Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
08/2020
fechar

Eleições 2020: Democratas anuncia Convenção com apoios do PDT e Republicanos em Brumado Foto: Divulgação

A Comissão Provisória do Democratas, diretório municipal de Brumado, realizará no dia 12 de setembro, das 8h às 21h, no Salão Nobre da Câmara de Vereadores, a convenção partidária para escolha de candidatos e coligações para as Eleições 2020. Também participam da convenção o PDT e Republicanos, partidos que já oficializaram apoio à pré-candidatura a prefeito de Fabrício Abrantes. Segundo Fabrício, a convenção é um momento de consagração dos nomes que se disponibilizaram a representar Brumado nos cargos eletivos. “É mais uma importante etapa de consolidação de tudo aquilo que apresentamos até agora, um espaço democrático de debate sobre o futuro da nossa cidade, com pessoas dispostas a lutar por isso. Estamos também dialogando e buscando a união de mais partidos neste projeto de futuro”, disse Abrantes. Ainda segundo o pré-candidato a prefeito o momento é de confirmação de alianças importantes ao DEM, que ganha em sua caminhada política os apoios do PDT e Republicanos. “São partidos que entendem a importância do momento e que viram em nossas propostas a possibilidade real de mudança e uma ruptura com um modelo de gestão cansado, que não oferece o que o povo de Brumado espera e que tem como objetivo principal apenas a permanência no poder”, afirmou Fabrício.

Jovem é beleado em plena luz do dia no Bairro Baraúnas em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em plena luz do dia, na última sexta-feira (21), um jovem de 24 anos foi vítima de uma tentativa de homicídio no Bairro Baraúnas, nas proximidades do Tiro de Guerra, em Brumado. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, dois homens se aproximaram em um veículo branco e efetuaram os disparos. Em seguida, fugiram por rumo ignorado. O jovem, atingido no ombro, foi socorrido ao Hospital Municipal. Depois do atendimento, ele registrou boletim de ocorrência na delegacia local e o caso está sendo investigado.

STF determina fim da superlotação em unidades socioeducativas de todo o país Foto: Reprodução/Tribuna da Bahia

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) determinou, em julgamento concluído nesta sexta-feira (21), o fim da superlotação em unidades do sistema socioeducativo em todo o país. A decisão unânime foi tomada no plenário virtual, com votos depositados pela internet, em um habeas corpus apresentado pela Defensoria Pública do Espírito Santo em 2017. Bahia, Ceará, Espírito Santo, Pernambuco e Rio de Janeiro também se juntaram ao pedido, e a decisão foi estendida pelo STF às outras unidades da Federação. Segundo o gabinete do ministro relator, Edson Fachin, a decisão “fixa critérios e parâmetros a serem observados em todas as unidades de internação”. Caso as medidas sejam insuficientes ou não sejam possíveis, o ministro sugere a transferência dos adolescentes para medidas socioeducativas em meio aberto, como aplicação de advertência, regime de semiliberdade ou prestação de serviços comunitários. Fachin não determina prazo específico para que a superlotação seja encerrada, mas sugere a criação de um Observatório Judicial para monitorar as mudanças. E sugere que, caso a situação não melhore, as defensorias façam novo recurso ao STF. O voto de Fachin foi acompanhado pelos ministros Gilmar Mendes, Cármen Lúcia e Ricardo Lewandowski. O quinto integrante da Turma, ministro Celso de Mello, está afastado por motivos de saúde e não participou do julgamento.

Brumado: Caseiro de 54 anos é encontrado morto próximo de sítio no Distrito de Umburanas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Neste domingo (23), um homem de 54 anos foi encontrado morto em uma área de mata no Distrito de Umburanas, na zona rural de Brumado. O corpo de Antônio Santos da Silva já estava em estado de decomposição. Ele trabalhava como caseiro em um sítio perto de onde foi localizado. A causa da morte ainda é desconhecida. Segundo informações da Polícia Militar, populares da comunidade encontraram o corpo quando sentiram um forte cheiro. Antônio estava desaparecido há cerca de oito dias. O caso será investigado pela Delegacia de Brumado.

Infertilidade masculina é uma doença grave que atinge 30% dos casais que buscam engravidar Foto: Reprodução

O assunto era um dos maiores tabus algumas décadas atrás. Falar em infertilidade masculina era quase proibido nas rodas de amigos ou mesmo naquele encontro após o trabalho. Quem sofria do problema fazia questão de esconder e quem resolvia tratar, mantinha sigilo absoluto. O fato é que falar de infertilidade masculina se tornou algo mais “normalizado”. A internet – bem utilizada - ajudou a disseminar informações. “O que percebemos, em consultório, é que os homens estão mais preocupados com o assunto e perderam aquele medo que tinham de investigar, de se cuidar”, explica o médico Joabe Carneiro, urologista da clínica IVI Salvador. Os homens passaram a entender ao longo do tempo, que cuidar de sua saúde é algo que precisa ser encarado com naturalidade. Afinal, assim como no caso das mulheres, descobrir precocemente e tratar o quando antes, ajuda e muito a aumentar as chances de cura. O assunto é recorrente na medicina reprodutiva, mas falar de infertilidade dos homens ganha nuances mais intensas nesse mês de agosto, por ser o mês dedicado aos pais. O primeiro passo para detectar a infertilidade ocorre justamente quando um casal pretende ter filhos. Normalmente a desconfiança acontece quando após um ano de tentativas sem uso de métodos contraceptivos, não há sucesso na concepção. Para casais onde a mulher tem menos que 35 anos, considera-se o prazo de um ano. Quando já passou dos 35, o prazo de tentativas sem sucesso reduz para seis meses. De forma geral, a desconfiança ainda parte da mulher; mas se o casal não consegue engravidar, tanto o homem quanto a mulher devem ligar o alerta e procurar especialistas. Após uma série de exames – em ambos – chega-se à conclusão sobre a raiz do problema. Em 30% dos casos, a infertilidade se deve a problemas da mulher, em outros 30% dos casos, há alguma anomalia nos homens. Em 20% dos casos, é pela combinação dos dois. Já nos outros 20% dos casos, mesmo investigando, não se consegue identificar a causa.

Caged: Brumado perdeu 1260 postos de trabalho nos últimos cinco meses Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última sexta-feira (21), o Cadastro Nacional de Empregados e Desempregados (Caged) divulgou os dados referentes a contratações e admissões de trabalhadores formais. Embora o país e a Bahia tenham retomado a criação de vagas após quatro meses de queda, Brumado entrou no quinto mês consecutivo com saldo negativo na geração de empregos. De acordo com a Agência Sertão, desde março, 1.260 pessoas perderam o emprego no município. Isso significa que 9,15% de todas as vagas existentes em Brumado foram fechadas no período, uma média de 8,4 carteiras assinadas que receberam baixa por dia. Foram 1.204 admissões contra 2.464 demissões. Nos meses de janeiro e fevereiro, antes da crise econômica decorrente da pandemia do coronavírus, foram criadas 413 novas vagas. A construção civil foi o setor que mais demitiu - do total de vagas fechadas, 750 deixaram de existir, o que corresponde a 59,5%. 

WSouza Sistemas é destaque em Gestão da Informação

Com o Sistema de Gestão Escolar Bravo - SGE Bravo!, em 2020, a WSouza migrou quase 1 mil escolas para o Educacenso, plataforma que garante aos municípios o recurso destinado ao Fundeb - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação. Segundo Willians Souza, gestor da empresa, também foram migrados para a plataforma quase 100 mil alunos. “Foi nosso primeiro ano de migração e nunca foi tão fácil trabalhar com o censo. O SGE Bravo! permitiu que cada escola trabalhasse em seu tempo. O sistema dispõe diversas ferramentas que auxiliaram as escolas desde o início, como relatórios e gráficos, mostrando a cada gestor escolar o que faltava e qual seria o próximo passo. Além de diversas ferramentas importantes, o sistema possui um suporte dedicado que auxilia do início até o fim”, pontuou Millena Araújo, coordenadora do SGE Bravo! e de migração ao censo no município. A meta para o ano de 2021 é migrar 200 mil alunos.

Brumadense que mora em Iaçu procura por parentes que não conhece em sua terra natal Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Residindo atualmente na cidade de Iaçu, Maria Aparecida entrou em contato com a redação do site Achei Sudoeste com o objetivo de encontrar parentes no município de Brumado, sua terra natal. Filha de Manoel Ferreira Santana, mais conhecido como Neneco, e Rosália Dantas de Oliveira (ou da Silva), ela possui irmãos chamados José e Edith. “Me chamava Elisabete, mas meu tio achou por certo me registrar como Maria Aparecida. Sou nascida em Brumado, mas fui embora pequena com meu tio. Ele trabalhava em uma ferrovia, fui criada por ele. Não conheci meu pai, minha mãe, nem parente nenhum da minha mãe. Tenho um monte de sobrinho aí”, relatou. Maria Aparecida faz um apelo para quem souber a localização dos seus parentes e puder ajudar nesse reencontro. 

Com dois casos positivos, Câmara de Brumado suspende atividades para evitar disseminação da Covid-19 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após dois servidores testarem positivos para a Covid-19, o novo coronavírus, as atividades presenciais foram suspensas na Câmara Municipal de Brumado. Uma portaria foi publicada na última segunda-feira (24). Segundo apurou o site Achei sudoeste, as atividades estão suspensas até a próxima sexta-feira (28). Com um fluxo alto de pessoas tanto da zona urbana quanto da zona rural, a suspensão das atividades visa frear a disseminação da doença. Como o poder legislativo não divulgou a data de quando os servidores testaram positivo para o vírus, poderá ser necessário a prorrogação da portaria, tendo em vista as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), de isolamento domiciliar de 14 dias. A sessão legislativa de ontem (24) foi suspensa (veja aqui).

Brumado: Polícia Militar atende chamado e homenageia criança autista Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Neste domingo (23), a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) homenageou a pequena Cecília Guimarães, de apenas 4 anos, portadora do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Em uma live no Instagram, a mãe da criança, a professora Elianar Guimarães, transmitiu a homenagem. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ela explicou que uma das características do autismo é o hiperfoco, que é o interesse irrestrito por determinado assunto. No caso de Cecília, ela disse que um dos seus assuntos de maior interesse é a polícia. “Um dos seus hiperfocos é a polícia. Ela ama. Ela brinca o tempo todo dentro de casa de polícia. Ela chorava muito me pedindo uma roupa de policial”, relatou. 

Brumado: Polícia Militar atende chamado e homenageia criança autista Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Para satisfazer a vontade da filha em seu aniversário, Elianar comprou uma fantasia de policial pela internet e os soldados Xavier e Fabrício se prontificaram a fazer a entrega do presente para a menina. No domingo (24), a entrega foi realizada e a professora filmou tudo e publicou em suas redes sociais. “Foi muito emocionante. Acho importante incentivar isso. O meu foco compartilhando isso é mostrar para sociedade que ela pode realizar todos os sonhos, independente de suas limitações”, declarou.

Covid-19: Número de curados é maior do que de novos casos ativos nas últimas 24h em Brumado

Nesta segunda-feira, 24 de agosto, o município de Brumado registra 780 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O número representa 22,08% do total de 3534 notificações. Entre os diagnósticos: 5 internações, 9 óbitos, 95 pacientes em tratamento e 676 recuperados. No momento, 43 ainda aguardam resultado laboratorial e 1325 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Brumado: Clientes da Vivo estão com dificuldades em originar e receber chamadas

O sinal de telefonia móvel da operadora Vivo voltou a apresentar falhas na cidade de Brumado nesta segunda-feira (24). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, os usuários da operadora estão com dificuldades em originar e receber ligações. O sinal de dados móveis (4G) funciona normalmente. A população espera que a instabilidade seja resolvida com rapidez e que o sinal volte a operar normalmente na cidade. A Vivo é a principal operadora no município.

Menino de 11 anos morre após receber descarga elétrica de celular carregando Foto: Arquivo de família

O menino Matheus Macedo Campos, de apenas 11 anos, morreu na tarde de domingo (23), após descarga elétrica recebida enquanto usava um telefone celular que estava carregando em sua casa, em Santarém, oeste do Pará. Ele foi socorrido e levado ao Hospital Municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo, mas não resistiu a uma parada cardiorrespiratória. O acidente aconteceu por volta das 14h, no bairro Mararu, na residência da família de Matheus Macedo Campos, quando o garoto brincava com o aparelho em companhia de quatro primos. No domingo, Santarém registrou cerca de 12 horas de chuva e, durante a madrugada, houve registro de raios. “Eles estavam brincando com os celulares. Foi tudo muito rápido. Deu um curto-circuito, acho que estavam usando um benjamim (adaptador) para carregar os aparelhos na mesma tomada, mas foi só ele que recebeu a descarga”, contou a avó de Matheus, Maria Raimunda Campos Brito, ao G1. Edimara Caroline Rodrigues, prima de Matheus, contou que o garoto brincava com os primos na varanda da casa. Ele estava deitado no chão, em cima de uma toalha quando recebeu a descarga elétrica. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, e os familiares do menino o levaram ao hospital em veículo particular. A caminho do hospital, no cruzamento da avenida Curuá-Una, eles encontraram a ambulância, para onde transferiram o garoto. Neste momento, ele já havia sofrido uma parada cardiorrespiratória. Recebeu manobras de reanimação, e seu coração voltou a bater. Na chegada ao hospital, a criança teve mais uma parada e, mesmo após novas tentativas de reanimação, não reagiu mais.

Dezenas de pessoas são flagradas aglomeradas em festa em posto de combustível em Caetité Foto: Reprodução/Radar 030

Desde o mês de março, a prefeitura de Caetité, a 100 km de Brumado, proibiu a realização de eventos e qualquer tipo de aglomeração de pessoas devido à pandemia do coronavírus. No entanto, na noite da última sexta-feira (21), dezenas de pessoas se reuniram em um posto de combustível no Alto do Brás. De acordo com o Radar 030, imagens que circulam nas redes sociais mostram os frequentadores fazendo uso de bebida alcoólica, sem qualquer tipo de proteção, e ao ritmo do som de paredões. A aglomeração aconteceu a menos de 20 metros de uma das barreiras sanitárias montadas pela prefeitura. Populares disseram que todo final de semana o local fica cheio. Em comunicado, o governador Rui Costa (PT) afirmou que a Polícia Militar atuará com mais rigor nas ações para coibir os chamados paredões de som, eventos que se tornaram corriqueiros em meio ao avanço da pandemia. Além da apreensão dos aparelhos sonoros e dos veículos, a prática será enquadrada como crime contra a saúde pública. Tantos os proprietários dos automóveis quanto donos de bares serão responsabilizados.

Hong Kong anuncia comprovação do primeiro caso de reinfecção de coronavírus no mundo

Cientistas em Hong Kong anunciaram, nesta segunda-feira (24), a confirmação do primeiro caso no mundo de reinfecção pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2). A pesquisa com o resultado foi aceita para publicação no “Clinical Infectious Diseases”, da editora da Universidade de Oxford, no Reino Unido. “Um paciente aparentemente saudável e jovem teve um segundo caso de infecção pela Covid-19 diagnosticado 4 meses e meio depois do primeiro episódio”, declararam os cientistas, da Universidade de Hong Kong, em um comunicado. Os pesquisadores testaram o código genético do vírus e descobriram que o vírus da segunda infecção pertencia a uma linhagem diferente da primeira. Ao ser contaminado pela primeira vez, o paciente, um homem de 33 anos, teve apenas sintomas leves; na segunda, nenhum sintoma. “Nossos resultados provam que a segunda infecção é causada por um novo vírus, que ele adquiriu recentemente, em vez de uma disseminação viral prolongada”, afirmou Kelvin Kai-Wang To, microbiologista clínico da Universidade de Hong Kong.

Homem é atropelado no Povoado de Várzea Grande em Livramento de Nossa Senhora Foto: Divulgação/PM

Na noite deste domingo (24), a Central de Operações da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) recebeu um telefonema de que um homem havia sido atropelado e vindo a óbito, na localidade de Várzea Grande, em Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a guarnição deslocou-se até o local, juntamente com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), onde foi constatada a morte. O condutor fugiu, deixando sua motocicleta para trás. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) esteve no local e realizou a perícia. O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado.

Jequié: Três homens são presos e 50 kg de cocaína são apreendidos em ação policial Foto: Divulgação/SSP-BA

Três homens foram presos e 50 quilos de cocaína apreendidos na madrugada desta segunda-feira (24), em Jequié, sudoeste da Bahia. Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), policiais da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) realizavam patrulhamento de rotina, quando perceberam um estabelecimento comercial com as portas abertas, na Avenida Lomanto Júnior, bairro Joaquim Romão. Os PMs foram verificar e, dentro da loja, flagraram três homens com os 50 kg de cocaína e R$ 8,3 mil em dinheiro. Com o trio foram apreendidos ainda dois veículos, uma balança e diversos cartões de crédito. O caso foi registrado na Delegacia Territorial (DT) de Jequié.

Câmara de Brumado: Sessão é suspensa após presidente apresentar quadro suspeito de Covid-19 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Portaria nº 069, publicada no Diário Oficial do Legislativo, suspendeu a sessão ordinária que seria realizada às 18h30 desta segunda-feira (24). A suspensão se deve ao fato de o presidente da Câmara Municipal de Brumado, vereador Leonardo Quinteiro Vasconcelos (DEM), ter tido contato com uma pessoa diagnosticada com a Covid-19. Embora o teste rápido ao qual foi submetido tenha dado negativo, por recomendação médica, o parlamentar foi orientado a permanecer em isolamento domiciliar até o resultado do exame de laboratório. A portaria também leva em consideração o aumento dos casos ativos, hospitalizações e óbitos na cidade.

Brumado: Tenente da Polícia Militar conta como sobreviveu ao coronavírus e faz apelo aos jovens Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Tenente Jairo, que atua na 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), se recuperou após ser contaminado com o novo coronavírus. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele contou que foi infectado dentro de casa pelo filho. Ele realizou o teste e, assim que o resultado deu positivo, iniciou o tratamento adequado no domicílio. “Foi uma fase complicada e de dias difíceis. Foram muitas sensações ruins no corpo. Perdi o apetite, tive todos os sintomas. Não desejo pra ninguém”, declarou. O Tenente alertou a juventude, que, na maior parte, desenvolve quadros assintomáticos, para ficar em casa durante o tratamento, visto que os mais velhos podem não ter a mesma sorte. “Meu filho foi assintomático. Mas, pelo que eu senti, meus pais, que são mais velhos, não resistiriam. A responsabilidade dos jovens é enorme com relação a essa doença. Eles têm que pensar em todos”, salientou.

Jequié: Mulher é flagrada com 16 tabletes de maconha e 3 de cocaína em ônibus Foto: Divulgação/PRF

Uma mulher foi presa na sexta-feira (21), após ser flagrada com drogas dentro de um ônibus interestadual que passava pelo km 677 da BR 116, trecho da cidade de Jequié, no sudoeste da Bahia. A informação é da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A polícia detalhou que a mulher levava 16 tabletes de maconha (com peso de 5,3kg) e 3 de cocaína (pesando 1kg), em duas mochilas. A droga foi achada após fiscalização dos agentes no compartimento de bagagem do coletivo que fazia a linha São Paulo (SP) / Natal (RN). Segundo a PRF, a droga está avaliada em R$ 47 mil. O flagrante ocorreu durante a Operação La Naiba II, executada pela PRF em Jequié que tem como objetivo intensificar e fortalecer o combate ao narcotráfico na região. Quando questionada pelos agentes, a passageira informou que havia sido contratada para levar a droga de São Paulo (SP) para a Salvador e que receberia a quantia de R$ 2 mil. A mulher informou ser natural de Goiânia (GO), mas que residia em São José do Rio Preto (SP). Após ordem de prisão, os agentes federais conduziram a passageira para a delegacia de Polícia Civil de Jequié.

Candiba: Prefeito é denunciado por suspeita de desviar verba do Programa Saúde na Escola Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O prefeito da cidade de Candiba, Jarbas Henrique Martins Oliveira (PSD), foi denunciado pelo vereador Fábio Júnior Veiga de Oliveira (MDB), de desviar verba do Programa Saúde na Escola. A denúncia foi protocolada na Procuradoria Regional de Guanambi. Segundo o parlamentar, o gestor anunciou a entrega de 54 óculos para estudantes da rede municipal de ensino, porém nenhum aluno que tenha recebido os óculos foi localizado. Além de não entregar o material, Júnior alega que o prefeito teria feito a aquisição do material sem o devido processo licitatório. A prefeitura ainda não se manifestou sobre o caso.

Desmatamento da Mata Atlântica no 1º semestre é maior do que em todo o ano passado Foto: Reprodução/TV Globo

A derrubada da Mata Atlântica nos seis primeiros meses de 2020 já é maior do que em todo o ano passado. O barulho da destruição antecede o flagrante. O corte ilegal de árvores foi numa área de preservação em Santa Helena, interior do Paraná. A polícia prendeu duas pessoas. O desmatamento da Mata Atlântica, no primeiro semestre de 2020, já é maior que em 2019. São mais de 12 mil hectares, o equivalente a três Parques da Tijuca, no Rio. O Paraná é o estado que mais desmatou Mata Atlântica no Sul e o terceiro do país, atrás da Bahia e de Minas Gerais. A equipe do Jornal Nacional acompanhou a polícia ambiental durante uma fiscalização na região metropolitana de Curitiba. A mata deveria chegar até a 30 metros do Rio, numa área de preservação ambiental. Mas, cada vez que a área é limpa para o plantio, as árvores são arrancadas para ter espaço para plantação. O proprietário da área vai ser multado em R$ 5 mil. Em seis meses, o Paraná aplicou quase R$ 16 milhões em multas por causa do desmatamento. Para chegar até os locais, a polícia se baseia em imagens de satélite analisadas pelo MapBiomas, uma organização que reúne ONGs, universidades e empresas de tecnologia. Até mesmo áreas pequenas de desmatamento são flagradas pelas imagens em alta resolução. No país, só restam 12% da floresta de Mata Atlântica original preservada. Segundo a polícia ambiental, o corte ilegal é, principalmente, para a agricultura e para construções imobiliárias em áreas próximas às cidades.

Guanambi: Homem acusado de estuprar enteada é preso Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um homem que não teve seu nome divulgado foi preso na sexta-feira (21), acusado de estuprar a própria enteada, com idade de 12 anos, na cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado. O autor teria abusado da menina quando a sua mãe saiu para trabalhar. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, ela conseguiu correr até a residência de uma tia, localizada no mesmo bairro, e contou tudo o que havia acontecido. A Polícia Militar foi acionada e prendeu o indivíduo pela prática do crime de estupro de vulnerável. A Polícia Civil já instaurou um inquérito policial e está investigando o caso.

Conect Sol é a solução para economia nas suas contas de energia

A empresa de engenharia e consultoria Conect Sol trabalha com projetos, estrutural e elétrico, para instalação de energia solar. A mudança garante uma grande economia no valor das contas de energia. Entre agora mesmo em contato com os representantes da empresa para saber mais sobre os benefícios da energia solar e encomendar um orçamento. Os telefones são: (77) 99907-9149 (suporte técnico) ou (71) 99402-1024 (comercial).

Sesab informa que Brumado possui comissão hospitalar de doação de órgãos habilitada e estruturada Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última sexta-feira (21) o site Achei Sudoeste publicou uma nota sobre a posição de destaque da Bahia na doação de órgãos. Na ocasião, a médica Rita Martins Pedrosa, que coordena o segmento de transplantes no Estado, informou que Brumado e sua microrregião, tem um índice de negativa familiar para doação de órgãos alto, por conta da desinformação sobre o tema (veja aqui). Em nota enviada a nossa reportagem, a secretaria de saúde da Bahia (Sesab) informou que, ao contrário do que informa o título da matéria, o Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado, possui instalada uma Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos (CIHDOTT). De acordo com a Sesab, a CIHDOTT é capacitada e credenciada pela Central Estadual de Transplantes, possuindo profissionais habilitados e estrutura necessária para realizar o diagnóstico de morte encefálica, cuidados com o doador, entrevista familiar e captação de órgãos. A pasta informou que desde o credenciamento da CIHOTT, em 2019, a unidade hospitalar já realizou cinco diagnósticos de morte encefálica e três autorizações de familiares para doação de múltiplos órgãos, beneficiando pacientes que aguardavam na fila de espera para transplante. 

Arquivo