Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "08/2020"

28 Ago 2020 - 11:00h

Na Bahia, das 269 mil pessoas que perderam os seus postos de trabalho, boa parte não voltou a buscar novos empregos. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Mariana Viveiros, supervisora de disseminação de informações do IBGE no estado, explicou que a situação se deve à crise de saúde pública deflagrada pela pandemia do novo coronavírus. “A gente tem um mercado de trabalho demitindo e sem ainda oferecer oportunidades para uma recolocação”, pontuou. Justamente devido a essa falta de opção para reinserção desses profissionais que perderam o emprego, a supervisora informou que a informalidade tem crescido. “O mercado informal acaba se tornando a única opção para quem perdeu o emprego. A taxa de informalidade é muito importante no Estado. Os informais representam quase metade das pessoas que trabalhavam na Bahia em julho, 48%”, completou. 

28 Ago 2020 - 10:30h

A população brasileira foi estimada em 211.755.692 habitantes em 5.570 municípios, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A estimativa com o total de habitantes dos estados e dos municípios se refere a 1° de julho de 2020 e foi publicada no “Diário Oficial da União” desta quinta-feira (27). O número representa um aumento de 0,77% na comparação com a população estimada do ano passado. Em 2019, o IBGE estimou um total de 210,1 milhões de pessoas.

28 Ago 2020 - 10:00h

Levantamento realizado pelo Governo da Bahia mostra que, na rede estadual de ensino, 22% dos estudantes de Itabuna e 24% dos estudantes de Ilhéus testaram positivo para o novo coronavírus. O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa (PT) durante o programa Papo Correria, nesta quarta-feira (26). Segundo ele, considerando que ainda não se chegou a 12% da população da região sul da Bahia contaminada, o número é bastante alto. Na oportunidade, apesar de afirmar que o plano de retorno das aulas presenciais está pronto, o governador não falou sobre uma data definida para essa retomada. 

28 Ago 2020 - 09:30h

A Associação de Coletores de Recicláveis de Araçatuba (Acrepom) encontrou mais de R$ 35 mil em dinheiro em um cofre descartado pela Polícia Civil. O caso aconteceu nesta quinta-feira (27). De acordo com a associação, catadores desmontaram o cofre para ser vendido como sucata após o objeto ter sido deixado pela polícia no local, quando encontraram a quantia em um fundo falso. A Acrepom chamou a polícia para devolver o montante. A Polícia Civil não soube informar de qual ocorrência esse cofre pertence. O objeto e o dinheiro foram levados para a delegacia, que vai investigar o caso. O cofre vai passar por perícia para analisar também se esse fundo falso era fácil de ser identificado ou não — o intuito é saber se houve negligência da polícia ao entregar o objeto para a associação. O dinheiro ficará em juízo.

28 Ago 2020 - 09:00h

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) julgou parcialmente procedente denúncia formulada contra o prefeito de Guajeru, Gilmar Rocha Cangussu (PDT), o Gil Rocha, em razão de irregularidades em processo licitatório realizado para a aquisição de pneus, materiais elétricos e serviços de manutenção para veículos e máquinas pesadas do município, no exercício de 2020. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o conselheiro José Alfredo Rocha Dias, relator da denúncia, determinou que o gestor busque, no edital relativo ao presente certame ou em outro que venha a substituí-lo, especificar mais adequadamente os critérios técnicos e objetivos que fundamentam as divisões dos lotes, considerando, inclusive, a adoção de Sistema de Registro de Preços, em que a subdivisão de lotes pode ser mais adequada e conveniente. A decisão, que foi proferida na sessão de quarta-feira (26), realizada por meio eletrônico, também advertiu o prefeito que a utilização do pregão presencial neste caso contraria a Instrução TCM/BA nº 001/2015, que orienta a utilização preferencial do pregão eletrônico, o qual amplia a concorrência e possibilita maior vantagem à administração pública. Para o conselheiro José Alfredo, a divisão do objeto do Pregão Presencial nº 017/2020 não foi devida e adequadamente justificada em relação a todos os lotes, o que representa ofensa aos artigos 15, inciso IV, e 23, § 1º da Lei de Licitações, não havendo no processo suficiente demonstração de critérios técnicos para a aglutinação observada nos lotes 02 e 04 apresentados no edital. Cabe recurso da decisão.

28 Ago 2020 - 08:30h

A prefeitura da cidade de Lençóis, na Chapada Diamantina, uma das regiões mais visitadas do estado, decidiu retomar as atividades turísticas a partir do dia 1° de setembro. A decisão tem causado polêmica, já que um dos pontos do decreto, obriga a apresentação do resultado do teste para Covid-19 para que visitantes possam entrar no município. Segundo o decreto da prefeitura, o exame deve ter o máximo de 72 horas da realização. Outra obrigatoriedade é a apresentação da confirmação de reserva de hospedagem feita em um estabelecimento autorizado pelo município, tanto na barreira sanitária como no check in. Também consta no documento que todos os estabelecimentos precisam passar por vistoria da Vigilância Sanitária, além de aferição de temperatura, uso obrigatório de máscara e outros itens. A Associação Comercial do município, que entrou com uma representação no Ministério Público da Bahia (MP-BA), afirma que a obrigatoriedade da apresentação do exame prejudica o comércio de Lençóis, já que os turistas podem acabar preferindo ir para outras cidades.

28 Ago 2020 - 08:00h

Segundo representação da Associação Comunitária dos Pequenos Produtores Rurais de Lagoa Funda e Adjacências, a empresa Ibar Nordeste S.A., localizada na Lagoa Funda, em Brumado, possui fornos para calcinação e sintetização de minério sem filtragem adequada, o que gera poluição do ar e risco de doenças respiratórias. Em apreciação à representação, a 1ª Promotoria de Justiça de Brumado, através do promotor Millen Castro, recomendou à Ibar, a fim de evitar a judicialização da situação, que: cumpra as condicionantes ambientais impostas pelo órgão ambiental competente; elabore relatórios de atendimento das condicionantes de licença, detalhando as ações implantadas; inclua a avaliação dos parâmetros críticos de qualidade do ar relacionados ao empreendimento na rotina de monitoramento em pontos representativos na comunidade no entorno; inclua nos relatórios de medições as condições de operação do processo, incluindo os tipos e quantidades de combustível e/ou insumos usados; e mantenha disponíveis as comprovações de manutenção periódica dos equipamentos de atenuação de poluentes atmosféricos. A empresa dispõe do prazo de 30 (trinta) dias para informar a esta Promotoria de Justiça a respeito do acatamento da recomendação.

28 Ago 2020 - 07:30h

Um homem foi preso em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, suspeito de estelionato. A prisão ocorreu na última terça-feira (25) e de acordo com a Polícia Civil da cidade, ele estaria aplicando golpes em seguradoras de veículos. Segundo a polícia, o homem queria receber dois seguros do roubo de um carro, que não aconteceu. Para ter acesso ao seguro e receber o dinheiro, segundo a Polícia Civil, o homem registrou um boletim de ocorrências em Itabuna, no sul do estado. De acordo com o G1, no documento, que é do roubo de um carro, foi informado que dois suspeitos em uma motocicleta renderam o motorista e levaram o veículo. Com esse boletim de ocorrências, o homem recebeu os mais de R$ 34 mil reais de uma das seguradoras alvo do golpe. Mesmo assim, ele tentou receber dinheiro de outra seguradora, por meio de uma associação de proteção veicular, em Vitória da Conquista. A situação causou desconfianças. “Porque que uma pessoa tem duas proteções no mesmo veículo? Até aí tudo bem, mas ele não poderia receber das duas proteções do mesmo veículo. Foi nesse momento que comunicamos a Polícia Civil, quando ele recebeu os valores, o cheque, tudo, aí a Polícia Civil efetuou o flagrante por crime de estelionato”, explica o advogado da seguradora, Celso Pasquali. Segundo a Polícia Civil, o boletim de ocorrências do roubo do carro não tem validade, já que o próprio estelionatário disse que não esteve em Itabuna. “Ele responde pelo crime de estelionato, foi flagranteado com estelionato, conduzido ao presídio e responderá também e Itabuna por falsa comunicação de crime”, diz o delegado Ney Brito, que investiga o caso.

28 Ago 2020 - 07:00h

De acordo com levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Bahia registrou uma redução importante no número de pessoas empregadas devido à pandemia do coronavírus. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Mariana Viveiros, supervisora de disseminação de informações do IBGE na Bahia, informou que, entre junho e julho, 269 mil pessoas perderam os seus postos de trabalho. “Foi uma redução bastante expressiva, foi a segunda maior redução em termos absolutos no país. Só ficou abaixo do que aconteceu em São Paulo. Isso reflete os efeitos dos ajustes que o mercado de trabalho começa a fazer por conta da pandemia”, afirmou. Segundo a supervisora, a produção da indústria e o volume de vendas do comércio e do setor de serviços estão em franca crise e isso acaba refletindo, obviamente, no número de demissões no mercado. 

28 Ago 2020 - 00:00h

Na última semana, a cidade de Malhada de Pedras, a 39 km de Brumado, registrou um aumento no número de notificações do novo coronavírus e a prefeitura decidiu aumentar as restrições para conter o avanço da doença. De acordo com o boletim epidemiológico mais recente, são 37 casos confirmados, 21 ativos e 16 curados. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Felipe Galdeia, secretário de saúde de Malhada de Pedras, relatou que mais uma barreira sanitária foi instalada na saída para Jânio Quadros. O decreto de contenção publicado na última segunda-feira (25), no Diário Oficial, também estabeleceu o fechamento parcial de todo comércio não essencial - os estabelecimentos só podem funcionar de segunda a sexta, até às 18h e, aos sábados, até 13h. As atividades religiosas também seguem a mesma determinação. A intenção, segundo o secretário, é minimizar a disseminação do vírus no município.

27 Ago 2020 - 18:50h

Por volta das 12h40 desta quinta-feira (27), policiais da 80ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foram acionados para verificarem uma situação de acidente de trânsito na BA-156, na saída da cidade de Mortugaba, a 196 km de Brumado. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, no local, os policiais encontraram um caminhão carregado com eucaliptos capotado e com esmagamento da cabine. Os três ocupantes do veículo, identificados como Francisco Jesus Pinheiro, Nemias Pinheiro Guimarães e Sebastião Jesus Pinheiro, moraram na hora. Todos integrantes da mesma família e moradores da cidade de Caculé. Os corpos das vítimas ficaram presos às ferragens. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) e a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) foram acionados para adoção das medidas de praxe. Alguns familiares das vítimas, que seguiam em outro caminhão e presenciaram o acidente, entraram em estado de choque e foram encaminhados para o atendimento médico.

27 Ago 2020 - 18:45h

Nesta quinta-feira, 27 de agosto, o município de Brumado registra 837 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O número representa 23,47% do total de 3567 notificações. Entre os diagnósticos: 7 internações, 9 óbitos, 82 pacientes em tratamento e 746 recuperados. No momento, 57 ainda aguardam resultado laboratorial e 1379 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

27 Ago 2020 - 15:30h

Uma operação deflagrada na manhã desta quinta-feira (27) pela Polícia Federal cumpre 20 mandados de busca e apreensão e medidas cautelares em cidades da Bahia e de Minas Gerais. A ação, batizada de Ajuruetê, visa desarticular esquema criminoso de tráfico de pássaros silvestres, e é realizada em parceria com o Ibama, o ICMBio e Inema-BA, com o apoio da Polícia Militar da Bahia De acordo com a PF, os mandados de busca e medidas cautelares são cumpridos nas cidades de Itambé, Cândido Sales, Encruzilhada, Poções e Maracás, na Bahia; e em Divisópolis, Chapada Gaúcha, Riachinho, São Romão, Santa Fé de Minas, Brasilândia de Minas, Contagem, Ribeirão das Neves e Belo Horizonte, em Minas Gerais. Ainda de acordo com informações da PF, um dos investigados, que não teve nome divulgado, já foi preso pela Polícia Federal e autuado diversas vezes pelo Ibama, sendo considerado um dos maiores traficantes de psitacídeos – família à qual pertencem os papagaios, periquitos e araras – do país. As multas aplicadas pelo Ibama ao homem superam R$ 1,6 milhão. As investigações tiveram início após a prisão em flagrante de um traficante de animais silvestres em Caruaru (PE), no ano de 2018, na oportunidade, verificou-se que a maioria dos fornecedores de pássaros para o referido indivíduo era da região sudoeste da Bahia. A partir de então, já em 2019, as investigações confirmaram a existência de uma extensa rede de traficantes de pássaros silvestres com atuação especialmente nos estados da Bahia e de Minas Gerais. A PF destacou que foram obtidos indícios de que parte dessas aves estivessem sendo capturadas em unidades de conservação federais, como o Parque Nacional de Boa Nova, na cidade de Boaba Nova, Bahia; e no Parque Nacional Grande Sertão Veredas, localizado na divisa entre Minas Gerais e Bahia. Entre meados de 2019 e o início de 2020, foram realizados sete flagrantes de tráfico, que resultaram na lavratura de termos circunstanciados de ocorrência e na apreensão de 824 pássaros, sendo a maioria papagaios (que possuem maior valor no mercado ilegal), mas também de araras e até de tucanos, muitos dos pássaros ainda filhotes.

27 Ago 2020 - 15:00h

As obras de recuperação da BA-148, do entroncamento da BR-242 até Rio de Contas, já estão chegando ao município de Abaíra. Coordenado pela Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), o trabalho faz parte do Programa de Restauração e Manutenção de Rodovias Estaduais (Premar II). Além de atender a população da região, a recuperação da estrada, que soma mais de 196 quilômetros, terá grande impacto na retomada da atividade turística na Chapada Diamantina. A obra vai beneficiar diretamente 223 mil habitantes dos municípios de Seabra, Boninal, Piatã, Abaíra, Jussiape e Rio de Contas.

27 Ago 2020 - 14:30h

Arnaldo Saccomani, produtor musical conhecido por ter sido jurado de programas como Ídolos e Qual É o Seu Talento, morreu na madrugada desta quinta-feira (27) aos 71 anos de idade, apenas três dias depois de seu aniversário. A informação foi confirmada para Quem pela filha de Arnaldo, Thais Saccomani. Segundo o jornalista Felipeh Campos, Arnaldo estava em tratamento renal ha? dois meses, passando por hemodia?lise. De acordo com amigos, ele morreu em sua casa em Indaiatuba, no interior de São Paulo. Julia Saccomani, outra filha do produtor, falou com o jornalista e afirmou que o pai teve “uma passagem tranquila com todos os familiares em casa”.

27 Ago 2020 - 14:00h

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) julgou procedente denúncia lavrada contra o prefeito de Rio de Contas, Cristiano Cardoso de Azevedo (DEM), em razão do não encaminhamento do Decreto Municipal nº 022/2020 para conhecimento da Câmara de Vereadores. O relator do processo, conselheiro substituto Cláudio Ventin, aplicou uma advertência ao gestor. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a decisão foi proferida na sessão desta quinta-feira (27), realizada por meio eletrônico. Segundo a denúncia, em síntese, o Decreto Municipal nº 022/2020, que trata sobre a abertura de Crédito Extraordinário no valor de R$ 450.000,00 para o enfrentamento da pandemia Covid-19, não foi encaminhado para o conhecimento do Poder Legislativo. Em sua defesa, o gestor afirmou que o decreto foi lavrado no dia 24/04/2020 e devidamente publicado no Diário Oficial do Município do dia 27/04/2020. Segundo o prefeito, os servidores do município estiveram diversas vezes na sede da Câmara Municipal, que fica ao lado do prédio da prefeitura, porém a mesma estaria fechada, impossibilitando o cumprimento do decreto. Todavia, o gestor não apresentou prova de que a Câmara Municipal estava fechada, apenas encaminhou o Decreto nº 17/2020 que estabeleceu restrições como medidas temporárias de prevenção ao contágio e enfrentamento da propagação decorrente do novo coronavírus. O Ministério Público de Contas, em sua manifestação, também opinou pela procedência da denúncia, com imputação de multa ao gestor. Cabe recurso da decisão.

27 Ago 2020 - 12:00h

Quatorze universitários do sexto ano da Faculdade de Medicina Santo Agostinho iniciaram nesta quarta-feira (26) o internato no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, em Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a diretora da unidade de saúde, Lucidalva Bonfim, disse que os alunos estão tendo a oportunidade de estagiar no hospital, que é referência no estado. A médica Franciane Marques, preceptora dos estudantes, informou que a equipe está auxiliando e acompanhando os estudantes de forma que eles possam se qualificar profissionalmente. “Eles vão ter oportunidade de fazer procedimentos e consultas. Para nosso serviço, isso também é muito importante. Isso só traz qualidade para o serviço e mostra que estamos oferecendo um excelente serviço de saúde”, declarou. A estudante Flávia, que é natural de Brumado, relatou que está sendo especial retornar para sua terra natal para fazer o internato. Já Ana Carolina, de Vitória da Conquista, salientou que a parceria entre a Faculdade Santo Agostinho e o Município de Brumado só tem a trazer vantagens para todos.

27 Ago 2020 - 11:30h

Com expectativa de atender mais de um milhão e meio de famílias com baixa renda, o Governo Federal lançou, na terça-feira (25), um novo programa habitacional chamado de Casa Verde e Amarela. A partir de medidas que pretendem dar mais eficiência à aplicação dos recursos públicos, a proposta é facilitar o financiamento habitacional até 2024 com acesso dessas famílias à moradias populares com melhor estrutura física. De acordo com o Brasil 61, o novo programa pretende substituir o Minha Casa, Minha Vida, tendo como foco inicial a regularização fundiária, melhoria habitacional e a redução da taxa de juros que, segundo governo, será a menor da história para oferecer crédito a aproximadamente um milhão de famílias e impulsionar o ingresso ao sistema de financiamento habitacional. De acordo com o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, o objetivo é trazer resultados mais eficientes no atendimento às necessidades habitacionais brasileiras e oferecer moradia digna às famílias mais vulneráveis. Segundo Marinho, isso também quer dizer dar melhores condições para que os municípios possam fazer a regularização fundiária e de moradias consideradas inadequadas por carência de infraestrutura em todo o País. “Pela primeira vez em 20 anos, o governo federal oferece um programa de apoio aos municípios brasileiros no enfrentamento de um problema que é absolutamente crônico. Estimo que tenhamos 40% das cidades com irregularidades no Brasil. Estamos falando de 70 milhões de moradias. E há 24 ou 25 milhões de habitações identificadas com alguma inadequação estrutural, documental, é um número extraordinário. E acrescido também ao fato de que há um superlativo de residências que estão inseridas em áreas não edificantes”, afirmou o ministro.

27 Ago 2020 - 11:00h

Um adolescente de 17 anos foi apreendido na terça-feira (25) em Riacho de Santana, a 177 km de Brumado, suspeito de furtar dinheiro em um comércio. De acordo com o portal Folha do Vale, ele foi apreendido por volta das 10h, após o proprietário informar que havia sido furtado. Segundo a polícia, depois de realizar buscas pela cidade o adolescente foi localizado no bairro Belém. Ainda conforme a polícia, após cometer o crime o suspeito teria comprado uma motocicleta. Com ele foi encontrado o valor de R$ 3.400, uma motocicleta Honda e um aparelho de celular. O adolescente foi apresentado na Delegacia de Riacho de Santana, enquanto o material foi encaminhado para ser periciado.

27 Ago 2020 - 10:30h

Cerca de de 6 mil lojas do varejo fecharam as portas na Bahia no segundo trimestre deste ano. A informação, que é de um levantamento feito pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e Fecomércio-BA, foi divulgada na terça-feira (25). A pesquisa considerou o período entre abril e junho. Segundo o levantamento, a Bahia está na primeira colocação entre os estados do Nordeste com a maior diminuição de pontos de venda no período: foram de - 6,37 mil pontos. Em segundo lugar está Pernambuco (-4,25mil), seguido do Ceará (-3,35mil). O estado baiano ocupa a sexta posição no país com mais lojas fechadas no segundo trimestre. Na frente estão, São Paulo (-40,43 mil), Minas Gerais (-16,13 mil), Rio de Janeiro (-11,37 mil), Rio Grande do Sul (-9,69 mil) e Paraná (-9,48 mil). Conforme o levantamento, o número negativo tem relação com a pandemia do novo coronavírus. Na Bahia, o primeiro caso foi detectado no dia 6 de março. No total, 135 mil lojas foram fechadas em todo o Brasil.