Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
08/2018
Major Souza Dias apresenta relatórios de ações do início do segundo semestre em Brumado e região Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em Brumado, Major Adriano Souza Dias, apresentou um relatório das ações da companhia referente ao início do segundo semestre desse ano. Segundo o Major, algumas operações têm sido desencadeadas na região e a tropa está motivada e segura no desempenho de suas funções. Nesse período, de acordo com os dados apresentados pelo comandante, 40 marginais foram presos, 08 adolescentes detidos, 14 pessoas conduzidas à delegacia, onde foram lavrados termos circunstanciados de ocorrências, referentes a crimes de menor potencial ofensivo, 06 mandados de prisões foram cumpridos, 11 armas de fogo e 06 armas brancas foram retiradas de circulação e 16 veículos foram recuperados. Para o Major, os números são bastante expressivos dentro do cenário da região sudoeste. “Isso conforta, isso nos motiva, nos dá força para que a gente busque melhorar a prestação dos serviços de segurança pública”, afirmou.

Major Souza Dias apresenta relatórios de ações do início do segundo semestre em Brumado e região Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Major ressaltou ainda que a 34ª CIPM trabalha com os serviços de inteligência buscando sempre se antecipar aos fatos, visto que, segundo ele, não adianta trabalhar em cima do fato já consumado. O objetivo, conforme explicou, é prender os marginais, retirar as armas de circulação e evitar que os crimes sejam cometidos. “Temos três grandezas que nós analisamos. A primeira são os indicadores. Os índices de crimes violentos, letais e intencionais e os crimes violentos contra o patrimônio. A segunda grandeza é tudo aquilo que a unidade faz para atingir a diminuição desses indicadores primeiros. É o que nós chamamos de indicadores de esforços. A gente contabiliza nossas prisões, abordagens, operações, nossas ações sociais. Tudo aquilo que, tangencialmente, vai fazer com que os índices diminuam. E a terceira grandeza, dentro desse raciocínio, é a produtividade policial militar. Aquilo que a polícia produz em números, aquilo que traz resultados. Então, as prisões, apreensões, os veículos recuperados e autuados. Tudo isso faz parte da produtividade. Nós tratamos dentro do planejamento operacional dessas três grandezas e vamos, paulatinamente, aferindo e fazendo uma regra de três composta para saber como está a evolução do policiamento”, finalizou.

Brumado: Secretário de Saúde fala sobre atividades no Hospital Magalhães Neto após instalação das UTI's Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Secretário Municipal de Saúde, Cláudio Feres, falou sobre as atividades no Hospital Professor Magalhães Neto após a instalação das Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s) adulto e neonatal. Segundo o secretário, o fluxo e a complexidade do atendimento de saúde no município mudaram. Hoje, ao invés de encaminhar os pacientes para outros centros de saúde, como Vitória da Conquista e Salvador, Feres informou que o município tem recebido diversos pacientes da região, trazendo uma visibilidade grande para a cidade. Conforme explicou, o Hospital Municipal tem sido estruturado, inclusive com a oferta de diversos serviços. Segundo ele, uma nova ampliação está sendo projetada, contemplando a construção de mais duas enfermarias. “Hoje, somos referência em ortopedia na região sudoeste. A central de regulação de Vitória da Conquista vem drenando vários municípios e muitas solicitações de cirurgias ortopédicas para o município de Brumado. São várias ações que esse governo vem promovendo, colocando a saúde como uma das principais pautas”, destacou.

Brumado: Secretário de Saúde fala sobre atividades no Hospital Magalhães Neto após instalação das UTI's Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O secretário ainda adiantou, em primeira mão, que esteve em Salvador, na Secretaria Estadual de Saúde, viabilizando a implantação de um prontuário eletrônico no Hospital Municipal a fim de reduzir os custos e o tempo de internação, conhecendo de fato o custo/leito do hospital. Sobre o corte das gameleiras que foram plantadas no hospital desde a sua fundação, o secretário disse que a decisão teve de ser tomada em prol do atendimento na unidade. Isso porque, segundo ele, alguns leitos estavam inativados, visto que as raízes das árvores invadiram os sanitários desses quartos. O hospital possui 120 leitos, porém estava operando, diariamente, em média, com 110 a 115 pacientes internados por conta da situação. “O hospital está ficando pequeno diante do volume de atendimentos e não podemos perder nenhum quarto (...) Assim que a poda for concluída, os quartos serão reformados e novamente ativados”, afirmou Feres.

Brumado: Programa de Aquisição de Alimento do Leite é retomado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sesoc), por meio da Coordenação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Leite, informa à população sobre o retorno do programa a partir desta terça-feira (21). O Município faz a distribuição de mil litros de leite por dia para crianças de 02 a 07 anos que se encontram em situação de vulnerabilidade social, matriculadas nas escolas e creches cadastradas no programa e   inscritas no Cadastro Único, do Governo Federal. Segundo a Sesoc, devido a questões de ordem burocrática, a Associação dos Pequenos Produtores de Leite não pode fornecer o alimento no período de junho de 2018 a meados de agosto de 2018.

'Meu país merece mais respeito', afirma FHC em resposta a Lula Foto: Reprodução

Em artigo publicado ontem, pelo jornal inglês Financial Times, o ex-presidente  Fernando Henrique Cardoso rebate as afirmações feitas pelo seu sucessor na Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em texto divulgado semana passada no The New York Times, onde o petista condenado e preso pela Operação Lava Jato afirma que há um golpe de direita em andamento no Brasil para que ele não concorra às eleições deste ano. FHC afirma que Lula retrata o País como uma “democracia em ruínas”, na qual a lei foi usada de maneira arbitrária para minar o petista e seu partido, o que não é verdade. “Meu país merece mais respeito”, cobrou o ex-presidente tucano.  No artigo, FHC afirma que a visão sobre o Brasil do seu sucessor, Luiz Inácio Lula da Silva, é uma “ficção danosa”. “Meu sucessor como Presidente falsamente se apresenta como vítima de uma conspiração da 'elite'”, acusou, acrescentando que o retrato pintado pelo petista de que o País conta com uma democracia em ruínas, na qual o Estado de Direito deu lugar a medidas arbitrárias destinadas a enfraquecê-lo e a seu partido, não é verdade.

Em seguida, FHC diz que a visão de Lula "é uma versão peculiar das últimas décadas da história do Brasil, na qual ele, às vezes, aparece como o salvador do povo e, às vezes, como vítima de uma conspiração de “elite”. O ex-presidente escreve ainda que o caso de Lula não é isolado e que, no Brasil, há políticos de todos os partidos na prisão e salienta que a Operação Lava Jato descobriu um esquema de desvio de bilhões de dólares para o Partido dos Trabalhadores (PT), de Lula. “O Brasil está passando por um doloroso, mas necessário processo de reaplicação da sua vida pública, e as ações do Ministério Público Federal e do Poder Judiciário fazem parte disso. Nem sempre me sinto à vontade com a extensão das penas impostas ou com a expansão da prisão preventiva, na qual o acusado é preso antes mesmo de seu primeiro julgamento em um tribunal inferior. É uma grave distorção da realidade, no entanto, dizer que há uma campanha direcionada no Brasil para perseguir indivíduos específicos. Meu País merece mais respeito”. Em outro trecho, Fernando Henrique também responde à declaração de Lula sobre a situação brasileira em 2003. “Também não é verdade, como Lula afirma, que o Brasil não tinha direção antes de ele assumir a Presidência, em 2003. É preciso lembrar que a estabilização depois de anos de hiperinflação começou com o Plano Real, lançado pelo ex-presidente Itamar Franco, e continuou no meu governo. Esse também foi um período marcado pelo estabelecimento de programas de bem-estar social que Lula posteriormente iria expandir”, ressalta o tucano.

CONTINUE LENDO
Obras de recuperação da BA-940 em Lagoa Real são iniciadas Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

As obras de recuperação da BA-940, no município de Lagoa Real, a 82 km de Brumado, foram iniciadas na última segunda-feira (20). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a empresa Paviservice Ltda, que venceu a licitação para a recuperação da rodovia, já está com homens e máquinas trabalhando no trecho de 19,4 km entre a BR-030 e a sede do município. O valor da obra é de R$ 5,5 milhões. A população local já reivindicava a recuperação da rodovia há vários anos.

Datafolha: Lula lidera com 39%; Bolsonaro, 19%; Marina, 8%; Alckmin, 6%; Ciro, 5% Foto: Divulgação/PT

A pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (22) mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera 39% das intenções de voto, seguido por Jair Bolsonaro (PSL), em 19%, e Marina Silva (Rede), com 8%. Confira o cenário completo: Geraldo Alckmin (PSDB): 6%; Ciro Gomes (PDT): 5%; Alvaro Dias (Podemos): 3%; João Amoêdo (Novo): 2%; Henrique Meirelles (MDB): 1%; Guilherme Boulos (PSOL): 1%; Cabo Daciolo (Patriota): 1%; Vera (PSTU): 1%; João Goulart Filho (PPL): 0%; Eymael (DC): 0%; Branco/nulos/nenhum: 11%; Não sabe: 3%. O levantamento também apontou os percentuais de intenção de voto para presidente da República com a inclusão do ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad no segundo. Nesse cenário, o resultado seria: Jair Bolsonaro (PSL): 22%; Marina Silva (Rede): 16%; Ciro Gomes (PDT): 10%; Geraldo Alckmin (PSDB): 9%; Alvaro Dias (Podemos): 4%; Fernando Haddad (PT): 4%; João Amoêdo (Novo): 2%; Henrique Meirelles (MDB): 2%; Vera (PSTU): 1%; Cabo Daciolo (Patriota): 1%; Guilherme Boulos (PSOL): 1%; João Goulart Filho (PPL): 1%; Eymael (DC): 0%; Branco/nulos/nenhum: 22%; Não sabe: 6%; A pesquisa foi registrada com número BR 04023/2018. Foram ouvidos 8.433 eleitores em 313 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro.

Brumado será palco da I Copa de Marcha de Mangalarga Machador Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No Parque de Exposições Gilson Brito, no dia 1º de setembro, será realizada a I Copa de Marcha de Mangalarga de Brumado com cavalos, éguas, mulas e muares da raça Mangalarga Machador. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, um dos idealizadores do evento, o veterinário Léo Caldas, disse que cerca de 100 animais e 10 municípios da região vão participar da copa. A ideia para realização do evento é antiga, mas, somente nesse ano, o presidente da Cooperativa Mista Agropecuária de Brumado (Coopmab), Ivan Caires, assumiu à frente da organização da iniciativa. Segundo ele, o esporte Mangalarga vem crescendo bastante nos últimos anos e, como um apaixonado pela raça, viu a oportunidade de planejar a primeira copa dessa natureza na cidade. O evento será realizado na parte da frente do parque de exposições, onde uma grande estrutura está sendo montada.

Queda de expectativa de vida em países desenvolvidos preocupa Foto: Sean Gallup/Getty Images/Veja

Pela primeira vez em décadas, a expectativa de vida em países desenvolvidos diminuiu. De acordo com um estudo publicado recentemente no British Medical Journal (BMJ), o aumento no número de mortes pode estar relacionado à temporada severa de gripe que atingiu algumas regiões do hemisfério norte. De acordo com especialistas, a tendência é um sinal de alerta para o fato de que os sistemas de saúde podem não estar preparados para lidar com novos desafios. Os registros foram observados entre 2014 e 2015, considerando estimativas de tendência geradas a partir de estatísticas oficiais, que forneceram informações sobre a mortalidade da população em 18 (Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Holanda, Itália, Japão, Noruega, Portugal, Reino Unido, Suécia e Suíça) países analisados. Os únicos países dentro do espectro de alta renda que apresentaram aumento na expectativa de vida – tanto para homens quanto para mulheres – foram Austrália, Japão, Dinamarca e Noruega. Mas os cientistas não sabem explicar o motivo deste resultado. Segundo os pesquisadores, a diminuição da taxa em países como Estados Unidos, Alemanha, Canadá, Espanha e Reino Unido, foi notável, especialmente pela magnitude dos declínios. Outro dado interessante é que enquanto a maioria dos países que demonstraram declínios gerais entre 2014 e 2015 conseguiram se recuperar entre 2015 e 2016, mostrando ganhos na expectativa de vida para compensar a perda anterior, EUA e Reino Unido foram exceções, continuando a mostrar declínios na expectativa de vida nos anos mais recentes. Entre os motivos para essa inclinação estão desigualdade social, pobreza e o declínio da qualidade da prestação de cuidados de saúde nesses locais.

Brumado: Inscrições para I Meia Maratona do Terrão são prorrogadas até quinta-feira (23) Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A I Meia Maratona do Terrão será realizada no próximo domingo (26), na comunidade do Campo Seco, em Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o maratonista Serginho Pinheiro falou sobre os preparativos para o evento. Segundo ele, já está tudo pronto para receber todos os atletas das 23 cidades inscritas de várias partes do país. Entre adultos e crianças, são 200 participantes até o momento. A Meia Maratona é composta por percursos de 10 e 21 km, direcionados para os corredores profissionais, e a caminhada de 5 km para todo público interessado, inclusive crianças. Serginho informou que todos os participantes serão monitorados eletronicamente com chip desde a saída da quadra poliesportiva da comunidade a fim de resguardar a saúde dos atletas. Devido à grande procura, as inscrições para o evento foram prorrogadas até a próxima quinta-feira (23). Os interessados podem entrar em contato com Serginho Pinheiro através do número (77) 99960-1781. “A I Meia Maratona do Terrão na Bahia e uma das melhores do Brasil pode ter certeza disso. Um percurso maravilhoso, com destino à estrada de terra vermelha que vai em direção à cidade de Jânio Quadros”, afirmou Pinheiro.

O papel da alimentação na prevenção da osteoporose Foto: Goodshoot/Veja

A osteoporose é uma doença que faz com que os ossos fiquem fracos e quebradiços, facilitando a ocorrência de fraturas. Ela pode acometer idosos, mulheres após a menopausa e também pode ser secundária a algumas doenças ou ao uso prolongado de alguns medicamentos que causam a perda de massa óssea. Seu aparecimento é silencioso, uma vez que essa perda é gradativa e não apresenta sintomas; mas, uma vez instalada, pode causar complicações e comprometer a qualidade de vida. A principal causa para a osteoporose está relacionada a diminuição da produção de hormônios que ocorre naturalmente com a idade, mostrando, assim, a relação direta com mulheres com idade próxima à menopausa. No grupo de idosos, definido como terceira idade, as quedas – e as possíveis fraturas decorrentes destas quedas – estão relacionadas como desencadeantes de maior morbidade e mortalidade, o idoso acamado está mais suscetível a pneumonias e outras doenças. Em termos de saúde pública, a osteoporose e as doenças relacionadas, estão entre as envolvidas com aumento de gastos e maior tempo de internação hospitalar. De acordo com a Veja, a prevenção é muito importante, e deve ser feita ao longo da vida por meio de exercícios leves, com algum nível de impacto, preferencialmente todos os dias, deve-se também, evitar o fumo e o consumo excessivo de álcool.

Dom Basílio: Prefeito diz que problema de abastecimento será solucionado com a construção e ampliação de barragem Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito da cidade de Dom Basílio, Roberval Meira (PR), o Galego, falou sobre o projeto de construção de uma barragem na cidade. Atualmente, segundo o gestor, três barragens atendem ao município. Todas elas foram construídas há aproximadamente trinta anos e estão assoreadas, ou seja, não conseguem mais acumular água. Em função disso, o prefeito destacou que a Barragem do Meio será ampliada e desassoreada a fim de atender a demanda de abastecimento da cidade. Para executar esse serviço e viabilizar a construção e ampliação da barragem, uma estrada está sendo aberta na comunidade Alto do Rosário. São 6 km de subida rasgando morro acima a fim de desbravar a Estrada do Pastim, como está sendo chamada pela população. “As obras, complementadas com uma adutora que foi recentemente construída, vão solucionar, definitivamente, nos próximos 40 anos, a falta d’água na nossa região”, garantiu o prefeito. Meira ainda ressaltou que, além de auxiliar no trabalho de ampliação da Barragem do Meio, a Estrada do Pastim abre as portas para a exploração do turismo ecológico na cidade, visto que as belezas naturais da comunidade podem se transformar em roteiro turístico.  

Alexandre Campos - Endoscopia na Clínica Mais Vida com aparelhos de alta tecnologia

Sempre buscando ofertar um serviço de alta qualidade e profissionais especializados a Clínica Mais Vida oferece o exame de endoscopia com o Alexandre Campos, que já faz parte do corpo clínico, mas continuamente tendo a preocupação de melhoria nos serviços médicos busca sempre o aperfeiçoamento e a evolução das tecnologias para maior conforto dos pacientes. Alexandre Campos destaca que a gastroentereologia é uma especialidade em constante evolução, e a endoscopia um importante exame que auxilia na identificação de problemas relacionados aos órgãos digestivos, portanto é essencial que seja realizada por médico treinado, com aparelhos de alta qualidade e ultima geração. “O aparelho que utilizamos para a endoscopia apresenta um menor calibre, mais fino, com alta definição (aparelho pediátrico), oferecendo mais conforto ao paciente”, destaca o especialista. O exame de endoscopia digestiva, é realizado quando há indicação clínica, prevenção do câncer gastroesofágico, distúrbios da motilidade (contrações peristálticas do órgão) e síndromes disabsortivas (diarreia crônica por exemplo). Aos primeiros sintomas de que algo não vai bem com sua saúde procure um médico. A prevenção é o melhor remédio. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496.

Caculé: Receptador é preso em flagrante com motocicleta furtada em Brumado Foto: Divulgação/Caesg

Na terça-feira (21), em patrulhamento ostensivo na cidade de Caculé, a 100 km de Brumado, uma guarnição da Caesg recuperou uma motocicleta que havia sido furtada. O veículo foi encontrado, após denúncia, em posse de um indivíduo, que não teve a identidade revelada, na Rua Juvenal Correia, no Bairro Copacabana. Ao ser indagado sobre o veículo, o indivíduo informou que adquiriu o mesmo por R$ 3 mil através de anúncio de venda na internet. O receptador e a moto foram apresentados na Delegacia de Polícia de Caculé, onde foi lavrada a prisão em flagrante por receptação.

Paramirim: Homem que ameaçou ex-companheira é preso por porte ilegal de arma de fogo Foto: Divulgação/PM

Um homem de 39 anos foi preso em flagrante delito por ameaçar a ex-companheira no último domingo (19). Policiais civis e militares prenderam Valdemar Santos da Silva no município de Paramirim, a 130 km de Brumado. Segundo informações da polícia, Valdemar ameaçou a ex-companheira com uma arma. Após buscas na residência do acusado, foi encontrado o revólver calibre 32, com dois cartuchos, provavelmente utilizado para ameaçar a vítima. Valdemar foi apresentado na Delegacia de Polícia de Paramirim, onde foi autuado em flagrante pela prática do crime de posse irregular de arma de fogo.

Praticook Brumado: Alimentação saudável para você comer bem e viver bem

Com o objetivo de promover um estilo de vida leve, a Praticook possui um extenso catálogo de produtos saudáveis, com opções integrais, diet, light, low carb, detox, sem glúten e sem lactose. A loja trabalha com refeições congeladas, práticas e acessíveis, que têm todos os nutrientes necessários para uma alimentação equilibrada, além de lanches saudáveis para te ajudar a emagrecer sem sacrifícios. O conceito da marca Praticook busca incentivar o maior número de pessoas a seguir um estilo de vida saudável, com praticidade e sabor. Tudo para tornar o seu dia a dia e sua vida melhores. Nossos produtos são preparados com ingredientes selecionados e sem adição de conservantes. A ideia é comer bem para viver bem. Praticook, a sua loja de produtos saudáveis: vem ser saudável com a gente! A loja está localizada na Praça Dr. Nelson Lula, 146, centro de Brumado. Para maiores informações e disk-entrega ligue: (77) 3441-0687 / (77) 99961-0687.

Comandante do 17º Batalhão da PM fala sobre andamento de operações em Guanambi Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Tenente Coronel Arthur Mascarenhas, comandante do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Guanambi, a 141 km de Brumado, falou sobre o andamento das operações Força Tática e 2x2 na cidade, deflagradas no dia 1º de agosto. Segundo o comandante, a Força Tática consiste na intensificação do policiamento com diversas viaturas e motocicletas. Desde a implantação da operação, Mascarenhas ressaltou que os índices de ocorrência criminal, como roubo, homicídios e pequenos arrombamentos, foram reduzidos drasticamente, além da sessão de segurança transmitida à população de Guanambi e dos demais municípios que fazem parte da área de cobertura do 17º Batalhão. Já a Operação 2x2, de acordo com o comandante, consiste na abordagem a dois indivíduos em motocicletas, visto o crescimento do número de assaltos e homicídios praticados por esses elementos. Após a deflagração da operação, não houve nenhuma ocorrência dessa natureza, conforme revelou o Tenente Coronel. Sobre o treinamento de 60 novos soldados no batalhão, Mascarenhas adiantou que eles serão, posteriormente, distribuídos para atuação na microrregião, inclusive na cidade de Brumado. Segundo ele, no prazo de nove meses, os policiais já estarão aptos e tecnicamente qualificados para o serviço.

Eleições 2018: Rui Costa lidera corrida com 51% de intenções de votos, aponta pesquisa

Uma pesquisa divulgada pela RecordTV Itapoan na manhã desta quarta-feira (22) mostra o governador Rui Costa (PT), candidato à reeleição, liderando a corrida pelo Palácio de Ondina. O estudo feito pela Real Time Big Data traz o petista liderando o cenário estimulado com 51%. Zé Ronaldo, candidato do DEM, aparece em segundo lugar com 18%. Ainda na pesquisa estimulada, João Henrique (PRTB) é o candidato que aparece em terceiro com 1%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob número de identificação BA-05201/2018, foi contratada e realizada pelo instituto Real Time Big Data. O levantamento ouviu 1.200 eleitores entre os dias 16 e 17 deste mês de agosto, tem nível de confiança de 95% e margem de erro de até 3% para mais ou para menos.

Achei Tour dispõe de pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão

A Achei Tour preparou um pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão, com duração de quatro dias, de 23 a 26 de outubro de 2018. A viagem custa apenas R$ 980. O valor pode ser pago em até 10 vezes sem juros, para início em janeiro, ou parcelas ajustadas a partir do mês do contrato fechado. O pacote inclui: viagem em ônibus semi-leito, com ar-condicionado, TV e wi-fi; três diárias com café da manhã, almoço e jantar e meia diária com meia pensão; quartos com ventilados de teto e ar condicionado, TV e wi-fi; visita a Campos do Jordão; assistência viagem e camiseta padronizada. Não perca a chance de visitar um dos pontos turísticos mais famosos do Brasil. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027.

Blogueiro com doença degenerativa dá exemplo de superação e bom humor na cidade de Dom Basílio Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Bastante conhecido na cidade de Dom Basílio, a 54 km de Brumado, o jovem Anderson Caíres, o General Anderson, 28 anos, é um exemplo de superação. Ele nasceu com Distrofia Muscular de Cintura, uma doença neurodegenerativa que causa atrofia dos membros. Mesmo com as dificuldades, ele não desanima e, hoje, trabalha com edição e gerenciamento de notícias em um blog local. Em uma cadeira de rodas e com os membros atrofiados, Anderson surpreende ao mostrar toda a sua agilidade ao digitar as notícias do blog no celular. “Geralmente, quando o corpo perde um sentido, o próprio organismo dá um jeito de se virar e aprimora. Já tem 17 anos que sou cadeirante e, com o tempo, fui perdendo os movimentos e ganhando novas habilidades, tudo tem que compensar”, disse ele ao site Achei Sudoeste.

Blogueiro com doença degenerativa dá exemplo de superação e bom humor na cidade de Dom Basílio Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Com vontade de viver e de ser útil, o jovem está sempre em busca de se qualificar. “Costumo dizer que a gente tem que aprender uma coisa nova todo dia. Não pode parar. O cérebro é como se fosse um músculo, se vai na academia para malhar, e o cérebro tem que estar todo dia atualizado (...) se o cérebro estiver em perfeita sintonia, o corpo vai dar um jeito de atender as ordens dele”, completou. Sobre a questão da acessibilidade, o jovem lamentou que, mesmo com a lei federal, ainda faltem equipamentos acessíveis para quem necessita. Segundo ele, não se trata apenas de ruas, mas de uma série de aparelhos e estruturas para tornar a vida de quem tem alguma deficiência física mais fácil. Apesar do avanço lento no que se refere à acessibilidade, ele não desanima e leva a vida com bom humor. “O mal humor não vai adiantar nada, então o melhor remédio é sorrir. Dizem que cada gargalhada que a gente der, aumenta três segundos de vida. Pelos meus cálculos, eu já sou imortal”, brincou o palmeirense fanático.

Motorista brumadense desvia de caminhão e cai em ribanceira próximo à Jequié Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Segundo informações preliminares, um motorista brumadense identificado apenas pelo apelido de Badú sofreu um grave acidente no final da manhã de segunda-feira (20), próximo à cidade de Jequié. Testemunhas disseram que o motorista tentou escapar de uma colisão frontal com outro caminhão que realizou uma ultrapassagem indevida. O caminhão caiu em uma ribanceira e ficou totalmente destruído, mas o motorista brumadense escapou ileso, apenas com leves escoriações. O tanque de combustível do veículo se soltou, como se pode ver nas imagens do acidente, porém não foi constatada nenhuma explosão. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, o motorista trabalha para um posto de combustível na cidade.

'É um sonho de menino realizado', diz Júnior Brumado sobre convocação para Seleção Brasileira Sub 20 Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia

Em entrevista ao site Achei Sudoeste o atacante do Bahia, o brumadense Júnior Brumado, que falou sobre a convocação para a Seleção Brasileira de Futebol Sub 20. Único representante do Norte-Nordeste a figurar na nova escalação da seleção sub 20, o atleta disse que é um sonho realizado. “Isso é uma grande motivação para nunca desistir dos seus sonhos. De um menino que saiu do interior, que praticamente não é conhecido, e está realizando esse sonho hoje”, disse. No dia 2 de setembro, o atleta se junta à delegação brasileira para os treinos preparatórios. Sobre a sua atual fase no Bahia, o jogador destacou que viveu um momento difícil, visto que sofreu uma lesão, mas agora está recuperado e pronto para mostrar todo seu potencial ao clube. Júnior Brumado destacou que está à disposição do técnico e que tem treinado para quando for requisitado.

Rio do Antônio: Homem que tentou agredir ex-namorada é preso pela Polícia Civil Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma equipe de Policiais Civis da Delegacia de Polícia de Rio do Antônio, a 67 km de Brumado, cumpriu no Distrito de Ibitira um mandado de prisão preventiva em desfavor de Gabriel Ribeiro Moraes, de 21 anos, por haver descumprido Medida Protetiva de Urgência decretada desde o ano passado em razão da prática de violência doméstica. Por decisão judicial, Gabriel deveria abster-se de se aproximar da ex-namorada, o que não ocorreu. Ele procurou a vítima em sua residência há alguns dias, onde fez ameaças de morte e tentou agredi-la. A delegada Ellen Lages Pierote então representou ao Poder Judiciário pela decretação da prisão preventiva, cujo mandado foi expedido pelo Juízo Criminal da Comarca de Caculé. Gabriel encontra-se custodiado na Carceragem da Delegacia de Polícia de Rio do Antônio até deliberação judicial.

Começa nova fase de adesão ao acordo de perdas da poupança Foto: iStock

Começou nesta segunda-feira (20) mais uma fase do acordo de perdas provocadas nas cadernetas de poupança pelos planos econômicos Bresser (1987), Verão (1989) e Collor 2 (1991). Para receber a indenização prevista no acordo negociado no fim do ano passado pela Advocacia Geral da União (AGU) com bancos, os poupadores devem aderir à plataforma eletrônica pagamento da poupança –  a adesão ao sistema criado pelo sistema bancário é feita pelos advogados. Nesta nova fase, podem aderir os poupadores nascidos entre 1939 e 1943 que entraram com ação na Justiça pedindo a correção de aplicações na poupança – quem não recorreu à Justiça, não tem mais direito à indenização. De acordo com o presidente da Frente Brasileira pelos Poupadores (Febrapo), Estevan Pegoraro, essa é a etapa mais importante do acordo porque reúne o maior número de beneficiários . “Nos primeiros lotes, efetuamos os pagamentos dos poupadores mais idosos, que reunia um número menor de pessoas”, afirma. Desde que foi lançado, o site para acordos registrou a adesão de mais de 70 mil poupadores, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Polícia prende indivíduo que havia furtado veículo no centro de Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na noite desta segunda-feira (20), a guarnição de radiopatrulhamento foi solicitada nas proximidades da Igreja Matriz, em Brumado, por conta de uma ocorrência de furto de veículo. Com o apoio de guarnições da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR), os policiais fizeram um bloqueio no anel viário. Ao perceber a presença da polícia, o suspeito retornou ao perímetro urbano, sendo interceptado na Avenida Centenário. Segundo informações da PM, Rômulo Matheus Alves Viana de Souza, que já possui passagens por essa mesma conduta, foi conduzido e apresentado na sede da Delegacia Territorial, onde o fato foi registrado. O veículo recuperado também foi apresentado para fins de restituição ao dono.

Arquivo