No final da manhã do último domingo (31), um veículo branco, de placa OYS-2265, foi roubado na BR-030, nas proximidades da Vila Presidente Vargas, em Brumado. O site Brumado Notícias apurou que o motorista desceu do carro para urinar quando outro veículo parou e dois homens desceram armados. Eles renderam o condutor e levaram o carro com o motorista e um passageiro como reféns. Próximo à comunidade os reféns foram liberados e os marginais fugiram com o veículo. A polícia montou um cerco a fim de recuperar o carro e capturar os assaltantes, mas não obteve êxito.
Pesquisa divulgada pelo Boa Vista Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) revela que 59,2% das pessoas que se livram das dívidas voltam a ficar inadimplentes em até um ano. Além disso, 35,3% dos consumidores voltam a ficar com o nome sujo apenas três meses depois. Em nota, o diretor da Boa Vista SCPC, Fernando Cosenza, afirma que o resultado reflete a falta de planejamento orçamentário dos brasileiros. Corenza cita que as renegociações que resultam em parcelas não se encaixam na organização financeira do consumidor. Apesar dos números, o diretor acredita que os brasileiros têm demonstrado maior maturidade e cautela na gestão das contas.
Estudos atuais mostram que o aumento da miopia pode ser causado por fatores ambientais, como o esforço prolongado em um foco único, por exemplo, computadores e celulares. Ou seja, as causas não seriam apenas genéticas, prova disso é que pesquisas atuais mostram que pessoas que têm mais tempo de ensino (53%) acabam desenvolvendo a miopia. De acordo com a Agência Brasil, especialistas recomendam que o esforço não seja repetitivo e que se exercite a visão olhando para longe, em algum ambiente externo. O médico oftalmo-pediatra Fábio Pimenta alerta também para os cuidados com as crianças, uma vez que a miopia começa desde cedo. Segundo o especialista, as crianças devem ser estimuladas para atividades externas com focos diferentes. A avaliação da visão deve ser anual.
A Escola Municipal Miguel Mirante, localizada na zona rural de Brumado, no Povoado de Arrecife, teve um de seus alunos classificado para a quarta edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro na categoria crônica. Paulo Ricardo, estudante da 8ª série, conseguiu a classificação por meio da crônica “Adeus Mercadão”. O trabalho foi orientado pela professora Adriana Aguiar, coordenado pela articuladora Júnia Vieira e direcionado por Marly Nogueira. A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, coordenada pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – CENPEC, com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.
Pesquisa do Instituto MDA, encomendado pela Confederação Nacional do Transporte, avaliou o uso das redes sociais para se informar sobre política. O levantamento mostra que 52,3% das pessoas consultadas usam as redes sociais para essa finalidade, porém apenas 23,5% confia no conteúdo disponibilizado nesses canais. Ainda segundo o levantamento, 26,5% diz que pode mudar o voto com base nas informações divulgadas nas redes sociais.