Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
08/2020
fechar

Matina: Idoso de 78 anos morre após ser picado por abelhas Foto Arquivo Familiar

Um idoso de 78 anos morreu na tarde desta segunda-feira (10), após ser picado por abelhas em sua propriedade rural, situada na Fazenda Vargem, na zona rural do município de Matina, a 179 km de Brumado. De acordo com o Repórter Vilson Nunes, Valfredo Teixeira Barbosa limpava a roça com uma máquina quando o pneu do veículo passou em cima do enxame de abelhas. O idoso ainda foi socorrido, mas não resistiu. Além de Valfredo, outro homem que estava operando a máquina também foi atacado. Ele foi socorrido ao Hospital Municipal e não corre risco de morte. 

Motoristas de transporte escolar fazem manifestação em Vitória da Conquista por falta de auxílio Foto: Reprodução/G1

Motoristas que trabalham com o transporte escolar em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, fizeram uma manifestação nesta terça-feira (11). Eles relataram que, mesmo após ter contrato anual desfeito por mais de 90% dos clientes, não se enquadram para receber o auxílio emergencial. O ato aconteceu na Praça Sá Barreto. Com a suspensão das aulas desde o dia 17 de março, os motoristas estão sem trabalhar. Segundo a categoria, muitos contratos foram desfeitos por causa da situação. Desde então, a categoria informou que, por não conseguirem o auxílio, muitos motoristas estão passando por dificuldades. De acordo com o G1, no município, cerca de 150 trabalhadores atuam no transporte escolar. Uma das demandas da categoria é buscar por uma linha de crédito junto ao Governo da Bahia e isenção do pagamento do IPVA.

Em parceria com Faculdade Santo Agostinho, Brumado ofertará internato para alunos de medicina Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na segunda-feira (10), a Prefeitura Municipal de Brumado e a Faculdade Santo Agostinho, de Vitória da Conquista, firmaram uma importante parceria. Na oportunidade, foi acertado com os representantes da instituição que o Município disponibilizará o hospital e as unidades básicas de saúde para o internato dos alunos do quinto e sexto ano do curso de Medicina. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, destacou que a ideia é que os trabalhos sejam iniciados no dia 24 de agosto. “Nossas unidades estarão recebendo esses alunos em fase final de conclusão de curso. É de extrema importância para o município trazer a instituição de ensino para o nosso dia a dia. Não tenho dúvidas que isso irá fortalecer cada vez mais o nosso sistema de saúde”, declarou. Feres salientou ainda que os alunos precisam desse laboratório e Brumado possui uma extensa gama de serviços na área, essencial para essa formação. “Brumado tem muito a comemorar. Isso é motivo de muita felicidade”, completou. 

TCM pune prefeito e diretor de fundação de Vitória da Conquista Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios julgaram parcialmente procedente denúncia formulada contra o prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão Pereira (MDB), e contra o diretor da Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista, Felipe Oliveira Bittencourt, em razão de irregularidades no quadro de pessoal da Clínica Municipal de Reabilitação Dr. Sebastião Rodrigues Castro, em 2017 e 2018. O relator do processo, conselheiro Paolo Marconi, determinou multa de R$3 mil para o prefeito e R$2 mil para o diretor. A decisão foi proferida na sessão desta terça-feira (11/08), realizada por meio eletrônico. A denúncia foi feita pela vereadora do município, Márcia Viviane de Araújo Sampaio. Segundo a relatoria, foram identificadas contratações temporárias irregulares de profissionais que atuam na Clínica Municipal de Reabilitação Dr. Sebastião Rodrigues Castro. Elas teriam sido realizadas por meio da Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista (FSVC). O relator apontou que dos 20 servidores temporários que atuaram na clínica, 15 vieram da Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista e cinco da administração direta. No entanto, não foi comprovado, pelos gestores, que essas contratações respeitaram as exigências impostas no dispositivo constitucional, entre elas: (1) autorização em lei municipal para esse expediente; (2) demonstração da “necessidade temporária de excepcional interesse público; e (3) observância do princípio da impessoalidade mediante processo seletivo simplificado. A relatoria destacou que a regra do concurso público, estabelecida no art. 37, II, da Constituição da República, aplica-se não apenas à administração pública direta, mas também às entidades da administração pública indireta. “Por conta disso, independentemente de posterior e eventual cessão de servidores à administração direta, a Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista deve contratá-los por meio do devido concurso público, salvo as exceções constitucionais”, observou. Cabe recurso da decisão.

Covid: Governador da Bahia lamenta marca de mais de 100 mil óbitos e critica postura do Brasil Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Durante entrevista à imprensa, o governador Rui Costa (PT) lamentou a marca de 100 mil mortes por Covid-19 no país. Para ele, o Brasil está na disputa com os Estados Unidos em se tratando do maior número de casos e óbitos devido às péssimas medidas e estratégias adotadas no enfrentamento à pandemia. “Se eu tivesse que resumir em uma palavra o que representa a tamanha diferença no enfrentamento à pandemia no Brasil e na Europa diria responsabilidade. Os países asiáticos e europeus encararam esse vírus com muita seriedade, como se encara um grande adversário e inimigo da vida humana. Eles obtiveram sucesso. Infelizmente, o Brasil debochou do vírus chamando de gripezinha”, criticou. O governador acredita que o país esteja passando um péssimo exemplo ao mundo no combate à doença. 

Brumado: Move Mulher vai à Câmara agradecer ampliação da Licença Maternidade Foto: Divulgação

Representantes do grupo Move Mulher estiveram na Câmara Municipal na última segunda-feira (10), em agradecimento aos vereadores e vereadoras que votaram em favor do Projeto de Resolução nº 004/2020 que ampliou a licença maternidade. O Movimento distribuiu rosas aos parlamentares que apoiaram o projeto, como símbolo de gratidão e na oportunidade a advogada Abiara Meira Dias fez uso da Tribuna Livre, lembrando da importância da aprovação do projeto e sobre o tema Direito da Mulher. “Falo hoje em nome do “Move Mulher”, movimento que foi iniciado com o grupo “Mulheres na Política” e é abraçado pelo Partido Democratas, representado no seu Presidente Fabrício Abrantes, partido este que tem entendido a importância de discutir e avançar na conquista dos direitos femininos no nosso município”, afirmou. Segundo a advogada as lutas femininas têm crescido e ganhado espaço em todo o Brasil, mas, infelizmente, a pauta feminina em Brumado continua atrasada e o “Move Mulher” desta necessidade em buscar os direitos das mulheres, mães, filhas, esposas, donas e gerentes de nossos lares. “E hoje, com muita satisfação, subo a esta Tribuna para comemorar a primeira de muitas conquistas deste movimento e agradecer aos nobres vereadores que também se mostraram sensíveis aos direitos da mulheres ao aprovarem o Projeto de Resolução de nº 004/2020, que ampliou o período de licença maternidade no nosso município”, concluiu.

Com notificações zeradas, boletim epidemiológico detecta casos antigos de arboviroses em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Embora ainda existam casos suspeitos de arboviroses sendo investigados na cidade de Brumado, conforme consta no último boletim epidemiológico divulgado, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, esclareceu que se trata de notificações antigas. Ao site Achei Sudoeste, ele explicou que as notificações foram zeradas no município após a passagem do carro fumacê. “Essas notificações são de pacientes antigos, porque o laboratório ainda continua trabalhando nesses casos. Isso é apenas para contabilizar em nosso boletim epidemiológico. Porém, não estão mais aparecendo pacientes com sintomas de dengue, Febre de Chikungunya e Zika em nossas unidades. Isso já não é mais um ponto de preocupação no momento, apesar de a cidade reunir as condições ideais para proliferação do mosquito transmissor”, afirmou. Em, no máximo, duas semanas, o secretário garantiu que todas as amostras pendentes serão analisadas.

Vendas de dia dos pais aquecem o comércio e geram otimismo na CDL de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O dia dos pais ajudou a aquecer as vendas no comércio de Brumado. A informação foi transmitida ao site Achei Sudoeste pelo presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Manoel Messias. Segundo ele, o período que antecedeu a data foi bastante movimentado, especialmente a sexta e o sábado. “O comércio voltou a funcionar, mas não com aquele gás. O dia dos pais ajudou a aquecer as vendas. Foi muito satisfatório”, avaliou. Para Messias, apesar do momento delicado vivido com a pandemia, os comerciantes e os consumidores estão enfrentando a situação de frente, se prevenindo conforme as recomendações de saúde e segurança da Organização Mundial da Saúde (OMS). “Estamos bastante seguros de continuar trabalhando e defendendo o nosso pão de cada dia. Vamos estar sempre estimulando pra o comércio se manter aquecido”, resumiu. 

Comportamento comunitário tem colaborado no controle da Covid-19 em Brumado, diz secretário Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

De acordo com o último boletim, a cidade de Brumado possui 47 casos ativos do novo coronavírus. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário de saúde do município, Cláudio Feres, declarou que a situação continua sob controle, embora o número de casos ativos tenha chegado ao pico de 97. “Situação controlada não quer dizer que o risco passou. É de extrema importância manter os cuidados de higiene, lavar as mãos, usar a máscara, evitar tocar no rosto e manter o distanciamento social. Enfim, esses cuidados que falamos desde o início do enfrentamento à pandemia devem ser mantidos”, pontuou. Nesse sentido, o secretário disse que a população local tem dado um grande exemplo, visto que se comporta preventivamente. “A rotina foi mudada no mundo todo. Temos que aprender a conviver com o novo coronavírus até a chegada da vacina. Até lá é trabalhar na prevenção”, alertou.

Coronavírus: Brumado confirma 6ª morte

Nesta terça-feira, 11 de agosto de 2020, o município de Brumado registra 594 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O número representa 19,42% do total de 3.058 notificações. Entre os diagnósticos: 4 internações, 6 óbitos, 40 pacientes em tratamento e 548 recuperados. No momento, 34 ainda aguardam resultado laboratorial e 1146 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Brumado: Secretária de educação parabeniza estudantes, lamenta escolas vazias e exalta aulas remotas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta terça-feira (11), é comemorado o Dia do Estudante em todo país. A secretária de educação do município de Brumado, Ednéia Ataíde, deixou uma mensagem especial a todos os alunos. “No Dia do Estudante, queremos lhes dizer o quanto nos preocupamos em oferecer um futuro melhor. É em busca desse futuro que investimos todas as nossas ações. Mesmo com tantas adversidades, deixar nossos adolescentes e crianças fora da escola é retirar de vocês o direito de, não apenas a educação de qualidade oferecida em nossas escolas de tempo integral, mas também a proteção alimentar e a inserção cultural e esportiva”, disse ao site Achei Sudoeste. Ataíde lamentou não poder comemorar a data dentro da sala de aula, onde os alunos seriam abraçados em um ambiente acolhedor. Também garantiu que as aulas serão retomadas no momento certo, com as medidas de segurança necessárias para manutenção da vida e do direito à educação. “É muito triste entrar nas escolas e encontrá-las vazias, porque o que dá vida a elas são os estudantes”, pontuou. Apesar da pandemia e da paralisação das atividades escolares, a secretária enalteceu o empenho dos professores na elaboração das aulas remotas.

Traficante morre durante confronto com a Caesg na zona rural de Belo Campo Foto: Divulgação/Caesg

Por volta de 23h30 desta segunda-feira (10), a Caesg realizava patrulhamento no município de Belo Campo, quando populares aproximaram-se da viatura e informaram que vários indivíduos armados traficavam drogas no Povoado Corta Lote. Nas proximidades do local, ao perceber a presença da viatura, os indivíduos fugiram em direção a um matagal deflagrando tiros contra a guarnição. Esta, por sua vez, revidou. Ao cessarem os disparos, a Caesg localizou um dos indivíduos caído ao solo com uma arma de fogo ao lado. O mesmo foi socorrido ao Hospital Municipal Vicente Vieira, onde o médico plantonista constatou que o indivíduo já não tinha sinais vitais. Armas, munições, drogas, aparelhos celulares e dinheiro foram apreendidos durante a ação. 

Brumado: Legislativo aprova contas de 2016 do ex-prefeito Aguiberto Lima Dias Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em sessão realizada na Câmara de Vereadores de Brumado, nesta segunda-feira (10), as contas do ex-prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT), referente ao exercício financeiro de 2016, foram aprovadas. As contas haviam sido aprovadas com ressalvas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). No legislativo, 11 parlamentares votaram a favor da aprovação das contas e apenas 1 votou contra. No final da sessão, o presidente da Casa Legislativa, vereador Léo Vasconcelos, anunciou uma sessão extraordinária na próxima sexta-feira (14), quando começarão a ser discutidas as contas do atual gestor municipal, referente aos anos de 2017 e 2018.

Senador Jaques Wagner tem celular novamente clonado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O senador Jaques Wagner (PT) teve novamente seu aplicativo WhatsApp clonado, informou a assessoria de imprensa nesta terça-feira (11). O golpe levou ao bloqueio temporário da linha telefônica do ex-governador. Em nota, a comunicação do senador declarou que as providências junto à operadora e às autoridades de segurança já foram tomadas. De acordo com o Bahia Notícias, em maio, uma ação criminosa já tinha clonado o número de Wagner. Os autores aproveitaram da agenda telefônica do senador e pediram dinheiro emprestado, via transferência bancária, a amigos, familiares e outros contatos.

Brumadense morre em acidente na zona rural de Caculé Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

No último sábado (08), um motociclista brumadense morreu em um acidente próximo à fazenda Lagoa da Torta, na zona rural do município de Caculé. Rodrigo Garcia de Souza perdeu o controle da motocicleta enquanto trafegava por uma estrada vicinal e acabou colidindo frontalmente contra outro veículo. Ele foi socorrido com vida pelo Samu 192, mas faleceu ao dar entrada no Hospital Municipal Nossa Senhora Aparecida. O corpo foi removido pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) para realização de necropsia no Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi.

Três são presos e cerca de 22 kg de maconha apreendidos em dois ônibus na BR-242 em Barreiras Foto: Divulgação/PRF

Três pessoas foram presas e aproximadamente 22 kg de maconha foram apreendidos na noite desta segunda-feira (10), dentro de dois ônibus de turismo que passavam pela BR-242, em Barreiras, no oeste da Bahia. A ação foi realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). De acordo com a polícia, a apreensão foi realizada durante fiscalizações na rodovia. Em uma delas, a maior parte da droga, 21,48 Kg, estava em tabletes e era transportada em uma mala. Os flagrantes ocorreram durante fiscalização da PRF no quilômetro 800 da BR 242. As apreensões contaram com a ajuda dos cães K9 Fridel, Raia e Ruth, que sinalizaram a presença de ilícitos nas bagagens dos passageiros. A PRF detalhou que a primeira apreensão ocorreu por volta das 21h. Os agentes abordaram um ônibus que saiu de Brasília (DF) com destino a Esperantina (PI). Ao subir no veículo e conversar com os ocupantes, os policiais perceberam nervosismo por parte de um casal. Entrevistados, ambos apresentaram informações inconsistentes sobre o destino e motivo da viagem, o que levou a equipe a aprofundar à fiscalização no ônibus. Na bagagem de mãos da passageira de 50 anos, foi encontrado um tablete de maconha pesando cerca de 690 g. Aos policiais, o companheiro dela assumiu a responsabilidade pela droga e confessou que pegou a maconha em Planaltina (DF) e pretendia comercializar na cidade baiana de Riachão das Neves. Disse ainda que havia saído do sistema prisional há cerca de quatro meses, onde cumpria pena pelo crime de homicídio e atualmente estava em prisão domiciliar. O casal foi preso em flagrante delito pelo crime de tráfico de drogas e apresentado à autoridade de plantão da Delegacia de Polícia Civil, para formalização dos procedimentos.

Brumado: Motorista perde controle e veículo vai parar em escadaria de parque infantil Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na noite desta segunda-feira (10), um acidente inusitado foi registrado na Praça Coronel Zeca Leite, na cidade de Brumado. Um motorista perdeu o controle do carro e foi parar dentro do parque infantil da praça. De acordo com a polícia militar, o carro percorreu cerca de 30 metros sobre a calçada e caiu na escadaria do parquinho. O motorista dirigia um Hyundai i30. Populares ajudaram na remoção do veículo. Por sorte, no momento do acidente, não havia nenhuma criança no parquinho. À polícia, o motorista explicou que se confundiu durante o trajeto e continuou a dirigir até cair na escadaria.

Livramento de Nossa Senhora: Homem é ferido com pauladas e pedradas no Bairro Benito Gama Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na noite do último sábado (08), um homem identificado como Gilberto da Silva Soares, de 38 anos, sofreu uma tentativa de homicídio no Bairro Benito Gama, em Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. A vítima foi socorrida bastante ferida pelo Samu 12 e conduzida ao Hospital Municipal. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, ele teria sido atingido com pedradas e pauladas. As circunstâncias do crime ainda estão sendo investigadas. 

Filho de Bruno sobre pai: 'No mínimo, prisão perpétua' Foto: Reprodução

Convivendo desde muito cedo com a ausência da mãe, Eliza Samudio, assassinada a mando do pai biológico, o ex-goleiro do Flamengo, Bruno Fernandes, Bruninho Samudio, de apenas 10 anos, afirmou se sentir ameaçado com o fato de o pai estar em liberdade. Ao lado da avó Sônia da Silva Moura, 55 anos, mãe de Eliza, o garoto disse ao site ContilNet, do Acre, onde Bruno deve ir morar após ser contratado pelo Rio Branco Futebol Clube, que o pai deveria ficar na prisão pelo resto da vida. “No mínimo, ele deveria ficar em prisão perpétua, porque eu acho uma sacanagem tirar a vida de um ser humano. Não existe nenhum motivo que explique isso. Nenhum”, disse a criança, em áudios divulgados pelo site acreano. O goleiro também foi acusado de sequestro. O menino, com poucos meses de nascido e três meses após a morte da mãe, foi encontrado pela polícia em uma favela de Belo Horizonte (MG) “com fome e sujo”, de acordo com a avó. Em outro áudio, também enviado pela avó, Bruninho diz que o pai é uma ameaça para ele. “Infelizmente, ele é uma ameaça para a sociedade, e eu me sinto muito ameaçado com isso”, finalizou.

Brumado: Secretaria de Educação oferece vagas para quem ainda não concluiu o ensino fundamental

Para quem ainda não concluiu o Ensino Fundamental, a Secretaria de Educação de Brumado está disponibilizando vagas nas turmas de EJA (Educação de Jovens e Adultos). Com a pandemia, as aulas estão sendo realizadas através de uma plataforma on-line. Os interessados podem procurar a Semec, de 08h às 12h ou de 14h às 18h para fazer a matrícula. Para isso, basta apresentar os seguintes documentos: 02 fotos 3x4, Histórico Escolar, Xerox de RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência. As pessoas residentes na zona rural podem procurar a escola mais próxima de sua comunidade e entregar a documentação. A direção da escola fará o encaminhamento para a secretaria. Maiores informações, ligue (77) 3441-8700.

Brumado: Corpo de Bombeiros realiza desinfecção do SAC Foto: Divulgação/CBMBA

O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) realizou a desinfecção preventiva dos SACs de Guanambi e Brumado, com o objetivo de combater a pandemia do coronavírus. As operações, que fazem parte da força-tarefa coordenada pelas secretarias do Planejamento (Seplan) e de Desenvolvimento Econômico (SDE), foram realizadas na quinta-feira (6), em Brumado. “Com este trabalho dedicado do Corpo de Bombeiros, vamos ampliando a segurança sanitária das unidades, para que possam ofertar os serviços para a população. Também encaminhamos máscaras e protetores faciais para toda a rede SAC”, ressalta o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro. Para a desinfecção, que ocorre nos ambientes internos e áreas externas, os militares utilizam hipoclorito de sódio a 1%. “Outras unidades do SAC também passarão pelo mesmo processo preventivo”, destaca o comandante-geral do CBMBA, coronel BM Francisco Telles. O atendimento nas unidades do SAC é exclusivamente por agendamento, através do SAC Digital.

Riacho de Santana: Homem de 29 anos morre afogado em barragem na zona rural Foto: Vilson Nunes

Natural da cidade de Palmas de Monte Alto, Isael Pereira Nunes, 29 anos, morreu afogado na tarde do último sábado (8), em uma barragem na comunidade de Campinas, na zona rural de Riacho de Santana, a 177 km de Brumado. De acordo com o Repórter Vilson Nunes, a vítima, provavelmente, passou mal enquanto nadava e acabou se afogando. Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica compareceu ao local e removeu o corpo ao Instituto Médico Legal de Bom Jesus da Lapa para realização dos procedimentos técnicos. 

PM da Bahia recebe roupas, sapatos e cobertores para doar a necessitados Foto: Divulgação/TV Tribuna

A Polícia Militar da Bahia começou, nesta segunda-feira (10), a Campanha do Agasalho 2020. Com o tema “Aqueça o coração de quem precisa”, a ação arrecada roupas, calçados, agasalhos e cobertores para doar a pessoas em situação de rua e a entidades de apoio e acolhimento, em Salvador e também no interior do estado. A arrecadação dos donativos vai até 22 de setembro. As doações podem ser feitas em qualquer unidade da PM. De acordo com a Polícia Militar, este ano, por causa da pandemia do novo coronavírus, o Departamento de Saúde da corporação recomenda aos policiais que o material só deve ser manuseado 48h depois do recebimento, como medida de prevenção.

Harly Correia solicita construção de canil para abrigo de animais vadios em Aracatu Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O vereador Harly Correia (PCdoB), através de um pedido da ONG protetora dos animais, realizou em sessão legislativo uma indicação solicitando que o Executivo Municipal construa um canil para abrigo de animais vadios, em Aracatu, a 36 km de Brumado. O parlamentar já viabilizou, inclusive, com um empresário local um terreno para execução da obra. Na indicação, o vereador destacou que o canil é um anseio antigo da população, dada à grande quantidade de animais soltos nas ruas da cidade e o risco à saúde pública que configura a problemática. “Infelizmente o prefeito não vem fazendo sua parte em contratar um veterinário para cuidar desses animais”, citou. Correia garantiu que a demanda será uma proposta para seu próximo mandato.

Arquivo