Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
08/2017
fechar

'Emenda parlamentar é troco de caixa para reeleição', dispara prefeito de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Embora o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) tenha lançado a corrida de medalhas para premiar os deputados que mais captarem recursos para o município, o gestor disse em entrevista ao site Achei Sudoeste que não concorda com esse modelo da atual constituição que dá poder executivo aos parlamentares. Para o prefeito, isso fomenta a corrupção e a perpetuação do parlamentar no cargo. “As emendas parlamentares que permitem aos deputados investirem em obra é uma jabuticaba brasileira, pois em parte nenhuma do mundo o parlamentar é gestor, ele é um legislador. No Brasil, a prática do toma lá da cá é muito comum e faz com que essa constituição madrasta esteja completamente ultrapassada”, disparou. Mesmo sendo contrário ao ex-presidente Lula, Vasconcelos disse apoiar sua linha de pensamento sobre a reforma geral da constituinte. “Até concordo com o Lula que de vez em quando acerta uma, quando ele disse que essa constituição já passou do tempo de ser atualizada, pois só há um jeito de inibir a corrupção: criando uma nova constituinte”, completou. Em seguida, o prefeito argumentou que o parlamentarismo brasileiro, seja nas câmaras municipais, nas assembleias estaduais ou nas câmaras federais, tem sido praticado em causa própria, apenas para favorecer a permanência do deputado no cargo. Ele apontou ainda que as emendas parlamentares dão aos deputados o poder de executivo, porque são embasados na atual constituinte que mais apregoa a corrupção do que a busca do bem comum. “Aparentemente, se vê levar vantagens para as bases, mas na verdade a troca de emendas e favores visa mais a reeleição do parlamentar. Isso vale em todos os ângulos, até com os vereadores que não se importam em desviar recursos da saúde, mas querem pavimentar a estrada por onde vai passar seu eleitor para garantir sua reeleição”, finalizou.

Polícia Rodoviária Estadual apreende motocicleta com restrição de roubo em Anagé Foto: Divulgação/PRE

No início da tarde da última terça-feira (15), uma guarnição do Tático Ostensivo Operacional (TOR) apreendeu uma motocicleta com restrição de furto/roubo na BA-262, na cidade de Anagé, no sudoeste baiano. No local, os policiais abordaram José Aguiar de Almeida, 55 anos, que não apresentou os documentos pessoais nem do veículo. Ao se fazer a consulta da moto no sistema, foi constatada a irregularidade. O condutor e a motocicleta foram apresentados na delegacia de Anagé para adoção das medidas legais. Na unidade, o condutor foi preso em flagrante por receptação. 

Bate-bocas marcam votação de projeto durante sessão na câmara de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Os vereadores estavam alterados durante a sessão legislativa desta segunda-feira (14) e o tom ficou ainda mais acirrado após a votação dos projetos e indicações. Já se percebia um clima tenso na plenária apenas pela apresentação do projeto da vereadora Lia Teixeira (PDT), que visa por fim ao recesso parlamentar do mês de junho. Na leitura do mesmo, foi mencionado que todos os vereadores prescreveram o projeto, no entanto, os parlamentares José Ribeiro Neves (PT) e Edmilson Aguiar (PV) se pronunciaram contrários, pedindo a correção do texto e informando que os mesmos não subscreveram o projeto. O líder do PT, José Ribeiro Neves justificou que o corte do recesso de junho não faria diferença, uma vez que a câmara continua ativa no período. Os parlamentares ainda cobraram uma atualização do regimento interno da câmara, considerado por eles como obsoleto para a atual realidade da casa legislativa. Já o presidente da mesa diretora entrou em defesa do projeto da vereadora, apontando que a proposta de tirar o recesso do meio do ano mantém a câmara mais ativa em prol dos interesses da comunidade. 

Bate-bocas marcam votação de projeto durante sessão na câmara de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O estopim dos bate-bocas foi mais uma vez um projeto oriundo do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), de número 021/2017, que solicita ao legislativo o remanejamento de recursos. O projeto já vinha se arrastando na casa; por duas sessões, os vereadores o tiraram de pauta cobrando mais esclarecimentos acerca do assunto. Ainda não satisfeitos com a falta de justificativa do executivo, os vereadores de oposição estavam decididos a reprovar o projeto, porém, no momento da votação, permaneceram em posição de aprovação. Após a convocação para ordem do dia, o petista se enfureceu e chegou a dizer que o presidente da casa usou de má fé na forma como conduziu a votação e pediu para excluir seu nome da mesma. “Você me respeite, senhor vereador”, esbravejou Léo Vasconcelos (PDT), com o dedo apontado para José Ribeiro e até pediu para o operador de som cortar o microfone do petista. Já o vereador Edmilson Aguiar assumiu que passou despercebido no momento da votação. Após algumas considerações, os parlamentares entraram em consenso e se desculparam diante das ofensas. O projeto do prefeito retornará para segunda votação na próxima sessão e a proposta de por fim ao recesso junino entrará em primeira votação.  

Ivana Bastos reivindica melhorias para Palmas de Monte Alto ao governador Rui Costa Foto: Camila Queiroz

O governador Rui Costa (PT) recebeu a deputada estadual Ivana Bastos (PSD) e o prefeito de Palmas de Monte Alto, Manoel Rubens (PSD). Durante a reunião, foram pautados assuntos relacionados às obras de melhorias de infraestrutura na sede municipal, em comunidades rurais e no acesso à saúde no município. Foram reivindicadas intervenções no Hospital Municipal Milton Faria Laranjeiras para melhorar as condições de atendimento da unidade, através da aquisição de diversos equipamentos. Já na área de infraestrutura, foi solicitada a construção de uma ponte sobre o Rio das Rãs, que ligará o distrito do Espraiado, localizado em Palmas de Monte Alto, ao distrito de Vesperina, no município de Riacho de Santana. A obra, quando pronta, beneficiará cerca de 12 mil habitantes dos dois distritos, além dos inúmeros motoristas que trafegam pela via. Ainda durante a reunião, foi apresentada a necessidade da cessão de uso dos antigos prédios onde funcionavam os anexos do Colégio Estadual Anísio Teixeira para abrigar alguns órgãos da estrutura administrativa da prefeitura. O governador encaminhou os pedidos para os respectivos órgãos e informou que o Governo do Estado fará o possível para atender as necessidades em pauta.

Paramirim reduz salários de prefeito, vice, secretários, servidores comissionados e contratados Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última semana, a Prefeitura Municipal de Paramirim publicou no Diário Oficial o Decreto nº 169, de 7 de agosto de 2017, que dispõe sobre adoção de medidas para redução de despesas com pessoal. De acordo com o documento, os subsídios do prefeito, vice-prefeito e secretário serão reduzidos em 10%. Também serão reduzidos na mesma proporção os salários dos cargos de confiança e comissionados estabelecidos na Estrutura Administrativa Municipal, exceto os vinculados ao Plano de Carreira e Remuneração do Magistério Público Municipal. Todos os servidores contratados temporariamente terão os salários reduzidos em 10%, assegurado o recebimento do salário mínimo.  As medidas levam em consideração a crise econômica que o país atravessa. O decreto foi assinado pelo prefeito Gilberto Martins Brito (PSB).

Caetité promove 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde Foto: Thayná Lima

Na segunda-feira (14), a Prefeitura de Caetité realizou, através da Secretaria Municipal de Saúde, a 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde. Na ocasião, cerca de 300 pessoas discutiram o tema “Vigilância em Saúde: direito, conquistas e defesa de um SUS público de qualidade”. O evento teve como objetivo analisar as prioridades constantes no Documento Orientador e elaborar propostas para o fortalecimento dos programas e ações de implementação da Política Municipal de Atenção Integral de Vigilância em Saúde. Em seguida, elas serão encaminhadas e discutidas na Conferência Estadual e, posteriormente, na Conferência Nacional. Compuseram a mesa de abertura a vice-prefeita de Caetité, Jaquele Fraga, a secretária municipal de Saúde, Cynthia Lopes, o vereador Jairo Fraga, a palestrante Silvana Portela e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Roberto Laranjeiras. Jaquele destacou que a força social tem o poder de revigorar e impulsionar o SUS e que são em espaços democráticos como as conferências que políticas são debatidas e construídas. Após os debates, foi elaborado um documento final e feita a eleição dos delegados que participarão da etapa estadual.

Liberação de comportas provoca devastação de balneário em Paramirim Foto: Reprodução/Facebook

Em Paramirim, uma tragédia praticamente destruiu todo o leito do rio, arrastando vegetação, muita lama e sujeira que avançaram sobre o balneário turístico da cidade devastando tudo o que encontrou pela frente. Tudo isso por conta da liberação de mais de um milhão de metros cúbicos do reservatório do Zabumbão. Tal liberação teria sido autorizada pela Agência Nacional de Águas (ANA), sob a alegação de uma suposta vazão a jusante do açude Zabumbão. Além dos prejuízos, ficou evidente o estado em se encontra a água consumida na cidade devido ao odor insuportável. Ao longo dos anos, foram denunciados os garimpos clandestinos que assoreiam nascentes e poluem as águas, invasões, loteamento das margens, criação de gado, desmatamentos, irrigações ilegais, avanço das cercas para dentro do leito, queimadas e até incêndios criminosos, além do lançamento de esgotos in natura que se acumulam no fundo do lago. De acordo com o Jornal O Eco, a água não consegue chegar nem ao vizinho município de Caturama. O incidente que ocorreu na tarde desta segunda-feira (14) é um sério alerta para que se promova uma ampla mobilização pela salvação da barragem, pela reflexão sobre a incompetência na gestão dos recursos hídricos e a forma equivocada de gestão das águas. A questão é que Paramirim e demais cidades que são abastecidas com as águas do Zabumbão estão diante de um risco evidente de desabastecimento por falta de cuidados com as nascentes, falta de ações de proteção ao rio e à barragem que representa a segurança hídrica da região.

Henrique Meirelles anuncia teto para o rombo do governo de R$ 159 bilhões Foto: Reprodução/Wikipédia/Carlos Barretta

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, anunciou nesta terça-feira (15) a nova meta fiscal do governo para 2017 e 2018, que prevê rombo de R$ 159 bilhões para cada ano. Atualmente, o Palácio do Planalto tem autorização do Congresso Nacional para que o déficit nas contas públicas fique em até R$ 139 bilhões, em 2017, e em até 129 bilhões, em 2018. O governo federal vai precisar encaminhar à Câmara e ao Senado um novo projeto que passe a autorizar que suas despesas superem a arrecadação com impostos e contribuições em até R$ 159 bilhões. O anúncio de uma nova meta já era aguardado, mas sofreu sucessivos adiamentos ao longo dos últimos dias.

Omissão dos servidores enfraquece sindicato nas negociações salariais com a prefeitura de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A prefeitura de Brumado está perto de ganhar a queda de braço com o sindicado nas negociações para o reajuste salarial dos servidores públicos municipais. Na última mesa de negociações, a administração fez a proposta de 2% para o mês de setembro e mais 2% para o mês de novembro, sem o retroativo. A proposta foi apresentada em assembleia na última quinta-feira (10), porém das centenas de filiados ao sindicato, apenas 08 compareceram à reunião e decidiram por unanimidade rejeitar a proposta da prefeitura. Nesta terça-feira (15), o presidente do sindicato dos servidores públicos municipais de Brumado (Sindisemb), Edilson Costa, encaminhou ofício à prefeitura com duas contrapartidas decididas em assembleia: os servidores propuseram receber 4% integral neste mês de setembro ou o parcelamento com 2% em setembro, e mais 2% com o retroativo em novembro. No entanto, a maior queixa do sindicalista não está nos baixos números ofertados pela administração, mas sim com a omissão dos servidores que não têm comparecido às assembleias para debater as propostas. “Já vimos que os servidores estão desanimados, digo até acovardados. Não há união de classe e, dessa forma, o sindicato fica enfraquecido na mesa de negociações, pois a administração julga que, com a omissão, os servidores não estão interessados em terem seus salários reajustados e daí oferta qualquer coisa. O sindicato sozinho não terá êxito. Se o servidor associado não participar, a administração é quem vai ditar o reajuste a ser efetuado. Só não quero que venham reclamar depois dizendo que o sindicato não é atuante, pois quem não está atuando são os mais prejudicados, os próprios servidores”, desabafou o sindicalista em entrevista ao site Achei Sudoeste. Segundo ele, com a o recuo dos servidores, caso a prefeitura se negue a pagar o que foi pedido em assembleia, o sindicato não se posicionará sozinho em declarar greve, irá apenas judicializar o processo.

Câmara de Brumado disponibiliza áudio da última sessão legislativa

O áudio das sessões da Câmara Municipal de Brumado está disponibilizado no site oficial www.cmbrumado.ba.gov.br. O objetivo é fazer com que a população tenha conhecimento das discussões que acontecem nas sessões. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações cuja finalidade é promover maior interação com as pessoas na busca do desenvolvimento da cidade. Clique aqui e ouça o áudio.

Brumado: Professor é condenado por agredir o filho do prefeito durante discussão no Legislativo Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após sessão extraordinária realizada no dia 24 de março deste no, o professor Gilvan Moreira da Silva, representante do Sindicato dos Professores de Brumado (APLB) e o ex-secretário de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Rodrigo Cunha Vasconcelos, filho do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), acabaram discutindo no meio da plenária e se agrediram. Na época, os vereadores haviam acabado de votar projetos de lei de autoria do Executivo, dentre os quais uma proposta que visava unificar os sindicatos de todas as categorias. Exaltado, o professor desferiu um soco contra o então secretário, que revidou. Eles foram separados pelos presentes, que apaziguaram os ânimos. 

Brumado: Professor é condenado por agredir o filho do prefeito durante discussão no Legislativo Foto: Reprodução/Youtube

Em audiência de instrução, foram ouvidas testemunhas de defesa e acusação. As imagens de vídeos feitas no momento da discussão também foram anexadas ao processo. O Juiz Rodrigo Souza Britto julgou procedente os pedidos para condenar a parte acionada a pagar indenização por danos morais no valor de R$ 2.500,00. Não havendo pagamento voluntario, no prazo de 15 dias, contados do trânsito em julgado da sentença, independente de nova intimação, o montante da condenação será acrescido de multa no percentual de 10%.

Músicos brumadenses participam do XLI Festival de Música Popular de Ibotirama Foto: Divulgação

Os brumadenses Chiquinho Amorim e Sílvia Mello defenderam durante o XLI Festival de Música Popular de Ibotirama (FEMPI), realizado nos dias 11 e 12 deste mês, a canção “Flor do Lácio”, dos compositores paulistas Fernando Cavallieri e Zé Edu Camargo. Os artistas levaram, mais uma vez, o nome de Brumado ao cenário musical da Bahia e do Brasil. “Os festivais que estão nascendo deixem nascer e os que nasceram não deixem morrer”, disse o músico e instrumentista Chiquinho Amorim.

MP vai processar prefeito pela ausência de nomeação de concursados em Livramento de Nossa Senhora Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Ministério Público da Bahia irá processar prefeito de Livramento de Nossa Senhora, José Ricardo Assunção Ribeiro (Rede), pela ausência de nomeação de concursados. Em entrevista à 88 FM, o promotor de Justiça Millen Castro Medeiros de Moura criticou a postura da administração em relação à forma de conduzir os cargos públicos municipais, mantendo diversos funcionários contratados. Em sua fala, o Promotor deixou subentendido que achou estranho o fato de os primeiros servidores temporários demitidos pela administração municipal terem sido justamente os carcereiros que prestavam serviço auxiliar na custódia dos presos de justiça, mantidos na Delegacia de Livramento, o que acabou dificultando os trabalhamos na unidade. O promotor pontuou ainda que é necessário que a população se manifeste e que os vereadores tenham uma posta mais enérgica. “O que acontece é que a população tem que ver que não basta ficar reclamando, tem que existir o controle social. Controle social significa ir questionar na Câmara, os vereadores não são prestadores de serviço de ambulância, e de dar remédio, e nem de ficar fazendo favor, nem de ficar ajudando time de futebol. Vereador é para fazer a fiscalização do trabalho da gestão”, alertou.

Congresso das Testemunhas de Jeová reúne mais de 2400 pessoas em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Mais de 2400 Testemunhas de Jeová e apreciadores se encontraram durante o Congresso Regional que foi realizado no Ginásio de Esportes Antônio Alves Ribeiro, em Brumado, durante este final de semana. Várias caravanas de cidades da microrregião estiveram presentes nos três dias de evento, que começou na última sexta-feira (11). O congresso trouxe um tema motivacional: “Não Desista”, baseado em algumas passagens bíblicas. O evento contou com grande dinâmica e palestras; os congressistas também deram bastante atenção aos vídeos que apresentaram conselhos bíblicos direcionados para a vida, ministério cristão, vida familiar e convivência social, além de entoarem belos cânticos de louvor. Atualizada com os avanços da tecnologia, a maioria dos presentes pode acompanhar os discurso com o uso de tabletes e smartphones e utilizaram Bíblias, publicações bíblicas, cancioneiros e o programa do congresso em formato eletrônico . Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Leandro Silva, superintendente do programa do congresso, destacou os temas relacionados à vida familiar e alertou aos pais quanto aos cuidados preventivos diante das ações de pedófilos e contra aqueles que promovem males às crianças e adolescentes, principalmente na internet. 

Congresso das Testemunhas de Jeová reúne mais de 2400 pessoas em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A maioria das palestras desenvolvidas no sábado (12) foi direcionada a educação das crianças e dos adolescentes, que ao final da tarde ainda apreciaram o lançamento atualizado da publicação Meu de Livro de Histórias Bíblicas, que agora passa a se chamar “Aprendas com as histórias da Bíblia”. O livro retrata 103 histórias da Bíblia, com ilustrações e linguagem fácil. A publicação também está disponível no site oficial www.jw.org e, em breve, a versão impressa passará a ser distribuída ao público em geral através da pregação de casa em casa. “Nossa principal motivação de estarmos reunidos é para obtermos os ensinamentos da Bíblia e aplicarmos em benefício da nossa sociedade. Não somos os melhores cidadãos, mas queremos ser cidadãos melhores, como melhores pais, melhores cônjuges, melhores filhos e melhores vizinhos. A Bíblia destaca o papel a ser desempenhado por cada um de nós em nosso meio social e nós buscamos alcançar esse objetivo: nos tornar cidadãos melhores através da instrução bíblica”, pontuou o coordenador.

Magnesita bate o Vila e garante vaga para final do campeonato brumadense de futebol sub-20 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O time do Magnesita bateu o Vila Presidente Vargas por 2x0 em partida válida pelas semifinais do Campeonato Brumadense Sub-20 e assegurou a primeira vaga na grande final da competição. O jogo aconteceu na manhã deste domingo (13), no Estádio Municipal Gilberto Cardoso. A partida foi bastante disputada, porém o Magnesita soube aproveitar melhor as chances que criou e conseguiu construir o resultado que o classificação para a final. Agora, o time azul-alvo espera o confronto entre Vitória e Botafogo, que jogam no próximo domingo (20) pela manhã com os portões abertos ao público.

Brumado vai receber programa estadual de atividades físicas e lazer Foto: Divulgação

O Governo do Estado lançou o Programa de Esporte e Lazer da Cidade (Pelc) Bahia - Esporte, Diversão e Lazer para Você, que vai instalar 100 núcleos em 78 municípios baianos. A cidade de Brumado, além de outras da região, estão nessa lista. A ideia é levar esportes e outras atividades para 40 mil pessoas, de todas as idades, além de promover a inclusão de pessoas com deficiência. São mais de R$ 18 milhões em investimentos, através de convênio entre a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) e o Ministério do Esporte, para atender a 25 territórios de identidade, cerca de 400 pessoas por núcleo, que começam a ser implantados até o próximo mês. Além de modalidades esportivas, como caminhada, ginástica, karatê, natação, canoagem, voleibol e futebol, ainda há espaço para ações culturais e artísticas. O lançamento foi feito pelo governador Rui Costa (PT), no Centro Pan-americano de Judô, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, com a presença dos agentes dos núcleos e prefeitos das cidades que receberão unidades do programa. O programa, que vai gerar mais de 700 empregos, levará atividades para as cidades selecionadas nos próximos 20 meses.

Prefeitura de Brumado emite nota de despejo para estudantes da Reusb em Vitória da Conquista Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última sexta-feira (11), os 21 alunos que moram na Residência dos Estudantes Universitários e Secundaristas de Brumado (Reusb), na cidade de Vitória da Conquista, foram pegos de surpresa com uma notificação de despejo emitida pela prefeitura de Brumado. Na nota, a administração diz que não efetuará mais o pagamento do aluguel no valor de R$ 2.300. “Solicitamos encarecidamente que desocupem o local até o final do mês de agosto”, reza parte da notificação. Os estudantes serão inseridos em uma espécie de programa de benefício social e receberão uma bolsa auxílio. Tal programa deverá ser encaminhado à câmara de vereadores para ser aprovado pelo parlamento. No entanto, se sentido ameaçados com a notificação de despejo, os estudantes compareceram à sessão legislativa na noite desta segunda-feira (14) e pediram esclarecimentos da administração. Usando a tribuna livre, a representante da classe estudantil Joanne Vale mencionou que a prefeitura está descaracterizando seu próprio tema de governo: que é Educar Para Libertar. “Que educação é essa que busca prejudicar os estudantes? A prefeitura está equivocada em fazer essa ilação”, disse. Joanne declarou ainda que, de acordo com a proposta da prefeitura, apenas poucos estudantes seriam enquadrados no perfil para receberem a bolsa auxílio, o que tiraria dos demais o sonho de concluir os cursos em busca de qualificações profissionais. 

Prefeitura de Brumado emite nota de despejo para estudantes da Reusb em Vitória da Conquista Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

“Não deixamos familiares e amigos para traz para irmos brincar de casinha em Vitória da Conquista. Estamos nos sacrificando em busca de qualificações que não existem em nossa terra natal. É uma casa organizada, mas cheia de conflitos que precisamos resolver em equipe, pois são 21 pessoas de formações diferentes aglomeradas. Será que a prefeitura julga que deixamos o aconchego da nossa casa porque gostamos de conflitos e de passar necessidade longe dos nossos pais?”, indagou a estudante. Segundo ela, na maioria das vezes, as únicas coisas que se encontram para alimentação na casa são arroz, macarrão e feijão. “Passamos muitas necessidades na casa e nenhum representante da prefeitura compareceu para nos indagar se carecemos de algum auxílio. Aí quando a prefeitura resolve falar conosco é por meio de uma ordem de despejo. Isso nos entristece. Portanto, senhores vereadores, estamos aqui para pedir encarecidamente aos senhores que são representantes dos interesses do povo brumadense, e nós fazemos parte desse povo, que, se por ventura esse projeto de despejo e criação da bolsa auxílio vier para essa câmara, não aprovem. Tudo o que queremos é poder contar com o apoio de vocês para podermos alcançar nossos objetivos e nossas formações acadêmicas”, apelou a estudante. Após o pronunciamento, ela ouviu promessas de apoio das bancadas. Já o presidente da câmara, Leonardo Vasconcelos (PDT), pediu ao líder do prefeito, Reinaldo Brito (PSB), para interceder junto à secretaria municipal de educação, Acácia Gondim, e ao prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) no intuito de receberem uma comissão dos estudantes para tratar do assunto. A comissão foi formada e vários vereadores se prontificaram a acompanharem a comissão dos estudantes junto à administração brumadense.

Voluntários promove mutirão de limpeza na BA-148 entre os municípios de Livramento a Rio de Contas Foto: Alberto Lopes

Um grupo de voluntários promoveu um mutirão de limpeza nas duas margens da BA-148, entre os municípios de Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas. Cerca de 20 pessoas participaram da ação. Garrafas pet, latas de bebidas, chinelos, roupas, embalagens plásticas, bitucas de cigarro e embalagens de papel foram retirados da rodovia. Os sacos de lixo e luvas de proteção foram adquiridos pelos próprios voluntários. O grupo abordou vários motoristas a fim de conscientizá-los sobre o problema do lixo na estrada e em pontos turísticos na Serra das Almas. Todo o material recolhido foi encaminhado para reciclagem. Segundo os voluntários, a mobilização teve início após perceberem o descaso em que se encontra a estrada e os pontos turísticos da cidade. Atirar objetos de dentro do carro é infração média, com multa de R$ 85,13 e quatro pontos na carteira.

Urandi: Vice-prefeito morre em grave acidente na BR-122 no norte de Minas Gerais Foto: Divulgação/Samu

Na manhã desta terça-feira (15), um grave acidente de carro registrado na BR-122, no norte de Minas Gerais, tirou a vida do vice-prefeito da cidade de Urandi, Valmir da Costa Dantas (PDT), o Valmir do Posto. Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), próximo ao Povoado de Camarinhas, em Francisco Sá, dois carros bateram de frente e quatro pessoas naturais de Urandi morreram no acidente, dentre as quais o vice-prefeito. 

Urandi: Vice-prefeito morre em grave acidente na BR-122 no norte de Minas Gerais Foto: Divulgação/Samu

Testemunhas disseram que o motorista de um dos veículos envolvidos na colisão, com placa da cidade de Janaúba, teria perdido o controle da direção. O carro rodou na pista e bateu de frente com o veículo com placa da cidade de Urandi, que seguia no sentido contrário. Dois homens e uma mulher morreram na hora devido à gravidade do impacto.

Umburanas vence Califórnia e vai a final em busca do bi no campeonato brumadense de futebol Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Foi uma partida dramática, de tirar o fôlego dos torcedores que compareceram ao Estádio Gilberto Cardoso, na tarde do último sábado (12), para acompanhar o duelo entre Umburanas e Califórnia, válido pela primeira partida das semifinais do Campeonato Brumadense de Futebol 2017. O Umburanas dominou o primeiro tempo, sabendo aproveitar bem as oportunidades e conseguiu construir o resultado de 3x1 na primeira etapa. Porém, no segundo tempo, o time recuou e assistiu o Califórnia avançar e marcar o segundo gol. Daí em diante, o time e azul e amarelo sufocou o atual campeão com muitos lances de perigo, com direito a bola na trave. Já próximo ao término do jogo, o Umburanas se viu ainda mais ameaçado com a expulsão do atacante Ricardo. Com um a mais, o técnico adversário projetou ainda mais seu time ao ataque, porém, já nos acréscimos do tempo regulamentar, o Califórnia sofreu com o ditado mais popular do futebol: “quem não faz leva”. O time do Umburanas conseguiu arrancar um pênalti aos 47 minutos, convertido pelo armador Danilo, o que ditou o placar final: Umburanas 4 x 2 Califórnia. Com o resultado, o Umburanas vai à final em busca do bicampeonato. O adversário será conhecido no próximo final de semana, no confronto entre Magnesita e Vitória, que também deve ser antecipado para o sábado (18) por conta do jogo da seleção local no Campeonato Intermunicipal de Futebol, que será no domingo (19).

Viação Catarino lança aplicativo para usuários acompanharem a rota dos ônibus em tempo real

Os usuários da Viação Catarino poderão acompanhar em tempo real a rota dos ônibus. Para isso, basta baixar o aplicativo RotSat através do site www.rotsat.com.br ou ligar para (77) 3453-1734 a fim de solicitar a liberação da ferramenta. Em seguida, digite o usuário “Catarino” e a senha “Popular” e acompanhe a rota dos ônibus online. Em parceria com a Portsat, a Viação Catarino irá fixar em vários pontos de ônibus da cidade wi-fi gratuito para que a população possa ter amplo acesso ao sistema. Com o aplicativo RotSat, você sabe a localização exata do seu ônibus e se programa para fazer a sua viagem com agilidade e praticidade. A Viação Catarino fica localizada na Avenida Lindolfo Azevedo Brito, 101. O telefone é (77) 3441-3650.

SMTT tenta implantar escola pública de condutores para pessoas de baixa renda em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) está buscando mecanismos para implantar uma escola pública de formação de condutores na cidade de Brumado. A intenção é ofertar um equipamento público para auxiliar pessoas de baixa renda a adquirirem a habilitação gratuitamente. “Esse público alvo não possui renda para custear os valores cobrados pelas autoescolas e já foi percebido que muitos perdem oportunidades no mercado de trabalho por simplesmente não possuírem uma habilitação. Essa é nossa intenção: criar oportunidades ao cidadão comum através da sua habilitação”, explicou o superintendente municipal de trânsito, André Cardoso ao site Achei Sudoeste. Para que o projeto se torne realidade, a SMTT está buscando informações sobre os trâmites legais junto ao Detran-Bahia e à 18ª Ciretran, além dos custos de manutenção. Um projeto será elaborado e apresentado na câmara de vereadores para aprovação, caso os levantamentos financeiros sejam aprovados pelo setor administrativo da prefeitura.

Fisioterapia: A importância na promoção e recuperação da saúde na Clínica Mais Vida

Considerada atualmente uma das ciências com maior desenvolvimento, gerando a cada dia mais e melhores conhecimentos, a Fisioterapia tem como uma das finalidades primordiais promover a melhora do quadro clínico do paciente, melhorando consequentemente a sua qualidade de vida. Atua no pré-cirúrgico, pós-cirúrgico, em casos pediátricos, ortopédicos, geriátricos e neurológicos, o que a torna necessária e determinante na reabilitação, com excelentes resultados através de intervenções direcionadas, específicas e individualizadas. A fisioterapeuta Camila Dias, profissional do quadro da Clínica Mais Vida, desenvolve um trabalho especializado, atuando de forma qualificada e experiente em problemas que afetam a função e a mobilidade de uma pessoa devido a dores, envelhecimento, lesões, doenças, incapacidades, com uma avaliação que considera aspectos físicos, emocionais e sociais. Camila Dias também oferece tratamentos na área da estética, promovendo a autoestima e o bem-estar através de drenagem linfática corporal e facial, assim como a drenagem linfática no pós operatório. Agende sua consulta com a fisioterapia Camila Dias. Na Clínica Mais Vida. O movimento do corpo é um elemento essencial à saúde e ao bem-estar. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496.

Arquivo