Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
08/2020
fechar

Caculé: Três pessoas da mesma família morrem em acidente de trânsito na BA-156 em Mortugaba Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Por volta das 12h40 desta quinta-feira (27), policiais da 80ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foram acionados para verificarem uma situação de acidente de trânsito na BA-156, na saída da cidade de Mortugaba, a 196 km de Brumado. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, no local, os policiais encontraram um caminhão carregado com eucaliptos capotado e com esmagamento da cabine. Os três ocupantes do veículo, identificados como Francisco Jesus Pinheiro, Nemias Pinheiro Guimarães e Sebastião Jesus Pinheiro, moraram na hora. Todos integrantes da mesma família e moradores da cidade de Caculé. Os corpos das vítimas ficaram presos às ferragens. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) e a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) foram acionados para adoção das medidas de praxe. Alguns familiares das vítimas, que seguiam em outro caminhão e presenciaram o acidente, entraram em estado de choque e foram encaminhados para o atendimento médico.

Brumado registra 16 novos casos de coronavírus nas últimas 24h

Nesta quinta-feira, 27 de agosto, o município de Brumado registra 837 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O número representa 23,47% do total de 3567 notificações. Entre os diagnósticos: 7 internações, 9 óbitos, 82 pacientes em tratamento e 746 recuperados. No momento, 57 ainda aguardam resultado laboratorial e 1379 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Ação da PF contra tráfico de pássaros silvestres cumpre mandados no sudoeste baiano Foto: Divulgação/PF

Uma operação deflagrada na manhã desta quinta-feira (27) pela Polícia Federal cumpre 20 mandados de busca e apreensão e medidas cautelares em cidades da Bahia e de Minas Gerais. A ação, batizada de Ajuruetê, visa desarticular esquema criminoso de tráfico de pássaros silvestres, e é realizada em parceria com o Ibama, o ICMBio e Inema-BA, com o apoio da Polícia Militar da Bahia De acordo com a PF, os mandados de busca e medidas cautelares são cumpridos nas cidades de Itambé, Cândido Sales, Encruzilhada, Poções e Maracás, na Bahia; e em Divisópolis, Chapada Gaúcha, Riachinho, São Romão, Santa Fé de Minas, Brasilândia de Minas, Contagem, Ribeirão das Neves e Belo Horizonte, em Minas Gerais. Ainda de acordo com informações da PF, um dos investigados, que não teve nome divulgado, já foi preso pela Polícia Federal e autuado diversas vezes pelo Ibama, sendo considerado um dos maiores traficantes de psitacídeos – família à qual pertencem os papagaios, periquitos e araras – do país. As multas aplicadas pelo Ibama ao homem superam R$ 1,6 milhão. As investigações tiveram início após a prisão em flagrante de um traficante de animais silvestres em Caruaru (PE), no ano de 2018, na oportunidade, verificou-se que a maioria dos fornecedores de pássaros para o referido indivíduo era da região sudoeste da Bahia. A partir de então, já em 2019, as investigações confirmaram a existência de uma extensa rede de traficantes de pássaros silvestres com atuação especialmente nos estados da Bahia e de Minas Gerais. A PF destacou que foram obtidos indícios de que parte dessas aves estivessem sendo capturadas em unidades de conservação federais, como o Parque Nacional de Boa Nova, na cidade de Boaba Nova, Bahia; e no Parque Nacional Grande Sertão Veredas, localizado na divisa entre Minas Gerais e Bahia. Entre meados de 2019 e o início de 2020, foram realizados sete flagrantes de tráfico, que resultaram na lavratura de termos circunstanciados de ocorrência e na apreensão de 824 pássaros, sendo a maioria papagaios (que possuem maior valor no mercado ilegal), mas também de araras e até de tucanos, muitos dos pássaros ainda filhotes.

Chapada Diamantina: Obras de recuperação da BA-148 se aproximam do município de Abaíra Foto: Divulgação

As obras de recuperação da BA-148, do entroncamento da BR-242 até Rio de Contas, já estão chegando ao município de Abaíra. Coordenado pela Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), o trabalho faz parte do Programa de Restauração e Manutenção de Rodovias Estaduais (Premar II). Além de atender a população da região, a recuperação da estrada, que soma mais de 196 quilômetros, terá grande impacto na retomada da atividade turística na Chapada Diamantina. A obra vai beneficiar diretamente 223 mil habitantes dos municípios de Seabra, Boninal, Piatã, Abaíra, Jussiape e Rio de Contas.

Produtor musical, Arnaldo Saccomani morre aos 71 anos em São Paulo Foto: Reprodução/Instagram

Arnaldo Saccomani, produtor musical conhecido por ter sido jurado de programas como Ídolos e Qual É o Seu Talento, morreu na madrugada desta quinta-feira (27) aos 71 anos de idade, apenas três dias depois de seu aniversário. A informação foi confirmada para Quem pela filha de Arnaldo, Thais Saccomani. Segundo o jornalista Felipeh Campos, Arnaldo estava em tratamento renal ha? dois meses, passando por hemodia?lise. De acordo com amigos, ele morreu em sua casa em Indaiatuba, no interior de São Paulo. Julia Saccomani, outra filha do produtor, falou com o jornalista e afirmou que o pai teve “uma passagem tranquila com todos os familiares em casa”.

TCM adverte prefeito de Rio de Contas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) julgou procedente denúncia lavrada contra o prefeito de Rio de Contas, Cristiano Cardoso de Azevedo (DEM), em razão do não encaminhamento do Decreto Municipal nº 022/2020 para conhecimento da Câmara de Vereadores. O relator do processo, conselheiro substituto Cláudio Ventin, aplicou uma advertência ao gestor. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a decisão foi proferida na sessão desta quinta-feira (27), realizada por meio eletrônico. Segundo a denúncia, em síntese, o Decreto Municipal nº 022/2020, que trata sobre a abertura de Crédito Extraordinário no valor de R$ 450.000,00 para o enfrentamento da pandemia Covid-19, não foi encaminhado para o conhecimento do Poder Legislativo. Em sua defesa, o gestor afirmou que o decreto foi lavrado no dia 24/04/2020 e devidamente publicado no Diário Oficial do Município do dia 27/04/2020. Segundo o prefeito, os servidores do município estiveram diversas vezes na sede da Câmara Municipal, que fica ao lado do prédio da prefeitura, porém a mesma estaria fechada, impossibilitando o cumprimento do decreto. Todavia, o gestor não apresentou prova de que a Câmara Municipal estava fechada, apenas encaminhou o Decreto nº 17/2020 que estabeleceu restrições como medidas temporárias de prevenção ao contágio e enfrentamento da propagação decorrente do novo coronavírus. O Ministério Público de Contas, em sua manifestação, também opinou pela procedência da denúncia, com imputação de multa ao gestor. Cabe recurso da decisão.

Universitários de Medicina iniciam internato no Hospital Municipal de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Quatorze universitários do sexto ano da Faculdade de Medicina Santo Agostinho iniciaram nesta quarta-feira (26) o internato no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, em Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a diretora da unidade de saúde, Lucidalva Bonfim, disse que os alunos estão tendo a oportunidade de estagiar no hospital, que é referência no estado. A médica Franciane Marques, preceptora dos estudantes, informou que a equipe está auxiliando e acompanhando os estudantes de forma que eles possam se qualificar profissionalmente. “Eles vão ter oportunidade de fazer procedimentos e consultas. Para nosso serviço, isso também é muito importante. Isso só traz qualidade para o serviço e mostra que estamos oferecendo um excelente serviço de saúde”, declarou. A estudante Flávia, que é natural de Brumado, relatou que está sendo especial retornar para sua terra natal para fazer o internato. Já Ana Carolina, de Vitória da Conquista, salientou que a parceria entre a Faculdade Santo Agostinho e o Município de Brumado só tem a trazer vantagens para todos.

Casa Verde Amarela: Programa de habitação com taxas de juros menores para famílias de baixa renda Foto: Brasil 61

Com expectativa de atender mais de um milhão e meio de famílias com baixa renda, o Governo Federal lançou, na terça-feira (25), um novo programa habitacional chamado de Casa Verde e Amarela. A partir de medidas que pretendem dar mais eficiência à aplicação dos recursos públicos, a proposta é facilitar o financiamento habitacional até 2024 com acesso dessas famílias à moradias populares com melhor estrutura física. De acordo com o Brasil 61, o novo programa pretende substituir o Minha Casa, Minha Vida, tendo como foco inicial a regularização fundiária, melhoria habitacional e a redução da taxa de juros que, segundo governo, será a menor da história para oferecer crédito a aproximadamente um milhão de famílias e impulsionar o ingresso ao sistema de financiamento habitacional. De acordo com o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, o objetivo é trazer resultados mais eficientes no atendimento às necessidades habitacionais brasileiras e oferecer moradia digna às famílias mais vulneráveis. Segundo Marinho, isso também quer dizer dar melhores condições para que os municípios possam fazer a regularização fundiária e de moradias consideradas inadequadas por carência de infraestrutura em todo o País. “Pela primeira vez em 20 anos, o governo federal oferece um programa de apoio aos municípios brasileiros no enfrentamento de um problema que é absolutamente crônico. Estimo que tenhamos 40% das cidades com irregularidades no Brasil. Estamos falando de 70 milhões de moradias. E há 24 ou 25 milhões de habitações identificadas com alguma inadequação estrutural, documental, é um número extraordinário. E acrescido também ao fato de que há um superlativo de residências que estão inseridas em áreas não edificantes”, afirmou o ministro.

Riacho de Santana: Adolescente é apreendido suspeito de furtar R$ 8 mil Foto: Divulgação/PM

Um adolescente de 17 anos foi apreendido na terça-feira (25) em Riacho de Santana, a 177 km de Brumado, suspeito de furtar dinheiro em um comércio. De acordo com o portal Folha do Vale, ele foi apreendido por volta das 10h, após o proprietário informar que havia sido furtado. Segundo a polícia, depois de realizar buscas pela cidade o adolescente foi localizado no bairro Belém. Ainda conforme a polícia, após cometer o crime o suspeito teria comprado uma motocicleta. Com ele foi encontrado o valor de R$ 3.400, uma motocicleta Honda e um aparelho de celular. O adolescente foi apresentado na Delegacia de Riacho de Santana, enquanto o material foi encaminhado para ser periciado.

Bahia é o estado do Nordeste com mais lojas fechadas durante pandemia da Covid-19 Foto: TV Globo/Reprodução

Cerca de de 6 mil lojas do varejo fecharam as portas na Bahia no segundo trimestre deste ano. A informação, que é de um levantamento feito pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e Fecomércio-BA, foi divulgada na terça-feira (25). A pesquisa considerou o período entre abril e junho. Segundo o levantamento, a Bahia está na primeira colocação entre os estados do Nordeste com a maior diminuição de pontos de venda no período: foram de - 6,37 mil pontos. Em segundo lugar está Pernambuco (-4,25mil), seguido do Ceará (-3,35mil). O estado baiano ocupa a sexta posição no país com mais lojas fechadas no segundo trimestre. Na frente estão, São Paulo (-40,43 mil), Minas Gerais (-16,13 mil), Rio de Janeiro (-11,37 mil), Rio Grande do Sul (-9,69 mil) e Paraná (-9,48 mil). Conforme o levantamento, o número negativo tem relação com a pandemia do novo coronavírus. Na Bahia, o primeiro caso foi detectado no dia 6 de março. No total, 135 mil lojas foram fechadas em todo o Brasil.

Ibope realizará nova pesquisa sobre a Covid-19 em Guanambi Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Mais uma etapa de uma pesquisa Ibope será realizada na cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado. O anúncio foi feito pelo secretário municipal de saúde, Manoel Paulo. Segundo ele, 250 pessoas pré-selecionadas pelo instituto serão testadas para a doença. “O intuito da pesquisa é fazer a estimativa da proporcionalidade dos casos da Covid-19, o novo coronavírus. Guanambi foi selecionado entre 137 cidades brasileiras”, destacou o secretário. A pesquisa, promovida entre os dias 27 e 29 de agosto, seguirá requisitos éticos e de segurança, incluindo o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Além disso, os entrevistadores são testados a cada 48h e os profissionais de saúde testados antes de ir a campo e sete dias após a finalização da pesquisa.

Conect Sol é a solução para economia nas suas contas de energia

A empresa de engenharia e consultoria Conect Sol trabalha com projetos, estrutural e elétrico, para instalação de energia solar. A mudança garante uma grande economia no valor das contas de energia. Entre agora mesmo em contato com os representantes da empresa para saber mais sobre os benefícios da energia solar e encomendar um orçamento. Os telefones são: (77) 99907-9149 (suporte técnico) ou (71) 99402-1024 (comercial).

Brumado: Projeto social Viva + usa a capoeira para afastar crianças e adolescentes das drogas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O capoeirista Rafael Almeida está ministrando no Bairro Irmã Dulce e adjacências, em Brumado, um curso de capoeira para crianças e adolescentes. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele disse que o projeto social Viva + tem o objetivo de afastar esses jovens da periferia do mundo das drogas. “O projeto nasceu no coração de três jovens por causa da grande taxa de mortes de jovens no nosso município. A maioria por envolvimento com o tráfico. A gente perdeu muitos amigos para essa vida errada. Nesses bairros mais afastados a gente vê muitas crianças na rua, sem nenhuma atividade. A gente usa o esporte como uma forma de levar cultura, educação e lazer para as crianças”, destacou. Segundo ele, as aulas estão sendo ministradas por três professores na quadra poliesportiva do bairro. A receptividade dos moradores do bairro e da região tem sido alta, bem como os resultados têm sido significativos em afastar esses jovens das drogas. “Não tivemos nenhum apoio da iniciativa pública. É difícil conseguir apoio dos empresários porque se trata de um bairro de periferia. Nosso apoio maior é dos moradores”, pontuou. Hoje, cerca de 70 alunos fazem parte do projeto.

Laboratório Exame: Especializado em análises clínicas em Brumado

O Laboratório Exame é especializado em análises clínicas em Brumado e região. No município, a unidade terá como bioquímico o experiente e competente Leonardo Borborema Neto. O laboratório oferece um atendimento humanizado e personalizado, proporcionando maior satisfação aos clientes e colaboradores. O laboratório dispõe de equipamentos de alta tecnologia para realização de exames de qualidade, com resultados confiáveis e seguros para um diagnóstico preciso e rápido a serviço da vida da população de Brumado e região. A missão é realizar exames laboratoriais com excelência e qualidade, atender com humanização, sustentabilidade e responsabilidade social, com uma visão de ser reconhecido como um laboratório de referência e manter a credibilidade junto à sociedade. O valor será em total compromisso com a vida; confiabilidade; melhoria contínua; ética e humanização. O laboratório Exame fica localizado na Avenida Cassemiro Pinheiro de Azevedo, 655, centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9286 / (77) 99991-5757.

Ibicoara: Prefeito Haroldo Aguiar é acionado pelo MP após causar aglomerações

O prefeito de Ibicoara, Haroldo Aguiar (PTB), é alvo de ação civil pública movida pelo Ministério Público estadual após ele promover eventos e provocar aglomerações na cidade. Na ação, a promotora de Justiça Maria Salete Jued Moysés solicita à Justiça concessão de medida liminar que obrigue o gestor municipal a não incitar, organizar, realizar e/ ou participar de qualquer tipo de manifestação em espaços públicos ou privados, com a presença de pessoas e a formação de aglomeração enquanto durar a pandemia do coronavírus e estiverem vigentes as normas federais, estaduais e municipais de distanciamento social. Devem ser incluídas na proibição as passeatas, carreatas e manifestações públicas presenciais de qualquer gênero, destaca a promotora. Segundo Maria Salete, diversas notícias chegaram à Promotoria de Justiça sobre a realização de eventos e encontros, com aglomeração de pessoas que, em sua maioria, não usam quaisquer equipamentos de proteção individual. Tal situação, salienta ela, coloca e em risco, de forma difusa, toda a coletividade no enfrentamento da pandemia do coronavírus, na medida que a autoridade municipal descumpre e ainda incentiva o descumprimento das regras gerais ditadas por todos os órgãos envolvidos no combate à Covid-19. “O comportamento do prefeito em incitar aglomeração de pessoas fere cabalmente o decreto expedido por ele mesmo, de maneira que, de nenhum modo, é justificável que estes representantes do povo estejam diretamente ligados à realização de perigosas aglomerações, contrariando os decretos, sejam estes de âmbito estadual e/ou municipal, e o próprio bom senso, ante a pandemia vivenciada, buscando unicamente a promoção pessoal”, complementa. O Ministério Público tomou conhecimento da maratona de eventos do prefeito após os seus acontecimentos e, segundo a promotora de Justiça, não houve tempo hábil para a adoção de providências relacionadas ao seu impedimento. Em contrapartida, o MP editou Recomendação no último dia 20 e orientou ao Município de Ibicoara que suspendesse todos os eventos públicos de que participem mais de cinco pessoas em ambientes fechados ou dez em ambientes abertos. Além disso, que suspendesse viagens de servidores municipais, a serviço, pelo período de 30 dias, ressalvadas situações de extrema urgência; e não autorizasse, permitisse ou promovesse a realização de eventos, encontros, qualquer tipo de festividade, públicos ou privados, que gerassem aglomeração de pessoas.  No entanto, nos últimos dias 22 e 23, mais uma vez o prefeito promoveu evento com finalidades eleitorais, afirma a promotora, destacando que ele “desprezou o sacrifício que está sendo feito pelo restante da sociedade civil, que tem aderido à restrição de vários direitos, em nome do bem comum na proteção do direito à vida e à saúde”.

Transforme o seu sorriso no Neo Odonto: Núcleo de Estética Oral em Brumado

Já imaginou ter seus dentes de volta? Com os implantes dentários isso é possível! A clínica conta com profissional especializado em Implantodontia para te atender da melhor forma possível. Além disso, o consultório trabalha com serviços de prótese dentária, limpeza, tratamento de canal, extração, clareamento dental, aparelho dental, lentes de contato e restauração. Faça a sua avaliação agora mesmo e agende o seu tratamento. O Neo Odonto fica localizado na Rua Coronel Paulino Chaves, 499, no centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9262 / (77) 99702-3049 (WhatsApp).

Guanambi registra aumento nos casos de Covid-19 enquanto Caetité inicia flexibilização do comércio Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado tem registrado um aumento no número de infectados pelo coronavírus. De acordo com o boletim epidemiológico desta quarta-feira (26), mais 7 casos foram notificados, totalizando 329 confirmados. 238 pacientes estão recuperados, 82 continuam ativos e houve 1 óbito. Segundo informou o radialista Vilson Nunes ao site Achei Sudoeste, a estimativa é de que esse número aumente nos próximos dias, tendo em vista a quantidade de pessoas aguardando resultado. Em contrapartida, a vizinha cidade de Caetité, a 100 km de Brumado, iniciou o processo de flexibilização de funcionamento do comércio, visto que o avanço da doença está sob controle no município. O decreto com as regras para a reabertura de bares e restaurantes foi publicado pela prefeitura no Diário Oficial de terça-feira (25). No documento, o prefeito frisou que o município se encontra estável no que se refere ao estado epidemiológico de evolução da Covid-19. Atualmente, a cidade possui 104 casos confirmados, sendo 78 curados, 22 ativos e 4 óbitos.

Júnior Brumado marca e garante classificação do Midtjylland para a próxima fase dos playoffs da Champions League Foto: Divulgação/Midtjylland

Na quarta-feira (26), o Midtjylland foi até Razgrad na Bulgária, para enfrentar o Ludogorets, em partida válida pela 2ª etapa dos playoffs da Champions League. A partida, que estava repleta de brasileiros, valia o direito de continuar sonhando com a classificação para a fase de grupos da maior competição de clubes do planeta. E após dominar todo o primeiro tempo, e boa parte do segundo, o Midtjylland só veio fazer o gol da classificação aos 33 do segundo tempo, com Júnior Brumado, que começou no banco e só entrou na partida aos 20 minutos da segunda etapa. De acordo com Planeta Brazuka, o Midtjylland aguarda agora o sorteio da Union of European Football Associations (UEFA) no dia 31 de agosto para saber quem será o seu próximo adversário. O atacante tem somente 21 anos, e foi revelado pelo Bahia. Ele chegou ao tricolor em 2013, para atuar na base, e subiu para o profissional do clube baiano em 2017. No ano passado, foi negociado com o Midtjylland por 2,25 milhões de euros, de acordo com o Transfermarket, e está voltando de um período de empréstimo ao Silkeborg, onde em 26 jogos no campeonato dinamarquês, marcou 2 gols e deu uma assistência.

Brumado: Homem de 39 anos morre após motocicleta se chocar contra caminhão na BA-262 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um homem de 39 anos, identificado como Valdir de Jesus Costa, morreu na noite da última quarta-feira (26), no KM 430 da BA-262, em Brumado, após a motocicleta que pilotava colidir contra um caminhão. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o acidente aconteceu por volta das 20h. Devido ao impacto da colisão, Valdir morreu na hora. O óbito foi constatado por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Brumado: Homem de 39 anos morre após motocicleta se chocar contra caminhão na BA-262 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) esteve no local e registrou a ocorrência. Por conta do acidente, o trecho ficou parcialmente interditado. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia no local do acidente. O corpo de Costa foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado para ser necropsiado. A Polícia Civil já inquérito e apura a causa do acidente.

Brumado é a cidade com maior número de casos do coronavírus no Sertão Produtivo da Bahia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Brumado é a cidade que registra o maior número de casos do novo coronavírus na região do Sertão Produtivo da Bahia. De acordo com o boletim epidemiológico desta quarta-feira (26), o município possui 821 casos confirmados, sendo 91 ativos, 721 recuperados, 6 internações e 9 óbitos. Guanambi, a cidade de maior população da regional, contabiliza 329 casos confirmados, 82 ativos, 246 recuperados e 1 óbito. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, mesmo com os altos números, Brumado mantém o comércio aberto. Na última semana, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) comandou mais uma reunião da comissão de enfrentamento a Covid-19. Na oportunidade, com a presença de proprietários de bares, onde cobrou dos mesmos o controle de aglomerações nos estabelecimentos, dando o prazo até a sexta-feira (28), para avaliar os índices, caso não haja redução nos registros de novos casos, o prefeito deverá engrossar as restrições aos bares e outros seguimentos na cidade.

Brasil perde 21,7% dos trabalhadores sindicalizados após reforma trabalhista Foto: Divulgação

O número de trabalhadores associados a sindicatos trabalhistas teve queda de 21,7% desde a reforma trabalhista, ocorrida em 2017. Isso corresponde a um contingente de, aproximadamente, 2,9 milhões de profissionais que, em três anos, cancelaram a adesão à respectiva entidade de classe. É o que apontam os dados divulgados nesta quarta-feira (26) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o G1, a reforma trabalhista foi aprovada em julho de 2017. Até então, todos os trabalhadores, sindicalizados ou não, eram obrigados a pagar, uma vez por ano, uma contribuição ao sindicato de sua respectiva categoria profissional. Com a mudança legislativa, tal obrigatoriedade foi derrubada. A queda no número de sindicalizados já vinha ocorrendo desde 2014, mas foi em 2018 que ela ocorreu de modo mais expressivo – 1,5 milhão de trabalhadores cancelaram a adesão ao sindicato naquele ano. Em 2017, quando ocorreu a reforma trabalhista, houve redução de 432 mil sindicalizados no país. “Tudo leva a crer que [a queda do número de sindicalizados] se acentuou com a reforma trabalhista”, avaliou a gerente da pesquisa do IBGE, Adriana Beringuy.

91 pacientes seguem em tratamento da Covid-10 em Brumado

Nesta quarta-feira, 26 de agosto, o município de Brumado registra 821 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O número representa 22,68% do total de 3620 notificações. Entre os diagnósticos: 6 internações, 9 óbitos, 91 pacientes em tratamento e 721 recuperados. No momento, 94 ainda aguardam resultado laboratorial e 1328 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Justiça determina arrombamento e troca de fechadura de imóvel de Edílson 'Capetinha' Foto: TV Globo/Reprodução

A Justiça trabalhista determinou o arrombamento e troca de fechadura de um imóvel em Salvador de propriedade do ex-jogador de futebol Edilson da Silva Ferreira, mais conhecido como Edilson "Capetinha". A informação foi confirmada pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT-5ª Região). O G1 tentou falar por telefone com o ex-jogador e com a defesa dele, mas até a última atualização desta reportagem, não havia conseguido contato. O mandado de arrombamento foi expedido no dia 13 de agosto, conforme registrado na movimentação processual. Ainda segundo informações que constam no sistema do TRT, o cumprimento da ordem judicial ocorreu no dia 18 de agosto, em imóvel do bairro do Horto Florestal, área nobre de Salvador. Conforme descrito na decisão, os bens que fossem encontrados no imóvel ficam sob guarda e depósito da Justiça pelo prazo de 30 dias. Não há detalhes sobre como este imóvel será utilizado no processo e nem se há a possibilidade de ser leiloado. Edilson responde a processos trabalhistas desde 2012, referentes às seguintes empresas as quais ele é sócio: Ed Dez Eventos Promoções e Produções Artísticas; Estação Ed Dez Empreendimentos Artísticos; e Bloco Carnavalesco Broder.

Riacho de Santana confirma primeiro óbito por Covid-19 Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na última terça-feira (25), o Município de Riacho de Santana, a 177 km de Brumado, confirmou o primeiro óbito por Covid-19. A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde, no boletim epidemiológico emitido no início da noite. Trata-se de uma mulher de 77 anos, que possuía comorbidades. Ela deu entrada no Hospital Municipal e Maternidade Amália Coutinho com os sintomas. O município tem 66 casos confirmados da doença. Destes, 50 estão curados.  

Depressão no isolamento alavanca consumo de cigarros Foto: Romildo de Jesus

Pesquisa coordenada pelo Instituto de Informação e Comunicação Científica e Tecnológica (Icict), da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) revela alterações de comportamento na população brasileira. Segundo o estudo 34% dos fumantes brasileiros declararam ter aumentado o número de cigarros fumados durante a pandemia do coronavírus. Este crescimento, ainda de acordo com o estudo, está associado à deterioração da saúde mental dos tabagistas, com piora de quadros de depressão, ansiedade e insônia. A pesquisa aponta que o aumento no consumo foi ainda maior entre aqueles que também afirmaram ter piora no sono (45,5%) e agravamento de sentimentos de solidão (39,6%), tristeza (46,3%) e nervosismo (43,3%).

Arquivo