Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
09/2017
Clínica Luíza Feres dispõe de tratamento para redução de medidas e emagrecimento em Brumado

Na Clínica Luiza Feres você pode aderir ao Programa Na Medida Certa, um tratamento 100% ortomolecular para redução de medidas e emagrecimento de ate 10 kg no mês. O pacote inclui tratamento estético, acompanhamento nutricional, bioimpedância semanal e nutracêuticos ortomoleculares. A Clínica Luiza Feres fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 / (77) 99962-3010 / (77) 99997-3200. Ligue agora mesmo e marque uma avaliação. Luiza Soares Feres é especialista em Método 5S de Emagrecimento, Terapia Ortomolecular, Dermato Funcional, Peelings e Criolipólise. Vem construir o seu corpo para o verão.

Inverno se despede com chuva fina em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O inverno mais extenso dos últimos 30 anos no município de Brumado está terminando nesta quinta-feira (21) e a despedida está sendo com o céu encoberto de nuvens e chuva fina. Durante a madrugada, foi registrada a temperatura de 19°C e, nas primeiras horas do dia, mesmo com a chuva fina, a temperatura aumentou para 21°C. Os serviços meteorologia apontam que a primavera chegará com o tempo parcialmente nublado no município, mas com temperaturas mais elevadas nesta sexta-feira (22). Já no sábado (23), o céu estará completamente nublado. Para o domingo (24), a previsão é de tempo parcialmente nublado. A previsão geral para os três primeiros dias da primavera de 2017 é de mínima de 17°C e máxima de 30°C.

Atiradores do Tiro de Guerra participam de palestra sobre a prevenção ao suicídio em Brumado Foto: Divulgação/TG

Na última quarta-feira (20), o Tiro de Guerra de Brumado promoveu uma palestra sobre a prevenção ao suicídio, com o tema: “Juntos somos mais fortes! Valorize a vida”. Uma equipe multidisciplinar do município, composta pela Psicóloga Bianca Amorim, a Educadora Física Mayara Viegas e a Nutricionista Anne Viana, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), foi convidada para falar acerca do assunto no local. O Setembro Amarelo é uma campanha que acontece desde 2014 em todo o país e visa a conscientização sobre a importância da prevenção do suicídio. A ideia é promover eventos que abram espaço para debates sobre o tema, além alertar a população acerca da importância de sua discussão. Na oportunidade, os integrantes do Tiro de Guerra realizaram exercícios de alongamento a fim de relaxar a musculatura e aliviar as tensões e praticaram, ainda, a técnicas de meditação com a finalidade de promover a consciência corporal.

Brumado: Acúmulo na Barragem de Cristalândia baixa 1,5 m, mas volume é considerado confortável Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O acúmulo de água na Barragem de Cristalândia, que abastece os municípios de Brumado e Malhada de Pedras, baixou 1,5 m, mas o volume ainda é considerado confortável, conforme apurado pelo site Achei Sudoeste. A barragem, que soma 17 metros de profundidade na sua cabeceira, perfazendo um acúmulo de mais de 16 milhões de metros cúbicos de água, está de pouco mais de 15 metros do nível máximo. Em comparação ao mesmo período de 2016, que apresentava a perda preocupante de pouco mais de 4 metros do seu volume, a situação atual no manancial é considerada até o momento dentro da normalidade, levando em consideração que, além do fornecimento aos dois municípios, ainda é feita constantemente a descarga ecológica, a qual mantém a perenidade do Rio das Contas. A realidade ainda não preocupa a Embasa com relação aos efeitos do prolongado período de estiagem - o município mantém um decreto emergencial de seca há mais de uma década. A expectativa é que ocorram as esperadas “chuvas do umbu”, que são registradas sempre entre os meses de outubro e dezembro, o que deverá recuperar a capacidade máxima da barragem.

PF deflagra operação contra fraudes na Caixa na Bahia

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quarta-feira, 20, uma operação com o objetivo de desarticular um grupo criminoso, que causou prejuízos de quase R$ 1 milhão aos cofres da Caixa Econômica Federal. Batizada de Operação Inimigo Oculto, a PF cumpre três mandados de prisão temporária e 30 de condução coercitiva. As buscas são realizadas na Bahia, Pará e na Capital Federal. Segundo a polícia, a justiça determinou o bloqueio de aproximadamente R$ 950 mil nas contas dos investigados. De acordo com a PF, os investigados utilizavam senhas que pertenciam a empregados da Caixa e, desta forma, viabilizavam empréstimos e inserção de dados indevidos no sistema como, rendas fictícias, sem qualquer documento de comprovação. Conforme a polícia, quando os valores eram creditados nas contas indicadas, eles efetuavam vários saques e transferências para evitar que o banco identificasse e bloqueasse as quantias. Os investigados serão indiciados por estelionato qualificado, falsificação de documento público, associação criminosa e lavagem de dinheiro. A PF também vai investigar se os empregados da Caixa tiveram participação nos crimes.

A arrecadação do governo federal subiu 10,78% em agosto sobre igual mês de 2016, a 104,206 bilhões de reais. O desempenho foi beneficiado pelo montante levantado no programa de parcelamento tributário, o Refis, e pela melhora na arrecadação de tributos sobre o lucro.  O resultado foi o melhor para o mês desde 2015. Em seu relatório mensal, a Receita atribuiu o avanço ao pagamento à vista de valores no âmbito do Refis, bem como a pagamentos de estimativa mensal, tanto por parte de empresas financeiras quanto não financeiras. Só com o Refis, cujo prazo de duração foi estendido pelo governo para o fim deste mês, foram arrecadados 1,804 bilhão de reais em agosto. Segundo a Receita, também foram arrecadados 1,213 bilhões de reais com o parcelamento de dívida ativa, ação que também é admitida no âmbito do Refis. De acordo com a Veja, no total, já foram 5,455 bilhões de reais com o programa neste ano. O governo ainda tenta pactuar com o Congresso um novo texto para o Refis, após parlamentares apontarem dureza excessiva nas regras atuais, que já haviam sido substancialmente afrouxadas em relação à primeira versão do programa concebida pela equipe econômica, que não permitia desconto sobre multas e juros.

Mercadorias foram furtadas dentro de carro dos Correios em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Duas mercadorias ainda não identificadas foram furtadas de dentro do carro de entrega dos Correios no final da manhã desta quarta-feira (20) no Bairro São Félix, no município de Brumado. O site Achei Sudoeste obteve informações junto a polícia que o carteiro parou o veiculo na porta de sua casa para almoçar e chegou a dar o comando automático para trava a porta, mas ele suspeita que o controle da chave, cheio de remendos pode não ter acionado o sistema de segurança do carro. Dessa forma um homem, a pé foi visto abrindo as portas do fundo do veículo e retirando a mercadoria. Populares teriam chamado a atenção do carteiro para a ação do infrator, e iniciou uma perseguição pelas ruas do bairro, porém o homem conseguiu se despistar e fugiu com os produtos furtados. A polícia abriu investigação a fim de tentar encontrar a mercadoria e o autor do delito.

Livre-se dos pelos indesejados com a depilação a laser na Clínica Mais Vida

O friozinho está chegando ao final, época mais apropriada para dar fim aos pelos indesejados, já que nas temperaturas mais baixas as pessoas tendem a ficar menos expostas aos raios solares, fator indispensável para a recuperação da pele após o procedimento. O laser tem a capacidade de eliminar cerca de 20% dos pelos a cada sessão, sendo possível bloquear uma boa parte do seu crescimento até o final do tratamento. Isso significa que você já pode dar um "fim" nas ceras, lâminas, aparelhos elétricos e cremes depilatórios. Então não espere. Agende sua consulta na Clínica Mais Vida com a dermatologista, Stephhane Spínola que oferece o que há de mais moderna na depilação a laser, com equipamentos de última geração e competência nos procedimentos. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496.

Brumadense é presa na 'Operação Sem Filtro' de falsificação de cigarros que deteve cantor sertanejo Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Delegados e investigadores da Polícia Civil, lotados na 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), detiveram na manhã desta quarta-feira (20) a brumadense Luana Aparecida Figueiredo de Souza. Ela foi presa durante desdobramento da Operação Sem Filtro, desencadeada pela Polícia Civil do Paraná, em parceria com as polícias de São Paulo, Minas Gerais e Bahia. Foram cumpridas ordens judiciais para 16 prisões e 19 busca e apreensão. Trata-se da mesma operação que deteve o cantor sertanejo Rafael, da dupla Fábio e Rafael. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o delegado coordenador da 20ª Coorpin, Leonardo Rabelo, disse que a operação teve o objetivo de por fim a uma quadrilha de falsificação de cigarros que atuava nos quatro estados. Segundo ele, a brumadense é apontada como participante da organização e líder das operações na Bahia.

Brumadense é presa na 'Operação Sem Filtro' de falsificação de cigarros que deteve cantor sertanejo Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Também recai a ela e a toda a organização a acusação de lavagem de dinheiro, além de crimes contra a saúde pública e a ordem econômica do país. Ainda de acordo com as investigações da Polícia Civil, a empresária brumadense mantinha contato direto com o líder do bando, identificado como Clodoaldo, o Aldo, também detido na manhã de hoje, no estado no Paraná. Na residência da detida, a polícia apreendeu vários aparelhos celulares, talões de cheques, documentos de movimentação dos bens da família, amostras de maços dos cigarros falsificados e munições de armas restritas da polícia e do Exército, como estojos de ponto 40, 9 mm e 357 magnum.  Segundo a polícia, as investigações continuam.

Prefeitura de Ibicoara abre concurso para preenchimento de 305 vagas

A prefeitura de Ibicoara, na Chapada Diamantina, abriu um concurso para vagas nos níveis fundamental, médio e superior. São oferecidas 305 vagas, com salários que chegam a R$ 7 mil. As vagas para médico, assistente social, nutricionista, dentista, enfermeiro, psicólogo, engenheiro civil, farmacêutico, fisioterapeuta, professor, auxiliar de serviços gerais, agente de portaria, vigilante, merendeira, mecânico, operador de máquinas, motorista, agente administrativo, secretário escolar, agente de fiscalização, auxiliar odontológico, técnico de enfermagem e outros. As inscrições são presenciais até esta sexta-feira (22), e os candidatos devem se dirigir ao CAT [Centro de Atendimento ao Turista] na Praça Tancredo Neves, centro da cidade. O horário vai das 8h às 17h. Conforme o edital, a taxa de inscrição varia de R$ 45 a R$ 120. A primeira prova está prevista para ser aplicada no dia 22 de outubro, em local e turno a ser divulgado. Mais informações podem ser acessadas no edital.

Lula vira réu na Operação Zelotes por corrupção Foto: Lula Marques/Agência PT/Divulgação

O juiz Vallisney Oliveira, da 10ª Vara Federal de Brasília, aceitou denúncia na terça-feira (19) contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por corrupção passiva na Operação Zelotes. Com a decisão, o petista se tornou réu pela sétima vez em ações penais. A denúncia, do Ministério Público Federal no Distrito Federal (MPF-DF), afirma que Lula editou uma medida provisória para favorecer empresas do setor automotivo em troca de recebimento de propina. De acordo com o G1, a MP 471, assinada em novembro de 2009 por Lula, prorrogou os benefícios fiscais concedidos às montadoras instaladas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. A lei previa que o desconto de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) oferecidos às fabricantes que estavam nessa região se encerraria em 2010. A MP estendeu o benefício fiscal até o fim de 2015. A compra de medidas provisórias é investigada na Operação Zelotes, que também investiga irregularidades em decisões do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), órgão vinculado ao Ministério da Fazenda que julga processos das empresas envolvendo questões tributárias.

Brumado: Divergências entre vereadores sobre uso de carros da câmara causam atraso na sessão Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A sessão da Câmara de Vereadores de Brumado desta semana foi curta. Os parlamentares fizeram pouco uso das falas e rapidamente votaram as indicações e os projetos em tramitação. A sessão foi iniciada com mais de meia hora de atraso, isso porque, conforme apurado pelo Achei Sudoeste, ocorreram divergências entre alguns vereadores por causa do uso dos carros da Casa Legislativa. Após muito bate boca entre os envolvidos nos corredores do prédio, o presidente da mesa diretora, Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT), que foi muito cobrado pelas partes envolvidas, convocou uma reunião de última hora, no gabinete da presidência, a fim de fazer uma acareação entre os parlamentares que divergiam sobre o assunto, o que acabou refletindo no atraso da sessão. “Resolvemos a questão e agora haverá uma melhor organização na liberação dos veículos para atender a todos os vereadores”, afirmou o presidente ao site Achei Sudoeste.

Brumado: SMTT e PRE discutem aspectos da Semana Nacional do Trânsito Foto: Divulgação

O Superintendente Municipal de Trânsito e Transportes, André Cardoso, e o Coordenador Jansen Ricardo se reuniram com o Tenente Mota, da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), para discutir aspectos da Semana Nacional do Trânsito, bem como a segurança viária nas rodovias estaduais que circundam a sede do município. A Semana Nacional do Trânsito, que teve início na segunda-feira (18) e se encerrará no próximo dia 25, visa conscientizar o cidadão sobre sua responsabilidade no trânsito, valorizando ações do cotidiano e buscando a participação de todos para o alcance da segurança viária. Neste ano, o Conselho Nacional de Trânsito - Contran definiu que o tema da semana é “Minha escolha faz a diferença no trânsito”. Em Brumado, a campanha se estenderá até o final do mês de setembro. Serão desenvolvidas blitz educativas e ostensivas nas vias do espaço territorial municipal, campanhas de impacto nas vias de maior movimentação com a exposição de veículos acidentados, palestras em escolas e faculdades, panfletagem, além de evento oficial, que será realizado no auditório da Prefeitura Municipal a fim de discutir com os segmentos da área os principais temas envolvidos durante toda a Semana Nacional do Trânsito no município.  Os órgão participantes da ação são, além da SMTT e a PRE, a Secretaria Municipal de Infraestrutura, a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar e a 18ª Ciretran.

Brumado: Prefeitura retoma obra e conclui calçada em área de discórdia na Antônio Canguçu Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A empreiteira que presta serviços para a prefeitura de Brumado concluiu a calçada aos fundos do prédio de uma empresa distribuidora de bebidas, na Rua Antônio Pinheiro Canguçu, margeando a linha férrea, no centro de Brumado. O local virou ponto de discórdia entre o empresário proprietário do prédio e a prefeitura no início deste mês. Na ocasião, a prefeitura arrancou uma calçada de transbordo que havia no local para nivelar o terreno e dar prosseguimento às obras de pavimentação da via. No entanto, o proprietário do prédio reclamou que houve violação de sua propriedade e estacionou um trator no local impedindo o andamento da obra, o que gerou muita confusão. A polícia teve de intervir para conter as partes exaltadas. Um dia após o bate-boca e acertos verbais para que a obra fosse continuada apenas depois de decisão judicial, a prefeitura retornou ao local e instalou os meio-fios. Na manhã seguinte, durante o feriado de 07 de setembro, o empresário deu ordem para arrancar o material fixado. O impasse perdurou até a manhã de hoje, quando os operários terceirizados retornaram ao local e concluíram o calçamento. Indagado pelo site Achei Sudoeste, o secretário municipal de infraestrutura, André Cardoso, disse que não houve nenhum acordo judicial entre a prefeitura e o empresário. “A prefeitura está apenas concluindo uma obra de domínio público. Não precisamos notificar ninguém, estamos apenas refazendo a calçada que retiramos. Não estamos questionando nada sobre a área de servidão, apenas estamos consertando o que quebramos para darmos prosseguimento à obra de benefício para mobilidade urbana”, concluiu o secretário.

Aprovado projeto de lei que cria zona azul em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O projeto de lei nº 028/2017, de autoria do Executivo, que cria o estacionamento rotativo zona azul nas vias públicas de Brumado, foi aprovado em segunda votação na sessão da Câmara de Vereadores desta segunda-feira (18). O projeto será encaminhado de volta ao Executivo para ser sancionado pelo prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), que, em seguida, abrirá licitação para contratação da empresa que fará a manutenção do sistema de zoneamento.

Deputados Waldenor e Zé Raimundo apresentam ações dos mandatos em Condeúba Foto: Vinícius Brito

Representantes políticos de dez municípios da microrregião marcaram presença na 3ª Plenária Regional dos deputados Waldenor Pereira (PT) e Zé Raimundo (PT) , que aconteceu na cidade de Condeúba. O evento visa prestar contas das atuações dos parlamentares nos municípios e apresentar a estrutura dos mandatos que estão à disposição das lideranças políticas. Sob a coordenação regional de Elane Ferraz e assessoria de Ulenice Ribeiro, a microrregião do Médio Sudoeste agora contará com uma nova abordagem dos parlamentares para melhor atendimento das demandas dos municípios. Na Plenária de Condeúba, os deputados contaram com a participação de diversas personalidades políticas, como os prefeitos Delci Luz (Cordeiros), Rita de Cássia (Mortugaba), Alex Silva (Jânio Quadros) e Edcarlos Oliveira (Maetinga), além de vices-prefeitos, vereadores, presidentes de associações e outras lideranças.

Vitor Bonfim é indicado para receber título de cidadão brumadense Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Através do Decreto Legislativo 05/2017, a vereadora Edilsa Maria Teixeira (PDT) indicou a concessão de título de cidadão brumadense ao deputado estadual licenciado, João Vitor de Castro Lino Bonfim (PDT), o Vitor Bonfim, que no momento está à frente da secretaria estadual de agricultura. Nas últimas eleições para a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Bonfim angariou mais de 4 mil votos em Brumado - o município foi o seu maior colégio eleitoral no estado. O projeto de decreto legislativo foi apresentado na sessão de segunda-feira (18) e já entrou em tramitação. A primeira votação acontecerá a partir da sessão da próxima semana, quando será apresentada a justificativa da indicação. O secretário é filho do brumadense e ex-deputado estadual João Bonfim. Sua última visita à cidade ocorreu na celebração da Independência do Brasil, durante o desfile cívico de 07 de Setembro, ocasião em que dividiu o palanque das autoridades com o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), vereadores da base aliada e secretários municipais.

Caetité: Alunos da oficina de Karatê do Cras recebem quimonos Foto: Thayná Lima

Na última semana, foram entregues 60 kimonos para os alunos da oficina de Karatê do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Caetité. As aulas acontecem no Cras, onde são estimulados a dedicação e empenho, exigindo o máximo do corpo e da mente dos alunos. O professor Guilherme considera um grande passo oferecer aulas de karatê no Cras. “O importante desse projeto é que nós estamos tirando as crianças da rua, ensinando a parte disciplinar de um esporte olímpico. E isso o aluno leva pra casa, pra escola, pra vida”, afirmou. A coordenadora do Serviço de Convivência de Caetité, Juliana Moreira, destacou que ainda há vagas para oficinas de karatê, capoeira, aula de dança, de violão e de flauta. “Essas atividades são destinadas para crianças a partir de seis anos e adolescentes até 17 anos. Para a inscrição são necessários os documentos pessoais da criança e o número do NIS da mãe ou do pai”, informou.

Projeto do presidente da câmara visa criação de mais três distritos rurais em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Através do Projeto de Lei nº 034/2017, o presidente da câmara de vereadores de Brumado, Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT) está propondo a criação de mais três distritos rurais no município. São eles: Umburanas, na região do distrito de Cristalândia, Samambaia, na região de Ubiraçaba, e Arrecife, na região do distrito de Itaquaraí. Com a proposta, o município passará de três para seis distritos rurais. Para isso, o projeto terá de passar pela aprovação do parlamento. A proposta foi apresentada na sessão desta segunda-feira (18) e já tramita na casa legislativa. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o autor do projeto esclareceu que fez uma pesquisa junto aos setores responsáveis da prefeitura e constatou que as três localidades já possuem requisitos para serem elevadas a distritos. As comunidades indicadas possuem escolas públicas, unidades básicas de saúde e um número considerável de moradores, além de outros itens abordados nos critérios de formação distrital. O presidente da casa legislativa disse ainda que a criação dos novos distritos proporcionará melhores condições de assistência administrativa às comunidade e às localidades adjacentes. Sendo o projeto aprovado, a prefeitura deverá apresentar um novo mapeamento geográfico rural do município, já que passará a ter novas zonas distritais.

Ivana Bastos defende maior participação feminina na política durante encontro do PSD Foto: Camila Queiroz

Coordenadora do PSD Mulher da Bahia, a deputada Ivana Bastos defendeu uma maior participação das mulheres no cenário político do estado durante o I Encontro Regional do PSD da Microrregião de Irecê. O evento, comandado pelo senador Otto Alencar, reuniu mais de 3 mil pessoas, entre prefeitos, vereadores e lideranças de 19 municípios. Ao abrir os discursos, a deputada chamou a atenção para um maior engajamento das mulheres na vida política brasileira. “Sabemos da necessidade de uma maior participação feminina nos processos decisórios para defender a valorização e a igualdade de gênero”, considerou. Bastos destacou ainda o trabalho realizado pelo PSD para incentivar as mulheres. “Nas últimas eleições, realizamos um forte trabalho para garantir que a voz das mulheres esteja presente nos espaços de discussão. Em 2016, foram eleitas 14 prefeitas, 9 vice-prefeitas e 74 vereadoras entre as mais de 800 mulheres que disputaram cargos eletivos pelo PSD no Estado. Os diretórios trabalharam na conscientização das mulheres, para que elas tomassem a frente das campanhas, se lançassem candidatas e buscassem o protagonismo nas disputas. Agora, queremos que mais mulheres também lutem pelos seus direitos, e isso só é possível com a nossa representatividade nos espaços de discussão”, afirmou. Durante o encontro, a deputada e o senador oficializaram os diretórios do PSD Mulher com o ato de posse das coordenadoras, vice-coordenadoras e secretárias de diversos municípios da microrregião.

Protestos na refinaria da Petrobras em Camaçari afetam andamento de obras em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

As obras de pavimentação de acesso ao campus do Instituto Federal da Bahia (Ifba), em Brumado, que tinham previsão de conclusão na última semana, sofreu um revés por conta da greve dos funcionários na refinaria da Petrobras, em Camaçari. O atraso foi explicado pelo secretário municipal de infraestrutura, André Cardoso, ao site Achei Sudoeste. Segundo ele, a empresa que presta os serviços à prefeitura não pode concluir a obra devido à falta do material para fabricação do asfalto, que é produzido em Camaçari, o que acabou provocando o adiamento da conclusão da obra. O secretário disse ainda que a empreiteira conseguiu o material emprestado com outra fabricante de asfalto da região e só está aguardando o mesmo chegar ao município para então assentar o asfalto na via. Cardoso relatou que o município também está precisando de brita apropriada para o asfaltamento e o material está sendo adquirido em outras cidades da região. Além da via de acesso ao Ifba, outras obras que receberiam pavimentação asfáltica em Brumado estão paradas por conta da falta da matéria prima.

MP pede suspensão imediata de processo seletivo da prefeitura de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Ministério Público Estadual (MPE) ajuizou na última segunda-feira (18) uma ação civil pública pedindo que a Justiça determine a imediata suspensão do processo seletivo simplificado regido pelo edital nº 005/2017 para o preenchimento de 71 vagas temporárias em Brumado. Segundo o promotor de Justiça Ruano da Silva Leite, autor da ação civil pública, simultaneamente, o Município publicou a realização de concurso público, regido pelo edital 001/2017, para 39 vagas, sendo que alguns cargos apresentam remuneração inferior em relação à mesma função constante do processo seletivo. “Na tentativa de resolução consensual do problema, o MP reuniu-se por três vezes com o Município, inclusive apresentando minuta de termo de ajustamento de conduta, sendo o acionado reiteradamente alertado acerca da ilegalidade e da imperiosa necessidade de anulação da seleção”, afirmou o promotor de Justiça. Na ação, o MP requer que o Município de Brumado se abstenha de efetuar ou prorrogar a contratação por tempo determinado de servidores para postos de saúde, hospitais, postos do Programa Saúde da Família (PSF), Centros de Atendimento Psicossocial (CAPs), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e quaisquer outros programas e estratégias que possuam caráter estável, salvo nas ocasiões de necessidade estritamente temporária; e que restitua, em prazo razoável, todos os valores pagos a título de inscrição pelos candidatos do processo seletivo n° 005/2017.

Lula lidera em todos os cenários para 2018, diz CNT/MDA Foto: Bocão News

O ex-presidente Lula aparece com vantagem na corrida presidencial de 2018, segundo pesquisa CNT/MDA, divulgada nesta terça-feira (19). O petista lidera as intenções para 1º turno tanto na pesquisa estimulada quanto na espontânea. Dos 6 cenários de 2º turno pesquisados, aparece em 3 e lidera todos. Na pesquisa para 1º turno com respostas espontâneas, Lula tem 20,2% das intenções de voto. Na última edição da pesquisa, em fevereiro de 2016, o petista tinha 16,6% das intenções. O aumento nos números é maior que a margem de erro da pesquisa, de 2,2 pontos percentuais. Na 2ª colocação da pesquisa espontânea está o deputado Jair Bolsonaro. Ele subiu de 6,5% das intenções para 10,9%. João Doria foi citado espontaneamente por 2,4%. Marina Silva, por 1,5%. Também foram lembrados o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (1,2%), Ciro Gomes (1,2%), o senador Álvaro Dias (1%), a ex-presidente Dilma Rousseff (0,7%). O atual presidente Michel Temer ficou com apenas 0,4% das menções. A maior queda é do senador Aécio Neves (PSDB-MG). Ele aparece com 0,3%. Em fevereiro, a taxa era de 2,2%. Entre os entrevistados, 21,2% afirmaram que votarão nulo ou em branco. Os indecisos são 37%. Na pesquisa estimulada de intenção de voto para 1º turno, Lula aparece como o preferido de 32% dos entrevistados no seu pior desempenho. No melhor cenário para o petista, 32,7% votariam nele. Em todos os 3 cenários estimulados, Jair Bolsonaro é o 2º colocado. Ele tem de 18,4% a 19,8% das intenções. Em fevereiro, Marina Silva ocupava a 2ª posição. O levantamento da CNT/MDA foi realizado de 13 a 16 de setembro em 137 municípios de 25 unidades federativas. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Arquivo