Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Em Brumado, o Superintendente Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Osmar Botelho, falou ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar sobre o novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Botelho acredita que o Governo Federal está tentando ampliar o acesso da CNH para pessoas que não tenham condições de retirar o documento nos moldes atuais, tendo em vista o seu alto investimento.
Em sua visão, o valor cobrado pelas autoescolas é exorbitante e o trabalhador assalariado, que dirige e tem capacidade para tal, não tem recursos financeiros para adquirir a CNH. “A intenção do governo é justamente fazer com que essas pessoas tenham a possibilidade de estar regulamentadas. Existem críticas porque, de acordo com o Código de Trânsito, é crime dirigir sem estar habilitado”, ponderou.
Botelho avaliou que, em Brumado, onde o serviço de moto táxi ainda não é regulamentado, essa mudança poderá facilitar esse processo.
Caso a medida provisória seja aprovada, ele disse que a regulamentação da atividade seria mais fácil, visto que os profissionais teriam êxito na retirada do documento.
Hoje, o processo encontra-se travado porque muitos profissionais circulam sem a referida habilitação.