e taxistas para recebimento de auxílio federal Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) informou que a categoria dos taxistas e caminhoneiros receberão do Governo Federal um benefício emergencial. Na oportunidade, o coordenador do departamento, Jansen Ricardo, explicou que os caminhoneiros devem estar inscritos na plataforma nacional dos transportadores de carga para recebimento do auxílio. Já os taxistas devem estar devidamente credenciados junto ao Setor de Tributos. “É de livre interesse do cidadão”, pontuou ao site Achei Sudoeste. De imediato, as categorias receberão duas parcelas, totalizando R$ 2 mil. Segundo o coordenador, a previsão de pagamento é até o início da segunda quinzena do mês de agosto.

Criminosos criam conta fake de senador baiano e tentam aplicar golpe financeiro em políticos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O senador baiano Otto Alencar (PSD) usou as redes sociais para dizer que, mais uma vez, alguém se passa por ele para tentar aplicar golpes financeiros por meio de um aplicativo de mensagens e ligações telefônicas. Na noite de terça-feira (26), a equipe do político informou que criminosos usaram as contas do senador para “convidar” prefeitos e vice-prefeitos a integrarem uma suposta associação que representa a Bahia e depois solicitar dinheiro. “Por favor, pedimos que fiquem atentos a ligações e mensagens recebidas do número celular (61) 9961-8733. Reforçamos que esse número não é o do senador”, diz trecho da publicação feita em uma rede social. A equipe do político reforçou o pedido para que as pessoas não repassem dados pessoais ou façam qualquer depósito financeiro. O caso foi registrado pela Polícia Legislativa do Senado Federal para a adoção das medidas necessárias.

Acusado de agredir mulher é preso na casa da avó em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um homem acusado de agredir a sua mulher, foi preso nesta quarta-feira (27), no bairro São Félix, na cidade de Brumado. A prisão foi efetuada pela 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). O mandado cumprido foi expedito pela juiz Genivaldo Alves Guimarães, da Vara Crime de Brumado. De acordo com a PM, o homem foi localizado na casa de sua avó, quando estava se preparando para almoçar. Ainda de acordo com a PM, o detido é suspeito de realizar pequenos delitos no município, além de ter ligação com o tráfico de drogas. O homem foi encaminhado para a Delegacia Territorial de Brumado.

Tanque Novo entra em situação de emergência por causa da estiagem

A cidade de Tanque Novo, no sudoeste da Bahia, teve o reconhecimento de situação de emergência decretado por causa da estiagem. A portaria federal foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (27). Além de Tanque Novo, a Defesa Civil Nacional reconheceu a situação de emergência em mais 15 cidades do país atingidas por desastres naturais. Dos 16 municípios, 11 foram atingidos por chuvas intensas. São eles: Altinho, Bom Conselho, Correntes, Cupira, Garanhuns, Jurema, Panelas, Paranatama e São Joaquim do Monte, em Pernambuco, Brejinho, no Rio Grande do Norte, e Campos Novos, em Santa Catarina.

Brumado precisa criar conselho municipal de cultura para receber recurso, diz conselheiro Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Representando o Sertão Produtivo da Bahia, o conselheiro estadual Marcos Porto alertou as prefeituras da região que, para obter os recursos emergenciais liberados através da Lei Paulo Gustavo, os Municípios precisam elaborar, até o final do ano, um plano de ação. Cerca de 80% do recurso é destinado para o audiovisual. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Porto explicou que as prefeituras também devem ter estruturado um Conselho Municipal de Cultura a fim de viabilizar a verba. “Os Municípios podem até receber o recurso sem um conselho, mas, de qualquer forma, terão que assinar um termo de responsabilidade para criação do órgão para receber as próximas parcelas da Aldir Blanck”, afirmou. Brumado pode receber R$ 600 mil referente à Lei Paulo Gustavo e R$ 490 mil referente à Lei Aldir Blanck. Apesar do montante, o conselheiro reiterou que as prefeituras só receberão às quantias através do fundo do Conselho Municipal de Cultura.

Pai atira contra pastor após filho com Síndrome de Down acusá-lo de estupro Foto: Divulgação/PM

Um homem foi preso em flagrante após atirar duas vezes contra um pastor suspeito de tentar estuprar o filho dele, que tem Síndrome de Down. O pai da criança foi detido na noite desta terça-feira (26), em Peruíbe, no litoral de São Paulo. Os tiros, no entanto, não acertaram o seu alvo. Logo em seguida o pastor acionou a Polícia Militar para denunciar a tentativa de homicídio. Os disparos foram efetuados em frente à igreja onde o religioso trabalha. As informações são do G1.  O pai confessou ter efetuado os disparos e alegou que o fez motivado por uma denúncia do filho, que chegou em casa dizendo que o pastor teria tentado estuprá-lo, pedindo para que abaixasse as calças. Os policiais encaminharam o pastor e o atirador com o filho à Delegacia Sede de Polícia de Peruíbe, onde foi registrado boletim de ocorrência por porte ilegal de arma de fogo, disparo de arma de fogo e estupro tentado. O autor dos disparos segue preso e à disposição da Justiça. Já pastor foi liberado, mas será investigado pela suposta tentativa de estupro.

Corrida de rua reúne atletas da Bahia e de várias partes do país em Caetité Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Aconteceu no último domingo (24) a corrida de rua Bahia Top Run na cidade de Caetité, a 100 km de Brumado. O evento foi marcado pela presença de diversos atletas de inúmeras cidades baianas e de diversas partes do país. Com uma excelente estrutura física, os atletas puderam desfrutar de um percurso de 5 km dentro das principais ruas e avenidas da cidade. O evento teve como local de largada e chegada a Praça Jairo Pontes, conhecida como Parque das Árvores. Tratou-se de uma corrida beneficente para apoiar a construção da Associação dos Moradores do Bairro Prisco Viana (AMBPV). O professor de educação física Vandilson Alves Ribeiro ressaltou a importância da iniciativa. “Este evento foi um sucesso total, só temos que agradecer a Deus e a todos os atletas que tiveram presentes e aos nossos patrocinadores. Começamos debaixo de garoa, mas logo o sol abriu e tudo ficou melhor. Conseguimos premiar quase todos os participantes e todos saíram daqui felizes da vida”, disse.

Caraíbas: Motociclista perde controle de direção e morre em acidente na BA-262 Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um homem, ainda não identificado, morreu nesta quarta-feira (27), após perder o controle da direção da motocicleta que pilotava, na BA-262, no trecho da cidade de Caraíbas, a 88 km de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a motocicleta saiu da pista e o condutor morreu na hora. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) registrou a ocorrência. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia no local. O corpo da vítima fatal foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Vitória da Conquista para ser necropsiado.

Condeúba: Avião do governo do estado sofre pane e colide com vegetação Foto: Reprodução/CMG

Um bimotor do governo do estado sofreu um acidente, na manhã desta quarta-feira (27), no Aeródromo de Condeúba, a 107 km de Brumado. Dois tripulantes estavam no avião, um Embraer modelo EMB-810D, no momento. Segundo a Casa Militar, que operava o voo, apenas dois pilotos estavam a bordo. Inscrita sob o prefixo PP-EIN, a aeronave partiu de Salvador com destino ao local. “Por volta das 11h40, após o pouso, a aeronave apresentou falha mecânica durante a corrida na pista, já no aeródromo de destino, vindo a colidir com a vegetação lateral”, disse o órgão através de nota. De acordo com o comunicado, a tripulação não sofreu nenhum tipo de lesão. “Ela se encontra devidamente habilitada e ambientada à aeronave, que também está regularizada e com suas revisões periódicas em dia”, salientou. Ainda conforme informou o governo estadual, as medidas cabíveis já foram adotadas para prestar suporte aos tripulantes, assim como às famílias. As autoridades competendes também foram acionadas.

Eleições 2022: Prefeito de Brumado cai em contradição e apoia pré-candidatos do MDB Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O prefeito de Brumado, engenheiro Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido), sempre foi um crítico ferrenho do antigo PMDB, hoje Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Em suas transmissões nas redes sociais, Vasconcelos classifica diversos políticos da capital do minério como “Viúvas de Geddel”, fazendo referência ao ex-ministro Geddel Vieira Lima (MDB), que militou por diversos anos na cidade. As referências de Eduardo, muitas vezes, são para políticos que não militam mais na sigla ou estão fora do processo eleitoral há tempos. Apesar de sua rejeição ao partido, Lima está apoiando dois pré-candidatos a deputado estadual e deputado federal que estão filiados no MDB nestas eleições 2022. Trata-se de Rogério Andrade e Ricardo Maia, respectivamente. O famoso ditado “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço” cabe ao prefeito de Brumado, já que, seguindo o seu raciocínio, a depender do resultado eleitoral deste ano, a cidade terá novos nomes para a composição das “Viúvas de Geddel” ou até mesmo “Núpcias com Geddel”, já que o ex-ministro está de volta ao cenário político baiano.

Brumado: Com risco de despejo, pais de Bryan aguardam nova cirurgia e pedem ajuda Foto: Henrique Alves/Achei Sudoeste

O pequeno Bryan Loran Gomes dos Santos, de 1 ano, continua lutando pela vida no Hospital Municipal de Itabuna após o quadro de hidrocefalia evoluir para piora. O pai da criança, Henrique Alves dos Santos, informou ao site Achei Sudoeste que o filho terá de fazer mais uma cirurgia, a 17ª, para colocação de uma válvula no cérebro. Depois, ainda terá de ser avaliado pelo neurologista. Por enquanto, segundo disse, ele não tem previsão de alta médica. Henrique contou ainda que a situação financeira da família está bastante complicada. O aluguel do kitnet onde ele, a esposa e a filha estão ficando temporariamente está atrasado e o proprietário do imóvel está cobrando o pagamento do aluguel. “Lá pagamos por diária. Estamos fazendo esse apelo pra ver se a população de Brumado ajuda a gente”, disse. Sem trabalho e correndo risco de despejo, a família também está passando por necessidades básicas. Qualquer doação pode ser feita através do número (77) 99936-9171 (pix).

Arquivo