No último domingo (16), policiais militares da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) prenderam em Brumado Elismar Xavier Sepúlveda, vulgo DJ, de 29 anos. Com ele, a polícia encontrou uma grande quantidade de drogas. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o indivíduo era o braço direito de Eliseu Frederico Porto, de 20 anos, preso em Caculé no dia 30 de julho. Os dois são suspeitos de praticarem roubos a estabelecimento comerciais. O elemento, que é considerado de alta periculosidade e tem envolvimento em vários roubos nas cidades de Caculé, Caetité, Ibiassucê e Brumado, foi posto em liberdade recentemente e encontrava-se com dois mandados de prisão expedidos pela justiça. Elismar foi apresentado na delegacia de polícia de Brumado e está à disposição da Justiça. Ele foi autuado por tráfico.
As manifestações contra o governo federal que ocorreram em várias capitais no último domingo (16) não tiveram registro de incidentes graves. Os atos ocorreram com tranquilidade e reuniram pessoas que foram às ruas com camisetas da Seleção Brasileira, cartazes com diversos pleitos e bandeiras do Brasil. Em Brasília, a manifestação ocorreu pela manhã e terminou por volta das 12h30 em frente ao Congresso Nacional. Os participantes saíram do Museu da República e, em frente à Catedral de Brasília, fizeram uma pausa e rezaram, de mãos dadas, o Pai Nosso. Depois, seguiram para o gramado do Congresso onde estenderam faixas e entoaram gritos de “Fora Dilma” e “Fora PT”. Em São Paulo, o palco das manifestações foi novamente a Avenida Paulista, que reuniu pessoas de diferentes perfis e faixas etárias. Eram famílias com crianças, casais e grupos de amigos que criticavam a situação política e econômica do país. Sobre denúncias de corrupção contra outras figuras políticas, o Vem pra Rua "exige investigação de todos que têm indício de participação nos esquemas de corrupção”. “Os presidentes da Câmara e do Senado já estão mencionados em atos que exigem investigação”, disse o porta-voz. Membros da oposição estiveram presentes em algumas capitais brasileiras. O senador tucano Aloysio Nunes, líder do PSDB no Senado, participou do ato em Brasília e disse que ali estava como um cidadão comum. Em São Paulo, o senador José Serra (PSDB) esteve na Avenida Paulista.
Na manhã desta segunda-feira (17) foi registrado um acidente na BA-148, no povoado Lagoa Funda, em Brumado. No local, o idoso Landulfo Meira de Souza, de 63 anos, morreu ao cair de moto. O idoso pilotava uma motocicleta YBR 125, de placa JPU-9717, e testemunhas disseram que viram o momento em que o veículo passou pela lombada e o capacete do condutor foi arremessado longe. O idoso perdeu o controle da direção e caiu no asfalto, sofrendo grave traumatismo e afundamento do crânio. O Samu 192 chegou rapidamente ao local e constatou o óbito. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) controlou o tráfego na via até a chegada da perícia. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para ser periciado. Landulfo era bastante conhecido na cidade por ter mantido por um bom período uma lanchonete em frente à sede do INNS, na Rua Teodoro Sampaio, onde morava.
Em contato com o site Brumado Notícias, o Sindicato dos Servidores Públicos de Dom Basílio (SINDSERVDB) disse que há anos tenta, sem sucesso, criar um Plano de Carreira para os servidores da saúde, bem como adequar as garantias atuais dos planos dos servidores da educação e dos demais servidores não enquadrados nas duas últimas categorias. Segundo o sindicato, “o desrespeito do Poder Executivo à categoria é flagrante”. O órgão alega que a prefeitura age com práticas antissindicais, que vão desde o corte do repasse da mensalidade sindical, a ausência de repasse do imposto sindical obrigatório, à realização de reuniões para discutir o Plano da Educação sem a presença do sindicato. “Apesar de dizer a atual gestão que as negociações sempre foram mantidas pelo município, uma pergunta deve ser feita: reunir para negociar por quanto tempo? Basta dizer que está negociando, sem efetivamente apresentar ações não é negociar; só a palavra, sem atitude, de nada basta”, declarou o sindicato. Em nota, o órgão ainda destacou que o servidor não pode ser penalizado por um ato ocorrido no ano de 1993, quando o então gestor municipal, sem instaurar o devido processo administrativo, demitiu um grupo de funcionários públicos, culminando em uma dívida perante a justiça do trabalho, na importância de R$ 1.300.00,00. “Cabe ressaltar ainda que se achando superior, a assessoria jurídica do município deixou de comparecer a uma das audiências deste processo neste ano de 2015, mostrando pouco interesse com a realidade e as finanças municipais”, completou o SINDSERVDB, afirmando que atitudes similares estão sendo veiculadas em todos os setores dos serviços públicos, ameaçando com demissão servidores que aderirem ao movimento grevista.
No último domingo (16), por volta de 21h30, a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) atendeu uma ocorrência na BA-142, no trecho entre Tanhaçu e Ituaçu, no sudoeste baiano. No local, o motorista José Maciel Silva Luís Teixeira, de 31 anos, atropelou um animal na pista. Ele transportava a passageira Clara Silva, de 21 anos, e ambos sofreram ferimentos leves. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, ao revistar os pertences das vítimas em busca de documentos necessários para identificação, os policiais encontraram 12 trouxinhas de substância semelhante à cocaína e a quantia de R$ 772. Após o atendimento hospitalar, ambos foram apresentados na delegacia de Tanhaçu.
Menos de 30 pessoas participaram dos protestos realizados no último domingo (16), na Praça Coronel Zeca Leite, em Brumado. A manifestação seguia a corrente realizada em várias cidades do país contra o governo Dilma, o ex-presidente Lula e o Partido dos Trabalhadores (PT). A tônica dos protestos não foi bem assimilada pelos brumadenses, que nas redes sociais já indicavam que não iriam participar por se tratar de “um movimento partidarista antidemocrático para tomada de poder, promovido por partidos de oposição ao atual governo e pela mídia dos grandes centros”. Para muitos munícipes, o protesto não teve a força e a cara da verdadeira indignação popular e, por isso, não houve a aderência que era esperada.
“Se o povo tivesse real interesse de tirar a Dilma e o PT do poder, então deveriam ter feito isso a menos de um ano atrás, quando foram às urnas nas eleições de 2014. Agora não adianta fazer tais protestos, pois foi a vontade soberana do povo que manteve a presidente no poder. Isso prova mais uma vez que o brasileiro, no geral, ainda não aprendeu a votar”, comentou o eletricista Cláudio de Jesus.
Dentre os poucos manifestantes que apareceram na praça estavam o ex-prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) e a atual vice-prefeita, Cristina Gondim (PSDB), acompanhada do marido, o médico José Clemente (PSDB), além de personalidades da cultura local. Falando ao site Brumado Notícias, Vasconcelos polemizou ao explicar a pouca participação dos munícipes no movimento. “Napoleão dizia que o que une as pessoas é o medo ou o interesse. Não ameaçamos ninguém e não estamos distribuindo nada”, destacou e em seguida lançou novamente seu jargão antipetista. “Volto a dizer, há três coisas que só se faz uma vez na vida: nascer, morrer e votar no PT”, concluiu ele.
Jogando no Estádio Primaverão, na cidade de Itapetinga, contra a seleção local, em sua partida de estreia pelo Intermunicipal 2015, a seleção de Brumado não suportou a pressão do time adversário e sofreu uma goleada de 3x0 na tarde do último domingo (16). Até os 30 minutos do primeiro tempo, o jogo estava equilibrado, mas logo a seleção de Itapetinga fez valer seu mando de campo e impôs o ritmo de jogo, envolvendo o time brumadense com toques de bola rápidos até chegar aos gols que culminaram na vitória. Agora, o Itapetinga tem 100% de aproveitamento e a liderança no grupo 18 da competição. Para se redimir no campeonato, Brumado terá que vencer bem o time de Igaporã no próximo domingo (23), jogando em casa. Para a comissão técnica será um grande diferencial, tendo em vista que há cerca de quatro anos a seleção brumadense não se apresenta diante de sua torcida por conta da interdição do Estádio dos Prazeres, que estava sendo reformado neste período.
No dia 12 de dezembro será realizada em Brumado a Noite da Sofrência. O evento de fim de ano já tem confirmada a presença do fenômeno do arrocha, o cantor Tayrone Cigano. Agora, já é certo: na festa também se apresentará o cantor Júlio Nascimento, que está em um momento muito positivo de sua carreira. Então, no dia 12 de dezembro, Brumado vai ser dominado pela paixão e o Parque de Exposições será pequeno para tantos apaixonados.
O método de emagrecimento do 5S associa cinco técnicas que visam a reprogramação hipotalâmica, promovendo o emagrecimento rápido, saudável e sustentável. Alia a nutrição, acompanhamento profissional diário, tratamento do corpo e a mudança comportamental. Os resultados variam entre 10 e 15 kg no mês. O paciente perde massa gorda, preserva massa magra, diminui percentual de gordura visceral e resgata o peso ideal, consequentemente, a sua saúde, a autoestima e o bem estar. A fisioterapeuta Luiza Feres esta habilitada a realizar esse método em Brumado e região. Marque a sua avaliação gratuita e saiba mais sobre esse método e suas vantagens. A clínica fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 / 9962-3010/ 9997-3200.
A sanção da Lei Federal 11.445 representou não só um marco regulatório nacional que trata dos serviços de saneamento, como um avanço para a política desses serviços ao adequá-los não só à saúde pública como também à proteção do meio ambiente. Em 2010, a Lei foi regulamentada pelo Decreto 7.217, estabelecendo que todos os entes da Federação deveriam elaborar os seus planos de saneamento até o ano de 2014, sob pena de não poder acessar os recursos federais para abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e drenagem de águas pluviais. O prazo expirou e como muitos entes da Federação, inclusive a cidade de Brumado, ainda não tinham elaborado os seus planos, o Decreto 8.211 estendeu o prazo para até 31 de dezembro de 2015. No município, o Modera iniciou uma mobilização junto às entidades sociais brumadenses, reivindicando ao prefeito Aguiberto Lima Dias (SD), por meio de um abaixo-assinado, a elaboração do plano.
O movimento encabeçou o abaixo-assinado, subscrito também pela Associação dos Aposentados, Divina Providência, CDL, Conseg, Alab, Sindmineradores, Abracadabra, 1º Clube da Terceira Idade, STR Brumado, Cremeb, Sindsemb, Levante Popular da Juventude, Associação Idelson Silva, Associação do Bairro Olhos D’água, Loja Maçônica Aliança Sertaneja, Paróquia Bom Jesus e pela 21ª Subseção da OAB. O documento foi protocolado no último dia 13 de agosto e as entidades aguardam o deferimento do prefeito. Caso o plano de saneamento não seja elaborado dentro do prazo, a liberação de recursos de um eventual edital do PAC Saneamento vencido pela Embasa para o projeto de esgotamento de Brumado pode ser bloqueada.
O músico brumadense Chiquinho Amorim foi premiado durante o XXXIX Festival de Música e Poesia, realizado no último sábado (15), em Ibotirama. Ao lado da cantora Jamile Matos, ele divulgou o nome da cidade de Brumado, mostrando a riqueza da nossa cultura musical. Grande incentivador de festivais, não só como participante, mas também como produtor do FEMP-B em nossa cidade, Chiquinho Amorim busca difundir a boa música, pois acredita no poder da cultura como um importante instrumento na transformação de um povo.
O prazo para realização da pré-matrícula para os candidatos do Curso Técnico Subsequente em Mineração, do Ifba, foi prorrogado. A pré-matrícula deverá ser efetuada no período de 17 a 21 de agosto de 2015, das 08h30 às 11h30 e das 16h às 20h, na Coordenação de Registros Escolares do campus de Brumado, que fica localizado na Rua Antônio Carlos Magalhães, s/n, Prédio da UAB, 1º Andar, Bairro do Tanque.
Produtos de qualidade, com os menores e melhores preços, você encontra na Madeireira Real. Na loja, tem materiais de construção de fabricantes consagrados no mercado da construção civil e com preços que cabem no seu bolso. Não deixe de conferir as promoções válidas para o mês de agosto. Faça uma visita à loja hoje mesmo na Rua Coronel Tibério Meira, 307. Para mais ofertas ligue para 3441-3041
Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os horários de atendimento de cada especialista. Na Clínica Mais Vida você pode marcar exames de laboratório e ultrassom. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 ou 9951-4755. A clínica está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265.
Um preso de 47 anos criou uma forma para ajudar na economia de água em um presídio em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Segundo informações da Secretaria de Administração e Desburocratização do estado (SAD/MS), o projeto conseguiu diminuir R$ 267 mil das despesas do estado em três meses. Segundo informações do site G1, o equipamento é usado durante os banhos dos detentos. O sistema criado pelo detento funciona através de um tampão com um pequeno furo. Quando ajustado à instalação hidráulica, o objeto diminui a pressão e o fluxo da água. A adaptação foi instalada em 22 dos 44 chuveiros da unidade e também em torneiras. De acordo com a SAD/MS, a meta é implantar o equipamento em todos os chuveiros do no Complexo Penitenciário do Jardim Noroeste. O homem, que é eletricista de formação, foi preso por tráfico de drogas em setembro de 2013. O detento, que não teve o nome divulgado, explicou que a unidade precisava de um sistema que diminuísse a pressão da água, mas não tinha como comprar. O detento resolveu estudar alternativas e criou o equipamento. O homem também trabalha na manutenção do presídio, desde junho de 2014. Nas cinco unidades envolvidas, a redução do consumo foi de 15,8% entre os meses de maio e julho. A economia aconteceu mesmo com o aumento do número de presos de 4.920 para 5.017. O presídio onde o detento está foi a unidade que teve maior economia em todo o estado.
Um ônibus da empresa Novo Horizonte, que fazia a linha de Salvador a Guanambi, foi filmado parado na BR-116, no município de Milagres, devido à falta de combustível. As imagens, que estão circulando nas redes sociais, foram registradas por um passageiro, na madrugada da última quinta-feira (13). Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, a falta de combustível foi constatada por volta de 1h, mas o problema só foi resolvido às 6h. Embora houvesse um posto de combustível nas proximidades, o motorista alegou estar sem dinheiro para abastecer o veículo. O caso revoltou os passageiros.
Resultados preliminares de uma inspeção feita pelo Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas (ONU) em presídios brasileiros, divulgados na sexta-feira (14), revelam que a prática de tortura nos estabelecimentos prisionais do país é algo “endêmico” e ocorre de forma frequente e constante, principalmente, nas primeiras horas após as detenções. Entre os dias 3 e 14 de agosto, ele visitou instituições carcerárias de São Paulo, Sergipe, Alagoas, do Maranhão e do Distrito Federal, a convite do governo brasileiro. Segundo Méndez, o relatório final da visita deverá ser apresentado pela ONU em três meses. “Não estou dizendo que todos os presos são submetidos [à tortura], mas o número de testemunhos e a contundência dos relatos que recebemos me levam a crer que não seja um fenômeno isolado. Não creio que qualquer pessoa no governo defenda esse método, mas, em termos estruturais, a tortura ocorre e o torturador fica impune”, afirmou Méndez, que não antecipou números do relatório. Segundo ele, é frequente nos presídios o uso de spray de pimenta, gás lacrimogêneo, bomba de ruído, bala de borracha, choques elétricos e sufocamentos. O especialista da ONU disse que, durante as visitas, constatou a superlotação dos estabelecimentos prisionais, apesar da adoção de medidas como as audiências de custódia, para evitar o crescimento da população carcerária. Segundo o Ministério da Justiça, o Levantamento de Informações Penitenciárias (Infopen) de junho 2014, último disponível, mostra que a população prisional brasileira é superior a 607 mil pessoas e o déficit de vagas passa de 231 mil. As informações são da Agência Brasil.
Pela primeira vez, as Indústrias Nucleares do Brasil (INB) admitiu que um poço localizado na comunidade de Varginha, em Lagoa Real, município limítrofe com Maniaçu, distrito de Caetité, foi contaminado com urânio. Segundo o Movimento Articulação Antinuclear Brasileira, o local deveria ter sido lacrado há três meses, mas até agora nenhum órgão competente tomou as providências necessárias. O prefeito de Lagoa Real, Francisco José Cardoso de Freitas, já teria emitido nota informando que o poço seria fechado por ser considerado impróprio para o consumo humano. Além disso, a comunidade solicitou a análise independente de mais três poços onde a água também pode ter sido contaminada. A denúncia foi feita pelo representante da Comissão Paroquial de Meio Ambiente de Caetité, Gilmar Santos, durante o seminário que discutiu, no último dia 07, em Angra dos Reis (RJ), os impactos e prejuízos do Programa Nuclear Brasileiro. Em julho, a INB teria divulgado um boletim declarando que “as águas dos poços apresentam nível de radiação seguro para consumo”, sem mencionar à contaminação do poço de Lagoa Real. O Movimento Articulação Antinuclear Brasileira a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (IBAMA) caracterizam os relatórios de monitoração ambiental da INB de “incompletos, inconsistentes e inócuos”. Técnicos do Ibama também apontam falhas graves na base do Programa Nuclear Brasileiro, como a falta de manual para situações de emergências e procedimentos gerais de segurança, saúde e meio ambiente e a não correção de várias irregularidades determinadas em diversas ocasiões.
Nesta sexta-feira (14), os integrantes do Tiro de Guerra de Brumado participaram de uma instrução teórica e prática sobre técnicas de luta. Na oportunidade, o professor de artes marciais, Flávio Henrique Ribeiro de Souza, ministrou defesa pessoal utilizando as técnicas israelenses de Krav Maga. O Subtenente Paulo Souza, Chefe de Instrução do TG, disse que em todos os quartéis do Exército os soldados aprendem técnicas de lutas, tanto para defesa pessoal, quanto para ataque. Segundo ele, o importante para os atiradores nessa instrução é o aprendizado da legítima defesa em situações de perigo real com respostas simples, rápidas e objetivas para situações de violência do dia a dia. A técnica mostra ao cidadão comum como se defender, independentemente de condicionamento físico, idade ou sexo. Com origem militar, sua aplicação nas forças de segurança já foi adotada por corporações do mundo inteiro por sua eficiência em combate. O Subtenente disse ainda que pretende desenvolver um projeto no TG, que engloba diversos tipos de artes marciais e que depende de parcerias com os setores público e privado, a fim de que estes proporcionem uma infraestrutura adequada. O projeto visa atingir crianças e jovens com pouco acesso para que todos tenham uma oportunidade de crescimento pessoal e social.
Em Brumado, o Estádio Gilberto Cardoso será inaugurado no próximo dia 22 de agosto, a partir de 15h e a prefeitura municipal convida toda a população para prestigiar o jogo de inauguração, entre a seleção de Brumado e o Sub 20 do Vitória Esporte Clube. Para assistir a partida, basta doar 1 kg de alimento não perecível, o qual poderá ser trocado nas dependências do próprio estádio, na sexta-feira (21).
Quer adquirir o seu Volkswagen 0 km? Então chegou a sua hora! Na Brumauto, em toda linha Gol, você pode comprar seu veículo dando 30% de entrada e dividir o restante em 48 vezes, com taxa de juros de 0,99%. Já em toda linha Fox 1.0, basta oferecer 60% de entrada e dividir o restante em 30 vezes, com taxa de 0%. Vá agora mesmo até a concessionária e converse com um vendedor ou ligue (77) 3441-5000/(77) 3441-5065.
Pai do deputado Marquinho Viana (PV), Ariovaldo Caires Viana recebia R$ 2,5 mil da Assembleia Legislativa da Bahia pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). O contrato de Ariovaldo é de 2012 – quando Marquinho ainda não era deputado, mas ocupava uma cadeira na Câmara Municipal de Barra da Estiva. Contatado pelo site Bahia Notícias, o parlamentar disse que iria provar – mas só na segunda-feira (17) – que seu pai não trabalhou na Casa enquanto ele era deputado. Marquinho negou ainda que seu pai tenha ocupado o cargo por sua influência. “Ele fez seleção pública. Pode perguntar ao presidente Marcelo Nilo (PDT)”, afirmou.
Em seu segundo dia de greve, os guardas municipais de Brumado ficaram acampados na porta de entrada da prefeitura, fazendo protestos e exibindo faixas de insatisfação com o posicionamento prefeito Aguiberto Lima Dias (SD), que não tem recebido os representantes do Sindicado dos Guardas Civis Municipais do Estado da Bahia (Sindguardas). Os guardas cobram a inclusão de 30% de adicionais em seus vencimentos. Muito criticado pela categoria e pelos sindicalistas, o assessor jurídico do município, Acioli Viana, explicou em entrevista ao site Brumado Notícias que, sob o aspecto jurídico, a assessoria que deve se pronunciar acerca da representatividade do Sindguradas registrou que já existe um sindicato no município e não pode haver duas representatividades sindical na mesma base territorial. “Isso é principio constitucional, um princípio da unicidade sindical, um único sindicato representa. Mas veio um pessoal de fora que não faz parte dos servidores municipais e não reconhecemos essa representatividade. Não quer dizer que não sejam legítimas as reivindicações, mas aí cabe ao prefeito recebê-los ou não e até onde poderá atendê-los ou não”, disse o assessor jurídico.
O prefeito Aguiberto Lima Dias reiterou as palavras do assessor e repetiu que não reconhece a representatividade do Sindguardas no município. O gestor afirmou ainda que o município já está negociando com o sindicato dos servidores municipais (Sindsemb) o aumento no salário dos servidores, inclusive dos guarda municipais. Ele justificou que o caixa do município encontra-se no vermelho por conta da sobrecarga na saúde e na educação e da falta dos repasses do estado e da União. “Reconhecemos como sindicato do município apenas o Sindsemb, então não negociaremos a não ser com o Sindsemb. Neste momento, estamos fechando as negociações dos aumentos dos funcionários do município e estão incluídos aí os guardas e os professores. Apresentamos o que a administração tem condições de pagar. Não adianta darmos aumento de salários sem podermos pagar. Os recursos da União e do estado estão caindo cada vez mais, por isso temos que administrar esses recursos com o pé no chão”, pontuou o prefeito.
Através da secretaria de desenvolvimento social e cidadania, a prefeitura municipal de Brumado inaugurou na manhã desta sexta-feira (14) a Casa Bolsa Família. O prédio alugado recebeu a contrapartida de logística da prefeitura, como mobílias, divisória e sistema de refrigeração. O local conta com pré-recepção, uma recepção com cinco guichês de atendimento, almoxarifado e cozinha. A solenidade de descerramento da placa inaugural contou com a presença da secretária de desenvolvimento social, Thames Narvais, do prefeito Aguiberto Lima Dias (SD), vereadores e demais secretários municipais, além dos funcionários do setor, representantes dos órgãos ligados à secretaria e convidados.
Em entrevista ao site Brumado Notícias, Thames Narvais destacou que uma das vantagens da casa é o atendimento mis humanizado aos usuários. “Os atendimentos são pré-agendados e por isso os usuários recebem uma atenção mais digna, sem ter que se preocupar com as extensas filas em busca do beneficio”, disse ela. Já o prefeito Aguiberto Lima Dias apontou que o Bolsa Família tem sido de grande valia para as famílias de baixa renda do município. O gestor relatou que há cerca de 13.200 beneficiários inseridos no cadastro único para programas sociais (CadÚnico) e desse total 7.500 estão cadastrados no Bolsa Família. “Essa casa dará sim um grande diferencial aos beneficiados de nossa cidade”, garantiu o gestor. A Casa Bolsa Família fica localizada na Avenida Dr. Guilherme Dias, próximo ao escritório regional da Coelba.