Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
09/2019
fechar

Transforme o seu sorriso no Neo Odonto: Núcleo de Estética Oral em Brumado

Em Brumado, o Neo Odonto - Núcleo de Estética Oral trabalha com serviços de prótese dentária, limpeza, tratamento de canal, extração, clareamento dental, aparelho dental, lentes de contato e restauração. Faça a sua avaliação e tenha um sorriso lindo e saudável. O consultório fica localizado na Rua Coronel Paulino Chaves, 499, no centro. O Neo Odonto conta com uma equipe especializada e pronta para fazer o seu diagnóstico e indicar o tratamento necessário. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9262 / (77) 99702-3049 (WhatsApp).

Prefeitura da cidade de Caetité corta gratificação de servidores Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

De acordo com decreto publicado na última terça-feira (27), no Diário Oficial do Município, a prefeitura de Caetité a 100 km de Brumado, determinou a suspensão do pagamento de horas extra, licença prêmio e gratificação dos servidores municipais. O decreto foi assinado pelo prefeito Aldo Gondim (PSB), que alega necessidade de recondução das despesas e redução de gastos a fim de cumprir as determinações da Lei de Responsabilidade Fiscal. A política também foi necessária, segundo o documento, devido às sucessivas quedas de arrecadação municipal.

Brumado: Há nove anos atuando no segmento, verdureira perde ponto de trabalho com a zona azul Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Depois de manter a sua barraca por nove anos na Rua Dr. Antônio Mourão Guimarães, onde comercializava verduras, frutas e legumes, a dona Lia da Verdura teve de se deslocar para a Dr. Altamirando Leite por conta da implantação da zona azul. No entanto, como a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) está realizando uma nova sinalização de proibição de estacionamento na via, a comerciante está impedida de exercer a função, já que o seu comércio é adaptado na carroceria de um carro. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ela disse não saber para onde ir e está sendo prejudicada com a mudança, visto que a sua clientela já estava habituada com o seu ponto antigo. “Não tem motivo pra marcar tantas ruas. Tanta perseguição com os mais fracos. Deus há de trazer a solução para esse problema”, relatou. A quitandeira ainda afirmou que vem tentando conseguir um alvará na prefeitura, porém sem sucesso. “Tenho três filhos, tenho que trabalhar pra poder ajudar o meu esposo. Isso tá gerando desemprego”, concluiu.

Brumado: CDL, comerciantes e câmara de vereadores pedem suspensão temporária da zona azul para readequação Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a classe comerciária e a Câmara de Vereadores pedem a suspensão temporária da zona azul em Brumado até que sejam feitas as devidas adequações na área. O apelo foi feito por representantes de cada segmento em sessão especial realizada na última sexta-feira (30) a fim de debater o tema, que tem repercutido bastante na cidade desde a implantação do zoneamento. A própria CDL apresentou um projeto propondo a redução da extensão da área azul, bem como a diminuição do valor da cobrança pelo tempo de uso da vaga de estacionamento.

Brumado: CDL, comerciantes e câmara de vereadores pedem suspensão temporária da zona azul para readequação Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Câmara Municipal também apresentou, na oportunidade, um pré-projeto propondo diversas adequações na zona azul. O mesmo será enviado ao Executivo e a empresa que administra a área azul, que administra o zoneamento no município, com vistas a atender as principais reivindicações da comunidade e dos comerciantes. O presidente do legislativo, Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT), chegou a pedir desculpas aos brumadenses por conta da falta de atenção dos parlamentares quanto a algumas cláusulas do projeto inicial da zona azul aprovado na Câmara, o que causou todo esse impasse.

Vitória da Conquista: Jovem de 19 anos é preso após furtar câmeras de monitoramento da PM Foto: Reprodução/TV Sudoeste

Um jovem de 19 anos foi preso após furtar seis câmeras de monitoramento da Polícia Militar, na cidade de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. De acordo com a Polícia Civil, Matheus Henrique Alves Costa confessou o crime e contou que agiu após receber ordens de um grupo criminoso ligado ao tráfico de drogas no município. O jovem foi preso na quinta-feira (29), após abordagem policial. Durante a ação, ele contou onde as câmeras estavam escondidas e o equipamento foi recuperado. Conforme a polícia, as câmeras, que ficavam instaladas em ruas do bairro Campinhos antes do furto, foram localizadas na casa onde a mãe de Matheus Henrique trabalha. De acordo com o G1, após a ação, a mulher e o jovem foram levados para delegacia da cidade, onde a polícia descobriu que havia um mandado de prisão preventiva por roubo em aberto contra Matheus. A prisão foi cumprida e o jovem foi autuado pelo furto das câmeras. Ele foi encaminhado para o sistema prisional.

Resultado de concurso da Polícia Civil é publicado no Diário Oficial Foto: Divulgação/Polícia Civil

Os 331 aprovados no concurso da Polícia Civil da Bahia foram homologados neste sábado (31), com a publicação do resultado final do processo seletivo no Diário Oficial do Estado (DOE). Os selecionados são 308 investigadores, 10 escrivães e 13 delegados, que serão encaminhados para o curso de formação da Academia da Polícia Civil (Acadepol), que vai iniciar no dia 23 de setembro, de acordo com a Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb). O concurso da Polícia Civil começou em abril de 2018, e teve sete etapas eliminatórias. Mais de 48 mil pessoas se inscreveram: 35.036 mil para o cargo de investigador; 2.436 pretendentes para escrivão e 10.678 para o cargo de delegado. Os candidatos fizeram provas objetivas e discursiva, passaram por exames biomédicos, teste de aptidão física, exame psicotécnico, prova de títulos e investigação social.

Câncer: Cera de ouvido ajudaria em diagnóstico Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG) descobriram que a cera produzida no ouvido é capaz de ajudar no diagnóstico do câncer. A pesquisa do laboratório de Química da universidade identificou 27 substâncias que, se estiverem presentes na cera do ouvido, indicam a existência de câncer em alguma parte do corpo. Ao todo, 102 voluntários participaram do estudo. Com amostras do tamanho de um grão de arroz foi possível, segundo os pesquisadores, identificar quem estava doente. A ideia dos estudiosos é que, por ser simples, a análise da cera de ouvido se torne tão comum quanto um exame de sangue usado pra detectar problemas de saúde. A descoberta, chamada de uma Nova Fronteira no Diagnóstico de Câncer em Humanos, foi publicada em uma das mais importantes revistas especializadas do mundo, a Scientific Reports. “A cera tem uma ação anti-bactericida, de proteção da região e tem ação para proteger da entrada de corpos estranhos”, disse a médica e professora da UFG, Melissa Avelino. A pesquisa apontou que que além de ser uma barreira, a cera também carrega informações importantes sobre o corpo humano. “A cera é um produto de secreção que concentra aquilo que é uma impressão digital do que as nossas células produzem, então, quando a cera é produzida, ela tem ali componentes que podem ter sido produzidos por células saudáveis e por células cancerosas”, disse o coordenador da pesquisa, Nelson Antoniosi. Com a pesquisa, em cinco horas é possível verificar se o paciente tem ou não câncer. O estudo também revelou que o exame é capaz de detectar a doença ainda no estágio inicial, o que aumenta a chance de cura. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que o número de novos casos da doença no Brasil chegue a 580 mil até o fim do ano.

Clientes encontram chupa-cabras em caixas eletrônicos do Bradesco em Caculé Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Dois clientes encontraram chupa-cabras em caixas eletrônicos do Banco Bradesco, na cidade de Caculé, a 100 km de Brumado, no último sábado (31). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, os objetos estavam instalados em dois terminais de autoatendimento da agência.

Clientes encontram chupa-cabras em caixas eletrônicos do Bradesco em Caculé Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um dos clientes ao depositar um valor em sua conta estranhou o fato de o terminal não ter emitido o recibo. Ao verificar, percebeu que tinha um chupa-cabra instalado. O objeto com uma frente falsa imitava a do caixa eletrônico, assim o dispositivo retira o envelope depositado pelos clientes e depois era retirado por criminosos. Os clientes não registraram uma ocorrência na delegacia local, pois a unidade não funciona nos finais de semana.

Detentos casam em conjunto penal durante cerimônia coletiva em Vitória da Conquista Foto: Reprodução/TV Sudoeste

Detentos do Conjunto Penal Nilton Gonçalves, localizado na cidade de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, participaram de uma atividade muito especial na sexta-feira (30). Com direito a buquê de flores, vestido de noiva, dama de honra e presença de familiares, eles oficializaram a união com as companheiras, dentro da unidade prisional. O projeto está em processo de organização há 2 anos. Em fevereiro deste ano, a documentação foi liberada. Em maio, começou o processo de escolha dos casais. De acordo com o G1, a cerimônia coletiva foi a primeira do tipo na cidade e reuniu 14 casais.

Arquivo