Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
09/2017
fechar

TJ-BA: Deputada Ivana Bastos debate ações de enfrentamento à violência contra a mulher Foto: Camila Queiroz

Preocupadas com os altos índices de violência contra a mulher no município de Guanambi, a deputada estadual Ivana Bastos (PSD) e a diretora do departamento de proteção especial da Secretaria de Assistência Social do Município, Ana Flávia Barros, se reuniram com a desembargadora responsável pela Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Nágila Brito, nesta terça-feira (12). Durante o encontro, ambas apresentaram os dados de processos de violência doméstica em Guanambi, bem como falaram sobre a importância de realizar ações voltadas ao combate à violação à integridade e à dignidade humana das mulheres, dentre elas a implantação de uma Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), a instalação de uma Casa Abrigo para as vítimas e a realização da campanha Semana Nacional Justiça pela Paz em Casa. Sensível á necessidade do município, a desembargadora se colocou à disposição para ajudar nas ações e para levar a Semana Nacional Justiça pela Paz em Casa para Guanambi, bem como apoiar e orientar o município na realização de outras atividades e na luta pela implantação da delegacia e de toda uma rede de assistência às mulheres.

Brumado amanhece debaixo de garoa nesta quarta-feira (13) Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A cidade de Brumado amanheceu debaixo de garoa nesta quarta-feira (13). Um vendedor de hortaliças comemorou a chuva fina, visto que, segundo ele, a garoa age como um conservante natural dos seus produtos. “Bom demais, assim as donas de casa recebem os produtos ainda mais fresquinhos”, disse o ambulante ao site Achei Sudoeste. No início da madrugada de hoje, uma chuva rápida surpreendeu os munícipes, que se agasalharam um pouco mais diante dos 17°C registrados logo no começo da manhã, quando os termômetros passaram a marcar 18°C. Já por volta de 8h50, voltou a chover novamente. Os serviços de meteorologia apontam que o tempo deve continuar nublado ao longo do dia e o sol aparecerá entre nuvens a partir de amanhã (14), quando os termômetros marcam mínima de 14°C e máxima de 29°C. Para o final de semana, a previsão é de céu parcialmente nublado, sem chuvas, e com temperatura mínima de 17°C e máxima de 30°C.

Brumado: Aprovado, programa de acesso estudantil tem aceitação e questionamentos dos alunos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A câmara de vereadores de Brumado aprovou na sessão da última segunda-feira (11) o projeto de lei nº 027/2017, de autoria do Executivo, que cria o Programa de Acesso Estudantil ao Ensino Superior (PAEES). O programa distribuirá bolsas no valor de R$ 500, que irão beneficiar 50 estudantes de curso superior. Assim como no projeto da Zona Azul, os vereadores da base governista foram orientados pelo líder do prefeito, Reinaldo Brito (PSB), o Rey de Domingão, a não aprovarem a emenda parlamentar apresentada pelos vereadores José Ribeiro Neves e Edmilson Aguiar, que solicitavam a flexibilização do critério que exige que os bolsistas só recebam o beneficio caso estejam cursando áreas não ofertadas no município. Em entrevista a site Achei Sudoeste, o vereador Edmilson Aguiar (PV) argumentou que boa parte dos universitários de Brumado chega ao curso superior através do Enem e os que optaram pelos cursos de Direito ou Letras, mas que no critério do Enem foram encaminhados para faculdades de outras regiões, não poderão concorrer à bolsa ofertada através do PAEES. Mesmo com a argumentação dos oposicionistas, a base do prefeito se manteve firme na decisão e aprovou o projeto. O Doutor em Ciências da Computação, Elais Adriano Nogueira, que se empenhou na representação dos estudantes junto ao prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), lamentou a reprovação da emenda. Porém, no contexto geral, ele aprovou o projeto como uma boa ferramenta na formação de novos profissionais para o município. Para ele, o que não pode passar despercebida pelos vereadores e nem pela classe estudantil é a manutenção do programa.

AL-BA: Luciano Ribeiro solicita audiência pública para debater pagamento de honorários a advogados dativos

A Comissão de Constituição e Justiça, da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (AL-BA), convida para uma Audiência Pública que será realizada no dia 02 de outubro de 2017, às 9h, no Plenarinho da AL-BA. No local, será debatido o Projeto de Lei nº 21.861/2016, de iniciativa do deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM), que tem como tema o Pagamento de Honorários a Advogados Dativos.

Brumado: Pavimentação asfáltica do acesso ao Ifba deve ser concluída até o final desta semana Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

As obras de pavimentação e urbanização do acesso ao campus do Ifba, no Bairro São José, em Brumado, devem ser concluídas até o final desta semana. Esta é a estimativa da empresa terceirizada que está realizando o empreendimento. Na terça-feira (12), o site Achei Sudoeste registrou o início da passagem do piche. Se a meta estabelecida pelo empreiteiro for cumprida, a pavimentação será efetuada até o final da tarde da próxima sexta-feira (15). A empreiteira também está concluindo as instalações dos meios fios das calçadas que formam o desenho da região. A próxima etapa da obra deve ser a canalização do escoamento pluvial central e a pavimentação em via dupla da Rua Padre Cícero.

Ex-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Marcelo Nilo é alvo da Polícia Federal

A operação deflagrada na manhã desta quarta-feira (13) pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) e a Polícia Federal (PF), tendo como alvo o deputado estadual Marcelo Nilo (PSL), cumpre sete mandados de busca e apreensão em endereços em Salvador para apurar indícios de crime de falsidade eleitoral envolvendo a empresa Bahia Pesquisa e Estatística Ltda – Babesp. Segundo informações da Procuradoria da República na Bahia (MPF-BA) tanto o Ministério Público Eleitoral quanto a Polícia Federal investigam se Nilo prestou falsa informação à Justiça Eleitoral – há evidências de que ele seria o controlador de fato da Babesp e que utilizaria a empresa para receber recursos em caixa 2. Há suspeita também de possível manipulação do resultado das pesquisas eleitorais divulgadas pela Babesp. Os alvos da operação foram os endereços residenciais e profissionais de Nilo; de seu genro Marcelo Dantas Veiga; do sócio da Babesp Roberto Pereira Matos; e a sede da empresa Leiaute Comunicação. A operação tem como objetivo coletar documentos, papéis, registros e dados arquivados em equipamentos de informática que possam contribuir com as investigações. Cerca de 30 policiais federais participaram da ação e dois membros da Procuradoria Regional.

Polícia Federal prende o empresário Wesley Batista, irmão de Joesley Foto: Reprodução

A Polícia Federal prendeu na manhã desta quarta-feira o empresário Wesley Batista, um dos donos da JBS. A ordem foi expedida pela Justiça Federal de São Paulo. Joesley Batista – já detido desde o último domingo (10) por decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF) – também é alvo da ação, com mais um mandado de prisão. Polícia Federal prendeu na manhã desta quarta-feira (13) um dos donos da J&F Wesley Batista em São Paulo. De acordo com o G1, o irmão de Wesley, Joesley e o executivo da empresa Ricardo Saud foram presos no domingo (10) após o relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, acatar os pedidos de prisão. As ordens de prisão de Joesley e Saud foram encaminhadas para a PF neste sábado (9) e a polícia afirmou que não cumpriu os mandados porque estava “em planejamento operacional” quando os dois manifestaram, por meio de seus advogados, a intenção de se entregar. Joesley deixou a casa do pai no Jardim Europa às 13h39, na Zona Sul de São Paulo, rumo à Polícia Federal, e Saud, seu apartamento no Morumbi, também na Zona Sul. Na sede da superintendência da PF, manifestantes soltaram fogos de artifício para comemorar as prisões.

Criminoso que roubou e agrediu comerciante em Brumado é preso em São Paulo Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O assaltante identificado como Luís Henrique Morais de Lima, 25 anos, foi localizado na casa de parentes, no Parque Ribeirão, em São Paulo. Ele estava foragido depois de ter roubado e agredido um comerciante na cidade de Brumado, além de ter assaltado um ônibus em Vitória da Conquista. O criminoso havia fugido do Presídio Nilton Gonçalves antes de cometer os delitos. Segundo informações da polícia, o assaltante é conhecido por agir com violência e brutalidade durante os crimes. Ele responde por porte de arma de fogo, furto e roubo. O mandado de prisão foi cumprido pela Força Tática e o indivíduo está à disposição da justiça.

Dupla de assaltantes rende frentista e assalta posto de combustíveis em Brumado Foto: Divulgação

Dois homens armados assaltaram um posto de combustíveis localizado na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, na saída para Livramento de Nossa Senhora, em Brumado, na noite de ontem (11). Imagens do circuito interno de segurança do posto registraram o momento em que os criminosos renderam o frentista e o ameaçaram com uma arma de fogo. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, durante a ação, o criminoso chegou a escorregar com a arma em punho. A dupla fugiu em seguida levando uma quantia ainda não revelada. A polícia está analisando as imagens do circuito de segurança a fim de identificar e capturar os assaltantes.

Brumado: Com ordem do Executivo, Câmara rejeita emenda e aprova projeto da Zona Azul Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O projeto de lei nº 028/2017, que cria a Zona Azul em Brumado, passou por primeira votação durante a sessão da câmara de vereadores, na noite desta segunda-feira (11). O que chamou a atenção foi a rapidez do líder do prefeito no Legislativo, Reinaldo Brito (PSB), o Rey de Domingão, que, antes mesmo de ser lido o material do expediente, já havia passado a ordem do chefe do executivo aos demais vereadores da base. “A emenda tem que ser reprovada”, esbravejou o parlamentar, fazenda referência à emenda 01/2017, de autoria dos vereadores Edmilson Aguiar (PV) e José Ribeiro Neves (PT), ambos oposição ao governo municipal. Tão logo a emenda foi para votação, os aliados do gestor rejeitaram a mesma. Em meio aos debates, houve muitas argumentações das partes, que discordaram em seus pontos de vista quanto à formulação do projeto. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, José Ribeiro defendeu que a emenda tinha o propósito de minimizar os efeitos do artigo 18, que isenta a prefeitura e a empresa contratada de responsabilidade sobre danos causados aos veículos enquanto utilizando os estacionamentos zoneados. O mesmo não exige que a concessionária ou permissionária mantenha um seguro contra possíveis danos. 

Brumado: Com ordem do Executivo, Câmara rejeita emenda e aprova projeto da Zona Azul Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

“O prefeito está privatizando o espaço público para uma empresa particular e a isenta de responsabilidade sobre qualquer dano ao usuário que pagará para utilizar tal espaço. Isso é uma vergonha e uma irresponsabilidade por parte do município contra a população. É inaceitável”, ressaltou o petista. O vereador foi rechaçado pelo colega Wanderley Amorim (PDT), o Nem. “Alguém pode usar de má fé e estacionar um veículo já danificado e dizer que as avarias aconteceram enquanto esteve estacionado. Isso iria gerar uma grande polêmica, mas o assunto pode ser debatido com mais aprofundamento. Na nossa linha de pensamento, nem a empresa e nem a prefeitura devem ser responsabilizados caso haja algum dano ao veículo durante a ocupação do estacionamento na zona azul”, defendeu. Ele ainda diferenciou o estacionamento privado do privatizado em área pública. “Se fosse em uma área privada aí com certeza teria alguém para inspecionar o veículo antes de o mesmo ser estacionado. Mas na zona azul a empresa não vai tomar conta dos veículos, apenas estará no cumprimento da cobrança de tempo de uso do local”, pontuou o parlamentar. Com a ordem do prefeito, os vereadores da base devem manter seus posicionamentos e aprovar o projeto em segunda e última votação, na sessão da próxima semana. Após aprovado, o projeto será encaminhado de volta ao prefeito para ser sancionado e, em seguida, será aberta licitação para contratação da empresa que privatizará os estacionamentos do município pelos próximos dez anos.

Wesley Safadão fará mais um show em Brumado no dia 27 de outubro

O público de Brumado e região irá prestigiar pela segunda vez um show do cantor Wesley Safadão. O evento será realizado no dia 27 de outubro, no Parque de Exposições Gilson Brito. O cantor trará para a capital do minério o seu projeto Arena Safadão.  No evento, Wesley cantará os seus maiores sucessos, além de apresentar as suas novas músicas de trabalho, que foram gravadas no novo DVD em Miami. A festa será promovida pelo empresário brumadense Lázaro Brito, que firmou parceria com o conceituado Edmilson Alves de Matos da EdShow e o dinâmico Allan Kardec Bomfim Bacelar da AllanBick Produções.

Brasil tem só 53% dos jovens matriculados no ensino médio Foto: MPC/SP

Apenas 53% dos jovens brasileiros estavam matriculados no ensino médio em 2015. O índice é muito inferior ao observado nos países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), onde a média de matrícula dos estudantes de 15 e 16 anos é de 95%. Os dados, divulgados nesta terça-feira (12), são do levantamento “Education at Glance 2017”, da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que compara, no cenário internacional, dados do sistema educacional dos 34 países membros da OCDE. Assim como a Rússia, o Brasil não integra a OCDE, mas compõe o relatório. No Brasil, o índice de escolarização piora depois que o jovem completa 18 anos: nesta idade, menos da metade está na escola. As taxas estão abaixo da maioria dos países da OCDE, onde pelo menos 90% dos jovens de 15 a 17 anos estão no ensino médio, e, em média, 75% dos que têm 18 anos estão no ensino superior. Outro dado que reflete o problema do ensino brasileiro é o tempo de conclusão. Só metade dos alunos brasileiro completa esta modalidade de ensino dentro de período ideal, de três anos. O estudo aponta que em 68% dos países da OCDE este período de conclusão é mais rápido. De acordo com o G1, o estudo mostra, ainda, que aos 17 anos, 92% dos indivíduos estavam matriculados no ensino médio em toda a OCDE, atingindo 100% na Irlanda, na Eslovênia e no Reino Unido.

Guanambi: Mulher é presa com 25 pedras de crack no órgão genital em casa de prostituição Foto: Divulgação/PM

Duas mulheres, identificadas como Viviane Batista da Silva e Jaíne Domingues Silva, foram presas na noite do último sábado (9), em uma casa de prostituição localizada na Rua Tomaz Gonzaga, no centro da cidade de Guanambi. Elas são acusadas de traficarem drogas no local. Segundo informações obtidas pelo Achei Sudoeste, Viviane foi flagrada na porta do prostíbulo com 26 tabletes de uma substância semelhante à maconha, além de R$ 135 nos bolso. Jaíne também foi detida com 25 pedras de uma substância semelhante ao crack, as quais estavam escondidas em seu órgão genital. Ambas foram conduzidas à delegacia, onde foram autuadas em flagrante

 

Poder Legislativo disponibiliza áudio da última sessão ordinária em Brumado

O áudio das sessões da Câmara Municipal de Brumado está disponibilizado no site oficial www.cmbrumado.ba.gov.br. O objetivo é fazer com que a população tenha conhecimento das discussões que acontecem nas sessões. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações cuja finalidade é promover maior interação com as pessoas na busca do desenvolvimento da cidade. Clique aqui e ouça o áudio.

Idoso de Livramento é morto com golpe de madeira na cabeça pelo próprio filho em Pradópolis Foto: Divulgação

Na noite do último domingo (10), o idoso Cícero Veranes Soares, de 71 anos, foi assassinado pelo próprio filho no Horto Guarani, em Pradópolis, no interior de São Paulo. De acordo com a imprensa local, a vítima foi atingida na cabeça com um pedaço de madeira durante uma briga com o filho. Ele chegou a ser socorrido e conduzido a uma unidade de saúde, mas não resistiu ao ferimento. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Jaboticabal. Natural da cidade de Livramento de Nossa Senhora, Cícero residia com familiares em Guariba, no estado de São Paulo.

O Governo do Estado publicou, no Diário Oficial desta terça-feira (12), o edital de licitação para construção da Comunidade de Atendimento Socioeducativo (Case) de Vitória da Conquista. Com investimento de R$ 22,3 milhões, fruto de convênio com a União, a unidade contará com 90 vagas masculinas para aplicação de Medida Socioeducativa de Internação e Internação Provisória. Para Regina Affonso, diretora-geral da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac), a Case atenderá a uma grande demanda do município e de todo o sistema socioeducativo da Bahia, assegurando a ampliação da regionalização do atendimento. A unidade atende às orientações do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), que organiza e executa as medidas socioeducativas aplicadas a menores infratores. A medida visa garantir a proximidade do adolescente infrator com suas famílias, favorecendo o processo de atendimento e sua reinserção social.

Condeúba: Idoso de 104 anos morre depois de ter sido baleado em um assalto Foto: Divulgação/PM

Na última segunda-feira (11), o idoso Januário Placídio da Silva, de 104 anos, faleceu no Hospital de Base de Vitória da Conquista. Ele estava internado na unidade há três dias por conta de um tiro que recebeu durante um assalto. Segundo a Web Rádio Jovem Garcia, os criminosos invadiram a residência da vítima na Lagoinha, próximo à Fazenda Jurema, zona rural de Condeúba, no sudoeste baiano, e, além de roubar, atiraram no idoso. Januário foi socorrido e levado ao hospital municipal, sendo, posteriormente, transferido para a cidade vizinha devido à gravidade do seu estado de saúde. O idoso deixa a viúva Ângela Maria de Jesus Silva.

Após 5 meses internada, mulher com corpo queimado espera transferência em Vitória da Conquista Foto: Reprodução/TV Sudoeste

Uma mulher de 52 anos que teve cerca de 30% do corpo queimado após se desequilibrar e cair em uma bacia com óleo quente, no município de Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia, está há cinco meses internada e aguarda por uma transferência para que possa continuar recebendo atendimento médico em uma unidade especializada. A paciente está internada no Hospital Geral de Vitória da Conquista desde abril, quando sofreu o acidente e teve queimaduras de segundo grau. A unidade explicou que não tem condições de atender às necessidades da paciente por causa da gravidade das queimaduras. A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou que está em busca de um leito especializado para realizar a transferência da mulher. Os parentes dela dizem que a mulher contraiu uma infecção hospitalar e querem que ela seja levada para Salvador ou que o tratamento seja feito em Conquista mesmo, em uma unidade de saúde com equipamento adequado. De acordo com o G1, a família diz que pede a transferência há um mês, mas que ainda não conseguiram que ela fosse levada para outra unidade médica, apesar de relatórios médicos indicarem essa necessidade.

Brumado: Prefeito convoca Lira Ceciliana para negociar contrato com o município Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Indagado pelo site Achei Sudoeste acerca do corte de subvenção da Lira Ceciliana, um dos motivos que deixou a cinquentenária filarmônica de fora do desfile cívico militar de 07 de setembro, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) respondeu que foi obrigado a agir de tal forma para não ser punido pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). “Mandei recado ao pessoal da Lira. Existe uma lei municipal que autoriza o prefeito a dar subsídios a várias entidades e instituições, no entanto a prestação de contas por parte do beneficiário nunca se realiza a contento e o TCM sempre condena o prefeito e não o beneficiário. Isso é uma aberração da fiscalização”, explicou o prefeito. Segundo ele, a administração está corrigindo a distorção. “Estou oferecendo a Lira um contrato de trabalho. Dessa forma, a Lira deverá realizar apresentações mensais em praças públicas e nos eventos do município. Ela poderá se prover através do seu trabalho como todo brasileiro faz. Não faz sentido a doação gratuita ou tutelar. O município não pode ficar mandado dinheiro para entidade simplesmente por mandar. Estamos abertos a essa negociação”, reforçou o prefeito brumadense.

Prefeita desviou dinheiro da Saúde para pagar assassinato de jornalista no interior de Minas Gerais Foto: Reprodução

Acusada de envolvimento no assassinato de um jornalista, a prefeita de Santa Luzia, em Minas Gerais, Roseli Ferreira Pimentel (PSB), de 44 anos, teria desviado R$ 20 mil dos cofres municipais para financiar o crime. O valor teria sido retirado da Secretaria da Saúde, mas com nota de compras de mamão da Secretaria da Educação. A manobra contábil foi revelada pela polícia civil. Presa na última quinta-feira (07), a prefeita foi indiciada por homicídio duplamente qualificado, peculato (uso de dinheiro público) e destruição de provas. O assassinato ocorreu em agosto de 2016 na cidade de 72 mil habitantes na região metropolitana de Belo Horizonte. Dono do jornal local “O Grito”, Maurício Campos Rosa, de 64 anos, foi morto com cinco tiros. De acordo como delegado César Matoso, responsável pelo inquérito, o crime foi encomendado após a prefeita ter sido chantageada pela vítima. Então aliado de Roseli, o jornalista teria ameaçado divulgar críticas à gestão da prefeita durante a campanha eleitoral, na qual ela disputava a reeleição. Além da prefeita, foram presos David Santos Lima, Alessandro de Oliveira Souza e Gustavo Sérgio Soares Silva. Um quarto envolvido no assassinato, Paulo César Florindo de Almeida, está foragido. 

Agentes de saúde recebem tablets e capacitação para otimização dos serviços em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na segunda-feira (11), foi iniciada a capacitação dos agentes comunitários de saúde do município de Brumado, que passarão a desempenhar suas atividades de campo com o preenchimento de prontuários eletrônicos nas visitas de casa em casa. Para tanto, a prefeitura adquiriu 105 tablets que irão substituirá o papel e a caneta durante as visitas dos agentes comunitários. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, descreveu a eficiência do projeto com o programa instalado no dispositivo eletrônico. “O que antes levava até 90 dias para ter o relatório completo de todos os dados no modelo de escrita, agora poderá ser acompanhado diariamente com informações sobre as famílias assistidas em cada comunidade, até em tempo real”, assegurou. O secretário destacou ainda que o agente poderá encaminhar as informações diretamente via internet. O projeto e os custos são do município, que manterá cada tablet por um custo de R$ 180 ao mês. A capacitação dos agentes começou na tarde de hoje e será concluída na próxima quarta-feira (13). O prefeito Eduardo Lima Vasconcelos e o secretário de saúde realizaram a entrega simbólica dos aparelhos aos agentes comunitários.

Saúde da mulher: Consultas periódicas ao ginecologista devem ser uma rotina Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A atitude preventiva é uma das ações mais importantes para a mulher e também para o médico que realizará o atendimento, garantindo a saúde e o bem-estar com a detecção prematura de possíveis doenças. Para que isso aconteça é imprescindível que as consultas ao ginecologista sejam realizadas periodicamente, passando a ser uma rotina, desde a sua puberdade. O conhecimento de um profissional especializado é essencial para que se realize o tratamento nas mais diversas fases da vida, seja para cuidar de alterações hormonais, no planejamento da maternidade, anticoncepção, prevenção de doenças do sistema reprodutor, câncer ginecológico –colo de útero, mamas e ovário, endometriose, infecção urinária, incontinência urinária feminina, trombose venosa, entre outras.  O médico Rafael Vilela, competente especialista do quadro da Clínica Mais Vida, atuando nas áreas da ginecologia e obstetrícia, destaca que a mulher deve cuidar e valorizar o corpo e a mente, buscando sempre o conhecimento do próprio corpo para que qualquer mudança possa ser logo detectada e a consulta médica realizada para não atrasar um diagnóstico. Na área de obstetrícia, Rafael frisa que a confiança e a comunicação entre médico e paciente são fundamentais para que as recomendações do obstetra possam ser devidamente seguidas evitando doenças que podem ocorrer na gravidez como eclampsia, parto prematuro e diabetes gestacional, garantindo uma gravidez tranquila. Mulher cuide-se, previna-se, sua saúde é primordial. Agende sua consulta com Rafael Vilela na Clínica Mais Vida. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496.

Brumado: Mini Maratoninha do Campo Seco atrai a participação de mais de 140 crianças Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A quarta edição da Mini Maratoninha do Campo Seco I, comunidade rural do município de Brumado, que aconteceu na manhã deste domingo (10), atraiu mais de 140 crianças, com idades entre 02 e 12 anos, que participaram do evento em diversas categorias. A corrida, que objetiva a inclusão social através da prática esportiva, contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Cultura e Lazer, bem como da Guarda Civil Municipal (GCM), da Associação de Moradores, da Usina de Beneficiamento de Frutas do Campo Seco I, do Tiro de Guerra 06/024 e do empresariado local. O percurso de chão batido tem ajudado as crianças a cada ano a melhorarem a disciplina nas escolas e no convívio familiar social, uma das exigências do idealizador. “Mais do que inserir o esporte, nossa preocupação é com a formação do cidadão de bem e isso começa na base. Se não promovermos eventos sociais como esse para incentivar nossas crianças, sabemos que as ferramentas da desordem aparecem, roubam nossos jovens e os transformam em inimigos da convivência social”, disse Serginho Pinheiro ao site Achei Sudoeste. Ele agradeceu aos pais e aos patrocinadores pela confiança dispensada ao evento. Ao final, as crianças receberam prêmios de participação.

Arquivo