Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
08/2019
Representantes da prefeitura de Brumado se reúnem para debater adequações na zona azul Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Representantes da Secretaria Municipal de Administração, da Superintendência de Trânsito e Transportes de Brumado e da Construtora Zadar Ltda se reuniram na última semana, na sede da prefeitura, para avaliar as reclamações e sugestões de alguns segmentos da sociedade com relação à possibilidade de adequações na zona azul. Na reunião, foram debatidos diversos pontos, entre os quais: tempo de tolerância para o início da cobrança, aumento do tempo de permanência nas vagas, atuação do monitor com relação ao aviso de regularidade, criando meios alternativos para que o usuário pague a taxa relativa à locação da vaga ocupada e não a taxa de regularização então cobrada, e realocação de algumas vagas localizadas em áreas residenciais. Em nota, a prefeitura informou que existem legislações municipais previamente editadas, bem como todo um processo licitatório desencadeado para normatizar a execução da zona azul, cujas disposições legais e administrativas não podem ser simplesmente alteradas, sob pena de criar responsabilizações legais e contratuais, além de ônus para a sociedade e/ou para a concessionária.

Brumado: Cantor Paulo Cesar Baruk se apresentará na Igreja Missões do Evangelho Pleno

O cantor, compositor e produtor musical evangélico Paulo César Baruk estará nesta quinta-feira (29) em Brumado, no 10º Agosto Gospel, evento realizado pelo Ministério de Jovem da Igreja Missões do Evangelho Pleno (IMEP). O evento começará às 19: 30 na rua Coronel Tibério Meira, 477, centro.

Brumado perde habitantes desde 2016, de acordo com estimativa do IBGE Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

De acordo com levantamentos realizados pelo IBGE entre os anos de 2016 e 2019, a cidade de Brumado perdeu cerca de 2.278 mil habitantes. Em 2016, a população era estimada em cerca de 69.473 habitantes, já em 2018, a estimativa caiu bastante, chegando aos 67.048 mil habitantes. Este ano, o IBGE divulgou que o município chegou a 67,195 habitantes. A redução no número populacional dos municípios influi diretamente no cálculo do repasse de recursos federais. Por isso, a realização de cada censo populacional é acompanhada pelos prefeitos com certa apreensão. Para os gestores, a consequência de administrar uma cidade com um número reduzido de recursos para o porte atual é a perda de recursos.

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu nesta quarta-feira, 28, ao Supremo Tribunal Federal (STF), que a corte anule as duas condenações impostas ao petista na Operação Lava Jato, casos do tríplex do Guarujá e o sítio de Atibaia, e o processo a que ele responde e ainda não foi concluído, sobre a compra de um terreno e de uma cobertura a Lula pela Odebrecht. Eles pedem também, em liminar, que o ex-presidente seja solto. De acordo com a Veja, o recurso movido pelos defensores do petista é baseado na decisão da Segunda Turma do STF que, nesta terça-feira, 27, anulou a condenação do ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine em um processo da Lava Jato. O argumento que levou à decisão dos ministros, por três votos a um, é o de que réus que sejam delatores premiados devem apresentar alegações finais no processo antes dos réus que não têm acordos de colaboração com a Justiça. As alegações finais são a última oportunidade para os acusados se defenderem na ação penal. De acordo com a Veja, na peça, os advogados de Lula afirmam que, no caso do terreno para construção do Instituto Lula e da cobertura vizinha à do petista em São Bernardo do Campo, ainda sem sentença, pediram a Moro que o ex-presidente apresentasse suas alegações finais depois de réus delatores, como Marcelo Odebrecht e Antonio Palocci. Moro, contudo, negou a solicitação, decisão mantida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Brumado: Sessões legislativas voltarão a ser realizadas nas noites de segunda-feira Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

As sessões ordinárias que ocorriam nas sextas-feiras pela manhã, na Câmara de Vereadores de Brumado, vão retornar para as noites de segunda-feira. Nesta sexta-feira (30), a partir das 08h, acontece a última sessão no período matutino. A decisão partiu de um acordo entre os vereadores que compõem a Casa Legislativa.

Mulher é presa no aeroporto de Salvador ao tentar transportar 3 kg de cocaína na lingerie Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal prendeu em flagrante uma mulher que tentava transportar cerca de 3 kg de cocaína presa ao corpo, na lingerie e em uma cinta, no Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães, em Salvador. O caso aconteceu na noite de terça-feira (27). Segundo a PF, a suspeita, de 38 anos, estava com a droga no sutiã, calcinha e em uma cinta que usava na barriga. A mulher, que não teve a identidade divulgada, é natural de Boa Vista (RR), e foi presa durante uma fiscalização de voo doméstico. Ela tentava desembarcar de um voo que vinha da cidade de Guarulhos, em São Paulo. De acordo com a PF, a mulher vai responder pelo crime de tráfico internacional de drogas e pode pegar de 5 anos e 10 meses a 25 anos de prisão.

Brumado: Tradicional corrida de jegue da Lapinha chega a sua 18ª edição Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A tradicional corrida de jegue realizada na região da Lapinha, na zona rural de Brumado, chegou a sua 18ª edição. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o organizador do evento, Sebastião Oliveira, disse que, apesar das dificuldades, os preparativos para a corrida estão a todo vapor. A competição esportiva acontece nos dias 7, 8 e 9 de setembro. No dia 7, será realizado um culto religioso com apresentações folclóricas; no dia 8, um animado forró com Juninho Vocal e Xavier da Bahia; e, no dia 9, a tradicional corrida de jegue. Após o evento, a Banda Maré, da Vila Presidente Vargas, encerrará a programação com um show que promete movimentar a comunidade de toda região. O organizador frisou que a corrida já virou referência ao longo desses 18 anos de realização, proporcionando uma ampla programação de entretenimento para os moradores da Lapinha, Arrecifinho e adjacências. “Estou pensando em procurar o pessoal da prefeitura e os órgãos competentes para colocar a competição no calendário de eventos da cidade”, completou. Estima-se que mais de 1 mil pessoas compareçam à corrida neste ano.

Life Print oferece os melhores serviços gráficos e de impressão em Brumado

Em Brumado, a gráfica Life Print trabalha com serviços gráficos, impressão digital, off set, além de toldos e placas. Tudo com excelência e qualidade. A melhor impressão pelo melhor custo benefício. Para conhecer os serviços prestados na gráfica e encomendar o seu material, dirija-se à Rua Dr. Gutemberg Leal, 192, no Bairro Das Flores. O telefone é: (77) 99969-3777.

Cerimônia de entrega do título de Cidadão Brumadense acontece na próxima sexta-feira (30) Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A partir das 18h, da próxima sexta-feira (30), será realizada a cerimônia de entrega do título de Cidadão Brumadense. O evento acontece na sede da Câmara de Vereadores de Brumado, onde 27 personalidades de diversas áreas serão homenageadas pela sua colaboração e participação na construção do desenvolvimento e progresso do município. A cerimônia, que é bastante aguardada, promete ser marcada por muita emoção.

Conheça os vasos e pedras decorativas da loja de decoração Brumas

Quer dar um toque de elegância e sofisticação ao seu ambiente? Conheça os vasos e pedras decorativas da Brumas, loja localizada na Avenida Centenário, 317, no Bairro Novo Brumado. Além dos vasos e pedras, a loja trabalha com revestimento de parede para áreas internas e externas, gesso 3D, PVC 3D e pedra natural. Para agendar um horário para conhecer as peças, basta ligar para o telefone (77) 99828-8085. Na Brumas, você vai encontrar a inspiração que faltava para decorar os mais diversos ambientes.

Brumado: Conseg avalia como positivo o modelo militar na Escola Municipal Idalina Azevedo Lobo Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última segunda-feira (26), representantes do Conselho Municipal de Segurança (Conseg) visitaram a Escola Idalina Azevedo Lobo a fim de conhecer a estrutura e a nova metodologia aplicada nos moldes do Colégio da Polícia Militar. Na ocasião, a convite do comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), o presidente do Conseg, Glauber Bacelar, o vice Alessandro Silva, e o conselheiro e representante da OAB, Alan Pitombo, estiveram na unidade. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Bacelar elogiou a iniciativa, viabilizada através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a PM. “Destacamos o grau de disciplina dos alunos que foram nos apresentados, a satisfação dos educadores e a organização e estrutura do ambiente escolar”, afirmou. O órgão se colocou à disposição da direção da escola para realização de atividades motivacionais e culturais, bem como palestras com o tema bullying. Para o presidente do Conseg, a avaliação inicial do modelo militar foi positiva, podendo ser estendido para outras unidades de ensino, tendo em vista os inúmeros benefícios para os alunos. Apesar dos elogios, Bacelar apontou que os alunos também precisam ser assistidos fora do ambiente escolar através de projetos e metodologias de atendimento da comunidade.

Transforme o seu sorriso no Neo Odonto: Núcleo de Estética Oral em Brumado

Em Brumado, o Neo Odonto - Núcleo de Estética Oral trabalha com serviços de prótese dentária, limpeza, tratamento de canal, extração, clareamento dental, aparelho dental, lentes de contato e restauração. Faça a sua avaliação e tenha um sorriso lindo e saudável. O consultório fica localizado na Rua Coronel Paulino Chaves, 499, no centro. O Neo Odonto conta com uma equipe especializada e pronta para fazer o seu diagnóstico e indicar o tratamento necessário. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9262 / (77) 99702-3049 (WhatsApp).

Brumado: SMTT diz que agentes terão de multar caso a procuradoria comprove legalidade das 'multas de mesa' Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Superintendente Municipal de Trânsito e Transportes de Brumado, Castilho Viana, rebateu as declarações do agente de trânsito Hugo Franco quanto às chamadas multas de mesa. Em evento que debateu os impactos da zona azul na cidade, o agente disse que os monitores do zoneamento estão, de certa forma, coagindo a população ao dizer que, caso não paguem a multa de R$ 20 por exceder o tempo de uso da vaga de estacionamento, serão multados por infração grave. Em entrevista à imprensa local, o superintendente disse que a informação não tem lógica. “Não sei de onde o agente tirou essa ideia, pode ser um sentimento pessoal dele. A partir do momento que eu assumi, a gente não tem conhecimento de que isso aconteça”, afirmou. Viana ainda declarou que o corpo jurídico da prefeitura está analisando a questão e, caso seja comprovada a sua legalidade, os agentes terão de cumprir as determinações as ordens da superintendência e aplicar as referidas multas.

Brumado: Guarda Civil Municipal não irá desfilar no 07 de setembro por falta de uniformes Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Brumado não irá participar do desfile cívico-militar do 7 de setembro em razão da falta de uniformes. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente da GCM, Jussimar Santos, informou que a guarda não recebe fardamento novo há dois anos. “Solicitamos em fevereiro, através de ofício, orçamentos ao secretário e, infelizmente, ele disse que não poderia fazer a compra dos uniformes devido o Município estar enfrentando uma crise financeira”, afirmou. O orçamento mais em conta para aquisição do novo fardamento foi avaliado em R$ 64 mil.

Brumado: Guarda Civil Municipal não irá desfilar no 07 de setembro por falta de uniformes Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Santos declarou que, embora tenha reivindicado diversas vezes a necessidade de novos uniformes, o secretário se manteve firme em seu posicionamento. As condições do uniforme atual, segundo o presidente, são ruins, tendo em vista o tempo de uso decorrido. “Muitos guardas nem tem mais o uniforme, outros estão tingindo a roupa ou colocando o solado no coturno. Infelizmente, essa é a realidade. A situação de aparelhamento da guarda não é boa”, destacou.

Adolescente é detido por porte ilegal de drogas e animais silvestres em Malhada de Pedras Foto: Divulgação/PM

Por volta de 11h30 desta terça-feira (27), a polícia diligenciou a uma casa situada na Rua Washington Cardoso, no centro da cidade de Malhada de Pedras, a 39 km de Brumado, onde encontrou porções de substâncias análogas à cocaína e maconha, além de vários pássaros silvestres. Por essa razão, o adolescente e os produtos ilícitos encontrados foram apresentados na sede da Delegacia Territorial de Brumado.

Ministro Ricardo Salles é internado em hospital de Brasília Foto: José Cruz/Agência Brasil

O ministro de Meio Ambiente Ricardo Salles está internado no Hospital das Forças Armadas (HFA) em Brasília. De acordo com relatório médico divulgado na manhã desta quarta-feira, 28, Salles deu entrada no local na noite de terça com quadro de mal-estar. Ainda segundo o boletim, seu quadro é estável e não teve intercorrências clínicas durante a noite. De acordo com a Veja, o boletim, divulgado pela assessoria de imprensa do ministério, também informa que Salles não apresentava sintomas no momento quando foi admitido na Unidade de Emergência do hospital mas, mesmo assim, “a equipe assistente optou pela internação hospitalar para a realização de exames de rotina”.

Homem é preso acusado de agredir a esposa na localidade de Cascavel em Ibicoara Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Por volta de 21h10 desta terça-feira (27), a guarnição de polícia de Cascavel, em Ibicoara, a 164 km de Brumado, fazia ronda no Bairro Renascer, quando uma senhora acenou solicitando apoio. Segundo a solicitante, o seu esposo chegou em casa e a agrediu na presença dos filhos, um de 1 anos e outro de 3. Todos foram colocados para fora de casa. A vítima ainda denunciou já ter sido agredida outras vezes. A guarnição localizou o agressor, tendo sido detido, conduzido e apresentado na sede da delegacia territorial de Brumado, onde o fato foi registrado.

São Paulo registra primeira morte por sarampo Foto: iStock

Nesta quarta-feira (28), a Secretaria Estadual da Saúde confirmou a primeira morte por sarampo na capital. Esse é também o primeiro óbito registrado pela doença em todo o estado de São Paulo. A vítima é um homem de 42 anos, sem registro de imunização. De acordo com o último balanço divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde, o estado tem 2.457 casos da doença. A maior parte deles (66%) se concentram na capital paulista, o que equivale a 1.637 pessoas contaminadas pela doença. De acordo com a Veja, diante do surto, a prefeitura de São Paulo decidiu prorrogar a campanha de vacinação contra sarampo para jovens de 15 a 29 anos e bebês de 6 meses a um ano de idade até o dia 31 de agosto. A recomendação é de que todas as pessoas incluídas nesses grupos se imunizem, independentemente de já terem tomado as duas doses da vacina anteriormente.

Rio do Antônio: Dois são presos após tentarem assaltar posto de combustível no Distrito de Ibitira Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na noite desta terça-feira (27), em rondas no Distrito de Ibitira, em Rio do Antônio, a 54 km de Brumado, a polícia foi solicitada por populares que disseram que um posto de combustível estava sendo roubado. Segundo as primeiras informações, dois indivíduos teriam empreendido fuga, tendo sido alcançados nas proximidades do entroncamento da cidade de Lagoa Real. Os dois foram detidos e com um deles foi encontrado um simulacro de pistola. Os autores e as vítimas foram conduzidos e apresentados na sede da Delegacia Territorial de Brumado, onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante em desfavor dos indivíduos.

Vitória da Conquista: Mulher é presa suspeita de estuprar garoto de 12 anos Foto: Divulgação/PM

Uma mulher foi presa suspeita de estuprar um garoto de 12 anos, na noite de segunda-feira (26), em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Segundo a Polícia Militar, o crime foi filmado por dois adolescentes e o vídeo compartilhado em redes sociais. De acordo com a PM, a guarnição localizou a suspeita no bairro Henriqueta Prates após uma denúncia anônima. A mulher, conhecida como "Rosa Cigana", confessou o crime e informou que dois menores de 12 e 17 anos participaram da filmagem do crime. Eles foram apreendidos. Conforme informações da polícia, os adolescentes foram localizados no bairro Urbis 5 e todos os envolvidos foram levados para a Delegacia de Vitória da Conquista. Segundo o G1, a suspeita vai responder pelo crime de estupro de vulnerável.

Brumado: PT lança pré-candidatura de Zé Ribeiro ao executivo municipal Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Partido dos Trabalhadores (PT) lançou a pré-candidatura do vereador José Ribeiro Neves, o Zé Ribeiro, para a prefeitura de Brumado nas eleições 2020. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, em um ato realizado na sede do partido, na noite da última terça-feira (27), Ribeiro ainda recebeu o apoio do ex-vice-governador da Bahia, Edmundo Pereira Santos e da ex-deputada estadual Marizete Pereira. Militantes e simpatizantes da sigla compareceram ao evento em apoio ao pré-candidato petista.

Tiro de Guerra faz preparativos com novidades para o desfile de 07 de setembro em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Dando continuidade às comemorações do Dia do Soldado, celebrado no último domingo (25), o Tiro de Guerra de Brumado culminará com a sua participação no desfile cívico-militar do 7 de setembro. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Subtenente Edmundo disse que, assim como é a tradição no município, o Exército Brasileiro, representado pelo Tiro de Guerra na cidade, fechará o desfile. Para este ano, o Subtenente disse que o TG recebeu a proposta do 35º Batalhão de Infantaria, sediado em Feira de Santana, de fazer o desfile motorizado. Para isso, duas viaturas serão cedidas pela entidade. Além disso, o Subtenente afirmou que também há a expectativa de que os soldados desfilem com o uniforme de choque, bem como ao lado de um grupo de ex-atiradores.

Relacionamentos ruins agravam os sintomas da menopausa Foto: Thinkstock/Veja

O período da menopausa é extremamente desconfortável para a maioria das mulheres, especialmente por causa dos sintomas, que incluem ondas de calor, distúrbios do sono e secura vaginal. Por isso, nesta fase da vida, a mulher necessita de apoio emocional, especialmente das pessoas mais próximas, como familiares e amigos. Aliás, a falta de suporte pode até mesmo agravar os sintomas da menopausa, segundo estudo publicado esta semana no Journal of Epidemiology & Community Health. Entre os principais riscos aos quais as mulheres estão sujeitas na menopausa é o enfraquecimento ósseo, ocasionado pela queda nos níveis de estrogênio (hormônio feminino). Segundo os pesquisadores, esse risco pode ser ainda maior quando a mulher mantém relacionamentos ruins, seja de amizade, familiar ou conjugal. Isso acontece porque essas relações causam stress que, por sua vez, altera os níveis hormonais, incluindo hormônios tireoidianos, do crescimento e glicocorticoides. Todos esses hormônios interferem no funcionamento e manutenção do esqueleto. A equipe explica que essas alterações na densidade mineral óssea (DMO) colocam as mulheres em maior risco de sofrer fraturas ou desenvolver osteoporose. A pesquisa indica que as partes do esqueleto mais afetadas pelo stress são quadril, coluna lombar e fêmur. Com base nos resultados, os cientistas recomendam que profissionais de saúde e familiares busquem criar medidas de intervenção para reduzir os níveis de stress da mulher e, assim, evitar problemas ósseos.

Dia do soldado é coroado com formação de novos atiradores no Tiro de Guerra de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Adiantando as comemorações do Dia do Soldado, celebrado no dia 25 de agosto, o Tiro de Guerra de Brumado realizou, no último sábado (24), a formatura dos novos atiradores. A cerimônia contou com presença do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos, do juiz Genivaldo Alves Guimarães, demais autoridades políticas, militares e civis, bem como dos familiares dos soldados. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Subtenente Edmundo informou que 45 soldados participaram da formatura. “Foram 45 soldados que fizeram o juramento à bandeira”, frisou. Ao longo da semana, o Subtenente declarou que diversas palestras serão realizadas nas escolas do município, como parte da programação da semana do soldado. A ação é uma determinação do Centro de Comunicação Social do Exército.

Brumado: Laboratório Exame utiliza técnica de análise avançada para eficácia dos resultados

Em Brumado, o Laboratório Exame utiliza a técnica de química seca na análise dos exames laboratoriais. A tecnologia recebe esse nome por dispensar o uso de água em qualquer uma de suas etapas, sendo muito mais segura e eficaz em seus resultados. A margem de erro é muito menor do que na técnica convencional. A tecnologia avançada é usada nos grandes laboratórios do país. Faça seus exames no Exame e tenha a garantia de resultados precisos. O laboratório fica localizado na Avenida Cassemiro Pinheiro de Azevedo, 655, centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9286 / (77) 3441-5039 / (77) 99941-0068 (WhatsApp).

Arquivo